Grêmio faz a sua parte e vence o lanterna

Depois de um primeiro tempo em que não seria injustiça se fosse para o intervalo perdendo, o Grêmio voltou mais agressivo no segundo. O técnico Renato Portaluppi adiantou a marcação, passou a pressionar a saída de bola do adversário.

Afinal, com todo respeito, o lanterna do campeonato não pode ter qualidade técnica para sair tocando a bola, ainda mais se for marcado na frente. Renato se deu conta disso e foi para cima em busca da vitória, quase uma obrigação por sinal.

Sacou Arthur e colocou Lincoln, um jogador mais habituado a jogar nas imediações da área, deixando o time ainda mais ofensivo. O Grêmio realmente melhorou. O Atlético Goianiense teve de explorar a ligação direta, o que facilitou a marcação.

Como empilhar jogadores ofensivos não é sinônimo de potência ofensiva, Renato, percebendo que faltava alguém na articulação e também para reforçar o meio, colocou o veterano Léo Moura, que está voltando de lesão.

Léo entrou no lugar de Pedro Rocha. Muita gente deve ter criticado essa alteração. Mas o time ganhou consistência no meio de campo e um toque de bola mais inteligente. A lateral direita continuou com Leonardo, que aos poucos começa a mostrar que pode ser útil.

Então, posicionado na meia esquerda de ataque gremista, Léo Moura lembrou o maestro pifador. Eram 37 minutos quando ele enfiou uma bola milimétrica para Linconl (foi a melhor atuação do guri nos últimos tempos), que recebeu em condições de chutar a gol. Mas não foi fominha, foi inteligente e preciso no passe, meteu para a pequena área onde apareceu Michel.

O ex-jogador do Atlético Goianiense aparou de primeira e mandou a bola para a rede. Michel foi o carrasco de seu ex-clube.

Depois disso, o Grêmio administrou a vantagem e pouco permitiu ao adversário, que tinha em Walter seu maior perigo na frente.

O Grêmio fez a sua parte, somou três pontos mesmo sem jogar lá essas coisas.

O Corinthians, por outro lado, também venceu. Já é a melhor campanha de um clube no primeiro turno nessa fórmula (chata) dos pontos corridos.

O importante para o Grêmio, que tem como prioridade a Libertadores e depois a Copa do Brasil, é manter-se na ponta de cima.

GRINGO

Quase final de jogo, o Grêmio administrando a vantagem. Aí, o Kannemann dá uma de louco e chuta uma bola alta em direção ao Cortêz, que estava na linha da lateral esquerda ofensiva. Muito perto de Renato.

Foi um lance desastrado do argentino. Renato, mantendo o bom humor e revelando o clima de camaradagem do grupo, gritou algo assim:

-Gringo, não adianta mandar a bola pra mim que eu não tô jogando.

Se gostou, compartilhe!

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo !!!!!

    É muito visível as dificuldades que qualquer time brasileiro tem para conquistar os três torneios, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Não tem como, é humanamente impossível pelas dimensão continental que existe em nosso país.

    O desgaste do time do Grêmio é visível pelo acúmulo de jogos e hoje a vitória veio e foi muito mais importante que a atuação, pois o time foi misto e sofreu muito com o gramado duro e seco demais para o nível de futebol que o Grêmio pratica.

    Gostei muito do Lincoln embora numa 1ª chance ele tentou um chute quando deveria ter ”pifado” o colega, o Fernandinho, Kannemann, Cortêz e Michel pelo jogo e pelo gol que nos deu a vitória também, mas o jogo foi ruim e o desempenho dos demais muito baixo devido ao desgaste do grupo por tantas viagens e jogos.

    O Renato mais uma vez ganhou o jogo com suas mexidas e o Léo Moura foi o maior acerto porque o Pedro Rocha não estava bem no jogo e a experiência do Léo foi decisiva além da bela visão do Lincoln no lance do belo gol de Michel.

    Prefiro jogar mal e vencer do que jogar bem contra Corinthians e Avaí e perder e com o Santos empatar.
    Segue a caça ao Corinthians que tem muito mais sorte que competência, mas o alvo só o G4. Fato.

    • Lucas Eduardo Pavão

      Já são campeões, este campeonato é o mais difícil, pq os times da ponta estão com pontuação e aproveitamento absurdos. O Grêmio tem pontuação de Campeão, mas o Corinthians este ano resolveu bater todos os recordes. Hoje percebe-se que a estratégia de ter poupado não estava errada e todo o mundo agora concorda que tem que poupar.

      • Ilgo Wink

        é isso aí Pavão. O RW tá com inveja desse teu sobrenome rsrs

        • Lucas Eduardo Pavão

          Vem do meu falecido Pai, lá do interior de Santa Maria. Aqui onde moro como falam Holandês, nunca acertam a pronuncia kkkk.

    • Ilgo Wink

      to cansado dessa história de jogar bonito. Bonito mesmo é vencer

  • Fabiano SC

    Ilgo,
    Só assisti o primeiro tempo, pois acordar cedo e assistir o jogo, que era ruim e acabaria tarde, não me animou.
    Mas o que vi aparentemente confirmou duas coisas que já havia falado aqui:
    1) Pedro Rocha e Everton não podem jogar juntos, pois ocupam o mesmo espaço no campo e quando estão os dois nenhum deles sabe onde se posicionar;
    2) Ramiro não rende tanto quando joga por dentro, sua função é mesmo pela direita, fechando o meio e tendo mobilidade na frente.
    Claro que foram novamente escalados dessa forma por necessidade, então aqui não vai nenhuma corneta ao Renato; por outro lado, são escalados dessa forma pela ausência de peças de reposição, e aí não posso deixar de cornetear a direção, pois entregou ao treinador Gata Fernandes, que não quer jogar, e Eduardo da Silva, contratação inexplicável pela sua condição física. Ainda que tenha tido azar com Jael (não deveria ter vindo) e Douglas, também acho que está havendo falha na condução do caso Miller Bolaños, que recebe salário paga jogar futebol, não para resolver problemas familiares a cada quinze dias. Fora isso, não sobra quase nada.
    Enfim, vamos nos concentrar nas Copas, pois não temos elenco (peças de reposição) para o longo campeonato brasileiro. Além disso, eficiência igual ao do Corinthians eu nunca vi: os caras simplesmente não perdem e dificilmente levam gols.

