Grêmio perde e aumenta preocupação

Perder para a Chapecoense em casa é deprimente; perder jogando mal, quase sem exigir o goleiro rival, é preocupante; e, por fim, perder num momento como este, às vésperas de uma decisão pela Libertadores, objetivo maior, é assustador.

Então, perto de mergulhar no poço da depressão, não vou reagir como alguns nas redes sociais e na mídia tradicional, questionando e, pior, atacando asperamente decisões tomadas pela direção e pelo treinador.

O Grêmio se planejou para ter um time competitivo na Libertadores, especialmente no mata-mata. Ouvi alguém criticando, numa potente emissora de rádio, o planejamento do clube porque justo na hora decisiva o time não contava com seus dois melhores jogadores, Luan e Geromel.

Quer dizer, ter jogadores lesionados é falta de planejamento. O Grêmio fez de tudo para poupar seus melhores atletas. Falta de cuidado não foi. O papel, a tela e o microfone realmente aceitam tudo.

Nesse jogo contra a Chape, o técnico Renato achou por bem testar Jael, até porque é preciso saber exatamente com quem contar nos momentos decisivos. Tem gente criticando essa decisão. Outros queriam Arroyo – aliás, já no jogo anterior contra o Botafogo teve gente pedindo o equatoriano.

Eu estava curioso para saber se Arroyo é o ‘cara’, como pensam alguns, e também porque chegou o momento de sabermos que tipo de contribuição ele pode dar. Ele entrou no segundo tempo e o que eu vi foi um atacante dando toquezinho pra trás e para os lados. Nenhuma investida sobre o marcador, o drible, a penetração. Nada.

Saudade de Pedro Rocha. (suspiro!)

Pela amostra, pequena, é verdade, esses dois não me convenceram de que podem mudar uma partida enroscada. Mas, é o que a casa oferece.

Penso que o jovem Patrick, com toda a sua inexperiência, acrescenta mais ao time que essa dupla aí de cima. O guri entrou no lugar de Ramiro, foi pra cima,mostrou forte personalidade. Foi mais atrevido que o experiente Arroyo, com seu futebol burocrático.

Então, o Grêmio perdendo por 1 a 0 (a dupla de área reserva ficou naquela de ir mas não foi, e o atacante arriscou, gol) contava para reagir com Arroyo, Patrick e e Lucas Barrios. O melhorzinho dos três foi o guri.

Outra coisa que me preocupa: quando Fernandinho é o atacante mais perigoso do time é porque algo está errado, muito errado. E Fernandinho foi de novo o melhor atacante do time. Barrios segue devendo.

O jogo deste domingo na Arena já passou. O Brasileirão já passou. O Corinthians ganhou – gol com o braço direito de Jô, na cara do árbitro auxiliar – e o campeonato está decidido.

Dez pontos de diferença sobre o Grêmio e 12 sobre o Santos (ninguém vai reclamar que o Santos está prejudicando o campeonato por ter jogador com time reserva sábado?)

Ah, dos dez pontos de diferença, seis referem-se a Avaí e Chapecoense, com o Grêmio jogando praticamente com força máxima. Na Arena!

O negócio, mais do que nunca, é pensar na Libertadores, focar no jogo contra o Botafogo. E é aí que me bate quase uma depressão.

Não sei se Luan vai jogar. O fato é que ele precisa jogar. O Grêmio precisa dele, mais até do que de Geromel, ao menos para o jogo de quarta-feira. Claro, eu gostaria de ver os dois em campo, desde que realmente recuperados.

O Botafogo vai complicar, disso não tenho dúvidas, mas nem tanto por ele, e sim pelo Grêmio, que já não transmite aquela segurança e confiança de algumas semanas atrás.

 

Se gostou, compartilhe!

  • Ricardo Gomes

    Caro Ilgo, eu vi um Grêmio (pelo menos no primeiro tempo) fazendo o seu jogo: Trocando passes, rodando a bola, buscando abrir a defesa da Chape. Alguns jogadores estavam claramente com a cabeça na quarta: Arthur visivelmente se poupou e a reposição para as perdas não está a altura. Fizeste menção a isso: Fernandinho foi o que mais tentou, mas além de estar sem companhia (Éverton não jogou nada, Barrios entrou e nada fez, Jael nem vou falar, não é necessário testar um centroavante grandão de 28 anos com o currículo do Jael, ele sequer deveria ter sido contratado), está muito longe do PR32. Muita bola alçada na área também. Olha, meu maior medo é que com uma eliminação na quarta ou caso não ganhemos o Tri, bem, é que a gritaria que já surgiu nas redes sociais hoje ganhe força: “Precisamos do Grêmio raçudo, Grêmio não é esse toc-toc, precisamos de volantões geandões e machos que imponham respeito, não baixinhos como Arthur, precisamos do Centroavantão para a hora que a bola não entra”. Bah, o que nos tirou da fila foi jogar futebol e matar o Sinpof. Jogar futebol sempre vai ser a solução. Mas precisamos de jogadores para manterem o padrão. Sou mais seguir descobrindo PR’s e apostando neles. Patrick é a bola da vez.

    • Davi Calil

      Bah, ta loco né. Junto com isso vem aquela seca de títulos. E rebaixamentos como o do rival ano passado. Que os deuses do futebol nos livrem dessa. Porque a terra arrasada, por parte de grande parte dos torcedores, mas principalmente da IVI, que tá louquinha pra que isso aconteça, vai ser grande. Transformarão o Grêmio no IBIS. Planejamento, Renato, Romildo, até nossos craques Arthur e Luan serão atacados. Não podemos permitir.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Davi, o Ricardo aí tem plena razão, pois nos chamam de chapas brancas porque apoiamos o clube nos momentos de acertos e é evidente que vamos criticar quando precisa, então, eles são os chapas pretas que são minoria e foram atingidos pela IVI porque não conseguem enxergar ”nada” de positivo no Grêmio desde que o Paulo Odone saiu em 2012 e se deixam levar pelo eterno pessimismo com fogo amigo e a desculpa que estão querendo ”ajudar”, mas isso são apenas ”teses”.

        Nos momentos de ótimos jogos e várias vitórias em sequência e muitos elogios do Brasil inteiro ao time e ao bom Treinador Renato, eles se mandaram daqui porque não aguentaram ”o tranco” e as verdades.

        É evidente que queremos mais, precisamos melhorar, manter o ritmo e o nível, mas na cabeça oca dessa gente estará sempre TUDO errado, pois cheguei a ler aqui, PASME, que são os jogadores que são inteligentes e estavam ”querendo” jogar bem, vencer, dar espetáculo, etc, mas isso vindo de urubus de tocaia, não soma nada, amigo.

        Davi, é evidente demais que ”a grande parte” dos torcedores acreditam e apoiam o Clube neste momento, pois é isso que devemos fazer ”antes” de criticar na hora certa. Que venha o Botafogo.
        Abraço e boa semana.

  • Juninho Street

    Chateado…….

  • Pedro de Lara

    “Não fizemos nada para ganhar o jogo”, critica Renato.
    A volta melancólica do “eu ganho. Eles perdem”.

  • Serrano

    Diagnosticaste bem, Ilgo: Fernandinho vem sendo nosso atacante mais incisivo. Aquele que tem tentado chamar a responsabilidade.

    E isso é mau sinal. Muito mau sinal.

  • Lillian Moraes

    Nestes últimos dois meses, desandou a maionese.
    A Arena passou a ser o grande palco dos nanicos se consagrarem (não falo de Ramirinho e Artur, mas de timecos como Huachipato, Avaí, Chape e outros ainda menos cotados).

    Mas seguimos o mantra chapa-branquista segundo o qual temos o melhor futebol do Brasil, vamos humilhar o Real Madrid, nosso treinador é The Best, os cocôs estão na segundona (já tivemos o melhor site, o melhor ônibus e assim por diante; só muda a época).

    Que bom que está tudo tão bem. A América e o Mundo são nossos, a Arena é dos nanicos que vem aqui brincar de jogar futebol .

