Derrota projeta semana tensa no Olímpico

Os volantes Fernando e Willian Magrão foram os atacantes mais efetivos do Grêmio. Foram eles que tiveram as duas chances mais claras de gol do time, ficando cara a cara do goleiro e chutando como se fossem Herreras. Quer dizer, no corpo do goleiro Renan.

Depois, o gol. Não, não foi de um atacante. Foi um zagueiro, o desprezado Rafael Marques. Foi um gol casual, pura sorte, a mesma que resultou no segundo gol do Botafogo, um pouco antes do apagão.

Não, não estou me referindo ao apagão do time gremista, que repetiu o primeiro tempo melancólico do jogo contra o São Paulo. Informo pra quem não sabe: faltou luz no Engenhão.

Mais uma vez, o time sentiu a falta de atacantes de qualidade. Atacantes que possam fazer a diferença, ou ao menos causar preocupação aos zagueiros adversários.

Quase posso ver os zagueirões que enfrentam o Grêmio rindo entre si quando deparam com o Lins, o Viçosa, o Roberson. Gente promissora, mas que hoje não tem condições de vestir a camisa titular do Grêmio.

Lembro que aos 14 minutos do primeiro tempo vi o Grêmio trocar quatro ou cinco passes no campo de ataque. Até ali, só dava Botafogo.

Estaria enfrentando o Barcelona? Não, era apenas o modesto Botafogo, que só não marcou gols mais cedo porque esse ‘Barcelona’ não tem Messi, tem Herrera.

Hoje, qualquer adversário se transforma em Barcelona contra o Grêmio, que se encolhe, se defende como pode,  se esgarça todo para conseguir chegar na frente, onde invariavelmente seus atacantes vão perder a bola.

E quando esse time ainda tem um jogador expulso de forma imbecil, aí a derrota se torna inevitável. Fernando, um jovem e eficiente volante, já tinha cartão amarelo, mas isso não impediu que desse um tranque forte, na cara do juiz, num guri magrinho, pernas finas, endiabrado, o Cidinho, que recém havia entrado. Cidinho, guardem esse nome.

E assim vai o Grêmio, sempre esperando pelos atacantes que não tem desde o começo da temporada.

Parece que tudo isso é para abalar a imagem de vencedor de Renato perante a torcida.

Enquanto isso, crescem os rumores sobre a queda de Renato Portaluppi. Mais que isso, tem gente torcendo contra Renato, como se ele fosse o grande responsável por esse time que está aí. Surgem especulações.

Adilson, o capitão América, o queridinho de boa parte dessa direção que não fica ruborizada em ver o time jogando sem ataque desde fevereiro, caiu no Atlético Paranaense.

Ah, não gostam do Adilson? Ou do Cuca? Quem sabe, então, o Celso Roth, que está aí, à espreita?

SAIDEIRA

O Inter desemcabulou em casa. Bateu o Figueirense de goleada, 4 a 1. O time catarinense havia sofrido apenas dois gols no campeonato. Tinha a defesa menos vazada.

Por isso, é importante valorizar a vitória, principalmente os três pontos.

É claro que o time continua com problemas, mas uma vitória no dia em que o Grêmio voltou a perder sempre alcança uma dimensão maior.

A tensão agora passa para o Olímpico.

FECHANDO A CONTA

Quarta-feira, no Olímpico, contra o Avaí, Renato poderá contar, finalmente, com uma dupla de ataque digna de clube grande: Miralles e André Lima devem jogar.

Os dois nunca jogaram juntos. Ambos estão voltando de lesão. Ainda assim, afirmo: vão jogar mais, muito mais, do que esses que estão aí se fardando e entrando em campo só porque não há nada melhor no clube.

Se gostou, compartilhe!

  • Walter

    Renato eu isento de qualquer culpa dessa presepada toda da direção.
    Contudo, como não tem jeito de trocarmos o ODONE, nos resta torcer que se o renato sair, que o sr. odone traga algum treinador da confiança dele, que faça esse time jogar…
    e chega dessa picuinha marota, que está prejudicando o time..