    • Ilgo Wink

      Concordo plenamente com os itens 1 e 2
      outra coisa, trazer jogador pra ficar no hospital é dose, aí o time precisa e não tem

  • Deny Camargo

    Eu peguei no sono antes do jogo e só fui acordar depois. Assim sendo a única coisa que posso dizer é que nos últimos jogos fez falta ter alguém com o fôlego do Fernandinho ou do Everton entrando no segundo tempo. Com as lesões e suspensões ambos tiveram que entrar no time ao mesmo tempo e aí falta alguém pra fazer a “correria” no segundo tempo quando a equipe precisa do resultado.

    Acho que tá na hora de priorizar Libertadores e Copa do Brasil e se preciso for colocar time “c” no Brasileiro. Tenho medo de num jogo de mata-mata o time ficar sem fôlego no segundo tempo pelo excesso de jogos…

    • Ultron

      Essa falta de fôlego eu reparo que está acontecendo desde o empate contra o São Paulo, surgiu de novo no empate contra o Santos e se consolidou ontem.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Mas era esperada e visível que aconteceria. Por isso, em maio o clube priorizou ”as Copas”.

    • Francisco Lanferdini Serafini

      Eu já tô achando que essa falta de fôlego aí é uma bela máscara pra ruindade mesmo. Até porque, até uns meses atrás, se elogiava o baita trabalho do Odorico por trazer jogadores que fazem do Grêmio ter 15 ou 16 titulares.

      • Lucas Eduardo Pavão

        E que que culpa o cara tem se os caras não querem jogar? se vivem machucados, se fosse vc no lugar do cara faria melhor? Tem vezes que a crítica é meio fora do contexto, tu já jogou bola ou competiu pra falar que cansaço é ruindade?

        • Diogo S

          Esse é outro mala que só escreve asneira com crítica barata. Ignora essa lorpa.

          • Lucas Eduardo Pavão

            O problema é que o cansaço é implacável, independente de quantidade de jogadores, ai as vezes a crítica é meio fora do contexto. Vc contrata vários jogadores e é sempre natural que alguns não deem certo, mas o saldo neste momento é positivo, o único erro ao meu ver foi a compra do Beto da Silva a que já tem um histórico de lesões, mas o resto vc não tem como saber se o cara vai viver machucado como o Bolanos, e o gestor tem que administrar o problema,pois tem o ônus da decisão, Para gente de fora é muito fácil.

          • Francisco Lanferdini Serafini

            Não é de hoje que o Grêmio sabe que vai jogar três competições de grande porte simultaneamente. Mesmo assim, tem posições com jogadores reservas muito abaixo dos jogadores titulares.

            Copiando e colando o que disse em outro comentário:
            “Além disso, quis dizer que nosso elenco não é tão bom quanto pintavam ser. Bressan ainda é opção, Leonardo é abaixo até do Edilson, Maicon é engessador, Machado, Jailson e Kaio estão distantes dos titulares, Fernandinho e Everton são jogadores de segundo tempo, Marcelo Oliveira é uma piada bem gostosa (como diria o Felipão).”

            O planejamento gremista não trouxe nenhum voltante até então, mas trouxe o Arroyo. Para que se já temos jogadores para jogar ali e nenhum volante reserva confiável? Lateral esquerda temos só o Cortez. Grohe continua sem uma boa sombra. Ontem, aquele Leonardo mostrou mais uma vez que não tem como jogar. Fernandinho e Everton são claramente jogadores de segundo tempo. Bressan é opção!!

            Ontem pesou sim o cansaço, principalmente para o Ramiro, que errou tudo. Mas nossas opções até então não são tão boas quanto pintaram.

          • Lucas Eduardo Pavão

            Sim não é de hoje que se sabe que iria disputar 3 campeonatos (poderia ter feito que nem o Inter e o Corinthians e ter sido eliminado e pouparia pra uma só kkkkk) mas nem o Real Madrid tem cacife pra disputar 3 competições em altíssimo nível como são Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. As lesões apesar de esperadas são imprevisíveis, existe uma máxima que o Planejamento para um combate pode ter sido o mais elaborado o possível, mas a partir do primeiro tiro tudo vira uma incógnita, ou seja, quando a bola rola as lesões e suspensões irão atrapalhar qualquer planejamento. Eu prefiro ver sempre pelo lado positivo das coisas e vejo meu time ter ganho as últimas 4 partidas que jogou fora de casa, mesmo com desfalques e lesões. Há quanto tempo tu Francisco não via por este prisma. Então perfeição nunca teremos meu caro. O Bressan é ruim, sim mas é o que temos no momento, pois os outros estão baixados, torcer pra ele até o último minuto.

          • Ultron

            E ontem o Bressan, se limitando a fazer o simples, nem comprometeu. O único que quase deu uma entregada bisonha dentro da área foi o Leonardo.

          • Francisco Lanferdini Serafini

            Hehehehe. Cara, eu sou um corneta. Vou olhar sempre pelo lado negativo, não adianta.

            E ter o Bressan é um baita erro de planejamento. Mas é o que temos. Tomara que ele não precise entrar em campo na Libertadores ou na Copa do Brasil (embora que, contra o CAP, ele já jogou e o Grêmio tomou o gol numa jogada em que ele e Marcelo Oliveira erraram).

            No mais, concordo contigo. Lesões e suspensões fodem qualquer planejamento, ainda mais se ela vier de monte.

          • Lucas Eduardo Pavão

            Eu fui treinador de atleta e já tive que competir em corridas no lugar de atletas lesionados de última hora para tapar furos, quando a zica vem ela sempre vem de monte, e o Grêmio tem tido algumas lesões sérias que destroem com a vida do técnico. Mas Bressam fazendo o símples não compromete

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Francisco, desculpe, mas cada emenda fica pior que o soneto, amigo, desista do Brasileirão, o Grêmio e nenhum outro grande do Brasil entrou este ano pensando nas três competições, cara, isso é delírio de tão impossível.

            Nem a Crefisa com seus milhões conseguiu montar um time e elenco capazes de disputar as três, e olhe quantos grandes já ficaram pelo caminho.

