Éverton faz Renato reviver situação dos anos 80

Se Renato recuar no tempo verá que a sua relação com Éverton lembra bastante a que viveu como jogador do técnico Ênio Andrade em seu início no Grêmio.

Eu era setorista do clube pelo jornal Folha da Tarde. Eu e o Marco Antônio Schuster, que hoje desfruta, merecidamente, do clima europeu de Gramado. A gente enchia a concorrência de furos. Está bem, não era tanto assim.

O Schuster, pra quem não sabe, foi o alvo que Renato tentou acertar durante um treino, virando-se para a casamata do lado da social do Olímpico, batendo e tirando um fininho (como se dizia) do Schuster.

Renato era assim, brincalhão quando podia brincar; e sério quando se exigia seriedade. Penso que ele é assim até hoje.

Já naquele tempo, no alvorecer dos anos 80, ele fazia a alegria dos repórteres com suas tiradas nas entrevistas e, claro, lances surpreendentes como esse envolvendo o Schuster e que muita gente pensa que ocorreu comigo (éramos muito parecidos).

Renato vira e mexe salvava as edições de jornais com frases de efeito, comportamento irreverente (irresponsável para os mais conservadores) e atitudes e declações que fugiam ao padrão dos jogadores de futebol e que hoje ele repete como treinador.

Quando ele foi embora para o Flamengo por 600 mil dólares, em quatro parcelas que o clube carioca sempre atrasou, eu senti muito porque desfalcava o Grêmio, mas principalmente porque perdia uma fonte de notícias e bom-humor.

Bem, para não me estender nas memórias, vejo no Éverton o Renato do passado, dentro de suas devidas proporções, claro.

Renato buscava um lugar no time, estraçalhando nos treinos e quando entrava nos jogos. Mas Tarciso era o titular, jogador da confiança de Ênio Andrade. Tarciso era, também, o tipo do profissional que os técnicos gostam, aplicado, obediente, tático, etc. O contrário de Renato.

Mas Renato jogava mais, com todo respeito aos fãs do Flecha Negra. Nos treinos titulares x reservas, Renato sempre se destacava. Seu marcador, Dirceu Jarrão, sofria.

Hoje, Renato tem o seu Tarciso (Fernandinho) e o seu Renato (Éverton).

Éverton (como Renato naquele tempo) está pedindo passagem. Renato tem suas razões para optar por Fernandinho. Prova de que até os mais irreverentes têm o seu lado conservador.

Ao barrar Éverton, ele está, de certa forma, concordando com Ênio Andrade, que preferia Tarciso – como hoje ele opta por Fernandinho -, decisão contra a qual Renato se rebelava. E nós setoristas, em sua maioria, também.  A gente sempre destacava as atuações de Renato nos treinos tentando influenciar o técnico.

Agora, tantos anos depois, Renato se depara com situação parecida. Por enquanto, ele está mais para Ênio Andrade.

Mas acho que não vai resistir muito tempo, assim como o velho Ênio não resistiu.

Se gostou, compartilhe!

  • nelsongz2

    Tarciso ganhou títulos no Grêmio, sempre foi titular, já Fernandinho… foi bem em algumas partidas, entrado no decorrer dos jogos, jogando pelo lado direito.
    Na lembro de alguma partida boa do Fernandinho, jogando pelo lado esquerdo. Tampouco tendo iniciado a partida.
    Sou fã do Renato, mas não consigo entender as razões dele para escalar o Fernandinho.

    • Roberto Naime

      O panelismo e o bruxismo do Renato passaram do razoável…

      • Rodrigo Mello

        Mas ele nem é treinador pra ti, então tá bom……………………………

        • Ilgo Wink

          Boa essa

        • GremioSempre

          Feitooo !! kkk

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Muito boa, Tenente …..

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Tens razão, vamos trazer o Lisca Doido para o resto do ano (kkkkk).

    • ATÉAPÉ

      A razão é tática. Tanto é tática q Fernandinho joga torto, prq rende mais pelo lado direito. Lembra do Rocha qdo estava mal e oscilava, mas era mantido? Se ajustou e tomou a titularidade q pendia para Everton, prq além de marcar melhor na frente, Rocha melhorou nas assistências e começou a fazer gols . Fernandinho é melhor na recomposição q Everton, no entendimento do técnico. Só q o preço a pagar é a pouca qualidade nas jogadas pela esquerda. Esse lado Renato ainda não conseguiu arrumar. E Everton pede passagem, mas precisa melhorar sua recomposição.

