Brasileirão chegando ao fim morno e sem emoção

Mais um Brasileirão de pontos corridos chegando ao fim. Aliás, com um final delineado já nas primeiras rodas, quando o campeão Corinthians começou a disparar com uma série impressionante de vitórias sucessivas.

Acumulou tanta gordura, que mesmo desabando no returno, conseguiu manter-se no topo. O único clube que realmente chegou a ameaçar esse título dos paulistas foi o Grêmio, mas este estava dedicado à Copa do Brasil e à Libertadores.

Sou contra os pontos corridos. Desde o início fui contra, e continuo contra.

O maior argumento dos defensores dessa fórmula imitada dos europeus é que o título premia a regularidade. Tudo bem, mas favorece aquele que só tem uma competição a disputar, o Brasileirão, em detrimento de outro que tem uma Libertadores. Então, ao segundo fica mais complicado manter a regularidade durante uns oito meses.

Então, o que se vê é um Corinthians comemorando o título numa situação morna e sem sal, sem pimenta, antes mesmo de o campeonato terminar.

Restaram as migalhas, disputa por vaga aqui ou ali. A grande atração nesta reta final é luta dos miseráveis para fugir do rebaixamento à Segundona, que voltará a ser chamada assim no ano que vem aqui abaixo do Mampituba porque o glorioso Inter subiu. Até há pouco era série B, e até Brasileiro. Nunca segundona.

Este é o Brasileirão que favorece, na verdade, as duas equipes mais ricas, aquelas que recebem o maior volume de verbas da televisão: Corinthians e Flamengo.

Há de chegar o dia em que o clube carioca vai se ajeitar, assim como o Corinthians, e aí teremos os dois se revezando no pódio. Eu, se fosse dirigente do Flamengo, contrataria o Tite, após o Mundial, para colocar ordem na casa, assim como ele fez no Corinthians, deixando um time pronto para seu auxiliar.

A minha fórmula, e a de muita gente que privilegia uma competição com uma avalanche de emoção na briga pelo título, é zerar tudo do primeiro para o segundo turno. O campeão do primeiro turno enfrentando o campeão do returno. Até nem pesquisei para ver quem seria o rival do Corinthians nesta hipótese. Se um clube conquistasse os dois turnos, bem, aí seria consagrado campeão.

Caso contrário, haveria uma disputa entre os dois primeiros colocados em dois jogos. O time com maior pontuação somando os turnos levaria uma vantagem, que pode ser a finalíssima em sua casa.

Simples. A fórmula valoriza a regularidade e mais ainda a emoção.

Grêmio

Com um time reserva mesclado com jogadores do terceiro escalão, o Grêmio ficou no 1 a 1 com o lanterna Atlético Goianiense. Foi a despedida da Arena nesta temporada em jogos oficiais.

Não há muito o que dizer sobre o jogo, morno e sem graça como a festa do Corinthians pelo título.

Sobre os jogadores: Thyere foi o melhor da defesa, inclusive participando do gol de empate, marcado por Poletto, um jovem promissor.

A lamentar a falha de Paulo Vitor no gol adversário. Saltou atrasado. Mas tem crédito, um crédito que alguns gremistas não dariam ao Grohe até pouco tempo atrás.

Gostei e não gostei do Kaio. Por vezes penso que ele é bom, tem futuro. Outras vezes me decepciono.

Na frente, o melhor foi Dionathã, mas também nada de especial. Foi o melhor. Gostei também do Jean Pyerre, que substituiu Patrick. Este voltou a jogar um futebol menor para o seu potencial.

Beto da Silva, que voltou de novo, até consegue alguma jogadinha, mas sem maiores consequências, sem falar que ele parece ter sobre sua cabeça uma nuvenzinha escura. Nada certo com ele.

Inter

Soube que encomendaram até caixa de som para festejar um possível título da série B. Seria o título que abonaria a frase ‘campeão de tudo’. Com o segundo lugar, até isso o Inter perdeu.

Assim como perdeu muita coisa nesses dois últimos anos, aquelas provocações comuns de mesa de bar e de rede social. Por exemplo, as caixas de som para anunciar o RG no Olímpico. Gerou muita brincadeira. Agora até isso acabou.

 

Se gostou, compartilhe!

  • heraldo

    Poletto tem mais gols na série A que todo ataque do inBer.

    • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

      Faz tempo que o Binter só sabe o que é a Série A pela TV. Meu amigo, eles serão eliminados ainda nas primeiras fases da Copa do Brasil. Anota aí.