  • rauru

    Ilgo, tudo bem? Só pra insistir: não pode um clube do tamanho do Grêmio viver com direção (toda ela, pelo jeito) contra técnico. O único movimento que se vê no Olímpico é uns tentando derrubar o outro (este não pode derrubar os uns, mas que tenta…). Enquanto isto, resta-nos assistir, ao borbulhar de uma 1983, a uma série interminável de fiascos. Vocês já pensaram que, nos últimos anos, nossos melhores títulos foram Mazembe na semifinal em abuda(va)bi e Flamengo (apesar do gol do Roberson no Maracanã) campeão brasileiro em cima deles? No caminho que se desenha (espero que meus filhos não cheguem ao teu blog, vão me achar até secador… ) não vamos ter time nem campeonato a disputar na tal de Arena, que poderá virar, como alguns daqueles estádios da Copa da África do Sul, campo de criquete, ou sei lá mais que outra frescura. A direção é uma gracinha, todo mundo já sabe. Mas, e o Renato, alguém consegue explicar pq ele insiste com o Lins (nada pessoal), tendo no banco o jogo inteiro o Escudero que, se não joga nada, pelo menos teria que estar na vitrine, mostrando toda essa ruindade? E não é só: cansei do Douglas também, vocês viram que, pra variar, o lance aquele em que o Fernando foi expulso nasceu de um lançamento do Douglas pra ala direita, que foi parar no pé de um botafoguense? O Lúcio, também, parece pronto pra saltar fora. O que está havendo, afinal? Pra não cansar mais a beleza de ninguém que tenha chegado aqui: ver criquete na tal de Arena eu juro que não vou.

  • Rafael M.

    Não quero defender a direção, longe disso. Estou tão indignado quanto qualquer um aqui. Só acho que muitas vezes o pessoal esquece que essa direção assumiu o clube sem dinheiro em caixa e com as categorias de base desmontadas. Somente após fechar com a plim-plim é que entrou dinheiro gordo.
    De qualquer forma, time grande tem capacidade de endividamento e nesse caso o Grêmio deveria ter contratado no início do ano.
    Renato tem os seus erros, mas sem ataque e com alguns jogadores muito abaixo do esperado (Lúcio, por exemplo) tenho que isentar o treinador.
    Jogador jovem tem disso: expulsão infantil. Não sou fã do Fernando, na verdade não vejo nada de especial nele. Ele vinha bem no jogo, mas cometeu um ato idiota por ser inexperiente. Com sequência acho que ele não vai mais fazer isso.

  • David

    bah ilgo, ja pensou se o mano e roth fossem reclamar de atacantes qdo passaram aqui?! o problema é tático. o nosso rei não sabe bulhufas de tática.

    lembrei agora no começo do ano que a maioria da torcida pedia o fernando como titular no lugar do adilson, tudo por causa de um sul americano sub-20…

    o adilson batista me enganou. pensei que ele ia dar bom técnico, mas ainda tem correção. mas desses livres ainda prefiro o roth.

  • ilgo

    Olha aí, o Roth tem seus seguidores. David, se nao me engano o Adilson passou por 4 ou 5
    clubes em um ano. Mas ele também tem seguidores fieis. Depois, tem o Cuca, outro que
    reúne admiradores.
    Resumindo, o Roth deve assumir o lugar do Renato, é isso?

    Rauru lembra bem, Douglas armou outra no lance da expulsão do Fernando.
    Já escrevi e repeti: deu pro Douglas.

    Há dez anos que o único time que me dá alegrias é o Inter, a maior de todas em dezembro passado.

