Grêmio, o ‘culpado de sempre’

No final de Casablanca, o chefe de polícia ordena que, diante de um crime que ninguém espera ver solucionado, sejam presos “os suspeitos de sempre”. 

No futebol brasileiro, o Grêmio é não apenas o suspeito de sempre, mas o culpado de sempre.

No caso do racismo, a pena foi simplesmente a eliminação da Copa do Brasil. Entre os auditores, um sujeito que escancarava racismo nas redes sociais, o que não impediu um voto duro contra o Grêmio.

De lá para cá, outros casos de racismo ocorreram em inúmeros estádios do país, inclusive no Beira-Rio. Ninguém restou punido.

Agora, quando o Grêmio volta a disputar uma final de competição nacional, depois de longa estiagem, os doutos do Superior Tribunal de Justiça Desportiva -, título pomposo para um organismo que deveria ser justo e isento -, têm outra oportunidade para punir o “culpado de sempre’.

E eles, como uma alcateia ensandecida, atiram-se sobre a presa com fúria.

Curioso para saber se o fato envolvesse algum outro clube, qualquer outro clube da série A, a punição teria efeito tão danoso, tão arrasador.

Se fosse, por exemplo, o Vasco, clube do relator, sempre um balisador para os outros auditores, lutando para subir para a série A, haveria o mesmo tratamento?

Ou se fosse o Inter, clube do presidente da Terceira Comissão Disciplinar, o sr. Sérgio Martinez?

Interessante, o auditor, assumidamente colorado, foi o único a absolver o Grêmio de pena tão rigorosa.

Mas o fez quando seu voto já não teria influência no resultado: a perda do mando de campo do Grêmio na partida final da Copa do Brasil.

Menos mal que cabe recurso.

O Grêmio vai recorrer, e tudo indica que irá reverter decisão tão estapafúrdia que vê no abraço de pai e filha à beira do campo um caso de invasão.

Acredito que o jogo será na Arena. O bom senso irá prevalecer.

Se a ideia era de pelo menos tumultuar o ambiente gremista, o objetivo já foi alcançado.

Se havia também o propósito de voltar aos holofotes – o STJD anda meio esquecido -, isso também foi atingido.

E se era reforçar que o Grêmio é mesmo o grande “culpado de sempre”, nada há a questionar.

O pior é que nada vai mudar: o tribunal vai seguir assim com suas decisões surpreendentes, muitas usando dois pesos e duas medidas sem o menor constrangimento.

Se gostou, compartilhe!

  • Moisés Schneider

    Na bem dita esparrela do caso aranha um dos julgadores postou imagens racistas. E ainda sim nao se declarou impedido de julgar. E agora de novo a mesma esparrela tomando medidas desproporcionais com punições descabidas.

    • Ilgo Wink

      Isso tudo é um circo, e nós, todos os torcedores, somos os palhaços

  • Renato Souza Aguiar

    Isso é o caos. O Grêmio como instituição através das pessoas que torcem para o clube tem a obrigação de se manifestar e por um fim a estes absurdos. Não dá mais par ao Grêmio com uma torcida de 8 milhões de brasileiros ser achincalhado e espezinhado por um órgão falido e tendencioso, onde na véspera de uma decisão de copa do brasil o auditor que preside a sessão é colorado, isso não pode ser mais tolerado. Não julgo a idoneidade do auditor, nem conheço o mesmo, mas o mínimo que se espera é que o mesmo se declare impossibilitado de julgar por questões óbvias. Isso seria o mínimo.
    Agora o pior é ver que existem gremistas próximos da gente que dão a entender que foi avisado e que agora o culpado (Renato) assuma as consequencias. Quem não sabe de quem falo, falo do “patrono” deste boteco, o senhor que só enxerga e defende as próprias teses, e que certamente se o Grêmio perder virá aqui desfilar o seu rosário, já que nos últimos tempos não tem aparecido em face do sucesso do time comandado pelo Renato. Pelo jeito está que nem urubu sobrevoando para ver se sobra uma carniça para ele se saborear.

    • Cinco Muito

      Bem lembrado, por ele o time seria o sub-20 em todos os jogos, pois só enxerga a base, e ainda fez ameaças jurídicas por aqui. Tá sumido.