            Aterrize, é a realidade e não será agora em agosto com criticas aos reservas que tu vais melhorar os resultados que já são ótimos do time em vários jogos fora de casa usando alguns deles por ”necessidade”.

            Reveja as coisas boas que conquistamos à partir da chegada do Renato que foram muitas, INCLUSIVE, com um título nacional, amigo, isso são fatos. Abraço.

          • Francisco Lanferdini Serafini

            Do Brasileirão, fui forçado a desistir ainda contra o Sport, Copião. Mas minha crítica é ao futebol apresentado nos últimos jogos. É muita coisa se repetindo para ser só desgaste físico. Eu acho que sim, esse é um problema, mas existem outros, como a dificuldade de criar e converter diante adversários mais fracos ou com o Grêmio usando seus reservas.

            Minha preocupação é se esses problemas acontecerem nas Copas. Pelo que foi mostrado nessas competições, é uma preocupação exagerada, mas se tratando de Libertadores, por exemplo, não dá pra dar mole um momento se quer.

            E por eu só falar das coisas ruins, não quer dizer que não veja as boas. Eu já disse milhares de vezes por aqui que o ano do Grêmio é excepcional. Mas friso as negativas, pois sou um corneta nato. Não fico falando para pagar moral ou desmerecer os outros, mas só pra lembrar que o time do Grêmio não é perfeito, que tem falhas dentro e fora do campo e que não tem nada ganho.

            Sobre críticas para melhorar os resultados, bom, nem a corneta, nem a chapice branca mudam os resultados. Não aqui, pelo menos.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Por isso te respeito, pois parei de criticar o clube e o time logo após a saída do Luxemburgo que achei um grande erro do Fábio Koff em mante-lo, mas que ali notei uma preocupação com o futuro e vi um início de acertos que estão aparecendo agora com ótimos resultados.

            Por isso que eu acredito, e não vejo ser um chapa branca ou oficialista, isto é ser otimista com uma gestão que busca muito o acerto e títulos diante e dentro de tantas dificuldades que a torcida esquece, aí, ela fica cega.

          • Ultron

            É que pela lógica de alguns jogadores são androides que não possuem mãe, filhos e demais entes queridos, portanto não existe problemas pessoais em suas respectivas vidas.

          • Juninho Street

            Vai dormir copião.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Pedro, é você ”de tocaia” ????? (kkkkk) …..

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Diogo S, agora você ”também” é o Copião (kkkkk) …..

        • Francisco Lanferdini Serafini

          aff vai i fais melior

          • Lucas Eduardo Pavão

            seja explicito, não entendi teu Português?

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Lucas, o nosso amigo Francisco ”ainda” pensa em título do Brasileirão.

          • Lucas Eduardo Pavão

            Apareceu um abobado covarde pra dizer que sou teu Fake, não te conheço mas sou teu fake, tava demorando….

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Deve ser o Pedro de Lara, ele sempre fazia isso, mas sumiu daqui de tanta pancada que levava (kkkkk).

        • Juninho Street

          Eita mais um fake do copião detectado.

          • Lucas Eduardo Pavão

            Meu amigo desafio vc a provar isto. Tenho nome e endereço. Já tu URUBULINO nçao tem nome, nem endereço e muito menos vergonha na cara e conduta de Homem. Desafio tu dizer quem tu é e onde mora.

      • Ilgo Wink

        Entendi bem: o time é ruim?
        “bela máscara pra ruindade mesmo”.???
        Outra coisa, Odorico é apenas um dos que participam de contratações. Tudo começa com o Renato.

        • Francisco Lanferdini Serafini

          O time titular é muito bom, mas não temos reposição a altura dos titulares. Na verdade, bem longe. Os que se salvam são: Thyere, Edilson (naquelas), Fernandinho e Everton, em que os dois últimos são jogadores de segundo tempo. Leonardo é ruim, Bressan é ruim, Everton e Fernandinho só rendem entrando no decorrer do jogo. Marcelo Oliveira é um coitado, Maicon é um engessador. Kaio, Jailson e Machado não estão a altura. Lincoln vive de lua. Bolaños e La Gata são incógnitas. O Grêmio nesses últimos três jogos, em que jogou com alguns reservas teve muita dificuldade para criar e/ou matar o jogo. O lado direito ontem do Grêmio foi horrível.

          • Lucas Eduardo Pavão

            Isto [e problema do Grêmio e de mais 90 por cento de clubes de futebol no mundo, a excessão são os endinheirados. O Grêmio não tem uma Crefisa pra contratar dois times.Acho que o grupo está reagindo muito bem aos desfalques, do outro lado também tem um time que quer ganhar, é bom a gente pesar isto na hora de mensurar dados.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Francisco, o Barcelona e Real Madrid são da Espanha, amigo, aqui é apenas Grêmio e estamos tirando leite de pedra com esta ótima campanha.

            Esqueça o Brasileirão, amigo, é perder tempo pensar nisso e o elenco é este desde o mês de janeiro, pois não temos uma Crefisa, temos ainda dívidas que estão sendo muito bem administradas desde dezembro 2014. Existe uma nítida evolução.

            Existem erros sim, mas os acertos são inúmeros e os resultados estão muito acima do elenco que todos nós gostaríamos de ter e no nosso caso não é só sair e contratar em maio, junho, julho, agosto, etc, para ”melhorar” os reservas …..

            Segue o planejamento com prioridade total nas ”Copas” com um ótimo desempenho no Brasileirão que não tínhamos nem em 2008, isto é nítido.

          • Juninho Street

            Sacanagem, somente os piolhos de dirigentes vem com esse papo de esquecer o brasileirão.
            LAMENTÁVEL

          • Francisco Lanferdini Serafini

            “Tirando leite de pedra”. Fazia tempo que não escutava essa. Me faz lembrar do triste período em que o Luxa treinava o Grêmio e essa era a desculpa favorita aos que apoiavam o técnico.

            Graças a Deus, esse de hoje Grêmio não tem nada a ver com aquele!

