Esquema bom é o que vence

Esquema bom é o que vence.

A frase é do Renato, defendendo o esquema com 3 zagueiros e 3 volantes que implantou muito mais por necessidade do que por convicção.

Em sua primeira passagem pelo Grêmio, ele jogou com 4-4-2 e se deu muito bem, inclusive sendo muito mais ousado taticamente, com alterações que deixavam o time mais ofensivo e atrevido no decorrer de alguns jogos e que, confesso, me assustavam. Mas davam certo.

Esquema bom é o que vence. Concordo.

Espero que Renato continue pensando assim. Se for este o caso, ele vai mudar o esquema, um esquema que defendi enquanto vencia, apesar de saber que algumas vitórias foram obtidas com pitadas generosas de sorte e em função de atuações muito seguras do goleiro Dida.

Espero que Renato e o pessoal da diretoria saiba por que venceu e também por que o time começou a patinar no campeonato.

Mesmo em seus melhores momentos, aquela sequencia de vitórias, o Grêmio ficou devendo qualidade. Uma qualidade que agora está mais evidente.

Se antes o trio de zagueiros bem protegidos por um trio de marcadores dava conta do recado, agora é diferente.

Sem seu melhor zagueiro, Werley, a zaga já não é mais tão eficiente. O goleiro Dida também andou vacilando e não salvou os gols que antes evitou. Afinal, água fria em pedra dura…

Agora, com apenas 3 zagueiros para escalar, sendo que um deles, Saimon, está meio adoentado, Renato deveria pensar numa alternativa para que sua convicção recente não se confunda com teimosia.

Não adianta Renato ficar repetindo como papagaio que ele está com no G-4. Outros já estiveram na ponta de cima e caíram. Nem precisamos ir tão longe.

Renato é inteligente, mas não tanto quanto ele pensa que é do alto de sua auto-estima.

Sinceramente, não sei se Renato sabe por que conquistou apenas dois pontos em nove. A seguir nesse ritmo, o G-4 logo ficará na saudade.

O esquema deu certo, mas agora está vazando. O sistema defensivo ainda se mantém em bom nível, mas a um preço muito elevado: a inoperância ofensiva.

O time cria poucas situações de gol. Cobra-se mais chutes a gol de seus atacantes, mas como exigir isso se poucas vezes a bola fica à feição para o arremate?

O esquema atual depende muito dos alas, já que os volantes titulares não são criativos, tem pouca capacidade de drible e estão mais preocupados mesmo é em marcar o adversário.

A questão é que os alas gremistas, que até aparecem seguidamente na frente, cruzam muito mal.

O blog cornetadorw aponta isso. Alex Telles tem um péssimo aproveitamento nos cruzamentos. O mesmo em relação a Pará.

Até escrevi outro dia que os dois parece terem combinado: tu cruza pra mim e eu cruzo pra ti.

Na área ficam os atacantes e algum volante ou zagueiro esperando a bola, que passa sempre muito acima de suas cabeças.

Então, o que fazer? Qualificar o meio de campo. Se não tem zagueiros suficientes e com melhor qualidade, troca-se um zagueiro por um jogador mais talentoso. Pode ser Zé Roberto ou Elano, que jogam como volantes, mas que sabem trabalhar melhor a bola para armar jogadas para Barcos e Kleber.

Penso que o time não terá perda significativa em termos de marcação, agregando experiência e técnica. No caso de Elano, uma bola parada que pode ser decisiva.

Outra coisa: Renato não pode esperar tanto tempo para colocar em campo um jogador como Vargas se o time estiver com muita dificuldade ofensiva, que tem sido corriqueira nos jogos.

Nesse jogo contra o Corinthians, um time que marca tão bem quanto o Grêmio, mas ataca melhor, é preciso mesmo manter esses volantes que marcam forte, como Souza, Ramiro e Riveros. Afinal, um empate sem gols será um bom resultado.

Mais adiante, especialmente em jogos dentro de casa, acho que dá pra sacar o Ramiro, por exemplo, e colocar um volante/meia mais criativo.

O que não dá é para insistir com um esquema que serviu enquanto era vencedor.

Espero que Renato não tenha esquecido a sua frase: esquema bom é o que vence.

ALEX

Alex parece que é o líder do movimento para mudar o calendário do futebol, que realmente tem jogos em excesso. Mas sempre foi mais ou menos assim. Alex sabia disso quando voltou.

Um calendário puxado é pesado, e pesa muito mais para jogadores em final de carreira. É o caso de Alex e de alguns outros. Ele parece estar lutando em causa própria. Não importa.

O que interessa é que há jogos demais, e a maioria deles muito ruins.

Os jogadores querem uma reunião com a CBF. Nada mais justo. Mas na hora da negociação a reunião irá terminar assim que os velhinhos malandros da CBF fizerem a seguinte proposta:

redução de 20% no número de jogos e do mesmo percentual no salário de cada profissional.

