Grêmio vence apesar do juiz

Para vencer o único invicto do Brasileirão e ainda por cima com a defesa menos vazada, ambicionar mais do que uma vitória por 1 a 0 chega a ser um delírio, é pretensão demasiada.

E foi com um gol, numa das raras oportunidades que apareceram na área do Fluminense, que o Grêmio venceu. Cruzamento de Edilson, que não estava bem no jogo, Marcelo pulou com a zaga e a bola sobrou para Kleber, que dominou no peito e com muita categoria mandou para a rede.

O resultado foi justo. O Grêmio foi o time que mais buscou o gol, que mais teve ficou com a bola. Sem Deco, o Fluminense perdeu qualidade no meio de campo, que ficou inferior tecnicamente o setor do Grêmio. Por aí começa a se explicar a vitória: a superioridade no meio do campo.

Mesmo desfalcado, o Fluminense foi um adversário difícil, que teve a seu favor, ainda, uma arbitragem bastante prejudicial ao Grêmio. Na dúvida, a favor do Fluminense, ainda mais se fosse na área do time carioca. A expulsão de Kleber parece que foi para compensar a lesão do zagueiro Anderson, que deixou o Flu com um jogador a menos.

O fato é que Kleber não enfrenta o Coritiba. Nem ele nem Fernando e Souza, que receberam cartões amarelos muito severos, em lances banais.

Sem três titulares importantes, dois do setor vital do time, o Grêmio terá de superar-se. Será a chance de saber se Luxemburgo tem um grupo em condições de brigar pelo título. A resposta eu já sei: não tem. Mas há quem acredite em Léo Gago, Pará, Marquinhos, etc.

Eu imagino que Luxemburgo irá escalar Wilson de primeiro volante, com Gago de segundo, o que dá ao time uma boa consistência defensiva, mas uma qualidade de saída bola muito baixa. O esquema será bola pro mato que o jogo é de campeonato.

Outra coisa: o lado esquerdo do Grêmio é o setor mais fraco ofensivamente, não que o direito seja muito melhor. Abel Braga imitou Felipão: deixou o flanco direito de sua defesa livre para Pará receber a bola. Pará, a exemplo do que aconteceu diante do Palmeiras pela Copa do brasil, foi o jogador que mais tocou na bola, e o que menos soube o que fazer com ela, com a gorduchinha, como dizia um antigo narrador.

Defensivamente, Pará está bem, é valente, determinado, mas quando se trata de apoiar ele se torna quase uma nulidade. Várias vezes imaginei o que Júlio César faria com a mesma liberdade.

Tem gente que não sabe o que fazer com a liberdade.

Preocupa também o fato de que mais uma vez os decanos Zé Roberto e Elano foram substituídos na metade do segundo tempo. Marquinhos e Gago até que entraram bem dessa vez, ao menos não comprometeram. Foram úteis para segurar a vantagem, e isso é o que importa.

Foi a quarta vitória seguida. o Grêmio continua no G-4, e avançando. O jogo contra o Flu é o chamado jogo dos seis pontos.

INTER

O Inter também venceu. E também por 1 a 0, gol de Dagoberto. Somou os três pontos necessários para seguir na luta. Bom para Fernandão, que pegou dois adversários fracos na largada e soube tirar proveito disso. Há quem pegue times frágeis e ainda por cima perde. Fernandão venceu, apesar de mais uma vez não contar com alguns titulares. É um começo promissor. Continuo achando que foi um erro da direção optar por ele, mas isso só saberemos com o tempo.

OSCAR

Oscar foi vendido por 25 milhões de euros. É o que se especula. Ninguém confirma ou desmente esse número. Dirigentes do Inter deixam no ar que é isso mesmo. E insistem que o Inter fica com 50 por cento do valor, embora se diga que sejam 25 por cento.

Nessa época em que os salários de servidores são abertos, em que se briga por total transparência em tudo, por que os clubes não são obrigados a revelar o valor de suas transações? Qual é o problema?

Ninguém quer saber quanto Oscar vai receber, mas é justo que os valores de um negócio como esse e tantos outros sejam conhecidos.

Se gostou, compartilhe!

