Demorou, mas a Fifa corrigiu erro histórico

Não dei bola quando a Fifa não referendou o Mundial de 1983, e agora não ligo (muito) para o reconhecimento dos títulos conquistados por grandes clubes de 1960 a 2014.

Não via sensatez e sequer um mínimo de seriedade numa decisão que atingia, por exemplo, o Santos de Pelé. Nada mais do que isso: o Santos de Pelé deixava de ser campeão mundial de clubes num canetaço.

Ora, coisa de burocrata que não tem mais o que inventar para aparecer, ser notícia no mundo inteiro.

Como acontece agora, quando essa entidade recuou e, num outro canetaço (estimulado pela Conmebol), decidiu que Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo são aquilo que a gente já sabia: campeões do mundo.

Em 2010, cheguei a lançar a cerveja 1983, justamente para registrar através do precioso líquido dourado que o Grêmio é o primeiro clube do sul do país a ser campeão mundial.

O Inter só chegou lá 23 anos depois. E como se sabe, segundo é sempre o segundo.

Era uma dor tão grande que os colorados – esses que sofreram por mais de duas décadas – passaram a usar essa cantilena de que o título do Inter era o único chancelado pela Fifa, tentando diminuir o verdadeiro primeiro mundial de clubes do futebol gaúcho.

A decisão da Fifa, na verdade, não muda nada. O Santos nunca deixou de ser campeão do mundo de 61 e 62, nem o Grêmio em 83, o Flamengo em 81, e o São Paulo em 92 e 93, foram títulos conquistados no campo, não nos gabinetes, por grandes clubes como Penarol, Nacional, etc.

Bem, apesar de tudo isso, estou contente com essa decisão da Fifa. Primeiro, porque confirma o que já se sabia; segundo, porque acaba com mais um argumento dos colorados nas discussões de mesa de bar, a exemplo de tantos outros que estão caindo por terra desde o ano passado, em especial essa bobagem de que “time grande não cai”.

Então, cumprimentos a Fifa por colocar a coisa em seu devido lugar. Mais um duro golpe nos colorados. Nunca pensei que viveria para assistir a tudo isso.

Se gostou, compartilhe!

  • FERNANDO

    Os colorados estão ficando sem argumentos. Em 2016, caiu por terra a balela de que “time grande não cai”. Agora, em 2017, mais uma ladainha, mais um papo furado, mais uma conversa fiada foi demolida: “Campeão do Mundo FIFA”. E a choradeira dos amargos nas redes sociais está a milhão, basta ver a revolta dos colorados como o Fabiano Baldasso, Alexandre Ernst, Edu 001, Leonardo Meneghetti só pra citar alguns. Sem falar é claro, da irritação e mau humor daqueles que se autointitulam como jornalistas “isentos” e “imparSCIais” aqui da aldeia. A chancela da FIFA ao título mundial do Grêmio e de todos os outros clubes a partir de 1960, provocou muita dor de cotovelo no jornalismo esportivo de Porto Alegre. E dizer que o Grêmio poderá, em menos de 2 meses, ser o único clube gaúcho com 2 títulos mundiais FIFA e os morangos na Segunda Divisão. Que época para estarmos vivos senhores! Chora IVI, chora IMPRENSA VERMELHA ISENTA.

    • Ilgo Wink

      Eles estão vivendo um longo inferno astral, que continue assim

    • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

      Fernando, o próximo argumento a ser enterrado em definitivo é o dos “15 anos sem títulos”, pois, muito em breve, o título da segundona vai se tornar uma taça de alta relevância nacional… o da “maior Série B de todos os tempos”. Essa Série B é DImuuuaaaaaaiiiissssssssssss.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Márcio, acho até que eles vão bordar estrelinha amarela no escudo para esta segundona igual fizeram com aquela roubada Copa do Brasil de 1992, aí, o Grêmio ganhou mais três em 1994, 1997 e 2001 e eles tiraram a estrelinha. Bah. São uma eterna comédia.

  • GremioSempre

    Recebi esta : Dia triste para o futebol Brasileiro :
    “Infelizmente , temos que reconhecer que o Grêmio de RENATO PORTALUPPI , o Santos de de PELÉ, o Flamengo de ZICO e o São Paulo de RAÍ,conquistaram um campeonato da mesma importância do binter de ADRIANO GABIRÚ ” Autor desconhecido.

