Eleição no Grêmio e as ovelhinhas

A eleição no Grêmio deverá mesmo ser decidida pelos conselheiros, dia 25.

É o sentimento que tenho a partir do que venho observando, lido, ouvido e, principalmente, considerando que a grande maioria dos conselheiros tem ligação com a chapa situacionista.

Os conselheiros, ao contrário de vereadores e deputados, por exemplo, não assumem os cargos de baixo para cima, alçados que são por seus eleitores.

Os conselheiros de clube de futebol normalmente não tem bases a consultar ou a lhe cobrar e pressionar.

Os conselheiros chegam ao cargo por indicação. Depois, ficam como reféns de quem os indicou. Nem sempre é assim, mas na maioria das vezes é o que acontece. É assim que funciona.

É nesse momento que grande parte dos conselheiros pode ser confundida com um bando de ovelhinhas, todas seguindo o pastor.

Algumas ovelhas se desviam pelo caminho, mas são poucas. Com o tempo, cresce o número de ovelhas rebeldes. Aí, elas se juntam e ganham força, mas ainda assim, em muitos casos, acabam conduzidas por outro pastor. Afinal, o que fazer?, são ovelhas.

Gostaria que fosse diferente, mas a realidade é que durante um bom tempo o conselheiro noviço – e mesmo outros veteranos de muitas tosquias – se considera em dívida com aquele que o indicou, que, por sua vez, tem relação próxima com alguma velha liderança.

O conselheiro, de imediato ou com o tempo, esquece que um dia foi ‘apenas’ um torcedor, que cobrava time, protestava e tinha a fórmula para resolver todos os problemas, a começar pela escalação que ele considerava ideal e o técnico, um ‘burro’, não conseguia enxergar.

O conselheiro, na verdade, é um torcedor com status, com algum poder. Um poder que, na prática, ele divide com alguém que o colocou ali. Mas ainda assim um poder, que até pode ser muito grande, dependendo do seu grau de dependência. É quando ele vota de acordo com a sua consciência e seus princípios, fiel às suas origens, sem ligar para a maneira como chegou à elite do clube.

Não é fácil essa transição, reconheço. Mas quanto mais independente for um conselheiro, melhor ele será para o clube. O problema é conquistar ou manter essa independência.

Hoje, a poucos dias da eleição, é reduzido o número de conselheiros que não pertence a esse ou aquele grupo, ou que se mostra disposto a romper compromissos em nome de sua convicção pessoal.

O ideal seria que todos votassem unicamente pensando no que consideram o melhor para o clube, independente de grupos ou movimentos.

Sem entrar no mérito, acredito que o melhor para o Grêmio seria uma eleição que pudesse contar com aqueles que são a razão de ser da existência do clube: o seu torcedor, o seu associado, que muitas vezes gasta mais do que pode para a causa de sua paixão. E que também por isso não merece ficar alijado desse processo eleitoral.

O torcedor tem o direito de votar, de decidir quem considera o melhor para o seu Grêmio.

Para isso, basta que os conselheiros provem que não são ovelhinhas.

Se gostou, compartilhe!

  • MAZEMBIANO

    Concordo Ilgo, eu comparo isso com eleição no país, tem gente que vota em certos candidatos somente por causa do partido,nem sabendo se eles tem a competência necessária pra função, ou pior se realmente acreditam no cara.O futebol esta movimentando milhões e cada vez mais as pessoas por jogo de interesses $$$ se juntam a uns e outros sem critério pessoal.O Grêmio é da torcida não desses conselheiros, então se a torcida fizer uma manifestação por exemplo pedindo o direito ao voto, tem razão.

  • felipe

    mas vejo que eleger o candidato de oposiçao tem sido tendencia nos ultimos anos. e as ovelhinhas?
    depois reclamam que nao tem projeto, mas sao os mesmos que elegem um grupo q vem e implode o trabalho da gestao anterior e assim sucessivamente. é muita ignorancia… na minha visao só o fato do odone ter pego o gremio na segunda QUANDO NENHUM MALANDRO SE APRESENTOU PARA PEGAR, por si só já diz muito. além disso sempre achei a gestao dele de razoavel pra boa, com alguns momentos péssimos (ano passado) e outros excelentes (libertadores, rodrigo caetano, pelaipe, mano..) mas se criou um consenso, nao sei como, q o odone é um merda… eu perco as esperanças no gremio e na humanidade com tanta burrice. destróem o clube e depois xingam muito no twitter, tem q dar sequencia para quem quer que seja. se querem o belini, tudo bem estamos ae… mas koff? aquele q deu as costas pro gremio quanndo precisou? aquele q é consultor do fernado carvalho? aquele q secou a arena até nao poder mais? aquele q agora que foi chutado da teta dos 13 se lembrou do gremio? aquele q quer pegar o time com dividas saldadas, na arena, na libertadores?
    o ser humano é mesmo patético…
    abraço