  • Antonio

    Oh Ilgo…Fernando não levou amarelo…vai jogar

  • Francisco

    Não gostei da partida. Ficou evidente que falta um volante que saiba marcar e chutar. Souza não joga e quem entra? Fernando que era o batedor oficial perdeu o posto para o Elano. Imaginem se Fernando também fica fora contra o Coritiba. O Zé Roberto está jogando 40% do que poderia. Não chuta e não esta vencendo aos adversários.
    Eu imaginei que no segundo tempo entraria o Rondinelly para abrir a defesa do Flu caindo pela esquerda com o Zé atuando na direita.
    Kleber continua abusando do corpo a corpo e vai terminar levando muitos cartões. Já está marcado pelos locutores e a turma do apito.
    As escolhas do banco: Busatto, Vilson, Gabriel, Léo Gago, Marquinhos, Rondinelly e André Lima.
    Venceu mas a mim não convenceu.

  • Deni

    EEEEEEEEEEE BEBUMMMMMMMMMMMMM
    O Fernando joga, nao tomou cartao nenhum e enfrenta o coxa,
    que boa deve ta essa mazembier heheheeh

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Amarelos jogo de ontem para o Grêmio foram para: Souza, Moreno, Kléber (vermelho também), Pará!

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Ilgo!

    Com Vilson no lugar de Souza e Leandro no lugar de Kleber, ambos em razão de suspensão, creio que possamos buscar uma vitória contra o COXA, no sábado!

    Não será o um jogo fácil, pois o joga tem um time bem armada, mas os paranaenses são são de retranca, então teremos mais facilidades no jogo!

    Abraço!

  • Nicolas Zaro

    o Fernando nao levou amarelo e o do souza foi merecido. na verdade banal e severo foi os cartoes de moreno (fora do proximo jogo) e pará..enquanto o nem, o fabio, todos do flu foram ignorados em suas jogadas e nao punidos, o nem foi uma vergonha o juiz nao dar amarelo, se fosse o kleber todo mundo sabe o que iria acontecer

  • Antonio

    Como é que o BI não desfila mais sua grande sabedoria por aqui?

  • Francisco Coelho

    Eu não gostei da partida. Ficou evidente a falta de QUALIDADE nas laterais e a falta de arremates por parte do Zé Roberto e Souza. Souza que teve mais liberdade para subir deu chutes na lua. Como pode um jogador que passa a vida chutando não acertar um chute…
    O Fernando que ERA o batedor oficial entregou o posto ao Elano de mão beijada. Deveria pegar a bola e bater alguma mostrando vontade. Mesmo tendo atuado com alguma superioridade aos atacantes a zaga gremista não me convenceu. Permitir a entrada do Edilson na área é meio penal. Como não sabe marcar e antecipar parte para abraçar o adversário assim como o Pereira atualmente no coxa. É pedir para levar cartão e o juiz marcar penal.
    Kleber vem abusando do corpo a corpo e simulando faltas assim como o Moreno. Não me agrada jogador que simula falta e depois fica olhando para o juiz. É sinal que não está bem e necessita de simulação para sobrepujar o adversário. Quem está bem vai e passa pelo oponente na busca da vitória.

  • Francisco Coelho

    Não vou me enganar com uma vitória magra ou por goleada. Claro que somou 3 pontos mas se não arrumar os setores com defeito vai logo ali tropeçar. Zé Roberto está sem ritmo de jogo e não arremata por receio ou sei lá o motivo. Não tendo um Biteco ou Felipe Nunes que além da velocidade não tenham receio de chutar é complicado. Zé Roberto vem chegando atrasado e perdendo as disputas na velocidade. É um bom jogador mas deve jogar 45 minutos de maior intensidade e dar oportunidade a um dos garotos. Leandro tem tido oportunidades que não são dadas a outros. Ou tem padrinho forte ou os demais devem ser emprestados para jogarem pois não posso admitir que não tenham qualidade se continuam no elenco. Algo deve estar errado. Basta ver o banco de ontem: Busatto, Vilson, Gabriel, Léo Gago, Marquinhos, Rondinelly e André Lima.

