As convocações sacanas, Neymar e os Mamonas

Antes que empresários, especuladores, atravessadores, procuradores e dirigentes picaretas dominassem o futebol, eu até que vibrava com a Seleção Brasileira. Faz tempo isso.

Quando sai uma convocação, nunca se tem certeza de que ali estão realmente aqueles que o técnico considera os melhores. Sempre resta uma sombra de suspeição.

Interesses ocultos.

Já contei aqui, ano passado, a história de um jovem promissor. Ele tinha um procurador modesto, sem nome, sem prestígio. Depois de uma reunião com um grande empresário do ramo das chuteiras, ele abriu mão do jogador mediante uma compensação financeira.

Antes que deixasse a sala, ele ouviu o famoso empresário telefonar para alguém da CBF e dizer “agora já pode convocar”.

O jovem, um zagueiro, passou a figurar nas listas.

Desconfio das convocações, especialmente nas categorias de base. Nós já vimos vários guris participarem de seleções desde a sub nenê de fralda ou algo parecido. E não raro ficamos nos perguntando ‘por que esse cara tá na seleção?’. O fato é que o guri ao vestir a amarelinha automaticamente se valoriza.

Fora isso, tem o fato de que as convocações desfalcam os clubes. É claro que eles podem ter um ganho financeiro, mas há uma perda técnica que por vezes é expressiva.

Vejam agora essa convocação para o mundial sub-20. O Flamengo teve cinco convocados, o Inter teve três. Oscar está entre eles.

Falcão, que não parece apreciar muito o futebol do Oscar, talvez até tenha gostado. É menos uma incomodação. Essa imprensa chata, que não entende nada; essa torcida passional…

O Inter fica também sem dois zagueiros do grupo, Romário e Juan, jovens cotados para brigar pela titularidade. 

Já o Grêmio perde Fernando, que começa a conquistar seu espaço.

Enfim, a CBF vem aqui, leva nossos jogadores, desfalca nossos clubes. Enquanto isso, alguns dirigentes festejam porque o ‘patrimônio está sendo valorizado’, e o resto não interessa.

Bobagem essa coisa de querer ser campeão brasileiro. O bom mesmo é fazer dinheiro para pagar as contas e sei-lá-mais-o-quê.

Mas quem vibra mesmo são os empresários, os procuradores, os investidores.

E os guris, claro, que cada vez têm mais pressa em enriquecer. Mal estão saindo das fraldas e já arrumam contrato milionário na Europa.

A cobiça, a ganância, é tanta, que alguns chegam a sacanear o clube onde entraram engatinhando e onde hoje não podem sequer passar perto.

E, esses guris, por mais que sejam orientados, casam com a primeira que aparece, como o Alexandre Pato, ou engravidam uma menina ‘desatenta’, como o Neymar. Ou como o Traíra.

MAMONAS

No intervalo de Penarol x Santos (o Santos mostrou que tem mais qualidade técnica, mas o time uruguaio não se entrega e vai complicar na Vila Belmiro), assisti no SBT uma reportagem sobre os Mamonas Assassinas (depois, só fiquei fresteando o jogo).

Fiquei emocionado ao rever o Dinho fazendo palhaçada ao lado dos amigos, num clima de camaradagem e descontração. Lá pelas tantas, o Dinho parou de cantar, desceu do palco e apartou uma briga.

Está sendo lançado um filme sobre eles, que morreram em 1996, 2 de março, num acidente aéreo.

Quero declarar – e podem jogar pedras e ovos podres – que essa banda foi a coisa mais importante que surgiu na música brasileira nos últimos 20 anos.

Até hoje me pego cantarolando aqueles musiquinhas simples, quase infantis, algumas com letras de duplo sentido. A criançada gostava. Meus filhos gostavam. Eu gostava.

Sei que eles não ficariam muito tempo com tanto sucesso, talvez mais um ou dois anos. É assim no país da ‘eguinha pocotó’.

O Neymar, com sua alegria e malandragem pra jogar futebol, me lembra o Dinho, o líder dos Mamonas.

Vou ver filme.