            Sobre os reservas, não tô pedindo caras extraordinários. Só alguém melhor que o Bressan e o Marcelo Oliveira e um volante melhor que Kaio, Jailson e Machado. Sinceramente, não é pedir muito. Embora, sei que o Grêmio não trará mais ninguém, que é impossível se livrar de todos os podres e que se tem jogar podre no elenco ele vai acabar jogando.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Te entendo e respeito, Francisco, mas é que ainda vejo problemas antigos herdados pelo Koff e Romildo que vão demorar mais um pouco para que sejam sanados, mas vejo que estamos no caminho certo mesmo dentro de tantas dificuldades financeiras nos últimos anos e o time vem respondendo dentro das atuais dificuldades, e isso parece que o povo esquece. Que pena.

          • Juninho Street

            Perfeito !!!

      • GremioSempre

        Atenção : fatal error *Urubu Drying on the corner*

        • Juninho Street

          Porra copião, quantos fakes vc tem?

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            kkkkk, Juninho = Heraldo = Pedro de Lara ….. que sisma, hein, Urubus …..
            Como vocês são ridículos, só ”de tocaia”. Cresçam & apareçam.
            O Copião de Tudo é único, e nem é tão poderoso assim, mas obrigado. Oremos.

          • GremioSempre

            Está enganado chupinho da city te orienta . Não curto fã clube.

  • Alexandrebg

    Ontem, vendo o primeiro tempo, me perguntava o que estava ocorrendo com nosso time… Pq não estava amassando o adversário, como tem feito desde o início do campeonato? Mesmo jogando fora de casa e com meio time de desfalques, deveríamos estar jogando muito melhor!
    Realmente este time tem nos acostumado assim. Poucos anos atrás era um parto para vencer uma partida fora de casa, hoje, jogamos fora com a mesma postura da que jogamos em casa. Um sonho realizado para nós gremistas por sua majestade, Sr Renato Portaluppi.

    • Lucas Eduardo Pavão

      Cansaço meu amigo, uma hora a perna começa a faltar. Mas como jogamos e amassamos várias vezes e perdemos ou empatamos, ontem foi o dia de jogar que nem o Avai na nossa casa e vencer.

    • Heraldo

      1° tempo= curintia

  • Fábio Viana

    Também acho que estão cansados e se de fato o time está cansado, deve poupar ao máximo nos 3 próximos jogos do Brasileiro contra Atl.-MG(c), Botafogo(f) e Atl-PR(c) para entrarmos com as melhores condições nos jogos da Libertadores e Copa do Brasil.
    Tudo indica que o Corinthians será o campeão Brasileiro. Já vejo como Missão Impossível alguém tirar o título deles.
    Flamengo não engrena mais esse ano.
    Santos tem a Libertadores pra focar e não vejo com bala na agulha para fazer mais do que vem fazendo.
    Palmeiras, atualmente é quem tem a maior condição de alcançar o Corinthians. Do G4 é quem mais pontuou nas últimas 5 rodadas 13 pontos, mas a 12 pontos do líder e está na Libertadores. Acho que só teria condições de alcançar o Timão se for desclassificado da LA.

    Foco nas Copas.

    • Ricardo

      O pior é que a sequência do Corinthians é fácil (SPT, Chape, Vit e Atl-g), devem fazer 10 ou 12 pontos nesses jogos, enquanto os perseguidores estão decidindo na Libertadores e na Copa. O campeonato só não acaba na 22ª rodada se algum deles conseguir 100% de aproveitamento no meio dessa maratona.

      • Fábio Viana

        Vi agora a sequencia de jogos de Agosto e Setembro.
        Em Agosto tem o jogo de volta das 8as da LA(09/08) e os 2 jogos da semi da CB(16/08 e 23/08)
        Se passar de fase nas duas, em Setembro teremos os 2 jogos das 4as da LA(14/09 e 21/09) e os 2 jogos da final da CB(07/09 e 27/09).

        Impossível jogar o Brasileiro à pleno.

        • Ricardo

          Se der Grêmio e Botafogo na copa e na Libertadores, jogaremos 4 semanas seguidas contra eles!

      • Lucas Eduardo Pavão

        O Campeonato “emocionante” dos pontos corridos já tem Campeão com um turno de antecedência, nosso negócio é G4, pq o Palmeiras no cucabol está engrenando e a tendência é não sustentarmos nossa segunda colocação, menos mal que Santos e Palmeiras também tem Libertadores, mas nós além disso temos dois jogos decisivos na CB, então eles levam vantagem sobre a gente.

  • Daniel Scherer

    Primeiro tempo para esquecer, time sem articulação, jogadores se sobrepondo em campo e deixando vazios enormes para o adversário ter o dominio e controle do jogo. Desta vez os três volantes sucumbiram, nenhum deles é por natureza um articulador, eles podem eventualmente em um jogo fazer este papel, isoladamente. Mas cumprir a função durante toda a partida, eles não sabem fazer.
    Menos mal que Renato enxergou o seu erro, e bastaram 15 minutos com jogadores que sabem articular, no caso Lincoln e Léo Moura, para o Grêmio assumir o controle e resolver a partida. Então ficam o resultado e a lição de que por pior que sejam as alternativas, é sempre melhor colocar alguém que pelo menos tenha o cacoete de articular o jogo. Mérito dele ter enxergado e corrigido. Pior seria se insistisse para mostrar que ele é quem sabe, como muitos (a maioria) faz. Dessa vez ele colocou o orgulho de lado. Claro que na entrevista ele não deixou barato, elogiou as suas alterações, mas tá certo, esse é o Renato e não vai mudar. E pra mim tá bom.
    Ressalva a ser feita é que realmente o time estava muito desfalcado, senão vejamos:
    Edilson, Geromel, Thiery, Bolanos (esse não sei mais o que pensar), Arroyo, Barrios, Luan, e outros menos votados. Gata Fernandez se não vai jogar mais manda embora de uma vez, ficar pagando salário pro cara ficar em casa é melhor perder o investimento. Beto da Silva vai estrear quando mesmo? Esse é um caso a ser estudado para que não se repita, um absurdo, 8 meses e o cara não jogou ainda.
    De qualquer forma, Brasileiro é só para garantir vaga na LA2018, não há mais o que se fazer, agora começam as fases de mata da Copa do Brasil e LA e certamente vamos perder pontos e aumentar a distância. Então é usar estes jogos do brasileiro para dar ritmo e manter o time afiado para o que realmente interessa. E torcer para que nenhuma zebra aconteça.