A reunião vai terminar na hora.

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    Ilgo; eu coloco um complemento: Esquema bom é o que vence e convence.

    Só vencer pode ser uma mão do “Almeida” e no próximo jogo entramos pelo cano.
    Quem não arisca não petisca.
    Com Dida, Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex. Colocaria o Zé de volante para apoiar e cobrir o Alex. Ramiro ou o Riveros com o Matheus e o Guilherme ou Maxi lembrando Ralf, Maldonado, Danilo e Douglas. O patinho que falou estar seco para pegar o Grêmio que não o aceitou é banco. O ataque deve ter Emerson e Guerrero.
    Se o Grêmio não tiver mobilidade e qualidade no meio entrega a rapadura e a vaca vai pro brejo.

  • Luciano

    Fala Ilgo.
    Pô, meu velho, demorar para colocar Vargas?
    Falando isso tu admite que ele é banco nesse grupo.
    O chileno é disparado o melhor jogador. O chamam de peladeiro por ser o único que sabe driblar. E dribla. Vai entender essa torcida do Grêmio. Prefere quem cava falta (e mto bem aliás, o melhor em atividade nesse quesito, ou o mongolão, que pensa certo, mas executa na velocidade de uma velha tomada de artrite. Deve ser porque tem apelido bacana.
    Nos jogos que vou, que são todos, o quarto anel me diz isso.
    Parece sacanagem.
    Infelizmente o Vargas não vai ficar mto tempo por isso. Ele sabe que é bem melhor que os outros.
    Aquele gol do contra o Santos, qdo teve que aguentar no banco aqueles dois fazendo nada, foi emblemático. Entrou aos 30 do segundo, driblou meio time do peixe, e entregou o doce pro garoto-vovô.
    Mas ele já perdeu mtos gols, me diria o incauto.
    Sim, o Jonas tb.
    Só perde quem cria.
    Meter 2 na Espanha deve ser uma baba.

    Abraço.

  • Ilgo

    O Vargas precisa provar que é superior ao Kleber, que é seu verdadeiro rival. O Barcos, que merece sair, é de outra característica.
    Mas acho que Kleber e Vargas deveriam ser testados juntos.

  • Jocelito

    Eu ainda penso que poderiam jogar os três!Se não começando o jogo,pelo menos no decorrer da partida!
    O Barcos gosta de dar assistências,jogando um pouco mais recuado.
    Sábado,no impedimento mal marcado pelo bandeira,a enfiada de bola foi dele.
    Em outros jogos o Barcos já fez isso.Fez mais pelo Palmeiras,mas,também já fez pelo GRÊMIO.
    Já falei disso aqui.Acho que o Pirata é mais meia que centroavante. Talvez esteja aí o meia que o time não tem…

  • ArthurJ

    O problema são os laterais ou o Barcos que não ganha uma de cabeça? Nem com Arce a gente faria gol com ele em campo.

    SInceramente, eu acho que esse esquema do Renato pra amanhã tem tudo pra dar errado. Teremos 1 ou 2 chances de gol na partida inteira, com o aproveitamento do nosso grande centroavante, certamente ele vai errar.

    Aí aos 40 do segundo tempo entra o Vargas pra tentar fazer algo.

  • Gabriel

    Jocelito concordo, mas no meu time o meia seria o Vargas com Souza, Riveiros e Zé Roberto; Barcos e Kléber. Este seria o meu time ideal.Vargas infiltrando mais pela esquerda, semelhante quando da assistência que fez para o Elano contra o Santos. O que acham?

  • Roque Fernando

    Concordo com a escalação do Gabriel e do Jocelito, então temos alternativas, não precisa ficar teimando. Só não quero ouvir do Renato cantando marra se o Grêmio ganhar por uma bola ou por sorte como diz o Ilgo e manter este esquema. Sendo pessimista ou realista, a única coisa certa a respeito deste esquema é que sabemos que vão ocorrer muitos passes errados e o Corinthians vai vir pra cima e se fizer gol vai ser muito difícil empatar com este esquema aí ele põe zé, elano e vargas e vai faltar tempo pra empatar. Gostaria que o Grêmio fizesse um gol nesse jogo. Mas acho que vai ser filme repetido.

  • Francisco Coelho

    24 de Setembro de 2013•23h36 • atualizado às 00h17

    Após vexame em casa, Coritiba demite técnico e dirigente.

    O técnico Marquinhos Santos e o coordenador de futebol Felipe Ximenes foram demitidos pelo presidente Vilson Ribeiro Andrade. O mandatário apontou que os maus resultados recentes (o time não vence há cinco jogos) foram cruciais para a sequência da dupla no clube.