    • Ilgo Wink

      Caro Nelson, não comparei Tarciso com Fernandinho, comparei apenas a situação.
      No mais, acho que Renato ve em Fernandinho um jogador importante taticamente.
      Mas chegou a hora do Everton

      • Luis Augusto Waschburger

        ufa!

      • nelsongz2

        Sim, Ilgo, foi o que eu entendi. Considero que realmente há semelhanças entre as duas situações, mas quis comparar Tarciso com Fernandinho, para dizer que para o Ênio Andrade era difícil tirar o Tarciso do time, apesar de Renato estar pedindo passagem (a solução foi deslocar Tarciso e colocar os dois de titulares, em 1983, com grande sucesso). Nesse aspecto é que não vejo semelhança, pois Fernandinho nunca aprovou no Grêmio jogando pela esquerda.
        Luan e o time precisam de um avante com velocidade, que vença os zagueiros quando a bola é metida atrás da zaga. Isso nunca ocorre com Fernandinho, ele sempre espera pela bola para tentar um drible, que raramente dá certo. Em mais de 90 por cento das vezes bola passada para o Fernandinho, na esquerda, é bola perdida.
        Éverton precisa melhorar a recomposição? Concordo, mas o Fernandinho não é tão bom assim, nesse quesito. Ele volta, lentamente, mas raramente tira a bola do lateral adversário.

  • Deny Camargo

    Eu só queria uma razão para nesse jogo de hoje contra a Ponte Preta jogar o Jael e não o Beto da Silva.

    • Marcos Lena

      Eu ja to achando que o Renato esta arrumando motivo no seu alto ego para não ficar em 2018, e com isso provocando todo mundo, indo contra as opiniões, sei lá, mas ta me parecendo. Ou então é tudo normal, pois todos os tecnicos tem seus bruxos e com o Renato não seria diferente. Hoje to com vontade de nem ligar a TV.

      • Deny Camargo

        Ou baixou o espírito do Roger nele que arquivava todo guri que jogava e ia bem para não ameaçar a titularidade dos bruxos…

        • Marcos Lena

          pode ser também.

          • Rodrigo Mello

            Esta escalação de hoje não dá para entender, era jogo para três pontos, mas com reservas já sabemos o resultado, nem vou acompanhar este jogo. Perda de tempo. Torço para morder a língua, mas com Jael, que já jogou mil minutos e não tem um mísero gol é duro.

          • ATÉAPÉ

            REnato tem suas razões e, em boa medida, tem acertado. Tbém não entendi prq não entrar com os titulares contra um time da ZR, mas não vejo ligação com possível mudança de clube. SAbotar de alguma forma seu trabalho num clube não vai ajudá-lo a conseguir vaga em outro. Renato está de cabeça e alma no tricolor. Ano q vem, veremos.

          • Lillian Moraes

            Pois tente ver… está um desastre em termos de desempenho.
            Pelamordedeus!!! Coloque o Fernandinho!!! Mas no lugar da nulidade absoluta Nuleveira!

            E alguém pro lugar deste Cristian, que só caminha e entrega jogada.

            Triste o Renato colocar o Everton com o time completamente desfigurado.
            Guri tentando jogar sozinho.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            E como terminou esse desastre em que o Grêmio entrou com 8 jogadores contra 11, Lillian ?????

            O Santos do Elano Estudioso Guardiola interino vencedor sem fim acaba de levar uma virada na Vila Belmiro pro Vasco, e o Palmeiras do emergente treinador interino acaba de ser patrolado pelo Vitória da Bahia no Barradão.

            Detalhe: Não pouparam ninguém este ano, perderam o estadual, não chegaram na semi-final da Copa do Brasil, estão atrás do Grêmio do Renato PENTAluppi no brasileirão, e fora da Libertadores a 60 dias. Me explique isso, como pode acontecer uma coisa dessas ????? Pois é.

        • Rezende

          Para ser justo com a VERDADE e a ORDEM DOS FATOS.
          A característica citada como sendo do ROGER MACHADO, já foi vista AMPLAMENTE em outras passagens da carreira de Renato tanto no Grêmio como no Fluminense…
          Roger como Assistente Técnico do Renato APRENDEU E ABSORVEU estes ensinamentos do seu MESTRE PORTALUPPI…
          E não o inverso…

      • Roberto Naime

        Concordo…

        • Rodrigo Mello

          concordo…………………………………..