    No futebol, tudo é interligado: defesa, meio e ataque. se um setor é ruim, afeta os outros. todos caem de rendimento. não há antídoto contra a ruindade. Talvez outro técnico pudesse atenuar isso, mas é só um talvez. Assim, prefiro ficar com Renato pelo menos até ele contar com
    dois atacantes de verdade. Até o Douglas vai melhorar quando tiver alguém melhor pra receber a bola na frente.

    Rafael M: sem querer defender a direção, mas já defendendo…

  • Cláudio

    Ilgo, Douglas não foi mal ontem. Tirando o passe errado que culminou com a expulsão do Fernando, não jogou mal. Mas qual meia resiste a um ataque que nao prende a bola, sequer 10 segunndos na frente?
    Douglas não é o problema! Falta companhia para ele!!

    Fernando. Esse não tem condições de jogar no Gremio. Brinca de perder bola, na frente da área. Já foi assim contra o Sao Paulo, repetiu ontem. E ainda perdeu um gol na cara do gol. O W. Magrão, idem. Não joga nada. Maylson é melhor que os dois e foi emprestado. Não deve ter um procurador muito competente.

    A direção tem culpa nessa campanha. Primeiro por demorar para trazer os reforços. Depois por nao dar uma solução às lesões. Não tenho a menor dúvida de que o preparador físico tem que se afastado! Pra ontem!

    Mas Renato está mal também. Inventando, perdido. Não sabe armar um time equilibrado. Mesmo com falta de opções. Outros treinadores que passaram por aqui, mesmo sem jogadores bons, faziam um time mais capacitado. Renato tá forçando a barra para sair.

  • David

    ilgo, o adilson tem que dar um tempo. são mtas demissões pra qm era apontado como um técnico bom. hora de rever seus conceitos futebolisticos e etc. o cuca entende de tática, mas o jogo que ele propoe é o oposto ao da historia do gremio. e tem a parte motivacional dele tbm.

    falam no dunga tbm, mas ai é pedir pra criar encrenca com o victor. apesar de ser um técnico ao estilo gremio, temo que na parte tatica seja um renato.

    e o roth é o unico livre, tirando o dunga, que respeitaria as caracteristicas do gremio. é meu idolo ou preferencia? nao. mas é o que tem de melhor no mercado.

  • David

    ilgo, me tire uma duvida, q pode ser uma boa noticia. o avm foi afastado ou pediu pra sair em 2000? espero que seja a 2 opção, senão estamos perdidos…

  • ilgo

    David, sobre o AVM só consultando jornais da época. não me lembro nem da cor da
    meia que estou usando hoje…

    ah, esqueci de colocar na lista; Mário Sérgio. Lembra que quem contratou ele para
    diretor remunerado foi o Odone. Parece um pesadelo essa lista.

    Cláudio lembra bem: Mailson. mas é outro que divide opiniões. eu gosto dele.
    concordo que com esse ataque fica difícil pro articulador, mas o Douglas
    continua entregando, com ou sem atacantes bons.

  • Francisco Coelho

    O jogo que assisti me mostrou claramente o que já venho comentando há horas. Um Grêmio perdido em campo, pois não tem meio campo. No gol e zaga temos jogadores jovens com capacidade e qualidade descontando Rodolfo e Rafael. Sabiá certamente Dará muito mais resposta que Rodolfo (escolha do Renato), pois ao que tudo indica Mário vai ser negociado. Na lateral direita com a recuperação do Edilson passamos a ter mais uma opção onde Gabriel (escolha do Renato) após renovação acomodou e já não vinha bem. Na esquerda com Neuton e Collaço não vejo problemas. Na volancia onde sempre temos farto material nas escolhas e posicionamento não andamos bem. Tanto Fábio Rochemback como Adilson Warken ou até o Gilberto Aparecido da Silva vão ter problemas com a continuidade do Douglas dos Santos e Lúcio Carlos Cajueiro Souza. Já comentei anteriormente que Fernando Lucas Martins (PRATA e SELEÇÃO) não está bem fisicamente. Quem se der o trabalho de assistir algumas partidas passadas e observar com mente aberta verá que Fábio Rochemback em diversas partidas cometeu faltas mais graves e não levou cartão. Fernando é uma jóia a ser lapidada, mas tem de saber lapidar. Fernando é um dos melhores em cruzamento pela direita marcava gols e bate falta. Se o treineiro não sabe tirar o melhor de cada jogador ai a coisa complica…
    Não devemos esquecer também do Mateus André Magro e do Willian Henrique Antunes que só joga na falta de alguém da thurma e sem ritmo não consegue se firmar.
    No meio a panelinha do Douglas só faz comida para os concorrentes. Damián Ariel Escudero, Jonas Henrique Pessalli e Mithyuê de Linhares viraram bancários. Carlos Alberto (escolha do Renato) se arrastando em campo jogava…
    No ataque não vou falar, pois sem meio campo qualquer ataque é inoperante.

