Grêmio mostra que folga fez muito bem ao time

Sem toda a pompa que cercou a estreia vitoriosa do Inter na Série B, o Grêmio aplicou 2 a 0 no Botafogo e poderia ter feito muito mais, jogando um futebol semelhante ao que o levou a conquistar o título da Copa do Brasil há pouco mais de cinco meses.

Mesmo com alguns desfalques, o técnico Renato Portaluppi que soube aproveitar bem a folga tão criticada pelos mal-humorados de plantão e os dias de treinamento. O Grêmio voltou mais encorpado, marcando sob pressão, tocando a bola quando necessário e explorando lançamentos mais longos, verticalizando o jogo.

Qualquer um que consiga analisar com um mínimo de isenção percebe que esse time tem a mão do treinador, que por vezes falha, comete erros, mas que decididamente tem um conceito de futebol, uma ideia que ele busca colocar em prática quando possível.

Então, a estreia vitoriosa no Brasileirão tem influência do técnico. A atuação coletiva do time merece uma nota 8. Só não é maior porque a bola pelo alto continua sendo um perigo e o ataque segue desperdiçando oportunidades incríveis de marcar.

Nesse aspecto, ninguém superou Luan, o menino de ouro do Grêmio. O maior projeto de craque esteve bem no geral, inclusive com alguns lances que justificam o preço do ingresso, mas abusou de perder gol, e isso como se viu recentemente pode custar muito caro.

Em compensação, há Ramiro. O Pequeno Grande Volante jogou demais, voltando a ficar mais liberado para fazer seu incansável vai e vem. Só de olhar o PGV correndo eu perco uns três quilos. Ramiro marcou dois gols e por detalhe não fez o terceiro.

Depois de Ramiro, o melhor em campo foi Léo Moura, que deu uns piques de muito garotão não consegue dar. É claro que na primeira vacilada que ele der – e vale também para Ramiro – não vai faltar gente querendo ele longe do clube. Mas, tudo bem, futebol é assim mesmo. É preciso provar a cada jogo. Caso contrário, o torcedor cai de pau.

A propósito, a maior Geni tricolor fez uma partida de fazer a gente refletir. Marcelo Oliveira foi muito bem, marcando e atacando. Até o próximo jogo ele está a salvo de cornetas e agressões verbais. O mesmo vale para Marcelo Grohe, que fez intervenções precisas.

No meio-campo, a confirmação de Arthur. O guri mostrou um futebol exuberante. Renato acreditou nele. Talvez não o escalasse se Edilson pudesse jogar, mas isso fica no terreno das especulação. Os anti-Renato vão morrer dizendo que Arthur só jogou porque não havia alternativa, porque foi forçado a isso. Pode ser, mas o fato é que Arthur é um acréscimo de peso para uma temporada tão árdua, com tantos jogos.

Até mesmo Michel deu uma resposta muito positiva, inclusive aparecendo bem na frente, a exemplo de Ramiro, mas sem a assiduidade deste.

Na frente, gostei de Pedro Rocha e de Lucas Barrios, que mostrou que é muito mais que um homem de área, um atacante tipo aipim.

Vamos ver o time consegue repetir o que apresentou diante do Botafogo. Nem precisa jogar tanto, desde que tenha um percentual maior de aproveitamento e corrija o problema da bola pelo alto.

SÉRIE B

Confesso que quase fui às lágrimas com o esforço da crônica esportiva gaúcha em pintar a estreia colorada na Segundona com tintas de jogo épico, heróico.

O Inter fez o que tinha de fazer diante de um adversário muito modesto. Aplicou 3 a 0 e, segundo alguns ufanistas vermelhos, já encaminhou sua volta ao grupo de elite. 

Não assisti a todo o jogo. Fiquei mais no Flamengo x Atlético Mineiro. Um grande jogo.

São dois times fortes, mas nada que o Grêmio, com todos seus titulares, não possa superar.

Outra hora me detenho mais sobre o time de Roger Machado, flamante campeão mineiro.

 

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    Finalmente Renato conseguiu fazer a turma jogar. Não fosse as salvadoras defesas do Gatinho poderia ter um placar dilatado. No meu entendimento Michel e Artur deram a consistência para o bom desempenho gremista.
    Espero que a pegada continue para não deixar a peteca cair.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Hã ????? Mas o Renato não é treinador, que bicho te mordeu agora ????? Porque tu mudou de opinião logo após uma vitória acachapante em casa que poderia taticamente ser de 5×0 ?????

      Patrono, tu não és Gremista, e vais levar uns 30 anos para nos provar isso, ”se viver até la” …..

      Pois é, o Ilgo e o Copião são muito otimistas, né, Patrono ????? Vai entender esses Urubus & Maricotas. Oremos.

  • Arthur J

    Boa vitória do Grêmio. Controlou o jogo, criou chances…

    Luan até jogou bem, se movimentou, buscou o jogo… pena que perdeu uns 2 gols feitos

  • Humbertosm

    Turminha do “Fora Renato” tá com as guampas inchadas hoje.

    • Ilgo Wink

      Não mexe no abelheiro…

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Tens razão, Ilgo, não consigo entender essa repulsa desses caras contra tudo no Grêmio em qualquer momento, nunca tá bom e citam isso como ”visão crítica de ajuda” ao clube. Oremos.

