Douglas, o maestro

Não adianta, entrego os pontos.

O Grêmio de Roger Machado é Douglas-dependente. Roger Machado é Douglas-dependente.

Ele mesmo admite que armou um esquema para extrair o melhor de Douglas. Segundo o técnico, Douglas deve jogar apenas no espaço do terço final – expressão nova do futebol pós-moderno.

Com menos área para correr, Douglas cansa menos e pode dar uma contribuição ofensiva muito boa, armando, criando jogadas, articulando, dando algumas metidinhas e até marcando gols. Tudo porque joga nas proximidades da área rival. Mais uns passos, pronto! Está na cara do goleiro aparando rebote, assim como aconteceu no Gre-Nal.

Douglas é, portanto, decisivo, fundamental no esquema de toque-toque, de envolvimento do adversário no campo ofensivo. 

Em termos defensivos, Douglas é quase uma nulidade. Cerca aqui, cerca aqui, mas não tira a bola de ninguém.

Enfim, Douglas consegue hoje, com Roger Machado, aquilo que defendeu anos atrás e que lhe valeu muita crítica: ‘eu não preciso marcar’. Foi mais ou menos assim.

Declaração que o técnico da época, Renato Portaluppi, respaldou categoricamente, provocando ranger de dentes de muitos gremistas.

Era um Douglas que dispunha de mais território para jogar e que foi tão bem que acabou na Seleção, onde só não ficou porque deu uma entregadinha daquelas que costumava fazer no Grêmio.

Bem, Douglas, cinco ou seis anos depois, encontra no Grêmio o lugar ideal para jogar até sei lá quando.

Pelo menos até quando Roger for treinador do Grêmio, isso com certeza. E sempre como titular.

A não ser que apareça alguém para manter o mesmo padrão atual. Roger demonstra dificuldade em armar o time sem Douglas.

Por isso, demora tanto a substituí-lo, mesmo quando ele se mostra cansado em campo, com as pernas já não obedecendo o cérebro.

Foi assim no Gre-Nal. A insistência em manter Douglas enquanto o Inter metia pavor na área gremista foi irritante. Uma temeridade.

Poderia ter custado uma derrota, ou um empate.

Hoje, eu que sempre defendi Lincoln na posição de Douglas, ou Luan. Hoje, estou convencido de que no esquema que Roger armou para Douglas não existe no grupo ninguém melhor que ele, o Douglas.

E Douglas, aqui entre nós, enquanto não cansa, se mostra um jogador muitas vezes decisivo.

Resta saber o que Roger Machado fará se um dia ficar sem o seu maestro.

Se gostou, compartilhe!

  • Robson Cembranel

    Não seria o caso de, nos treinamentos, já ir colocando alguém nesse terço final a fim de substituir o maestro?
    Se ele sem pernas já está bem, imagina um jogador mais jovem, com mais ímpeto e preparo físico.

    • Fabio Scheffer

      Espero que o Lincoln já esteja sendo preparado, mesmo que seja somente em treinos, pra ser o jogador desse “terço final” nas próximas temporada.

      • Ilgo Wink

        Bola pra isso ele tem

    • Ilgo Wink

      Concordo

  • Dilamar Costenaro

    Ilgo, li essa matéria no clic, gostaria de saber quem fala a verdade, pois basta o Grêmio começar perder algumas partidas e surge a história da compra da Arena, http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/esporte/noticia/2016/07/pedro-ernesto-romildo-desistiu-da-compra-da-gestao-da-arena-6433568.html.

    • Ilgo Wink

      Dilamar, nesse assunto todos tem razão e ninguém está certo, ehehe
      por isso, não tenho nessa confusão
      Só sei que o Romildo cansou de negociar com esse pessoal, que quer o Olímpico entregue antes de fechar um acordo favorável ao Grêmio.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Olha, não se esqueçam que na LA esse esquema do nosso craque (??) e grande maestro (?????) afundou em 2 jogos contra o Rosário, que nos deu um legítimo baile.
    Desculpe Ilgo, mas esse cachorro não vão me passar de novo. Ter um time inteiro correndo para privilegiar um jogador meia boca como o Douglas é caso de polícia. O tempo já mostrou e novamente irá mostrar.
    Pobre Grêmio…
    #15 anos é pouco!!