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    Olá Ilgo
    Goleiros: Aleksander – Avaí, Cesar – Flamengo, Gabriel – Cruzeiro.
    Zagueiros: Bruno Uvini – São Paulo, Frauches – Flamengo, Juan – Internacional, Romário – Internacional.
    Laterais: Alex Sandro – Santos, Danilo – Santos, Gabriel Silva – Palmeiras, Galhardo – Flamengo, Allan – Vasco (Lateral/Volante)
    Meio-campo: Casemiro – São Paulo, Fernando – Grêmio, Alan Patrick – Santos, Dudu – Cruzeiro, Felipe Anderson – Santos, Oscar – Internacional, Philippe Coutinho – Internazionale, Itália, Roni – Criciúma
    Atacantes: Diego Maurício – Flamengo, Henrique – São Paulo, Negueba – Flamengo, Roberto Firmino – Hoffenhein, Alemanha, Willian – São Paulo, Sebá – Cruzeiro
    Claro que as convocações são politicas e até algumas que ninguém “entende”. Vejo também que o mineiro quer fazer nome e entre os escolhidos tem um bom time. Pelo que venho acompanhando Fernando é nome de confiança do mesmo. Muitos são titulares de suas equipes.
    Fernando e Casemiro devem ser os que vão segurar e fazer a seleção jogar. Dois excelentes jogadores e Fernando é o carregador de piano. Provavelmente será o Emerson Rosa de ontem…
    Tendo o Gilberto Silva para espelho deve melhorar muito se Renato conseguir acertar o time coisa que anda mui difícil.
    Mas voltando a Província de São Pedro a equipe sub 20 do Grêmio vem chegando e encorpando. Gérson vem atuando em um misto de líbero e primeiro volante formando com Ronaell uma boa dupla. Émerson atuando com meia avançado ou segundo atacante vem marcando seus gols.

    A turma de juvenis também vem com ótimo aproveitamento mas a grande noticia da semana foi a do MAMUTE que para alguns não foi bem. Para mim foi muito bem e o resultado do treino mostra isso. Colocar um guri de 16 com 1,75 contra um zagueiro de mais de 2 m e empatar é sinal que o mesmo não foi tão mal assim. Os demais estavam ali para o que?
    Ainda não entendi o silêncio e a falta de noticias sobre o Jô Fernandes.

  • Walter

    Ilgo,

    1. Minhas selação predileta, que tinha entre os jogadores: Tafarel, Dunga, Bebeto e Romário, hoje é só memoria.
    Com ela meu apreço pela seleção se foi.
    Até porque, acredito que, após Ronaldo Nazário, tudo mudou…apelação da mídia mudou…efim, ao meu ver tudo mudou…
    Inclusive essa questão que trouxeste de convocações “com carta marcada”.
    Por obvio, que em todas seleções há cartas marcadas, mas atualmente a coisa é flagrante e chega causar espanto.
    Na verdade, as convocações da seleção segue os “conselhos” do imortal RICARDO TEIXEIRA, que acho que tem cargo vitalicio na CBF.
    2. Ilgo, também vi aquela reportagem do Mamonas, e achei brilhante a melhor que vi até hojé.
    3. Ilgo, por fim, acho que sou insano, porém, não simpatizo com o futebol do Neymar, acho ele um peladeiro nato. Ainda, acho ele meio debochado (os jogadores do penarol declararam algo sobre isso ao fim do jogo).
    Eu daria uma mega sena acumulada para ver o DINHO x NEYMAR, queria ver quantos minutos ele ficaria em campo.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; fui assistir Marta & cia no aguaceiro do Arruda. Joga muito a alagoana.
    Saimon ficar fora deve ter sido solicitação do Grêmio.
    Encontrei uns amigos de SP que vieram fugir do frio e pegaram chuva. Me falaram que Rodrigo Sabiá é muito bom por baixo e Rafael Thierry muito bom por cima. Que bem trabalhados formariam uma dupla de respeito pois prometem muito. Segundo os mesmos quando Jô se dedicar nos treinos e se concentrar em jogar o Grêmio terá um baita atacante.
    Marta bota a maioria dos atacantes no bolso.

  • Renata

    Ilgo, eu fui num show dos mamonas, em Bento, onde eu marava, e ainda tenho o ingresso!!!!!!!

