Gre-Nal pra arrumar a casa azul

A frase é antiga, bolorenta, tem cheiro de naftalina, mas segue muito atual:

‘Nada como um Gre-Nal pra arrumar a casa.’

Ainda é cedo pra concluir que a vitória por 2 a 1 do humilhado patinho feio sobre o garboso cisne vai mesmo ajeitar o time gremista, mas o primeiro passo nesse sentido foi dado. E foi um passo firme, determinado.

Não fosse a arbitragem o Inter poderia ter saído do Olímpico levando na bagagem um saco de gols. Quem diria? O atual campeão gaúcho e bicampeão da  Recopa escapou de uma goleada com ajuda da arbitragem.

Eu diria que o árbitro foi o maior adversário do Grêmio.

A dupla de vovôs da área, Bolívar e Índio, costumam fazer faltas dentro da área, normalmente jogando o corpo sobre o adversário e com ele se enrolando de modo a passar para o árbitro que foi um choque, uma disputa de corpo, enfim, um lance casual.

Índio precisou cometer dois pênaltis para que o juiz marcasse um deles, o último. E aqui um aparte: Roth foi esperto ao escalar um jogador ágil e veloz como Escudero. A dupla de zaga do Inter tem dificuldade para marcar jogadores rápidos. Índio vacilou e quando viu o argentino passava ao seu lado com um raio.

Provavelmente Escudero não faria o gol, porque não tem a frieza de um goleador, mas Índio, confiando no árbitro pusilâmine, resolveu não arriscar e enfiou o braço no jogador. Ah, Escudero foi bem no jogo, e merece ter continuidade como titular. Quem sabe eu não errei na minha avaliação e ele mostra que tem condições de jogar no time principal de um clube de ponta.

O fato é que o Grêmio mereceu a vitória. Como disse o técnico Dorival Jr no intervalo: o Inter veio pra jogar, e o Grêmio para decidir.

E foi isso mesmo. O Grêmio foi mais interessado, mais brigador. O Inter deve  ter sentido o desgaste emocional e físico da decisão do meio da semana. Sentiu também a falta de D’Alessandro. Mas um time que vinha sendo cantado em prosa e verso, já sonhando o título brasileiro, deveria passar por cima dessas coisas.

Elogio para Roth: eu pensei que ele começaria com 3 volantes. Entrou com dois. Posicionou bem a segunda linha do meio de campo com Marquinhos, Douglas e Escudero. Na frente, só André Lima.

Roth, tão criticado no Inter por gostar de um esquema assim, mostrou que dá pra ser feliz com um atacante de ofício, desde que o time tenha laterais que subam com alguma qualidade e meias que cheguem à frente.

Douglas e Marquinhos mostraram que podem jogar juntos. Os dois fizeram gols. O ataque mesmo continua devendo.

No Inter, Damião não foi o perigo todo que eu previa, e que quase todos previam. O Inter realmente sentiu a falta de uma bola mais trabalhada.

O Grêmio seu um passo rumo a um futuro melhor. Vamos ver se vai seguir na escalada.

Se gostou, compartilhe!

  • Bi-segundino

    Pronto! Os borrados ganharam sem serem ameaçados por um sonolento Inter. Nem precisaram quebrar o Damião, conforme sugestão do botequeiro. O único interessado em vencer foi o bi-rebaixado. Merecido, mas acho que não precisa DVD.
    Ainda bem que o árbitro marcou o pênalti, depois de um simulado, porque senão a Azenha viraria um banhado maior que o Humaitá.
    Agora o botequeiro pode iniciar uma campanha contra “esportes” violentos, já que sua sugestão não foi acatada.
    Mas dá gosto de ler teu comentário. Tua empolgação é divertida. O todo borrado até as 16:00h virou um empolgado torcedor. Já deve estar fazendo contas prá ver se dá prá chegar no G4. Bastou uma vitória para mudar tudo. Bastará uma derrota para mudar de novo. Bi-rebaixado é uma raça engraçada…

  • David

    Só entrei aqui pra ver o francisco chamar o roth de “rotho”. é sensacional.. hahhaha

  • Antonio

    PARA QUEM SE DIZ O BI-SEGUNDINO – Chora…bom comentário para quem se achava o maioral. Bi-campeão da Recopa. Vai catar os cacos depois do baile deste domingo

  • Francisco Coelho

    O escorpião carrancudo do Rotho covarde como sempre logo tratou de sacar o Escudero e colocar o William. William mesmo com 2 cirurgias não consegue jogar sem sentir os joelhos. Devem ter usado canivete enferrujado. Claro que com as opções de banco escolhidas pelo Rotho ficava complicado (Edcarlos, Bruno Collaço, Willian Magrão, Leandro, Diego Clementino e Brandão), pois era o único “volante”. Quem escala mal fica sem banco.
    Acredito que a maioria está em duvida como estou entre Escudero e Mário para o melhor da partida. Outros que destacaria são Saimon e Fernando antes tão execrados por alguns.
    Marquinhos melhor fisicamente já se mostra MAIS participativo e jogador que Douglas. Ao menos teremos um bom batedor de faltas em campo.
    Como futebol é momento fica visível para quem vê sem paixão a péssima forma do Rochemback. Agora deu para só jogar deitado. O gol dos vermelhos poderia ter saída do Victor e uma 5ª marcha do Rochemback que perdeu para o velho Indio por vários corpos.
    Juro que ainda estou matutando qual o motivo do Roth ter colocado Diego e Brandão no banco em detrimento de meias num 4231.
    Basta dar mais velocidade ao Mário e treinar finalizações e cruzamentos que teremos o melhor lateral do Brasil.