    • Ilgo Wink

      André, vc precisa convencer o Roger, não a mim, eheheh

      • Na verdade não precisa convencer ninguém, pois não existe convencimento em se tratando de tese.

  • Fabio Scheffer

    Douglas tá mostrando algum valor, mas acho que se o Miller tiver a chance de jogar nessa função, com sequencia, o rendimento do time ia ser ainda maior.

    Giuliano e Everton nas “extremas”, Miller no “terço final” e Luan de “falso 9” traria uma movimentação excepcional do meio pra frente.

    Ah, e se o Luan acabar mesmo vendido por um caminhão de dinheiro, antes de contratar H.Almeida ou P.Rocha (e não Bobô) são os nomes a serem testados na frente porque tem mobilidade pra fazer parte dessa mecânica de time.

  • Gabriel

    Que preço teremos que pagar para contar com Douglas em campo??? No Grenal não empataram graças a fragilidade da ataque colorado. Bastou o armador sair e o Grêmio entrou no jogo novamente.

    Não tem problema usar o Douglas, começando ou no terço final das partidas. O que complica é que nosso treinador demora alterar a equipe.

  • Gabriel

    Com jogos somente aos domingos o Douglas rende, quando retornar as rodadas de meio de semana ele normalmente afunda.

    • Ilgo Wink

      É isso mesmo, mas ele foi bem contra o Santos e contra o Inter. O problema não é o Douglas, é o Roger que o deixa em campo mais tempo

  • RFPoa

    Ilgo, ontem vi o jogo do SP x Atletico medelin…ontem vi um futebol dos melhores, e ser apresentado por um clube da América do Sul. Tudo o que o Roger pensa em fazer e não consegue. Ok, o Douglas tem jogado de centroavante e se deslocado pelo meio em algumas vezes. Não acho que luan seja falso 9, e sim, um meia que se comporta armando e chegando ao ataque e concluindo de média distância. Ele sacrifica meias e atacantes de origem para privilegiar um jogador que tem tido sucesso nesse momento. Eu não gosto, respeito quem gosta. Acho melhor substituir um meia boca do que fazer um time jogar para um meia boca…enfim, preferências. Talvez a conta venha depois. Acho um erro, pois atrasar os jovens que estão na base pedindo passagem, é erro. Com toda a sequência e tempo dado ao Douglas, poderíamos firmar o Tontini e o Lincol. Qual a melhor maneira de fazer o guri melhorar a cabeça? É fazer ele jogar. Por 90 minutos ele não pensa nas desgraças. O que está acontecendo é somente o carteiraço do mais velho pelo contrato. Administrar o Douglas no time titular é uma coisa, na reserva é outra. E como ele quer se aposentar no Grêmio, podem adicionar mais um ano de contrato.

    • Ilgo Wink

      Olha, o Roger tentou aproveitar melhor o Lincoln, mas o guri não deu resposta por falta de sequencia, por entrar nas roubadas e por viver um momento familiar muito sério.
      Pra mim, Lincoln seria o cara para substituir Douglas

      • RFPoa

        Inclusive eu achei agressivo aquela entrevista pós-jogo que o Roger disse que o Lincol sabe porque não esta jogando….achei desnecessário. Vi um jogador descendo para o vestiário tomar uma mijada do Murici…jogador cascudo, duvido o Roger fazer isso com Douglas,

  • Ricardo

    Parabéns, Ilgo. Primeiro jornalista gaúcho que “notou” que o Douglas joga no ataque. Afinal, faz só 14 meses que ele joga nessa posição…

    Acho que leva mais uns 4 meses pra alguém descobrir o 442 clássico 2 linhas de 4) que o time já usou em uns 60 jogos.

