As melancias na carroça gremista

Quando o sujeito bebe além da conta acaba enxergando tudo em dobro.

Pois eu não preciso beber para ver dois times do Grêmio neste momento da temporada. Um time é o do Gauchão, que vai bem agora sob o comando de Luxemburgo e se habilita a disputar o título do campeonato com o Caxias, que já é finalista.

Sinceramente, esse time que conseguiu perder o primeiro turno para o Caxias, um time modesto, esforçado apenas, realmente não me interessa. Tanto faz conquistar o Gauchão. É claro que é bom, mas é algo que eu não coloco como prioridade, longe disso.

Meus olhos estão fixos, na verdade, é no outro time, o que disputa a Copa do Brasil.

E aí é que eu não consigo ficar tranquilo. Muito pelo contrário. Eu sei que é no andar da carroça que as melancias se ajeitam. Eu sei que é preciso paciência, que o técnico precisa de tempo, etc.

O problema é que algumas melancias são insossas como muitas que comi neste ano. São aguadas, sem sabor. São melancias que já ao abrir – só pelo estalo da peça ao ser partida – a gente percebe que irão nos frustrar.

Se Marco Antônio fosse uma melancia, ele seria desse tipo que a gente desiste na primeira mordida. Léo Gago é da mesma safra.

Os dois jogam no setor mais vital de um time de futebol. Ambos são esforçados, dedicados, mas quando aumentar o nível de exigência a gente sabe que eles não irão dar conta do recado. Agora mesmo, contra esses times esforçados do Gauchão, eles não conseguem convencer. Ao menos a mim.

Eu sei que alguns vão dizer que sou muito duro, amargo, negativo, pessimista. E eu vou concordar. Sou mesmo. Não me iludo mais com uma ou outra atuação, até porque nunca deixo de avaliar contra quem esse ou aquele jogador foi bem.

Então, resumindo: o Grêmio com Marco Antônio e Léo Gago juntos no mesmo time, um de cada vez ainda é tolerável; e com apenas dois volantes  na marcação e combatendo forte, não vai longe na Copa do Brasil.

Hoje, o Grêmio goleou o Veranópolis, de boa campanha no Gauchão. Fez 4 a 0 no primeiro tempo. Percebi que algumas pessoas ficaram impressionadas, encantadas, entusiasmada. Felizmente, não é o caso da maioria.

Com o futebol que o time jogou no primeiro tempo não vence nem o Bahia do Falcão. Já o do segundo, vejam só, conseguiu perder para o mesmo VEC, porque levou 1 a 0.

O gol logo a um minuto foi altamente negativo para o VEC, que se abriu em busca do empate. O Grêmio poderia ter feito mais, mas o VEC até que levou perigo. Teve um gol anulado, corretamente, porque o atacante, um baixinho cri-cri jogou o corpo sobre o grande Victor impedindo que ele fosse na bola cruzada. Depois, o grande Victor fez uma defesa sensacional quando um outro atacante entrou passeando na área.

O Grêmio teve bom volume ofensivo, mas nem assim o articulador do time, o sr MA, conseguiu aparecer. É um fenômeno. Confesso, nunca vi nada igual em 30 anos de reportagem esportiva. Ele não é mau jogador, só não é jogador para ser titular do Grêmio. Na realidade, nem para reserva ele serve. Aliás, ele foi reserva do glorioso Juventude – que de carrasco virou saco de pancadas do Inter – tempos atrás.

Então, se é verdade que as melancias se ajustam, também é fato que apenas as boas melancias nos satisfazem.

Inegavelmente, faltam melancias realmente de qualidade nessa carroça gremista na Copa do Brasil.

SHOW

Nunca vi nada igual: o Inter planeja transformar em show a assinatura de contrato com a Andrade Gutierrez – empreiteira que a mídia colorada, desesperada com a possibilidade de a Copa de 2014 parar na Arena, satanizou.

A informação é de que haverá um telão não sei aonde para exibir o ato. Não duvido que as emissoras de rádio mandem seus melhores narradores para transmitir o grande momento. Pensei até no Paulo Brito gritando ‘Feitooooo’ quando Luigi sacramentar o acordo.