    • Rodrigo Mello

      Senhora. Entendo sua chateação, mas chapa branquismo ou não não influencia em nada, não é pq alguém torce a favor ou contra que muda muita coisa. A coisa simplesmente desandou independente de chapa branquistas, estes são Gremistas tanto quanto os que acham que tá tudo errado, cada qual de sua maneira. Atingimos o ápice tecnicamente e fisicamente muito cedo, se as decisões fossem naquele período, uma taça PODERIA estar no armário, porém infelizmente perdemos o folego e todos estão tristes, não precisa desmerecer as pessoas que apoiam, chateados todos estão, mas o Esporte tem disto, não é perfeito e não tem fórmula mágica. As vezes fazemos tudo o que achamos que é certo, mas do outro lado também existem pessoas lutando pela mesma coisa. Existem coisas que fogem de qualquer planejamento, lesões por exemplo são impossíveis de se prevenir. Se o Grêmio perde todos nós perdemos, o chapa branca, o que acha que tudo tá sempre errado, o que gosta,o Koffista, o Odonista, o grupo tal, todos. Só quem fica feliz são os Colorados.

      • Ilgo Wink

        parabéns

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Grande resumo e verdade do que é chapa branca e chapa preta. Concordo.

  • Davi Calil

    É isso aí Ilgo. Fui um dos que pediram Arroyo, na esperança do algo mais. Entrou e não fez nada. Quem mostrou foi esse guri, Patrick, jogador que mais se aproxima em característica com Luan, tem futuro, deve ser mais testado. Aproveitar as férias que o Brasileirão nos deu. E que o planejamento implorou desde a 3 rodada do primeiro turno Só não cobro dos centroavantes, Barrios e o Cruel. Nosso time não faz chegar a bola neles mais. Sem Douglas e Luan, o ataque pereceu. “Saudades Pedro Rocha”, diz tudo né.

    • Ilgo Wink

      Se a gente se mixar pro Botafogo é bom sair logo, porque mais adiante tem coisa pior

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Nada disso, vamos passar quarta-feira com 56 mil pessoas e sem pênaltis. Acredite nisso.

      • Davi Calil

        Aí é que tá Ilgo. Eu acho que não tem coisa pior. Dos times que eu vi, tirando o Jorge Wilsterman e Botafogo, todos jogam pra frente e tem limitações na zaga. Santos o que salva é o goleiro que tá na fase e quase todo jogo é o melhor da partida. Há times melhores, é claro, Santos ou Barcelona, River e San Lorenzo. todos são mais time que o Botafogo. Mas não me preocupam pelo estilo de jogo. Grêmio costuma se dar bem contra esses estilos. Tenho mais receio quarta, e a maldita retranca. Se passarmos, começo a acreditar de fato no TRI da América.

  • Alexandre

    Se esse jogo serviu para algo, foi para mostrar para time e torcida que contra o Botafogo é fundamental ter paciência.
    Hoje, abusamos de cruzamentos, passes longos, chutes de longe com pouquíssima chance de acertar e jogadas pelo meio, tabelas ou individuais, justamente onde havia mais defensores deles.
    Quarta, paciência é a chave para conseguir penetrar na defesa carioca, mesmo que isso signifique ficar tocando a bola por muito tempo, a fim de achar o espaço para finalizar. A torcida terá que entender que apressando o jogo através de cruzamentos ou lançamentos, diminuirá nossas chances de chegar ao gol.

    • Ilgo Wink

      Com Luan a bola passa por ele
      Sem ele, tudo fica mais complicado

      • Alexandre

        Sem dúvida. Sem o Luan tudo fica mais difícil, ainda mais que já não temos mais o PR e jogadores importantes não estão jogando nada, como Ramiro e Barrios.
        Mesmo assim, o time não pode se desfazer da bola como ontem. Se tiver que ficar tocando bola pro lado, que seja. Uma hora a defesa deles vai errar, se posicionar mal. Tem que ter paciência.

  • Patrick

    Ilgo,
    Reproduzo aqui meu comentário feito no Blogremio.

    Acredito que nossas últimas atuações com nível um pouco abaixo se dão pela falta de um jogador que arme e organize nosso ataque. A mecânica do nosso time vencedor tem desde 2015 um jogador central que arme as ações ofensivas. Torço muito para que Luan esteja disponível para quarta.

    Apesar do tropeço de hoje sigo confiando no trabalho preparado para quarta.

    Em tempo: Muitos comentaram que no último jogo o Renato errou em não colocar o Arroyo, que se entrasse Arroyo a vitória viria ao natural… hoje fiquei com a sensação de que ele ainda precisa de tempo de adaptação, não será nossa solução imediatamente.

    • Ilgo Wink

      Tem gente que sempre pede o jogador que está fora como ele fosse salvar a pátria. Arroyo até agora não mostrou futebol para ser titular
      O Luan faz muita falta, assim como o Maicon

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Mas Arroyo precisa de mais tempo, Ilgo. É cedo e eu acho que ainda vai dar um bom caldo.

  • Propostainutilprodouglaschina

    Grêmio com a saida do pedro rocha perdeu a qualidade do jovem isso é obvio.
    Planejamento foi otimo porem com a venda de uma peça importante destruiu tb todo o planejamento, emprestaram lincoln e liberaram gaston e bollanos achando que douglas dps de 6 meses lesionado iria voltar sem sentir lesão ( um grande jogador porem no quesito fisico é 0 ) estava gordo e sentiu correndo.

    infelizmente voltamos aos tempos antigos onde ninguem chuta e ficam tocando a bola entre si iguais gentlemans
    barrios jogou 180 minutos pela seleção e no que voltou pro time sentiu fisgada num jogo da LA? algo ta errado

    e eu ainda sinto a saida do valdyr espinosa pelo jeito ele não ficava so coçando o saco

    • GremioSempre

      Beii não vou nem ver o jogo contra Botafogo tua depre e negativismo contaminou …. Saravá .

      • Propostainutilprodouglaschina

        negativismo proposto pela propria direção se for ver nos pontos em que foquei..

        • Ilgo Wink

          Lincoln não estava jogando nada. E nada acrescentaria.
          Gaston só queria ir embora
          Bolanos só pensava em outras coisas
          Douglas fora até o ano que vem
          Culpar a direção por isso é um exagero, uma injustiça
          A venda do Pedro Rocha era obrigatória. Tivemos sorte que não foi o Luan também

          • Lucio

            Ilgo, Lincon, Gaston, Miller nunca saberemos se acrescentariam alguma coisa neste momento, mas claro seriam opções melhores e mais interessantes que as que temos e isto não muda o fato que mandamos embora 3 meias e não trouxemos ninguém. Então eu coloco na conta da falta de planejamento, da direção sim. Agora o Renato tem que se virar com Léo Moura e Fernandinho no meio…

          • Fabiano SC

            Concordo plenamente.
            E também acho que houve erro de planejamento físico, pois parece que Leo Moura, Cortez e Ramiro estão esgotados; me parece que atingimos o ápice em maio/junho, o que seria perfeito até o ano passado, neste, com as copas durando o ano todo, erramos.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Lucio, com certeza absoluta no início do ano a direção ”contava” com esses três: Douglas, Lincoln e Miller, mas com a lesão de Douglas, os rolos do Miller e o fracasso do Lincoln, fomos buscar o Gaston que pensava ser ”ele” e mais 10 porque não aceitava o que você disse aí, ser um jogador de grupo ou reserva.

            Amigo, com quantos jogadores (e dinheiro) tu achas que se faz um grupo profissional: 100 ou 150 ????? Vamos devagar com o andôr, Lúcio, nem a Crefisa acerta com os bolsos cheios.

          • wilson santos

            Mas Ilgo, cabe também a direção administrar os problemas com jogadores da melhor forma possivel. Será que fizeram isso?

            No momento decisivo, escurraçaram o Espinoza, embora afirmam que não estava fazendo nada, mas poderia conduzir a situação até o fim de ano para não tumultuar o ambiente.

            Dispensaram, Gata e Lincoln, que podiam servir pra grupo nesse momento.
            Ahh, o Gata queria ir embora, mas porque ele queria? Será porque não tinha oportunidades no time?