  • Rezende

    O Botafogo só escapou de uma goleada na Arena porque o Luan estava num dia NÃO para as conclusões mas jogou muito (só fomeou algumas bolas que PODERIA ter optado pelo passe para Barrios) mas depois de alguns bate-boca em campo foi mais cooperativo…
    No meio de semana teremos um jogo crucial para o HEXA DA CB na ARENA com o Fluminense que venceu o Santos MAS o Abel quase cede o empate quando fez o que aprendeu aqui no RS, fez 3 substituições e o time recuou protegendo a casinha e quase se complica. Não vi nada no jogo das 11 de domingo que nos ameace na quarta.
    Dia em que também marca o jogo dos vermelhos com o Palmeiras…
    Uma bela quarta-feira pode pintar…
    Só lembrar que nos 9 jogos desta primeira rodada do Brasileiro só deu mandante e 3 empates !!!
    Avaí, Flamengo e Corinthians já estão devendo dois pontos EM CASA na tese sinpofista (KKKK)…
    O Grêmio terá na próxima rodada um ótimo jogo FORA contra o Patético-PR que tomou uma CACETADA nesta rodada de 6×2 do BAHÊA !!!
    Como tradicional frequentador da página 2 do Brasileiro (ATL-PR) vencê-lo neste momento FORA, em que eles estão balançando, seria muito importante para mostrar as reais pretensões do Grêmio no Brasileiro…
    E mais adiante os patéticos do Paraná podem melhorar e tirar muitos pontos dos adversários na casa deles…

    • Fabio Scheffer

      Com certeza uma vitória sobre o Atletico-PR lá na Baixada seria importantíssima para o Grêmio se estabelecer logo no começo como postulante ao titulo brasileiro.
      Os caras jogam quarta fora de casa, no Chile pela Libertadores, então a chance de estarem desgastados, e até abalados se forem eliminados, é bem grande.

  • Nilton Oliveira

    Aconteceu o impossível, Marcelo Oliveira se machucou.

    • Heraldo

      Agora veremos se o Cortez tem futebol.

      • Nilton Oliveira

        Infelizmente não tem, mas dá pra fazer mais que o Marcelo.

  • diego amaral

    Gostei muito do que vi hoje. Postura, não recuamos após fazer o 2×0, que vinha acontecendo sempre. Apareceu o futebol do penta do ano passado, isso já dá uma esperança maior. Renata achou esquema de novo Tem que manter isso aí, pra não dizer que foi tudo perfeito o Pedro Rocha tá muito mal, tá na hora de testar o Everton ali de novo. Para quarta-feira estou esperançoso esse mesmo placar deixa a gente praticamente classificado. Marcação alta, Barrios entrosando, muitas notícias boas hoje.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Gostei do jogo. Todos muito bem, menos Pedro Rocha. Não acertou praticamente nada. Sua permanência no time é um segredo. Arthur apenas confirmou o que todos sabíamos. Ramiro calou minha boca. Como disse um amigo do grupo de whats, “quando ele quer jogar para o time e não querer ser o centro dele, se destaca”. A zaga foi um ferrolho. Queria ver mais vezes o Gaston ao lado de Luan, Barrios e Miller. Tomara que eu tenha a oportunidade. Acho que a lesão do MO poderá nos mostrar um lateral melhor. Tomara que Cortez aproveite a chance…

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Quem foi o Treinador do time do Grêmio hoje, e quem é o Presidente do Grêmio, Andre Peixoto ?????

      Nada como um dia após o outro com uma vitória convincente na estréia do Brasileirão, né, Andre Peixoto ?????

      Botafogo é um time ”muito pior” que o Iquique e o Novo Hamburgo, né, Andre Peixoto ….. fala aí, sabichão, poderia ser 5×0 ao natural e o Renato não entra em campo e participa das ”finalizações”, né, Andre Peixoto. Pois é. Oremos.

      • Andre Peixoto – Sarandi/RS

        Ué? Editou o texto? Ficou com medinho? Cagão de Tudo… Essa alegria toda é por manter a boquinha? Baita otário que tu és!

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          ….. manter a boquinha (?) (kkkkk).
          Ok, Urubu II, tu não és nem otário, nem imbecil, sei. QSL.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo Wink !!!!!

    Eu não consigo entender como pode o Renato ser treinador do Grêmio contra o Iquique e Novo Hamburgo que são menores que o Botafogo, e ganhar só de 2×0 dos cariocas na Arena do Grêmio quando o placar final poderia ser de 5×0 facinho, facinho contra um time que joga e deixa jogar ????? Quem será que pode me responder sobre essa incógnita ????? Ó, dúvida cruel.

    Eu lí aqui ”um sábio” escrever desde agosto 2016 que o problema do Grêmio era só de ”F I N A L I Z A Ç Ã O”, e que nosso time jogando contra os grandes que jogam e deixam jogar teria muito mais conteúdo tático e técnico em todas as partidas e que isso iria facilitar as coisas. Será ?????

    O que será que eles viram no time hoje a noite contra o Botafogo na Arena do Grêmio, e me fale sobre as ”finalizações” do ataque do Tricolor ?????

    Ah, eu estava esquecendo de dizer que o time do Renato está jogando sem quatro titulares que é quase meio time, mas parece que os ”reservas” são muito teimosos e insistem em manter a dinâmica de jogo do bom Treinador Roger Machado deeeeeesde 2015, né !!!!!

    Pois é, o Joel Portaluppi está merecendo umas férias no RJ para aprimorar o seu futi-vôlei, o que achas disso, Ilgo Wink ?????

    • Ilgo Wink

      Não provoca….

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Mas só tem verdades aí.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ok, Urubu Patrão. Continue Urubu, tá no sangue, normal.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Patrono, tu não estás sozinho, conheço várias pessoas que olham e não enxergam, escutam mas não ouvem e quando falam ou escrevem, ”nunca” dizem nada.

