Cheiro de ‘Ronaldinho’ no ar

A novela ‘Ronaldinho PSG’ parece estar sendo reeditada. Novos protagonistas, algumas diferenças no enredo, mas tudo se encaminhando para o mesmo final.

É essa a percepção que tenho do rumo que a novela ‘Ronaldinho, parte II’, agora com Luan como personagem principal, tomou nas últimas horas.

Quando tudo se encaminhava para um negócio muito bom para as partes envolvidas, eis que Luan aparece na TV declarando que foi aconselhado por Neymar e sei lá mais quem a não se transferir para o futebol russo.

Até aí eu concordo. Luan pode mais. Não é jogador para ficar escondido, e sim para brilhar nos melhores palcos.

O problema é que até agora não apareceu proposta de clubes de ponta do futebol mundial, apenas especulações.

Proposta mesmo, efetiva e adequada aos interesses do Grêmio, e também do atleta e seu empresário, só a do Spartak. A coisas indicavam um final diferente da novela anterior. Aí, Luan veio com essa, conversinha pra boi dormir.

Depois, deixou escapar que pode continuar no Grêmio pelo menos até o final do ano. A galera gremista ficou excitada. Tudo que o gremista quer é continuar com Luan no segundo semestre.

O problema é que ao vir com esse discurso me-engana-que-eu-gosto, Luan planta esperança no coração dos torcedores que só enxergam o time e não olham para o clube.

Acontece que se Luan ficar no Grêmio até dezembro, sem ter sido negociado na transação que seria ideal, tipo ‘pague agora e leve depois’, em março ou abril ele estará livre.

Igualzinho ao Ronaldinho, que jurava amor eterno ao Grêmio enquanto assinava pré-contrato com o PSG.

A coisa foi se arrastando, se arrastando, até que veio o golpe final: Ronaldinho saiu de graça. Amealhou uma fortuna com essa jogada.

O mesmo pode acontecer com Luan. Pelo menos é essa a impressão que retiro dos mais recentes capítulos dessa novela que pode, como a outra, terminar de forma trágica para o Grêmio.

Ambição, cobiça, ganância, falsidade e traição são temperos sempre presentes nas novelas e também quando muito dinheiro está em disputa.

ESPINOSA

O Grêmio deve ter fortes motivos para demitir seu único treinador campeão do mundo.

Foi um risco calculado, espero. A reação contra a decisão é muito forte, chega a ser agressiva.

Alguns sustentam que o Grêmio deveria esperar melhor momento para anunciar a demissão de um ídolo da torcida. A medida caiu do céu para o lado vermelho do Rio Grande.

Mas não posso condenar a decisão sem saber de todos os detalhes.

Agora, reconhecendo a competência da atual direção, acredito que a demissão não poderia mais ser postergada.

Que Espinosa supere esse duro golpe e entenda de uma vez por todas que ninguém é campeão indefinidamente.

O título mundial de 1983 é o maior orgulho dos gremistas. Está presente, por exemplo, nas paredes, em DVD, na minha cerveja, a 1983, e, principalmente, em nossos corações.

Vá em frente Espinosa, com nossa eterna gratidão.

Essa palavrinha que, infelizmente, não cabe no mundo milionário do futebol, como nos ensinou Ronaldinho PSG.

Se gostou, compartilhe!

  • Rezende

    A coisa é simples assim o Luan só continua a jogar no Grêmio depois da janela européia se assinar um novo contrato prolongando o vínculo.
    Se não aceitar nenhuma proposta de saída ou de aumento de vínculo vai para a mesma vala do Marcelo Hermes… Uma pena… Se encaminhar para isto…

    • Ricardo

      Calma. O contrato acaba em setembro do ano que vem, ainda tem a janela de janeiro pra ele sair, renovar ou ser afastado (e perder a Copa do Mundo). Punir o cara agora seria autoflagelo…

      • Rezende

        Podendo fazer um pré-contrato em fevereiro ou março e levar 100% do negócio, nem em 1.000 anos ele sairia na janela de de janeiro “dando” 70% da negociação para o Grêmio.
        PRINCIPALMENTE se o Grêmio (e ele) ao fim desta temporada obtivererem mais de um a 5 títulos.
        Copa do Brasil, Libertadores, Primeira Liga, Campeonato Brasileiro e Mundial de Clubes Fifa…
        Primeira Liga? Eu não estou louco não!
        LEMBRO que os Mazembados ainda estão na Primeira Liga, mesmo que o presidente e o Grêmio desprezem a competição SE os vermelhos ganharem este torneio espere a cobertura da ivi se isto acontecer…
        Não seja tão inocente Rick…
        Passada a janela atual LUAN só joga no time principal com contrato renovado até depois da Copa do Mundo na Rússia e com uma cláusula rescisória decente para o Grêmio.
        SE NÃO é Copa RS para ele…