  • Francisco Coelho

    Ganhar do maior concorrente é bom, mas não podemos nos enganar. Este esquema do Rotho e com a manutenção de alguns jogadores que estão ½ boca (Douglas, Rochemback, Victor, André e, Gabriel) não vai conseguir muitas vitórias.
    A lateral esquerda com a presença do Escudero foi mais ou menos. Sem Escudero patinou. Júlio Cesar terá de treinar muito para virar titular na minha avaliação. Improvisar em minha opinião é arriscado e tendo Spessato que falam estar bem vejo invenção escalar Gabriel mal ou algum volante. Os manos estão mordidos e Tite sabe dos pontos fracos.

  • Bi-segundino

    Já que você não gosta de “esportes” violentos, esta notícia retirada da coluna que você é ex-interino é interessante:
    “O Gre-Nal também foi marcado pelo enfrentamento entre torcedores, dentro e fora do Olímpico. Desde o período do jogo até a noite, pelo menos 20 pessoas foram detidas pela Brigada Militar e encaminhadas ao Juizado Especial Criminal (Jecrim), no estádio. O episódio mais grave aconteceu por volta das 19h30min, quando um grupo da Geral invadiu o Jecrim na intenção de libertar os companheiros detidos. Os invasores também acabaram detidos. Antes, eles teriam participado de uma briga contra integrantes da Velha Escola e da Máfia, na avenida Carlos Barbosa.
    Segundo o capitão do BOE, José Antônio Aguiar, várias brigas ocorreram entre torcedores do Grêmio. “Numa delas, uma residência foi invadida, dois veículos danificados e resultou na detenção de torcedores. Ocorreram disparos de arma. Não sabemos precisar quantos”, relatou. Ninguém ficou ferido com gravidade.”

  • David

    Com o Rotho nos vamos pras cabeças, Francisco. Aguarde!!!!!!

  • Ilgo!

    Havia dito que o Grêmio tinha que se impor, ser grande, ser aguerrido. Disse que jogando no Olímpico, fosse contra quem fosse, a obrigação de vencer era nossa, sempre foi nossa e sempre seria nossa. Pois bem. O Grêmio foi Grêmio.

    Buscamos o resultado desde o começo, o Grêmio peleou, vibrou e cresceu diante de suas singelas, bucólicas.

    Me surpreendi com a escalação do Roth, POSITIVAMENTE, é bom que se diga. Com a retomada de um bom futebom por parte de FR, Douglas e André Lima, iremos crescer bastante.

    Agora Ilgo, o que quero ressaltar é a imposição de atitude por parte da gurizada, que baita partida fez o Mario, Saimon, Fernando e o Escudero.

    Por falar em Escudero, o gringo gosta de destruir os vermelhos, hehehe, foi assim na Libertadores quando jogava na Argentina, foi assim no primeiro grenal da final do gauchão, foi assim – novamente – ontem. Baita partida dele.

    Nem foi falar do jogo, pois foi o Grêmio contra Inter o jogo todo, a única chance que eles tiveram (por falha nossa) foi o gol de empate, de resto mandamos nos 90 minutos.

    Abraço aos tricolores.

  • Fabricio

    “bi-segundino”………..mais um amargo que sofreu bulling ( sei lá se assim que se escreve…mas o idiota sabe bem o que é ) durente toda a infancia e adolescencia e agora se acha do mesmo tamanho !!!!!!!! Vai a luta que o mes do cachorro louco ta acabando.

  • Rafael M.

    Essa banca só anda recebendo. Os colorados andam muy amigos da arbitragem…
    Bom jogo. Mário tem que ser lateral. É muito bom, só falta treinar um pouco cruzamento.
    Alguém sabe algo sobre a lesão do W.Magrão?

  • R Fernando

    HEHEHHEHHE, os caras mesmo depois de verem cevas mazembier e 1983 ainda continuam colocando asneira nos recados, quanto recalque e amargura….pô bi segundino, ainda bem que o Ilgo é um cara do bem. O bi segundino reclama no site errado…Depois não quer levar folgada da galera, deveria reclamar em outra instância…eu sempre disse que este time vermelho nunca foi brastemp, e não foi por perder o grenal, é que o inter não muda…jogadores que estão a tempo de mais no clube…o tricolor não tem condições de manter muito jogador por muito tempo, contudo como o clube dda beira do lago vive de forma nababesca e sempre tem dinheiro…era pra ter um super time. Quando o inter mudar de forma mais forte e entrar em entresafra, digamos assim, com jogadores desconhecidos…aí veremos o que este time tem pra oferecer, pois o Grêmio tem um time por ano…e mesmo assim faz os caras jogarem às vezes. Outras vezes, campanhas ridiculas, como essa de agora. Este time tem tido boa performance que une experiência e os mais velhos não sentem a pressão. Mas que eles não são tudo isso, não são. O oitavo lugar deles na tabela, é isso o que representa um time pra isso, nada mais.

