Grêmio tenta desarmar a bomba que pode detonar o TRI

A direção do Grêmio tenta por todos os meios desarmar uma bomba pronta para detonar nosso sonho de conquistar o TRI da América no dia 29, em Buenos Aires.

Foi feliz o ex-presidente Luís Carlos Silveira Martins ao afirmar que a Libertadores está direcionada para o Lanús, um clube médio, mas que tem um presidente influente e seboso, mais escorregadio que muçum ensaboado.

Em Porto Alegre, era todo sorrisos, fala melíflua e conciliadora, cordato e discreto. Foi só desembarcar em seu país para mudar totalmente. Sacou uma metradora giratória e disparou para tudo que é lado. Sobrou até para um gandula que, segundo ele, teria agredido o goleiro Andrade.

Foi um erro monumental, porque despertou a atenção do pessoal das redes sociais, que logo colocou no ar vídeos em que aparece o goleiro pulando sobre as placas de publicidade e agredindo um gandula. Então, o que houve de fato foi o goleiro batendo no gandula, não o contrário.

Se o árbitro não viu, seu auxiliar de goleira não pode deixar de ter visto. O fato é que esse goleiro merecia uma punição, nem que seja agora em função das imagens muito claras da agressão. No mínimo, Andrade merece um cartão amarelo. No mínimo. A lamentar que o gandula não registrou um BO pela agressão.

O problema é que na bomba armada para dar o título ao Lanús não está prevista a ausência do goleiro titular, figura importante no esquema dos argentinos. Para quem não sabe, ele tem dois cartões amarelos, está pendurado.

Se o goleiro for suspenso em função do que se viu, será um sinal de que o Grêmio está conseguindo neutralizar o explosivo armado lá atrás, quando o Lanús conseguiu ganhar 3 pontos da Chapecoense no tapetão. Se fosse o contrário, nunca haveria essa reversão de pontos.

O presidente Romildo Bolzan faz muito bem em protestar, em denunciar, principalmente o absurdo que foi não marcar o pênalti sobre Jael, que, aliás, cresceu no meu conceito pelo que jogou e também por ter encarado os argentinos.

O Grêmio, entre outras coisas, quer a gravação do que ocorreu na sala de vídeos – isso fica registrado, e eu não sabia. Nessa gravação pode aparecer o que se passou no lance do pênalti escandaloso, bem diante dos olhos esbugalhados do juiz chileno.

Outra reivindicação é afastar o assessor internacional, o argentino Hector Baldassi, o cara que irá observar e avaliar o trabalho dos árbitros. O regulamento impede que essa função seja exercida por alguém do mesmo país de um dos times. Isso está no regulamento, mas não se respeita.

Sobre Baldassi: concorreu a deputado pelo partido do atual presidente argentino, Maurício Macri. Tem projetos na área social. Um deles dá ênfase aos clubes de bairro, como o Lanús. Olha a coincidência: na decisão contra o Boca, em 2007, Macri era presidente do clube. Concorria a prefeito de Buenos Aires. Com o título, acabou eleito. Sua carreira política alavancou desde então. Hoje, outro político no caminho do tricolor. Se o Lanús for campeão, ele irá se dar muito bem.

O presidente Romildo Bolzan chama atenção, não para esse lado político, mas para as questões de campo, do jogo. Alerta a opinião pública para o que aconteceu e, principalmente, para o que pode acontecer no segundo jogo. É uma tentativa mais do que válida, obrigatória.

Se Romildo tiver sucesso, e o jogo for decidido sem interferência externa, a conquista do TRI pode deixar de ser um sonho.

Caso contrário, o Grêmio terá de fazer uma ‘Batalha de Lanús’, porque as forças opostas são poderosas e inescrupulosas.

CBF

O que faz a CBF nisso tudo? lava as mãos. Não era de ter alguém da cúpula da entidade com o presidente Romildo?

Parabéns ao presidente da Federação Paulista, Reinaldo Bastos, que está ao lado do Grêmio nessa luta desigual.

Se gostou, compartilhe!

  • Upiara Boschi

    Lembrando que o Danrlei foi suspenso por ter participado da briga Dinho/Válber em 1995 sem ter sido expulso no campo. Precedente tem.

    • Ilgo Wink

      Amigo, esse pessoal da Conmebol faz o que quer, como quer e quando quer. Isso desde que me conheço por gente. É phoda

      • Upiara Boschi

        Sempre, mas é bom ter argumentação, haha

        • Ilgo Wink

          Essa história do Danrlei é um exemplo muito b om de que pode mesmo haver uma reversão. Mas aí haveria também pro zagueiro do Lanús, que é muito bom

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Eu aceito o perdão para os dois cartões amarelos de Kannemann e do Braghieri para que haja um contrabalanceamento, mas o goleiro deles deve ser punido pelas imagens, pois ele agride o nosso gandula e não é agredido por ninguém, as imagens são nítidas.