  • Bozolino

    sobre convocações, depois que convocaram o Damião por fazer gols contra o lageadense, canoas, porto alegre, inter-sm… qualquer um pode ir pra seleção!
    Ou alguém duvida que não tem dedo de empresário nessa convocação?
    Basta ver as notícias, tão fazendo de tudo pra vender o cara pra Europa, todo dia tem uma reportagem sobre o assunto…
    Já falei, o Sandro Sotille é um baita injustiçado, várias vezes goleador do gauchão e nunca foi pra seleção!

  • ilgo

    Francisco, há uns dois anos que tu fala no Mamute. Agora está chegando a hora da verdade, ehehehe
    se tu acertar essa foi sugerir teu nome pra olheiro gremista no nordeste.
    Já vi que os Mamonas deixaram saudade em mais gente, isso é bom.

    tem tanta sacanagem no futebol, mas a gente gosta (de futebol) mesmo assim.
    e essa agora da medida provisória que mantém custo de obras da copa de 2014 sob sigilo?
    por essa e outras que sempre fui e sempre serei contra a copa.
    que se exploda!
    dinheiro pra saúde não tem.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; ando tão ocupado que tenho tido pouco tempo para a família e lazer. Ao Alegrete só de passagem resolvendo coisas e voltando na madrugada. Não posso assumir mais nada. KKKK Em minha modesta opinião falta é treinador bom para trabalhar os fundamentos. Claro que 90% está no couro, mas tem de refinar a cabeça. Também devemos lembrar que só teve 1 Pelé. Que o guri é bom ele vem mostrando nas categorias por onde passou. O problema agora é que hoje a maioria dos treineiros estão mais preocupados em não perder e estão matando os atacantes. Eventualmente aparece um que só quer atacar e esquece que sem um meio campo eficiente não tem atacante que consiga marcar. Sempre aprendi que a espinha dorsal e o equilíbrio é fundamental para uma equipe. Não adianta colocar um Messi ou Cristiano e a bola chegar oval ou quadrada. Claro que se ela mesmo com defeitos chegar 50 vezes eventualmente alguma pode entrar. O problema é que não chega mais de 6 a 8 vezes por partida no Grêmio. Ai o (s) caras (atacantes) tem de tirar os zagueiros e o goleiro para marcar. Claro que ainda tem uns que desequilibram, mas ai entra a mão dos que entender do riscado e sabem montar um time. Pode ver que alguns dos bons estão apanhando como Cuca e o Dorival. O Santos sem o Ganso para criar os espaços para o Neymar se complica. E olha que Neymar desequilibra a balança. Aqui em Recife hoje o sinônimo de marcação é o Éverton Sena que joga no Santa e foi incumbido de marcar o Lucas do SP. Bota carrapato nisso…

  • Zé Esquilo

    bah, pensei q tinhas abandonado esse lenga-lenga de q moras em Recife. Ô falta de criatividade….

  • Bozolino

    boa a iniciativa de testar o Yuri, mas é muito cedo ainda, tem só 16 anos, não da pra torcida já criar expectativas que ele vá jogar o brasileiro e arrebentar. Calma, é só teste. Antes dele ainda tem o Pessali, Mithyue, Emerson, Wesley… jogadores que incrivelmente não recebem chances enquanto todos assistem aos erros frequentes do Lúcio, Douglas, Viçosa, Lins…

    Acho um erro enorme no Grêmio não aproveitar o gauchão pra testar essa gurizada, que tem bola no pé! No gauchão era o momento de testar essas revelações, mas não nos times reservas e sim junto ao time principal. Jogar no time B não é parâmetro, bota o Pessali no time principal e veremos se joga menos que o Lúcio ou até que o Douglas nessa má fase. Bota o Mithyue no time titular e veremos se joga menos que o Lins!
    Agora no Brasileiro é mais dificil de testar, maior pressão. Infelizmente não vejo um planejamento de aproveitamento da gurizada. O Saimon é outro que ficou um tempão na reserva do Rafael Marques e só teve chance quando todos zagueiros se machucaram. Agora todos estão vendo que joga muito mais que o Rafael Marques!
    Mario na reserva do Gabriel por bruxismo do Renato, Neuton e Colaço na reserva do Gilson, também por bruxismo.

  • jan

    Em menos de 1 minuto você estará assistindo de graça TV em seu PC http://www.tvhd.com.br

  • I value the article post.Thanks Again. Really Cool.