  • Alexandre

    Jogo muito pobre, com o Grêmio jogando talvez a pior partida do ano. Sim, desfalques importantes, excesso de jogos, etc. Pelo menos ganhamos. Uma pena o Corinthians ter vencido em BH.
    Algumas observações:
    – Ramiro TEM que jogar pelo lado de campo. Foi assim que saiu do ostracismo à titularidade incontestável do time. Foi com ele como meia pela direita que o Grêmio copou ano passado e teve seu melhor rendimento esse ano.
    – Lincoln não pode ser o novo Douglas Costa. O piá dá mostras que tem qualidade, embora tenha sido ontem o seu primeiro bom jogo no ano. Ele é novo demais e pode evoluir. Dizem que a cabeça não é muito boa, mas a maturidade chega pra (quase) todos, vamos esperar que chegue logo para ele. Pode não dar em nada, mas vale mais a pena apostar nele que em outros tantos que passaram por aqui.
    – A direção PRECISA contratar laterais. Léo Moura vem surpreendendo e deve acrescentar bastante quando voltar ao time titular e Cortês vem dando conta do recado (qualquer um que jogo um pouquinho acima do medíocre é melhor que M.Oliveira), mesmo assim é necessário reforçar. Não se pode achar que a boa fase dos dois durará por muito mais tempo. Se não der esse ano por conta da janela, para o ano que vem.

  • Heraldo

    Esse tal de santos é aquele que jogou com 11 dentro da área e mais a ajuda da arbitragem e do áudio da imprensa e precisou bater pakraleo para conseguir não ser goleado pelo GRÊMIO? Vou voltar e ler os comentários pôs jogo de domingo dos guardiolas(que não passam de um wcs).kkkkk

  • Francisco Lanferdini Serafini

    Vitória a là Corinthians. Será que esses três pontos valem menos que os três pontos do futebol arte normalmente jogado pelo Grêmio?

    Será que se pode vibrar uma vitória com futebol tão feio?

    Será que os desfalques Corinthians são mais importantes que os nossos, do nosso baita elenco?

    É, galera do bem. O que vale são os três pontos. Todo o resto é choro ou capricho.

    Grêmio tá com uma baita campanha no Brasileirão e mesmo assim consegue nos deixar nervoso, pois sabemos que pode render mais e conquistar vitórias.

    Mas o Corinthians tá infinitamente melhor. Foi e é muito feio desmerecer o trabalho dos caras, só pelo estilo de jogo que jogam.

    • Ultron

      É óbvio que pode celebrar vitória mesmo após um futebol igual a cara do Temer. O que representa perigo é, por exemplo, jogar feio sempre, tanto nas vitórias e empates e, ainda assim pensar que o time está no caminho certo. Isso traz à memória a época que tínhamos no elenco Kleber Gladiador e o time enganava tudo e a todos, vencendo na base do balão e, conquistando, no máximo vagas para Libertadores e Copa do Brasil.

      • Francisco Lanferdini Serafini

        Essa fase do Grêmio foi muito triste. Achavam que empilhar grife era suficiente. Montavam elencos completamente tortos, traziam treinadores que queriam empurrar um esquema de jogo totalmente incompatíveis com os jogadores a disposição. Sem contar a torcida, que lotava aeroporto na chegada de cada enganador ou cantava “Fica Luxa” para enaltecer um trabalho mediano.

        Felizmente, esse Grêmio atual é bem diferente. É um Grêmio que se desenvolveu por umas três temporadas, em que se foi buscando jogadores de qualidade e com determinadas características para um esquema de jogo já determinado. Hoje não tem nenhum Kleber Gladiador no Grêmio. Hoje temos jovens com boa qualidade técnica, rápidos e com vontade de jogar mesclados com jogadores veteranos, que podem decidir na base da experiência. Sem contar que matamos o SINPOF.

        O que quis dizer com meu comentário é que não tem um esquema de jogo melhor ou pior. Isso depende do que se tem a disposição. Que não há demérito jogar por um bola quando se sabe que se faz o gol nessa única oportunidade e que não se toma gol de jeito algum. Se busca a vitória da mesma maneira.

        Além disso, quis dizer que nosso elenco não é tão bom quanto pintavam ser. Bressan ainda é opção, Leonardo é abaixo até do Edilson, Maicon é engessador, Machado, Jailson e Kaio estão distantes dos titulares, Fernandinho e Everton são jogadores de segundo tempo, Marcelo Oliveira é uma piada bem gostosa (como diria o Felipão).

        • Ultron

          Vale lembrar que uma das nossas carências é goleiro.

    • Fábio Viana

      Apesar de muitos não gostarem do estilo de jogo do Corinthians e do Botafogo, gosto de assistir aos jogos de ambos, assim como do Grêmio.
      São os 3 times que jogam com um modelo de jogo definido e aplicado pelos jogadores, parecem times treinados.
      O resto, Santos, Flamengo, Palmeiras e outros, jogam na base do bumba meu boi ou na qualidade individual de um ou outro jogador, não aparentam ser equipes constituídas.

      • Ultron

        O Palmeiras vai bem quando aquele tal de Dudu está inspirado.

      • Francisco Lanferdini Serafini

        Corinthians, Grêmio e Botafogo possuem uma formatação tática montada de acordo com as características dos jogadores do plantel. Se o Grêmio jogasse do jeito do Corinthians e o Corinthians do jeito do Grêmio, certamente, estariam com resultados muito abaixo do que estão agora.

        Isso é mérito de seus treinadores, que sabem extrair o melhor de seus jogadores. Montam o esquema de acordo que tem a disposição, não de acordo como ideia teórica ideal lida nos livros dos grandes treinadores que podem contratar quem que querem pra montar o esquema que lhes convêm.

        Corinthians tem um futebol pragmático, mas nada que acontece por lá é por acaso. É por treinamento, é por seguirem o que foi proposto como esquema de jogo.

  • Luis Augusto Waschburger

    Eu resumo o jogo de ontem assim: Renato mexeu bem porque escalou mal.
    Não tem como dar certo 3 volantes e 3 atacantes.
    Nenhum deles é capaz de fazer a articulação.
    Ontem, nem os meias sabiam o que fazer com a bola, nem os atacantes como se posicionar pra receber.
    Que bom que o Renato não morre abraçado com a tese, acertou a leitura de jogo e faz as alterações necessárias.
    Ao que me interessa neste momento, já estamos a 12 pontos do sétimo colocado.