    Só para lembrar: No dia 22 { A voz do dono e o exemplo de Cavenaghi } chamei a atenção para um atacante da sub 17 e coloquei um link para ver a jogada da fera.
    Olha ai um atacante forte como Mamute. http://www.youtube.com/watch?v=VlaR5XaFmdE
    Contra a nossa seleção o mesmo fez e aconteceu marcando 3 gols sendo um de canhota e um de bicicleta. Terá alguém do Grêmio visto e já foi buscar a fera ou vão continuar olhando DVD?
    Souleymane Coulibaly este é o nome da fera. Mamute e Coulibaly …
    http://www.youtube.com/watch?v=fFGZwMp0Xbg

    Quanto a estréia do Maylson no Sport o mesmo e o restante do time não foram bem. Amanha vou assistir novamente e ver se há melhoras…

  • Francisco Coelho

    Só para lembrar: No dia 22 { A voz do dono e o exemplo de Cavenaghi } chamei a atenção para um atacante da sub 17 e coloquei um link para ver a jogada da fera.
    Olha ai um atacante forte como Mamute. http://www.youtube.com/watch?v=VlaR5XaFmdE
    Contra a nossa seleção o mesmo fez e aconteceu marcando 3 gols sendo um de canhota e um de bicicleta. Terá alguém do Grêmio visto e já foi buscar a fera ou vão continuar olhando DVD?
    Souleymane Coulibaly este é o nome da fera.
    http://www.youtube.com/watch?v=fFGZwMp0Xbg
    Quanto a estréia do Maylson no Sport o mesmo e o restante do time não foram bem. Amanha vou assistir novamente e ver se há melhoras…

  • Francisco Coelho

    Perdemos a primeira contra o Caxias.

    A categoria juvenil arrancou em vantagem nas oitavas-de-final da Copa FGF Sub-17 frente ao Grêmio, em partida disputada no Estádio Municipal, em Caxias do Sul.

    A equipe comandada pelo técnico Wagner Gonçalves conseguiu mostrar força de superação ao buscar o placar adverso por duas vezes, vencendo o confronto pelo placar de 3 a 2. Os gols grenás foram anotados por Marcos Paulo e Bruno Mota (2).

    O confronto de volta ainda necessita confirmação oficial da FGF, mas está previsto para acontecer na quinta-feira às 15h, no CT de Eldorado do Sul.

  • ilgo

    quando a coisa fica feia o Francisco só fala das categorias de base.
    eu vou começar a falar de golfe, jogo de peteca, etc

  • Rafael M.

    Aí é brabo culpar o Douglas pela expulsão do Fernando.
    O Douglas errou, mas o Fernando cometeu um erro maior ainda. Não entendo como podem defender o Fernando no mesmo parágrafo em que atacam o Douglas.
    É fácil comprometer as gestões seguintes. Vide o governo do mollusco. Acho que falta visão para muita gente.
    Não quero defender a direção, só quero atenuar as críticas.
    E o Mário, hein? a zaga em geral vazou por cima, acho que o Renato tem razão, o doril tem uma deficiência na bola aérea.
    Por favor roth não!

