Contenção de despesas = fim da picaretagem ?

Vem aí um tempo de contenção de despesas no Grêmio. É o que concluo depois de ler e ouvir manifestações de dirigentes do clube diante do acordo que deu uma melhorada significativa no contrato com a empreiteira.

No futebol, que é o que realmente interessa, contenção de despesas significa mais cuidado nas contratações, investimento nas categorias de base e busca de jovens talentos que despontam por aí.

É claro que sempre haverá dinheiro para uma ou outra grande contratação, mas a aplicação de recursos terá de ser mais criteriosa e precisa.

Essa de aceitar passivamente qualquer indicação do treinador precisa acabar. Quando um técnico sugerir um jogador com histórico importante de lesões – exemplo, Fábio Aurélio -, é preciso que alguém coloque esse profissional em seu devido lugar.

Da mesma forma, se houver indicação de um jogador como Adriano, que não joga há mais de um ano, tem comportamento complicado fora de campo e é portador de uma lesão em região muito delicada, é necessário que o dirigente se imponha.

Não adianta o preparador físico, no caso Paulo Paixão, garantir que coloca o jogador em forma. Em 2002, o Grêmio trouxe Luisão, então também lesionado, tendo o aval do próprio Paixão. Luisão não jogou e o Grêmio se deu mal na Libertadores.

http://www.cornetadorw.blogspot.com.br/2013/06/paulo-paixaoluisaoadrianopaulo-paixao.html

Então, contenção de despesas combina com colocar um freio no treinador, em especial esse que está no Grêmio há mais de um ano acumulando fracassos e que gosta muito de trabalhar com estrelas, mesmo que sejam estrelas em extinção, em detrimento de promessas da casa.

E aí me ocorre o nome de Misael.

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/06/17/misael-e-alvo-de-propostas-e-pode-deixar-o-gremio-para-atuar-regularmente.htm

Pois Misael é melhor que Marco Antônio e Ramiro. Não tenho a menor dúvida disso. O máximo que ele conseguiu sob o descomando de Luxemburgo foi jogar alguns minutos do time B durante o Gauchão.

Ramiro, apesar de sua altura de ponta-direita do passado, já disputou até o Brasileirão. Enquanto isso Misael treina e treina, e só treina.

Contenção de despesas combina com exigir explicações do treinador para determinadas situações.

Está voltando ao clube o meia Pessalli, jogador habilidoso, camisa 10 dos juniores em 2010 e 2011. Douglas o considerava seu sucessor. Esteve na França, sofreu lesão de menisco, e quase não jogou. Será que é difícil dar uma oportunidade para esse jovem promissor? Não, não precisa ser tanto quanto foi para o glorioso Marco Antônio. Mas um pouco de insistência e orientação cairia bem.

Contenção de despesas significa também tratar com mais carinho e cuidado os guris que estão buscando seu espaço, independente de quem sejam os empresários, procuradores, agentes, picaretas, etc.

Se a direção do Grêmio aplicar a contenção de despesas e tudo o que ela representa, com muita seriedade e transparência, o Grêmio estará abrindo caminho para uma nova era de grandes conquistas.

Mesmo que os títulos não venham logo, só o fato de acabar/reduzir a picaretagem já me dá um alento.

Um alento e uma esperança de que tudo pode ser muito melhor. É o que me transmitem, por exemplo, esses movimentos que tomam as ruas em protesto contra os desmandos administrativos, a corrupção e a desfaçatez das autoridades.

Se gostou, compartilhe!

  • Rafael

    Ilgo, esta informação, vindo de quem está vindo, merece cuidado, pé atrás. Mas de qualquer forma, seguindo o velho ditado de que onde há fumaça, há fogo, pode ser a alegria de muitos por aí. Ou quem sabe, como não tem mais o que falar da Arena (por enquanto) o WC abriu a artilharia para outro lado.
    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2013/06/wianey-carlet-reina-o-caos-no-vestiario-gremista-4173508.html

  • Fábio Rübenich

    A história do Luizão foi um pouco diferente…
    Ele veio pra cá claramente com o único e claro objetivo de se recuperar de uma lesão grave a tempo de disputar a Copa do Mundo de 2002. Felipão usou o Grêmio como hospital, pois era muito fã do cara.

    Luizão saiu dizendo que “O Grêmio me usou e eu usei o Grêmio”.

    Ele se recusou a viajar com a delegação nada mais nada menos do que para disputar a semifinal da Libertadores da América, no Paraguai, com o Olimpia. Já estava recuperado, não precisava de mais nada. “Imagina se eu me machuco num jogo desses?”, disse ele depois. Me lembro do Tite puto da cara, mas silencioso.

    Conseguiu o que queria, ele e o Felipão, e meses depois foi Campeão do Mundo, e o Grêmio ficou com os deboches.

    E alguns anos depois, ainda tivemos que agüentar comentários de jornalistas como Juca Kfouri se referindo ao Luizão como “O corajoso”, ele mesmo que teve medo de ir pra Assunção.

  • Fábio Rübenich

    E me desculpe pelo “claramente e claro” na mesma frase, hehehehe

  • Traks

    Caro Ilgo, ouvi que o problema do Misael não é futebol, mas sim extra campo.

    Qnt ao Pessali, sempre que o vi jogar, no time sub-20 e nas poucas oportunidades no profissional, sempre me agradou: dita o ritmo, tem bom chute, cobrador de falta e escanteio. Gostaria muito que esse atleta tivesse oportunidades no Grêmio.

  • Andre

    Problema do Misael é extracampo mesmo e o pior é saber que os grandes atacantes Welinton e Vargas estão contribuindo p/ esse fato.