    A questão não é o meu apoio à Direção e ao Treinador, é que eu não fico ”secando” para dar certo, mas está nítido demais que tu & a corja de urubus secadores da direção e do Renato fazem isso diariamente.

    É é evidente que a gestão presidencial acaba ali na frente e nenhum Treinador é eterno, vai somando os dias, tu vais vencer ali na frente porque nenhum se garante no cargo aqui no Brasil por mais que um ou no máximo dois anos. Fato.

    Essa postura é chover no molhado, aí, é fácil ficar de olho urubuzando, não é, seu oportunista.

    Tu não é torcedor, tu é secador de erros para manter as tuas teses e isso eu já li aqui Boteco de uns 10 frequentadores.

    Então, fique com tua cia de minoria, mas não fui eu quem batizou vocês de Urubus, pois pra mim vocês serão eternamente as Maricotas do Boteco.

    Boa semana pra você, Sr. Urubu I, o patrono.

    • Ilgo Wink

      Calma, Zé

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Tudo eu, tudo eu kkkkk. Sempre calmo, amigo.
        Me divirto muito por aqui, mesmo que o ataque de ofensas à mim venha aumentando. É a arma dos fracos. Oremos.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Bom dia, Heraldo ….. acho que é para os Urubus esse calmante, pois o Grêmio quando vence os jogos eles somem pela metade e só vi dois até agora (kkkkk).

    • Luis Augusto Waschburger

      Mas há se se consentir que o amigo está muito eufórico…
      Tá quase engraçado, não fossem as ofensas pessoais.
      Aqui vai, humilde e sinceramente, uma dica:
      Já faz algum tempo que pouco se tem discutido sobre futebol nos comentários.
      As opiniões tem girado em torno de argumento “ad hominem”, o que é muito ruim.
      Empobrece a discussão, gera ofensas pessoais, antipatias e, a mim particularmente, o desgosto em participar.
      Quem sabe ao invés de tu e os “urubus” ou “maricotas” ficarem trocando farpas entre si, seja mais saudável voltarem a debater sobre o que vemos em campo?

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Olá, Luis, concordo contigo, mas o histórico de ofensas aqui não partiu de mim em momento algum, e não entro nessa em ”todos” os comentários, porém, se bater vai levar também mesmo que eu faça em ”menor intensidade”.

        Os debates ocorrem sim, mas os ”Urubus & Maricotas” não aceitam sob hipótese alguma nenhuma opinião positiva sobre a gestão administrativa e técnica do clube e do time, e isso os tornou ranzinzas de tudo, pesquise aí.

        Não sou o ”padrinho” dos Urubus, apenas comprei a idéia porque combina com eles, mas é só isso.

  • Robert Plant

    Ilgo, isso aqui (área dos comentários) tá virado em zona de guerra! Alguma vez na tua carreira jornalística imaginaste que já com muitos anos de estrada iria cobrir um conflito dessa magnitude? Rsrsrsrs, brincadeiras à parte, não serei eu o fiscal da corneta: Tirando o ódio cego de alguns, suspeita por vezes paranóica de “chapa-branquismo” de outros, acho que algumas críticas ao Renato foram e são até bem pertinentes. Como ele não fala em tom professoral, tão ao gosto de muitos jornalistas e torcedores hoje, mas na linguagem de boleiro, simples, ás vezes até em tom arrogante mesmo, muitos o tomam (aí só pode ser ódio de origem desconhecida) por um Joel que ele não é. A gente pode entrar num acordo que ele tem seus méritos e que também não é incriticável, certo? No mais, puxa, ontem jogamos muito bem. Não fosse o Gatito e era para ter sido goleada. Ah, já sei: O Botafogo é fraco. Tipo o Nóia. Não, pera!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Pois é ….. !!!!!

    • Ilgo Wink

      Aqui é um entrevero só, tiro pra tudo que é lado.
      Realmente, estou surpreso com esse tiroteio, mas futebol também é isso.
      O problema maior que eu vejo é que tem gente que torce mais por suas teses do que pelo clube, gente que exagera na cobrança e exagera no elogio.
      De certa forma, todos aqui em algum momento acabam tendo razão

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Obrigado ….. !!!!!

  • Marcos lena

    eu to como sempre de sorriso de orelha a orelha.

  • Luis Augusto Waschburger

    Eu não tenho nem tempo nem paciência pra entrar neste “poço de fel”, como alguém muito bem definiu esta seção estes dias.

    Apesar de não ser o mais qualificado para isto, vou deixar aqui a minha opinião sobre o que vi ontem:

    Grohe: Há muito não o via saindo do gol como fez ontem. Me chamou a atenção a mudança de postura. Ainda parece inseguro, mas pode ser sinal de que anda treinando a saída.

    Leo Moura: Fez uma boa partida. Tem toque e domínio de bola melhor que o Edilson. Este, por sua vez, marca melhor e é mais “aguerrido”. Aí vai do gosto do treinador pra definir o titular. Mas o seu lugar e ali, na LD, e não no meio, onde seria necessário todo um rearranjo para encaixa-lo.

    Geromel e Kannemann – A melhor zaga do Brasil.

    MO – São estranhos os caminhos dos deuses do futebol. Em sua melhor partida do ano, sai machucado. No mínimo curioso.

    Michel – Fez boa partida. Acertou passes e lançamentos. Com o time encaixado e contra um adversário fraco (achei muito ruim o time do Botafogo), ele não compromete. Mas ainda acho que tem que evoluir para ser titular de um time como o Grêmio.

    Arthur – Na minha concepção, está pronto. Hoje, acho que é o melhor jogador do meio-campo do Grêmio.