  • rauru

    Rafael M. Respeitosamente. Não é questão de culpar o Douglas pela expulsão de Fernando, só de constatar que foi D. quem fez um passe lateral – parece que pro Gabriel, pra variar -, parou no pé de um botafoguense, dali pra frente e, como de costume, o meio-campo nosso só tinha o Fernando em condições de impedir o caminho até o gol. Foi o que ele fez, problema que já tinha amarelo. O Douglas a gente tá cansado de ver, não tem com quem jogar, até às vezes quando pensa, aquele que era pra receber o passe não está no lugar, etc. e tal. Mas é também, como já disse o técnico, o cara que tem o direito de tentar jogadas, com isso vai errar, e todos têm de estar preparados para isso. Mas, parece que nem pra tapar buraco estão treinando durante a semana. E acontece é aquilo que vimos domingo, de novo. O que levanta outra questão, também braba: a direção garante que não faz mais nada, os reforços já estão contratados, só falta que entrem em campo. Tudo bem. E os que sabem que vão sobrar com essa chegada, estariam ainda com toda essa vontade de jogar? Só dois exemplos: tanto Atlético Paranaense quanto Botafogo nos botaram na roda (do atlético ganhamos, sei) pela pura vontade e velocidade que deram ao jogo. Vocês lembram de algum exemplo recente do tricolor indo pra cima do adversário com velocidade, sempre pra frente e sem desistir se por acaso saísse um primeiro golzinho?

  • Francisco Coelho

    E pq não falar de flores? kkkk

    De coisas amargas só gosto das que contem álcool e ilex paraguariensis. kkkk

    Falar em Grêmio elenco e Renato tem me dado azia. Falar sobre a base é melhor e será a realidade de amanhã e a solução de ontem. Na hora de fazer CAIXA todos se lembram da base.

    O Jonatas Figueira Fernandes ainda consta no site dos manos.

    Eu vou continuar batendo na mesma tecla, pois o problema do Grêmio está no meio campo e no treinador.

  • Rafael M.

    Realmente, rauru, o Douglas falhou e feio. Cruzar uma bola no meio campo daquela maneira é um absurdo. Mas discordo quando dizes que só tinha o Fernando em condições de impedir o avanço do adversário. O botafoguense passou por 2 antes de ser parado pelo Fernando. Acho que todos falharam. O que eu contesto é como alguns torcedores podem ter tanta paciência com o Fernando e não suportarem o Douglas. A meu ver, ambos falharam e a torcida poderia ter a mesma paciência com os dois.
    O Douglas está tendo que buscar muito o jogo, não tem parceria, olha pra frente e não vê ninguém, está mal tecnicamente, assim como o Gabriel e o Lúcio.

  • Francisco Coelho

    Rafael M.; na seleção contra a Argentina quando o Douglas deu a bola para um adversário não tinha com quem jogar?

    Douglas o Mano conhece bem e não o convocou novamente. No caso do Fernando é novamente seleção. Quem é dos titulares do Grêmio atual é titular de seleção e convocado? Quem foi o jogador mais elogiado pelo treinador Ney Franco da seleção pela visão e colocação em campo?

    Será Ney Franco um treinador ruim?

    Treinador bom é aquele que tira o melhor de cada jogador e forma um conjunto. Se Fernando não está rendendo e tem de segurar o adversário para evitar gol o titular Fábio Rochemback não jogou por qual motivo? Estaria machucado?

    Claro que cada torcedor tem as suas preferências, mas pelo que venho acompanhando já virou quase unanimidade a péssima fase do Douglas e a insistência do Renato com alguns jogadores.

    Vejo a falta de um meia direita que jogue e faça os espaços para os atacantes. Em minha opinião Douglas deveria seguir o caminho do Souza, Leandro e do Carlos Alberto.

    Marquinhos chegou e ja foi para o DM.