            E o Lincoln, emprestado pra time de segunda divisão turca, quando podia emprestar a algum time brasileiro para acompanhar de perto sua evolução.

            O Miller sim, parece que nao tinha jeito.

            E será mesmo que não havia condições nenhuma de chegar ao fim do ano sem vender seu melhor jogador?

            E o DM que não recupera ninguem, continua firme e forte.

          • Ilgo Wink

            O DM é um problema

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Tu esqueceu as lesões do Maicon, Geromel, Bárrios …..
            É Ilgo, como é fácil cornetear nas derrotas do time e esse ”fogo amigo” muitas vezes é burrice de quem defende apenas a sua ”tese”, e não aceita opinião contrária, Que fase. Oremos ….. !!!!!

          • Fabio Scheffer

            Realmente o Lincoln nunca se firmou e o Miller apesar da enorme qualidade não estava com a cabeça por aqui.
            Mas a dispensa do Gata me intriga.
            O argentino mostrou certa qualidade quando atuou e sua não utilização as vezes me parecia até má vontade do Renato com ele.
            Sabendo que o Douglas dificilmente volta bem esse ano, achei muito mal administrado essa situação que simplesmente o grupo orfão de meias.

          • gremiocampeaomundial

            Em ALGUNS dos casos citados, pode-se criticar os riscos envolvidos.
            Por outro lado, é necessário arriscar. Quem critica tem sua razão, mas eu apoiei e apoio.
            Exceto Gaston, que é torcedor confesso do Estudiantes, e só jogou bola direito lá
            Miller eu apoiei, mas acreditava mais na capacidade da gestão em recuperar na marra. Ninguém é perfeito. Bola pra frente, o jogo segue.

            Com os demais pontos estou em pleno acordo.

        • GremioSempre

          Pelo que só vejo de você foco é continuar secando …. se Grêmio ganhar a LA era bom você comprar passagem pro congo.

      • Ilgo Wink

        Saravá tucufum

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Velho Gremista, o Espinosa foi uma invenção do Dr. Preiss com intenção de homenageá-lo e desde que chegou ele estava absoleto e se negando a fazer os trabalhos de prospecção na base. Durou muito ainda até agosto.

      Ele foi parte integrante do nosso ano de ouro em 1983, mas depois disso, tirando um bruxismo no Botafogo de 1989 que levou o time a um título após 21 anos, o histórico dele é um grande fracasso por onde passou. Fatos.

      Ele saiu literalmente porque o que mais fazia após ”passar no banco” dia primeiro de cada mês as 10h01m era exatamente ”coçar o saco”, portanto, não sinta nada com a ausência dele, pois foi um devaneio do Diretor.

  • wilson santos

    Time fiasquento.
    Todo jogo que antecede a LA eh essa porcaria, perdem com reservas e perdem com os titulares.
    Entram em campo só para cumprir tabela, vontade zero.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Pois é, e eu já sabia, Wilson.

      • wilson santos

        Pois é, se não passarem pelo Botafogo vão fazer o que da vida até o fim do ano?
        Vaga? Enfiem naquele lugar.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Amigo, é evidente que concordamos nos mesmos pontos, mas criticar tudo agora não vai resolver nada, pois o ”SE” não joga, SEnão o nosso time não teria ficado 15 anos NA FILA com críticas todos os dias. Relaxe.

  • Rezende

    Conceito de melhor muito estranho este do Fernandinho, todos dão a bola para ele e ele não devolve para ninguém.
    Bate falta na barreira e não deixa o Arroyo ou qualquer um cobrar, ele quer SEMPRE bater.
    É o “melhor” porque é o único que joga. Deveria ajudar a armar o jogo e faz de tudo para fazer O SEU.
    SE o Barrios vinha isolado ANTES porque com o Jael seria diferente ???
    O Grêmio de Renato normalmente não cruza bola na área, prefere sempre voltar e fazer mais taq-taq…
    E mesmo quando TENTA cruzar algumas bolas a mais de sua baixa média, como no jogo de HOJE, a incompetência ou mesmo a simples falta de força nos pés dos laterais para um cruzamento decente que passe a lateral da pequena área ou não cruze para o outro lado por excesso de força APARECE em todo esplendor…

    Com este ataque ridículo e sem Luan no meio, recomendo ao nosso treinador a treinar a cobrança de pênaltis com muito afinco até quarta para evitar a terceira eliminação por pênalti desta temporada.

    Se não retirar o Fernandinho do elenco o Renato bota o caboclo tranca-ataque para jogar…. EM TODAS…
    E o pior são os gremistas que o enxergam como melhor atacante do time…
    É um pesadelo que não tem fim e segue a fila de jogadores contratados e queimados por causa desse BONDE.

    • Mazito Tricolor

      Fernandinho tem sido o melhor sim, e o motivo é bem simples, é o único que quer jogar. O único que corre em campo, que sua a camiseta e que suja o calção. Se isto não é o suficiente, pelo menos é “alguma coisa”.

      • Ilgo Wink

        é isso aí Mazito

        • Mazito Tricolor

          Cuidado Ilgo, a ira de alguns contra o Fernandinho é tão grande que já estão criando blogs para falarem mal dele. Não satisfeitos ainda atacarão em grupo quem ousar publicar um comentário a favor do atleta. E ao serem confrontados com suas contradições, simplesmente apertarão a tecla DEL. É isto o que eles chamam de “resenha”. Oras, se não gostam de ouvir outras opiniões, deveriam ter esta tal resenha com o espelho, não é mesmo? Parabéns por ser talvez o único espaço em que um gremista pode apresentar a sua opinião de forma respeitosa sem ser censurado, aliás prática que vem se tornando tão recorrente em todos os campos da nossa vida atualmente, infelizmente.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Grande Mazito, não cutuca os ”tocaia” (kkkkk) ….. mas como sempre diz o ótimo Jacob da Prainha, ”é mais ou menos por aí”.

            Mazito, desde a conquista do penta o Renato perdeu Wallace, Douglas, Maicon, Miller, e agora não tem Geromel e Luan com Barrios e Ramiro a meia boca, mas a culpa é ”do” Fernandinho só porque ele é bruxo do Renato, amigo. Bah ….. é o que lemos por aí. Oremos.

      • Rezende

        O problema não é o Fernandinho, é o técnico que acha que sempre passa pelo seu peixe a solução…
        Ele não é e nunca será um craque, se fosse usado parcimoniosamente poderia até ajudar.
        Mais para manter o Fernandinho no time, várias vezes muda o esquema tático do time para 3 volantes e 3 atacantes para acomodá-lo e dar-lhe mais chances e mais chances.

        • Rodrigo Mello

          Ok, quem joga então, tu bem sabes que as opções são poucas, de fora é sempre mais fácil, mas ter o ônus de decidir é outra coisa. Arroyo não deu resultado esperado ainda, Miller ficou de frescura, La Gata encheu o saco pra pular fora, Lincoln ainda tá mais pra Bruno do que pra Luan, Everton, quando joga de titular não rende. Como solucionar este vazio? A gente fica possesso de raiva,mas da teoria à prática são outros quinhentos. Tu treina tudo o que pode chega na competição o camarada quebra, complicado.

          • Rezende

            Me responde uma coisa, o Fernandinho é ATACANTE, todas as vezes que ele joga como meia é um desastre PIOR que o Léo Moura.
            Um armador que não solta a bola e quer SEMPRE resolver o jogo sozinho É ÚTIL por algum acaso ???
            O negócio do Fernandinho é ficar na direita cortar para o meio e chutar a gol.
            É um jogador de uma nota só. Faz bem esta jogada e é só.
            Não me SERVE neste time e escalá-lo reiteradamente é um DESPERDÍCIO e não leva a nada.
            O problema gremista desde a contusão do Douglas era substituí-lo.
            Fernandinho SUBSTITUI o Douglas ? NÃO.
            Portanto meu caro toda vez nesta temporada que Renato escalou Fernandinho com Everton ou Pedro Rocha ou Barrios ELE ALTEROU o esquema tático do Grêmio para três volantes e três atacantes e em geral deu com os burros n’água.
            A MESMA idiotice que o Roger fazia…
            O esquema vitorioso do Grêmio sempre foi com DOIS atacantes, um meia de verdade (Douglas ou Luan) e um curinga flutuante meio meia/meio volante (Giuliano era meia/volante, Ramiro é volante/meia e na minha opinião Ramiro deveria voltar a ser SÓ volante e passar esta função de curinga ao Arthur).

