Arrasador como um furacão grau 5

Diferente do ano passado, quando entrou na reta final da Copa do Brasil arrasador como um furacão nível 5, o Grêmio hoje está mais para grau 2 ou 1, se encaminhando para ser rotulado de tempestade tropical, ventinho metido à besta que não é capaz de assustar quem está acostumado com o nordestão no litoral gaudério ou o minuano soprando na campanha.

Infelizmente, apesar de toda uma programação preservacionista visando as Copas do Brasil e da Libertadores, o Grêmio sofre com aquilo que trabalhou tanto para evitar: time desfalcado na hora mais decisiva.

Maicon, figura a meu ver central no esquema vitorioso de 2016, passou por cirurgia e só volta no ano que vem. Pedro Rocha, jovem destaque nos últimos jogos da Copa do Brasil, em especial na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético, marcando dois gols, foi negociado.

São dois titulares da campanha vitoriosa. Não é pouca coisa. A esses dois soma-se agora o craque do time. Luan, com dor muscular, é dúvida para o primeiro jogo contra o Botafogo, no Rio. A tendência é de que volte apenas no segundo jogo.

O Grêmio vem de uma grande atuação sem Luan, na goleada por 5 a 0 sobre o Sport Recife, dia 2, na Arena. Jogo, aliás, que parece não significar nada para aqueles mais assustados.

A torcida, agora, é para que Geromel retorne. Com ele, o time ganha em qualidade atrás, para defender e sair, além de ser um exemplo aos demais de dedicação e vibração em cada lance disputado.

Outro desfalque é Michel, melhor contratação do ano na relação custo/benefício.

Diante desse quadro preocupante resta a expectativa sobre quem deve entrar no time.

Para o lugar de Michel eu não vejo ninguém melhor que Jailson. Ele teve um momento muito bom na CB. Teve gente que defendia sua titularidade. Caiu de rendimento.

Com Jaílson, Arthur deverá ter mais liberdade para armar, chegar na área do adversário e, com sua habilidade, armar uma jogada, cavar falta e até pênalti.

Estou tentando ver o lado positivo diante da troca Michel por Jaílson. Para isso dar certo Jaílson terá que jogar o que não conseguiu jogar ainda neste ano.

No meio, para o lugar de Luan (batendo na madeira, toc-toc-toc) Fernandinho parece ser a opção menos ruim. Com Arthur somando-se à articulação, pode funcionar.

Na frente, Lucas Barrios, que dá cada susto quando cai e a TV mostra seu rosto com cara de sofredor.

Pelo lado esquerdo, se Renato não inventar, Éverton. Tem gente pedindo Arroyo, que recém está se ambientando e até agora não mostrou jogo para começar uma partida.

Eu fico com Éverton. Ele fez um gol nos 3 a 1 sobre o Atlético e, na Arena, no jogo da volta, atuou muito bem pelo lado esquerdo, na do Pedro Rocha. Aos esquecidos lembro que foi dele o cruzamento para o gol de Bolanos.

Sei que Renato gosta de deixar Éverton como trunfo para o segundo tempo, e ele não está errado. Mas para esse jogo, em especial, é importante começar com Éverton.

Tudo indica que o Botafogo, ‘se achando’ depois de vencer o Flamengo por 2 a 0, domingo, não irá jogar fechado e respeitoso como foi o Vasco. O Fogão vai para cima. Por isso, Éverton precisa começar a partida.

Sem essa que alguns analistas do ‘Texas’, como define o cornetadorw, defendem, de que o Grêmio deve jogar fechadinho, por uma bola, cruzamentos pelo alto, tudo isso para ‘voltar vivo’.

No mais, que o Grêmio retome a energia que está se esvaindo pelo caminho e seja demolidor como um furacão grau 5.

CORNETA

Vamos lá, pessoal, votando no RW:

http://cornetadorw.blogspot.com.br/2017/09/premio-press_11.html

Se gostou, compartilhe!

