Decisões e dilemas de Luxemburgo

Luxemburgo tem a seu favor um trabalho contínuo, meticuloso e consistente no sentido de armar um time confiável, competitivo. A colocação do Grêmio no Campeonato Brasileiro prova que ele está no caminho certo.

Contra Luxemburgo, alguns jogos-chave, nos quais ele errou como um principiante, indicando que talvez se abale emocionalmente nos momentos mais decisivos a ponto de cometer desatinos e imprudências que contradizem todo o trabalho em andamento, pautado na cautela e no bom senso.

Sem entrar em detalhes, lembro do Gre-Nal em que ele começou com três atacantes, deixando o meio-campo vulnerável, facilitando as coisas para o Inter, que acabou campeão gaúcho; depois, começou mal a decisão contra o Palmeiras pela Copa do Brasil deixando Marcelo Moreno no banco para escalar Miralles ao lado de Kleber; sem contar que ele deixou Pará todo o tempo em campo, recebendo bolas livremente sem saber o que fazer com ela; e o mais recente foi o confronto com o Coritiba, em que ele tomou decisões que por pouco não causaram a eliminação do clube na Sul-Americana.

Lembrei desses três casos, mas há outros. Tudo bem que um técnico erre de vez em quando, mesmo sendo um vencedor como Luxemburgo. Todos erraram, erram e errarão, inclusive eu na minha crítica e nas minhas análises. Faz parte.

O curioso é que Luxemburgo parece ‘apagar’ nos momentos decisivos.

Por isso, temo pelo que ele possa ‘inventar’ domingo. Gostaria que pelo menos dessa vez ele não seja tão ‘criativo’. Que faça o feijão com arroz.

Agora, reconheço que Luxemburgo convive com uma dificuldade grave: não tem substituto nem para Zé Roberto nem, e principalmente, para Elano, o melhor jogador do time.

Isso talvez não fosse um problema se os dois tivessem vitalidade para jogar 90 minutos ao natural.

Contra o Coritiba, Luxemburgo cometeu o desatino de substituir Gilberto Silva e Elano no intervalo pensando no Gre-Nal e convencido de que os substitutos dariam conta do recado. Como se sabe, a vaca quase foi pro brejo.

O meio-campo titular do Grêmio é superior ao meio-campo que está sendo projetado para o Inter, que segue sem D’Alessandro.

O problema é que esse meio-campo não resiste 90 minutos. E é aí que o jogo complica. Fora isso, mesmo com algum ‘apagão’ de Luxemburgo, acredito que o Grêmio venceria.

Entendo que as duas defesas e os dois ataques se equivalem. Desde que Moreno jogue. Com André Lima ou Leandro, a vantagem fica com a dupla colorada. Além do mais, o ataque reserva do Inter é muito superior ao ataque reserva do Grêmio.

Gostaria que Facundo Bertoglio ficasse no banco como alternativa para o segundo tempo. Mas parece que ele continua sem condições ideais. Mas quem sabe ele não surge como surpresa?

Sobre o desgaste de Zé Roberto: eu o posicionaria mais atrás para que corresse menos, mas aí liberando intercaladamente o Souza e o Fernando para chegar com Elano no ataque. Tudo menos começar ou ter que depender de Marquinhos, que até melhorou, mas se viu que é só para entrar no segundo tempo.

Realmente, como manter a qualidade do meio-campo os 90 minutos é um problema de difícil solução, um dilema que Luxemburgo precisa resolver, embora não seja mágico.

Sobre a arbitragem: não levo fé na arbitragem de Leandro Vuaden, que a quatro dias do Gre-Nal entrou em campo fardado do vermelho aos pés.

Prova que não é só Luxemburgo que toma decisões esquisitas.

BOTECO

O amigo Walter sugere um movimento dos frequentadores desse boteco para discutir o Grêmio e atuar politicamente no clube, tudo regado à cerveja, claro. É algo pra se pensar.

Se gostou, compartilhe!

