Grêmio ganha forma, mas ainda falta ataque

Às vésperas de começar mais um campeonato em que parece ser proibido dar cartão vermelho para jogadores do Inter – nos dois últimos regionais nenhum colorado foi expulso -, o Grêmio do técnico Enderson Moreira está se delineando.

E sem surpresas. O time que ele anda colocando em campo é praticamente igual ao de todos os gremistas.

O goleiro é Marcelo Grohe. A dupla de área é Rodolpho e mais um, Bressan ou Werley. Uma zaga de respeito.

Nas laterais/alas é que vejo algum problema. Pará segue imexível, até por falta de opções. Tinga em breve terá sua oportunidade, mas ainda tem muito o que provar.

Na esquerda, com a saída de Alex Telles – recebido com festa na Turquia -, é tudo com Wendell. Ele entrou bem em alguns jogos. Tem tudo para confirmar. Se isso acontecer, tudo bem. Uma coisa é entrar no decorrer dos jogos e e dar uma sacudida na equipe, como ele fez, outra é começar e manter uma sequencia de qualidade. Então, precisamos esperar.

No meio de campo, Enderson se mostra conservador: dois volantes e dois meias. Souza e Ramiro, com Maxi Rodriguez e Zé Roberto.

Confesso que me preocupo um pouco. Souza e Ramiro são segundos volantes. Temos que a zaga fique desprotegida.

Se Zé Roberto e Maxi tiverem maior comprometimento com a marcação, principalmente o Zé, até pode dar certo. É importante saber qual será a resposta do meia uruguaio começando como titular. Repito, uma coisa é entrar nos jogos com o adversário meio cansado.

Sinceramente, não consigo ver o Maxi titular do time numa Libertadores. Espero que ele não seja aquele tipo de jogador de dois ou três lances brilhantes e que fica a maior parte do tempo ausente do jogo.

Sobre o Zé Roberto, espero que ele consiga dar mais velocidade à saída de bola, trocando menos passes no meio.

Na frente, bem aí é que vejo maiores dificuldades. É inegável que Barcos e Klebert são bons jogadores. Tanto que foram recebidos com festa pela torcida e incensados pela imprensa, parte dela com inveja e preocupação.

O problema é que o Pirata e o Gladiador sucumbiram. Foram mal tanto com Luxemburgo como com Renato. Para alguns, eles foram prejudicados pelo esquema de Renato, muito defensivo e coisa e tal. Mas como explicar a bolinha de gude que jogaram com Luxemburgo? Até se especulou que Barcos estava brigado com Luxemburgo. Surgiram, inclusive, relatos de confronto físico no vestiário.

As opções, por enquanto, são Paulinho, Mamute e Lucas Coelho.

Com o que há hoje o Grêmio não irá longe na Libertadores. É preciso reforçar o ataque. Pelo menos um atacante mais ágil, criativo e goleador.

Um jogador tipo o Jonas ou o Nilmar.

Sem pelo menos um reforço de qualidade para o ataque o time não irá longe, a não ser que Barcos e Kleber finalmente joguem tudo aquilo que deles se espera.

Fora isso, o Grêmio cai cedo, e nem poderemos responsabilizar o noviço Enderson Moreira.

Mas não tenho dúvida de que o Grêmio está buscando esse atacante. Tenho esperança, também, que o time B revele uns dois ou três jogadores para o time titular, o que pode significar a salvação.

INTER

É impressionante o desespero do Inter para se livrar de Forlan e Scocco. Os dois não querem continuar no Inter e o Inter não quer continuar com eles. Tanto pela bola que jogaram até aqui, como, e principalmente, pelo que eles custam por mês.

Eu não tenho nenhuma dúvida que os dois jogadores bateram de frente com o dono do time, o D’Alessandro.

Forlan custa mensalmente 850 mil ao Inter. Scocco custou caro e tem salário em torno de 400 mil.

Está difícil encontrar quem banque tudo isso, mesmo que o Inter se proponha a ajudar no pagamento do salário. No caso de Scocco, o Inter ainda busca um clube que pague pelo menos 5 milhões de dólares pelo jogador.

O negócio é aliviar a folha de pagamento. O mesmo acontece com o Grêmio, que paga em torno de um milhão de reais para sua dupla de ‘goleadores’.

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    Copa Santiago; Grêmio 1 x 1 Guarani-Paraguai.

    Também não acredito na dupla Barcos e Kleber nem em Kleber ou Barcos e mais alguém. Tiveram muito tempo e 2 comandantes sem mostrar serviço e não será agora que vão mostrar. Barcos ainda tem a pretensão de ser chamado para a seleção argentina, mas Kleber só a de arrumar um lugar para esperar a aposentadoria.
    Também concordo que Souza e Ramiro são só para treino, pois na hora da onça beber água é Edinho lasca tíbia que entra em ação. Quanto ao companheiro de Edinho só o tempo dirá. Se o paraguaio entrar em forma pode ser ele. Outro que não vai durar é o Zé enceradeira, pois pau que nasce torto só alinhando quando pequeno.
    Segue faltando o meia de pé direito que saiba criar e distribuir o jogo. Na hora que o time jogar jogo valendo as carências e acertos aparecem. Meia destro é mais importante que atacante e ficou provado pois empilhamos atacantes em 2013 e não marcamos gols.