  • Eduardo D’Alascio

    Olá, Ilgo. Parece que o Hector Baldassi, político que comprovadamente possui ligações com clubes argentinos de bairro, foi afastado da comissão do VAR. Romildo está correto em agir nos bastidores para blindar o Grêmio, apesar das críticas de jornalistas do centro do país, como o André Rizek. Vamos lá, força tricolor !!!

    • Ilgo Wink

      Essa decisão é uma vitória importante. A bomba pode estar sendo desarmada

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Cadê o calhorda do Noveletto, Ilgo, e o apoio de um filiado de sua federação vermelha fajuta ?????

        E os carneiros assados com chopp cremoso na calada da noite entre o Carvalho, Nicoláz Leóz e Noveletto em 2006 ”antes” do jogo com o Nacional do Uruguay ….. PENSE NISSO.

        • GremioSempre

          pior que é…

    • Deny Camargo

      Espero que o Dr. Fabio Koff esteja auxiliando o Romildo nesta empreitada. Tenho certeza que sabe muita coisa de bastidores e ainda tem muita influência….

  • Walter Luis Borba

    Ilgo,

    Perfeito Ilgo. Tudo que o Bolzan está fazendo nesse caso eu concordo.

    Mas indo para dentro do campo, espero que, o Grêmio repita , uma vez mais, uma daquelas atuações que teve entre maio/julho.

    Se repetir, Lanus pode vir com arbitragem a favor, Maradona, Messi, Perón, Carlos Gardel, com o raio que o partam aqueles argentinos…

    Que eles não vão levar…

    Chega de Vice em Libertadores.

    Chegou a nossa vez…

  • Marcelo Lopez

    Não entendi as 2 últimas linhas do tópico…o cara lá da Paulista dando uma ajuda para a gente???
    Tudo bem que o presidente colorado da federação esta cagando e andando para o Grêmio….mas temos um vice dessa federação que é Gremista!!! (senão estou enganado)
    Onde esta esse cara q não se manifesta??????

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Vice com cabresto, não se engane.

      • Marcelo Lopez

        Que “Gremista” então!!!

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Marcelo, sinceramente, nem sei quem é o cara e nem tenho certeza que seja Gremista.

          • Marcelo Lopez

            1º Vice-Presidente / Vice-Presidente Jurídico: Luciano Hocsman

            http://www.fgf.com.br/diretoria

          • Ilgo Wink

            filho do Zelinho
            agora, vice na nossa FGF é figura decorativa há décadas

        • GremioSempre

          Parceiro na hora de $$$ os cara saem até de traveco na passarela, sujo que nem política.

    • Ilgo Wink

      BOA PERGUNTA

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Amigos Gremistas !!!!!

    Como me disse um querido amigo de adolescência que jogou duas Copas do mundo pelo Brasil e conhece muito bem as profundezas dos ”bastidores”, o futebol está podre desde o dia seguinte da final da Copa da Alemanha em 1974, pois é só observar o tamanho da encrenca que foi o marketing esportivo e muito forte entre a Adidas, a Le Coq Sportif e a FIFA para vestir as seleções de 1978 na Copa da Argentina, e tudo o que aconteceu até hoje ”à partir de lá”.

    Sou Gremista de coração, razão e emoção como todos vocês, sou presente, ativo e atuante desde 1981 a 36 anos, mas eu aqui me reservo no direito de ficar à espreita de tudo o que podia ter surgido à partir desse 1º jogo da final na Arena do Grêmio, pois para a arbitragem não estava ”no programa” a vitória do Grêmio …..

    ….. e lá na Argentina teremos que passar por cima de tudo e de todos, apanhando, sofrendo, suando, mas jogando futebol que é o que esse time do Renato mais sabe fazer desde setembro de 2016 quando sai de Porto Alegre e acha os espaços que todos os nossos adversários nos dão nesses momentos e a pressão por vitória, é só deles.

    Eu venho dizendo aqui e confirmo pelo que vejo ao longo desse percurso após a chegada do Renato pelo futebol bonito e vistoso que estamos jogando e propondo em todos os jogos, com poucas faltas, pouquíssimos cartões e muita objetividade pelos muitos gols marcados neste ano, que acredito em duas vitórias na final da Libertadores …..

    ….. e, após a Batalha dos Aflitos, com um time imensamente bem menor que esse de hoje, a envergadura de nossa camisa fez aquele milagre épico de ganhar do adversário tendo o Grêmio apenas 7 jogadores, precisando do empate, com dois pênaltis contra nós, na casa lotada do adversário e saindo de lá, INCLUSIVE, Campeão.

    Por tudo isso, pelo histórico super vencedor do Renato no Grêmio desde 1982, pela ”estrela” que persegue esse CARA, pelo carisma de nossa camisa, nossa história e capacidade do time nesse momento, EU ACREDITO.