    O Rondinelly poderia ter entrado para abrir pela esquerda usando a velocidade e o Zé pela direita trabalhando as jogadas com Elano prendendo as subidas do Flu pelas pontas pois no meio o Fernando e o Souza estavam bem na marcação. No apoio é que não funcionaram bem a meu ver.

  • Walter Borba

    O importante é fazer campanha, e estamos conseguindo.
    Não tomeio o trabalho de fazer essa estatistica, contudo, o Grêmio acredito que é o time que mais pegou “pedreira”: Santos, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense…salvo o Sport… Convenhamos, nossa tabela é ingrata.

    Concordo contigo Ilgo, em relação ao Zé Roberto e Helano quanto as condições fisicas. Mas, creio que o Luxa motivando bem o grupo, quem entrar pode dar conta dor recado. Caso do Leo Gago e do Marquinhos (acho este um jogador útil e no Grêmio nunca jogou na função dele).
    Tem o Bertoglio chegando.
    De repente, esse Wangler mais para o fim do campeonato possa jogar, enfim, vamos com o que temos.

    Entretanto, dá inveja do Banco de Reservas do Fluminense: RAFAEL SOBIS, WAGNER, RAFAEL MOURA…..

    Por fim, estou cada dia mais de cabelo em pé com as arbitragens, marcam qualquer falta.
    O Gum bateu o jogo inteiro do Kleber, eu pelo menos não vi ele receber cartão.
    Falta critério, falta competência, falta tudo….

  • Francisco Coelho

    O dito melhor ataque (Flu) não funcionou e o do Grêmio mostrou falta de criatividade e solidão. Moreno e Kleber sem mobilidade e criatividade buscavam em quedas jogar para a torcida e não para buscar efetivamente o gol com vitória sobre os oponentes. A zaga do Flu foi eficiente e fez com que ambos abdicassem de jogadas por malandragem. Sinal que não estavam bem física e emocionalmente.

  • ilgowink

    Francisco, vou passar pra ti a faixa de Pessimista do Boteco.
    Acho que tu tens razão em grande parte, principalmente na questão das laterais, realmente precárias.
    Edilson agarrou um cara e sorte que o juiz não viu, ou deixou, porque se for marcar todos os agarrões…

    Sobre o Fernando, realmente ele não ganhou o terceiro. me enganei. de qualquer forma ficou como um teste de atenção aos botequeiros, ehehehe.

    Outra coisa, Rondinelly poderia ter entrado quando o Abel tirou Edinho e um zagueiro. o segundo gol sairia fácil.

  • Diego

    O time está muito bem equilibrado e jogando muito bem. Se alguém achava que jogar contra o Flu seria uma baba tem q repensar futebol, pois os mesmos estavam invictos e são candidatos fortes para o título!
    Me desculpe, mas a maior besteira que li nos últimos tempos é dizer que Zé Roberto não está bem fisicamente!!! Revejam o jogo denovo, ou melhor vejam o jogo do estádio para ver que o cara é um monstro!! Ontem foram no mínimo 3 contra-ataques que ele buscou o adversário e roubou a bola, na linha do volantes do nosso time!!! Ele só não apareceu mais pq falta o Julio Cesar do seu lado. Para lembrar ele jogou 90 minutos dos 3 primeiros jogos dele.
    Leandro e Vilson mantém o padrão do time e poderemos vencer o Coxa, pois eles jogam pra cima e vai ser um doce para nosso ataque.

  • R Fernando

    Concordo com o Diego, alguém não deve ter visto a mesma partida. O time do Grêmio esta na média dos 4 primeiros e de outros times que estão um pouco mais atras e que ainda não subiram na tabela. Mas que vão subir com certeza. O correio do povo na parte do inter hoje: 2 jogos duas vitorias…e o gremio com 4 vitorias ?

  • Francisco Coelho

    Diego; qual o motivo do Zé Roberto estar levando amarelo e advertência? Desliguem a paixão e liguem a razão. Revejam as partidas no SporTV que passa em vários horários e observem. Nada contra o Zé Roberto mas tapar o sol com peneira não resolve e só o passe para o Moreno não esconde a verdade. A faísca está atrasada como se falava antigamente está sem embocadura.
    Ele não está conseguindo chegar na frente em disputas de jogadas. É só olhar e ver que só está jogando numa pequena faixa do campo. Elano sim está jogando e correndo.