            Arthur aliás, só chegou a seleção graças a fraqueza do tendão de Aquiles do Maicon.
            Sem o desconforto do Maicon simplesmente ele não teria as chances de se firmar que teve. Lembra o tempo que era só piscar e o Renato tirava o Arthur de campo passando o cachorro que o guri estava cansado, porque corria demais ???
            Pois é EU nunca caí nesta estória do amante de cascudo….

            E por mais que me doa dizer isto, se o Cortez não se moderar no ataque e parar de falhar nas ações defensivas (como no jogo do Vasco) ELE MESMO está pavimentando a volta do Marcelo Oliveira a lateral esquerda pelo Renato…

            Se o Renato não entender que como técnico ele tem a OBRIGAÇÃO de interferir quando OBSERVA que algum dos seus jogadores jogam demais mais para SI do que para a equipe e seus companheiros, ele não vai evoluir.
            Ou o cara joga para equipe ou sai mesmo o seu peixe esforçado…

        • Ilgo Wink

          Tu acreditas mesmo que Renato faz de tudo para proteger Fernandinho? A prioridade dele não é vencer, ganhar títulos, é proteger Fernandinho?

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Ilgo, desde a conquista do penta o Renato perdeu Wallace, Douglas, Maicon, Miller, e agora não tem Geromel e Luan com Barrios e Ramiro a meia boca, mas a culpa é ”do” Fernandinho só porque ele é bruxo do Renato, amigo. Bah ….. Oremos.

          • Rezende

            Fica com o Fernandinho até o amargo fim…

          • Rezende

            Renato pediu sua contratação, escala ele com os titulares quando falta alguém, com os reservas quando é misto quente ou frio ou amistoso.
            Só quando é grupo de transição 100% ele não joga.
            Gaston Fernandez, Miller, Lincoln quase zero chances.
            Fernandinho TROCENTAS chances.
            Como dizem os yankees “DO THE MATH” ….
            Faz as contas e diz que é só coincidência…
            Deixa de ser inocente só porque amas o Renato….

    • Ilgo Wink

      A culpa agora é do Fernandinho? Foi o único que tentou e conseguiu alguma coisa

      • Rezende

        PIOR cego é o que não vê ou não quer ver…
        SIM é culpa do futebol insuficiente do Fernandinho que teve todas as chances e mais algumas por DUAS vezes no Grêmio enquanto outros atletas nunca tem espaço.
        Nada é mais triste que um atleta que o Grêmio SABE que nem deveria jogar, fez de TUDO para que o Flamengo ficasse com ele e no final POR CAUSA do Renato, trouxe de volta um atleta que não tinha/tem/terá nada a dar ao Grêmio.
        Este tipo de RENDIÇÃO da diretoria de um clube ao seu treinador que mostra quão fraca é a convicção de seus dirigentes.
        Odorico Roman cansou de reproduzir no seu Blog a história de Jamir-Filipão-Koff de como o terceiro vendeu o primeiro porque o segundo insistia em escalá-lo.
        Pena que como dirigente não tenha coragem de fazer o mesmo em relação a Fernandinho…
        OU PIOR acha que ele é bom e ajuda o Grêmio…

        TUA observação é ainda mais triste, o TUDO que ele fez/tentou foi atrapalhar a dinâmica do jogo, prender demasiado a bola e não deixar os demais jogarem.
        Ele pouco faz e é SEMPRE a solução do Renato seja no time titular, alternativo ou no amistoso com time uruguaio. SEMPRE ELE e é um parto para o Renato tirá-lo do time.
        Antes saía o Pedro Rocha, agora é o Everton e Arroyo.

        TÔ de saco cheio de ver este perna de pau, com ou sem o pé invertido, com griffe e cabelo “Boi-Lambeu” jogando no meu time…

  • Ricardo

    Como é que o Thyere virou jogador profissional? Eu nunca vi um zagueiro tão ruim na vida. A facilidade que os adversários passam por ele é impressionante. E o gol foi um chute em cima dele.

    • Ilgo Wink

      Bressan e Thyeri juntos é pedir pra perder. Mas é o que temos
      Quando escrevi aqui que a direção errou ao não contratar um terceiro zagueiro de alto nível levei pau

      • Fabiano SC

        No mínimo Thyere é o zagueiro mais azarado do mundo, pq tomamos vários gols em que a bola desvia nele e tira o goleiro da jogada….

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Tens razão, Fabiano, mas acredito que falta de ritmo de jogo atrapalha demais nessas horas.

          • Fabiano Adamy

            Amigo Copião, com o passar das horas e a aproximação de quarta-feira a tensão vai chegando, gostaria de ter a tua calma e teu otimismo – e do Ilgo – para confiar na passagem tranquila de fase. Acredito, confio, mas com muita preocupação pelo nosso rendimento dos últimos jogos.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Sim, é evidente que pelas lesões, suspensões e a venda do Pedro Rocha o time sentiu uma queda de rendimento nos últimos jogos, mas eu confio na capacidade e estrela do Renato.
            Outro fator, amigo, é que não vi nenhuma Brastemp nesse time do Jair Ventura e creio muito que na Libertadores pelos históricos, a camisa pesa e mesmo com alguma preocupação, estou muito confiante.

        • Ricardo

          É ruindade mesmo. Ele não sabe bloquear um chute, se vira de lado com medo da bola…

  • Luis Augusto Waschburger

    Vou resumir o que penso em uma frase:
    Sem Luan, o Grêmio é um time comum.

    • Ilgo Wink

      Sim, mas o Maicon tá fazendo uma falta enorme também

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Com a chegada do Renato o Pedro Rocha acertou o pé, mas perdemos o Douglas pifador em fevereiro e também o Maicon mais adiante, e eu queria muito ver o Doga e Bárrios jogando juntos, pois acho que o Bárrios iria se fartar de gols e essas lesões não poderiam estar ”no planejamento” que alguns colegas nossos aí tanto falam que foi feito errado. Imagine Michel, Arthur, Ramiro, Douglas, Luan e Bárrios juntos em sequência. Seria um sonho.

      • Luis Augusto Waschburger

        Desde que, com o Luan em condições, ele entrasse no lugar do Ramiro.
        Será que seria esta a opção do treinador?

  • Daniel Scherer

    Melancolia é a palavra que expressa o meu sentimento neste momento do ano.
    Tenho a impressão que o time perdeu o foco, virou o fio, sei lá. Fato é que perdemos jogadores importantes e a reposição está muito, mas muito abaixo. Claro que ninguém prevê lesão de jogador, mas até nisso parece que o bom momento passou. Ficar lamentando jogador que saiu não resolve nada, mas reposição é muito discutível. Não ter uma mísera chance clara de gol contra a Chapecoense não é bom sinal, ainda mais que o Botafogo jogará da mesma forma, e o botafogo é melhor que a Chapecoense.
    Eu tenho a impressão que Luan não vai jogar e sinceramente não faço idéia do que seria a melhor escolha, ou seja, vai ser muito complicado.
    E esse sentimento de que a gente podia mais é que a melancolia toma conta de mim nesse momento.
    Brasileiro já era há muito tempo, a gente que gosta de ficar se iludindo e acreditando em papai noel. Torcer para o ano não terminar em setembro.

    • Ilgo Wink

      Daniel, melancolia reflete mesmo o estado de espírito de todos nós, acho eu

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Pois é, para a completa euforia da IVI & ”aliados”. Acho que estamos na semi-final, Ilgo.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    VAMO VAMO CHAPE ….. !!!!!

    Não sei o que foi melhor hoje para alegrar e incentivar a ”tese” dos urubus de tocaia, a derrota do Grêmio na Arena para a Chapecoense, ou o gol de mão do atacante Jô do Corinthians contra o Vasco no Itaquerão (kkkkk).