        • Ricardo

          A solução então é ficar sem dinheiro e sem o melhor jogador nas decisões? Acho meio ilógico, pra não dizer burrice…

          • Rezende

            Já ouviu falar na expressão o primeiro que piscar perde ???
            Este é o caso, o blefe só funciona se o adversário acreditar nele.
            Neste caso o Luan tem muito mais a perder que o Marcelo Hermes, não creio que ele banque uma afastamento até setembro do ano que vem…

          • Ricardo

            Sim, já tinha entendido. Só acho que ele perde o mesmo parando em setembro ou em dezembro, e o Grêmio perde muito mais agora. Quem tem a posição na mesa pra blefar é o Luan, no momento. No fim do ano isso muda.

    • Robert Plant

      Eu fico otimista na renovação no caso de não ser vendido porque diferente do Hermes, Luan não é um ilustre desconhecido. Será que o empresário vai pagar para ver ele ficar só treinando e jogando copa RS por um ano, já que o vínculo vai até setembro do ano que vem? No meu mundo isso é desvalorização do ativo e no contrato dele não está escrito que tem que ser titular e não somos palhaços para sermos passados para trás uma segunda vez!

      • Rezende

        Concordo 100% contigo, por isso o caso do Luan é diferente do Marcelo Hermes.
        O poder de pressão do Grêmio é muito maior neste caso se aplicar a mesma atitude que teve com o Marcelo Hermes.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo, pela 1ª vez tenho que discordar de você, pois Valdir Espinosa estava sem funções desde janeiro deste ano no Grêmio e só não saiu após o gauchinho para não servir de bode espiatório daquela derrocada, pois sempre se mostrou um pavão sem penas muito coloridas.

    Sempre respeitei o Espinosa pelo ano de 1983 no Grêmio, mas o que houve depois disso, porque ele não vingou no futebol, porque sumiu, se escondeu, nunca mais apareceu, porque só surgiu em 1989 no Botafogo e foi campeão com um gol irregular do Maurício empurrando e fazendo falta no Lateral Leonardo ….. e depois, ostracismo amplo, total e irrestrito em sua vida onde o Grêmio foi até ele para busca-lo depois de vários fracassos em se reerguer, e lhe dar outra oportunidade e porque não agarrou essa chance ?????

    Por isso, acho que o Valdir Espinosa está carente demais de holofotes e com o sucesso do time do Grêmio ele queria luzes, câmeras & ação, mas não era nenhum protagonista, e parece que isso o perturbava muito pelo que disse na saída, pois ficou evidente que ele se acomodou e não produziu nada para merecer algum dos holofotes que ele tanto falou na entrevista, citando ”o passado” de 34 anos atrás que lhe serviu de escudo & esconderijo a vida inteira.

    Que triste fim da história de um Treinador Campeão da américa e do mundo e eu acho que foi mesmo o Renato ”em campo” quem fez a fama de Valdir Espinosa e é por isso que ele no fim de seu ciclo no Grêmio saiu atirando para todos os lados em defesa própria, mas não fez nada neste período que pudesse ao menos lhe ”garantir o emprego”, pois até hoje ele se esconde atrás dos títulos da Libertadores e Mundial 1983, porém, nunca justificou o total e completo ostracismo que se tornou sua vida após aquelas conquistas que lhe foi dada pelo Renato.

    Que pena, mas as pessoas passam, e é o clube que fica. Que seja feliz.

    • Juninho Street

      Mais vai pra PQP,
      Agora Espinosa não presta mais? É ultrapassado? É fracassado? É pavão? Só quer holofotes? Que foi Renato “em campo” que fez a fama dele?

      Até ontem o discurso era diferente que Renato com Espinosa se completavam e foram campeões da copa do brasil, acertaram o vestiário após a saída de Roger.
      Pelo jeito os PIOLHOS DE DIRIGENTES mudaram de opinião.