Pena que não dá mais tempo, mas seria legal um show no Gigantinho com Ivete Sangalo e outros artistas tão ou mais talentosos, como o Pedro Ernesto.

Essa iniciativa colorada me parece uma cópia piorada de alguns lances do Grêmio em relação à Arena.

Agora, depois de tudo que a AG já fez, eu assinaria o contrato discretamente.

Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Ah, estou curioso para ver se não vai aparecer um projetinho de última hora envolvendo a construção de prédios no entorno do Beira-Rio. Duvido que a AG não ganhou algo mais nessa negociação.

Se gostou, compartilhe!

  • Douglas

    Mais assustador do que jogar a Copa do Brasil com MA e Gago é jogar com essa defesa. O Gilberto Silva é muito lento. Não pode ser titular, não se o time jogar só com dois zagueiros. Werley errou em um lance, mas ainda não formei opinião definitiva, mas ja se percebe que é melhor que Naldo e Rafa Marques.
    O Julio Cesar caiu muito e o Gabriel melhorou um pouco, mas ainda ta longe.
    Com esse grupo, dava pra fazer um teste colocando o Mário na zaga com Giba e Werley, Adiantar os laterais pro meio e por o Bertoglio no lugar do MA.

  • R Fernando

    Ilgo, eu ao contrário de ti, eu não consigo ser tão pessimista (um pouquinho só), ou pior, às vezes um tanto inocente. Mas ainda prefiro acreditar de forma positiva. Quanto ao ao nosso GrÊmio, eu prefiro acreditar que contra times pequenos e disputas de copa do mundo a cada jogo, acho um tanto complicado jogadores mais técnicos se sobressairem. Funciona mais no impeto, bola parada chutes de longa e média distância. Exatamente como foi hoje, eu, sinceramente, já me rendi ao Luxemburgo. Só pelo fato de não ser teimoso e ter sido coerente com as substituições me basta. Estamos saindo do lugar comum novamente. Isto é um alento. Este Luxemburgo esta respirando Grêmio. Fazia horas que não via um técnico assim. Nem nosso grande ídolo Renato que gostava do seu futvolei no Rio gostava de ficar aqui tanto tempo. Já este carioca prefere ficar aqui e vivenciar as coisas típicas do nosso futebol. Que Ironia, não ?

    Eu estou vendo evolução a passos largos no Grêmio, até na escalação aos poucos do Bertoglio. O M. Antonio foi muito aplaudido na saída de campo. Eu acho ele um jogador útil, e nem o Cleber jogou muito bem hoje mas participou ativamente do jogo. Então, não acho que não tem nenhuma máquina de futebol no Brasil. O Santos talvez. Fora isso não vejo mais ninguém.

    Concordo em gênero, número e grau sobre a A G. Quanto mais discrição melhor. Acho que eles depois deste mico todo é melhor ir com calma. Eu não quero copa na ARENA.

  • ilgo

    Eu me fixei no meio de campo, que é onde tudo se decide.
    mas há outros problemas.
    J> Cesar realmente não é mais o mesmo.
    G. Silva de zagueiro só mesmo contra times menores.
    então, o problema não é luxemburgo, e sim a falta
    de qualidade de jogadores.
    Sobre o M. Antonio ser aplaudido ou vaiado, tanto faz.
    a turma dele é a da Portuguesa.

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Ilgo e Amigos!

    Primeiro, concordo com a análise do R. Fernando, Luxa está dando um novo ritmo ao Grêmio, coisa que não tínhamos a década!

    Também tenho a convicção que Gago e Marco Antonio não servem, mas não servem mesmo! O Gago consegue ser pior que o MA.

    Quanto ao Julio Cesar, falta cia para ele pela esquerda, MA não tabela nem na direita, nem na esquerda, o que dificulta bastante para o lateral.

    Victor, ao meu ver falhou no gol que foi anulado, pois num primeiro momento ele não sofreu a falta. Depois teve boas defesas. Acho que os preparadores de goleiros do Grêmio, deveriam fazer treinos e mais treinos, cobrando uma melhor saída do gol. Mas de um modo geral, foi bem, muito bem até.