    Gente, como dizia ”num perfeito e articulado português” aquele fenômeno de talento e capacidade, um grande e tosco ”estudioso” que treinou e ajudou a reBBaixar o BBinter ano passado e até chegou a ser Líder por 5 rodadas: ”vâmu colocá us pezin nu chão” e aceitar que o Brasileirão este ano terminou para nós na 3ª rodada em Recife.

    O planejamento era disputar pra ganhar o estadual, Copa do Brasil, Libertadores e chegar no G4 do Brasileirão neste ano e esse discurso começamos a ouvir durante as comemorações do Penta ainda dentro do gramado da Arena.

    O estadual e Copa do Brasil não vieram, mas chorar o leite derramado todos os dias não vai resolver o desejo da torcida em trazer essas Taças ”em 2016”, portanto, vamos todos criticar o clube, a Direção, o Treinador sim, mas vamos fazer isso em dezembro, ou vocês querem mesmo que o nosso Grêmio desista de 2017 amanhã de manhã as 08h01m ?????

    • Lucio

      Copião respeitosamente, se o Grêmio não passar pelo Bota quarta-feira, ele mesmo terá desistido de 2017..

      • Ilgo Wink

        Não admito a possibilidade de eliminação dentro de casa para um time inferior

        • Lucio

          Torço para o Grêmio passar pelo Bota, seria muito deprimente terminar o ano quarta-feira. Mas o Renato vai ter que parar de insisitir no que não vem dando certo, Léo Moura no meio, Fernandinho de armador, não dá… mesmo sem o Luan, não dá..

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Lucio, qual seria o teu time para quarta-feira com as opções que o Renato tem nas mãos neste momento considerando o retorno de Geromel e Luan ?????

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Nem eu, Ilgo, o Botafogo não será páreo para nós. Confio nisso.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Exatamente, Lucio, isso é o óbvio, amigo, e é por isso que eu falo para que as críticas sejam feitas na hora certa e não agora no momento que o time teve uma queda de rendimento com 3 lesões em 3 jogadores fundamentais que para desespero de alguns críticos, ”não foram poupados” (kkkkk).

        É hora de apoiar, pois será muito fácil vir aqui criticar em grande número de cornetas em ”caso” de uma desclassificação (não acredito nisso) e é evidente e sabido que com uma vitória convincente do time, os cornetas não virão ”outra vez”, pois aí eles se acadelam naturalmente como sempre fazem.

        Mas tenho certeza absoluta que vamos ler por aqui que nós classificamos apesar ”D,E,F,G,H,I,J …..”.
        É isso. Abraço.

    • GremioSempre

      Ainda não a estrutura financeira e do clube de estar 100 % em duas e ou três competições ao mesmo tempo , aqui se chama Brasil e sul do Brasil quem sabe nós proximos anos ,estamos no caminho certo .

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Gremista, é por isso que eu não concordo com as cornetas burras e constantes dos chapas pretas, pois para eles nós teríamos que vencer todos os jogos e levantar 6 Taças em 2017 e se isso não acontecer a culpa será da Crefisa, de Renato, Romildo, você, Ilgo, Seu Algoz, Copião, e mais uma imensidão aí que formam a maioria que apoiam ”o clube” desde dezembro 2014 e acreditam no sucesso a médio e longo prazo do nosso clube do coração.

        É realmente muito ruim desde janeiro de 2015 o Grêmio ter eliminado o Condomínio de credores com várias contas antigas, eliminado os cascudos do Dr. Koff & Luxemburro, renegociado dívidas, ter baixado valores absurdos de alguns credores, ter aumentado o nº de sócios, ter saído da fila de 15 anos, estar com a situação financeira ”sob controle” pelo menos, salários em dia ”de verdade”, ter revelado Fernando, Luan, Wallace, Pedro Rocha, Arthur, negociado ótimo contrato com a Globo, ter vendido Giuliano, Wallace e Pedro Rocha tendo Luan e Arthur na mira da Europa muito valorizados, ter lotado a Arena com 12 grandes públicos.

        Mas tu também és um ”maldito” chapa branca, um oficialista que não ”entendes nada” de tocar corneta no clube, no time, nos jogadores, no treinador, no presidente porque tu és mais um que apoia o clube com esta fase ”pós” rebaixamento 2004, né, amigo Gremista.

        Como diz o RW e Demian Diniz, não é fácil ser Gremista aqui no Texas, haja Bardahl, é dose, amigo.
        Oremos ….. !!!!! Abraço e boa semana.

        • GremioSempre

          Tu imagina como era estes loko quando o Grêmio não ganhava nem no par ou ímpar ??! Bardahl na veia com gasolina aditivada era ficha . Ou será que é picuinha política pra boquinha futura em clube Grêmio?! Quero acreditar que não que aí é o cúmulo do ridículo.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Olha, amigo, assim como disse o Detective lá em cima e o Ilgo confirmou logo à seguir, acho que tens razão quando chamas uns urubus aqui de ”colorado enrustido”, pois conforme bem disse o Gubermann (PARTE II) hoje no RW, eles fazem iguais a IVI com os arroubos do Pedro, Benfica e do Zini GLU GLU Pires que passam o tempo todo diminuindo, negativando e criticando TUDO que é feito dentro do Grêmio.

            Amigo, em determinado momento o Guberman diz: ”querem criar cizânia para manchar o bom momento do Grêmio!” e é exatamente assim que estão agindo os Gremistas chapas pretas todos os dias por aqui nas redes sociais, pois em nenhum momento existe algum elogio pelos acertos que o clube vem fazendo desde janeiro 2015, pode observar, as opiniões são sempre ”contra”.

            OREMOS ….. !!!!!

    • gremiocampeaomundial

      EU criticarei, no máximo, em 2018, pois um tropeço na quarta infelizmente faz parte.

      Agora… NO MÍNIMO quero alguma evolução pra 2018.

      Nada de medalhoes. Psicologia e malandragem no trato com boleiros. Atitude proativa anti-cafetão (empresários). Impossível é cair pra cima. Koff peitou a grobo no Clube dos 12 – não conto aquele timeco que jogou a final de 88. O campeão Bahia, claro, é um dos 12 grandes a que me referi.

      Chega de tentar imitar modas ridículas como tique-taque e administração de boteco. A IBM tinha quadra de tênis. A Google tem um andar só pra jogos e lancheria de graça. “Quem roubou meu queijo” e outras besteiras só ajudam ao autor. Até porque se alguem roubou algum queijo, deve ter sido algum rato. Nada mais.

      Coisas assim. Títulos virão naturalmente.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Exatamente. Amigo, e eu vi aqui nesse espaço o Ilgo ”desafiar um ”sábio abobado” aí à fazer apenas um elogio ao nosso Treinador Renato e isso não aconteceu nem na final da Copa do Brasil quando nosso Treinador fez o ”time voar” à partir das quartas de final em todos os jogos.

        É evidente que todos queremos e teremos mudanças em 2018, mas vejo nesse momento a necessidade de apoio total ao clube que vem num percurso ”do quase”, e antes disso nem ”o quase” nós tínhamos à disposição e o resultado foram 15 anos DE FILA. Pra mim chega, não gostei dessa experiência longa.

        Amanhã, todos na Arena, e só tem camarotes.

  • Paula Tejando

    Terrível é pouco para exemplificar a situação dos torcedores com quem falei hoje após o jogo.

    A convocação para a partida até motivou alguns mas quando observaram os concentrados muitos caíram na realidade.

    O me ingama que não gosto tem sido a marca desta gestação Icó Renato Romildo. Icó é a mistura de Ico com bocó para quem não entendeu…

    Para alguns sair da seca de 15 anos foi o suprassumo das administrações e o toque de Midas do Romildo.

    Aí deram salvo conduto para o final dos tempos…

    Renato disse em bom tom na ZH que tem que ser gestor para fazer o Grêmio funcionar.

    Por isso deve estar faltando tempo de ser treinador…

    Pela partida contra a Chape é possível ver que não tivemos time é sim um amontoado.

    Claro que alguns vão exaltar a direção e o treinador. O motivo alguém que explique…

    Não é questão de critica pela critica e sim pelas sucessivas constatações.