      • gremiocampeaomundial

        Pois eu não mudei de opinião nem um pouco

        Até confio em duas coisas: no Renato “independente” e na decisão do Arigatô, mas vai vendo se eu ou alguém aqui é cego…

        E vou além: só assino embaixo dessas porqueiras em juridiquês e gestorês pq parte da torcida me jura de pés juntos que é importante dentro do campo. Pq fora dele NINGUÉM quer saber de p*rr* nenhuma!

        Não te ilude! O Koff ganhou tudo dentro de campo e POR ISSO tem “piolhos”! Se acha que neófitos podem demitir quem quiserem e continuar com piolhos, pense de novo!

        Se o Fábio Koff que era O Fábio Koff foi contestado por vender o time em 1995 não é um cara que entrou anteontem que vai tomar conta da noite pro dia. Tá merecendo o apoio que estou dando, mas espero que continue merecendo!

        OBS: Perdedor não conta. O tempo parou depois do Koff e só voltou a correr quando o Preis trouxe o Espinosa e o Renato. PRA MIM o Bolzan começou ontem. E aliás, é pro bem dele mesmo. Ninguém aqui quer de verdade lembrar do Bolzan que tentou Cristóvão Borges, Doriva e insistiu no INFELIZ chutado do Galo. Certo?

        Eu apostei que tinha mudado pra melhor e continuo achando isso. Assim como gosto do Arigatô. E espero continuar achando.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Desista, amigo ….. o Resenha aí precisa mesmo é de ”cliques” desesperadamente, nem vale o retorno. Oremos.

    • gremiocampeaomundial

      O Espinosa não estava lotado nas categorias de base?

      Sinceramente, essa decisão só seria “acertada” se houvesse um BOM motivo. “Acerto” é quando o bônus justifica o ônus, e o ônus nós conhecemos.

      Se estava havendo ingerência, desacordo entre ele e o Renato, questões envokvendo percentuais disso e daquilo, sei lá, deveria ser esclarecido dentro dos limites legais (isto é, sem falar merda e não ter prova).

      Agora, sinceramente, eu preferiria ouvir uma acusação sem provas do que não ouvir nada. Assim pelo menos eu poderia pensar “o Arigatô não pode provar, mas teve razão. Vou dormir mais tranquilo”.

      Não se pode nem se deve acusar alguém publicamente sem provas, mas existem duzentas mil maneiras de expressar pelo menos a natureza do problema em seus termos gerais, sem infringir a lei e de maneira elegante. Mas como não foi feito, lá vamos nós perder noites de sono porque não temos como saber se o motivo não foi um ou dois porcento em algum número idiota que nenhum de nós daria a mínima (um que não envolva dinheiro, pra que fique claro).

      Até porque SE FOSSE dinheiro eu fecharia com a Direção. Mas só de saber que existe o risco de empresário dar palpite (e não sabemos qual dos dois lados, empregador ou empregado demitido, preferiu ouvir), de vaidade administrativa (o Espinosa queria a escolinha do Grêmio de um jeito e os “gestores” de outra), enfim, de tudo quanto é p*rr* do c******* que não nos interessa, já dá nos nervos.

      • Fabiano SC

        Concordo, acho que ele não tinha nenhuma função e estava lá acomodado, vivendo do passado; só lamento que se tenha deixado propagar a tese de que seria ele o estrategista por trás do sucesso da equipe treinada pelo “apenas motivador” Renato.
        Não sei quem inventou a tese, mas a imprensa – que não engole Renato como treinador (eu já mudei de opinião sobre ele!) – adorou e a adotou imediatamente, mesmo que Espinosa tenha feito sucesso apenas no Grêmio e no início de carreira. Fosse ele uma sumidade com capacidade para organizar um time como o atual a partir do gabinete, sem nem participar dos treinos ou conversas com atletas, e seria o sucessor do Alex Ferguson no Manchester United. Só que nos últimos 20 anos praticamente só treinou times cariocas, e sempre tapando buraco, ou pequenos. Por que ele nunca mais foi cogitado para ser técnico nem mesmo no Grêmio, isso em mais de 30 anos?
        Os gremistas de Blumenau (Metropolitano) o receberam como ídolo e tiveram a decepção de suas vidas.
        Quem observa os vídeos dos bastidores das vitórias, na Grêmio TV, percebe que ele não tem nenhuma participação no vestiário.
        Desculpem-me os que o defendem, mas me parece claro que ele vive das glórias do passado e estava apenas cumprindo tabela até chegar o quinto dia útil do mês seguinte e assim sucessivamente. Se queria ser respeitado como técnico que nos deu os maiores títulos, também deveria respeitar a instituição que o permitiu alcançar as maiores, e únicas, glórias da sua carreira.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Valeu, Fabiano ….. meus respeitos eternos ao Espinosa por ter descoberto o Renato e pelo único ano de sucesso que teve em sua carreira que foi 1983, mas só os Urubus e as Lorpas diziam que Espinosa era o responsável pelo sucesso do time, pois o cara nunca aparecia em momento ou fato algum.