  • Daniel Scherer

    Tira um zagueiro e coloca o Vargas do meio para a frente, que aliás é onde ele gosta de jogar, flutuando nesta zona. Simples assim, aumenta o poderio ofensivo, coloca um pouco de ousadia do meio para a frente, e não desguarnece a defesa, ficam os três volante fazendo a proteção. Porque não tentar isso, já que Zé e Elano a gente já viu o que pode render, e não tem dado muito certo.

  • ilgo

    Pessoal, hoje irei ao Ganhando o Jogo, na Guaíba, 11h às 12h40
    De noite, no Cadeira Cativa, canal 21

    Sobre Vargas: eu perdi um pouco a confiança nele com a expulsão idiota e irresponsável em criciúma.
    É complicado apostar todas as fichas num jogador assim, que ainda por cima tem prazo de validade poruqe irá embora no fim do ano. Não sei se está realmente comprometido. Futebol ele tem.

    Então, Renato está certo em seguir com a dupla atual, pelo menos para começar o jogo.
    Enfrentar o Corinthians com 3 atacantes é suicídio.

  • Francisco Coelho

    – Não adianta ficarem criticando. O Grêmio está no G-4. Ponto. É isso que eu gostaria de falar para essas pessoas (os críticos). Não vou cansar de repetir. O Grêmio está no G-4.

    Só volto a falar na partida depois da 1/2 noite. Vai ser teimoso assim no RJ.

  • Mozão47

    Rodolfo é o melhor zagueiro do Grêmio…
    .
    Saimon e Bressan erra mto (pela falta de experiencia)…
    .
    Vargas perde mto, mas mtos gols (e o salario é de 1mi)..
    .
    Se fosse o mesmo renato “feceirinho” do passado faria esse esquema:

    3 zagueiros – rodolfo/saimon/werley
    2 laterais – Zé e Elano
    2 volantes- Souza e Ramiro ou Riveros
    Barcos recuado
    Vargas e Kleber abertos.

    Roth pira kkkk

  • Gabriel

    Não me vejo como crítico, apenas tenho minhas opiniões. Sempre que pude e achei que deveria o defendi, agora diante do vejo o Ilgo definiu bem no ganhando o Jogo a convicção está virando teimosia e isto é perigoso.
    Para hoje não dá mais tempo de mudar muita coisa, quanto menos mexer melhor, mas a equipe que coloquei na minha opinião se trabalhada é a melhor que temos.
    Ilgo disseram antes de você chegar no programa que tu devia tomar vinagre no café da manhã, deve ser por isto eu concorde com as coisas que tu escreves pois minha esposa diz o mesmo de mim hehehe .

  • ilgo

    eu tomo underberg com limão no café da manhã.

    Então é por essa história de vinagre que eles estavam rindo quando cheguei.

    Imagina o que o Vinicius não bebe para estar sempre azedo

  • rauru

    Grande Ilgo, tudo bem? Só pra te contrariar: o Vargas já veio com prazo de validade estabelecido, Então, acho que seria lógico procurar que ele rendesse todo o possível durante esse prazo. Limpando banco ninguém faz gol em ninguém. Saudações de um gremista cansado de retranca. .

  • ArthurJ

    Ilgo, você acha que o Barcos tem demonstrado algum comprometimento se arrastando em campo do jeito que ele tá? Fala sério, já passou da hora desse cara ficar no banco.

    O Grêmio se propõe a jogar no contra-ataque e escala um centroavante pesadão, lento e desinteressado.

    E o cara da velocidade fica no banco e só entra quando o time tá perdendo, logo, quando não se tem mais a oportunidade do contra-ataque. Genial.

  • José Roberto

    Renato falastrão e Enganador.Aguardem o final do CB e vcs vão ver o este embuste de treinador
    vai fazer com Nosso Imortal.

  • Francisco Coelho

    Acordei agora, pois trabalhei até a madrugada e dei uma bela sesteada no ar condicionado que o calor está brabo. Vou olhar o BAR para ver o que tomar durante o jogo. A dúvida é se tomo Pitu, Natu Nobilis, Jack Daniel’s, Grants, Cutty Sark que já estão abertos ou um The Breeder’s Choice, El elegido de los Criadores.

    Gostaria de abrir um Chivas 18 rotulo azul e sorver 750 ml com prazer, mas vou reservar para outra ocasião como um belo título. Só espero ter saúde até lá…

    Vou de argentino mesmo, pois as botijas já estão guardadas faz tempo esperando uma vitória na final da LA contra o Boca numa La Bombonera lotada…

  • MAZEMBIANO

    Ilgo,você não precisa, mas “vou encher tua bola”…PARABÉNS! Pela tua participação no programa hoje, questionando todas as coisas que falam com do Grêmio, e deixando eles com cara “vermelha” imagino he,he,he…quando perguntado por ti, sobre a musiquinha pro Rech, ele desconversou e ficou um silêncio, isso foi demais,imagino a cara dele he,h,he…ficaram todos comportadinhos tentando explicar suas críticas…Ilgo neles !!!
    Quanto ao jogo, qualquer resultado desde que a gente faça gols, estaremos vivos…mas Renato tem que deixar de ser orgulhoso e colocar os melhores,senão…
    Talvez o Barcos lembre dos tempos do Palmeiras e jogue melhor hoje contra o seu antigo rival…
    Torço por Kleber não tomar amarelo, pois hoje é o nosso melhor jogador!