    Ramiro – É outro jogador com o Renato. Está em grande fase e parece que achou o espaço no campo que tem que ocupar. Acaba sendo o “motorzinho” do time. Nunca será brilhante, mas tem se mostrado sempre útil. Não está na minha formação ideal, mas é difícil brigar com os números.

    Luan – Terminado o jogo, o Darcy Filho ficou 10 minutos dando pau no Luan. Ontem ele jogou na mesma faixa de campo que na seleção olímpica. Acho que fez boa partida, puxando contra-ataques, chegando a frente pra sinalizar e armando as jogadas. Pena os gols perdidos. Pra que só analisa resultado, fica só os lances de arremate. Luan fez boa partida. Quanto aos erros de conclusão, parecem ser frutos de ansiedade ou intranquilidade. Aí cabe ao Renato ou a psicóloga do clube trabalharem com o guri. Mas Luan não faz parte do problema e sim da solução.

    Barrios – participou bem das jogadas. se movimentou. abriu espaços. mas, como todo centroavante, vive de assistências. no jogo de ontem, não teve muitas oportunidades de gol, por isto seu desempenho abaixo das partidas anteriores.

    Pedro Rocha – Também não achei a desgraceira toda que alguns falaram. Mas é, sem dúvida, o mais fraco do meio pra frente. Com a volta do Miller, acho que sua saída é natural.

    Sobre o treinador, deu pra ver evolução nestes 11 dias. Nítido em uma saída de bola junto a linha de fundo, quando fazem uma espécie de “bobinho” e o Renato aplaude, que aquilo foi treinado.

    Mas, sinceramente, continuo sem entender as substituições do Renato.
    Parece que ele sempre erra a primeira substituição e depois tem que corrigir na segunda…

    • Daniel Scherer

      Quando o Darci Filho dá pau em alguém, aí mesmo é que devemos apoiar quem está sendo questionado por esse abobado do Darci. Que sujeitinho mais escroto, arrogante e prepotente.

      • Lucas Eduardo Pavão

        Darci Filho e é insuperável na arrogância, nunca pode ser contestado. Tem a presunção de ser DEUS na crônica. Odeia o Grêmio por causa da treta com o filho dele há alguns anos. O que ele fala sempre tem ranço e intenção de fomentar ódio e discórdia. Vc lê ele sai sempre de mau humor. Ele só vai sossegar quando Fábio Koff (seu desafeto) morrer. Para o bem da saúde e do humor recomendá-se evitar ler hehehehe

        • Ilgo Wink

          Quando crítica se confunde com perseguição aí é melhor ignorar

          • Lucas Eduardo Pavão

            Ele não consegue elogiar nada desde que Koff retornou, talvez pq seja partidário do Odone sei lá. Mas o problema dele é que só veêcoisa ruins no Grêmio, nada tá bom. Tudo por causa do episódio do filho Diego.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Muito bem lembrado.

        • Daniel Scherer

          O que me deixa puto por um lado e me entristece por outro, é que tem muito gremista que dá ouvidos a ele. Evidente que existem muitos problemas no Grêmio, a questão é que ele só noticia os problemas, ou seja, nunca tem nada de bom.

          • Lucas Eduardo Pavão

            Exato Daniel, que existem coisas erradas e mais do que o normal, até o Real Madrid deve ter problemas, não existe perfeição no Esporte, senão ninguém ganhava e ninguém perdia. Mas o ruim é só procurar as coisas negativas e não olhar para as coisas boas. A pessoa tem que ver que em sua própria casa existem coisas que não estão dando certo e coisas que estão. Imagina num clube gigante como o nosso, onde muitas pessoas são geridas. A pior coisa que existe e administrar um grupo heterogêneo. Teoria é fácil mas quando a bola rola, é que nem depois do primeiro tiro.
            O Ico é criticado por ser educado, seria se fosse mal educado. É criticado por ser ex blogueiro, seria também se não fosse. talvez não tenha o perfil sanguineo que muitos gostam. Mas ele não está comandando Soldados, comanda pessoas normais. Não o conheço, mas parece que entende de finanças e isto é importante num lugar onde se administra muito dinheiro. No momento é o VP e no momento tenho que torcer para que ele acerte, independente de eu preferir alguém que de tapa na cara de bandido. Ele tá lá com a bronca, vou morrer torcendo que ele acerte, até ser substituído e torcer para seu substituto. Darci ataca a tudo e a todos que estão a frente do Futebol do Grêmio. Sempre terra arrasada e a do quanto pior melhor. Nada presta, o único que ele leva livre é o Renato, mas porque é amigo dele. Ai é fácil, aos amigos tudo, aos inimigos (leia-se direção atual) nada.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Lucas, ao criticar os críticos da ”situação” do Grêmio aqui no Boteco, tu corre o risco de sofrer ataque dos Urubus, hein !!!! Por isso, tenho que concordar contigo ”de novo” (kkkkk).

          • Lucas Eduardo Pavão

            vou ficar quieto então kkkkkk. Só Observar.

    • Robert Plant

      A entrada do Jaílson foi incompreensível. Ficamos com 4 volantes em campo!! Todos no grupo do whats que participo esperavam ver o Éverton em campo para com a sua velocidade somada ao desespero botafoguense, sacramentar a goleada. Mas foi inegável que quem criticou o Renato a priori pela ida ao Rio e folga, teve que admitir que o time melhorou muito nesses 11 dias!

      • Arthur J

        Eu até entendi a entrada do Jaílson. O Renato quis adiantar o Luan pra falso 9, e centralizou o Arthur pra ser o meia do time (aliás, me impressiona a versatilidade do Arthur, joga em todas no meio-campo).