          Então, imaginemos porque que um fenômeno desses ficou tanto tempo no ostracismo e nunca decolou na carreira de Técnico de futebol. Sinceramente, acho que o Grêmio foi apenas caridoso com ele, por Renato. Que seja feliz, vida que segue.

          • Fabiano SC

            Caridade que, dizem, custava 65 paus por mês.

      • Fabiano SC

        Na verdade a concordância é com o Copião, mas acabou sendo vinculado ao teu texto.

    • GremioSempre

      Bem isso Copiao perfeito,os tempos mudam a historia,titulos e nomes ficam. Se foi o tempo que clube era tratado como aposentadoria (lucro,meta,planejamento etc.. se não é serie B)”o tempo urge e a sapucaí é grande ” Vamos Grêmio Sempre!!!

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Sobre o Luan, acho que você está muito pessimista, pois é um caso bem diferente do Ronaldinho que não tinha nenhum caráter desde o berço de sua casa, e a história provou isso ao mundo inteiro.

    • gremiocampeaomundial

      Acho que o Ilgo tem um ponto válido sim. Cuidado nunca fez mal a ninguém, mas a falta dele eu vejo ferrar gente todo dia.

      Mas com certeza quem tem competência administrativa pra demitir o Espinosa não deixaria um atleta sair de graça. Até porque O GRUPO QUE FORMA HOJE A SITUAÇÃO NO GRÊMIO CRITICOU DURAMENTE – COM RAZÃO – JOSÉ ALBERTO GUERREIRO PELO ERRO COMETIDO! E ninguém quer ficar marcado como a famosa pedra que reclama quando vira telhado né?

    • Ilgo Wink

      Ronaldinho tinha caráter tanto quanto o Luan aparenta ter.
      Depois a gente viu quem eram os AssisMoreira

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Ok, então aguardemos para o ”depois”.

  • Juninho Street
  • gremiocampeaomundial

    Na boa, se a Direção atual pisar na bola eu simplesmente largo de mão!

    Pq não tenho superpoderes infelizmente. Todo mundo sabia que a menina da Chapa 2 era torcedora rival e mesmo assim foi inscrita e eleita, por ser a segunda na nominata.

    Por causa de um sobrenome, velho! Isso é um absurdo! Isso não tem NADA a ver com idoneidade, ela pode ser a pessoa mais bem intencionada do mundo que o erro vai continuar existindo! Ainda que nao dela, da coisa toda!

    E aí o cara vai ter esperança EM QUÊ, bicho??? Se antigamente já era difícil surgir um Koff e um Felipão, imagina hoje em dia. O futebol tá uma merda e parece querer ser assim. Em tudo quanto é p*rr* de lugar tem um CEO e um monte de aspones porque “faz parte da profissionalização”. Cara, o pais SEQUER PERMITE SER UMA EMPRESA DE FATO! E não precisou de porra nenhuma dessas pra ganhar todos os troféus na nossa sala, então pq agora precisa? Pq a bosta do RM tem? Real Madrid não existia antes do Perez então, ninguem sabe quem foram Puskas e Alfredo Di Stéfano??

    Desculpem o desabafo mas tá complicado, MUITO complicado! E obviamente isso nao tem nada a ver com erro ou acerto, pq mesmo que se prove acertado dessa vez, semana que vem aparece outra melda jogada no ventilador, e a gente precisa engolir porque “faz parte do sei la o que moderno”! PQP!

    Por isso é que falei em largar! Não tenho força política pra concorrer com filha de fulaninho, mesmo eu sendo gremista e ela colorada! Então que se f***! E quer saber? Se fosse colorada e entendesse mais de futebol que de finanças era capaz de eu dar boas vindas, tamanho é o morro de ALMOFADINHA que hoje compõe o CD!