  • Patrick

    O Ilgo corneteou antes do jogo do Sport, funcionou… Acho que está usando novamente a estratégia… haha

    Abraço.

  • Ilgo Wink

    A notícia desta noite é que Luan está fora do jogo. Como diz um amigo nosso, oremos…

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      OREMOS ….. !!!!!

  • Lucio

    A frase do Ilgo: ” Para o lugar de Michel eu não vejo ninguém melhor que Jailson.” diz muito sobre o tamanho da preocupação da torcida do Grêmio para este jogo de Quarta. Soma-se a isto a ausência do Luan e já temos um filme de terror pela frente, sem nenhum armador de ofício no time porque a direção conseguiu a façanha de negociar todos na janela do meio do ano e bom, só resta orar mesmo.

  • wilson santos

    Estão comentando que do meio pra frente o time pode ser: Jailson, Arthur, Ramiro e Leo Moura; Barrios e Fernandinho.
    Com esse time, tendo somente o Fernandinho de velocidade e drible, corremos o risco de levar um sacode.
    Espero que Renato tente algo diferente disso, se Luan não jogar.

    • Ilgo Wink

      O Lucas Barrios fica bastante isolado com essa formação

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Queria muito ver o Barrios jogar com o Maestro Pifador enfiando aquelas bolas pra ele no meio da zaga, o gringo teria virado artilheiro rapidamente. Não sei se o Doga volta a jogar.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Wilson, acho que a melhor formação sem Luan para amanhã, é:

      Marcelo Grohe, Edilson, Geromel, Kannemann e Cortêz.
      Jailson, Arthur, Ramiro, Fernandinho, Barrios e Arroyo ou Éverton.

      Gostei muito dos 18 minutos do Arroyo contra o Vasco, pois mostrou muita vontade, determinação e garra para um jogo que o próprio time transformou em modorrento porque os caras passaram todo o 1º tempo tirando o pé das divididas, e amanhã será outro jogo, eu acredito muito nisso.

      • wilson santos

        Copião, nessa escalaçao eu entraria com o Leo Moura na do Edilson e pensaria em outra alternativa no lugar do Jailson.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          E que com o Edilson podemos decidir uma bola parada numa falta, mas eu também prefiro o Léo Moura na lateral. Qual seria a tua alternativa no lugar do Jailson ?????

          • wilson santos

            Podia ser o Ramiro e Arhur de volantes junto com o quarteto Patrick, Everton (Fernandinho), Barrios e Arroyo.
            Ou no caso com Edilson na direita, com Leo Moura fazendo a do Ramiro pelo lado direito, tendo Everton (Fernandinho), Barrios e Arroyo.
            Eu não entraria com Jailson em hipotese alguma.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            O Patrick é meia atacante. Não seria o Jean Pyerre ?????
            Aí poderíamos entrar com Éverton e Arroyo que já é um meia atacante, e Barrios.
            O Fernandinho entraria aos 25 do 2º tempo pra fazer um salseiro ”pela direita” em cima do time cansado deles.

          • wilson santos

            Não seria Jean Pyerre, ele está muito verde ainda, precisa criar mais massa muscular.
            Eh o Patrick mesmo, ele eh meia atacante igual ao Luan, acho que dá pra jogar “somente” com dois volantes.
            Mas esse assunto eh inócuo já que Renato jamais escalaria um guri num jogo desse sem ter testado em um jogo inteiro com os titulares.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Aí, concordo, porém não é só Renato, nenhum outro Treinador faria isso com um guri e o Lincoln surgiu como um ”fenômeno” nas mãos do ”cascudo” Felipão, e ….. pois é.
            E tem o Christian ainda para mais adiante, pois nesta fase ele não está inscrito.

            Wilson, analisando bem friamente esse confronto, sinto um cheiro de vitória amanhã, e eu posso até estar enganado, mas o Botafogo não é uma Brastemp e não tem ”selo” de disputas de Libertadores, isso pesa. Vamos ver, dá-lhe Grêmio.