  • HENRIQUE MARTINS

    Hahaha impossível gostar desse kaio, jogou umas 20 partidas no ano e nunca produziu nada, é pereba mesmo, mas deve ter um bom padrinho.

    • HENRIQUE MARTINS

      Apesar de eu até não discordar da opinião acima, parece que temos um homônimo por aqui…..rs

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Deve ser algum urubulino ”de tocaia” precisando escrever o que pensa e dizendo mais uma vez que tu é um Fake do Colão de Tudo do Imortal, aguarde ….. (kkkkk).

        • HENRIQUE MARTINS

          Pois é, vc já tinha me alertado.
          Ansiedade já começa bater desde agora…………..espero que o time faça um jogo inteligente e não amarele.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Clique sobre o nome dele e verás o conteúdo urubulino nos 18 comentários desde a chegada dele aqui em 01/10/2017. BINGOOOOO (kkkkk). Eles são muito previsíveis, Henrique.

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            Como eu disse… é o efeito da salmonela. hahahahah

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Márcio, as vezes desconfio que não são realmente Gremistas, pois como gostam de apanhar e retrucar até nas goleadas que time deu jogando muito futebol, e ainda reclamam transferindo ”aos outros” as próprias fraquezas de tão burras que são suas opiniões e visões.

          • Ilgo Wink

            parabéns, não entre na provocação do outro, teu clone mal acabado

          • HENRIQUE MARTINS

            Melhor ser mal acabado, do que ficar lambendo as bolas de dirigentes e chapas brancas para ganhar não sei oque.

          • heraldo

            Ganhar a mesma coisa que tu ganhas para só falar mal.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Urubuzinho mal acabado, não te acuse assim tão fácil. Com esse teu cérebro e visão nos intestinos, aqui tu só vai apanhar e sabes muito bem disso, porque vens aqui então sabendo que sempre foi e será assim ?????

            Volta pro teu ”ninho” para que se mantenha a harmonia por aqui, pois já sabes as opiniões de todos os seguidores do Ilgo Wink e tua urubulândia será sempre minoria, isso é fato.

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          Ehhhh amigo… pelo visto ou já começou a faltar maionese ou esse provavelmente é ofeito da salmonela. hahahah

  • Deny Camargo

    O inter não ter conquistado o título da Segunda Divisão foi um sinal para nós com relação ao título da Libertadores.
    Há algo de sobrenatural que liga umbilicalmente Grêmio e Inter e que se materializa na famosa “gangorra”.

    Quando o Grêmio jogou o seu melhor futebol de 2017 que encantou o Brasil foi a pior fase do inter na Série B chegando a ficar várias rodadas fora do G4 e com o vidraceiro colorado tendo muito trabalho.

    Quando o inter começou a ganhar na segunda divisão e alcançou a liderança foi a época das múltiplas lesões no Grêmio, queda no desempenho do time e eliminação para o Cruzeiro.

    Quando o Grêmio retomou o caminho das vitórias o inter voltou a vacilar em campo culminando com a queda do Guto Ferreira.

    Eu não tinha dúvidas que se o inter conquistasse a série B o Grêmio seria vice da Libertadores e ainda os vermelhos ficariam cheios de pompa dizendo que foram o único time de Porto Alegre a ganhar título em 2017. Eles não conquistaram a série B, logo….

  • Alexandrebg

    O Marketing do binter terá que esperar até o final de 2019 para poder, talvez, voltar a usar: campeão de tudo.

    • Deny Camargo

      A situação financeira lá é gravíssima. Esse Odair foi escolhido porque era o mais barato. Não tiveram grana pra bancar Roger nem Abel. Se vê pelo nível das contratações que estão fazendo/especulando.

      Eles atrasaram a folha de pagamento com um monte de jogador emprestado com os clubes pagando todo o salário ou boa parte. Agora esse jogadores voltam com o inter tendo que pagar integralmente…

      Será um milagre se ficaram na séria A…

      • Roberto Naime

        Só com muita sorte ficam na “A”…

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        Jogando essa bolinha, 2018 será mais um ano de muita comédia e de classificação para vaga direta à Super Série B Champions League de 2019.

    • Alexandrebg

      E ainda, sem dinheiro, como refazer toda uma proposta de marketing baseada no campeão de tudo? É preciso retirar esta frase de todos os locais onde se encontra, inclusive pintar o busão que transporta os jogadores e comissão técnica. kkkkk

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Alexandre, tenho boa memória, e a maré deles já não vinha bem desde o Mazembaço de dezembro de 2010, e todos viviam maquiando os fracassos com o Curralito no Apito, aí, lembro que depois daquela goleada de 4×1 do Felipão e Alán Ruíz em 2014, dos dedinhos do Fabrício …..