    • ari

      Esse senhor é uma piada, ignorem. É torcedor de suas teses furadas. Temos coisas mais importantes pra discutir. Tipo esse Penta que tem que vir e o rebaixamento deles que pode se concretizar nas próximas duas rodadas.

  • Gabriel

    Ilgo, acabaram de incendiar o vestiário gremista!!!

  • Thiago Rios

    Para que existe o CBJD?
    O artigo em que o Grêmio foi enquadrado só prevê pena de perda de mando se a invasão for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento da partida.
    O STJD está de parabéns, pois essa invasão gravíssima não poderia sair impune!!

    • Ilgo Wink

      esses auditores são ridículos, mas perigosos

  • Querubini

    Prezados, vejam a tabela e vão entender. Se o Atlético Mineiro ganhar a Copa do Brasil, haverá G7. Então vejam quem está na 7º posição hoje.

    • Ilgo Wink

      O negócio dessa gente é aparecer e prejudicar o Grêmio

  • Ilgo Wink

    Casablanca é um clássico. não tem idade, rsrs

  • Cinco Muito

    Ilgo Wink!
    Acho que o vestiário vai absorver isso como uma injeção de ânimo neste momento tão cruel contra nós de novo, porém, o mais complicado contra nós ainda está por vir: as arbitragem desta duas partidas finais, ”OLHO NELES”.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Amigo, esta decisão será revertida, não temos a menor dúvida e isso vai fazer o time e elenco se unir em torno desta causa, mas é preciso que seja prevenida a intensidade e a força de vontade do time nos lances.

      Que absurdo, como é difícil ser Gremista no RS em todos os tempos e acho até que aquele auditor colorado que saiu de ”anjinho” no final dos votos, ”arquitetou” tudo nos bastidores ”antes” do julgamento. Aquela entrevista que ele deu ao Lucianinho ontem a noite, não me convenceu.

      Como acreditar na justiça brasileira desde 01/01/2003 quando aquele bando, aquela gang de malvados assumiram a Presidência do Brasil de um jeito manipulado, arquitetado e sórdido para usar O PODER ?????

      PENSE NISSO ….. !!!!!

  • Alexandre B. Galiazzi

    Sempre foi e sempre será assim: Temos que passar por cima de tudo e de todos!
    A atitude do Renato não foi correta, isto é fato e cabe um puxão de orelhas – que já deve ter ocorrido – por parte da direção, porém tirar o mando de campo quando a própria procuradoria entendeu ser suficiente uma multa, é demais…
    Acredito no efeito suspensivo, porém acredito muito mais no Grêmio! Podem colocar as duas partidas em MG que, mesmo assim, seremos campeões.

  • Walter Luis Borba

    O Grêmio tem costa larga.
    Como escreveu o Ilgo certa vez….” o Grêmio é a Geni do Futebol Brasileiro”.

  • Walter Luis Borba

    Gabriel, jogar no Estádio Pedra Moura…em Bagé!

  • Conrado Schmiedel

    Estou só pela Carolzinha “invadindo” o gramado na final, comemorando o penta, com uma faixa escrito CHUPA STJD.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    AMIGOS GREMISTAS !!!!!

    Esta decisão será revertida, não temos a menor dúvida e isso vai fazer o time e o elenco se unir em torno desta causa, mas é preciso que seja orientado para todos de não usar força excessiva do time nos lances, isso é perigoso.

    Que absurdo, como é difícil ser Gremista no RS em todos os tempos e acho até que aquele auditor colorado que saiu de ”anjinho” no voto final do julgamento
    ”arquitetou” tudo nos bastidores ”antes” de iniciar a votação, pois naquela entrevista que ele deu ao Lucianinho ontem a noite, ele não me convenceu.

    Como acreditar na justiça brasileira desde 01/01/2003 quando aquele bando, aquela gang de malvados fascistas assumiram a Presidência do Brasil de um jeito manipulado, arquitetado e sórdido para usar O PODER ?????

    PENSEM NISSO ….. !!!!!

    • Pedro de Lara

      Eu pensei…
      e foi uma das coisas mais estúpidas e despropositadas que já li.
      Atenha-se ao futebol que parece que isso tu manja.