        Mas, talvez o mais simples fosse só botar o Gastón Fernandez de meia e deixar o Luan na frente.

    • Robert Plant

      Perfeito. Especialmente em relação ao Grohe!

    • Fabio Scheffer

      Pelo menos dessa vez o Fernandinho não entrou !!!

      Agora seria a hora de negociar ele, Bressan, quem sabe emprestar o Jailson, pra começar a abrir espaços para novos contratações e algum moleque da base que esteja se destacando.

      • Rezende

        Fábio tem este rumor que o Neilton sairá do São Paulo e que o Cruzeiro deve re-emprestá-lo porque tem muitos jogadores nesta função. Acho que uma troca Fernandinho por Neílton seria uma boa para nós e o Cruzeiro até se acharia em vantagem…

        • Lucio

          Neilton seria um novo Negueba, perda de tempo, se for assim após no Everton!

  • Fabio Scheffer

    Ontem o Grêmio teve uma atuação sólida, mostrando perspectivas muito positivas pro restante da temporada.

    Sem duvida pra mim o grande destaque foi o trio de “volantes” Michel, Arthur e Ramiro, que conseguiram aliar marcação, ocupação de espaços e chegadas na frente com muita qualidade.

    Com a volta do Maicon o esquema vai acabar sendo esse (saindo o Michel ou o Arthur), com P.Rocha e Everton disputando vaga no ataque para jogar com o Barrios e o Miller herdando a vaga do Luan, que na minha opinião dessa janela européia não passa.

    Agora se com a grana do Luan, que parece não vai ser pouca, a direção conseguir mais uns 2 ou 3 reforços em nivel de titularidade pra encorpar o grupo o tricolor vai ainda mais forte pra conquistar no minimo 1 dos 4 torneios (Libertadores, Brasileiro,CdB, 1ªLiga) que ainda tem até o final do ano.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Olá, Fabio, como ainda não fui proibido de opinar positivamente por aqui, gostei de tua visão. Perfeito. Abraço.

      • Ilgo Wink

        Muito boa análise do Fabio

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Sim. Tá brabo, meu amigo, tudo eu, tudo eu ….. kkkkk ….. mas segue a cachaça do Boteco, sem ofensas de minha parte.

          Amigo, tu viu, agora eu sou fake de uns 4 ou 5 aí porque eles pensam igual à você, eu & Cia da maioria. É dose.

    • Alexandre Sanz

      O problema da volta do Maicon, é exatamente a saída de um destes, estão jogando muito, outro problema é o retorno do Miller, quem sairá?
      para mim, Pedro Rocha tem a ficha um, mas o Barrios, apesar de goleador, se movimenta menos, dificil, dificil!!!

  • Querubini

    Boa vitória. Agora basta Luan e Pedro Rocha se esforçarem mais nos treinos de finalização. E vamos esperar para ver qual vai ser o comentário da Direção, se vão seguir com a doutrina do empate fora. Se bem observaram, a tabela nos é favorável nessa arrancada. Ou ganha todas ou entrega logo ou esquece a briga pelo título, pois o Palmeiras poderá disparar.

    • Francisco Coelho

      Mas não pode é tirar um atacante e colocar um volante.

    • Fábio Viana

      Com esse calendário acho difícil treinos específicos.
      Veja só essa semana.
      SEG(pós-jogo)1 turno à tarde – Treino de recuperação, avaliação física e treino leve
      TER 2 turnos – Treino de preparação para o jogo. Aqui caberia o treino específico. Não sei se ocorre.
      QUA (dia de jogo) – Sem treino.
      QUI (pós-jogo) – 1 turno à tarde
      SEX – 2 turnos
      SAB – 1 turno manhã + viagem
      DOM- dia de jogo
      Além do mais, esse treinos específicos, como cruzamentos, faltas, finalizações, são restritos em sua carga para evitarem contusões por repetição de movimentos.
      Não tem mais essa de fazer como o Zico e ficar 2 horas depois do treino batendo falta.
      Enquanto o calendário não for racional a evolução técnica no profissional estará limitada, por isso é cada vez mais importante o trabalho da base e não pular etapas.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Seja bem-vindo, Cortêz, a hora é essa, aproveite esta chance com unhas e dentes, pois a posição é tua por uns 25 ou 30 dias. Boa recuperação ao MO.

  • Daniel Scherer

    Ilgo tudo certo no teu post, apenas com relação a M Oliveira, que embora não estivesse jogando mal, ele só a Geni porque faz por merecer essa pecha, pois é muito ruim, se mantém em destaque pelo extra-campo, é nosso Roberto Shinyashiki do vestiário. Evidente que algum méirot ele tem que ter para ser titular incontestável já pela terceira temporada, mas certamente pelo futebol apresentado que não é. A média dele é muito baixa, ontem foi uma das partidas dele fora da curva.
    Apresentação sólida do time, não estivemos sob ameaça do adversário em nenhum momento do jogo.
    Sobre Luan, sou crítico dele por entender que pode ser muito mais do que vem sendo, mas também entendo que muitas vezes tem de fazer funções as quais não permitem que ele seja o divisor de aguas. Mas não há nenhuma dúvida que é a referência do time, é nosso melhor jogador. A questão é que a torcida nunca casou com o estlio do Luan, que parece meio desligado, indolente. Infelizmente tá no tal DNA tricolor, tem que se doar, sangrar e por aí vai. Sou um pouco assim também quando vejo o Luan jogando, as vezes dá vontade de pedalar o moleque. Mas ontem, mesmo ele tendo perdido dois gols feitos, foi um dos melhores do time. Se o Grêmio pensa em ganhar algo este ano, Luan será o fiel da balança. Se for vendido, minha pergunta: quem vão trazer para o lugar dele??? Tenho calafrios só de pensar.