        ….. e do Tigraço Mexicano em 2015, o Delcir Sonda da DIS se mandou de lá junto com Aránguiz, Nilmar & outros pouco antes de outra goleada na SURRA DE CINCO na Arena do Grêmio já prevendo ”o desastre” que culminou em novembro com aqueles casos de 4 Doping que fez o D’Alebobo ir embora para o River Plate para poder respirar ”um pouco” em casa como ele mesmo disse.

        Amigo, o Campeão de Tudo nunca existiu, mas parece que só eles ainda não sabem disso, oremos !!!!!

        • GremioSempre

          verdade e o que mais acho ilário é que a torcida deles acreditam no papai noel que a mídia os mostra é tipo lula x petista as provas de roubos milionários estão na frente dos olhos mas caem na lábia do molusco e idolatram…soberba ta no sangue. Por mim que abiche.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Amigo, eu ando sugerindo para ”eles” um time certo e muito bom para 2018. Seria esse, veja:

            Aranha ou Muralha, Alemão, Victor Ramos, Rodrigo da Ponte, Fabrício dos Dedinhos. Felipe Melo Anjo, Anderson Gremista, Perdigão, Gabirú, D’Ale, Kleber Gladiador (110 kg).

            Seria um time completo onde todos por lá se merecem pela ampla ”harmonia” do vestiário !!!!!
            Nesse caso, acho que a Maionese Hellmann’s vai desandar e azedar ainda na pré-temporada.

          • GremioSempre

            Feito e que tal Técnico Celso Juarez Roth com auxiliares Argel Fuks e Luiz Carlos Cirne Lima de Lorenzi,Supervisor de campo Vitorio Piffero com Analise de Negociações e tragédias para Fernando Carvalho seus assistentes Adroaldo Guerra Filho,José Victor Castiel e 001,Atendimento de Imprensa e “otras cositas más”…Kelly Matos,Chefe de Torcida Andrés Nicolás D’alessandro e Planejamento,estratégia e vidente Pedro Ernesto Denardin. Pronto, acho que ta feito o sucesso !!!kkkk

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Bah, mas aí os caras vão pra Série C que é o inferno da terceira divisão em 2020, e eu quero o meu rival de volta para mais umas goleadas em Grenal, véio.

          • GremioSempre

            Restará só o ruralito sem Noveletaço será copa do mundo pra eles que não leva a nada e a lugar algum….

  • ATÉAPÉ

    Sobre o Brasileiro, vencido pelos gambás, lembro de ter lido lá no início do ano que um dos caras que fazia tabela do campeonato para a CBF alertava que da forma como foi feita este ano, a tabela privilegiava justamente gambás e urubus. Olhando prá essa tabela, não tem dúvida q realmente os dois times da Globo foram privilegiados, o q explica em parte o time medíocre paulista ter sido campeão.

    • Ilgo Wink

      O sonho da Globo é ver sempre Fla e Corinthians disputando e decidindo tudo

  • ATÉAPÉ

    Não pude comentar antes nossa vitória sobre a Comenbol/Lanús por 2 a 0, um gol dentro e outro fora de campo, mas é certo q a presença da diretoria lá no Paraguai vai diminuir a chance de nos passarem a perna.

    Diminuir, prq veremos quase certamente uma arbitragem tendenciosa q discretamente tentará fazer com q a Comenbol/Lanús consiga fazer ao menos um golzinho e levar para os penais, onde falhamos este ano.

    O Imortal vai ter q aguentar faltas violentas não marcadas, jogo destravado para a correria do Lanús e travado para o contra ataque tricolor, ter atenção total nas jogadas dentro da nossa área para não dar margem para pênaltis e, acima de tudo, sangue frio e muita paciência.

    Se for prá revidar nos caras, q seja com a vitória após o apito final.

    E aos torcedores q acenderem sinalizadores podendo atrapalhar o jogo, principalmente se estivermos em vantagem, façam o favor de pegar e enfiar vcs sabem onde.

    Esse jogo vai até os 60 min do segundo tempo,caso esteja zero a zero e o árbitro achar uma desculpa para prorrogar.

    Enfim, hora do TRI, dá neles, Imortal!