    • Francisco Lanferdini Serafini

      Muito bem colocado. Uma das melhores qualidade do Renato é a leitura de jogo.

    • Ultron

      Sim, nem o Arthur conseguiu render.

  • Luis Augusto Waschburger

    Um dado interessante:
    Aproveitamento dos campeões e vice no Campeonato Brasileiro

    Corinthians: 81%
    Grêmio: 66%

    Anos anteriores:
    2016

    Campeão: 70%
    Vice: 62%

    2015
    Campeão: 71%
    Vice: 60%

    2014
    Campeão: 70%
    Vice: 61%

    2013
    Campeão: 66%
    Vice: 57%

    2012
    Campeão: 67%
    Vice: 63%

    Ou seja: com o aproveitamento que o Grêmio tem hoje seria campeão em todos os anos anteriores, eis que nunca o vice fez mais de 63%.

    • Lucas Eduardo Pavão

      Pois é, mas sempre que o Grêmio faz campanha de Campeão tem um filho da puta que faz campanha recorde como agora.Nosso negócio é Copa mesmo.

      • gremiocampeaomundial

        “sempre que o Grêmio faz campanha de Campeão tem um filho da puta que faz campanha recorde”

        Colega, essa é a nossa ilusão. Nós temos disputado com regularidade, então ficamos achando que só acontece quando estamos no topo.

        Não é. A REALIDADE DO ABORTÃO PONTOS CORRIDOS é manter na frente o time que dispara.

        Eu já tinha dito, mas de cabeça, só que o blog da Crefisa confirmou com dados: 2008 e 2009 foram as exceções únicas. Como diz o ditado, exceção que confirma a regra.

        Ou esperamos feito cordeirinhos até o ano em que nós sejamos os premiados com a vantagem inicial (e que não tenha o Anti-Treinador como em 2008), ou mudamos essa porra nos bastidores. Essa porra de fórmula, digo.

        • Lucas Eduardo Pavão

          Por isto eu não gosto dos pontos corridos, estamos entre os primeiros em quase todos os Campeonatos de Pontos Corridos mas nunca ganhamos, mas em 2008 fizemos boa pontuação mas o SP emendou um turno inteiro impecável, foi isto que eu quis dizer com sempre tem um filho da puta mais rabudo pra nos atrapalhar

    • Francisco Lanferdini Serafini

      E olhando esses número, é de ficar ainda mais indignado com o Roger. No começo do Brasileirão do ano passado, ele mirava os 60%. “9 pontos a cada 15”, dizia ele.

      http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/2016/05/roger-repete-2015-e-traca-meta-por-60-dos-pontos-cada-cinco-jogos.html

      • Luis Augusto Waschburger

        Na verdade, a meta pra ser campeão é 70%.
        66%, que é o que temos hoje, dá, mas fica apertado.
        60% é impossível!
        Capaz não ficar entre os 3 primeiros.
        Pra quem gosta de números e estatística, apesar do Corinthians estar fazendo o melhor 1º turno dos pontos corridos com 20 clubes, o histórico mostra que o campeão fecha com 70%, o que representa 80 pontos.
        Sendo assim, o Corinthians, para ser campeão, precisa de 36 pontos nos próximos 60 a disputar.
        Já o Grêmio, precisaria de 44 nos próximos 60.
        Em outras palavras, o Corinthians precisa de um aproveitamento de 60% daqui pra frente, enquanto que o Grêmio teria que elevar seu aproveitamento para 73%.

        • Francisco Lanferdini Serafini

          Nas últimas 5 rodadas, o Corinthians tem 60% de aproveitamento e o Grêmio, 73,3%.

          • gremiocampeaomundial

            E o Palmeiras?

            Além disso tem variáveis infelizes nesse futuro. O segundo turno costumeiramente é marcado por jogos com equipes reservas e desinteressadas, pois se livraram da queda e não tem como alcançar o G6.

            Essa sequencia, que deve começar lá pela trigésima rodada, tende a favorecer a inércia. E na inércia, mantém-se o estado que hoje favorece o Corinthians.

            Em outras palavras, o Corinthians fez 60% pq é primeiro turno. No segundo acho que o Grêmio faz até mais nessa sequência, só que o Corinthians também. E aí não adianta nada.

          • Francisco Lanferdini Serafini

            Sim. Só foi por título de curiosidade. O Palmeiras tem 87% de aproveitamento nesse período.

        • gremiocampeaomundial

          Sejamos aqui realistas mas, antes de tudo, coerente:

          Se usa e abusa de “estatística” por aqui.

          Isto posto, por que o clube com 80% de aproveitamento iria cair tão drasticamente da noite pro dia?

          O Grêmio pode elevar pra mil por cento que não ganha. Óbvio que é força de expressão, mas considerando a vantagem estabelecida, é a abstraçao da realidade provável. Falta se concretizar, mas vai. Com alta probabilidade.

    • Ilgo Wink

      Realmente

    • gremiocampeaomundial

      Eu levantei dados parecidos outro dia, mas com outro objetivo. Vale igualmente pro contexto acima.

      Pra mim o resumo da questão nem é o aproveitamento do Grêmio. Que “no segundo turno o Grêmio tem que fazer X%”. Papel e conjectura aceita tudo. A realidade dos fatos é simples: 100% do Grêmio + quase 100% dos gambás (ou seja: perdem pra nós e ganham todas as outras), dá gambás.

      Campeonato que depende dos outros não dá, nao tem como, é surreal, é idiota. Já seria indigesto se fosse “só” o Grêmio fazer sei lá quantos %, mas não é. É torcer pelo que não depende de nós.

      Não tem o que dizer, não tem o que fazer.

      • Ricardo

        Não exatamente… 66% nunca garantiram liderança no turno, mas sempre garantiram o título. Os melhores vices da história fizeram 63%. O impossível é manter a campanha, com as Copas em paralelo.