    Não se pode ir contra a natureza e só quem já passou por isso sabe o quando a idade pesa independente de preparo ou aparência. É uma questão muito acima de vontade pois a máquina humana é cheia de defeitos. O processo de renovação ou recuperação tem limitações e a capacidade regenerativa diminui após os 25 se não estou enganado.

    .

  • Walter Borba

    Tem fundamento todas as afirmações em relação as condições físicas do Zé Roberto.
    Contudo, quero crer, que isso não impedirá que o Grêmio faça uma ótima campanha no BR – 12.
    O Flamengo à 03 anos foi campeão com o Petkovit com 38 anos.
    O Palmeiras à 01 mês foi campeão com o Marcos Assunção com 37 anos.
    O Vasco foi campeão em 2011, vice da do BR – 11, e atualmente é lider do brasileirão com Juninho Pernambucano com 37 anos, e mais o Felipe com 36.
    Sendo assim, seguindo aquela linha do Ilgo Wink, do inicio do Campeonato, onde ele fez o post: “vai dar certo, vai dar certo, vai dar certo…”
    E da-lhe Grêmio.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; vamos dividir. Kkkk
    Para que fique bem claro eu não sou contra o Zé Roberto. Só digo que ainda não entrou no ritmo dos demais e não é a desculpa de futebol diferente na Europa. É ritmo mesmo. Todos os “coroas” citados pelo Walter são jogadores que também passam por fases negativas. Pet além de driblar é um batedor de faltas e sabe chutar como poucos. O Assunção com a bola joga relativamente pouco mas cobrando faltas é mortal. Juninho é outro que sabe bater na criança como poucos e bate no gomo onde ela vai reta sem girar na paulada. Paulo Baier aos 37 joga muito e bate faltas como os demais citados. Zé jogando pode se recondicionar mas no meu entender tem de ser aos pouco e por 45 minutos. Jogando 45 não se desgasta e pega ritmo. É como correr maratona e 100 mts. Cada corredor no seu ritmo. Eu prefiro o Zé manco ao MA. Fui claro?
    Da mesma forma prefiro ver um especialista de pé esquerdo como Felipe Nunes ou Biteco agitando a defesa dos adversários por uns 45 minutos cansando os caras pois assim fica mais fácial de errarem e teremos mais oportunidade de marcar.

  • Diego

    Vou ter q discordar novamente Francisco…estive no monumental nos últimos jogos deste ano, revi o jogo contra o Flu hj pela manhã e a minha análise é a mesma…Zé tá correndo pra caramba…ele voltou pra salvar 2 contra ataques que o Fernando perdeu a bola e se apresentava na esquerda passando em velocidade, só sei parceiro não ajudava (Pará). Ele está levando amarelo por dar carrinho, nada fora do normal. Me impressiona nele a forma q ele marca, no mínimo mascando a bola do adversário e saindo jogando bem.

    E a zaga se portou muito bem contra o melhor centroavante do Brasil.

  • ilgo

    No meio do debate eis que surge Walter com dados demolidores.

    eu só tenho uma preocupação: a falta de substitutos de qualidade para o meio campo.
    ah, as laterais também me angustiam.
    ah, e a falta de grana também.
    e por aí vai…

  • ilgo

    A quem interessar possa:
    estarei hoje na Ulbra tv, no Cadeira Cansativa, digo, Cativa.
    eu, o Gladiador e o Juremir, com o Reche no comando.
    20h10
    canal 21

  • meu deus Ilgo, vai ter que aturar os malas Colorados do Juremir e o do Reche.

  • Francisco Coelho

    Consegui encontrar um canal que transmite o sinal da Ulbra. Onde ele bota a grana. Kkkkk

  • Francisco Coelho

    Enganando bestas…

    Tem uma avaliação dos próximos confrontos do Grêmio que é típica para enganar besta.
    Só pode ter sido elaborada por quem não entende de futebol ou má intenção.

