Depois de meio século, um centroavante da base

Lucas Coelho vai quebrar o longo jejum de centroavantes formados no Grêmio.

O último grande camisa 9 oriundo da base gremista foi Alcindo, no começo dos anos 60. Lá se vão 50 anos.

Meio século de secura. É claro que nesse período foram revelados alguns bons camisa 9, mas indiscutível mesmo só o Alcindo, o melhor centroavante que eu vi – na verdade mais ‘ouvi’  -jogar no Grêmio.

A estrela de Lucas Coelho passou a brilhar neste domingo, no vale do Vinhedos.

Há uns três ou quatro anos me entusiasmei com um camisa 9 do time B do Inter, também em jogo pelo Gauchão: Leandro Damião. Desculpem, olho clínico…

Na semana retrasada, na copinha em SP, ele havia chamado minha atenção, mas não a ponto de me entusiasmar.

De volta a Porto Alegre para disputar o Gauchão, Lucas Coelho marcou cinco gols num treino. Não é normal alguém marcar cinco gols em treino, ainda mais um guri de 18 anos. Curioso é que a imprensa, até onde acompanhei, nem deu bola para o jovem goleador. Melhor assim.

Sem pressão maior, além daquela natural de um guri que vai jogar sua primeira partida no time profissional, Lucas Coelho teve paz para desabrochar.

E foi um desabrochar lento, mas constante, como um peça de música erudita que começa com a suavidade dos violinos e irrompe grandiloquente, magnífica, arrebatadora.

Lucas Coelho começou mostrando tranquilidade diante da experiente e boa zaga do Esportivo. Não se intimidou e também não partiu para o choque, o corpo-a-corpo. Levou algumas entradas duras, mas não se abalou.

Nas poucas vezes em que recebeu a bola, a tratou com carinho, mostrando intimidade com ela, mostrando que é um centroavante com bons recursos técnicos. Tem domínio de bola, visão de jogo, posicionamento, frieza e altruísmo, ou seja, não é fominha. Pelo contrário, é solidário.

Mas como todo centroavante que se preze, há o momento em que é preciso sem egoísta. E o bom centroavante sabe qual é esse momento.

Aos 36min do segundo tempo, quando recebeu a bola de Léo Gago – que foi bem, mostrando que o time B é a turma dele -, Lucas Coelho dominou, deu um toque para dentro, livrando-se da marcação e clareando para o chute, que saiu forte, preciso, fulminante.

Um gol com carimbo de matador. Um matador precoce, de apenas 18 anos.

Um gol de alguém equilibrado, tranquilo, que ao deixar o campo foi o centro das atenções e se ainda assim se manteve sereno, como durante os 90 minutos do jogo.

Diante de câmeras e microfones, sua primeira lembrança foi a família, em especial o pai treinador de futsal em Lajes. Quer dizer, um bom filho, um sujeito que não se deixará afetar pela fama repentina.

Depois de 50 anos, o Grêmio está revelando, finalmente, um grande centroavante.

Escrevo isso sem qualquer temor de errar.

OS COADJUVANTES

Além do Lucas Coelho, gostei de Gustavo Xuxa, um atacante brigador, de boa técnica, chute forte com os dois pés. Um jogador com a cara do Grêmio.

No meio, o volante Ramiro é daqueles de não dar trégua ao adversário. É baixinho, mas peleador.

Misael entrou depois e deu mais equilíbrio ao meio de campo. É boa opção para o time titular.

Na zaga, senti firmeza no Gérson, que jogou ao lado de Werley. Foram bem os dois.

Como lateral tem problema, observei atentamente o Tinga e o Carlos Alexandre. Vejo potencial nos dois.

Jean Deretti entrou bem no segundo tempo. Agora, estrela mesmo tem o Paulinho, que em seu primeiro toque na bola marcou o segundo gol, também com participação de Lucas Coelho.

INTER

No sábado, o time B do Inter não teve a mesma sorte. Ficou no 1 a 1 com o Passo Fundo, sendo dominado amplamente no segundo tempo. Cassiano, autor do gol, foi o único que mostrou futebol de bom nível.

Difícil entender por que o Inter não faz um time mais forte, colocando alguns jogadores mais experientes. Afinal, o Gauchão é a competição que tem para o momento.

VARGAS

Com a contratação de Vargas, o Grêmio já começa a ter cara de time que pode brigar pelo título.

Se Insua for contratado, só vai restar uma posição realmente problemática: a lateral-direita.

INOPORTUNO

Só não entendi por que, num momento de comemoração, Mabília foi questionado após a bela vitória sobre o Esportivo, fora de casa, a respeito do caso de doping no time sub-20.

Sim, um problema que está a cargo do jurídico do clube foi levantado durante a entrevista coletiva após uma vitória alentadora.

