Grêmio: risco calculado e um grande empate

Foi um risco calculado. O Grêmio entrou em campo com seu time reserva, que jogou tão bem que pode ser chamado de Titulares do B.

Boa parte da torcida gremista subestima a capacidade de avaliação e de discernimento da direção e da comissão técnica, nem leva em conta que foi esse mesmo grupo que há três brasileiro foi campeão brasileiro superando adversários considerados imbatíveis por muitos.

Eles têm as informações necessárias para uma decisão tão arriscada quanto a que foi tomada para enfrentar o Guarani, no Paraguai.

Mas o time Titulares do B surpreendeu a todos, com exceção, provavelmente, de Renato e seus companheiros de comando.

Renato, o técnico campeão da Copa do Brasil, não é um neófito como alguns ainda pensam. Já provou que conhece, que sabe armar um time até no improviso e que acerta e erra como todos os treinadores. No caso dele, com mais acertos do que erros.

Por exemplo, a entrada de Pedro Rocha. O guri fez o gol de empate, aparando lançamento milimétrico de Arthur, grande nome do jogo e candidato a entrar no time principal para não mais sair.

Depois, Pedro Rocha imitou Luan e deixou de fazer o gol da vitória, após grande lance individual.

O Grêmio empatou por 1 a 1, um resultado excelente para quem jogou metade do segundo tempo com um jogador a menos – o juiz só viu cotoveladas e braçadas desferidas por gremistas.

De titulares mesmo apenas dois jogadores. Edílson e Marcelo Grohe. O ‘goleiro de braço curto’ fez defesas  espetaculares e contribuiu para o tal empate com sabor de vitória. Edilson falhou no gol paraguaio, mas foi peça importante.

Gostei também de Jaílson, jogador aguerrido que perdeu a confiança e que tem tudo para ser útil na campanha da Libertadores.

Até Fernandinho teve bom desempenho. O mesmo vale para o ‘odiado’ Bressan, provando que ninguém é inteiramente ruim ou bom.

Sobre Lucas Barrios, perdeu dois gols. Jogador de área tem obrigação de ser mais eficaz nas conclusões. A favor dele um cabeceio para baixo que o goleiro salvou para escanteio. E só.

Espero que aqueles que questionaram a opção, de momento, pelo Gauchão sejam mais tolerantes e mais humildes, admitindo nem que seja por instantes que esse pessoal que está lá no clube sabe o que está fazendo, e que merece um voto de confiança.

Se gostou, compartilhe!

  • Luis Augusto Waschburger

    “Espero que aqueles que questionaram a opção, de momento, pelo Gauchão sejam mais tolerantes e mais humildes, admitindo nem que seja por instantes que esse pessoal que está lá no clube sabe o que está fazendo, e que merece um voto de confiança.”

    Vai ser difícil!
    Não há fatos que derrubem os apaixonados por suas próprias teses….

    • Ilgo Wink

      mAS NÃO custa nada sonhar… rsrsrs

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo Wink !!!!!

    Grande Renato PENTALUPPI, com um à menos, time reserva, na casa do adversário, Libertadores da América, buscando e mantendo a Liderança do time na chave oito e a vitória escapou no detalhe, com time reserva, com um jogador à menos e 1×3 seria normal, porém, não precisou.

    Parabéns, Renato PENTAluppi, mais uma vez calou os bestiais expert que tanto secam o Grêmio criticando Treinador, Presidente, dívidas trabalhistas e tantas inutilidades que nos levaram a 15 anos sem títulos, etc & etc …..

  • Francisco Lanferdini Serafini

    Eu nunca vou aceitar preterir a Libertadores ao Gauchão nem que seja por meio milésimo de segundo. O ponto fora de casa veio, como era desejado, mas só a ideia de ter jogado com os reservas uma Libertadores para poupar jogadores para um Gauchão me dá frio na espinha (tanto que nem vi o jogo). Isso, pra mim, vai ser sempre um erro e uma humilhação.

    Volto a repetir: entendo a vontade de ganhar ESTE Gauchão em si, mas ESSE Gauchão é como qualquer outro pra mim.

    Sobre o jogo em si, não tenho nada a comentar.

    Para finalizar, achei esse trecho muito engraçado: “Depois, Pedro Rocha imitou Luan e deixou de fazer o gol da vitória, após grande lance individual.” Luan é muito fiasquento (pra não dizer burro).

