Bolanos entra e confirma que é fazedor de gols

Vi o jogo contra o Caxias com o desinteresse que percebi no time do Grêmio durante a maior parte do tempo.

A diferença é que eu posso não estar interessado no Noveletão, tenho esse direito; os jogadores não.

Por momentos tentei descobrir traços do futebol que levaram o Grêmio ao título da Copa do Brasil. Tarefa ingrata.

Não que se vá cobrar o mesmo empenho, dedicação e, sim, interesse que o time apresentou nos jogos derradeiros da CB.

Ali nós vimos um time jogando a 110%, todo o time, sem exceção. 

No Centenário, vi um time jogando a 60%. Um time que teve alguns picos de 70% em termos de empenho geral e que chegou aos 80% nos 10 ou 15 minutos finais, quando o Caxias mantinha os 2 a 0 sem muito esforço.

O crescimento do interesse aliado à entrada de Miller Bolanos é que levou o Grêmio a descontar. O equatoriano provou que é mesmo um fazedor de gol. E que não pode ficar fora do time – embora eu dê razão ao técnico Renato Portaluppi em tornar o jogador mais competitivo.

Aliás, a marca do gol tem isso: a garra na disputa por uma bola que parecia perdida. Bolanos acreditou na jogada e quando a bola ficou à feição para bater, ele chutou com o sangue frio de um matador.

Bolanos é um matador, disso não resta mais dúvida.

Se ele tivesse ingressado antes – na hora em que Renato colocou Jael, por exemplo -, talvez o resultado fosse diferente. Portanto, o mínimo que eu espero é ver Bolanos começando os próximos jogos.

Sobre Jael, um centroavante aipim dos mais toscos, eu tenho apenas uma certeza: quando o treinador opta tão cedo por esse tipo de jogador sabendo que não tem jogada para um aproveitamento de suas características, é porque está à beira do desespero.

Jael não recebeu uma bola sequer pelo alto da linha de fundo – jogada preferida dos aipins ou cones. Tocou duas ou três vezes na bola, foi pouco, mas o suficiente para mostrar que ele é de outra turma. (Espero que ele me desminta, vou torcer por ele, até porque já torci por gente pior)

Por fim, registro a minha surpresa pelo fato de que ainda tem gente que se surpreende com esses resultados e atuações da dupla Gre-Nal (o Inter conseguiu ser batido em casa pelo NH) no Gauchão.

Esse fenômeno é resultado de um misto do pensar que se pode ganhar ao natural de um adversário que faz do confronto um jogo de Copa do Mundo, em que seus jogadores aproveitam a vitrine para mostrar que podem jogar num clube grande. E aí dão a vida pela vitória.

Se gostou, compartilhe!

  • Cinco Muito

    Ilgo, o Bolaños tem que ser titular desse time e o Renato sabe disso. Acho que ele está fazendo isso aos poucos devido a séria lesão que ele teve no ano passado, mas já está quase pronto.

  • Davi Calil

    As vezes Renato se esforça pra ser parecido com Roth. Parece que quanto mais imprensa e torcida deseja um jogador de titular, nesse caso Miller, mais vontade eles têm de fazer o oposto. Quase naquela máxima do EU ganho, ELES perdem. Acho que Renato não é desses, porém se Bolaños não entrar de titular no domingo (ou não for titular com Renato), talvez no lugar do nosso maestro fora de forma, creio que isto pode causar a queda do nosso pentacampeão.

    Sobre o jogo, não há nada a acrescentar, tua analise foi perfeita.

  • Serrano

    Não é de agora que Miller provou que tem que jogar.
    Agora, o resultado passou pela arbitragem…

    • Ilgo Wink

      realmente

  • Dilamar Costenaro

    Marcelo ruinliveira é de doer, não merece fardar. mas espero que as entradas de Jael e éverton aos invés de Bolanos seja apenas teste.

  • Ilgo Wink

    Sobre o ‘pênalti’: fiquei em dúvida, mas depois de ouvir o Sálvio concordo que não poderia ser marcado pênalti.

    http://espn.uol.com.br/video/668696_foi-penalti-ou-nao-de-kannemann-na-derrota-do-gremio-salvio-comenta
    O comentarista da RBS, Diori, pensa o contrário, claro.