    FÁBIO KOFF JOGOU NO INTERIOR COMO AMADOR, NÃO FOI SÓ JUIZ COMO ALGUNS DEVEM ACHAR!!!!

    Então vou ter esperança em que? Tá, essa direção aí se prova errada. E a próxima? Vou eleger o Bellini, que é OUTRO administrador com campanha de gestão e o raio que o parta??

    Tá na hora de me conformar que o passado não volta mais e comemorar quando ganha, pq ganhar é bom. Certo mesmo já vi que ninguem TÁ INTERESSADO em fazer então pq perder meu tempo??

    Cansei! É muita esperança pra pouca realidade! Se teve razão em demitir o Espinosa foi coincidencia, e se provar um bom dirigente é exceção! Tu nasce com Fábio Koff e depois atura vinte anos de Pachecos e Odones, não dá! Tomara que dê certo mas de tanto cair tu enche o saco da altura do tombo! Vou é ficar na minha e de sangue doce que ganho mais! Tenho certeza que falta nao vou fazer. Não faço administração nem tenho sobrenome de ex-presidente mesmo torcendo pro rival!

  • Lucio

    Luan: Concordo com o Ilgo, vejo o Luan mal intencionado, o cara saiu do jogo de quarta feira dizendo que que na quinta diria qual rumo tomaria, e na quinta aparece dizendo que ninguém falou com ele, que estão querendo mandar ele embora, só idiota par cair nessa conversa fiada de empresário que o Luan assumiu.Espero que o Grêmio venda ele, o quanto antes, nem que seja para cochinchina.

    Valdir Espinosa: Todo respeito por sua importância na história do Grêmio, mas, aquele circo era desnecessário, demostrou apenas que esta carente de holofotes, em certo ponto de sua famigerada entrevista ele afirma que se sentiu desrespeitado porque estava ficando de fora das viagens do time principal do Grêmio, e que o estopim foi quando ficou sabendo que não faria parte da delegação que vai para o Rio de Janeiro fim de semana, oras ele era um dos responsáveis pela base e não pelo time principal, oque queria ir fazer co o time principal no Rio, na boa ele mesmo mostrou oque estava acontecendo.

    Lamento por tudo isto, dou um desconto para o Espinosa, por ser gremista de verdade, agora o Luan, que vá pro raio que o parta.

  • Ronan Sato

    Saudações. Escrevo em nome do portal de resultados esportivos Resultados.com e gostaria de saber se este blog está aberto a uma parceria de troca de links. Em caso afirmativo, nosso e-mail para contato é support@resultados.com. Obrigado.

  • Fábio Viana

    Luan, com 24 anos, sabe tanto quanto eu como ocorre e oq acontece em uma negociação milionária como essa, ou seja, quase nada. Está mais preocupado em passar o rodo na mulherada e brincar de GTA com a BM.
    É mais do que obvio que não passa por ele a decisão de jogar aqui ou ali, e sim pelo seu “staff”.
    Sentimento é que estão aguardando algo melhor, em um campeonato de maior visibilidade. Sabiam da possibilidade de convocação e por isso atrasaram a “definição”. Sabem que a convocação valoriza o jogador, pode despertar o interesse de outros clubes ou podem barganhar um pouco mais na negociação de salários.
    Senão vai para o Spartak mesmo, joga a fase de grupos da Xampions podendo se destacar e aparecer para outros centros.
    Não sei até que ponto a transferência do Gabigol assustou os grandes europeus em investir em destaques do futebol brasileiro, inviabilizando oferta de um grande europeu pelo Luan.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Fábio, não foi só o fracasso do Gabigol que assustou os grandes europeus, pois eles estarão sempre com um pé atrás em se tratando de brasileiros devido a vários exemplos que não vingaram nos últimos 20 ou 30 anos e que saíram daqui com muita pompa, bravatas e falácias, mas na hora certa de provar o talento, fracassaram por causa de ”saudades”.

      Outro dia, ouvi num debate televisivo que os grandes europeus valorizam os argentinos muito mais que os brasileiros exatamente por causa das nossas manias tupiniquins de levar o cachorro, a mãe, os amigos, feijão, caipirinha, pagode, funk, rap, etc & etc, e com a garra Argentina é muito mais fácil de lidar numa hora de ”adaptação” do que com brasileiros ….. é o fim da rosca, amigo.