  • Francisco Coelho

    O clube da Beira d’água está igual ao dos irmãos Perrella. Vende de atacado, mas o clube está a cada dia mais endividado. Até as famosas gozações com nosso novo estádio apelidado de ARENA pelos americanistas voltou-se contra os mesmos, pois a FIFA de quem tanto adoram falar impôs condições e eles tiveram de se dobrar. Até teco teco pagaram para mostrar faixa pela AZENHA. O campeão mundial FIFA PIFA.
    Nada como um dia depois do outro. Pelo andar da carruagem já há uma corrente oficial voltada ao uso do Estádio do Humaitá pelo adiantado da obra. Kkkk

  • ilgo

    RFernando tocou num ponto interessante: o Inter pelo que fatura com venda de jogador, e sempre tem um pra vender bem caro, deveria ter um supertime.
    Agora, uma coisa é certa: se não surgissem esses jogadores pra vencer, como o Damião, o clube
    já estaria no fundo do poço, coberto de dívidas de curto prazo.
    A formaç~]ao de bons jogadores é resultado de trabalho, planejamento e também um pouco de sorte.

  • Renata
  • Zé Esquilo

    como SEMPRE caindo fácil, fácil no esquema mais q manjado da arbitragem cbf/globo.
    E ao invés de reclamarem do pênalti q foi, FINGE, TODA MÍDIA AZUL,q não viu o impedimento escandaloso mais falta no mURIEL, OU SEJA, QUANDO ACONTECER NUM JOGO CONTRA UM CURINTIÁ da vida um pênalti em que os jogador deles estiver em impedimento ou tiver feito falta antes, não vão poder reclamar.
    No mais, a única mnaeira de vcs não serem robados na quarta, vai ser goleada p um ou p outro, do ocntrário, partida equlibrada, já adianto ou Leandro ou Escudero serão expulsos.
    Porquê? Simples, pq pensarão assim BRRAMENTE como os jogadores do Inter que não sabem “ler” as arbitragens patifes
    Arbitragem patife NÃO MARCA CINQUENTA pênalti contra os framengo, e pronto. Mas se não marcar um pênalti em partida NEUTRA p eles, o “ponto na olha do juizão”, manda q ele marque logo adiante.
    No mais, tens razão, Escudero não marcaria o gol, nem o ´Mário fernandes, e nem o Jô, na quarta, ou seja, ERAM lances perfeitamente descartáveis.
    P.S. Esse blogueiro é hilário “aqueles q critcavam o Roth no Inter”, hahahahaha, até parece que ele elogiava o Roth, até parece que não debocaram e gozaram da contratação do Roth, vaticinando q perderiamos a Libertadores 2010, hahahaha pobre blogueiro, não consegue sustentar suas próprias teses e empurra a conta no colo dos outros.
    P.S. Ô BI-Segundino, notastes que o chicaõ izidro coelho sempre q alguém faz algum comentário criticando o blogueiro ou o Grêmio, ou ambos ele inventa um novo codinome? R FERNANDINHA, huá, huá, huá

  • ilgo

    Renata, a entrrevista do Siegman é assombrosa.
    ele não deixa pedra sobre pedra.
    sobrou até para a imprensa.
    O cara tem um estoque de munição que não acaba nunca.
    ele não suportou a demissão.

  • renata

    E o engraçado Ilgo, é que a “imprensa” está atirando para o lado azul, vide notícia sobre notícia referente a briga (eu estava no estádio, e a briga dos róseos foi beeemmmm pior ano passado…), ao adendo da arena, sobre “boatos” do Miralles…do lado de lá tá tudo rosa…engraçado né????? Parece que eles querem jogar a sujeira p baixo do tapete….haja paciência viu….domingo vou ao jogo e infelizmente não vou apreciar nossa torcida que não para um minuto….em tempo, a briga foi no meio da torcida Jovem…

  • renata

    Diga-se de passagem, que por óbvio não concordo com nenhum tipo de violência, mas a forma como de um lado se expões essas coisas e de outro se acoberta, generaliza uma torcida inteira, ainda não li nada sobre a “invasão por um torcedor bem macho” no campo deles, o que vai acontecer???…

  • We stumbled over here from a different web address and thought I might as well check things out. I like what I see so now i am following you. Look forward to going over your web page again.

  • I keep trying to subscribe for the Letters thing, but there’s nowhere to do so! When i sign in, under the MANAGE YOUR SUBSCRIPTION hyperlink, there’s only my Book Club subscription. How do I add the Letters thing for $5?

  • Thanks-a-mundo for the blog.Really thank you!

  • I gotta favorite this internet site it seems extremely helpful very useful