  • Cláudio

    Ilgo, lúcido como sempre.
    Lembro que falavas que o Jonas era melhor que o Nilmar. Hoje um está na seleção, o outro jogando em um time do planeta marte.

    Como está a produção de cerveja? segue ainda?

    Abraços.

  • ilgo

    Pessoal,
    Estou com um lote da 1983, tipo trigo,
    e fermentando um lote de Pilsen.

    Interessante essa pesquisa da ZH com os conselheiros.
    Na verdade, não revela nada a não ser que são muitos muraldinos. A maioria é do Odone, não tenho dúvida.
    Uma vez no CP, fizemos uma pesquisa assim, nome por nome, voto por voto.
    Tudo indicava a vitória de um candidato, deu o outro.

  • Francisco Coelho

    “De cabeça de juiz, boca de moleque e bunda de neném, ninguém sabe o que vem.” Das urnas nem se fala… De um certo Lawandowisk e um Dias Toffoli já se sabe ea antemão que estão na mão…

  • Francisco Coelho

    Conversa para nanar bovinos a de ovelinhas Ilgo. A maioria está ali só por STATUS. É so para aparecer.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; papel aceita qualquer registro ou desaforo. Não adianta o Koff gastar papel todo enfeitadinho e se cercar de aspones que nada entendem de futebol e assim como político novo no cargo acabar com as obras do anterior.
    Cacalo simplesmente triplicou a divida gremista direta e deixou um batalhão de esqueletos espalhados pelo Olímpico e algumas outras dependências fora do estádio. Não sei se já conseguiram pagar tudo.
    Odone tem alguns bons acertos e grandes erros.
    Sou mais pelo novo que pode fazer mais sem o ranço do Koff do Odone más, eu não voto.

  • MAZEMBIANO

    Odone simplesmente pensa no que o Grêmio pode lhe dar, depois ele pensa no que pode dar pro Grêmio…realmente seu trabalho anterior foi bom, mas isso apaga o do Koff que foi multicampeão? Pelo que sei Odone não ia concorrer, iria colocar alguém de sua turma, como ficou com medo de perder disparado, se candidatou! Ver o Koff levantando a taça é muito mais emocionante do que ver o Odone, “mandando tirar o time de campo e sermos rebaixados”…Odone é parceiro da Globo, isso sim é ranço…

  • Fabricio Fontanella

    Li esta pérola em outro blog……….. é simplesmente a melhor definição do ilustre Presidente. “Odone é o Celso Roth dos dirigentes……….. Só serve para momentos de crise……… se tiver tempo para planejar , organizar, se complica !!!!!!

  • Francisco Coelho

    MAZEMBIANO; e quem não é parceiro da Globo que detem o controle da CBF.

    ?Sancho Panza ou Don Quixote de la Mancha

    Quem garante Koff levantando taças?

    Só quem acredita em PAPAI NOEL ou SACI.

    Eu não acredito nas promessas do Koff e nem nas do Odone. Não votaria em nenhum dos 2.

    Acredito que o tempo deles já passou.

    Tem de renovar e colocar sangue e mente nova ou o clube fica no marasmo e panelinhas de sempre.

  • Francisco Coelho

    P H Ganso não vem e ganha o Grêmio. Os clubes que investem em jogadores caros e acomodados estão falindo. o Vasco deve 1 vela para cada santo. O Palmeiras sem time com dirigentes andando com segurança. O Flamengo deve e não paga. O Inter quebra o pau. Assim caminha o futebol de quem não vê o amanhã.

    Mais vale um PRATA em campo que um figurão no banco.

  • Francisco Coelho

    Gravei o jogo do Náutico x Atlético e assisti com calma observando que: quando enfrenta velocidade os jogadores do galo perdem a maioria das jogadas. A antecipação do zagueiro Alemão matou o RG. Bernard correu, mas sempre alguém chegava junto. A zaga atleticana assim como a do Grêmio é pesada. Se a bola correr os espaços aparecem.