      Nesse episódio do Luan, já ouvi várias versões, INCLUSIVE, de que o próprio Tite havia orientado ”em off” a ligação do Neymar e Gabriel Jesus para o Luan devido a amizade do trio visando a Copa do Mundo no ano que vem, e é por isso que vejo sinceramente agora a possibilidade dele renovar com o Grêmio por mais dois anos e sair após a Copa 2018, pois futebol é uma banca de negócios, amigo.

  • Alexandre

    Eu não estou preocupado com o Luan. Ainda faltam 20 dias para o fechamento da janela europeia e deve aparecer outra(s) proposta(s). Ele faz muito bem em não aceitar ir para a Rússia, por sinal. Tem bola e visibilidade, ainda mais com a convocação, para jogar em um centro maior, não tem porquê se atirar na primeira proposta. Já o Grêmio deve continuar insistindo em uma renovação e ir pensando em um substituto pro ano que vem.

  • Robert Plant

    Eu vou falar algo sob o risco de apedrejamento: O Luan que vá para o banco, mesmo sob o risco de cairmos no fogo cruzado da imprensa e do berreiro de quem dirá que abrir mão do craque do time é suicídio num momento tão decisivo. Banco, renova ou venda. Duas vezes (três se contarmos o retorno do traíra que não houve) ser feito de palhaço não. Esse empresário é ligeiro, muito ligeiro!

    • Ilgo Wink

      ele é muito mais que ligeiro

  • Daniel Scherer

    Não posso sequer imaginar que a direção do clube vá se deixar levar e ser enganada. Mas por outro lado, analisando friamente, o clube é refém. Basta o jogador e seu staff quererem e ele sai de graça sim, não há o que fazer. Ele pode negar todas as ofertas e se negar a um novo contrato com o clube. Pronto. Sai de graça. Ou vão colocar uma arma na cabeça dele para assinar isso ou aquilo. A verdade nua e crua é que depois da lei Pelé os clubes são reféns do caráter de jogadores e empresários. Se Luan não tiver caráter, ele vai embora de graça vamos ficar aqui culpando A B ou C. Então é torcer para que o Luan e seu staff tenham aquilo que o “pilantra e seu staff” não tem e nunca tiveram.
    Sobre Espinosa, só lamento o momento que ocorreu, pois de fato ele não tinha nenhuma função junto ao grupo principal, era só uma entidade que circulava por ali, e pelo jeito mal assombrada. Não estou entre aqueles que defendem que o fato de ter sido campeão dá carta branca para fazer o que se quiser dentro do clube e dá imunidade. Quem quiser ver e comprovar que ele não estava integrado, é só assistir aos vídeos dos bastidores dos jogos na Gremio TV. Em nenhum Espinosa aparece, nem antes e nem depois dos jogos. Então para efeitos de rendimento e continuidade do processo dentro de campo não vejo nenhum problema. Problema somente o momento e a forma que ocorreu. Mas como eu não consumo IVI, essa “crise” não vai me pegar.

    • Robert Plant

      Mantém ele afastado, no banco por um ano. Quero ver em quanto tempo o sr. Jair Peixoto não reavalia se vale a pena a possibilidade de queimar seu ativo e deixá-lo de fora da copa. Vai ficar uma ano jogando Copa RS? Ele não é o Marcelo Hermes, um ilustre desconhecido. tem aspirações. E não tem nada no contrato que obrigue o Grêmio a mantê-lo titular.

      • Daniel Scherer

        A questão é que se o cara tiver essa intenção, de sair de graça, já prevê essa possibilidade, de uma “punição” por parte do clube e certamente deve ter já o clube destino fechado, que também já deve ter ciência de que essa possibilidade de afastamento pode ocorrer. Desta forma, não faria a menor diferença, o cara ficaria mais um tempão ganhando salário de buenas e ainda o clube correria o risco de uma reclamatória por impedir o atleta de exercer sua atividade.

        • Robert Plant

          Concordo contigo, até não acredito que ele seria impedido de exercer sua profissão jogando Copa RS, mas também, quem teria culhão para fazer isso?

          • Daniel Scherer

            Enfim, a questão é que tem contrato, e ele não é obrigado a renovar e muito menos sair antes. Faz isso se quiser e se tiver bom senso e entender o que representa par ao clube que lhe abriu as portas para o mundo do futebol. Enfim, a direção não tem o que fazer, resta confiar que tudo seja feito para que ambas as partes saiam satisfeitas.