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Francisco, teu time é Líder de sua chave na Libertadores jogando com time reserva, na casa do adversário que tinha 6 pontos, e com um à menos desde os 22 do 2º tempo, e só não venceu por detalhes. Menos.

      • Francisco Lanferdini Serafini

        Volto a repetir: o problema não é jogar com os reservas em si, mas sim jogar com os reservas uma partida de Libertadores para poupar os titulares para um jogo de Gauchão.

        Cara, isso tá muito errado, hahaha. Me perdoe por te dizer isso. Gauchão não merece essa atenção, não merece nada!

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Concordo quanto ao gauchão, mas a 1ª fase da Copa Libertadores não soma nada, SALVO, vantagem à partir das oitavas e mesmo assim, com time reserva, com um à menos, na casa do adversário, o time é Lider da chave.

          Vamos devagar. Ninguém acreditava no título da Copa do Brasil 2016, pois é, o que aconteceu mesmo, fala aí ?????

          • Francisco Lanferdini Serafini

            Volto a repetir: minha a bronca é preservar jogador para o Gauchão, pois assim se dá muita moral para uma competição que não tem valor nenhum. Gauchão não tem valor nenhum! Nenhum! Jogar com os titulares preservados só dá moral para quem leva essa merda a sério, que são as sujeiras do Internacional, da IVI e da FGF. O Grêmio não deveria levar a sério o Gauchão, mas infelizmente leva.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Por isso que concordo com você quanto ao gauchão, mas não esqueça que na Copa Libertadores nós somos Líder, jogando com time reserva, na casa do adversário, com um jogador à menos. Mais um ponto pro Renato.

          • Francisco Lanferdini Serafini

            Hahaha, mas eu não entrei nesse mérito. SÓ, e tão somente SÓ, tô falando do Gauchão. Sobre ser líder e o Renato, não falei nada e nem vou falar.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Que bom, Francisco, concordo com você, contra fatos não há argumentos, pois a estratégia do clube, deu certo
            de novo”.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Que bom. Grêmio Grande do Sul sempre. Parabéns.

        • Ilgo Wink

          Francisco, então se formos campeões tu não irás festejar, é isso?

          • Francisco Lanferdini Serafini

            Não vejo Gauchão como um título por tudo que ele representa. Então a resposta é sim, não vou festejar. Certamente, vencer o Grenal é muito bom. Se essa for a final, o Grêmio tem que vencer. Mas para ganhar o Grenal, não o título.

            Parece meio contraditório, mas não é, hehehe.

    • gremiocampeaomundial

      “Eu nunca vou aceitar preterir a Libertadores ao Gauchão nem que seja por meio milésimo de segundo.”

      Brother, é isso. Por mim teu comentário poderia ter terminado aí mesmo e já estaria 300% de acordo.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    ”Espero que aqueles que questionaram a opção, de momento, pelo Gauchão sejam mais tolerantes e mais humildes, admitindo nem que seja por instantes que esse pessoal que está lá no clube sabe o que está fazendo, e que merece um voto de confiança”.

    Grande e oportuno comentário, amigo Ilgo, os bestiais precisam torcer para o Grêmio Grande do Sul, e não contra o Treinador, Presidente e qualquer resultado adverso do time, pois aí não é ser torcedor, é ser secador do time, do clube, do treinador, do presidente e temos que torcer para o time do Grêmio, com o Grêmio onde ele estiver, senão, não estes não são torcedores, serão sempre bestas.

    • Fabio Scheffer

      Ah cara, não acho legal essa de querer ser mais realista que o rei.
      Hoje antes do jogo jogado a chance do Grêmio não ter tido um resultado aceitável era bem real por ter colocado em campo um time reserva sem tanto ritmo e entrosamento.
      Que bom que deu certo e o Grêmio pontuou e vai forte contra o Nóia no domingo.
      Mas que jogar com Bressan, Jailson e Fernandinho juntos numa Libertadores é dose…
      Ah isso é !!!

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Por isso que eu sempre respeitei o Renato jogador ídolo, e o Renato treinador do Grêmio, Fabio.

        O Roger Machado não tinha culhões para fazer isso que o bom Renato fez hoje, e isso que eu acho que o Roger Machado ”no futuro” será um bom treinador de futebol no Brasil.