Quer dizer, esse tipo de assunto poderia ter sido pauta nos dias que antecederam ao jogo.

Depois, não querem que se fale em ‘agenda positiva’ contra o Grêmio.

Se gostou, compartilhe!

  • Adriano Schtscherbyna

    Grande vitória do nosso IMORTAL hoje…Se repararem bem, no lance do golaço do Lucas Coelho, o Ediglê fica de joelhos…

    VOLTAREMOS

  • Diego

    Vamos devagar com essa garotada, Gustavo Xuxa tem sido ferozmente criticado aqui e com razão, sempre foi um jogaodo fraco mas muito esforçado e com boa compreensão tatica, nao pode ter virado craque de uma hora pra outra, ao que indica evoluiu nos ultimos jogos. Já lucas coelho apesar de sempre ser reserva ja mostrou certa qualidade até mas nada demais, pra mim melhor que Mamute que é titular e não joga nada (esse tem a mesma idade e sempre foi titular na base e aparece sempre no time principal, será empresário?). Dereti pelo que pesquisei sempre foi mesmo um jogador de muito destaque no figueira e Tinga também. Sem empolgação portanto.

  • Roque Fernando

    Ilgo, o Misael tentou ser fominha em e se enrolou na bola, não vi nada de anormal, esse centroavante vai dar muita alegria pra nós. O tal deretti dentre os que entaram no segundo tempo é um carinha bem agudo, e rapido, é bom o guri. Agora, o time foi bem e uns 70% daquela gurizada podem ser aproveitadas no time titular, essa também é uma herança boa que sobrou. O carinha do juventude foi bem também. Estamos com um plantel bom como a muito não se via. Até na copinha, nosso 10 jogou uma bola redonda. Por fim, estou vendo jogos no ppv, me nego a ver o “feitoooo”. A agenda positiva esta pegando. Você já escutou jogo do gremio em tv com volume desligado ? Nem rádio mais, tanto a guaiba como rbs…filhotes de agenda positiva…que saco…

  • Davi

    Tenho acompanhado a base dos times brasileiros nos ultimos anos.
    Não da pra se empolgar com esses jogaodores, Gustavo faz só uns 6 jogos que vem jogando bem, antes disso sempre foi bem fraquinho porem muito esforçado, Calisson sempre mostrou habilidade e é promissor, Fabian é razoavel e nele eu nao boto fé, luan bom marcador, Misael jogador de qualidade e incansavel tem muito folego e impressionante velocidade, o lateral Tinga tambem sempre se saiu bem assim como o l.esquerdo Leo Campos que veio do Avai, Gerson um zagueiro não mais que mediano e falho na bola aerea, sua virtude é a liderança.
    Já o Lucas coelho sempre foi reserva do Mamute que pra mim nunca jogou nada, ele sempre mostrou se talentoso mas nada demais não pode ter se tornado promessa de craque duma hora pra outra. Ja o Mamute tem empresario forte pois sua performance nunca grande coisa pra ter essa badalação.
    Quem eu acho que é muito bom na base do Gremio é o volante/meia Matheus biteco irmão do Guilherme biteco (este por sua vez é apenas razoável mas cheio de fama), hoje ele não jogou por na copa sp e deve se juntar ao grupo do gauchão.

  • Diego

    e o Felipe guedes, que sera que aconteceu com ele? Que eu saiba nao foi emprestado nem dispensado, so pode ter se lesionado.

  • Alex

    Diego,
    Felipe Guedes ficou muito tempo no grupo profi, jogou Helio Dourado e não mostrou nada p/ volante de 22 anos, esta treinando no grupo separado.
    Concordo que gurizada foi muito bem hoje, mas cautela faz bem com jogadores jovens p/ depois fazer uma avaliação melhor.
    Unico jogador que nao precisamos de cautela é Rondinely, esse deveria ir p/ grupo separado tambem.

  • Francisco Coelho

    Para quem não conhecia deve ter ficado satisfeito com o desempenho do zagueiro Gérson e do goleiro Busatto. Busatto usa bem as mãos para sair jogando e chuta a bola na área adversária.

  • Francisco Coelho

    Contando com apenas 14 jogadores a sub 20 enquanto mantinha 11 em campo conseguiu encarar o Bahia e até levava + perigo a meta baiana. Com a expulsão do lateral Jonathan a coisa complicou e terminamos perdendo por 4 a 1. Como não havia jogadores a disposição a estafa tomou conta da gurizada que caiu de cabeça erguida e lutou até o apito final. Há uma nítida diferença entre os goleiros Ygor e o Tiago. Ygor sob a trave é mais ágil, mas não sabe sair e quando sai a faísca é curta. Quem assistiu deve ter visto o que constantemente falo sobre o paraguaio Fabian alternar jogadas de qualidade e desaparecer em campo lembrando o KAKÁ.