    • Ilgo Wink

      Fecho com o relator

    • Ricardo Gomes

      Se metermos um gol antes deles, a partir de então, cada minuto durará 360 segundos. Se a nossa torcida acender sinalizadores, 720! Então não façam isso! Vamos, porra! Vamos, Grêmio, Queremos a (Terceira) Copa!

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Coparemos, Ricardo ….. Lanús 0x2 Grêmio sem prorrogação.

        • ATÉAPÉ

          Eu não quero só vencer, conquistar. Inventei outro verbo: EU QUERO É GREMIAR!!! GREMIAREMOS O TRI!!!

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Gostei do ”GREMIAR”, boa essa, é a nossa cara nas conquistas sempre tão sofridas.

        • GremioSempre

          sim,também acredito neste placar .

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Nico, continuo com confiança total em vitória lá em La Fortaleza, mas vamos sofrer muita pressão, é natural em final de Libertadores principalmente contra argentinos, mas jogamos bem fora de casa com Renato que nunca sai pelo Sinpof.

    • GremioSempre

      Acho que jogaremos da forma que o Lanus jogou aqui porém claro com contra ataques nossos constantes,pois eles vão se abrir .Desejo muito folego para o Luan, Barrios, Cebolinha…pois vão precisar . Grêmio 2 x 0 e ai fecha a porteira. Rumo ao Tri !!!

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Campeão 2017: Quem em sã consciência iria cravar em maio que um time com Balbuena, Jadson, Rodriguinho e Jô teriam alguma chance de ser Campeão brasileiro este ano com tantos renegados no time ????? É evidente que foi o ano mais fácil da história de pontos corridos para o Grêmio, mas isso foi falado aqui ”depois” que Renato largou com um aproveitamento fantástico mesmo com desempenho ruim dos reservas e 6 ou 8 jogos, e por mais que fiquem latindo por aí, o ”planejamento” do clube foi muito bem cumprido até aqui porque a meta era a Copa do Brasil e chegamos na semi-final saindo na disputa de pênaltis na casa do adversário jogando um elogiado futebol pelo Brasil inteiro, o G4 do brasileirão e este já está garantido, e o título da Libertadores de 2017 onde estamos na finalíssima e já vencemos o 1º jogo. Por isso, acho burrice pensar diferente sabendo que a Globo é macaquinha de auditório de Flamengo e Corinthians, mas terão que nos engolir de novo mesmo que o calendário seja difícil.

    Grêmio time C: Como o objetivo do ano foi alcançado (confio no Tri da América), o que não dá pra entender é quando essa gurizada recebe uma chance dessas, em casa, e não mostra nenhuma capacidade para que tenham uma sequência de chances e ainda tem uns ”sábios de vídeos” por aí metidos a ”conhecer e saber” tudo da base que dizem que a culpa nessas horas é do Treinador, mas fico me imaginando com 18 ou 20 anos vindo desde os sub 12, 14, 16 tentando um espaço no futebol e numa hora dessas com 18 ou 20 anos o cara não aproveita a chance e tem uma atuação com nota 4, 5 ou 6, é pra repensar seu futuro na carreira.

    Esse jogo de ontem em casa me fez lembrar do Lincoln que teve várias chances entre os titulares com 16 e 17 anos, babavam no guri aqui nas redes sociais, deram aumento de salário, saiu por aí andando na pontinha dos pés, fone de ouvido branco ou verde alface, chuteiras lilás ou brancas, brincos, piercing, pagando uns lanchinhos pras meninas no Praia de Belas, e a família passando necessidade em casa. Pois é, eu e o Felipão também acreditávamos nele, mas, cadê o guri que pensava ”que era o Pelé” como dizia o Scollari já em 2014 ????? Culpa do Renato e do ”planejamento” mal feito, é claro, é isso que lemos por aí. Ainda bem que essa urubulândia não brota, graças à Deus. Oremos ….. que fase, amigos ….. !!!!!

    BBinter: O resumo desta péssima fase gradativa ”deles” desde o Mazembaço de dezembro 2010 está no Link abaixo, pois eles pensam o tempo todo que era só voltar do inferno da segunda divisão e virar a página, mas são 30 ou 40 páginas ao todo, e eles viraram apenas a 1ª de todas que virão à partir de agora nesse percurso difícil com muitos rombos financeiros porque ”todos” eles continuam dentro de uma bolha alimentada pela IVI todos os dias. Vamos rindo, é o que tem na gangorra.

    https://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/para-barreto-vice-na-serie-b-da-licao-a-inter-e-lofredo-lembra-acabou-o-campeao-de-tudo.ghtml

    • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

      Meu caro amigo Copião, apenas quero aproveitar seu texto para profetizar uma coisa: vai faltar maionese em 2018. Se eles conseguem falsificar até PDF, quem não duvida que eles falsificarão até a “verdadeira” maionese. Que fase amigo… que fase.