  • GremioSempre

    Se o Grêmio continuar(que acho complicado com 3 competições de alto nível)nesta batida serão fortes emoções pois quem pensa que o corinthias já ganhou esta bem enganado. Mas…como disse a LA e Copa é a bola da vez pra nós…

  • Daniel R

    Tchê Ilgo, assim como vc, eu sou um sobrevivente dos anos 70. Esse ano se completam 40 anos do título de 77. Eu escrevi um livro sobre aquele Gauchão. Chama-se ” Heróis de 77, a história do maior campeonato gaúcho de todos os tempos “. Será lançado no dia 25.09, no dia exato dos 40 anos da conquista. Na Hamburgueria 1903, shopping Praia de Belas. Vou postar a capa lá no teu Twitter, para que possas ver. Se puder divulgar, agradeço.

  • gremiocampeaomundial

    Pelos comentários parece que agora caiu a ficha da maioria. Antes tinha gente me acusando de “jogar a toalha”, mas agora quero explicar algumas coisas.

    Eu não acho certo mentir. Política é um meio complicado. O Koff já sei foi mas a Direção tem meu apoio pela qualidade do trabalho. Seria triste vê-los tendo de recorrer a artifícios, e não sei se poderia julgá-los nesse caso.

    Se o jogo entre Grêmio e Corinthians tivesse sido de fato uma final como o foi de direito, estaríamos todos de férias e com o entusiasmo da classificação nas duas copas. Em 1995, o Grêmio perdeu a final em casa pro mesmo Corinthians e pelo mesmo placar de 1 x 0. A torcida aplaudiu em tom uníssono.

    Mas não. O jogo com efeitos práticos de final foi só mais um no aborto de pontos corridos, e graças a ele temos mais 24985205820495809258409252 jogos inúteis e decorativos. Pra torcida se frustrar. Porque torcedor é passional e é assim que as coisas funcionam, não dá pra culpar ninguém. Tudo isso pode levar – PODE levar, nao estou dizendo que VAI levar – a problemas na relação. Tem tambem o desgaste, questões anímicas…

    …e o CUSTO! Abrir a Arena é caro. Por isso eu falei antes, o torcedor tem que pagar caro pra ir num campeonato de mentirinha. Mas se a Direção não fizer algo, o clube sai prejudicado. Por conseguinte, nós torcedores ficamos divididos entre o prejuízo do clube, que não pode abrir mão das receitas, e o nosso prejuízo não só financeiro, mas por ver o time jogar pra cumprir tabela.

    Vamos esquecer os melindres da política interna por um minuto: tem algum culpado por essa situação e, se tem, qual é?

    É ESSA MERDA DE FÓRMULA!!!!!

    Caiam na real, por favor!!! Não existe isso de justiça e regularidade e o raio que o parta. Não estão vendo os prejuízos claríssimos que expus acima? E que nao tem pra onde correr? Que se não formos ao estádio o clube sai prejudicado? Que mesmo que lotemos a Arena o campeonato ainda é apenas simbólico e aí quem tem prejuízo – financeiro e EMOCIONAL – é a gente?

    Pontos corridos é uma MERDA!!!! Quem tenta minimizar ou relativizar certamente não refletiu sobre esses pontos que coloquei acima.

    E não me venham comparar Sport Recife, Chapecoense (que perdeu todo o elenco num acidente) com o GRÊMIO! Segundo lugar pra nós é o primeiro da lista de perdedores! Esses clubes tem campeonato pq o campeonato dele é seis vagas no topo ou 16 na elite. Tem uns ainda que se importam com copa sulamiranda ou sei la o que. Pra nós nao conta essas coisas. Nem pode contar. Não é espírito com ambição à altura do clube. Nos últimos anos quantas vezes ficamos abaixo do quarto lugar? Mas queremos TÍTULO!

    Se ele nao vem, faz parte. Mas essa formula RIDÍCULA que ARRASTA durante meses um campeonato decidido URGE ser revista PRA ONTEM! Ninguem tem a perder já que, se aquele jogo fosse a final de fato, o Corinthians já seria o campeão – como provavelmente será, então nada mudaria. Exceto que não teríamos os poréns acima.

    “Ah mas esse ano foi atípico, os gambás deram muita sorte, pontos corridos é legal e ano que vem vai ser diferente” – tá, então tá. De fato, ano que vem vai ser diferente por dois motivos: o primeiro é que alguém vai disparar como sempre e diferença a nosso favor só se for a gente. E o segundo é que, ano que vem, continuará sendo diferente. Só que o ano que vem do ano que vem é 2019. E assim a desculpa se perpetua e ninguém faz pressão pra mudar essa merda de fórmula…

    • Fabiano SC

      Essa fórmula maldita é mais um desatino a ser creditado na conta do nefasto Juca Kfouri, junto com a Lei Pelé, que a pretexto de alforriar os jogadores dos clubes entregou-os de mão beijada para os empresários, deixando os clubes à míngua.

  • Walter Luis Borba

    Entendo que o Gremio tem que trabalhar com uma ‘diferença’ de 5 PTS, e não 8.

    O grêmio na tabela espelhada tem que ganhar lá do Corinthians.

    Recuperar as derrotas para Sport e Avaí.

    E torcer para o Corinthians perder duas partidas.

    • Juninho Street

      O Grêmio perdeu 3 partidas em sequência na 10, 11 e 12 rodada.
      Perdeu para o Corinthians, Palmeiras e Avaí, sendo 2 jogos em casa e com isso o Corinthians disparou.
      Eu ainda acredito no Grêmio, temos que fazer a nossa parte e não jogar a toalha, pois o Corinthians com certeza vai tropeçar.

      • Lucas Eduardo Pavão

        Acho impossível buscar o Corinthians, mais pelo nosso atropelamento de competições e eles só com o Brasileiro, não tem como buscar, a tendencia é os outros chegarem, pois teremos que poupar. Campeonato já era…..os caras nunca perdem e quando a fase é boa tudo dá certo.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Teu oftalmologista é ótimo, Lucas, parabéns.

          • Lucas Eduardo Pavão

            O pedro de lara voltou e agora sou teu fake, é pra acabar. Os urubulinos não aceitam opinião de ninguêm que não seja do Grupo deles

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            O Pedro sempre foi louco (kkkkk). Para ele eu sou fake de 80% dos que comentam à favor do Grêmio por aqui. Haja Gardenal. Oremos. (kkkkk)

            Você mora em Amsterdam ou Rotherdam, Lucas ?????