    Não é de hoje que defendo um grande treinador para a base com a finalidade de ajustar o posicionamento e polimento de jogadores.

    Os últimos treinadores chegam sempre com o mesmo discurso mas na prática quando o caldo entorna é que recorrem à base.

    Hoje o mais ativo foi Patrick. Sem parceiros é difícil…

    Vou ficando por aqui mas certamente voltarei…

    • Antonio

      comentário fake

      • Ilgo Wink

        A infantilidade de certas pessoas me surpreende, caro Antonio

        • Luis Augusto Waschburger

          Que interessante o rumo que as coisas tomaram.
          Este comentário é do Chico Coelho. Devidamente assinado no Resenha Tricolor…
          Vá entender…

          • Diogo S

            O mala mor, pavão de Recife fica só na tocaia. Baita mala.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Haja carniça, Dr. Luis ….. Oremos ….. !!!!!

          • GremioSempre

            Mas não é mesmo!!! Na foto parece que tem 70 anos mas tá parecendo guri de apt de 18 . Vergonheira… Aja Viagra pra honrar o fake kkk

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Te falei, amigo, taí. Mas eles ”nunca” erram. Que fase.

    • Ilgo Wink

      Espero que volte classificado na Libertadores

    • GremioSempre

      Pode ter certeza que o título de seu fake é exatamente como o grupo e Renato estão para ganhar a LA de……
      Ao contrário de você mesmo que tá parecendo um véio de 90 anos que nem remédio ou bela mulher te anime .

    • GremioSempre

      Francisco Coelho
      17 de setembro de 2017 às 22:19
      Terrível é pouco para exemplificar a situação dos torcedores com quem falei hoje após o jogo.

      A convocação para a partida até motivou alguns mas quando observaram os concentrados muitos caíram na realidade…

      ** Francisco Coelho tu é mané , avisa o RW e o André Peixoto que tem travesti na rede , ridículo e no mínimo infantil ..

  • Lucio

    Nos últimos 6 jogos o Grêmio fez gol apenas no jogo contra o Sport,nos outros 5 jogos NENHUM GOL, inclusive com Luan jogando em alguns destes jogos. Para os especialistas de plantão este dado estatístico deveria significar algo, afinal de contas são 5 jogos sem marcar um único gol,mas preverem se abraçar nas desculpas.Voltamos ao fato de que por mais esforço que o Renato esteja fazendo não encontra alternativas no Grupo, e esta vai para conta da DIREÇÃO, que sabia que perderia jogadores, como perdeu o Pedro Rocha, poderia ter sido o Luan, e mesmo assim, não soube administrar Gata, Miller e Lincon e perdeu os três na mesma janela. Não vai faltar um sabichão aqui para dizer que estes 3 não foram solução durante todo ano, porque seriam agora? Com certeza seriam melhores opções das que temos agora.
    Iniciamos o semestre com a possibilidade de 3 títulos, hoje resta lutar por um, torço para que o Romildo e o Renato nos ajudem a não terminar o ano lutando por vaga.

  • Deny Camargo

    O maior problema do Grêmio se resume em 02 palavras: Pedro Rocha.

    Roger tinha um time que encantava o Brasil tirou o Pedro Rocha nunca mais se encontrou.
    Renato tinha um time que encantava o Brasil saiu o Pedro Rocha…

    Verdade que com a volta do Luan a tendência é melhorar. Éverton deveria ser o substituto natural do Pedro Rocha, mas o problema é que ele é muito inconstante ou tem uma atuação de Pelé ou não consegue nenhuma vitória pessoal sobre os adversários, não tem um meio termo.

    Fernandinho atualmente é o único jogador do Grêmio de frente que consegue ter alguma vitória pessoal sobre o adversário. Falta alguém que drible no time. Aí como resultado fica aquele toque de bola improdutivo que lembra mais o time do Roger já em decadência do que o Grêmio do Renato que estávamos acostumados.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Deny, concordo em parte com você, pois o Luan por ser diferenciado assumiu o lugar do Douglas pifador que deixava várias vezes o bom Pedro Rocha na cara do gol, mas lembras que ele errava 4 de cada 5 chutes que dava no gol adversário em todos os jogos ????? Chegaram a chama-lo aqui de pé de isopor.

      Com a chegada do Renato o Pedro Rocha acertou o pé, mas perdemos o Douglas pifador em fevereiro e também o Maicon mais adiante, mas eu queria muito ver o Doga e Bárrios jogando juntos, pois acho que o Bárrios iria se fartar de gols e essas lesões não poderiam estar ”no planejamento” que alguns colegas nossos aí tanto falam que foi feito errado. Imagine Michel, Arthur, Ramiro, Douglas, Luan e Bárrios juntos em sequência.

  • Antonio

    Quanto desânimo. No ano passado tava igual e “inclusive íamos ser rebaixados” segundo alguns chapas pretas. O resultado todo mundo já sabe. Este ano também pintaram o holocausto. Resultado: fomos apontados o melhor time do país. Agora caiu de produção e o fim do mundo se aproxima.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Exatamente assim, Antônio, e os caras se acham os verdadeiros Gremistas, pois até já escreveram isso por aí nas redes sociais para alavancar clicks, pois para eles está proibido gostar e elogiar esta gestão em todos os sentidos e isso mostra que é uma atitude politica. Que pena.

    • GremioSempre

      Bah bem isso Antonio , eu sofri no passado ,no presente eu vejo um futuro excelente para Grêmio agora os cara querem para amanhã , confortável criticar .

  • Detective

    Ilgo e amigos, boa tarde…
    Perdoem-me se penso de algum modo estranho. Há muitos anos, conversei com o falecido e grande Antônio Augusto. Cogitei da existência de colorados infiltrados no Conselho do Grêmio. Começo a repensar na hipótese… Perdoem-me, por favor.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Nada é impossível à partir de 2002 quando ”há males que vem para o bem e há malas que foram à Belém”.
      Por tudo o que estamos vendo na IVI desde aquele gol KH..do do Gabiru em 2006, passando pela denúncia do Dunga em 2013 acusando jornalistas de ganharem ”presentinhos” do BBinter, tudo é possível desde que Fernandinho Beira Rio chegou na gang vermelha, amigo. Pense nisso. Oremos.

    • Ilgo Wink

      Tem uma conselheira, eleita ano passado, que é colorada
      Saiu na imprensa e é fato.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        kkkkk, então essa é a X9 ?????
        Amigo, se isso for verdade ela foi infiltrada para buscar informações do contrato da Arena do Grêmio com a OAS para a IVI e a urubulândia. Pense nisso (kkkkk). Que fase ….. !!!!!

      • Detective

        Mas Ilgo, isto é caso de polícia. Quem são os sem-vergonhas na cara que elegeram tal criatura? Este bando de pervertidos deveria ser denunciado. Publique-se o nome dela, porque eu não sei.

        • gremiocampeaomundial

          Caro Detective, as chapas são eleitas pela proporção de votos.

          Nesse caso, todas as chapas recebem ao menos algumas cadeiras, o proporcional aos votos que receberam.

          A colorada era a SEGUNDA na nominada da Chapa 2. Pra que não fosse nomeada, seria preciso que a Chapa só conseguisse UMA cadeira, e nem sei se isso é possível considerando o número de votantes. Só mesmo zerando.

          E, se eu puder, publico com todo prazer – e se o disqus permitir, te digo em mensagem privada.

        • Luis Augusto Waschburger

          Na época a imprensa noticiou como sendo a esposa do Duda Kroeff.
          Não vejo qual o problema em dizer isto.

          • Detective

            Pois é, amigo Waschburger. Mas é o fim da picada. O Sr. Duda Kroeff deveria demitir-se, a bem da vergonha na cara, de todos os quadros do Grêmio, seja no âmbito administrativo, quanto político. Na realidade, por amor à vergonha na cara, ambos deveriam retirar-se.

      • gremiocampeaomundial

        Ilgo

        Juro que postei o que postei acima antes de ler isto.

        Meus parabéns pelo comentário. Posso discordar de seus posts eventualmente, mas são material de qualidade.