    • diego amaral

      Os torcedores incondicionais, da diretoria FC, podiam aceitar opiniões contrárias aos da diretoria. Até porque a mesma não se mostrou muito boa de planejamento ano passado, e acabamos eliminados do Gauchao e Primeira Liga. Acho que hoje tivemos mais sorte do que juízo.

      • Heraldo

        Esqueceu o pentacampeonato ou é só amargura mesmo

        • diego amaral

          Não diria amargura, diria ter opinião própria. A Copa do Brasil foi excelente, mas não isenta as outras cagadas. Ou tu achou maravilhoso ser eliminado pelo Juventude ano passado. Então menos bem menos.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Acho que ano passado não tínhamos treinador ”pronto” para time grande, mas no futuro ele vai voltar.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Diego, é evidente que respeito a tua ”opinião própria”, mas é que eu sempre vou torcer pro Grêmio e não para a Diretoria e pelo que eu entendi aí, tu querias no ano passado ganhar o gaúcho, 1ª Liga, Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial, é isso mesmo ?????

        Amigo, nem a Crefisa com seus R$ 120 milhões anuais enfiados no Palmeiras não consegue isso, e ontem achei a estratégia certa porque mesmo com time reserva, na casa do adversário, pela Libertadores, com um à menos, não vencemos por detalhe e nisso, a Diretoria e o treinador acertaram. Abraço.

        • diego amaral

          É muito fácil ficar apagar todos os fracassos, e foram muitos, por um sucesso. E diga-se de passagem, com muita sorte de nossa diretoria. Por ela teria trazido Cristóvão Borges ou Doriva. Depois, quando estávamos muito mal, Romildo não iria demitir o Roger. Então, tivemos muita sorte, e não planejamento, ao meu ver. O que percebo é que tu e alguns aqui aprovam todas as decisões da diretoria, sem análise. Daqui a pouco se Renato colocar Bressan de titular, você e mais 2 ou 3 aqui apoiarão, afinal deu a volta por cima, é ativo do clube, vem crescendo, ou seja, pra vocês a diretoria acerta ou acerta.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Diego Amaral, meus respeitos, você e eu temos opiniões próprias, porém, são apenas diferentes, só isso. Já que estamos num debate legal, como dizia o Rui Carlos Ostermann, vamos adiante.

            Eu não via um candidato à presidência do Grêmio com capacidade de substituir Fábio Koff, doente e com idade avançada porque eu nem conhecia Romildo Bolzan.

            Aí, Romildo assumiu uma bronca enorme que eu jamais pensei que daria conta, e após dois anos de mandato com muita austeridade por necessidade, não teve um dinossauro nas 5 alas politicas do Grêmio que tiveram coragem de enfrenta-lo devido a esta sua gestão. Resultado: vitória com 85% dos votos.

            Quem seria o teu candidato naquela época em 2014 e agora em 2016, amigo ?????

            Sobre Doriva e Cristóvão, foram boatos plantados pela mídia (Luiz Henrique Benfica, sempre ele) que não se confirmaram e este repórter faz isso sempre que tem uma oportunidade de criar clima e crises no clube desde a época das ovelhinhas do Tite em 2003.

            Quem seria o teu treinador no lugar do Felipão em maio 2015 e no lugar do Roger em setembro 2016, amigo, e onde você acha que o clube e o time poderiam estar hoje ?????

          • gremiocampeaomundial

            José, verdade: o Koff fez dois convites antes do Bolzan – e estou te lembrando isso não por demérito ao Bolzan, e sim pra lembrar como não é fácil achar alguém pra assumir a bronca (note que o mesmo vale pra pasta do futebol).

            Se Koff estivesse ali em 2015, Felipão teria ficado. Tenho certeza. Mas isso é parte do talento do Koff e não sei se é justo exigir do Bolzan. Faz parte. Inexperiente, pouco versado e cercado de cobras criadas, quase foi de Cristóvão ou Doriva e foi em Roger.

            Erros. Erros que me fizeram querer a cabeça dele e antecipar eleições depois daquele vareio do CARC. Mas todo mundo tem direito a outra chance. E Bolzan decolou de vez e pra mim é isso que importa.

            P.S.: Eu teria trazido Carlos Bianchi (nas suas perguntas de “quem você teria trazido”).

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Bianchi, Sanpaôli, Simeoni, mas isso seria $$$ demais por serem ótimos nomes para o Grêmio.