    • Fabio Scheffer

      Em principio acho que o substituto do Luan tá no clube, seria o Miller que se não tem a inteligencia tática do Luan é muito mais efetivo na frente do gol.

      Gata Fernandez e o “mistério” Beto da Silva também seriam opções.

      Mas se vier a grana que falam… bom aí é obrigação trazer um jogador indiscutível pra chegar, fardar e jogar do tipo Everton Ribeiro por exemplo.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Fabio, ouvi falarem mais de uma vez que o Maxi Rodrigues e o Beto Silva são mesmo acima da média e bons jogadores, mas sofrem demais por não terem tido a evolução física completa em todas as etapas de construção desde a base e isso, atrapalha agora na ”continuidade”.

        Parece que o Beto está num nível mais avançado, porém, o Maxi teve três ótimas oportunidades no Vasco, Chile e uruguay, mas o cara não decola sob hipótese alguma por causa disso. Que pena.

      • Ilgo Wink

        Tem também o Lucas lima dando sopa aí

    • Fábio Viana

      Uma das questões, na qual não sei a resposta, é:
      Até que ponto o Grêmio se impôs, mental, física e taticamente para superar o Fogão e a que ponto o Botafogo esteve baixo do seu nível?
      Não sei, talvez um pouco do dois.
      Time por time, a corda do Botafogo tem que estar muuuuiiiitttttoooo mais esticada que a do Grêmio para se fazer valer sobre adversários presumidamente mais fortes.
      Valeu pelo conjunto da obra e esperamos que assim continue.

  • Fábio Rübenich

    A corneta doentia que eu me refiro de vez em quando aqui quase fez vítimas ontem no quarto anel, Norte.

    Nos primeiros minutos do segundo tempo, alguns histéricos xingavam até a quinta geração do Luan, inclusive quando o rapaz estava atacando na frente da área adversária, com a bola dominada.

    Até que quase imediatamente ele participa do segundo gol. Eu me viro para a turminha da histeria dedicando o gol pra eles, enquanto que vem um senhor bem mais exaltado xingando esse pessoal afú.

    A turma do deixa-disso interveio. Mas por muito pouco não foram para as vias de fato. O cara exaltado mandava os corneteiros irem torcer para a turma da segunda divisão, o que eu não pude deixar de concordar.

    • Robert Plant

      Tenho um amigo que perto de mim é apoiador incondicional, rsrsrs. Mas ele tem uma encrenca com o Luan. Aí meu irmão, que foi com ele ontem, me disse: “O maior corneteiro do Luan que eu já vi. O tempo todo xingando”, rsrsrs. Admito: Teve um jogo pelo Br de 2015 contra o Coxa às 11 da manhã. Empatamos em 0 x 0, o Coxa numa retranca de fazer inveja aos times do interior no ruralito. Aí o Luan recebe uma bola de frente para o Gol na grande área e tenta encobrir o goleiro: Bola prá fora. Xingo afu e uns piás: “Para de xingar o nosso craque, tu não é mais Gremista que ninguém” (eu já vinha xingando há um tempo, na minha cabeça escorria a chance de título no Br em que eu acreditava e nos aproximávamos de 14 anos sem taça). Mas era uns piás meio parrudos, rsrsrs. O Ministério da saúde adverte: A corneta doentia pode fazer mal “fisicamente” à saúde!

    • Ilgo Wink

      Fábio, o sujeito que ataca o Luan com o jogo em andamento não ajuda em nada. Só prejudica.
      E corre o risco de morder a língua, porque Luan sempre faz algumas boas jogadas e lances decisivos.
      É como criticar centroavante, vacilou ele faz 3 gols

  • Pedro de Lara

    Desde setembro o mote tem sido a motivação do vestiário. Qualidade e memória tática parece que os jogadores têm. Como andávamos meio para baixo já há alguns meses, o grande Romildo foi lá e sacudiu o vestiário.

    Essa vitória vai pra conta do Romildo.

    • Robert Plant

      Os invencíveis são previsíveis: Imagina que tu darias crédito ao Renato. Se o Grêmio vier a empilhar títulos com ele na Casamata, tu vais ver mérito nos ambulantes que vendem cerveja nos arredores da Arena, quiçá nos flanelinhas que cuidam dos carros. Talvez até as coordenadas geográficas da Arena ou a Ponte da BR 448 sobre o Rio Gravataí tu venhas a levar em conta. O Renato?! Nem nascendo de novo!

      • Pedro de Lara

        Rá-rá-rá. Muito boa. Continue assim.

        • Robert Plant

          Grato!

          • Ilgo Wink

            Eu pensei que o Pedro não iria aparecer hoje

          • Francisco Coelho

            O Pedro não falha. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            EU TAMBÉM. PORQUE SERÁ, NÉ ????? (kkkkk).

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Acho que o Robert não é um fake do Copião (kkkkk).