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            É foda, amigo Tenente, cada um que tem por aí, hein !!!!! Aguenta coração.

      • ATÉAPÉ

        Renato não precisa disso prá sair. A hora q ele quiser, ele vai, até prq choverão propostas.

        • Rezende

          Nesta hora é que se vê que o “Gremismo” dele é bem mais modesto que seu gigantesco “Renatismo”…
          Um imenso ídolo Gremista, mas de amplos pés de barro Renatistas…

          Como técnico ele simplesmente persegue a SUA agenda pessoal e não necessariamente a agenda do Grêmio… E ele dá abundantes provas disso com suas AÇÕES na casamata.

          Assim que o seu interesse mudar, ele não tem qualquer problema em deixar o Grêmio.
          Como foi em 2013 ANTES de disputar uma Libertadores pelo Grêmio.

          Não o critico em tese, uma vez que ele faz o que acha certo para SI MESMO.
          Como todos nós fazemos, diga-se de passagem.

          Apenas CONSTATO que a fé cega que grande parte dos Gremistas depositam nele simplesmente não é correspondida à mesma altura.

          Esse entendimento evitará, para mim pelo menos, outra decepção amarga com o técnico como em dezembro de 2013.

          Vamos ver como se desenrolam os fatos até fim de Dezembro de 2017…

          • ATÉAPÉ

            REnato é profissional e o clube é profissional. Ele não faz média como Luxemburro q renovou com o Sport pelo msmo salário qdo a barca afundava. Renato dá retorno ao clube e o clube o recompensa. Por ser ídolo, o q ele deveria fazer? Valorizado como está, deveria manter ou reduzir o salário na renovação? Jogar ou treinar por amor ao clube era no tempo do amadorismo.

          • Rodrigo Mello

            Perfeito. Disse tudo

          • Ricardo Gomes

            Ainda pior do que o Renatismo é o Gilbertismo Rezendista. Esse é simplesmente chato, mala, tedioso e acima de tudo, empolado.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Não escreva isso, amigo Ricardo Gomes, esse rótulo é único e pertence ao ”Seu Algoz” (kkkkk).
            Mas concordo contigo.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Gilberto, a tua última frase prova que tu será eternamente um urubu que só comenta resultado e até seca o time por causa do Renato para que tenhas razão de voltar aqui com tuas ”Barsas”.

            Pô, amigo milico carioca, seja mais inteligente, assim é fácil demais ser critico ”de nada” o tempo todo e em todos os lugares.

      • Ilgo Wink

        O Renato vai sair perdendo ou ganhando.
        Vai em busca de novos desafios ou descansar um pouco nas areias cálidas do Leblon. Ele pode. Eu, por exemplo, só fico querendo fazer o mesmo, mas não consigo

        • Ricardo Gomes

          Ilgo, eu digo que um dos grandes problemas da humanidade é a m da inveja. No dia do jogo contra o Barcelona, eu e um camarada fomos de moto e a deixamos nas proximidades da Arena. Seguimos então a pé pela Leopoldo Brentano até os Borrachos. No caminho, passa a cavalaria. Tranquila. Mas digo que em muitos vi o olhar cintilante de ódio. Ódio por ver pessoas trêbadas felizes e exultantes. E não era porque esses 4 ou 5 entre 20 que passaram fossem necessariamente colorados. Era ódio mesmo de estar trabalhando e num trabalho pesado enquanto o povo ali “embaixo” sorria. E vi nesses um clima no qual bastava um atrevido bebum falar alguma gracinha para o pau comer. A verdade é essa: Há muitos que não suportam ver outras pessoas se divertindo e sorrindo. E a figura do Renato-que-não-estuda (o não estuda cada dia mais se prova um despiste daqueles) sentado na sua cadeira de praia em Ipanema com a sua ceva na mão ou jogando futevôlei nas suas areias x sucesso no seu trabalho se configura como algo que lhes é absolutamente intolerável. Esses estão esfregando as mãos para um desastre nos dias 22 e 29, mesmo que abram os lábios para dizer e vistam a camiseta para provar que são Gremistas. Sabemos quem são. Estão à espreita. Tão tensos quanto os colorados.

          • Ilgo Wink

            Bah, falou tudo

          • Pedro de Lara

            Um tanto quanto preconceituoso este relato. Classista até.
            Que feio.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Que belo texto, Ricardo, muito oportuno e real, pois nada justifica essa ojeriza que esses urubus sentem pelo cara depois do 3º ótimo trabalho ”seguido” que ele faz aqui. Parabéns.