          • gremiocampeaomundial

            Diego, Bolzan merece apoio por estar numa crescente mas duas coisas:

            1 – Ontem quase faz melda fola do penico;
            2 – NÃO IA DEMITIR O ESTUDIOSO

            Até hoje, rezo para que ele tenha APRENDIDO com esse erro. É tão crasso, mas TÃO CRASSO, que nem cabe crítica (na época eu já critiquei o bastante).

            E ontem fez cacaca. Mas tem crédito (evoluiu muito de lá pra cá, mas ainda erra, como ontem).

          • Ilgo Wink

            Diego, é óbvio que uma direção erra e acerta. No momento, e futebol é momento, a direção está agindo muito bem. Tu pensas o contrário, perfeito.,

  • nelsongz2

    Arthur o melhor em campo, primeiro da fila para ficar titular como um dos volantes.

    Pedro Rocha teria levado um dez, se na sua segunda chance, jogada maravilhosa, a bola tivesse entrado ao invés de bater caprichosamente no poste.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Perfeito.

  • Davi Calil

    Confesso que temi o pior. Não conhecia o time do Guarani, porém tinha ganhado dos mesmos time que o Grêmio. Pensei ser o unico time do grupo a fazer frente. Me enganei. A direção não. Foi arriscado, mas jogamos bem. Arthur dominou o meio campo, que grata surpresa, apesar de saber se tratar de uma grande promessa, mas não sentiu pressão, esta pronto pra disputar a titularidade.

    Outro que é importante frisar, Pedro Rocha, não só pelo gol. Foi agudo, foi pra cima, e se compararmos com Everton, que entrou quase ao mesmo tempo, ficou evidente a titularidade do primeiro. PR32 titular, Everton aguarda um pouco mais.

    Fecho contigo Ilgo, apesar de não entender a lógica na escolha pelo charmosão.
    Mas agora é gauchão, e pior, obrigação estar na final, pois este foi o planejamento escolhido. Vamos Grêmio.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Grande Arthur, começou igual o Wallace com Felipão em 2014, mas eu acho que Arthur é mais agudo, mais completo e não sente a pressão.

    • Fabio Scheffer

      Arthur, dada as devidas proporções, me lembrou o Iniesta.
      Jogador baixinho que aguenta trancos, sabe proteger a bola, e tem no passe correto e qualificado sua maior virtude.
      Sem duvida virou opção forte pra reserva do Maicon/Ramiro ou até do Léo Moura numa linha mais avançada.

    • Davi Calil

      Concordo com os dois. Mas é preciso sequência e tempo, para uma melhor analise. Importante é que a solução da saída do Walace pode estar ali, apesar das semelhanças nas características com o Maicon. Mas nada impede de jogarem juntos. Basta treino.

  • Fabio Scheffer

    Grande jogo do time reserva e bom resultado diante das circunstancias.

    Eu realmente temia pelo pior por conta de ser um jogo fora de casa, mas logo no inicio deu pra ver que o Grêmio iria realizar um bom jogo fruto de suas qualidades e das deficiências do Guarany que é, ou foi no jogo de hoje, um time muito ruim.

    De positivo, o Grohe milagreiro em algumas intervenções e o Arthur, que mostrou muita personalidade e qualidade pra ser uma boa opção de volante/meia, foram os maiores destaques.

    De negativo, o Barrios fora de ritmo e perdendo chances que não pode perder e o Bressan que pelo amor de Deus, não tem pq de fardar no Grêmio.

    Agora é esperar que os titulares entrem domingo com sangue no olhos para vencer o Novo Hamburgo, vencer bem o Guarany no jogo da Arena, e aí se focar 100% nas finais do gauchão para voltar a vence-lo !!!

    • Heraldo

      Não assisti o jogo. O que o bressan fez?

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Fez tudo errado, errou antecipação, foi envolvido facilmente, chegou atrasado em quase todas, foi o Bressan de sempre.

        • Ilgo Wink

          Bah, Copião, vimos outro jogo. Ele foi correto, não teve culpa no gol e deu boa resposta.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Acho ele muito fraco, Ilgo, nem deveria fardar no Grêmio, pois acho muito limitado.

  • Nilton Oliveira

    Podiamos ter ganho o jogo. Isso é um ótimo sinal.