    Bahia (C)
    No confronto entre as duas equipes na Copa do Brasil, a vantagem do time gremista foi muito grande. Jogo para três pontos.
    – O Bahia com novo treinador sacudiu o Palmenras hoje na Arena. Caio vai querer ganhar do Grêmio. Jogo complicado.
    Ponte Preta (F)
    Na quarta-feira, em Campinas, a Ponte não conseguiu se impor nem contra o Sport. Dá pra ganhar.
    – O jogo é em Campinas e a Ponte contra os grandes sempre complica.
    São Paulo (F)
    Encrenca na certa. No Morumbi, o time paulista cresce muito e se torna um adversário muito difícil de ser batido.
    – Concordo e principalmente pelos últimos resultados.
    Portuguesa (C)
    Não dá para perder pontos em casa contra a Portuguesa.
    – Ai é onde mora o perigo com times que não estão bem.
    Figueirense (C)
    O time catarinense está muito mal e não tem como apresentar muita resistência ao Grêmio.
    – Vai acreditando e o Loco marcando. Time ferido é o pior inimigo.

  • Walter Borba

    Kleber no ganhando o Jogo da Guaiba.
    Quando perguntado do Felipão, diz que não se arrependia de nada do que havia falado.
    E mais, diz que o Felipão falava mal de jogador.

    Para aqueles que querem o Felipão no Grêmio, acho que vamos ter problemas em 2013.

    Eu preferio o Kleber mil vezes….

  • Francisco Coelho

    O clicrbs na coluna dupla explosiva apresenta uma provável lista de jogadores inscritos para a sul americana. Fica capenga a colocação de 5 laterais e 4 zagueiros assim como a falta de volante de oficio para a vaga de Fernando. Será que vão improvisar Vilson ou deslocar o Gilberto em caso de necessidade?

    Goleiros: Marcelo Grohe, Busatto e Matheus
    Laterais: Edilson, Pará, Anderson Pico, Tony e Gabriel
    Zagueiros: Gilberto Silva, Werley, Vilson e Naldo
    Volantes: Fernando, Souza e Léo Gago
    Meias: Zé Roberto, Elano, Marquinhos, Marco Antônio e Rondinelly
    Atacantes: Kleber, Marcelo Moreno, Bertoglio, Leandro e André Lima
    Lesionados, os laterais Julio Cesar e Fábio Aurélio ficarão fora da lista. Jogadores como Douglas Grolli, Pablo, Felipe Guedes e Felipe Nunes deverão ser aproveitados na Copa Hélio Dourado, a partir de agosto.

  • Im obliged for the blog.Really looking forward to read more. Fantastic.

  • Hi, i think that i noticed you visited my blog
    thus i came to go back the choose?.I’m trying to in finding
    things to improve my web site!I assume its adequate to use a few of your ideas!!

  • Hello, i believe that i noticed you visited my weblog so i got here to return the prefer?.I am trying to find
    things to improve my web site!I assume its adequate to make use of a few of your ideas!!

  • What a information of un-ambiguity and preserveness of precious knowledge on the topic of unpredicted feelings.

  • I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was curious
    what all is required to get set up? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
    I’m not very internet savvy so I’m not 100% sure. Any recommendations or advice would be greatly appreciated.

    Many thanks

  • I’m gone to convey my little brother, that he should also pay a quick visit this website on regular basis to get updated
    from hottest gossip.

  • Thankfulness to my father who told me concerning this
    website, this weblog is actually remarkable.

  • Every weekend i used to go to see this site,
    because i wish for enjoyment, since this this web page conations actually nice
    funny material too.

  • I relish, lead to I found exactly what I used to be looking
    for. You’ve ended my 4 day long hunt! God Bless you man. Have a nice
    day. Bye

  • I am really loving the theme/design of your site.
    Do you ever run into any web browser compatibility issues?
    A handful of my blog visitors have complained about my
    blog not working correctly in Explorer but looks great in Firefox.
    Do you have any advice to help fix this problem?

  • Pretty! This has been a really wonderful article.
    Thank you for providing these details.

  • My spouse and I stumbled over here from a different web address and thought I might
    check things out. I like what I see so i am just
    following you. Look forward to going over your web page yet again.