Alàn Ruiz, vestígios de ser um articulador

O melhor da vitória sobre o Figueirense, além dos 3 pontos, claro, foi a atuação do Alan Ruiz.

Antes que me joguem tomates podres, me apresso a explicar. Esse argentino está começando a desabrochar.

O desempenho dele foi bom, regular ao longo do jogo, Nota 7,5. Um pouco abaixo do melhor do time, Giuliano, autor do gol e de algumas boas jogadas e muita aplicação tática. Muitas vezes quase um volante.

O que eu gostei mesmo Alán Ruiz é que ele mostrou nesse jogo em Floripa vestígios, traços, sinais de ser um articulador.

Sim, um articulador. Figura que o Grêmio não tem faz algum tempo. Mas não um articulador preguiçoso como o Douglas, porque este, a meu ver, não tem mais lugar no futebol moderno.

O articulador moderno precisa dar velocidade às jogadas e ele próprio ser rápido. Articulador tipo pensador ficou na poeira do tempo.

Respeito quem pense o contrário.

É cedo ainda para se entusiasmar, mas Alán Ruiz dá sinais muito claros, ao menos pra mim, de que pode ser o cérebro do time, coadjuvado nesse sentido pelo Giuliano, outro que talvez tenha condições de assumir essa função.

Em relação ao jogo, outra droga intragável. Um desafio à paciência de qualquer um.

O gol foi uma jogada de Alán Ruiz, que foi ao fundo e cruzou rasteiro, depois de olhar como convém, para Giuliano, que bateu cruzado, de primeira. Categoria.

Também não gostei da atuação de Luan. Culpo o sr Enderson, que manda o guri recuar demais, até a zona da grande área.

Ele não joga com os odiados – por uns – três volantes, mas compensa isso mandando todo mundo marcar no campo de defesa. Na frente mesmo, só o Barcos, que também volta para cumprir o seu melhor papel: o de cabeceador nos escanteios do adversário, porque nos escanteios a favor do Grêmio ele NUNCA consegue vencer uma disputa pelo alto.

Alguém sabe informar quantos gols de escanteio o Grêmio fez este ano? Alguém vê alguma jogada ensaiada para bola parada? Tempo para isso não faltou ao sr Enderson.

Se eu fosse diretor de futebol do Grêmio, com plenos poderes, claro, eu aproveitaria e demitiria o sr Enderson agora, para ele sair por cima, com o time bem posicionado, ficando com a imagem de injustiçado.

De pronto, anunciaria Tite ou Felipão. Ou ainda Dunga, se ele não acertar com a CBF.

SELEÇÃO

Uma palavra que eu há tempo venho utilizando quando falo em Seleção brasileira tem sido repetida à exaustão pelo Gilmar Rinaldi: humildade. A Seleção precisa ter humildade, reconhecer que a ‘amarelinha’ já não assusta ninguém.

Por falar nisso, alguns neófitos metidos a entendedores diziam que seria muito bom pegar a Alemanha porque os alemães têm medo do Brasil. Eu vi. Imaginem se não tivessem.

Estariam fazendo gol até agora.

INTER

Goleada colorada na homenagem a Fernandão. Foi um momento comovente.

Depois, no jogo, contra um Flamengo muito desfalcado e com a auto-estima rastejando, o Inter se impôs e chegou aos 4 a 0.

Agora, assim como o Grêmio, ficou claro que precisa melhorar muito se quiser disputar o título.

Até porque o Cruzeiro já livrou seis pontos de vantagem em relação à dupla.

Se gostou, compartilhe!

  • Diego

    Ilgo, to contigo, o cavalo ta passando encilhado, tragam Tite ou Felipao ja, de preferencia o primeiro. Nao sei se o cicciolina falou por falar quando criticou a equipe apos a vitoria, ou se ja comecou a preparar o terreno para a demissao do Enderson. Marcamos 8 gols em 11 jogos, o Cruzeiro marcou 23. So um lunatico acreditaria que temos chance de disputar o titulo. Se nao mudarmos o filme ira se repetir mais uma vez, quando muito uma vaga na LA para ser figurante na mesma outra vez.

  • Ricardo de Cruzeiro

    Se este rapaz entrasse num time entrosado,com 3 ou 4 bons jogadores….

  • Roque Fernando

    Também achei Ilgo, das surpresas, acho que o Alan ruiZ foi o melhor que eu vi no jogo…acerto do Enderson, tem que reconhecer embora o time com cara de limonada de seis dias não ne empolga. Time com cara bunda, mas estão se esforçando ao seu jeito. Vamos ver no que vai dar essa salada de fruta. O cruzeiro acho que ninguém busca mais. Só se perderem o foco. Os três técnicos que citasteme agrada, mas gostaria de um fato novo, e fora do pais .