  • ilgo

    Francisco humilhando com suas bebidas de grife…

    Mazembiano, eu vou pouco lá, tenho que aproveitar, ehehehe

  • Gabriel

    Ilgo meu time em campo é bom meu TAMBOREIRO…
    São 10 min do 1º tempo vejo Émerson fixo sobre Pará, Guerreiro sobre Bressan, Danilo outro fixo sobre Teles e somente o Douglas flutuando as costas de um Souza, um tanto perdido, caindo dos dois lados.

  • Gabriel

    Se no 2º tempo o Vargas deixar de jogar apenas com marcador do Edenílson e infiltrar pelo meio(como fez a partir dos 35 min) e eventualmente movimentar com o Kleber na direita ganhamos o jogo.

  • MAZEMBIANO

    O Grêmio parece aqueles times de jogos de colégio que se junta todos por ali pra jogar…parece que não se conhecem…sem jogadas, passes errados, e correndo sempre atrás da marcação…
    O Bressan MEU DEUS!!! Dar susto é com ele mesmo!
    3 atacantes não adianta se não tem meio que jogue..aliás alguém viu no Souza por aí?
    O time ta muito nervoso, e não toca a bola longa, só passe curto e com marcação em cima fica difícil…mas vamos lá…

  • Querubini
  • Roque fernando

    Que o ilgo não me chame de faceirinho quando disse, marcou muito, e teve força ofensiva, gostei do estillo, embora um pouco ainda desorganizado mas já se trabalhou a bola um pouco melhor.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; 90% são do Uruguai ou de navio no porto e custam menos da metade que num super. Tenho um amigo que é prático em Suape e Recife e em quase todos os navios tem um mercadinho dos marinheiros. Tu compra do radinho digital ao mais moderno notebook, TV, placa de vídeo, memórias, celulares, Pen Drives, câmeras fotográficas, relógios e bebidas diversas e paga em dólar. Só não tem é a garantia formal.

  • Francisco Coelho

    MAZEMBIANO; só não concordo com o Bressan, mas nos demais itens estou 100%.
    Animei-me quando anunciaram o Matheus e ficou só na ameaça. Para meu entender foi derrota não marcar fora, pois 1 gol ou empate com gols é deles a vaga. O Elano entrou em campo para perder todas e levar cartão.
    Novamente o Grêmio se apequenou e sem criação não há o espaço para arremate. Na arena o Grêmio terá de ousar ou as vaias vão apupar os jogadores e o treinador. A Renatodolatria já terminou e a maioria quer é resultado.

  • Michel

    O tempo sem um título, com um monte de treinadores, jogadores, diretores e filosofias diferentes causa essa corneta absurda da torcida. Uma hora querem craque, outra hora jogador do interior, uma hora luxemburgo é rei, outra hora é o renato. Depois ninguém mais presta. Jogadores do juventude são o fim do mundo. Pra outros solução.
    Sinceramente, acho que finalmente temos um time jogando com pegada e dedicação tática. Falta ainda qualidade nos últimos toques na bola. Vamos com calma, que isso não se consegue do dia pra noite.
    Pergunto aonde estavam elano e zé roberto craque enceradeira contra o milionários, santafé, juventude, grenais, etc?

  • Jocelito

    Michel.
    Parabéns falou exatamente o que eu penso.
    O time não é essa maravilha,mas,acho que estamos no rumo certo.
    Não se faz time da noite para o dia.

  • Suk

    Robert, they vary. It’s up on the authors. Many of the letters coming up are handwritten, or hand-notated, it’s about half and half. Though most with the first letters were typed. The fourth letter was a comic.

  • post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don at have time to look

  • You are my inspiration , I have few blogs and often run out from to brand.

  • I truly appreciate this article.Really thank you! Great.

  • I value the post.Really looking forward to read more. Really Cool.

  • I appreciate you sharing this blog.Much thanks again. Cool.

  • Looking forward to reading more. Great blog post.Much thanks again. Keep writing.

  • I think this is a real great article post.Much thanks again. Cool.

  • Really appreciate you sharing this post.Much thanks again. Really Cool.

  • Im grateful for the post.

  • Enjoyed every bit of your post.Really thank you! Really Great.

  • wow, awesome blog.Thanks Again. Really Cool.