    • Ilgo Wink

      Ricardo, Luan e Douglas vivem trocando de função em campo.
      Não acompanho todo mundo, mas acho mais gente andou falando sobre Douglas ser mais atacante do que meia.

      • Ricardo

        Sim, são dois atacantes. Douglas se movimenta menos pela idade. Sou fã dele, mas imagino o Miller na posição, como disse o Fabio Scheffer aqui em outro comentário. O time ficaria uma loucura, dois atacantes de movimentação trocando de posição entre eles e um dos meias, que ainda pode trocar com outro.

  • Serrano

    Torço para o Grêmio, e não para as minhas teses. Tá, um pouco pelas minhas teses. Enfim, só espero que Roger não acabe se arrependendo quando já for tarde.

    Sobre Luan: só pode ir embora quando estiver devidamente “enfaixado”, se me faço entender.

  • Humbertosm

    Depois de receber 100 milhões de luvas da TV pensar em vender o Luan é uma declaração de que não se acredita em títulos com esse time, sem falar que defender honestidade da direção seria uma coisa surreal, porque se vender é porque querem se fartar.

    • Fábio Viana

      Dirigente de clube brasileiro com R$ sobrando é NITROGLICERINA pura.

  • Serrano

    Pressinto um trabalho nos bastidores muito forte para garantir arbitragem FGF no clássico da Arena. Eles querem dar o “troco” de qualquer jeito.

  • Ricardo de Cruzeiro

    Mas Ilgo,tu descrevendo o Douglas ,velho,perna cansada,dando uma metidinha de vez em quando,movimentando-se no terço final,cerca daqui e dali e não tira a bola de ninguém…tens certeza que não me viste jogando no findi no campinho dos Brudder?

    • Ilgo Wink

      A memória deve ter interferido nessa descrição, ehehehe

  • Pedro de Lara

    Velha imprensa de guerra…
    Por falta de assunto (grande problema, porque as editorias de esporte são infladas e “arrumar” assunto passa por acompanhar a evolução de uma unha encravada do zagueiro), abre-se uma discussão há muito superada: a da titularidade de alguns jogadores.
    Ora, Bolaños ou Everton… querem criar crise???
    Dependendo das caracteristica do adversario começa um ou outro, conforme as análises. O fato de entrar no 2o. tempo não faz do, em princípio, preterido um reserva, como se acostumou falar.
    De uma vez por todas: o 2o. tempo é outro jogo. Depende das condições físicas das equipes, do placar, do clima em que o jogo se apresenta e certamente outras 2 ou 3 variáveis que eu não conheço mas certamente existem.

    Uma equipe deve perseguir a definição de 14 ou 15 titulares. Os reservas-reservas entrarão em situações extremas.
    A aspiração de um reserva é ser uma dessa alternativas, estar entre os 15.

  • Arthur J

    Com ou sem Douglas, o fato é que chegamos na tal “hora da verdade”.

    Neste mês, o Grêmio enfrentará (na teoria) times mais fracos que no início do campeonato. Não dá pra perder ponto, não dá pra jogar pelo “pontinho fora”.

    Ou engrena uma sequência de vitórias agora, ou será mais um ano pela vaguinha na LA.

  • Francisco Coelho

    Obrigado Koff. Obrigado Romildo.

    Juventude é Campeão Gaúcho Sub-20

    O Juventude prova novamente porque a Base do clube é considerada uma das melhores do Brasil e a de melhor desempenho no Rio Grande do Sul. Na tarde desta quinta-feira, no estádio do Vale, em Novo Hamburgo, o Verdão derrotou o Internacional nos pênaltis e conquistou o tetracampeonato Gaúcho Sub-20, feito que já havia sido alcançado em 2001, 2010 e 2013. Na raça de um grupo promissor, na seriedade da comissão técnica e no comprometimento da diretoria do clube em apostar em seus jovens talentos, o Juventude coloca mais uma taça em sua galeria.