          • Ilgo Wink

            é isso aí

          • Ilgo Wink

            Como reagiriam os outros jogadores, alguns amigos dele, se ele treinasse em separado?
            E a torcida se o time perdesse?
            Quem tem o controle é o empresário e o Luan.
            Torço por uma proposta muito boa de um grande clube europeu. Aí tudo se resolve. Fora isso…

          • Robert Plant

            Felizmente, não estou lá para gerir a questão. Tem que se ter uma habilidade monstruosa. Tens razão Ilgo, o que propus é um devaneio inexequível. Contudo, sabendo que o Luan pode assinar um pré contrato em fevereiro, que clube europeu fará proposta agora se podem esperar mais seis meses?

          • Ricardo

            Na real é um ano, ele só iria em setembro de 2018

    • Fábio Viana

      É possível notar uma mudança no mercado a partir da contratação do Neymar.
      Anteriormente era difícil você ouvir dizer de jogador do futebol europeu “forçar” a barra para sair. Isso parecia ser somente aqui no 3º mundo, mas depois de Neymar isso mudou.
      As últimas notícias dão conta que Dembele, pretendido pelo Barcelona, já não foi mais treinar e foi até multado pelo BVB. Coutinho também está forçando a sua saída do Liverpool e há ainda Mbappe, possivelmente indo para o PSG.
      O mercado mudou e com certeza o staff de Luan está atento para tirar o maior proveito desse momento, direção deve abrir o olho.

    • Fabiano SC

      Exato!

  • Tiago Orengo

    Embarcou na da IVI Ilgo. O contrato é até setembro a partir de março poderia assinar um pré contrato se quiser sacanear o grêmio. Não é da índole dele ele tá sonhando com a copa do mundo. Se não renovar até dezembro e não sair na janela de janeiro Grêmio afastaria ele é acabaria com a chance dele ir pra copa. Grêmio não é banco fica Luan pra ser tri e hexa. Pra mim ele é muito mais Adriano imperador do que Ronaldinho gaúcho (alguém imagina imperador largando o Brasil pra ir pra Rússia?).

    • Alexandre Sanz

      Perfeito.
      E também tem a questão do contrato.
      O jogador tem contrato para jogar futebol termina o contrato e ele vai pra onde quiser não enganou ninguém cumpriu e fim.
      Agora o grêmio tem a faca e o queijo para forçar a renovação como disseste ai em cima.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        É por isso que acredito que ele renova por mais dois anos pra sair após a Copa do Mundo.

        • GremioSempre

          Concordo copiao pois se já tivesse proposta realmente ja havia ido , ele fica , renova e depois campeão e com bela passagem na seleção alça vôo para a Europa …

  • Deny Camargo

    Meu palpite é que o Luan quer ir para um país onde as mulheres podem usar biquíni e que nas folgas seja perto o suficiente pra dar um “rolê” com os “parças” Gabriel Jesus, Neymar, etc.

    Certamente sabe que com a convocação vão vir propostas melhores que jogar no frio Russo.

  • Felipe Decol

    Ilgo, sinceramente, se o Luan ajudar a garantir a libertadores, pode sair de graça depois! A direção deveria ter tentado renovar o contrato dele há mais tempo.
    Abraço

    • Alexandrebg

      Felipe, a direção está em negociação pela renovação do Luan desde o início do ano…

      • Felipe Decol

        Mas acho q podiam ter renovado ainda antes disso. Já faz muito tempo que Luan é referência do time! Mas tudo bem, só questiono a torcida por venda, já que penso que se Luan cumprir o contrato, certamente irá contribuir muito, ainda mais com a previsão real de Copa nesse tempo!

  • Deny Camargo

    Sobre o “caso Espinosa” só tenho uma coisa a dizer: no futebol como na História quem tem razão são os vencedores. Se o Grêmio ganhar um ou mais títulos neste ano a direção está certa. Se não ganhar nada vão dizer que a demissão do Espinosa desestabilizou o grupo que vinha bem.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Concordo, Deny e tem mais: em qualquer encrenca dessas existem três lados, o lado de lá, o lado de cá e a ”verdade”, é só aguardar mais uns dias.

      • Heraldo

        Pelo que entendi ele disse que por ser campeão não poderia trabalhar com a base, e o respeito com os profissionais que trabalham lá? Onde fica? Sempre será um dos meus ídolos, mas como cidadão, va catar coquinhos.