        • ATÉAPÉ

          Tá confirmado, Ilgo? Eu tbém acho q o Rio o chama. E se eu morasse lá, apesar dos poréns, não sairia.

          • Ilgo Wink

            ele não fica, principalmente se for campeão

          • Ricardo Gomes

            Inteligente. É sair por cima e eternizar definitivamente o nome na história do clube. Mas os guaipecas latirão até o fim.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Sem dúvida nenhuma, Ricardo.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Eu também acho que ele não fica com ou sem a Libertadores, e já escrevi isso aqui a 30 dias, pois fiquei sabendo de ”três” interessados e tem dois do RJ nessa parada.
            Ilgo, ele sai por cima ”de novo” e a urubulândia pira de raiva pelo bom trabalho prestado, a Taça da Copa do Brasil, a eterna inveja do cara, e eu nem sei porque, mas é isso aí.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Marcão, tu cheirou cola ou crack ????? (kkkkk)

        • Marcos Lena

          heheheheheh – um dia de furia – hoje to mais calmo – kkkkkk

    • Marcos Lena

      que de o mesmo tempo e paciência que tem dado ao Jael e Fernandinho para os outros. Isso que não da para entender e por isso a bronca com ele.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Marcão, vá devagar, amigo. Beto da Silva machucou de novo e só volta ano que vem.

    • ATÉAPÉ

      Pois é. Beto está mostrando qualidade e msmo sendo jogador q vem de trás, seja no espaço do Luan, seja no do Fernandinho, poderia ser testado na frente.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Se machucou de novo e só volta ano que vem.

    • Ilgo Wink

      Simples, opção do melhor técnico em atividade no Brasil.

  • GremioSempre

    Olha a Urubulândia ai gente(UTI – urubus tricolores isentos) !!! Secando Renato com o time B,C mas na final da LA . Perdoiai-vos !

    • Marcos Lena

      nada disso, sou muito gremio, tanto como tu. o Gremio vai existir para sempre, e não te surpreenda com 2018 se ele preferir o Flamengo. Não estamos secando o Renato e sim questionando suas atuais opções erradas no meu entendimento.

      • GremioSempre

        Com todo respeito.posso te elencar 20 coisas que não concordo com Grêmio hoje porém acho que não é hora de só reclamar como certos leitores do blog entrando na onda de frenesi da IVI de suas plataformas .Final do ano esta logo aí,se as mudanças virão? tenho certeza absoluta que sim,nossa direção e comissão técnica está a frente,temos mais 2 anos de Bolzan. Só acho e sim critico que devemos parar de só reclamar,não somos ainda o Barcelona em receita e clube.Já estivemos mais longe,confiança e apoio no Renato,comissão e jogadores e direção até o ultimo dia do ano de 2017 depois iniciaremos outro ciclo e certo que melhor ainda que deste ano. Saudações,Grêmio Sempre !! Que venha o TRI !!

        • Rodrigo Mello

          O Marcos é um dos Gremistas mais de fé que vejo comentar, a turma que seca é outra e tu sabe bem quem são (estes se bandearam e estão na expectativa do fracasso no dia 29 para se vingarem). Acho o trabalho do Renato excelente, mas aturar Jael que não fez um gol até agora é dose. Torço pra ele desencantar, mas tá brabo. Não colocar titulares hoje também não tem justificativa plausível.

          • Ricardo Gomes

            Acredito que o Beto da Silva ou Éverton comecem hoje. Tô confiante em uma vitória hoje. Bom jogo para velocidade e atrevimento do Éverton.

          • Rodrigo Mello

            É o que espero, até um cone no lugar do Jael serve.

          • Ricardo Gomes

            kkkkk, e no jogo contra o Barcelona ele surpreendentemente entrou bem. Aquela bola era para ter entrado (que foi no poste). Mas não dá, é opção para desespero lá pelos 43′ do segundo tempo.

          • Rodrigo Mello

            SIm, além de tudo é azarado, pior do que jogador ruim é jogador ruim e azarado. Até o Thyeri que é ZAGUEIRO RESERVA tem mais goll do que o centroavante. Lembro de um tal Silva lá por 97, era a mesma coisa jogava e nunca fazia gols, centroavante vive disto.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Tenente, foi a decisão mais certa essa de hoje, pois nossos jogadores saíram de Campinas no bagaço e falaram que tem uns 4 ou 5 baleados. Imagina os titulares nessa guerra de hoje com a Ponta Preta batendo desde o 1º minuto de jogo ?????