        Mas não tanta qualidade como a do comentário acima. Isso não pode morrer no esquecimento. O nível e potencial dos dirigentes do futuro depende da composição do CD. URGE prestarmos mais atenção e fazermos mais barulho sobre isto. Pela conscientização que – espero – levará a torcida a pressionar por uma solução efetiva. Pra ontem.

        E receba, mais uma vez, meus cumprimentos. Pode parecer um comentário curto e casual mas poucos se dão conta do quanto é importante.

        P.S.: Não citei o nome da dita-cuja para não correr o risco de violar alguma norma ética do blog, mas se não tiver problema é só avisar. Antecipo algo sobre esta colorada: tem o sobrenome de um certo ex-dirigente muito presente e recente no clube.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Eu também sei quem é, meu caro Gremista, mas não acho ético citar ”nesse momento” pelo profundo respeito ao nosso Blogueiro que tentou isso com muita propriedade e capacidade no ano passado e teve muito apoio dos comentaristas do Boteco do Ilgo à época.

          Amigo, e tem gente ignorante ao extremo achando que é possível algum ”comentarista de Blog” seguidor do Blogueiro usar este espaço para buscar uma vaga numa cadeira no CD do clube e ficam aí citando isso como ”possibilidade” todos os dias.

          É de extrema ignorância alguém pensar uma coisa dessas. Vamos rindo, pois chapa preta tem em vários lugares, mas serão sempre minoria para a ”harmonia do Blog” (kkkkk).

          Haja camarote para amanhã, hein ….. !!!!! Que fase ….. !!!!!

      • Luis Augusto Waschburger

        Acho que todo mundo sabe que é a esposa do Duda Kroeff…
        Não vejo porque não dizer.

  • Fabio Scheffer

    O sinal de alerta tá tinindo pelos lados da Arena.
    Basta o Grêmio não classificar na Libertadores que o ano que mais prometia nos últimos anos pode acabar com zero títulos e com no máximo uma vaga, uma tragédia !!!
    Assim, entendo o azar que o clube tem tido com lesões e a necessidade de algumas negociações.
    Mas ninguém chega no momento mais importante das competições com Bressan de capitão na zaga, nenhum articulador de qualidade comprovada no meio e com o atacante em maior evolução vendido.
    O Grêmio, sua direção e o Renato parece que se enebriaram com aquele momento de “melhor futebol do Brasil” e acharam que velhas soluções fracassadas pudessem dar certo e que o grupo não sentiria a falta de jogadores de qualidade como Miller e Gata.
    Tomara que passemos pelo Botafogo e seguimos forte na busca pelo TRI da América, pq senão o final do ano vai acabar melancolicamente.

  • Joao Jost

    Se alguns pensam que criticar o que está errado não ajuda, mas eu lhe pergunto, ajuda somente aplaudir tudo que a direção faz? Outra, cada um tem pensa diferente, se eu não concordo com que outro pensa, paciência, agora vou começar a ofende-lo por causa disso. Sendo justo, talvez um ou outro exagera na critica por causa do lado politico, mas isso é pontual, a maioria vem da torcida que apenas vê coisa erradas e não concordam, pior que isso é a crítica da critica pela defesa de seu treinador predileto, de seu amigo ou parente dirigente. Tanto a crítica como a defesa pelo lado pessoal é nojenta, pois não se leva em consideração o clube em si, mas sim quem o dirige. Do meu lado posso dizer que a crítica sempre foi em benefício do clube e como sou apenas torcedor, não tendo as minúcias do que realmente acontece dentro dele, apenas emito opinião, diga-se insignificantes sem poder de decisão, baseado em informações que nos chegam pela imprensa e pelos depoimentos de dirigentes e comissão técnica. Estou escrevendo tudo isso pelo fato que está acontecendo algo raro, o conflito de torcedores, de um lado os que compactuar com tudo que a direção faz, de outro os que fazem críticas à essa direção, até blogs gremistas já tomaram partido. O torcedor é passional, o que ele quer é taça no armário, ainda mais quando se vislumbrava um ano maravilhoso, com série B pra eles e certeza de algum título de expressão para nós, as coisas mudaram de rumo e vemos eles escorregarem pela mão, só restando talvez o mais importante, mas que se sabe não é bem assim vencer. Eu tenho minhas convicções no futebol, acompanho desde os anos 70, já tivemos bons times, mas quase sempre sujando o calção, sempre jogando no limite, até porque antigamente tinha times que eram verdadeiras seleções, vide São Paulo de 81, com sete jogadores que eram selecionáveis. O tempo passou e os craques foram pra Europa, depois para o mundo todo, pois tudo ficou mercadoria e passamos a jogar por uma bola, jogo horroroso com jogadores ruins, até mesmo o Renato, cantado como melhor treinador brasileiro pelo blogueiro, isso cabe pra discurso externo, para colorados mesmo, mas jamais para torcedor gremista, que embora seja a lenda viva mais admirada por todos nós jamais pode se chegar a esta conclusão, Renato é apenas mais um entre tantos nesse Brasil a fora, vai depender muito do contexto como qualquer treinador. E aqui me permita dizer o que ele tem em comum com Telê, simples o branco dos olhos, e olha que gosto do Renato, não quero que saia, o problema que está mal assessorado, não se pode entregar a chave do vestiario pra ele. E o tempo passou e chegou o Roger, que ai sim deu uma cara nova ao time, jogando um futebol moderno, mas que sucumbiu com o tempo, no meu entender pela limitação dos jogadores, e Renato assumiu e deu seguimento ao futebol bonito, até com mais equilíbrio, porém aqui a minha critica, o planejamento foi mal feito, priorizaram a CdoB em detrimento do Brasileirão, pensamento de clube pequeno, primeiro por achar que esse título não nos pertence e segundo por achar que mata-mata é barbada e vencemos todos os jogos e perdemos um e nos pênaltis saímos fora. Outro erro, acreditar que jogadores que não deram resposta no clube ou mesmo em outro, como num passe e mágica vai começar a jogar bem. Outro, Gata Fernandez, todos sabiam que estava descontente no Chile por não jogar, por acreditaram que ele viria pra cá e não reclamaria? Bolanhos, sempre foi reserva, esse ano entrou porque Douglas estava fora, mas o que realmente aconteceu? Por que deixaram a versão das redes sociais prevalecer? Por que mandaram Lincoln para um futebol desconhecido? Agora que precisávamos dele, não vale dizer que não tava rendendendo, pois ai vou perguntar ao vale para ele? Portanto, Renato tem méritos, soube entender o futebol inserido pelo Roger e deu seguimento, futebol bonito e vistoso, porém sem algumas peças fundamentais no time não está sabendo lidar com isso é e não pode achar que é midas e vai fazer alguns jogadores limitadissimos jogar.

    • Rodrigo Mello

      Muito bom seu comentário, apresentando argumentos, parabéns por enriquecer o debate. Mas infelizmente a tendência da Briga Nós contra Eles (chapa branca x nada presta) vai ficar pior, na politica já está assim, no Grêmio parece que vai ser igual, aliás só melhoramos um pouquinho quando diminuiu um pouc as brigar por poder no Clube, isto corrói qualquer ambiente. Cada um torce pra seu grupo de amigos e vice-versa. Cria-se um ódio por quem nem conhece. Falando do momento, tenho medo de Renato estar perdendo o Grupo (jogador de Futebol derruba quem quiser), espero estar enganado. Mas na parte técnica é visível o declínio de alguns jogadores e quando a coisa fica ruim é efeito cascata. Nossa parte física está deixando a desejar (opinião pessoal que pode não corresponder a verdade), isto influencia no rendimento, em esporte de alto nível ou vc corre 90 minutos ou dança. Nosso Departamento Médico demora muito a recuperar um atleta, tá parecendo ao do Arsenal kkkk. Mas levantaste muitos pontos a se pensar…

      • Ilgo Wink

        Pensa no time que venceu a CB e o que temos agora. Pensa…

        • Rodrigo Mello

          Sim, muito difícil perder um jogador com a inteligência tática do Maicon por exemplo, não ter a Juventude e também o sentido tático do Pedro Rocha. As vezes só analisamos a parte mais física do jogador e esquecemos que alguns tem uma maneira de LER o jogo que outros não tem, desta forma não conseguem contribuir para o coletivo. Sem o Luan, que dispensa comentários, sem Geromel, é muita desgraça, fica difícil repor, ai se fala que devia ter contratado mais, mas contratação não é sinônimo que vai dar certo, temos milhares de exemplos disto. que os deuses nos ajudem na quarta.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Perfeito, Tenente.