    Agora me direcionando a corneta: Barrios não serve pra merda nenhuma. O Pedro Rocha que é um garoto entrou quase no fim do jogo e fez muito mais que essa nulidade. E quase consegue o da virada ainda.

    Renato tem que realocar o Ramiro imediatamente no lugar do Léo Moura. Companhia na volância é do Arthur. Jogou demais.

    • diego amaral

      Arthur tem mais perfil de ficar na vaga do Léo, ao meu ver. Muito veloz, boa visão de jogo e marca forte.

      • Nilton Oliveira

        Melhor ainda então

    • Fernando

      Concordo. Ontem eu vi dois Grêmios, um com o Barrios e o outro com Éverton e Pedro Rocha.

    • Heraldo

      Sem entrar no mérito dos erros,mas pela primeira vez o Barrios se apresentou para marcar e o time não estava jogando de forma diferente.

      • Nilton Oliveira

        O argentino/paraguaio foi uma contratação desnecessária.

        • Ilgo Wink

          O cara entra pra ser matador na área e mais atrapalha do que ajuda

          • Nilton Oliveira

            A única coisa que ele mata é a nossa paciência.

  • diego amaral

    Boa atuação. Bom resultado. Grêmio está com postura de time grande dentro e fora de casa. Agora Ilgo, Jailson e Fernandinho não jogaram nada, não consigo ver esse bom futebol neles que tu enxerga. Mas tudo bem. Agora é Domingo classificar, porque não existe outro resultado que não seja classificar pras finais, depois de poupar todos titulares e ultravalorizar o Gauchinho. Cair fora pro Nóia Será uma fiasqueira sem tamanho.

  • FePoa

    Acho que pelas circunstâncias o resultado e a atuação foram melhores que o que era esperado. Jamais entenderei essa supervalorização do gauchão, pois é um campeonato de carta marcada pior que o campeonato carioca. Achei um exagero não mesclar o time pois o time deles não era essa brastemp. Poderia ter sido realmente batido. O Lucas Barrios não recebe uma bola correta seja de crizamento ou por tabela. Quando recebeu, guardou. Pedro Rocha fez a média. Acho que o Grêmio carece de uma agressividade maior. Fernandinho e Jailson, sem condições Ilgo, não vi isso e não empolgam. Arthur, pedindo passagem. Esse rapaz trabalha melhor que o Ramiro. E parece imitar um meia melhor que a improvisação do Ramiro. Edilson, nao acerta cruzamento e falhou. E parece estar duro pra correr e marcar. Sei lá.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Cara, Lucas Barrios recebeu 4 bolas em condições de fazer o gol e não fez nenhum porque se afrouxou e se acadelou. Esse foi um erro deste ano.

      • Fernando

        O Edilson iniciou mal a partida e ainda agiu como uma mosca morta no gol que sofremos, mas igual ao todo time, melhorou muito com a saída do Barrios.

        • Ilgo Wink

          Contra 11 o time cresceu a partir da saída do paraguaio.
          Mas eu não o descarto, ele ainda por ser muito útil.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Também acho que é uma questão de tempo e adaptação para o Barrios encaixar seus gols. Aguardemos.

      • FePoa

        Como já disse. o grêmio não sabe jogar com jogadores de referência…centroavante nunca vai deixar de existir, o grêmio vai ter que aprender a explorar o melhor do jogador e não moldar jogador pra salvar emprego de técnico…técnico que não consegue tirar o melhor do jogador não vai conseguir fazer um sistema correto. Deu certo com o grêmio mas já vazou varias vezes…vc sabe josé, avalie o grêmio…eles não sabem cruzar uma bola…quando fizeram certo acharam o Pedro Rocha…sou critico da direção, mas não caí no conto do bolanos que não era craque e do que o a Barrios não sabe jogar…talvez o jóquei não consiga desarmar o sistema do roger, ou não saiba colocar em pratica

    • Ilgo Wink

      Tu gosta mesmo do Barrios, hein? O cara perdeu dois gols, mas fez um belo cabeceio e quase marcou. Mas perdeu dois gols que centroavante não pode perder.