      • Ilgo Wink

        Parabéns, Plant
        Eu não faria melhor. O Pedro de Lara poderia mudar para Marcia de Windsor e começar a dar nota 10 pro Renato e pro time dele.
        Bem, esses são nomes que a gurizada não conhece. busquem no google, rsrsrs

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Muito bom, Robert Plant, acho que tu és mais um candidato a ser chamado de fake do Copião por aqui (kkkkk). O cara não desiste disso. Parabéns.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Nesse blog ocorrem coisas estranhas. Temos um pessoal que vem aqui para discutir futebol, externar sua opinião. As vezes discordar do dono (normal), mas sempre expondo aquilo que pensa. Tem os fakes eventuais e os assíduos. Mas sempre tem uns abobado que ficam pautando tudo e todos. Se concordam com seu ponto de vista, são elogiados. Se discordam, são alvo da fúria desses baba ovo da direção. Mas agora estamos vendo algo inusitado. Hoje eu elogiei a atuação do time, mas mesmo assim levei corneta. A tese aquela que só apareço quando perde nunca se confirmou, pois atualmente tenho postado direto. Mas o débil mental pauta tudo e todos. Tá ficando ridículo!!

    Sugiro ao Ilgo mudar o nome do blogue para:
    BOTECO DO COPIÃO: O CAGÃO DE TUDO

    • FePoa

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, pq as vezes é bom brincar,

      • Francisco Coelho

        Verdade. Tem de arrumar uma função ou denominação para o cagão. Eu não pedi para ser isso ou aquilo.

        Gostaria de poder escrever sobre a base e sobre jogadores. Não sobre puxa saco e lambe botas ou chuteiras…

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Menos, Patrono, tu és minoria por aqui, relaxe e curta a boa vitória do time do Renato Pentaluppi, pois foi convincente.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Eles se ofendem com ”qualquer coisinha” que o Copião escreve, não entendo porque, mas não foi o Copião quem os batizou de Urubus por causa disso. Fato. Vamos brincando e eles se ofendendo por burrice. Lamentável.

    • Lucas Eduardo Pavão

      mas já encheu o saco esta briga tua com ele. Vcs passam todos os santos dias se ofendendo, ainda bem que é virtual, pois já teriam saído na porrada. Agora ele vai vir com quinhentas pedradas e vão se seguir se ofendendo, tu vai xingar ele de volta, ele repica e segue a inimizade entre pares. Ainda bem que não podem se encontrar graças a deus.

      • Luis Augusto Waschburger

        Foi o que eu disse pro copião, com outras palavras.
        Foste bem mais direto. É por aí, Lucas!

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Luis, não ofendo ninguém, pois acho isso muito baixo, mas apenas rebato ofensas burras. Pesquise.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Lucas, não ofendo ninguém, pois acho isso muito baixo, mas apenas rebato ofensas burras. Pesquise.

        • Lucas Eduardo Pavão

          Eu pesquiso, Leio todos os dias o Boteco, só não me atrevo a comentar, para não ter que entrar em brigas desnecessárias para o humor e para a saúde

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Pois é, aqui no Boteco nós temos 15% de criticas e 85% de apoio ao clube, time e treinador neste momento, mas o que está valendo é que a IVI está conseguindo atingir os seus 15% de alvo, pois a desculpa dos eternos críticos é sempre a de apoiar o clube criticando para melhorar. É triste.

    • Diogo S

      Você é disparado o pior comentarista. Alem de escrever mal pacas, só corneteia e nem isso sabe, por que pra cornetear tem que ter o mínimo de noção. pede pra sair, cara de tacho. kkkk

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Bah, Diogo S, essa foi na veia do Urubu II, hein ….. !!!!!
        O próximo passo dele é dizer que eu sou um fake seu, queres apostar ????? (Vide Pedro de Lara, é o campeão disso por aqui, pois sofre ataque de todos os lados. Oremos)

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Olá, Urubu II, sem ofensas pessoais, seja adulto, pois não posso te agradar em nada e nem quero, pois eu gosto mesmo é de mulher. Desista.

  • FePoa

    Os que criticam, querem ver o time jogando mais, não estão contra o Grêmio ou contra o Renato, só querem ver o time jogando mais pra não dar munição pra imprensa, pois, material humano, tem pra fazer uma campanha de bom nivel, talvez, nao pra ser campeão do brasileiro, mas pra figurar pra vaga de libertadores…como tem sido sempre desde que enfiaram na cabeça do presidente que é mmelhor ganhar com pontinho fora. Pelo que entendi, os que não partilham do momento maravilhoso “flavio obino”…Discordam, mas explicando o que não gostam. Seja da atitude da direção ou de uma decisão do pai da carol. Do jeito que falam ou teclam, o padrão de ontem do gremio vai durar 38 rodadas… tão loucos ? Copião, tu ainda vai te borrar vendo jogo do Grêmio. Esse grupo é bom, e deu…não tem chance de ser campeão brasileiro, pois segundo o presidente tem que buscar pontinho fora. Logo não vai ser campeão do certame. Não estou falando de esquema, nem de tecnico,sr. ***Tomas de Torquemada, hehehehe.
    *** Tomás de Torquemada ou o O Grande Inquisidor foi o inquisidor-geral de origem Sefardita dos reinos de Castela e Aragão no século XV. Boteco tb é cultura, kkkkk, sds, azuis

  • Ilgo Wink

    Mas ele tá calmo hoje

  • Rezende

    Cruzes que show de HORRORES este jogo de segunda-feira fechando a primeira rodada do Brasileiro!!!
    Pelo Coritiba Werley Câncer, Anderson Fininho, Kleber Bundeador e Henrique Chapéu Almeida e de troco o Walter Hamburguão pelo Patético-GO e que está mais para um Barril !!!
    E o Fininho voador já se contundiu sozinho no início da partida e não voou coisa alguma…
    ARRE ÉGUA !!!

  • Ilgo Wink

    Comentário de Francisco Serafini enviado ao meu email:

    “Concordo bastante com a coluna. O Renato fez o certo, em termos de escalação dos jogadores e modo de jogar. Estou surpreso com o futebol jogado pelo volantes, muito surpreso com o Marcelo Oliveira (ofensivamente falando) e não tão surpreso com o Luan por perder tanto gol.