  • Francisco Coelho

    Não poderia ser melhor o inicio do gauchão, pois ganhamos bem e eles empataram que é um resultado considerado como derrota. O melhor elenco do Brasil Pifa.

    Até o avaliador da ZH foi mais competente embora discorde de algumas notas.

    O Coelho matou o Winck com CK. kkkk

    Agora é esperar a COTAÇÃO $$ do Coelho e a relação de Clubes consultando sobre o PASSE. Kkkk

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Cogita-se a saída de Kleber para o Flamengo do Pelaipe, que conseguiu bons jogadores!

  • Daniel Scherer

    Lucas Coelho, boa estréia mas é preciso esperar um pouco, pois no próximo jogo, o adversário tratará de marcá-lo com mais atenção. Eu procuro sempre esperar uns 5,6 jogos para ter uma avaliação um pouco mais concreta sobre um jogador da base. Lembram do Leandro na estréia? Foi um auê, depois não conseguiu manter e está até hoje sendo questionado. Mas, que a estréia desse garoto foi alvissareira, isso foi.

  • MAZEMBIANO

    Não vi todo o jogo, mas gostei da qualidade de arremate e velocidade do Lucas Coelho…quem sabe ta surgindo um grande talento!

  • MAZEMBIANO
  • Francisco Coelho

    Ilgo; aparentemente a ARENA não terá o Gladiador jogando com a tricolor. Pelaipe negocia para colocar o mesmo no ninho de urubu sem estádio.

  • Francisco Coelho

    Cadu e Kleber no Flamengo sem grana e com salários de mentirinha…

  • Francisco Coelho

    Tentei a rádio Ipanema e neca. Nem pelo site do Uol.

    Fatalmente haverá uma diminuição nas categorias de base e a qualidade deve melhorar. Claro que alguém pode escapar e aparecer bem depois. Caso do Bruno César Zanaki.

    Leandro e Mamute já definidos e agora Lucas e o velocista Gustavo. Logo outros estarão aparecendo.

    Em 3 grenais de base 3 empates e 1 vitoria.

    Afinaram o Mamute. Deve ganhar mais velocidade e agilidade; promete muito e só tem 17.

  • ilgo

    Francisco, a base pode ser a base do Grêmio campeão de novo.

    Jornais ZH, O Sul e Metro deram como destaque do Inter a estreia ruim contra o Passo Fundo.
    Só o jornal Correio do Povo colocou o fato principal como secundário, preferindo abrir página com a goleada dos titulares em jogo treino na Serra.
    Aí fica escancarado.

  • MAZEMBIANO

    Dunga proíbe acesso da imprensa, e o Rech não fica brabo? Porque será ILGO? Vai ver o Dunga pode fazer…

  • walter

    Ilgo e colegas do buteco…
    Está cada dia pior, semana pós semana….a Imprensa teima em fazer terrorismo com o Grêmio.
    Hoje ouvi apresentador dizendo que o Inter contratou o Gabriel de 2010, o Gabriel do FLU…..
    Hoje ouvi que a LDU tem um time redondinho, um time justo….Por favor, alguém me esclarece, a LDU não teve que contratar 13 jogadores para essa libertadores.
    Hoje ouvi que o Kleber vai ir para o Flamengo…Poh…o Kleber não está no DM e só tem previsão no fim de feveiro…
    Hoje ouvi que Vargas é um novo Miralles…
    Houve ouvi que o Omar Selaimem era um cara de transparência no Grêmio….tinha muito a contribuir para o Clube…
    Enfim….
    Não ouvi falar que o time do grêmio tem a base mantida…
    Não ouvi falar na boa partida do Lucas Coelho….
    Quando o Damião surgiu fazendo gols contra o porto alegre (acho que foi)…tinha gente dizendo…SURGIU o novo VAN BASTEN…surgiu o novo sei lá quem…
    Ilgo, esse terrorismo contra o grêmio é tudo medo do lado vermelho…?

  • RW

    Oi Ilgo;

    Cansei do vuaden.
    Se tivesse um jogador quebrado do grêmio…diriam que foi uma fatalidade.
    Parabéns por teres relatado aquele lance do pisão no jogador do grêmio no canal 21.
    O Vuaden é bom de mídia

  • ilgo

    O Vuaden é o primeiro da minha lista.
    O castigo dele é ficar fora da Copa.

    O Reche disse ontem na TV que a decisão de bloquear a imprensa era da direção, que o Dunga não sabia.
    Aí, eu perguntei como quem não quer nada: mas o Dunga agora tentou reverter essa decisão ou vai deixar como está?
    O Reche não soube responder.

  • I am so grateful for your blog post.Much thanks again. Fantastic.

  • I really like and appreciate your blog post.Much thanks again. Really Great.