    Soy Loko Por Trí, América ….. !!!!! Oremos !!!!!

    • GremioSempre

      belas palavras amigo Copiao !! Gremio Sempre !!!

    • Conrado Schmiedel

      Exatamente, desde o início da semana passada eu falei várias vezes. Iremos ganhar as 2 partidas, sendo que a primeira será muito mais difícil que a segunda. Aquele “erro” do juiz no final do jogo, nos dará o TRI da AMÉRICA. O mundo irá fiscalizar o juiz. E na bola, sou mais Grêmio.

  • GremioSempre

    Ah este ditos argentinos….
    Bem sabemos o que pensam dos Brasileiros por isso a rivalidade também no futebol.No próximo jogo eu quero dividida,chute até no céu da boca,canela sangrando,gol de barriga,gols de Jael e de Bressan de quem for… mas o Grêmio vai trazer este caneco,o GRÊMIO FBPA é Grande de tradição e força,virá de alma lavada aterrissando no Salgado Filho com milhares de Gremistas evocando emocionados para aquele maior responsável por tudo isso,aquele natural de Guaporé chamado Renato Portaluppi,Rumo ao sonhado Tri,Gremio Sempre !!!

  • Deny Camargo

    Já ouviram aquela frase: cuidado com o que você deseja…

    Mal ou bem ganhamos o jogo da ida. E se a CONMEBOL resolve dar razão para o Grêmio e dizer que a arbirtragem está sob suspeita ou que houve erro grave e anula o jogo da ida mandando os 2 times jogarem novamente?

    O Grêmio não poderia se queixar…e o Lanús teria uma nova chance de reverter a desvantagem no placar…Estamos andando sobre areia movediça.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Menos, Deny.

    • GremioSempre

      Não né ….

  • Igor Klein
  • Ancião Imortal

    Como bem lembrou o Ilgo, a situação política envolvendo os clubes Argentinos e a Comebol atual lembra muito aquela nossa última final. Mas há uma diferença fundamental, o chefe do vestiário. Renato é um dos maiores ídolos do Imortal (na minha curta existência, o maior), enquanto que na época do Boca era um tal de Mano, alguém que está atravessado na minha garganta até hoje (se é que vocês me entendem).

    Mudando de assunto, a IVI vai proclamar as quatro ventos que o Coelho verde de BH é bi-campeão brasileiro, ou vai ficar ficar em silêncio como está até agora?

  • HENRIQUE MARTINS

    Belo texto Ilgo.
    Estou bem preocupado com esta final.
    Tudo está orquestrado pelo presidente do Lanús.
    O Grêmio precisa jogar a vida.
    Futebol + sangue nos olhos.
    Ao meu ver, muita pouca coisa o Grêmo conseguirá reverter na Conmebol.

    • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

      A pressão do Grêmio fez com que a Conmebol retirasse o assessor internacional Héctor Baldassi da final. Já é alguma coisa.

      • Ilgo Wink

        Aparentemente foi um vitória do Grêmio.
        Ao afastar esse juiz/político a Conmebol satisfaz o Grêmio e principalmente cumpre o regulamento. Sem deixar brecha para futuro pedido de anulação de jogo, por exemplo.
        Ao mesmo tempo, faz um AGÁ com o Grêmio. Sinalizando que é imparcial.
        Não, ela não é imparcial. San Lorenzo, Chapecoense e River já viram isso, e o Grêmio está vendo.
        O Grêmio terá de jogar uma partida superior, alto nível, para vencer um time com 12 jogadores (ou mais).
        O importante é que a Conmebol sabe que aqui ninguém é trouxa. E isso pode complicar a trama armada.

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          Perfeitas e, como sempre, muito inteligentes suas observações, caro amigo Ilgo.

          Não podemos jogar de forma a “amorcegar” a partida. Fazer cera em campo, em um possível resultado negativo, pode ser prejudicial a nós mesmos, seja pelos cartões (que já vimos que correm solto contra os adversários do Lanús) ou pela falta de tempo para uma reação.

          É preciso jogar com os pés no chão, seriedade, atitude e alto nível. Se recuarmos chamaremos o Lanús para nosso campo, incorrendo em muitos riscos.

          Penso que a postura do Lanús será diferente na Argentina. Se por um lado isso pode representar uma grande oportunidade ao Grêmio, por outro pode significar que enfrentaremos uma guerra em campo.

          Farão de tudo para termos jogadores expulsos ou causar qualquer outro evento que resulte em artifícios que prejudiquem o Grêmio em campo.

          Por isso reforço: é preciso jogar com seriedade e inteligência emocional.

    • Ilgo Wink

      Concordo, o Grêmio terá de superar o adversário e a arbitragem.