  • Francisco Coelho

    Qual problema EXTRA campo? Será que uma conversa de pé de orelha não resolve?

  • Francisco Coelho

    Jonas Pessalli é o típico 10 e tem preferência de jogar pela esquerda do campo. Não foi bem por falta de continuidade e muitas lesões. No mesmo período o DM gremista era um festival de joelhos operados onde poucos escaparam e conseguiram voltar a jogar bem.
    Pessalli é a chamada mosca branca e peça que hoje só tem na BASE com Matheus Biteco e o Gabriel Biteco um Anderson de pé direito brincalhão e que joga muito.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; segundo se divulga Luxa está montando a equipe de 2014. Terão os especialistas calculado o fim de 2013?

  • Ilgo

    Fábio lembra de detalhes que eu havia esquecido sobre o caso Luizão.
    Conclusão: acontece de tudo no Grêmio.

    Atenção: esse caos no vestiário do Grêmio, dito pelo W. Carlet, se existisse mesmo o Koff já teria dado um jeito. Pode haver problemas, como em qualquer grupo de trabalho e mesmo familiar. As vezes informantes usam jronalistas para criar um clima e atingir seus objetivos, que, no caso, é mandar Luxemburgo embora.

    Agora, há que se ficar atento. Resolvida a questão Arena, Koff pode atacar forte no vestiário.

  • Fernando

    O próprio Ruy Costa já disse que Misael não é aproveitado porque o percentual do Grêmio no passe do jogador é ZERO.

  • Gabriel

    Se o problema do Misael é extracampo, que a direção resolva, pois no Grêmio sempre houve atletas que gostavam da noite e levantavam taças: Paulo Roberto, Renato, Danrlei, Paulo Nunes, Dinho, Arilson, Marcelinho Paraíba, a lista é enorme!
    Ilgo não acha que falta algum diretor mais experiente no vestiário, que saiba contornar estas situações?
    Pois todos os citados e em TODOS TÍTULOS de relevância havia no vestiário grandes vices de futebol.
    Abraços

  • MAZEMBIANO

    Sou e sempre fui um fã do Koff, desde a eleição sempre apoiei sua candidatura, não duvido de sua capacidade, mas receio que no assunto de futebol, esteja “errado”, pois do que adianta ele invadir o vestiário se concorda com o trabalho do “especialista”, que na minha opinião foi quem estragou o vestiário se isso mesmo houver…Algo me diz que realmente tem 2 grupos la dentro, como “os bruxinhos” e os “não bruxinhos”…Acredito muito no Barcos e acho que aquela declaração do irmão dele não foi a toa…ele precisa de ânimo de confiança e claro de esquema de jogo…
    Mas, graças a Deus que é o Koff que esta no comando desse novo contrato com a Arena, pois só ele com seu gremismo total e competência poderia resolver de uma forma em que o Grêmio prevalecesse!

  • MAZEMBIANO

    Francisco Coelho, se ele o “especialista” esta montando um time de 2014, significa que vai ficar mais então? Nossa nem de brincadeira quero aceitar isso…vou calcular então quantas competições até lá pra me preparar….

  • Tem gremista querendo a punição do nosso tricolor na FIFA!!!

  • Francisco Coelho

    STJD isenta ex-preparador Diego Mello do Grêmio de envolvimento em caso de doping na base
    Tribunal arquiva inquérito.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; após muitas horas de vídeo encontrei o que deveria ser passado no vestiário para os “profissionais” antes de cada jogo e para o Luxa ao acordar.

    http://www.youtube.com/watch?v=IJpD9vAhDIk

  • Walter Borba

    Ilgo, posta aí aquela fotinho que você tirou do Rech, com a camisa do Inter, no programa de 2ª feira no Cadeira Cativa. O dr. Gabriel Hausen presenteou o Rech…deu para sentir nele a felicidade…
    Para desconversar, o Rech falou: ___ Meu filho que vai gostar…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ilgo, quanto ao seu post, no meu sentir, deram muita corda para o Luxa. O ano passado ele chegou com rédeas curtas, mas esse ano liberaram geral.
    E mais, nosso ano começou a desandar quando Dr. Koff disse que a “Arena não era nossa”.
    Eu com essa declaração, sinceramente me decepcionei.
    POis o Odone nos vendo a arena como as mil maravilhas, time na libertadores…geral com novo espaço….tudo muito lindo na teoria…
    Na prática…foi tudo por agua a baixo.

  • MAZEMBIANO

    Como sou um fã assíduo do A.Augusto, ontem ouvi a entrevista do Darci Filho pai do Diego envolvido nesse rolo da preparação física…e pra minha surpresa, mesmo sabendo que o Darci é gremista, disse “que vai entrar contra o Grêmio na Fifa e que pode levar a punição de 1 ano sem jogos”, conforme mencionou o Alexandre Floripa…bom, se isso for verdade, não creio, mas o cara pirou, querer trancar o Grêmio Que gremista que é esse? Ele que processe as pessoas envolvidas, e não a instituição, pois ela não é do presidente, ela é de 7 milhões de torcedores, ou ele esqueceu esse fato? O cara ta brincando com a torcida…senti que o A.Augusto engoliu aquilo, por que é amigo dele, mas o Grêmio tem que vir em primeiro lugar sempre, pelo menos de gremistas verdadeiros…o que achas ILGO sobre isso?

  • ilgo

    Mazembiano, o Darci, como pai, está delirando. O filho deve, sim, entrar com indenização pela demissão por justa causa. Mas isso é outro papo. Não vou entrar nessa.

    Sobre o Reche recebendo a camisa vermelha, eu só ameacei tirar a foto. não tirei, ehehe
    to arrependido.
    Perco o amigo, mas não perco a sacanagem, ehehe