  • MAZEMBIANO

    O M.Antonio realmente é jogador de grupo, mais precisamente reserva, pois é lento, não tem arrancada e precisamos esperar quase 90min para um passe, certo ou um chute a gol.O Bertoglio deve ser titular porque tem mais visão,mais velocidade,mais qualidade de drible, enfim é tudo mais, ou seja ele tem que jogar!A nossa zaga é compicada, porque parecem que estão fazendo uma competição entre eles de quem entrega a bola mais fácil pro adversário…e pensar que trouxeram esse Werley do A.Mineiro que lá estava na reserva do Rafa Marques,que convenhamos deve ser muito frustante…agora aqui no Grêmio já se viu que não sai dessa bolinha…PRECISAMOS DE ZAGUEIRO!!!

  • ilgo

    Denigelson, o Victor sofreu falta no lance anulado.
    o cara foi no corpo dele, que não conseguiu chegar na bola.
    o cara em nenhum momento visou a bola.
    Mas tudo bem.

    Agora, falta um zagueiraço e reforços para o meio de campo.

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Um zagueiro e outro meia! Pois o Bertoglio tem lugar nesse time brincando!

  • Ilgo, por favor nos ilumine (mas nao como vc fez com o Lugano que nunca vai vir para o Gremiio) temos previsao de contratar meias ou zagueiros?
    To pressentindo que vamos ir com esses buracos pra copa do brasil… se for assim sao paulo leva a taca

  • Francisco Coelho

    Agora que assinaram o Jô virou noticia e caso de policia.

    Mesmo com Yuri sendo destaque e marcando gols o Grêmio caiu nos penais.

  • Francisco Coelho

    Sem o Mário que provavelmente será vendido logo se já não o foi a defesa é uma peneira só. Esta indicação do Luxemburgo não resiste a um bom atacante. Vai entregar o ouro e as chuteiras.
    Alexandre (Julio Cesar) e Tinga (Gabriel) não devem jogar menos do que vem jogando os laterais. Lucas não deve ser pior que o Werley e é canhoto. Luxemburgo não está olhando a BASE.

  • ilgo

    Eu nunca escrevi que o Lugano seria do Grêmio. Escrevi que o Grêmio estava tentando o Lugano. Mas eu entendo, a ânsia de ter um grande zagueiro faz com que a gente mais interprete do que leia.

    Agora, ando mal de holofote pra iluminar alguma coisa. Só sei que com esse time vamos morrer logo na Copa do Brasil.

    Eu, fosse o técnico, colocaria o G. Silva de primeiro volante, um líbero. Contra esses ataques do Gauchão ele quebra o galho. Quero ver contra um Palmeiras, um Cruzeiro…

    Fernando e Souza de volantes, um de cada lado.
    Na frente, o Facundo. Ainda espero pelo Alex, como ainda espero pelo Lugano. Mas aí é mais desejo do que qualquer outra coisa.

    No ataque, Kleber e Moreno.

    Grêmio liberou o Lúcio. Ele é melhor que o Léo Gago.

    Sobre aproveitar a base, também acho que isso deve ser feito, mas se o Yuri, que é ruinzinho, se destaca…
    O que o Grêmio precisa agora é de gente que entre sem vacilo ou dúvida e dê conta do recado, gente como o Souza, o Kleber, Moreno.

  • Moretto

    Ilgo a base do gremio esta completamente obsoleta, qual grande jogador vamos revelar por agora, pessali, mithyue, yuri……. sem condições. E isso afeta o time, o gremio tinha q ter olheiros, e pagar bem eles p indicarem 1 damiao, etc……..
    O oscar foi 1 lance certeiro da direcão, isso foi contatos, ou o inter adivinhou………………lógico q não, enqto o inter buscava o oscar, o gremio trazia o clementino(coitado nao tem culpa de ser contratado é ate 1 esforcado).
    Por isso q td começa pela direção, reformular, organizar, o clube tem q estar em dia com suas contas etc…. aliás como esta o tal condomínio de credores, o gremio ainda deve muito, qdo acaba…..
    Enqto ficarmos com esse modelo de adm não conseguiremos títulos, e pior o clube vai ficando nas maos dos mesmos, q não servem mais, tem q surgir algo novo, o clube Gremio Foot Ball
    Porto alegrense é muito maior.
    Abraco ilgo.