      • wilson santos

        Parabéns João, comentário pertinente e sensato.
        Tem pessoas que não sabe discordar sem partir para ofensas pessoais.
        Eh uma patrulha irritante.

    • Ilgo Wink

      Concordo com quase tudo meu irmão sobrevivente dos anos 70. A crítica com embasamento, mais racional que passional, sempre ajuda, é o que eu penso.

  • gremiocampeaomundial

    Vou repetir alguns pontos que já coloquei no outro blog, porque vejo menção ao “Caso Espinosa” aqui também

    – Eu continuo confiando no Odorico e na direção, mas não sou idiota. Essa é a mesma direção que manteve o imbecil do Roger mais tempo que o necessário ano passado. Acertou, e torço para que tenha aprendido, mas se não tiver nada me impede de voltar a desconfiar.
    – Em relação ao Espinosa, fiquei satisfeito com as (parcas, admito) explicações dadas por ambas as partes. Até o momento. Isso não significa que todos sejam obrigados a concordar
    – Essa maldita atitude de economia interna, CEO, pqp, me dá nos nervos, MUITO nos nervos! Eu ODEIO ser indelicado, mas no meu ramo eu tenho contado direto com pessoas de renome no universo acadêmico. Lá, preocupamo-nos com o melhor. Fora de lá, nem sempre – porque via de regra a prioridade é o mais lucrativo. Ninguém aprendeu NADA com a Microsoft??
    – Empresas sérias DE VERDADE fazem ciência e obtém retorno financeiro. Exemplo: Oracle. O ÚNICO OS non-free que eu conheci e presta até hoje é o Solaris. Tenho uma VM do 11.3 aqui.
    – É muito mimimi corporativo pra imitar a modinha do “profissionalismo é a panacéia dos novos tempos” e pouca pesquisa de fato sobre como isso funciona em vários exemplos no mundo real.
    – Falo isso em termos gerais mas o futebol é um caso à parte, porque é PIOR!!!
    – 358 dias por ano grandes empresas fazem de conta que a Academia inexiste. Durante a semana acadêmica “estranhamente” os investidores de porrilhões de dólares vem ouvir o que meros cientistas tem a dizer. E pagam pela entrada.
    – Mais do que criticar profissionalismo e quetais, meu ponto é foco em conhecimento e excelência, não em formalismo acadêmico. Koff é exempli gratia.
    – Economia interna é uma melda. Se a direção tem razão, deveria explicar. Confio nela mas outros nao sao obrigados a confiar. Quem não deve nao teme.
    – Explicar, se você tem razão, é um meio de evitar críticas sem fundamento.
    – Resumindo, acredito no Odorico mas tem práticas por aí que ainda considero nocivas

    P.S.: O primeiro engraçadinho que começar a dissertar sobre estatística terá uma surpresa (des)agradável: vou levar o assunto a um PROFISSIONAL e nem gastar fosfato. Só me divertir copiando e colando aqui a resposta enquanto olho pra cara-de-peixe de quem pensa que estatística funciona como vejo muitos falando aqui (e em outros blogs).

    P.S.2: Sugiro ler um livro chamado “Parkinson’s Law”. É uma visão humorística sobre aspectos infelizmente reais da realidade dentro das empresas. Mas a piada nem sempre é aplicável a todas. Meu medo é que se aplique, por exemplo, a…

    … deixa pra lá. Bamoapoyá. Se der errado, temos um CD inteirinho de cones pra substituir cargos de mandatário e a pasta de futebol. Inclusive uma colorada (rio, choro ou as duas coisas???)

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Sensacional como sempre, parabéns !!!! As colorida, pira (kkkkk).

      • Ilgo Wink

        Espinosa só é lembrado porque sua saída coincidiu com uma queda técnica, tática e física do time, que já vinha numa descendente.
        O resto é coisa de quem quer criar clima negativo.

  • Antonio

    Tem muitos mas muitos torcedores que simplesmente são oposição sempre. Quando o time tá bem ficam quietos esperando uma recaída. Prá que? criticar a direção. Tudo de ruim vai na conta da direção e o que tem de bom e que deu certo não importa. Por favor parem de torcer contra a direção e torçam pro Grêmio, se possível

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Antônio, não exija nada que a urubulândia não consiga fazer, isso é impossível. Eles só enxergam problemas o tempo todo em todos os lugares do clube. Normal, Haja carniça, amigo, por isso serão sempre minoria e para amanhã, só temos camarotes e os ”Gremistas” estarão lá, com certeza. Abraço.

  • Pedro de Lara

    Parabéns ao João Jost pelo comentário. Há muito não lia algo realmente relevante por aqui.

    No mais, é aguardar o jogo de amanhã e, em caso de eliminação, dar ao comandante o que ele quer: férias.
    Estarei lá.

    • Luis Augusto Waschburger

      Mas vais lá pra torcer?

      Imagina se o Grêmio ganha…

  • Pedro de Lara

    A “onda” é falar do Espinosa, da conselheira colorada e do Conselho.
    Afinal, precisamos ATACAR OS PROBLEMAS ONDE ELES NÃO ESTÃO.
    Não sei o que pode ser mais improdutivo.

  • Pedro de Lara

    E vamos reverenciar o dirigente boca-mole:
    Que entregou as chaves do vestiario e o planejamento do futebol ao comandante que usa a lei do menor esforço como princípio.
    Que não sabia que um dos bom-de-bola ia, nece$$ariamente, sair na janela de agosto.
    Que não soube lidar com os estrangeiros e acreditou que o milagreiro-vaidoso-gestor-de-grupo pudesse conviver com as estrelinhas .
    Que não se preocupou em repor as saídas.
    Que não cobrou treinamento específico para as eventuais ausências dos essenciais, para a manutenção do modelo de jogo.
    Que…
    Que…
    Que ao fim e ao cabo trará de volta o velho Gremio de guerra e seus imensos hiatos de título e, porque não, de futebol.

    Como diria o ‘çábio’ Copião: OREMOS.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Grande Ilgo, pensei que pelo desânimo de alguns viventes desde 1903, o público amanhã seria de 30 mil, pois desde aquele time ”D” em Recife a bilheteria da Arena do Grêmio mal chega a 20 mil em cada jogo ”do Brasileirão”, mas para a Libertadores existe apenas Camarotes e parece que teremos mais um Recorde de público desta gestão atual.
    Realmente está tudo errado nesta gangorra.

    ”Eu já nem sei o que mata mais
    Se o trânsito, a fome ou a guerra
    Se chega alguém querendo consertar
    vem logo a ordem de cima
    Pega esse idiota e enterra
    Todo mundo querendo descobrir seu ovo de Colombo
    Isso tudo acontecendo e eu aqui na praça
    dando milho aos pombos”

    (Zé Geraldo – compositor mineiro)

  • Luis Augusto Waschburger

    Sobre a colorada no Conselho.

    Já que alguns não sabem, mas foi amplamente divulgado à época das eleições, não vejo problema em dizer.
    Aliás, não me agrada a forma de falar as coisas pela metade.
    Segunda a imprensa, trata-se de Luciana Kroeff, esposa do Duda, e, segundo a imprensa local, ela é

    ex-colorada. .

    Aqui o Reche trata do assunto:

    http://luizcarlosreche.final.com.br/2016/09/14/ex-colorada-no-conselho-do-gremio/

    Aqui o Hiltor:

    http://www.correiodopovo.com.br/blogs/hiltormombach/2016/09/47294/ex-colorada-concorre-ao-conselho-do-gremio/

    E aqui a própria Luciana fala sobre o assunto:

    http://www.correiodopovo.com.br/blogs/hiltormombach/2016/09/47326/luciana-kroeff-ser-gremista-para-mim-e-uma-historia-de-amor/