        • Marcos Lena

          Nós temos que dar a bronca nele, pq eu estou pensando na final sim, e para chegar lá tem que encaixar, correto. Se estamos vendo que com o Fernandinho vai ser muito difícil de fazer gols no Lanus, tem que ir treinando desde ja, então tenta dar sequencia par o Everton. Aqui em Porto Alegre o Lanus não vai sair, não vai precisar recompor muito pela esquerda. Imagina se o Barrios da barrios e não joga a final ( por sinal ta um tal de lesão muscular ) e entra com Jael ? To vai esperar o que com Jael e Fernandinho no ataque. Então de o mesmo tempo e a mesma paciência para o Everton e o Beto. Por isso eu não estou entendendo o Renato, ou estou né?

        • Marcos Lena

          em tempo, eu vi todos os jogos do Grêmio neste ano pela TV ( a distancia me separa), eu disse todos, não perdi 1.

    • Rodrigo Mello

      Não é o caso daqui, só ficaram os chapas brancas segundo eles. A UTI está entrincheirada no Álamo da República do Texas.

      • Ilgo Wink

        Eles estão guardando munição

        • Rodrigo Mello

          Verdade. Muita munição.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Tenente, o estoque de raiva e ódio deles é visível demais, e o Renato parece que até sabe disso e abusa dos caras ….. vamos rindo ….. !!!!!

        • Rodrigo Mello

          O texanos piram kkkk. Mas esta vitória eu não acreditava. Muito feliz por ter errado

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Eu imaginava uma derrota ao natural hoje, mas o time foi guerreiro e o ”São Marcelo” salvou o time da derrota umas três vezes, que fase fantástica do Grohe.

  • Roberto Naime

    O Renato tá fazendo jogo de cena para ir embora…com estas escalações rídiculas que faz…até o Fernandinho e o Jael devem estar com vergonha…

    • ATÉAPÉ

      Vc acha q ele precisa de jogo de cena prá sair? SE ganhar o TRI, sai por cima, embora frustre a torcida. Se perder, a torcida frustrada pensará em outra alternativa.

      • Roberto Naime

        Tu estás certo…é desesperante o que se ve…

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          E o que se vê, Roberto ….. quanto foi o jogo em Campinas onde o Grêmio outra vez entrou jogando com 8 ou 9 contra 11, Roberto ….. como está a tabela do brasileiro, Roberto ….. e o que pra você é tão ”desesperante” assim, Roberto ….. fala aí, Roberto ….. quanto mais vocês falam e contestam, pior pra vocês fica, Roberto ….. tem alguns erros sim, Roberto ….. mas existe inúmeros acertos que a visão de vocês não alcança, Roberto ….. vire o disco, Roberto ….. teu time (teu time?) está numa excelente fase e faz um ano excelente, Roberto ….. aceita, é a realidade, Roberto.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Nico, o pânico da urubulândia anti-renatista é visível demais, que sofrência dos caras ….. oremos !!!!!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Roberto, tens um cheirinho de jurado do SBT e nem precisas dizer que Renato é o grande responsável por este ótimo momento do time do Grêmio, pois isso o Brasil inteiro está vendo desde setembro 2016, e a maioria da torcida do Grêmio também já sabe, meu querido amigo urubu (kkkkk).

      • Rodrigo Mello

        e porque ele frequenta muito ambientes desdenhosos por ai, onde estão os teus ex-amigos, aqueles que tu botou a correr kkkkk.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Eu ????? Será que tenho toda essa capacidade e tanto talento assim, Tenente ?????
          E essa história de ”amiguinho” não é comigo, isso é em ”outro endereço” (kkkkk).

          • Rodrigo Mello

            kkkk, este endereço é só para os sábios. Onde não podem ser contrariados.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Tenente, imagino o marasmo do local, pois não saio daqui e do Seu Algoz devido aos bons conteúdos diários ….. pois é.

  • Roberto Naime

    Excelente texto Ilgo…

    • Ilgo Wink

      Te devo uma 1983

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        E para mim uma Olimpico, lembras disso ?????

  • HENRIQUE MARTINS

    Faz este texto chegar ao Renato, Ilgo.
    Talvez ele repense melhor.
    Quanto ao Dirceu (Jarrão), lembro muito bem dele……era um sujeito engraçado.