  • walter borba

    Concordo com o Moretto, a base do Grêmio está em frangalhos!!!
    O Fernando foi uma exceção a regra….porque felizmente o Roth insistiu no seu ingresso na equipe, caso contrário já teria ido sabe-lá para onde.
    Yuri Mamute, Pessali, Mitiue….para mim, são fogo de palha.
    Jamais seriam titulares no Grêmio…não tem altura do Grêmio.
    Vide: Danrlei, entrou e ficou. Vide: Roger, entrou e ficou, e assim foi com o Arilson, Emerson, Carlos Miguel…jogadores que entraram sem vacilo e se tornaram multicampeõs.

  • Blza Ilgo, mas veja bem o que escreveste:
    Portanto, o anúncio de Lugano, 31 anos, como reforço do Grêmio parece ser só uma questão de tempo, pouco tempo. (dia 21 de janeiro)

    e no dia 20 de janeiro:
    O que é o que é:

    jogador que leva o nome de um clube europeu que Mauro Galvão defendeu antes de vir para o Grêmio em 1996.

    Esse jogador está mais perto do Grêmio do que muitos imaginam.

    Ideia é anunciar esse jogador junto da contratação de Giuliano.

    E NO DIA 2 DE JANEIRO

    Hoje, obtive a informação de que o Grêmio já definiu detalhes de um contrato com o zagueiro uruguaio. A fonte é confiável, principalmente porque está fora do circuito do futebol. Não é empresário, procurador, dirigente, parente de dirigente, amante de dirigente. Enfim, não é uma pessoa que poderia ter alguma vantagem em divulgar qualquer informação sobre compra ou venda de jogador. Por isso, confiável. E séria.

    Entao, errar é humano, mas colocar a culpa no leitor é coisa de jornalista da ZH e do Correio, e gracas a deus vc agora nao faz parte daquela gente…
    QUE VIVA O BOTECO

  • ilgo

    Deni, tudo o que está aí é verdade, mas eu nunca afirmei que ele estava contratado e que iria desembarcar ou coisa e tal.
    só disse que estava muito bem encaminhado.
    Qtos negócios bem encaminhados não se concretizam?
    O Inter trouxe a POA o Rafael Tolói, estava tudo quase certo.
    e aí?
    Aliás, Tolói continua dando sopa.

  • R Fernando

    Ilgo o Toloi tem alguma coisa que emperra a contratação, se não, os morangos tentariam de outro jeito, mas concordo, eu duvido que não tenha um zagueiro um pouquinho melhor do que o que temos, zagueiro deveria ser formado na base, é mais barato que contratar

  • Francisco Coelho

    Hoje inicia o gauchão junior.
    21/03 – 16:00 – Grêmio x Cerâmica – Eldorado do Sul

    Quem puder assistir por favor informe o que viu.

  • Francisco Coelho

    http://www.olheiros.net/artigo/ler/3272/bate_e_volta_gremista

    As coisas não vão bem nas categorias de base do Grêmio. Conhecido por ser um dos grandes centros de formação de atletas do Brasil, o Olímpico não tem ido bem. Depois de um 2011 totalmente descartável, sem títulos e com poucos garotos sendo aproveitados no time principal, 2012 começa com o pé esquerdo para o tricolor gaúcho. Depois de promover alguns jogadores para os profissionais ainda no ano passado, a equipe lida com a falta de planejamento e volta os atletas para a base, cada um com um destino diferente, mas todos refletindo uma situação pouco agradável.

    O fato torna-se ainda pior quando analisados dois fatores: os três últimos treinadores que passaram pelo clube se mostram perdidos quanto a um eventual planejamento de base do clube; os quatro atletas promovidos e depois rebaixados estão entre as principais promessas do clube para os próximos anos. São eles o atacante Mamute, o meia-atacante Biteco, o volante Misael e o lateral Tinga.

  • Im grateful for the blog article.Really looking forward to read more. Keep writing.