    E no segundo gol, Marcelo Oliveira sofreu empurrão nas costas (tanto é que ele verga o corpo).
    Sem contar a facilidade com que Jean ‘Damião’ Pierre deu cartões amarelos aos gremistas.
    Mas é isso, é o Noveletão.
    Ah, Sávio dá um pau na FGF sobre a questão da arbitragem.

    • Marcio Luiz

      Tomara q tenha muitos pênaltis assim contra o Grêmio,pois enquanto todos os outros times valorizam a Primeira liga, o Grêmio prefere valorizar o gauchão do novelletto e suas arbitragens. Quando será q vão mudar de opinião?

      • Ilgo Wink

        eu valorizo mais o Noveletão que essa Liga, e pelo jeito os clubes também.
        todos jogam com reservas ou mistos

        • Marcio Luiz

          Todos estão jogando com os titulares, TODOS! kkkkk
          Fla, Flu, inter, cruzeiro, atlético, etc
          Fala um clube aí q jogou com os reservas?

          • COPIÃO DE TUDO

            Marcio, o Binter, Cruzeiro, Atlético-MG nem tem time titular ainda, estão em formação, vai demorar, e muito. O Flamengo com Diego e Guerreiro só jogam com a bola no pé e mesmo assim, o Grêmio perdeu de 2×0 sem o Renato à beira do gramado e não de 8×1 como estavam ”querendo” por aqui ”antes” do jogo porque o Renato não viajou.
            Esta 1º Liga JA ERA, e Romildo fez muito bem em abandonar também, pois os outros ”dirigentes” roeram a corda antes dela emplacar. Mais um ponto pro gordo. Abraço.

        • Eder

          Todos não, Flamengo vem com força máxima. Eu que sou aqui de Brasília, pela primeira vez não irei ao jogo do Grêmio por estas bandas. Pode até ganhar, mas ver o time com 4 volantes e jogando por uma bola (um gol de cabeça do aipim), não me anima nada. Se fossem titulares Beto da Silva, Lincoln ou Maxi eu até animaria.
          http://colunadoflamengo.com/2017/02/forca-maxima-ze-ricardo-indica-time-completo-para-enfrentar-o-gremio/

        • Querubini

          Então, que se termine com essa Liga. Se querem fortalecer ela, que comecem valorizando, escalando os titulares. Curioso isso, pois a ideia foi do Romildo em criar a Primeira Liga. Deveriam fortalecer a Liga e fechar com a Fox ou EI.

  • Fabio Victoria

    Ja vimos esse filme com o Vargas. O treinador era o mesmo. Kleber era mantido e junto com Barcos e o ataque do Grêmio morria de inanição. Quando entrava, mal dava para fazer alguma coisa. A diferença é que o Bolaños, mesmo sem tempo, ainda faz alguma coisa. Olha Ilgo, admiro muito seus posts e seu jeito mais equilibrado de colocar suas ideias. Mas como você é muito fã do Renato ainda livra a dele em casos em que ele erra feio. O seu atenuante quanto ao fato de Bolaños estar entrando “aos poucos” acho que não procede. Oxalá eu esteja enganado e o cara assuma a titularidade. É um bem para o time.

    • Fabio Scheffer

      Bem por aí, o Renato não arrumar um lugar nesse time gremista para um jogador titular de uma seleção e que um histórico goleador recente não é nenhuma novidade.
      Miller no grupo parece ser o jogador que tem mais afinidade com o gol, e por isso tem que jogar na meia ou no ataque.
      Ah, mas ele marca pouco…
      Porra o Grêmio joga com praticamente 3 volantes (Maicon, agora Jailson e Ramiro), então não tem porque deixar de colocar um jogador móvel como Miller pra girar na frente junto com Luan e Douglas !!!

    • Ilgo Wink

      Fábio, o Renato disse que está fazendo um trabalho pra Bolanos ser mais participativo, que contribua mais na marcação.
      Eu acho que ele está certo.
      Agora, no jogo de ontem o Bolanos deveria ter entrado muito antes, independente de qualquer trabalho especial com o jogador.

      • Fabio Victoria

        Mas por que o Bolaños tem que ser mais marcador e o Douglas não? Justamente por isso, pra poder deixar o Douglas livre desta incumbência? Porque se for isso, prefiro um Bolaños não marcando no time do que um Douglas não fazendo a mesma coisa. Você concorda?