  • wilson santos

    Se Luan ficar até o fim do ano e o Grêmio vencer a LA e a CB, por mim pode sair de graça que está muito bem pago.

  • wilson santos

    Se for por questão de receber sem produzir nada, tem muitos jogadores nesse barco, mas em vez de serem demitidos, recebeberam uma renovação de contrato.

  • Walter Luis Borba

    Desde já, informo que sou totalmente contra ao modo que certos empresários agem, e alguns deles são inclusive escrupulosos!
    Entretanto, fico com uma “pulga atrás da orelha”, e lanço a seguinte questão:

    – Quando ocorrem essas “novelas” de renovação, será que o Clube não contribuiu para que isso ocorra?

    Não foi só o Ronaldinho que saiu de graça.
    Polga. Tinga. Adriano (zagueiro). Por ultimo Jonas….

    Ou seja, o Grêmio não é marinheiro de primeira viagem, já deveria ter tomado providenciais para que isso não mais ocorresse dentro do clube.

    Como é que o Flamengo vende um juvenil por duas vezes mais o preço do Luan?
    Como é que o Palmeiras vende um jogador no meio da temporada e mantém até o fim do ano e com título?

    Eis as questões!

  • Serrano

    Espinosa foi campeão mundial sim… mas não foi campeão mundial sozinho.
    Talvez tudo que envolve o Assis Moreira tenha deixado a torcida ‘vigilante’ demais com essas questões.

    Enquanto o Grêmio está disputando três competições ao mesmo tempo – mesmo que o título de uma delas seja meio improvável – e sendo elogiado pelo futebol que apresenta, estamos aqui debatendo essas ronhas. Parece que não queremos ter paz de espírito.

    Só queria deixar essa reflexão. Bom dia.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Perfeito.

    • Heraldo

      Parabéns! É isso mesmo.

  • Davi Calil

    Luan : Eu se fosse o jogador agiria da mesma forma. Não iria me esconder no futebol Russo (pra quem pensa na carreira e não no dinheiro). Porém, iniciaria meu processo de renovação com o clube. É importante dizer que os clubes sempre ficam de mãos atadas quanto a seus jogadores e vai do caráter de cada um tentar ‘aliviar’ para o clube. Se Luan não assinar a renovação, já saberemos que é mais um caso Ronaldinho.

    Espinosa: A diretoria foi amadora na forma que agiu. Se é verdade que Espinosa não tinha atribuição alguma no clube e que rejeitou cuidar do grupo de transição, deveria demiti-lo, claro, o porém é a forma como foi conduzida e o momento totalmente inoportuno (oportuníssimo pra IVI). O mês de agosto é o mais decisivo pro Grêmio entre outros que virão. Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores, não é o melhor momento pra uma demissão de um ídolo. Como Espinosa não estava atrapalhando, deixa pro fim da temporada. A IVI tá em festa pela burrada do Odorico. E sabemos como ela tem força entre os torcedores inocentes.

    • Heraldo

      …..se ele não cumpre a função, tem que demitir….só não agora??????

      • Davi Calil

        Exato Heraldo. E o motivo é a IVI. Ela é forte entre a maioria dos torcedores que não percebem suas intenções. Ja ha movimento da torcida no sentido de tentar tirar o odorico. Consegue perceber o pq não era hora?

  • Ricardo

    A notícia da noite é que o Luan iria para a Sampdoria em janeiro, por € 18M e o Grêmio ficaria com um percentual da próxima venda. Bom pra todos, eu acho. A Samp paga menos, o Grêmio mantém o time e talvez ganhe mais grana a longo prazo.

  • Heraldo

    Parabéns ao Renato pelo presente que deu para os pais gremistas de todo o país. Alguém tinha dúvida que iríamos perder com esse time??? Por favor parem com esse discursinho de merda, dizendo que estamos disputando o campeonato brasileiro. Perdemos para o Sport Recife, Palmeiras e Botafogo, jogando com esse mesmo time reserva.

  • Heraldo

    Copa do Brasil e Libertadores podem ser definidas nos pênaltis. Ta na hora de começar a treinar, e muito. De mais a mais, nesse tipo de jogo a única coisa que dá pra c analisar é a questão técnica individual dos atletas.
    E vamos e viemos, mas MO, Bressan, Leonardo e Jailson não tem condições de fazer parte do grupo.