  • Ilgo

    Edinho lasca tíbia, gostei dessa definição.
    Também acho que no pega pra capar vai dar ele.

  • DiegoMata

    Eu sou daqueles que acredita na “liga”. Um time pode parecer bom ou ruim no papel. Na pratica, vai dar certo se der liga. Vários fatores influem, da pra escrever um longo post sobre isso. Este time não parece muito empolgante no papel, acho que vamos precisar de algumas surpresas para dar certo, algum guri da base entrar e tomar conta, Barcos jogar algum futebol, etc.
    Pelo que está se vendo até agora, tudo indica um 4-2-3-1, eu desconfio que variando para um 3-6-1, com o Edinho fazendo a zaga. Concordo com vocês, vai ser titular. O time que deve ser o titular agora no inicio de temporada, do qual eu discordo em algumas posições:
    Marcelo; Pará, Rhodolpho, Bressan (ou Werley ou Geromel) e Wendell; Edinho, Souza (ou Ramiro ou Riveros), Maxi, Zé e Kleber; Barcos.
    Para termos alguma chance, a “liga” passa por Tinga assumir a lateral direita e confirmar que joga mais que Para. Zé jogar aquela bola que jogou inicio do ano passado, mas não tenho muita esperança, o ideal seria um dos guris entrar ali e tomar conta. Kleber ser vendido para algum time de rugbi, entrando Ruiz ou outro guri. Dos três meias, pelo menos 2 deles tem que chegar bem a frente marcando gols, pois se dependermos de Barcos para fazer os gols estamos perdidos. Um deles é o Maxi, falta outro. O próprio Maxi e o argentino Ruiz precisam mostrar bom futebol, Maxi confirmar o que a torcida espera, Ruiz confirmar o que quem o contratou espera, ja que é um desconhecido para 99% da torcida. E somado a tudo isso, Enderson dar certo como treinador de time grande, unindo o grupo, o bicho entrando na hora certa, salários em dia, etc.
    Francisco (belo nome, o mesmo do meu filho de 3 meses), tu que observas a base, temos dois meias de chegada? O Everton? Será que Jean Deretti pode nos surpreender positivamente?
    Enfim, como todo ano, depositamos nossas esperanças em vários jogadores, que quase todo ano nos decepcionam. Quando tudo da certo, aí deu liga, aí dá taça.

  • ilgo

    Diego, concordo contigo. Tem que dar liga. Mas vc mesmo relata que tem muita coisa que precisa dar certo para dar a tal liga. Ou seja, é preciso uma conjunção astral muito positiva.
    Mas quem diz que não é possível?

    Engraçada a reportagem da ZH de hoje com os jogadores se mostrando satisfeitos com o Enderson. Ora, vão dizer o quê? Que não gostam do método do técnico?

  • Francisco Coelho

    Diego Mata; meus avós eram Francisco do lado paterno e João do materno. O maior fabricante de lenço colorado (degolador) do Alegrete era João Francisco. Ai resolveram, mudar o meu para Francisco Paulo (Paulo do meu pai, filho, neto e bisneto de Francisco). O significado do nome Francisco diz ser “Frances Livre” e o primeiro a usar seria São Francisco de Assis, pois o pai italiano, estando na França quando o mesmo nasceu, resolvera homenagear o país (frança). Eu me sinto LIVRE e ALEGRETENSE. Kkkk Tamo mal de XARÁ eu e teu guri. Até o Papa das mudanças é Francisco. KKKK Parabéns e uma vida plena de realizações para ele e os pais.

    Quanto ao time e esperanças, concordo. Se o Enderson tiver tempo, estrela e olho vai encontrar as peças certas. Deretti foi prejudicado por lesões e um time sem alma castelhana, desequilibrado e defensivo ao extremo com Kleber e Barcos mais marcando que atacando.
    Muitos vêm comentando que o Luan nos treinos faz chover e promete muito. Contra zagas pesadas e fortes tem de ter habilidade e flexibilidade nas jogadas para marcar gols e escapar das pancadas. O Everton tem boa velocidade, faro de gol e cobra faltas. Como gato escaldado tem medo de água fria, convém esperar para ver o desempenho.
    O difícil é que os jornalistas que cobrem o Grêmio pouco falam de desempenho e do que cada jogador vem apresentando. Parecem gostar mais dos papos extra campo e das regalias que a cidade e região oferecem.
    A verdade é que temos muitos bons jogadores com ALMA gremista e que peleiam até o apito final. Um que bem comandado tem muito a dar seria o Xuxa que é rápido e forte embora pequeno. Também temos o regresso do Émerson e do Everaldo. Temos de observar e ir anotando.