  • MAZEMBIANO

    Francisco Coelho,realmente não adivinho o futuro, mas Koff levantando taças, as duas vezes em que foi presidente não foi por acaso…não acredito também em P.Noel nem no Saci, mas acredito em pessoas competentes pro cargo, é como uma loteria, você aposta nos numeros que acha que vai dar, pensamos diferentes apenas,respeito sua opinião.

  • MAZEMBIANO

    Ilgo, eu tinha dito em assuntos anteriores que as contratações do Odone me assustavam…estava certo! Será que todos esses anos de diretoria de clube não aprendeu que deve se fazer essas contratações grandes em silêncio? Será que os micos do Giuliano,R10 não foram suficientes?Por que não fizeram todo o contado com o jogador primeiro? Acho que até foi uma boa não ter vindo do modo em que ele esta, mas não precisavamos passar por isso de novo…agora uma coisa é certa, ele deu um tiro no pé com essa história pra eleição…

  • Cláudio

    Ilgo, passa teu e-mail. Quero comprar umas 1983 weiss.
    Abrs.

  • ilgowink

    Meu email é ilgowink@gmail.com

    Estarei hoje, 19h45, no programa do Reche, na Ulbra TV, canal 21.
    Convidado especial é Fábio Koff.

  • MAZEMBIANO

    Ilgo, estarei ligado!Manda abraços pra galera aqui do boteco hein…rsrsrs

  • Francisco Coelho

    MAZEMBIANO; só escrevi para que não fique dúvida e alguém possa falar que no site estavam escrevendo que com Koff teria taça. Nada mais. Fim do assunto.

    O SP comprou um time e reservas para a BASE.

  • Francisco Coelho

    Jogadores:
    Daniel Chula – volante e lateral-direito – ex-Desportivo Brasil – 1993
    Lucas Evangelista – volante e meia – ex-Desportivo Brasil – 1995
    Diego Carlos – zagueiro – ex-Desportivo Brasil – 1993
    Adelino – atacante – ex-Guarani – 1994
    Eduardo – volante – ex-Guarani – 1995
    Guilherme Almeida – zagueiro – ex-Palmeiras – 1993
    Bismarck – meio-campo – ex-Icasa – 1993
    Gustavo Nunes – goleiro – ex-Bahia – 1994
    Joelton – meia – ex-Bahia – 1993
    Andinho – atacante – ex-Villa Nova-MG – 1994
    Victor Juffo – meia – ex-Rio Branco-ES – 1993
    Tiago Moura – atacante – ex-Rio Branco-ES – 1993
    Uira de Oliveira – zagueiro – ex-Madureira – 1993
    Robertinho – volante – ex-Santos – 1996

  • I’ve read some good stuff here. Definitely price bookmarking
    for revisiting. I wonder how a lot attempt you place to create this
    type of wonderful informative website.

  • Simply desire to say your article is as amazing. The
    clearness on your post is simply nice and i can suppose you’re
    a professional on this subject. Well with your permission let me to grasp your RSS feed to stay up to date with
    approaching post. Thanks a million and please continue the gratifying work.

  • That is a very good tip particularly to those new to the blogosphere.
    Simple but very precise info… Appreciate your sharing this one.
    A must read article!

  • My brother recommended I might like this web site. He was entirely right.
    This post actually made my day. You can not imagine simply how much time I had spent for this information! Thanks!

  • Hi to every body, it’s my first pay a quick visit of this website; this web
    site includes amazing and genuinely fine data in support
    of readers.

  • Every weekend i used to visit this web site, for the reason that
    i wish for enjoyment, since this this website conations in fact fastidious
    funny stuff too.

  • After looking over a number of the blog articles on your web site, I honestly appreciate your way of blogging.
    I added it to my bookmark website list and will be checking back in the near
    future. Take a look at my website as well and let me know
    how you feel.

  • What’s up Dear, are you truly visiting this website regularly,
    if so afterward you will absolutely take nice knowledge.

  • Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing
    your blog posts. After all I’ll be subscribing to your feed and I hope you
    write again soon!

  • My family members always say that I am killing my time here at web, except I know I am getting experience all the time by reading such nice posts.

  • I just could not leave your site prior to suggesting that
    I actually loved the usual information an individual
    provide for your guests? Is gonna be back continuously to inspect new posts

  • Very energetic article, I liked that a lot. Will there be a part 2?