    Mithyuê fica sentado no banco e Douglas se arrasta em campo…

  • Antonio

    E daí pessoal. O que acham do comentário do Zini(em seu blog), dando a entender que Renato tá tentando trazer Jonas de volta? telefonando prá ele toda semana

  • Rafael M.

    Francisco, acho que não me fiz entender. Eu acho que o Fernando anda jogando muito pouco, mas assim como o pessoal tem paciência com ele (e eu também), acho que deveriam ter mais paciência com o Douglas, que vem mal. Acho que é melhor tentar recuperar o jogador do que repassar.
    Outra coisa, seleção brasileira e seleção de base são duas coisas diferentes.
    Realmente, o Mithyuê nem aparece no banco, é um mistério. Só para constar, o Douglas não tem bola pra jogar na seleção.

  • walter

    Antônio…

    Se isso for verdade, é a maior RECONTRATAÇÃO DOS ULTIMOS ANOS…
    Que saudades do Jonas, e NUNCA MAIS vou xingar ele…e nem reclamar….
    kkkkkk.
    Apesar de ser meio tosco perder ele de graça, e depois recontratar a peso de ouro, isso aconteceu com o capitão theco.
    Portanto, eu aceitaria de bom grado o retorno do mestre jonas…

  • CUMA?

    CUMA? trazer o Jonas? Nãoeria mais BARATO trazero Nilmar, já que o jonas é melhor que ele? HUÁ, HUÁ, HUÁ
    Quanto bao Douglas, ha sim, claro, tem de ter paciência com o tadinoh. Já o D’Alessandro,se joga cinco minutos mal, TÁ ACABADO. HEHEHEHEH

  • Francisco Coelho

    Eu observo muito a expressão dos jogadores em campo e sempre que possível gravo e assisto com calma e cabeça fria posteriormente.
    Fernando pode atuar como volante de origem e como meia direita. Sabemos que tem jogador de clube e jogador de seleção. Como todos os treinadores da base e os da seleção sub 20 elogiam Fernando joga no clube e na seleção. Também devemos lembrar que vestir a canarinha em 3 oportunidades abre mercado na Inglaterra.
    Este ano vi uma boa apresentação do Fábio Rochemback e constantemente o critico por não chutar e cometer faltas pesadas além de reclamações exageradas com árbitros. Se bem me lembro na sua ultima deu uma solada que se pega quebra. Fernando me parece sem gás para 90 minutos. Para a posição também temos o Magro que é bom jogador mas só treina.
    Na sub 17 o volante Misael chegou totalmente desconhecido e quando entrou virou titular dando segurança a equipe. Outro dia tiraram o Misael pois queriam mais velocidade e passes colocando um jogador badalado. Foi um salve-se quem puder e Misael voltou correndo e arrumou a casa.
    Renato perdeu a mão no meio campo e ai a volancia corre desembestada e fica exposta. Fábio Rochemback cria pouco e não arremata. Adilson corre desarma mas não arremata e quando faz é 20 chutes para 1 acertar a direção. Renato determinou que Douglas não marcasse e ai a coisa desanda pois como Lúcio não vem bem inventa Gabriel na meia ou coisa pior. Escudeiro segundo Renato não chuta e era seu forte além de criar os espaços.
    Hoje estamos limitados às bolas arremetidas na área pelo Douglas e Rochemback pois são os donos do time. Alguns como Gilson tiveram 30 oportunidades mas os pratas 2 a 3 na fogueira.

  • A round of applause for your blog article.Really looking forward to read more. Much obliged.

  • if we have just signed up but I really would adore to see a specific letter (Lorelei Lee’s) is there some place i’m able to possibly view it or obtain a copy somehow?

  • Whoa! This blog looks just like my old one! It as on a entirely different subject but it has pretty much the same page layout and design. Wonderful choice of colors!

  • It is really a nice and useful piece of info. I am happy that you shared this helpful info with us. Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.

  • Thanks for the article post.Really thank you! Cool.