Grêmio perde por falta de ataque

A pobreza ofensiva do Grêmio é a maior responsável por essa derrota ridícula para o Botafogo. O time carioca estava pedindo para perder, e perder de goleada. Durante a maior parte do tempo o Grêmio teve o controle do jogo, dominou o meio de campo e chegou com facilidade na frente.

O Grêmio foi como as ondas do mar, que avançam com força, levando tudo pela frente, para acabar minguando na areia. O Grêmio murchou quando chegou na grande área do Botafogo.

André Lima, que cresceu um pouco com a entrada de Júlio César, voltou à sua cruel realidade de centroavante limitado, cuja maior virtude parece ser como zagueiro nas cobranças de escanteio na área gremista. André Lima sem dois laterais (ele deve sentir uma bruta saudade do Jonas) que metam bola na área a todo instante é uma calamidade como centroavante. Brandão, com menos tempo de jogo, já fez mais do que ele.

Se Roth não pipocar, Brandão começa o próximo jogo.

Agora, no tópico anterior, eu destaquei a falta que Júlio César faria. Esse rapaz, o Bruno Colaço, é um jogador limitado. Ele até marca bem, é esforçado, mas ofensivamente ele é fraco. O Grêmio sentiu muito a falta de Júlio César.

E também a de Mário Fernandes (a seleção brasileira comprovadamente faz mal para alguns jogadores). Mário em nenhum momento tentou a jogada individual quando nas proximidades da área, e essa é uma forte característica sua. Foi burocrático, indiferente. Não ousou.

Outro que jogou como se fosse um escriturário foi o Escudero. Normalmente, ele pega a bola e parte pra cima. Em meia dúzia de vezes ele chegou a dois metros da área e em vez de tentar o drible até pra cavar um pênalti ou uma falta optou para abrir a jogada para Colaço. Quer dizer, Escudero se escondeu, não teve coragem para arriscar.

Roth errou ao mante-lo em campo, preferindo sacar Maquinhos.

Um dos raros lances de ousadia e criatividade foi protagonizado por Douglas, no final do primeiro tempo, quando ele pegou a bola em frente a grande área, tocou na frente e foi derrubado. Lance pra cartão amarelo que o juiz manteve no bolso. Douglas foi o que mais ousou, mais arriscou. Mas ele sozinho não ganha jogo.

Celso Roth fez a sua parte. O Grêmio teve o jogo sob controle. A marcação foi boa, Victor quase não trabalhou. O time chegou com facilidade na frente. Mais do que isso um técnico não pode fazer. Por exemplo, tem como André Lima ser mais do que é? Colaço jogar mais do que joga? Escudero ser mais objetivo e preciso nos passes?

Perder faz parte, mas perder com gol de Loco Abreu?

Por fim, repito o que escrevi durante o jogo no twitter: o ataque (ou a falta dele) já derrubou Renato, derrubou Julinho e agora pode derrubar até o Celso Roth.

Só não derruba o responsável maior por tudo isso.

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    Ilgo; já são crônicas as deficiências do Grêmio. Observei com atenção à partida do Grêmio B e Rodolfo é fraco. O Dener que falavam não saber cruzar cruzou uma bola e Mamute mergulhou marcando o gol gremista. O Inter tem uma equipe mais consolidada e terminou empatando. Faltou conjunto ao grupo gremista e alguns jogadores estão sem ritmo de jogo como Mithyuê e Spessato. O Zero a esquerda foi o atacante Wesley. Parabéns ao Inter pela transmissão do Grenal.

    O Botafogo pedia para perder e os inoperantes não acertavam um mísero chute. Não consigo entender como ainda se mantém no grupo jogadores como Rochemback e André Lima. Tive de sair ao final do jogo e não vi repetições do gol do Loco. Pareceu-me que Marquinhos e Edcarlos não conseguiram segurar o jogador que deu o merengue para o Abreu. Collaço não subiu muito e quando ia subir olhava para o Rotho. Mário não venceu nenhuma disputa. Para mim o mais efetivo em campo foi o Fernando e o pior o André. Notei a tarde e agora a noite que os jogadores do Grêmio perdem as jogadas de velocidade. À tarde Siloé voava em campo e ninguém conseguia acompanhar. Parecia uma Ferrari passando por um fusquinha. Até o Fernando que tem uma resistência enorme não tem velocidade. Gostei do atacante Ruan que veio do Sport. Tem velocidade.

  • Marcos

    Ilgo, sabe o que é mais triste de ler no teu comentário? Parece que tu escreve completamente conformado com a situacao e a qualidade (falta!) do time tricolor. Parece que é normal (nos últimos anos sim) o Grêmio passar por dificuldades e estar sempre de namorico com a segunda divisao. Gostaria de ver algum jornalista gaúcho, de preferência gremista, empenhado em realmente tentar saber o que se passa dentro da sala da presidência do Tricolor. Digo, gostaria que alguém me dissesse que a situacao pela qual o Grêmio vem passando há algum tempo é simplesmente falta de competência, mesmo, para administrar uma clube ou se tem algo mais, como o uso da instituicao em benefício próprio. Sinceramente, é muita falta de competência, ano após ano para ser só esse o motivo do processo de apequenamento que o clube passa. E sempre os mesmos lá, no comando.
    Até quando?

    PS: Até acho que alguns jornalistas sabem o que se passa dentro do Grêmio, mas nao divulgam por um motivo que eu desconhenco. Estou paranóico?

  • ROBERTO

    COMO DIZ O CACALO,TUDO ESTA NO SEU LUGAR,MAIS UM ANO O GREMIO LUTANDO PRA NÃO CAIR.E PENSAR QUE O ARROGANTE ODONI CHEGOU A FALAR QUE ESSA BABA DE TIME CHEGARIA A LIBERTADORES..!!!!