  • DiegoMata

    Francisco,
    Ta tudo em casa então. O meu filho tem o nome do meu bisavo, Franscico Mata, que foi o imigrante que veio da Cataluna e deu origem a familia aqui no sul, em Bagé, ai perto do Alegrete. Meu avo era Paulo também, se a homenagem fosse dupla, o guri seria Francisco Paulo.
    Ilgo,
    Alinhamento dos astros é o que a gente precisa, hehehehe.

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Ilgo e amigos!

    Faz tempo que não deixo nenhum comentário por aqui, mas o time do ano passado não mereceu nenhum.

    O ideal era o Grêmio vender o Kleber para algum time Áribe, além de ganhar uns trocados, ainda se luvrava do salário muito extraordinário.

    Eu ainda acredito no Barcos e com alguém ao seu lado poderá dar certo sim.

    Outra coisa, se Maxi e Ruiz corresponderem poderemos sim ter um grande amo.

    Falta é arrumar alguém para atuar na direita.

  • Rafael M.
  • Francisco Coelho

    Se calor é desculpa imaginem em Teresina ou Uruguaiana sem vento.

    NA VOLTA DE CONCA, FLU PERDE PARA O MADUREIRA NA ESTREIA NO CARIOCA: 3 A 2
    Time de Renato Gaúcho sente o desgaste da pré-temporada e não encontra forças para superar o adversário e o forte calor em Bangu

  • Francisco Coelho

    HM defendendo Obino.

    Hoje se espoucam foguetes a cada revelação de jogador.
    Omite-se que nos tempos das trevas, quando a ISL deixou de repassar R$ 2,1 milhões mensais e não havia um níquel para sustentar um dos times mais caros, senão o mais caro, do Brasil, se fazia o mesmo.
    Sem esse alarde.
    A atual gestão se vangloria de um trabalho que ainda não deu resultado e computa jogadores como Telles, Bressan e Ramiro como saídos do forno do Grêmio.
    Errado.
    Vieram formados do Juventude.
    Se formar três iguais aos da gestão Obino, bem, aí poderá comemorar.

  • Francisco Coelho

    Perdemos; não foi o calor mas o gramado atrapalhou. Não gosto de gramado sintético e só quem está acostumado leva pequena vantagem. O pique e tempo de bola muda a cada jogada. Em minha opinião Moisés foi o mais constante e Matheus e Jeferson os meus destaques.

  • marcio

    Belo post Ilgo!

    Só acho o Maxi mais objetivo que o “Zé Enceradeira”.

    Concordo ctg com relação ao Pará…mto limitado. E qm é o reserva do Wendell??
    Acho q Edinho vai ser titular e Riveros o 2º volante.
    Boto mta fé no Maxi e no AlanRuiz… (serão titulares mesmo sem um destro na posição)
    Concordo tb sobre nosso ataque… mas acho q o Barcos vai mostrar mais futebol esse ano. Precisa de um Vargas q não perde mtos gols no lugar do kleber…
    Alguém tem o nº do empresário do Mamute??? Deveria ser eleito o profissional da década!!! kkkk
    Abraços.

  • marcio

    O reserva do Wendell pode ser o Breno, q tah jogando o Sub 20…

  • Awesome! Its actually amazing article, I have got much clear idea on the topic of from this post.

  • Your way of telling the whole thing in this piece of writing
    is really nice, all be capable of effortlessly be aware of it, Thanks a lot.

  • I think that what you published made a great deal of sense.

    But, think on this, what if you wrote a catchier title?
    I mean, I don’t want to tell you how to run your blog, but suppose
    you added something to maybe grab people’s attention? I mean Grêmio
    ganha forma, mas ainda falta ataque | is kinda boring.
    You ought to look at Yahoo’s front page and watch how
    they write article headlines to grab viewers to open the links.
    You might add a video or a picture or two to grab readers excited about everything’ve written. Just my
    opinion, it could bring your posts a little livelier.

  • Howdy are using WordPress for your site platform?

    I’m new to the blog world but I’m trying to get started and set
    up my own. Do you require any coding knowledge to make your own blog?
    Any help would be really appreciated!

  • Hello it’s me, I am also visiting this website daily, this web site
    is actually fastidious and the users are in fact sharing good thoughts.

  • I really love your website.. Great colors & theme.
    Did you build this website yourself? Please reply
    back as I’m looking to create my own site and would like to know where you got this from
    or just what the theme is named. Appreciate it!

  • Wonderful site. Plenty of helpful info here. I’m sending it to several pals
    ans also sharing in delicious. And obviously, thank you in your sweat!

  • I absolutely love your site.. Excellent colors & theme.
    Did you develop this web site yourself? Please reply back as I’m looking to create my very own blog and would like
    to find out where you got this from or exactly what the theme
    is named. Many thanks!

  • Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say that
    I have truly loved surfing around your blog posts. After all I’ll be subscribing on your feed and I hope you write once more soon!

  • Way cool! Some very valid points! I appreciate you writing this write-up plus the rest of the website is very good.

  • I visited several web pages however the audio quality
    for audio songs existing at this web site is genuinely wonderful.