  • Fábio

    Campo encharcado favorecerá os carrinhos de Guiñazú e Fernando.

  • Antonio

    E essa aí de dar os ingressos pro Gremio com o distintivo do Inter e o hino colorado impresso? que cabecinhas fracas estes dirigentes…

  • MAZEMBIANO

    Ilgo, hoje na guaíba teu amigo e torcedor do LVermelha, é claro o RECH, e mais o professor do cursinho ficaram indignados com a combinação que a dupla grenal fez sobre os ingressos…Aí te pergunto, agora foi um mal negócio? Antes, quando não convidaram o Grêmio e decidiram as coisas sozinhos tava tudo certo, agora que o troco é da mesma moeda, não vale? Onde esta a coerência desses profissionais?É muito frustrante porque não se pode mais ouvir rádio nem tv…aí ficamos na mão…acho que o Grêmio deveria ter a RADIO E TV GRÊMIO, com profissionais do ramo e identificados, mas que pelo menos seria justos e verdadeiros…O que o M Jung faz no programa? Ele não rebate essas opiniões sacanas!! É uma pena que nesses dias tu não estas lá! Antes eu gostava de ouvir a guaíba, agora não dá mais, é só colorado e ISENTOS…nós gremistas estamos sem pai,sem mãe na imprensa, o que nos salva é o totonho…

  • WALTER BORBA

    Ilgo,

    Grato por considerar minha sugestão.
    Desde já, caso amadureça essa idéia de “nascer” um movimento político do Buteco pró – Grêmio, me coloco a disposição para auxiliá-lo, e fazer parte desse movimento.
    Quanto ao Grenal, um empatezinho me serve.
    Ilgo, no que respeita ao nosso técnico, ao “profexô”.
    Temos que admitir: o Luxa NÃO é afeito a mata-matas. O curiculum dele aponta nesse sentido.
    Nosso Treinador é de Campeonatos de Pontos Corridos.
    É o melhor dos técnicos em ponto corridos.
    Já estava na hora de o Grêmio ter um técnico assim, que saiba jogar campeonato longo. Porque, eu não aguantava mais começar os Brasileiros na rabeira da tabela, e no meio do campeonato tinhamos que chamar o Celso “Salvador da Pátria” Roth.
    Contudo, segundo um repórter da Fox Sports, que fez uma matéria com o Luxa, ele disse que está babando por um título internacional do tipo mata-mata. E quer ganhar com o Grêmio.
    Sendo assim, continuo naquela corrente – vai dar certo, vai dar certo, vai dar certo…
    E da-lhe Luxa neles (domingo no Grenal)…

  • Ilgo

    Mazembiano, eu sou convidado pra participar desse programa do meio dia, mas tenho dificuldade nesse horário. O Milton já não quer mais encrenca. Eu gosto. Acho que neste sábado irei a um programa na Guaiba, 15h.

    Walter, vale o mantra;
    VAI DAR CERTO, VAI DAR CERTO

    O Grêmio não é uma religião, como dizem?
    Então, rezemos que de repente sai um título.

  • Marcos

    Oi Ilgo, tudo bem contigo?

    Leste esse texto?
    Me pergunto até onde vai a cara de pau dessas pessoas… é mais do que revoltante.

    http://wp.clicrbs.com.br/duplaexplosiva/2012/08/21/vuaden-comanda-no-domingo-apitou-o-1%C2%BA-gre-nal-do-ano-e-foi-contestado-pelo-inter/comment-page-1/?topo=13%2C1%2C1%2C%2C%2C1#comment-76477

    E o sarrafo no Mário? Apagaram da história? Nunca existiu? Foi criacao das mentes gremistas?

  • MAZEMBIANO

    Marcos,concordo contigo, revoltante o texto, mas vindo desses caras, pra mim não é surpresa…mas ao meu ver a coisa funciona assim, enquanto o Inter tem a imprensa na MÃO, o Grêmio tem uma NAÇÃO de apaixonados!