  • Luis Augusto Waschburger

    Eu só sei que a segunda-feira de trabalho está terminando…
    Falta ainda toda a terça e um pedaço da quarta…
    Quem consegue conter a ansiedade?

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Dr. Luis, acho que isso geram muitos fluídos positivos ao time nessas horas, pois a nação toda está assim nesse bom momento, e 70% do RS e do sul do Brasil está nos apoiando, isso é muito bom.

      • Luis Augusto Waschburger

        Cara, tenho certeza que seremos campeões!
        Mas como disseram ali em cima, vai ser sofrido…
        Meu sentimento é que saímos na frente, eles empatam e daí é pressão até o final!
        Mas não vamos nos acadelar!
        1 x 1 e a taça é nossa!
        Contando as horas!

    • ATÉAPÉ

      Vai ser de arrancar as unhas e esgotar o estoque de palavrões. Mas venceremos, coparemos e gremiaremos!

    • Alexandrebg

      Se houver futebol, venceremos.
      Se não houver futebol, mas nossos jogadores não entrarem na provocação dos gringos, venceremos.
      Se o árbitro “roubar de leve”, venceremos.
      Seremos TRI!!!
      4 a 0 no primeiro tempo e comemoração em ritmo de treino no segundo.

      • Luis Augusto Waschburger

        Concordo, à exceção da última frase…
        Vai ser sofrido, velho!

        Deixem o Isordil por perto.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Alexandre, tu acertou dois resultados surpreendentes nesta Libertadores, mas agora é final, amigo (kkkkk).

        • heraldo

          Cagoooooooooou!
          4 x 0 fora o baile.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Menos, heraldo ”mais novo” do Disqus, bem menos. É final e o jogo é lá na casa deles.

  • Ricardo Gomes
    • ATÉAPÉ

      Muito bom esse gif!

  • Ricardo Gomes

    Haverá vida até quarta? Haverá vida depois da quarta?

  • ATÉAPÉ

    É de cair o queixo. Leio q o tal juiz chileno q apitou em Poa vai para a Copa! Quem ele pretende operar? Ontem no Bem, amigos, tentaram livrar um pouco a cara do sujeito, mas aí cabe uma pergunta para desfazer sua suposta falha: Como ele enxerga um ato de Kanemann q vira amarelo no meio da balbúrdia na grande área e não enxerga um pênalti no Jael a 4 metros de distância e sem ninguém na frente??? Tomara q não apite jogo da seleção.

  • ATÉAPÉ

    Sobre o Bressan, entendo REnato se apostar nele, prq está mais entrosado com Geromel. Mas eu prefiro a experiência do Bruno Rodrigo, q compensaria esse desentrosamento. Outro em quem eu não apostaria seria Fernandinho na esquerda, onde rende quase nada. Usaria Cícero, q parece atacar e defender melhor. Parece, prq sua amostra ainda é pouca, ainda q tenha feito o gol q pode nos dar o título.

    • Luis Augusto Waschburger

      Bah, velho… Bruno Rodrigo é MUITO lento…
      Ia virar uma avenida.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Nico, também acho o Bruno Rodrigo lento e está sem ritmo, mas eu entraria com Éverton e colocaria o Cícero na esquerda e Fernandinho na direita só no 2º tempo descansados, aí, tirava também o Bárrios e colocava o Jael só para escorar as porradas que vamos levar, pois Argentino não sabe e não gosta de perder nunca.

      Vamos à luta, é final, estou muito confiante até com uma vitória de 0x2 ….. OREMOS ….. !!!!!

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    se existe alguém que entende o tamanho de tua dor de corno nesse momento no RS, é qualquer um dos 6 milhões de Gremistas do estado.

    Cara, baixe a tua bola que já anda baixíssima, ridícula, podre e num buraco sem fundo desde o Mazembaço e faça igual aos avestruzes: enfia a cabeça num buraco urgente.

    O tamanho da verdade da história dos coRnorados estão neste Link abaixo com 110% de certeza, pois é o retrato real de uma fase mentirosa sem títulos nacionais a 40 anos:

    https://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/para-barreto-vice-na-serie-b-da-licao-a-inter-e-lofredo-lembra-acabou-o-campeao-de-tudo.ghtml

    ============
    ”TENHO DITO”
    ============