    • Ilgo Wink

      Essa da Fifa mais cedo ou mais tarde ia cair por terra.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Também recebi essa pérola aí pelo Zap de um ”famoso” Consulado do Grêmio aqui do estado e postei no comentário anterior do Ilgo agora a tarde, meu amigo. Show. Tem mais uma ….. Veja:

      ”Com 70 votos pelo SIM, 10 votos pelo NÃO e 2 votos em branco, o Parlamento Catalão acaba de declarar independência do país, ou seja: o título Mundial do BBinter acaba de cair, pois o Barcelona faz parte agora de um país não filiado a FIFA” ….. !!!!! (kkkkk)

  • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

    Meu caro amigo Ilgo; mais uma vez, você nos presenteia com um excelente texto. Me permita apenas dizer que a chancela da FIFA era uma “muleta” explorada somente pelos vermelhos como um instrumento para desmerecer um feito histórico realizado pelo nosso amado tricolor gaúcho; o primeiro campeão mundial do Rio Grande do Sul.

    Nós não/nunca necessitamos da chancela da FIFA para nada. Lembremos que esta mesma FIFA vive envolta a uma série de escândalos de corrupção e, sinceramente, não precisamos ter a imagem do Grêmio associada a esta instituição que, para muitos vermelhos, até poucos meses era “a entidade máxima e imaculada do futebol mundial”.

    Nos últimos dois anos, vimos diversos discursos colorados caírem por terra. Time grande não caia… agora cai. A zoeira dos 15 anos sem título terminou e não apenas por conta da Copa do Brasil do ano passado… em alguns dias, o título da Segundona (atual Brasileirão da Série B) vai valer como um título nacional importantíssimo. Neste caso, basta refletirmos: será que a IVI vai chancelar o título do Grêmio de 2005 como um campeonato nacional de relevância, após o Binter sair campeão? Embora eu tenha mencionado a palavra “reflexão”, analisando bem, isso mais parece uma retórica, pois, logo ali na frente, é capaz de os vermelhos de travestirem de tetracampeões nacionais.

    E sobre o mundial… bem, acredito que isso sirva para alguma coisa, afinal. Se os “cocolorados” só reconhecem o que é chancelado pela FIFA, que se encerre a discussão e o desdém quanto aos méritos do Grêmio. Contudo, que fique ratificado o rebaixamento do Binter em 1995 e no TAS/CAS neste ano. Ou seja, estamos diante de um time grande que nunca caia que tem o privilégio de ter sido o único clube no mundo rebaixado por calote e por choradeira… ambos pela tão amada FIFA.

    É, meu amigo; hoje deve estar sendo um péssimo dia para os colorados. Por isso eu digo e repito: como é bom ser gremista.

    • Ilgo Wink

      Ser gremista, caro amigo, é uma dádiva.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        É verdade, Ilgo, mas ainda tem quem não acha isso e critica o clube, time, gestão ”o tempo todo” por aí ”até” nas vitórias convincentes, e a isso chamamos de que ?????

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Grande Márcio, o desespero da IVI está escancarado em todas as mídias e é hilária a repercussão que isso vem causando com tanta dor de cotovelo dos jornaleiros ”isentos” de Porto Alegre, mas como eu sempre disse em todas as oportunidades, ”EU JÁ SABIA”.

      Como diz o Ricardo Wortmann, ”haja bardahl B12 no Texas” …..
      Como diz o Demian Diniz, ” É dose” …..
      Como diz o Ilgo Wink, ”que continuem assim” …..
      Como diz o Seu Algoz, ”colorados eternos recalcados com o protagonismo e superioridade do Grêmio” …..
      Como diz o Copião de Tudo, ”que fase, que gangorra, que ano ….. Oremos” ….. (kkkkk)

      • HENRIQUE MARTINS

        O jogo virou.
        E a piada também.
        Inter vai perder o título do mundial por causa da independência da Catalunha.
        Segue o jogo…….kkkk

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Sim, postei exatamente isso mais abaixo. Siga la pelota …..

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        Fala, meu caro amigo Copião!!!