  • Não caindo já será o grande título do Grêmio!

    Pelaipe, disse algo muito coerente ontem: “NÃO PODEMOS ESPERAR ATÉ DEZEMBRO”. Gosto do Pelaipe, ele conhece o mercado, conhece os jogadores, sabe buscar os caras certos. Pelaipe e Rodrigo Caetano formaram um time muito competitivo em 2007, quando fomos vice da LA, mesmo com uma crise finenceira grande que o clube vivia.

    Se PELAIPE tivesse no Grêmio desde setembro do ano passado, quando ODONO foi eleito, certamente teríamos sorte melhor nesse ano, que finda como os outros… NADA DE BOM!

  • Hillary

    Esse Denielson deve ser parente ou clone dum tal de Carassai que escreve no blog Tricolor, pq sofre do mesmo mal de não enxergar o obvio;Pensar que o tal de pelaipe é esta maravilha toda só pode ser cegueira braba.Como bem disse um torcedor na Radio Guaiba ontem ele é um gangster que de graça já era caro, pagando então é jogar dinheiro pela janela…e ainda entao pensando em renovar com esta nulidade chamada edcarlos, ai o suicuidio é uma obrigação.

    Quanto ao roth, tudo já foi dito a unica surpresa é que agora que esta envelhecendo, o refri não é mais de 2 litros, agora é de 600 ml.o gás termina beeeem antes…..

  • Carolina

    O Grêmio pra mim é uma grande decepção. Só isso que ele dá aos seus torcedores. Não almejamos mais nada, ou melhor, a única coisa que almejamos é não cair pra segundona. Isso é pensamento pra um time que outrora já foi campeão do mundo?

    Aliás, é isso que parece faltar ao Grêmio: vontade de vencer. O discurso da direção e jogadores sempre é muito bonito, mas infelizmente da boca pra fora. Ninguém parece querer ser vencedor ali, e sim apenas ir empurrando as coisas com a barriga para no final do mês receber seu rico dinheirinho.

    E a torcida vai engolindo tudo isso. Fazer o quê? Não sei mais.

  • ilgo

    Marcos, a má notícia é que vc tá paranóico. A boa notícia é que eu
    também estou, e não estamos sozinhos.

    Eu não to conformado. É que eu escrevo um blog há tempo. antes era
    ilgowink.zip.net, se nao me engano.
    o material que escrevi está lá, ou deve estar, até vou dar uma olhada.
    escrevo há anos sobre a incompetencia aliada a interesses outros que a gente
    suspeita, mas não prova.
    eu não estou conformado.

    eu aponto o que considero errado, elogio o que considero certo, mas nao sou o dono da verdade e muito menos teho poder de decisão.
    Se dependesse de mim, por ex, Autuori não teria sido contratado naquele ano.
    Mas esse foi apenas um dos tantos erros que sucessivas direções vêm cometendo.

  • Walter

    Chega ser bizonho….tomar gol de loco abreu.

    Borges goleador do campeonato…

    Jonas sair de graça…

    Que prezepada, palhaçada….

    Ilgo, estou com você é impossivel ganhar sem ataque.

  • Francisco Coelho

    Enquanto isso pela B:

    13 GOLS
    Náutico – Kieza
    Ponte Preta – Ricardo Jesus

    Pela A com o Grêmio pagando parte do salário:

    18 GOLS
    Santos – Borges

    Marquinhos tem melhor aproveitamento nas faltas mas quem bate é Douglas e Rochemback. Vai entender…

    Só deveriam liberar os jogadores após marcarem 8 gols em 10 chutes da intermediária nos treinos. Teria gente morando no gramado.

  • Chicoelho

    pessoal, esperaí q vou ali em João Pessoa buscar um refri com batatinha frita e já volto.
    HUÁ, HUÁ, HUÁ

  • Hillary! Apenas para ciência não tenho nenhum parente que escreve em qualquer outro blog no mundo!

    Não disse que amo o PELAIPE, afirmei que gosto dele porque sabe observar o merado e qualquer pessoa com um neurônio funcionando consegue entender isso perfeitamente, então já que és o Sr. da VERDADE ABSOLUTA, lê novamente e compreende bem, antes de sair falando as coisas fora do contexto que foram postas.

  • Rafael M.

    O Pelaipe entende de futebol. Se é gangster, não sei. Não tenho como comentar sobre isso.
    Essa arrancada do Grêmio me lembrou a história da vela que ilumina mais antes de apagar. Não acho que vamos cair pra b, mas o rendimento em campo não deve ser muito melhor que esse de ontem. O time parecia sem força física.
    O Collaço é aquilo mesmo. Voluntarioso, não se esconde, marca razoavelmente bem, mas não sabe apoiar. No primeiro tempo, ele recebeu sozinho na esquerda, olhou pra área, olhou pra bola, olhou pra área, ensaiou uma corridinha tipo roberto carlos e mandou pra arquibancada. Não passa de um bom reserva.
    O Grêmio não tem sequer um atacante de lado. Fora isso, o Marquinhos joga muito pouco.

  • neura

    hehhe, o que não a faz a NEUROSE dos mil personagens, hehehe
    Ele pergunta, ele mesmo responde, ele xinga,ele mesmo revida, huá, huá, huá.
    E se perde, ÓBVIO,com tantos(as)personagens… vejam essa:
    Ele mesmo repsondendo p ele como se fosse “HILARY…’já que és o Sr. da VERDADE ABSOLUTA, lê novamente e comp..’…”.
    Viram, o SR. Hilary ´e o Sr., huá, huá, huá

  • Thanks a lot for the article.Thanks Again. Awesome.

  • I cannot thank you enough for the blog article.Really thank you! Really Great.