          • wilson santos

            Nao podemos perder a fé, também acho que dá.

          • Patrick

            Acho que nenhum dos guris estão inscritos na LA… Alguém sabe com certeza?

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Bem lembrado, esquecemos disso, os relacionados são Machado e Kaio.

  • Serrano

    Não vejo o Botafogo saindo do seu esquema, vindo com tudo. Acho que tentarão um gol de bola parada pra depois jogar em contra-ataque. E se vier com um a zero de lá, não sei se reverte aqui.

    Amanhã tem que ser a noite do Barrios. Acho que nunca dependemos tanto dele.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo, belo texto outra vez, como tu mesmo disse, isso aqui e o Grêmio são duas boas cachaças, legal.

    Mas, pense que a um ano vendemos o Giuliano, a 8 meses vendemos o Wallace, a 7 meses perdemos o nosso maestro pifador Douglas por lesão grave e eu disse aqui várias vezes que não acreditava mais em seu retorno e está difícil, embora digam que ainda em setembro ele volta aos poucos, em março perdemos o Maicon que voltou depois e teve que parar por cirurgia e só volta em janeiro, a 15 dias vendemos Pedro Rocha para Russia, Luan e Arthur ”estão na mira” e na vitrine, então, está tudo errado ?????

    Bem, é por isso que eu acredito muito no trabalho e na capacidade do Treinador Renato, pois o cara precisa se reinventar à cada 60 dias em média e ele aguenta sempre com muito bom humor e gozação as ”cornetas dos cornetas”, pois tem um apoio enorme da torcida, elenco, time e direção que ”pensam no clube”, senão, pela ótica, vontade e comentários dos ”cornetas” até aqui em setembro de 2017, o time dele não passava das 8ª da Copa do Brasil e da Libertadores, e estaríamos no G10 do Brasileirão para a alegria da minoria, e o nosso ”Joel” (gosto disso, me causa risos) estaria jogando futevôlei no RJ.

    Independente de razões, opções, opiniões e menções, eu acho e sempre vou achar que confiança, apoio e sempre muita esperança no clube e no time é uma necessidade e obrigação da torcida que gosta mesmo do nosso Tricolor do Sul, pois mesmo lamentando muito a perda do estadual e Copa do Brasil, o ano está rigorosamente dentro do organograma desde dezembro 2014 quando iniciamos uma fase muito difícil de pagar muitos títulos e dívidas, pois conquistar taças era uma projeção para à partir de 2017, mas isso começou em dezembro de 2016, e mesmo que ainda estamos rebolando muito até hoje por causa disso que veio de administrações antigas desde 2004, este ano ainda não terminou e não acho que vamos chegar em dezembro sem Taça outra vez.

    Eu acredito e respeito meu clube, pois passei 12 anos corneteando, criticando e berrando muito alto contra tudo e contra todos, mas na minha visão, o momento e o percurso são realmente muito bons, pois para mim, 15 anos foi demais. Chega.

    • GremioSempre

      eu também acredito , me desculpem mas o botafogo não é isso tudo,da pra ganhar lá e cá com nosso grupo,com vontade que já vi Grêmio jogar , certo que sim .

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Com certeza teremos ”mais vontade” nesse jogo, pois contra o Vasco foi visível que tiraram o pé das divididas e não tivemos nenhum cartão amarelo, se bem que esse time do Renato comete poucas faltas e joga mais futebol quando ”tem vontade”.

        É que teve um demente aí que escreveu aqui certa vez dizendo que o Grêmio não tem treinador, pois são os jogadores ”inteligentes” que levam ele nas costas, mas então parece que contra o Vasco faltou ”inteligência”. Vamos rindo, amigo. Oremos ….. !!!!!