    • Ilgo Wink

      Era mesmo um cara engraçado, um cara simples. Nem sei por onde anda

    • ATÉAPÉ

      Sujeito engraçado… e pereba, pelo jeito. rs

  • Ricardo Gomes

    Falando em “Se”, “se” eu fosse um marciano recém chegado à Terra e tivesse pousado a minha nave em Porto Alegre e no meu primeiro encontro com os humanos fosse informado sobre o principal esporte praticado e discutido no planeta azul e tivessem me apresentado os principais clubes da capital gaúcha e por fim me direcionassem para páginas de discussão como esta, eu chegaria a três conclusões:
    – O Grêmio está falido, desmoralizado e está na Série B prestes a ficar nela ou cair para a Série C;
    – O Inter foi Campeão da Copa do Brasil (Penta ou Hexa, sei lá) ia ser Campeão Brasileiro (Penta) e vai decidir a Libertadores pela décima vez dias 22 e 29 de novembro. Em busca do sétimo título;
    – Renato Portaluppi é a figura mais nefasta e odiada da história do Grêmio, foi atleta medíocre, pseudo-treinador e persona non grata que só está aqui por causa de dirigentes burros, estúpidos ou néscios.

    • Rodrigo Mello

      Que o Renato é odiado não tenha dúvidas, segundo alguns nem treinador é.

      • ATÉAPÉ

        Como não odiar/invejar um cara q é famoso, trabalha qdo qer, ganha muito bem e já pegou 5.000 mulheres segundo ele, em declaração de 2008??? Imagine a contagem agora… Já o profissional, dedicado e treinador vencedor, ídolo gremista, eu admiro e respeito. Rs.

        • Ricardo Gomes

          Rsrsrsrsrs, resumiste!

          • ATÉAPÉ

            Prá não ser esquartejado pela inveja, rs, fiz uma conta conservadora: Digamos q Renato tenha pego em média uma mulher por semana depois dos 20, qdo despontou no Grêmio. Isso dá 4 por mês e 48 por ano. Dos 20 aos 55 q Renato tem agora, são 35 anos. 35 x 48 = 1.680 mulheres!!! PQP! Acho q vou matar o Renato só de raiva. KKKK

          • Ricardo Gomes

            Hahahahaha!

          • Ilgo Wink

            Eu ajudo

          • Ilgo Wink

            Eu certa vez disputei uma com o Renato. Perdi, claro
            Mas não guardo rancor, sei separar as coisas

          • ATÉAPÉ

            Pois é, esqueci de descontar umas 280 barangas. Então ficou 1.400! rs. Ou vão dizer q o Renatão não andou pegando carne de pescoço tbém? Até prq tem muita feia q é gostosa, como Paz de La Huerta (vide google), rs.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Parabéns, Ilgo, mas pelo jeito tem alguns aí que também passaram por isso, e não conseguiram separar as coisas, aí, se sentem guampudos e vivem destilando ódio, raiva e outros sentimentos por causa disso todos os dias. Isso deve ser dor de corno e muita sofrência ….. Oremos ….. !!!!!

        • Ricardo Gomes

          Fui editar e sumiu o comentário. Esse disqus é muito chato, permite a edição, mas naquelas. Vou postar o mesmo comentário de novo, falou?

        • Rodrigo Mello

          Não vejo o Falcão ser odiado pela torcida do Inter por exemplo, deve ser porque joga tênis e não futvôlei kkkkk. Mas é bem por ai mesmo.

      • Ilgo Wink

        Até hoje Renato só fez bons trabalhos no Grêmio, culminando com o título da CB
        Mas a inveja não se explica, é um sentimento que sai de dentro de cada um

        • Rodrigo Mello

          Depois de Tite e Mano foi o único que conseguiu aproveitamento e resultados. Mas a inveja é o que explica tanto ódio, é um sentimento que a pessoa não controla.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Ilgo, a maioria sempre vence, e a inveja é uma merda, mas a gente entende porque os urubus são minoria e tem alguns que, PASME, ficam até secando o time para poder vir aqui e defender as suas burras e frequentes ”teses” ….. Oremos ….. !!!!!

  • Ricardo Gomes

    Ilgo, imagina o golpe que atingiria em cheio os isentos fardados do RS, caso o Tri venha (virá! virá!) com o Renato à frente do time na comparação com os sucessivos fracassos como treinador do festejado maior ídolo do rival?