  • Francisco Coelho

    O grenal passa pelo banco. Quem tiver o melhor banco vence. O melhor não significa “qualidade por ter passado por clube do RJ ou SP” e sim disposição e real alternativa. Cito 3 nomes: Facundo, Rondinelly e Wangler. Poderia ter mais 1 que é o Biteco, mas está em MG.

  • Roque Fernando

    O Reche é vermelho sim. O que eles não conseguem é ser imparciais e vão contando uma lorota da tal isenção. E assim vai a vida. O tempo todo com essa lorota. O Mauricio Saraiva diz que o Grêmio é favorito com mais uma das teses fantásticas dele.Ele é pelo menos dos nossos ?

  • Francisco Coelho

    E o Neymar ganhou + 1 partida sobre o Palmeiras…

  • Francisco Coelho

    E agora o que dirão os gremistas que são contra o Grohe?

  • Francisco Coelho

    Grêmio avança na Taça BH.

    Em Ouro Preto, o Grêmio derrotou o Botafogo por 3 a 2, com gols de Biteco, Mamute e Tinga, e agora enfrenta nas quartas de final o Atlético-MG, que goleou o América-MG por 3 a 0.

    Só para lembrar: O Villa Nova-MG derrotou o Internacional nos pênaltis, após 18 cobranças e empate no tempo normal em 0 a 0.

    kkkkkk – eles cairam novamente. kkkkkk

  • Francisco Coelho

    A equipe Sub-14 do Grêmio venceu o Internacional pelo placar de 3 a 2 em jogo realizado na tarde de sexta-feira, no CT de Eldorado do Sul, válido pelo Estadual NOLIGAFI. O gols da vitória gremista foram marcados por Baiano, duas vezes, e Kaio, todos na primeira etapa.

    Cássio; Guilherme Rosa (Luiz Cláudio), Maiberson, Miranda (Marcelo) e Willian; Darlan (Vitor Hugo), Palmito (Felipe Renan) e Lincoln; Jean (Matias), Kaio (Vinicius) e Baiano (Carlos Vitor).

    Também no sub 14 cairam. kkkkkkkk

  • Francisco Coelho

    Estou em dúvida entre o Grohe e o Fernando na escolha do melhor em campo…

    O terceiro é o Gilberto.

    COMO ESTÁ VERDE A MINHA LAVOURA. KKKKKKKK

  • Francisco Coelho

    O Fernandão vai bailar.

  • walter

    Celso Roth, perde hoje…tomara que não para o Bem do Campeonato.
    Contudo, perdendo, assume o Inter.

    Minha preocupação é o Elano, quantos dias fora?
    Lesão na coxa é no mínimo 15 dias!!!

    E da-lhe Grêmiooooo….

  • walter

    Ahhh…

    O Victor saiu GANHAMOS grenal…
    Será coincidência..???

  • I cannot thank you enough for the blog post.Really thank you! Keep writing.

  • Great blog post.Really thank you! Awesome.

  • Enjoyed every bit of your article post.Really looking forward to read more. Keep writing.

  • Awesome article post.Really thank you! Keep writing.

  • Im obliged for the blog article.Much thanks again.

  • Thanks a lot for the article.Really thank you! Really Great.

  • Im grateful for the article.Really looking forward to read more. Fantastic.

  • I loved your article.Thanks Again. Really Cool.

  • Really appreciate you sharing this article post.Much thanks again. Keep writing.

  • Really enjoyed this post.Much thanks again. Really Great.

  • Enjoyed every bit of your post.Really looking forward to read more. Much obliged.

  • Great, thanks for sharing this blog post.Really thank you! Cool.

  • Im obliged for the article.Much thanks again. Want more.

  • This is one awesome blog. Really Cool.

  • This is one awesome post.Really thank you! Will read on…

  • Fantastic post.Thanks Again. Will read on…

  • Fantastic post.Thanks Again. Fantastic.