      • FePoa

        Mas, Ilgo 3 partidas? quantos gols o PR perde por jogo? Quantos gols o Luan perde por jogo ? Eu não morro de amor por jogador, só penso que se precisa se testar alternativas…o grêmio perde e ganha com esse e com time fechado não joga e não consegue fazer gols. E o grêmio precisa aprender a jogar com jogadores mais ortodoxos, o tiki taka não vai durar pra sempre…se o grêmio explorar formas de jogar, mais sucesso pode ter na empreitada

  • Ricardo

    Campo ruim e pesado, no final do jogo deu pra entender a escolha dos reservas: mesmo com um a menos, foi o Guarani que cansou. Contra o Iquique eu fiquei na “primeira fila” na Arena e dava pra ver a cara de cansado de todos os jogadores no final, hoje sobraram fisicamente. O resultado poderia até ser melhor não fosse a ineficiência do Barrios. Agora fiquei na dúvida se é falta de ritmo ou se ele virou ex-jogador. Dou um voto de confiança porque já jogou muito. Arthur é a boa notícia do ano, tomara que tenha mais chances.
    Grohe finalmente fez um jogo de um goleiro normal. Sim, 6 chutes no gol pra um sofrido é normal, acontece todos os dias. Fez boas defesas, fez cera na hora certa, se jogar sempre assim até eu aplaudo ele!

  • Ricardo

    Ah… tem um detalhe que vocês não lerão nem ouvirão na IVI: o Grêmio vira o turno da Libertadores em primeiro (se o Emelec ganhar do River) ou segundo na classificação geral, tendo jogado 2 jogos fora de casa.

  • Ancião Imortal

    Gostei do futebol apresentado pelo time do Grêmio. Já tinha gostado vendo o jogo, em partes, ao vivo. Depois vi o VT completo na FOX e gostei ainda mais.
    “Mostramos” mais e melhor futebol do que contra o Nóia.
    Se não fossem as falhas dos fazedores de gol, principalmente no primeiro tempo, a vitória teria vindo com tranquilidade. Todos foram bem, até o Bressan, que não falho no gol deles, a falha grotesca foi do Edilson, a dupla Arthur e Lincoln jogou uma bola redondinha.
    Michel foi expulso injustamente, mas até agora ninguém escreveu nada favorável, só cornetas pela “imbecilidade” do jogador. Está passando da hora da torcida corneta parar de crucificar os jogadores mais jovens do grupo. Depois não sabem porque saem desvalorizados ou de graça, e, muitos, com raiva do Grêmio.

    • Ilgo Wink

      Muito bem.
      Sobre o Bressan, fecho contigo. Não tem lugar pra ele, mas quando ele é escalado por algum motivo eu torço por ele, e não o elejo pior do jogo logo que ele pisa na grama. Preconceito não é comigo. Ele foi eficiente ontem. Mas, repito, prefiro ele longe.

  • Nilton Oliveira

    Renato tem culhão, isso ninguém pode negar. Se perde ontem e é eliminado domingo o mundo ia cair de pau nele. Arriscou, jogou, pagou pra ver, e na primeira rodada desta aposta não se saiu mal. Agora é o rural.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Amigo, concordo contigo, mas o ”muro das lamentações” tá grande.

      • gremiocampeaomundial

        Pois eu acho que está pequeno.

        Priorizar ruralito pra depois quebrarem as pernas dos nossos atletas no GREnaB é o fim da várzea. Isso aí nada me tira da cabeça que é a MALDITA mentalidade MONEIBOL! Alguém fez levantamentos de lucros e prejuízos em relação ao ruralito e deu nisso. PQP! Por mim o Grêmio nem jogava essa m…. de campeonato estadual e não é de hoje – e se jogar, que bote os reservas LÁ. Não no Paraguai!

  • Serrano

    Já eu acho que foi uma estratégia arriscada.

    Iquique venceu o Zamora, e na próxima rodada pega os venezuelanos em casa, podendo chegar a seis pontos.

    Se o Grêmio perde ontem, poderia ser alcançado pelos chilenos. Sim, eu sei, bastaria que vencesse a partida contra o Guaraní na Arena.
    … e se não ganha? Vencendo a partida ontem, os paraguaios passariam o principal oponente a chegar em primeiro na fase. Aí viriam a Porto Alegre naquelas: amarra a chuteira na hora de cobrar lateral, ajeita a luva na hora de cobrar tiro de meta – isso depois de ficar uns quatro minutos sendo atendido dentro de campo -, da pontapé e safanão sem bola, faz bolinho em cima do juiz em tudo que é falta marcada… sabe como é, Libertadores. Os europeu assistem tudo isso e comemoram, planejando ganhar mais um punhado de Mundiais. De clubes e de seleções.