    E não estou nada surpreso com o futebol do Ramiro. Jogando onde ele jogou contra o Botafogo é onde ele mais rende. Ano passado, o Renato o colocou jogar no lado direito, mais avançado, e com isso o Grêmio dominou o meio campo e chegava firme na frente. Portanto, é nesse lugar, na ponta direita, que o Ramiro deve jogar (de volante ele é um jogador limitado a comum), pois o time melhora muito com ele aí e o é melhor jogador disparado do elenco para jogar nessa posição.

    Para finalizar, o Renato tem que acertar a bola aérea, a qual parece voltar a ser um problema. Ano passado, ele corrigiu tal problema e o sistema defensivo se tornou muito mais eficaz.”

    • Francisco Lanferdini Serafini

      Obrigado, Ilgo.

  • Pedro de Lara

    Eu acho muito engraçado essa mistura de Tiririca com Velhinha de Taubaté que avalia os nossos comentários. Não me importo. É o trabalho dele.
    Divertido mesmo.
    Um dos sucessos do blog é essa caricatura aí.

  • Gustavo Medeiros

    Acho triste que os comentários do Blog caíram de nível.

    Era muito bom ler o post do Ilgo, e era melhor ainda ler os comentários.

    Ideias se discutiam. Análises de jogos eram feitas. Previsões eram feitas. Debates com conteúdo. Não discussão de primeira série.

    Dito isso…

    ——

    Para mim, o bom jogo do Grêmio se passou pela simplicidade do Renato.

    Conhecem o princípio lógico da Navalha de Ockham?

    “ Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor. ”

    Essa é a minha explicação “simples”.

    – Renato colocou o Ramiro onde ele mais rende. Livre entre a linha de volância e ataque. Assim ele se destacou ano passado na Copa do Brasil. Não como volante, nem como lateral.

    – Lateral direito é lateral direto. Leo Moura jogou onde rende mais, na posição dele. Não improvisado no meio como meia de criação e ligação.

    – Temos meio de campo. Colocando Artur como meio de campo, com incríveis 52 passes certos de 55 tentados. 100 % de desarmes certos e 100 % de lançamentos certos, temos um jogador efetivo de meio de campo.

    – Soma isso a atitude diferente dos jogadores, de estarem ligados no jogo inteiro, vimos o que vimos.

    Então, quando criticamos o Renato por não tirar o melhor de grupo, lembro que esses mesmos jogadores estavam disponíveis contra o Iquique e o Novo Hamburgo. Ele não usou porque não quis.

    Domingo ele resolveu fazer o simples, talvez, por ter aprendido com os próprios erros.

    Logo veremos.

    • Francisco Lanferdini Serafini

      Muito bom. Concordo com tudo!

      Sobre a atitude dos jogadores, ouvi que o Bolzan sentou o porrete nos caras semana passada. Por isso, os caras voltaram mais ligados. Se não sentou o porrete, deve ter oferecido um bicho bem generoso (espero que por título, não por rodada no G4).

  • Fábio Viana

    Pra descontrair, momento Mãe Dinah do Z4.

    Após a 1ª rodada, esses seriam meus candidatos ao Z4:
    Avaí – Ruim mesmo, subiu para cair.
    Atl.-GO – Com Viçosa, Andrigo(CRACK) e com Walter, não pode ir longe.
    Atl.-PR – Elenco razoável, mas sem técnico.
    Bahia – sem elenco
    Coritiba – com esse elenco, tá loco.
    Sport – Elenco razoável, mas sem técnico.
    Vasco – Ruim mesmo.

  • Francisco Coelho

    Pois eu penso diferente. Claro que sei separar o joio do trigo. Leio sempre o Darci e digo mais: Muitas coisas são abortadas quando ele não segura informação.

  • Luis Augusto Waschburger

    Ilgo,

    O meu comentário aparece como “aguardando moderação” e no meu perfil está como “excluído por spam”…

    Podes verificar?

    • Gustavo Medeiros

      E aí Luis. Tudo certo?

      Eu li teu comentário. Depois aparecia “aguardando aprovação ‘. Agora sumiu.

      • Luis Augusto Waschburger

        Estranho, né?

        • Andre Peixoto – Sarandi/RS

          Olha, vejo aqui no cel e, qdo aparece a frase, eu clico em cima e aparece o comentário…

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Acho que isso deve ser um problema do Disqus.
          Qual era o conteúdo, elogio ou crítica ao Grêmio, isso pode ter alguma coisa à ver. Pense nisso.

  • Querubini

    Passou dos 100 comentários

  • diego amaral

    Sugestão aos participantes: voltarmos a focar em futebol, opiniões sobre os jogos, alguns com suas críticas, outros com seus ufanismos, sem ficar concordando ou discordando da opinião alheia. Se não concordar com a opinião do outro, o que é bem comum numa Democracia, não precisa tentar desqualificar ou usar apelidos com o objetivo de ridicularizar. Todos temos direito de gostar ou não do trabalho do Renato, gostar ou não do planejamento da Direção, gostar ou não de 3 volantes, do Ghroe, do Fernandinho, enfim. Tem gente aqui que não tem um argumento para falar de futebol, só argumenta em cima da opinião alheia. Fica aqui minha sugestão.

    • Francisco Coelho

      Beleza.

  • Ricardo

    Grohe “melhor do mundo” não conseguiu ganhar dum cara de 1,75m no alto, que goleiraço… É só mirar o escanteio nele e sair pro abraço!

  • Querubini

    Que narração ruim essa do Luciano Périco… por favor