        Enquanto o nosso tricolor vinha de uma onda de insucessos advindos de fatores diversos, os IVIanos faziam a festa, tripudiando em cima do momento ruim do Grêmio. Na última quarta, “preteou u zóiu da gateada”. Já está faltando Pampers no “alô Panvel” e seguirá assim até o final do mês de novembro, caso o Grêmio consolide a classificação na Arena.

        Você me conhece e sabe que não sou “comentarista de resultado”. A vitória do nosso amado tricolor tem, entre diversas justificativas, a mudança de atitude da equipe. Vimos em campo aquele Grêmio aguerrido que nos encantou com um bom futebol, eficiente e competitivo. Era visível o “sangue nos olhos”, a sede de vitória e o desejo da taça. Esse ressurgir do espírito de bravura em campo é o que mais nos motiva; e, coincidentemente, causa pavor nos vermelhos, congestionando as linhas do “Alô Panvel”.

        Para coroar o momento, nada poderia ser melhor. Caiu por terra o último (e mais fuleiro) argumento colorado para tentar desmerecer o Grêmio: de que não tínhamos um título mundial.

        Logicamente que nós, gremistas fiéis, não precisamos da FIFA para tal, embora eu admita que o acontecimento de hoje tenha reiterado a história. Para nós, fica o sentimento de alma lavada por ver que já não sobram mais argumentos (nem os mais escrotos) para demeritar nossas conquistas. Por outro lado, deve ter “choloriado” com a cabeça inchada. Pois, afinal: o que é chancelado pela FIFA vale ou não vale?

        “Somos campeões do mundo FIFA… não, espera aí! O que é chancelado pela FIFA não vale mais! Mas nosso título é da FIFA… não, mas não vale! Fomos rebaixados, vamos à FIFA!!! Não, espera aí! A FIFA é corrupta! Não espera aí! Nosso título é diferente… esse vale! Não, espera, ele é da FIFA, então a FIFA vale!!! Não, mas o do Grêmio também é! Mas então a FIFA não vale!!! Mas pelo menos time grande não cai! PQP… o Inter caiu! Mas time grande não cai duas vezes! E somos FIFA! Caramba, mas a FIFA rebaixou o Inter em 1995 por calote! Então O que vem da FIFA não vale…”

        Em breve a discussão será outra, meu amigo: será que o título da segundona (atual Brasileirão da Série B) vai valer como título nacional de relevância? Vão se travestir de tetracampeões nacionais?

        Certamente, vai ter muito colorado na dúvida. Pois, caso comemorem, vão admitir o reconhecimento de um título nacional conquistado pelo Grêmio e que eles sempre ridicularizaram, fazendo, também, cair por terra, mais uma vez, o tal dos “15 anos sem título”.

        Tem muito colorado com a cabeça entrando em colapso neste momento. E se nos consagrarmos tri da América, aí os bueiros do nosso amado Rio Grande ficarão entupidos.

        Que momento! Que ano!

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Amigo, você que gosta de números, estatísticas e história, um reBBaixamento não acontece apenas num ano, numa gestão, alguns jogos, azar ou ”por acaso”, pois é a soma de muitas cagadas em sequência e vou relembrar à você porque eles caíram tropeçando na soberba, bravatas, falácias, empáfia, arrogância e muita prepotência:

          DOSSIÊ PÓS MAZEMBE (só para relembrar – Fonte: Fernando Carvalho)