          • Lucas Eduardo Pavão

            Quisera eu morar em Amsterdã kkkk, mas o Exército me mandou para a ex Colonia kkk. o Suriname, trabalho aqui como assessor desportivo para as Forças Armadas deles. O Brasil ajuda pequenas nações da America do Sul com alguns especialistas. Sou especialista em Educação Física e falo Inglês (tento kkk), por isto fui selecionado pra vir pra cá. Neste pais as pessoas tem muita facilidade com outros idiomas e ajuda muito. Estou estudando Dutch, pq sou obrigado a me comunicar em Inglês com os Surinameses e isto atrapalha um pouco na hora de passar o treinamento Físico. Só não trabalho com Futebol kkkk, é muito difícil ser treinador. Sou Atleta no EB há muito tempo, por isto gosto da área Desportiva, mas Futebol não jogo nada e não entendo bulhufas, só dou palpite furado. Tudo isto escrevo pra mostrar pro Pedro de Lara agora Juninho Street que não sou teu Fake kkkk. Nem te conheço, mas como Militar não tenho nada a esconder. O Futebol deles aqui é muito primitivo, jogam só na brutalidade, mas nosso foco aqui é em melhora o preparo físico em Geral, dentro das Forças Armadas deles é claro.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Parabéns, é que a algum tempo tu falou alguma coisa sobre um trabalho nos Países Baixos e citou Amsterdam ou Rotherdam, e pensei que estavas atuando por lá.

            Bom trabalho aí, mas, e esse Gremismo todo, como surgiu na tua vida ?????

          • Lucas Eduardo Pavão

            Sou Gremista de Santa Maria, nasci em 77, e na casa de uns tios tinha poster do Renato e do time de 83, Mas comecei a torcer mesmo em 86 na decisão do Gauchão, Na minha casa nçao tinha energia elétrica (Morava num ribcão do Interior de Santa maria) e meu primo foi na casa de um vizenho que tinha luz e TV para assistir ao Grenal, nçao me deixou ir por como eu morava na época na campanha e nçao tinhamos televisão acompanhei meu primo numa casa

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Grande Pavão !!!!!

            Pois é, o Ilgo Wink sempre manteve uma postura digna entre todos os jornalistas que conheço, e embora não o conheça pessoalmente, eu lembro muito de seu bom trabalho na Caldas Junior (Correio do Povo) nos anos 70 e 80 e isso me fez vir aqui dar meus pitacos desde o Boteco do Ilgo.

            Véio, legal esse teu histórico aí e perder as estribeiras não tem nada de feio e errado, pois cada um tem sua opinião pessoal e admiro a tua linha e conduta por aqui devido ao equilíbrio nas opiniões, o que é bem diferente dos urubulinos que se bandearam para a radicalidade e se encontram agora em outro endereço.

            O que me diverte ”de verdade” e me faz sempre voltar aqui, é esta ridícula posição e situação de ”algumas amebas” que ficam criticando as pessoas e seus comportamentos de opinar, curtir, divergir, debater, elogiar, carimbar e acompanhar com satisfação o bom momento do clube e do time que ainda não ganhou um título em 2017, mas vejo que estamos corretamente no caminho e vou aplaudir mesmo que isso não aconteça, pois valorizo e muito esse bom trabalho.

            Amigo, tem uns aí tão ”abjetos” que acham que somos fakes uns dos outros porque pensamos iguais (eu já fui taxado aqui de mais de 10 fakes diferentes, me xingaram kkkkk), de oficialista, baba-ôvo da direção, chapa branca, andorinha, assessor ”remunerado” do Ilgo Wink, da direção do Grêmio que me infiltrou aqui, dizem que busco, PASME, uma cadeira nos conselhos do clube e eu nem sabia do tamanho e do poder que eu tenho na visão dessas amebas, pois apenas venho para debater o futebol do meu clube do coração e isso me diverte muito, embora tenha alguns mal humorados aí que não gostam de opiniões contraditórias, então, vamos rindo e nos divertindo.

            Valeu, seguimos administrando o Brasileirão com times mistos e ou reservas ”por necessidade”, pois concordo que AS COPAS são o foco do clube desde o início do ano e até pode não vir, mas eu vejo que o caminho está correto, é a ”minha” opinião doela à quem doela (kkkkk). Abraço e dá-lhe Grêmio SEMPRE.

          • Ilgo Wink

            Belo trabalho esse, parabéns

      • Lucas Eduardo Pavão

        E ai pedro de Lara tudo bem, se acovardou e mudou de nome. Mostra a tua cara seu covarde

        • Ilgo Wink

          bah, deixa quieto…

    • Lucas Eduardo Pavão

      Conhece este juninho streite, é do teu grupo?

      • Ilgo Wink

        nunca vi mais gordo

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Hummmmm, acho que vi um ”gatinho de tocaia” kkkkk.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Pois é, amigos, acompanhando os comentários da maioria aqui, tinha gente achando que perdemos a chance de ganhar o título brasileiro porque poupamos contra o Sport e Palmeiras jogando fora de casa, né !!!!!

    Desde maio e junho que o discurso era de ”foco nas Copas” e que estaríamos disputando o Brasileirão fazendo o que de melhor poderia ser feito e hoje mesmo em em 2º Lugar, o time está com desempenho de campeão e não vai disputar este título de 2017 porque já é do Corinthians a 14 rodadas.

    Agora a torcida já percebeu que foi um acerto ter poupado lá atrás, pois vários grandes do Brasil saíram fora de uma ou duas dessas três competições em que o Grêmio ainda permanece muito bem hoje jogando mal com alguns reservas no time devido a várias lesões.

    • Juninho Street

      Esse Piolhão não se cansa de ficar repetindo a mesma ladainha sempre, ah já sei ele ganha para isso kkkkkk

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Bom dia, Urubulino ”eventual”, continuas só ”de tocaia”, né, que lindo isso !!!!! (kkkkk).

        Volte sempre, e traga tua turma que fica ”escondida por aí”, pois o espaço por aqui sempre foi Livre e democrático, INCLUSIVE, neste bom momento do time desde que Renato chegou (kkkkk).

        Um abraço e continue assim, FELIZ, pois o momento do nosso time é muito bom, embora está evidente o cansaço neste instante por ”falta” de poupar os titulares no Brasileirão (kkkkk). Valeu.