  • I loved as much as you’ll receive carried out right here.
    The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get got an edginess over that you wish be delivering the following.
    unwell unquestionably come more formerly again since
    exactly the same nearly a lot often inside
    case you shield this increase.

  • You really make it seem so easy with your presentation but I
    find this topic to be really something that I think I would never understand.

    It seems too complicated and extremely broad for me. I’m looking
    forward for your next post, I’ll try to get the hang of it!

  • My partner and I stumbled over here from a different web page
    and thought I may as well check things out.
    I like what I see so now i am following you. Look forward to looking over your
    web page repeatedly.

  • Thanks for sharing your thoughts on futebol. Regards

  • What’s up to every single one, it’s in fact a pleasant for me to visit
    this site, it contains priceless Information.

  • Do you have a spam issue on this site; I also am a blogger, and I was curious about your situation; we have created some nice
    practices and we are looking to trade solutions with others, please shoot me an e-mail
    if interested.

  • obviously like your web-site however you need to take a look at the
    spelling on quite a few of your posts. A number of them are rife with spelling
    problems and I in finding it very bothersome to tell the reality on the other hand I’ll definitely come back again.

  • I’m really enjoying the design and layout of your blog.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit more often. Did you hire
    out a developer to create your theme? Exceptional work!

  • I’m not that much of a online reader to be honest but your sites really nice, keep it
    up! I’ll go ahead and bookmark your site to come back down the road.
    Cheers

  • Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say that I have really
    loved surfing around your weblog posts. In any case I’ll be subscribing to your rss feed and I hope
    you write again soon!

  • It’s very effortless to find out any topic on web as
    compared to books, as I found this paragraph at this web site.

  • I have fun with, result in I found just what I was taking a look for.
    You’ve ended my 4 day long hunt! God Bless you man. Have a great
    day. Bye

  • I’m extremely inspired together with your writing abilities and also with
    the layout to your weblog. Is this a paid topic or did you
    modify it yourself? Anyway stay up the nice high quality writing,
    it is rare to look a nice blog like this one today..

  • Fastidious response in return of this query with solid arguments and describing the whole thing regarding that.

  • Wow, great post.Much thanks again. Will read on…

  • Quality articles or reviews is the important to be a
    focus for the people to go to see the web page,
    that’s what this website is providing.

  • It’s genuinely very complex in this busy life to listen news
    on Television, so I just use web for that reason, and take the most recent information.

  • Greetings I am so delighted I found your web site, I really found you by mistake,
    while I was searching on Digg for something else, Nonetheless I
    am here now and would just like to say many thanks for a remarkable post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to browse it all at the minute but I have book-marked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be
    back to read a lot more, Please do keep up the fantastic job.

  • ig

    Great post! We are linking to this great content on our site.
    Keep up the good writing.

  • Thanks very nice blog!

  • Hi there to every , since I am actually eager of reading this weblog’s post to be
    updated daily. It consists of nice material.

  • Asking questions are actually good thing if you are not understanding anything completely, however this paragraph provides good understanding yet.

  • It’s really a nice and helpful piece of info.

    I’m satisfied that you just shared this helpful information with us.
    Please keep us up to date like this. Thank you for sharing.

  • I am sure this piece of writing has touched all the internet
    people, its really really nice piece of writing on building
    up new web site.

  • Hi everyone, it’s my first go to see at this web page, and article is really
    fruitful in favor of me, keep up posting these articles.

  • Wow, this post is nice, my younger sister is analyzing these things,
    thus I am going to tell her.

  • Thanks for sharing your thoughts about futebol. Regards

  • Can I simply say what a relief to discover somebody who really understands what they’re talking about on the net.
    You definitely know how to bring a problem to light and make
    it important. A lot more people should read this and understand this side of your story.

    I was surprised that you aren’t more popular given that you certainly possess the gift.

  • WOW just what I was looking for. Came here by searching for futebol

  • It’s awesome in support of me to have a site,
    which is helpful in favor of my knowledge. thanks admin

  • Howdy, I do believe your website could possibly be having internet browser compatibility problems.
    Whenever I take a look at your site in Safari, it looks
    fine however when opening in Internet Explorer, it’s
    got some overlapping issues. I just wanted to give you a quick heads
    up! Aside from that, wonderful website!

  • Hey are using WordPress for your site platform?
    I’m new to the blog world but I’m trying to get started
    and create my own. Do you require any coding expertise to make your own blog?

    Any help would be greatly appreciated!

  • Simply a smiling visitant here to share the love (:, btw outstanding design .