          2010: O Mazembe derruba a soberba vermelha em Abu Não Deu Bi
          2010: Inter sequestra Oscar do São Paulo
          2011: Inter cai nas oitavas da Libertadores
          2012: Inter vende Oscar e São Paulo ganha na justiça 75% da negociação
          2012: Inter fecha aeroporto e trás Forlan, Bolatti e Dátolo
          2013: Scôcco perde adrenalina e sai do Inter
          2013: STJD pune a Portuguesa e salva Inter e Fluminense do reBBaixamento
          2014: Fossatti, Bustos, Bolatti, Dátolo, Forlan, Scôcco, entram na justiça cobrando atrasados
          2014: Inter leva goleada de 4×1 na Arena do Grêmio com show de Álan Ruíz
          2015: Fabrício mostra os dedinho para a torcida e abandona o campo
          2015: Tigres do México derruba o favoritaço Inter da Libertadores
          2015: Inter leva SURRA DE CINCO na Arena do Grêmio com show do Fernandinho
          2015: Inter tem 4 casos de doping confirmados em apenas um mês
          2016: D’Alessandro pula de La Barca para respirar ” em casa” jogando no Ríver
          2016: Douglas vence o Grenal bebendo cerveja de trator no Circo Remendado
          2016: Cai avião da Chapeconese e comove o Brasil inteiro
          2016: Grêmio é PENTAluppi da Copa do Brasil com Record de público na Arena
          2016: Inter cai para o inferno da SEGUNDA DIVISÃO
          2016: Inter usa acidente da Chapecoense para escapar do reBBaixamento
          2016: Inter viola e falsifica email para virar a mesa e escapar do reBBaixamento
          2017: Inter é confirmado pelo TAS, CAS, FIFA, CBF, STJD na 2ª DIVISÃO com alta multa
          2017: segue inferno astral do Inter x Grêmio na gangorra do futebol gaúcho

          Pois é ….. que fase ….. que gangorra ….. que ano ….. vamos rindo ….. Oremos ….. !!!!!
          Abraço.

          • Ilgo Wink

            Muito bom esse levantamento, parabéns

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Grato, Ilgo ….. quem tem memória, tem história, e viva a harmonia do Blog.

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            Até não sou um grande fan de história… apenas me divirto refutando os argumentos de colorados desmemoriados. hahahhahahah

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Idem ….. mas essa gangorra tá fazendo muito estrago e hoje levaram mais uma paulada com a promoção de ”casa cheia” com 38 mil palhaços no Circo Remendado e o Garnizé Pangaré se revoltou de novo no final do jogo com ”seus fãs” cegos e carentes de ídolos ….. bah ….. !!!!!

  • gremiocampeaomundial

    https://0x0.st/ssKJ.png
    https://0x0.st/ssKv.png

    Toca o sino anunciando a meia-noite. Binterella saiu corrido da Série A e correu para a carruagem, que em seguida voltou a ser abóbora. O cocheiro tornou-se em rato. O estádio novo padrão PIFA é, na verdade, o velho com uma lona de circo. A “Tropa de Choque” SWAT era só o Pedalado e cia. O “Campeão de Tudo” Binterella voltou a ser o que sempre foi e sempre será:

    “O outro time da cidade do Grêmio” (dirigente do Maracaibo em 2006)

    P.S.: Quem tem amigos e familiares morangos peguem leve porque alguns já começaram a delirar. Aquele ali em cima já repetiu duas vezes aquele primeiro comentário mas acho que nem ele se leva a sério. Aí tem que escrever de novo pra se autoafirmar.

    Imagina que m… deve ser acordar mijado do sonho de Binterella

    “De Campeões de (Quase) Tudo a Nada. Nossa última esperança é sermos resgatados pelo Prínc – peraí, mas o Saci só tem um pé e estava calçado! Então quem vai nos salvar? Não me diga que somos isso aí mesmo??”

    Bem-vindos de volta ao mundo real.

    Binterella (A.K.A. SC2006, SCSonda, Vacilão de Tudo)
    Born: 2006 (Gabiru do Nordeste)
    Died: 2010 (Kidiaba do Congo)

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Muito bom, o tal de Thiago Gonçalves é um belo exemplo de uma anta vermelha (kkkkk).

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        Coitadas das antas… hahahahah

    • Rodrigo Mello

      Este comentário ai reflete o que comentei por aqui antes. Títulos só valem se dor dos Colorados, o adversário deles sempre é o mais forte, eles são sempre os “picas da galáxia”, não conseguem admitir a vitória dos outros. Enchem a boca pra falar em Grenais, mas não falam que muitos são em Amistosos e Gauchão, com arbitragem Gaúcha.
      Mas não tenha dúvida que o título da Serie B agora vai valer, e será a melhor serie B de todos os tempos. Até campeonato de botão se for deles vale, se for nosso não vale.
      Torcida violenta do RS só tem uma a do Grêmio, a outra é de anjos. Isto foi dito por um amigo de São Paulo, observando as notícias, se até um cara de fora viu, imagina a gente que tem que conviver. Racismo só é se for do nosso lado.
      Mas tem um lado bom com o título da Série B deles, vai cair os 15 anos…..