    Continuando o raciocínio. Se o Grêmio faz apenas um ponto contra o Guaraní, enfrenta o Iquique lá. E aí o que estava encaminhado se complica. Perdendo, vira um drama.

    E tudo pra quê? Pra valorizar um campeonato que só vai servir pro midiático pula-barcas dar letrinha nos microfones e debochar dos funcionário da Arena?

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Toda essa papagaiada será esquecida se ganharem o GRANDE título do Noveletão. O último título de gauchão que eu comemorei na vida foi daquele Grenal do traíra (lençol no Dunga). Acho que esse campeonato deveria servir para testar a base, dar ritmo aos titulares em alguns jogos. Nunca ser levado a sério pelo Grêmio. A FGF já demonstrou “n” vezes que fará de tudo para que o Inter prossiga tendo vantagens. Pressiona os árbitros, condiciona e manda no tribunal, troca jogos, mandos e horários como bem entende… Diante disso tudo, porque raios o Grêmio continua levando a sério essa M?
    O que aconteceu ontem não foi um risco calculado. Foi a mais pura demonstração de falta de planejamento. Escreveram teses dizendo que não vale a pena ser lider do grupo, blá blá blá… PORRA, acordem!! Era jogo da LA!! Todo o ano o Grêmio faz das tripas coração para participar. E quando está dentro poupa para jogar gauchão? Ahhh, me poupem… Isso nunca vai entrar na minha cabeça. Jogo de ontem foi pura sorte. Ninguém escala Bressan e Fernandinho e fica impune. Porque não jogou o Bruno Rodrigo? Pedro Rocha que é um grande perdedor de gols entrou e empatou. Os LEÕES DE CHÁCARA da direção dizem que Renato foi um sábio. Ah pára! Não sou daqueles que tem asco ao Renato. Bem pelo contrário. Mas tem coisas que não da prá aguentar!
    Bueno, segue o baile. Já que deram tanta importância prá essa M d gauchão, que vençam. Qualquer resultado diferente disso é fiasco. E irá abalar o time SIM para a sequencia da LA.
    Prá encerrar, quero dizer aos FAKES que habitam esse espaço. que continuarei escrevendo o que eu bem entender nesse espaço. Sempre que eu achar importante criticar, criticarei. Como já falei outras vezes, torço para o GRÊMIO FOOT BALL-PORTO ALEGRENSE!!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Parabéns, Andre, belo texto e todos torcemos para o Grêmio Foot Ball Porto Alegrense, Líder da sua chave na Libertadores já tendo jogado duas das 3 partidas fora de casa. Agora vamos para o Gauchitu’s. Abraço.

    • gremiocampeaomundial

      Caro colega, HOJE faço coro à sua crítica (q.v. meu próprio comentário acima)!

      Não tenho rabo preso com ninguém e só quero o bem do GRÊMIO!

      Dentro das quatro linhas não foi mal (mais sorte que juízo?) mas QUE TRAPALHADA fora delas!

      Só “isento” o Renato porque isso vem de cima (mesmo assim leva aspas por conivência)!

    • Ilgo Wink

      André, aqui tá tudo liberado

  • Deny Camargo

    Arthur precisa urgentemente entrar no time no lugar do Leo Moura que parece estar sentindo o peso da idade e da sequência de jogos nas últimas partidas.

    Esse guri é diferenciado. Me lembra muito o Lucas Leiva quando começou.

    No lugar do Leo Moura volta o Ramiro pra posição onde vinha rendendo mais e se o Renato fizer isso aposto um braço que o Grêmio ganha algum título nacional/internacional esse ano…

    Sobre o Barrios: ninguém desaprende. O problema dele sempre foi físico não futebol. Se pararem as lesões a bola vai começar a entrar ao natural.

    Sobre Pedro Rocha: pode continuar perdendo 10 gols por jogo no Ruralito, mas quando a “cobra fuma” como na Copa do Brasil e Libertadores mostra o seu valor. Me serve. Antes isso que um caneleiro como o Barcos que se consagrava contra Figueirenses da vida e pipocava em jogos decisivos.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Bem lembrado, concordo.

    • Ilgo Wink

      Bah, pra que lembrar dessa ferida argentina?

      • Deny Camargo

        Porque lembro que no início do ano tinha bastante “viúvas” querendo ele no lugar do Pedro Rocha.