    • Ilgo Wink

      Prevejo muito ódio destilando e inveja oceânica

  • Ricardo Gomes

    O disqus se recusa a aprovar o meu comentário. E lá vou eu novamente:

    Falando em “Se”, “se” eu fosse um marciano recém-chegado à Terra e tivesse pousado a minha nave em Porto Alegre e no meu primeiro encontro com os humanos fosse informado sobre o principal esporte praticado e
    discutido no planeta azul e tivessem me apresentado os principais clubes da capital gaúcha e por fim me direcionassem para páginas de discussão como esta, eu chegaria a três conclusões:
    – O Grêmio está falido, desmoralizado e está na Série B prestes a ficar nela ou cair para a Série C;
    – O Inter foi Campeão da Copa do Brasil (Penta ou Hexa, sei lá) ia ser Campeão Brasileiro (Penta) e vai decidir a Libertadores pela décima vez dias 22 e 29 de novembro. Em busca do sétimo título;
    – Renato Portaluppi é a figura mais nefasta e odiada da história do Grêmio, foi atleta medíocre, é pseudo-treinador e persona non grata entre a torcida eque só está aqui à frente da casamata por causa de dirigentes burros,
    estúpidos ou néscios.

    • Pedro de Lara

      É que se trata de um comentário vazio de um ser vazio com uma cabeça vazia. O Disquz ignora esses, Robert.

      • Luis Augusto Waschburger

        hahahahahaha
        Pedrão está com a corda toda…. Será a chuva?

      • ATÉAPÉ

        Se é esse o caso, prq não ignora o seu? rs.

        • Rodrigo Mello

          A melhor coisa que fiz foi bloquear este inútil, sei que é ele latindo porque dá usuário bloqueado kkkk.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Idem a mais de dois meses, Tenente ….. tu não imagina a falta que isso me faz ….. vou até rir:
            qué qué qué qué quééééé ….. que fase ….. que gangorra ….. que ano, amigo ….. !!!!!
            Siga la pelota e a harmonia no Blog.

          • Rodrigo Mello

            E tem gente que aplaude este maluco. Impossivel conversar com um louco destes, bloqueei para não entrar em briga desnecessária.

          • Ricardo Gomes

            Quem respondeu? Eu não enxergo, mas tenho dois bloqueados. Medida terapêutica de autopreservação. Não tenho interesse em treta na web. Isso deixo para moleque. Sou muito grandinho para isso, pai, etc.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Ricardo, o ”Copião” estava certo, pois escreveu aqui mais de 10 vezes que é a IVI quem está fazendo esses urubus ”Latir” (isso mesmo) tanto contra Renato, Bolzan, Clube, etc ….. que fase, amigo, haja Bardahl B12, Jimo Cupim para tanta cara de pau, é dose, e segue ”a tocaia” por aqui todos os dias ….. Oremos ….. !!!!!

  • Pedro de Lara

    Cuidado. Estamos à espreita. Qualquer deslize do treinador “Eu Ganho, eles perdem” estaremos aqui para assombrar esses comentários chochos. Ilgo. Vou votar em ti na próxima eleição do Conselho.

    • Ilgo Wink

      Saudade do amigo

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Quanta falsidade (kkkkk) …..

    • ATÉAPÉ

      Meda…

    • GremioSempre

      olhaaa Larinha lá lá lá qué qué qué !!!

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Bah, Ilgo ….. acabei de chegar e o teu Blog tá bombando todos os dias agora ????? Isso não vai dar certo, ”Lippy”, sei que não vai dar certo (kkkkk).

    https://uploads.disquscdn.com/images/9b7ca3f18d279b73f1ff3d6e29f61abfc3fd06d249eeede9f4158090fe91fde7.jpg

  • Pedro de Lara

    Xiiii. Chegou o peido no bolo. Fui.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo, o Santos do Elano Estudioso Guardiola interino vencedor sem fim acaba de levar uma virada na Vila Belmiro pro Vasco, e o Palmeiras do emergente treinador interino acaba de ser patrolado pelo Vitória da Bahia no Barradão.

    Detalhe: Não pouparam ninguém este ano, perderam o estadual, não chegaram na semi-final da Copa do Brasil, estão atrás do Grêmio do Renato PENTAluppi no brasileirão, e fora da Libertadores a 60 dias. Me explique isso, amigo !!!!!