    • Ricardo Gomes

      Parei no “não vivi a época”. Nutella mimado geração 2006. Mesmo não tendo visto, poderia ter se informado sobre como sempre foi tratada a disputa entre Europeus x Sul-Americanos entre 1960-2004. Digo que de um modo geral a turma de colorados que viveu os anos 90 é mais (um pouco mais) humilde.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo & amigos, a Umbro enlouqueceu por não estar dando conta da produção de produtos licenciados com a nossa poderosa marca e tremenda força de nossa torcida Gremista. Que fase ….. !!!!!

  • Rezende

    Ilgo quase todos os Gremistas nunca ligaram para a chancela da dona FIFA MAS…

    Esta semana me lembrei com esmero de todos os conhecidos COCO-irmãos que me encheram o saco com este tal de campeão FIFA e a todos que lembrei e ainda estão por perto receberam ao vivo e a cores ou via whatzap um:

    “A FIFA informa: Grêmio Campeão Mundial FIFA de Clubes. Caso Encerrado.”

    Pelo menos observar a cara dos “ao vivo” NÃO TEM PREÇO…

    É uma bicuda na maior corneta deles…

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Muito bem, Gilberto Educadinho, concordo contigo, é isso aí …..

    • Adriano Bastian

      Resende,respeito essa tua opinião de colocar a palavra FIFA no nosso mundial,porém eu prefiro usar apenas a expressão Campeão do Mundo,pelo fato de que,usando a palavra Fifa,fica a impressão( não para nós, gremistas)de valorização maior do título máximo de clube e não permitir aos vermelhos de falarem expressões tipo ” ah,que dizer então que antes não eram campeões mundiais?”Bom, fica a dica,não só para você, mas para toda a naçãotricolor!!!Abço!!!!! Obs: Campeão do Mundo desde 1983!!!!!!

  • gremiocampeaomundial

    Ué… mas não amavam a “personalidade forte” do Capitão Xilique?

    Prevejo anúncios de “La Barca tiene que partir” num futuro pouco distante.

  • Rezende

    Mas será o Benedito !!!
    Li a lista dos 19 atletas que viajaram para Santa Catarina para enfrentar o Avaí e…
    Cáspita !!! Vou falar ANTES…
    Não é que o Renato vai REPETIR a mesma estupidez do jogo contra o Palmeiras !!!
    Vai só com Bressan e Rafael Thyere de zagueiros e se houver problema com um dos dois a única alternativa é mais uma vez recuar o Marcelo Oliveira para zaga !!!
    Pode isso Arnaldo ?
    Pode isso Odorico ?
    Pode isso Romildo?

    Socooorro OREMOS… Pelos zagueiros Gremistas…

    • gremiocampeaomundial

      Fui ver agora a tabela e com 50 pontos não cai mais. Por mim pode jogar com o time feminino até os próximos adversários de interesse (ver lista a seguir):

      1 – River Plate;
      2 – TP Mazembe (ou quem o eliminar antes);
      3 – Real Madrid;
      4 – Sei lá… o Renato tinha falado em ônibus espacial em 1983, talvez já tenha ficado pronto. Como será o futebol em Marte?

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Amigo, a UTI = Urubulinos Tricolores Isentos precisam se manifestar depois dos últimos acontecimentos no Grêmio. Normal. (kkkkk)

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Gilberto Educadinho, fique tranquilo, ”eu” já resolvi esse grande problema de duas maneiras para não chamar mais o tal de Benedito e te acalmar aí em Rio Grande:

      1) Já estão em Florianópolis o Ancheta e o Hugo de Leon para compor o banco do Grêmio e o Ênio Andrade vai assumir o comando do time logo após o almoço daqui a 15 minutos e Carlos Fronner será seu ”assistente”.

      2) De tanto usar a tecnologia para padronizar e harmonizar as “diferenças indesejáveis”, a vida humana acaba por perder, nesse processo mais exagerado, brilho, cores e graça pela falta de diferença entre Marte e Júpiter.