    • Nilton Oliveira

      Só de ler o nome do Barcos já me deu uma tristeza. E pensar que ainda tem os que desejam seu retorno.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    O Corneta do RW é um bom banco de dados e hoje nos traz à lembrança de mais algumas verdades que alguns sempre esquecem ao criticar certos jogadores quando surgem no Grêmio.

    Eu acho que o Arthur é um bom volante, o Thiery um bom zagueiro e vejo que os dois são jovens e ainda vão crescer muito ”aprendendo” na rotina do futebol com muitos treinamentos e orientações, pois tem muito potencial e talento.

    Hoje o Ricardo Wortmann nos fez lembrar de alguns detalhes como o Ronaldinho Gaúcho no banco para jogar o Makelelê, Lucas Leiva que ficava no banco pro Sandro Goiano jogar em 2005 e 2006, Douglas Costa que Roth segurava no banco pro Herrera ou Morales jogar, o Fernando que Luxemburgo brecou usando o Adriano em 2013, o Wallace em 2014 preterido pelo Felipão que usava sempre o Felipe Bastos, e agora temos o Éverton que é preterido pelo Renato usando o Fernandinho, o Arthur pelo Michel, e isso são situações de dentro do futebol que eu respeito, mas não aceito mesmo estando o time num bom momento, pois o Arthur está voando.

    Já o Thiery terá um futuro brilhante na zaga sem dúvida nenhuma, mas hoje é banco do Pedro Geromel ou Walter Kannemann que formam uma das melhores duplas de zaga da américa na minha opinião.

  • gremiocampeaomundial

    Não gostei do que vi ontem.

    Nem vou entrar no mérito das quatro linhas (onde o time não foi mal e as coisas até deram certo) mas achei temerária a postura de entrar com reservas. Não era nem pra escalar misto, quanto mais time reserva. Perderam o juízo?

    “Aaah mas se bota titulares e perde pro Noia voces reclamam igual” – “vocês” uma vírgula! EU não esqueço hoje o que defendi ontem. Se estiver errado, reconheço, mas não mudo discurso por conveniência!

    Defendi o Bolzan quando se insurgiram contra ele por causa dos “quatro Bolaños” (e continuo defendendo). Defendi o Bolzan quando o questionaram por promover e depois “desprezar” a Primeira Liga (e continuo defendendo, torneiozinho de quinta a gente ganha quando – e SE – valer algo). Mas não vou defender o que acho errado. Graças a Deus não tenho rabo preso com ninguém e meu único interesse é o bem do GRÊMIO!

    A crítica que eu tinha pra fazer era hoje. Domingo, com vaga ou sem vaga, não vou criticar de novo – pq pra mim esse torneiozinho não vale NADA! Torneio de cartas marcadas, organizado por um conselheiro do rival, e ainda corremos o risco deles nos desfalcarem caso joguemos a final contra eles – aliás, AÍ SIM é que é pra escalar reservas, scheiße!

    • Ilgo Wink

      Outro que não vai festejar o título do gauchão

  • Ilgo Wink

    ‘Espero que aqueles que questionaram a opção, de momento, pelo Gauchão sejam mais tolerantes e mais humildes, admitindo nem que seja por instantes que esse pessoal que está lá no clube sabe o que está fazendo, e que merece um voto de confiança.”

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Ilgo Wink, não cutuque esse pessoal sem tolerância e sem humildade nenhuma, pois apesar de serem apenas uns 3 ou 4, quase me lincharam porque eu tive a petulância de provar meu Gremismo ao apoiar o Bolzan Gestor e Renato Treinador nesses bons anos de 2016 e 2017.

      Mas eu sempre os perdôo, mesmo sabendo que estas picuinhas ridículas nos levaram a 15 anos numa seca de títulos porque a culpa sempre foi do ”planejamento”, mas sem dinheiro é muito difícil fazer futebol desde 2003 e 2004 no Grêmio e parece que hoje existe uma gestão de verdade no clube.

      Mas ainda precisamos melhorar em vários aspectos e o caminho dos acertos é esse aí, pois mesmo com muita austeridade e poucas receitas, os acertos são bem visíveis embora alguns teimam em insistir nas criticas.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Já sei. Um dos fakes é o próprio Romildo!! Te pegueeeei, presidente!! Tamanha auto defesa e auto gabolice não seria mera coindencia…