    • Fabio Scheffer

      Independente de taça que na base, que pro clube até não tem tamanha importância, será que tem alguém nesse time sub-20 do Juventude que possa vir a servir o Grêmio ?!?!
      Falo de um “novo” Alex Telles e não de um “novo” Bressan diga-se de passagem.

      • Francisco Coelho

        Fabio; acredito que o melhor que pode vir é o tal de VERGONHA NA CARA.

        O Grêmio gasta algo como 20 milhões ano com a base para cabide de empregos.

        A captação é só na base de indicações e empresários.

        Os olheiros aparentam ser ceguinhos, pois não descobrem ninguém…

        Os treineiros não entregam ninguem que chegue jogue e não saia mais. Sempre tem de ter um QI para o guri jogar. Vide Jailson.

        Ta na hora de aparecer um padrinho para o Tontini…

  • Rafael – Jack

    Depois do grenal, desisti de “cornetear” o “Maestro Pifador” – agora “Maestro Reboteiro”.

    Não adianta:

    1. É bruxo do Roger assim como foi do Renato
    2. Tem apelo junto à galerinha mais nova pois é “mito” das redes sociais
    3. Conta com a “admiração” de caciques da ivi
    4. Lincoln, mesmo tendo ido relativamente bem nas poucas chances q recebeu, não ESTOUROU – ainda…

    Somando-se tudo isso, fica evidente q será ele nosso 10 até o final, salvo algum acontecimento excepcional.

    Então, ou seremos campeões com Douglas no time e aí ele encerra de forma apoteótica sua segunda passagem por aqui, ou bateremos na trave mais uma vez e ele abre espaço pra outro.

  • Lucio

    Sei que vou levar corneta, mas prefiro falar agora do que deixar para domingo depois do jogo,esse time do Grêmio mesmo com as duas últimas vitórias não me passa confiança é um time muito inconstante e se o Grêmio entrar em campo desatento como costuma fazer após vitórias, fazendo corpo mole é capaz de perder para o figueira… os catarinenses virão com Rafael Moura e tão temida bola área, é bom o Roger abrir o olho porque não adianta nada ganhar do inter e perder pro figueira.

  • Fabio Scheffer

    “– Miller já jogou pelos lados, nos clubes que jogou, na seleção, tem a familiaridade e gosta de descentralizar seu jogo. Quando jogou na do Douglas fazia isso, é uma articulação descentralizada. É o que peço para o Douglas, preciso que meu meia pegue a bola no mínimo de lado para o marcador. Não de costas. Para criar espaço para que alguém de trás venha jogar. Jogou pelo lado direito, esquerdo, começou à frente, mas ele mesmo salienta que sua principal posição, que se sente mais à vontade, é jogando por trás do centroavante. – completou o treinador Roger.”

    Miller é o nosso coringa de qualidade diferenciada.

    Se Luan vier a sair pode jogar mais na frente…

    Se Giuliano ou Everton não renderem pode fazer os lados, mas o principal…

    Se Douglas não mantiver um bom nível (e provavelmente com o acumulo de jogos no 2º semestre terá dificuldade de manter), o equatoriano pode e GOSTA de fazer a meia ofensiva !!!

  • Daniel Scherer

    Minha opinião sobre Douglas é simples, direta e curta:
    Se não ganharmos nada mais um ano, será culpa do Douglas;
    Se ganharmos alguma coisa ainda este ano, será apesar do Douglas.
    Para mim,Douglas em campo sempre estamos com 10, não me serve.

    • Andre Peixoto – Sarandi/RS

      Onde eu assino?

  • Francisco Coelho

    Este meia me serve. Só por saber bater faltas já me basta. https://www.youtube.com/watch?v=5CLnnL6vvjE