        • Querubini

          Responde aí Ilgo…

    • Marcio Luiz

      Isso aí. Prefiro um atacante matador do que um atacante marcador.

  • Fabio Scheffer

    Sobre o jogo de ontem:
    – Miller tem que ser titular.
    – Douglas não tem condições de jogar quarta/domingo em bom nível.
    – O sistema defensivo precisa jogar sempre com atenção máxima na bola área.
    – A mecânica Maicon/Jailson vai precisar de tempo pra se acertar.
    – Ramiro se achou como 3º homem de meio peal direita e não deve ser pensado como volante.
    – Luan deve receber uma atenção especial por ainda não ter sido negociado, apanhou muito é verdade, mas tb estava muito irritadiço.
    – Everton por tudo que fez ano passado é no minimo a 1ª opção de ataque no banco.
    – Renato não pode se apegar a bruxaria de Fernandinhos e Jaels.
    – Bressan tem que ser negociado pq ontem tava no banco e se bobear logo vai tá em campo.
    – Miller tem que ser titular !!!

  • Arthur J

    Bolaños tem que ser titular. Logo, será reserva.

  • Marcio Luiz

    Primeiro q Bolaños não pode ser reserva. Segundo que ficar como última escolha, atrás de Fernandinho e Jael, é de uma audácia imperdoável. Então essa derrota boto na conta do Renato.

    E espero que esse tropeço abra os olhos dessa direção de futebol perdida, enxergando que com Cortês, Leonardo, Jael e cia não chegaremos a lugar nenhum!

    E quarta é Bressan, Fernandinho e mais 9. Enquanto todos os outros times valorizam a Primeira liga, o Grêmio prefere valorizar o gauchão do novelletto e suas arbitragens. Será q agora vão mudar de opinião?

  • Rogerio

    Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês uma preocupação que tenho com o Grêmio. Pelo que foi informado nos jornais, o clube está sem auxiliar técnico do clube e o time de transição foi desfeito. Vejo isso com pesar, acho que o clube deve ter uma estrutura que independa de quem está no comando da comissão técnica, já vimos isso acontecer antes, e os resultados foram catastróficos para o clube. Essa conversa de “Pode trazer que comigo ele joga” é perigosa. E se o treinador for embora?
    Lembram do Luxemburgo?

    Abs

  • Daniel Scherer

    O maior erro é declarar que o gauchao e prioridade e jogar a 1 liga com os reservas. Vai tomar um sacode do Flamengo, fazer fiasco é a tendencia. Ai vao ter que se matar pelo gauchao e todos já sabem onde isso termina. Falam que a 1 liga não leva a lugar nenhum e o ruralito leva aonde???? Por mim nem precisavam jogar esse campeonato de m…
    Renato sendo Renato. Ilgo, Bolanos já marca bastante, marca gols. O resto é balela. Vamos ter que aturar o Jael por causa dessas sandices de treinador.

    • Querubini

      Concordo, título da Primeira Liga seria inédito. Também gostaria nesse ano de ganhar a Copa Sul Americana ou o Brasileirão (esse último dependeria de uma mudança de mentalidade, para abandonar a Doutrina do Pontinho Fora)

  • COPIÃO DE TUDO

    Amigos do Boteco, acho que o Grêmio declarou que gauchão é prioridade porque o Binter está vindo num bagaço de dar dó, com um treinador ”de terceira”, Racista, e nem tem time titular ainda, pois só tem goleiro, e a derrota pro Caxias passou pela arbitragem mais uma vez.

    Esta lesão do Douglas vai ajeitar o time do Grêmio, pois o Bolaños deve ser o substituto e revezar com o Luan no setor liberando mais o Pedro Rocha e o Ramiro de voltar para ajudar na marcação no setor de meia que o Douglas não fazia, e isso desgastava muito esses dois, e agora teremos 4 para isso.

    Como o Beto Silva machucou e poderia ser a ”boa surpresa”, temos o Pedro Rocha que terminou o ano muito bem e tem agora o começo deste ano para realmente ”confirmar” que é útil no sistema. Vamos ver, o ano promete.