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          Fala, meu amigo Copião!!!
          Chegamos no ponto que conversávamos outro dia e que talvez eu não tenha escolhido as palavras mais adequadas para me expressar. O Grêmio dos últimos jogos parecia sem vontade, com a “bateria baixa”. Por isso, poderia não inspirar muita confiança.
          Se o Grêmio voltar a entender que está entre os melhores times do Brasil e que possui material humano e estratégico para ser campeão, certamente vence o jogo. Para isso, é preciso que nosso tricolor entre com interesse na partida e não se deixe abater pela desclassificação na Copa do Brasil (o que me parece ainda afetar o estado anímico da equipe) e nem use o tal “cansaço” como bengala. O Santos está jogando com a “corda esticada” e isso dá ritmo e entrosamento à equipe (vide o jogo do final de semana). Com um time desfalcado, poupar jogadores pode ser um risco, pois ao desativar a equipe podemos entrar em campo com um grupo perdido, batendo cabeça.
          De qualquer forma, hoje ficaremos na torcida. Precisamos recuperar nossa identidade de jogar com articulação, sem retranca. Precisamos que nosso Grêmio volte a sepultar o SINPOF.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Sim, Márcio, também espero aquela vontade e pegada dos ótimose vários jogos que já fizemos e somos capazes de fazer, pois não acredito nunca que Renato pense no SIMPOF porque seu time saiu em todos os jogos buscando a vitória, INCLUSIVE, naquele tão falado jogo de Recife com time ”C” onde mesmo assim, saímos ganhando de 0x2. A expectativa é mesmo de um grande jogo bem jogado dos dois lados.

    • nelsongz

      Eu acho que o Grêmio terá um espírito completamente diferente do que teve com o Vasco. Vai entrar para comer o Botafogo e vai vencer.
      Se Geromel e Luan não puderem atuar eu escalaria:
      Grohe
      Edilson, Bressan, Kanneman e Cortez;
      Léo Moura, Ramiro e Arthur;
      Fernandinho, Barrios e Arroyo.

  • Humberto Ramos Roman

    Ilgo,
    Concordo com quase tudo que escreveste, mas eu iniciaria com o Arroyo. Tem bola parada muito boa. Foda é o Grêmio ser desfalcado do Luan por aquela seleção de merda.
    E quem deveria ter se candidatado ao premio press era tu.

    • Ilgo Wink

      Roman, será que o Arroyo já está bem pra inciar um jogo? Se estiver, ótimo
      é por essas e outras que eu sempre seco a seleção
      prêmio press, entrei uma vez e fiquei entre os 3 finalistas. Mas cansei

      • Fabiano SC

        Terias o meu voto, agora dado ao corneteiro Ricardo.
        Desconfio desse Arroyo, não sei se tem bola para ser titular; esperemos pela mágica que nosso treinador tirará da cartola, pois as opções de meio e ataque são poucas. Realmente, oremos…

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Ilgo, o Prêmio Press seria a tua cara, pois teu Blog é multi participativo e até já se dividiu em várias fatias de Pizza por aqui devido a inúmeras opiniões diferentes e quem não aguentou a onda se bandeou daqui para ”outros lados” insistindo sempre na mesma tecla gasta pela corneta inútil e burra do fogo amigo contra seu próprio clube, mas a culpa será sempre ”dos outros”, pois eles sabem sempre TUDO porque ficaram 15 anos NA FILA. Oremos.

  • Luis Augusto Waschburger

    Renato, nunca te pedi nada… então lá vai:
    Só não escala o Fernandinho aberto na esquerda, por favor!
    E manda alguém do meio encostar no Barrios pra que ele não morra de fome!
    Feito assim, temos chance.
    Amem!

  • Walter Luis Borba

    Libertadores se ganha na coragem.
    O Grêmio tem que se valer a tradição e fazer frente ao Botafogo.
    Não quero goleada e nem show.
    1 x 0 está ótimo.
    E que sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra!!