  • Ilgo, o Ruiz tem um bom chute de media distancia, nao tem medo de arriscar, mas tem que estar mais perto da area adversaria, as vezes ele joga muito perto do bico da area do gremio…

    mais uma noticia que nao saiu aqui ate o momento, se fosse um cara da geral e outro da jovem se xingando ja era capa dos sites do cp e zh

    Torcedores do Inter brigam na saída do Beira-Rio após goleada sobre o Fla
    Confronto aconteceu em frente a um posto de combustível na Borges de Medeiros
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2014/07/torcedores-do-inter-brigam-na-saida-do-beira-rio-apos-goleada-sobre-o-fla.html

  • Gabriel

    Ilgo o time foi lamentável e isso com a ajuda da arbitragem diga – se de passagem. Aliás os dois times daqui receberam uma bela ajuda.

    O Zico não seria um bom nome a ser levado em consideração para treinar o tricolor???

    Sobre a seleção, considero um retrocesso a escolha do anão zangado. Voltamos a época das convocações de Otavinhos, Taisons da vida, assim como, tenho certeza e chego a apostar que vai constar na primeira lista, Luis Adriano.

    Outra questão que me deixa curioso é como será a relação do anão com a estrela do time, Neymar, que fora barrado por ele do mundial de 2010???

  • Walter Borba

    Ilgo,

    Considerando seu último post ” A força dos empresários do futebol” é bem provável que o Enderson somente saia do Grêmio ao final do ano, e olhe lá.

    Essa direção do Grêmio, de tão incompetente que é, deve estar comendo na mão de empresários.
    Sendo assim, fica fácil ter a frente do time um técnico novo, o qual, nada mais é que uma marionete. Ele fará o que a direção pedir, inclusive, colocar jogador de empresário na titularidade.

    Tite e Felipão, creio eu, que não aceitariam uma situação desta. Na primeiro pedido de Rui Costa para botar um bruxo de empresário….Felipão já mandaria Rui Costa para o “quinto dos inferno”.

  • Walter Borba

    Ah…Quanto ao Alan Ruiz.
    Ele na condição de coadjuvante pode dar certo.
    Não dá para coloca-lo com o MAGO, conforme foi veiculado no inicio do ano de modo exagerado pela imprensa.

    ENTORNO DOS ESTÁDIOS – TRÂNSITO:

    Vi amigos do blog referir sobre o problema que foi sair da Arena no jogo de quarta.
    Pois bem, vou relatar o que ocorreu hoje comigo: Sai de Cachoeirinha às 17:54, em sentido a Zona Sul de Porto Alegre (otto niemayer). Cheguei no praia de Belas, às 18:14.
    Só consegui atravessar a padre cacique, após 50 min às 19:04.
    Ou seja, enfrentei um engarrafamento dos INFERNOS, no entorno do estádio PADRÃO FIFA.

    Sinceramente, ir a jogos hoje em dia tem que ter saco.
    E sair para passear em DIAS de jogos, tem que ter um saco duas vezes maior.

    Acabou a copa, e voltamos para a realidade.

  • Francisco Coelho

    Nesta semana devo seguir até Minas na 500X e depois de um circuito sem beber água de Santos Dumont ou passar por Barbacena tirar uns 2 dias em alguma das fontes. Depois sigo até Porto, Rivera e Alegrete.

    Com estes 27 da para fazer um bom trabalho. Grohe, Tiago e Busatto; Rhodolfo, Geromel, Saimon, Thyere e Gabriel se salvar o joelho (tem o 3-Lucas Rex que fazia a zaga do Bota com o Doria e o 4-Mancini dos juniores); Raul e Matias, Breno e Marquinhos; Matheus, Walace, G. Amorim e Riveros; Giuliano, Rodriguinho, Maxi e Alán; Fernandinho, Lucas, Everton, Luan, Dudu, Marcos Paulo e Nicolas.

  • Francisco Coelho

    Situação que se avizinha e que quer se manter agarrada ao poder é a situação gremista com a “mudança das moscas”. É impressionante o APEGO deste pessoal ao PODER sempre com a desculpa de ser o melhor para o Grêmio. Pobre Grêmio com esta gente.
    É por isso que o Brasil não desencanta e será sempre o “país do futuro” onde seus “dirigentes” se alternam no rodízio como José Maria Marin e Marco Polo Del Nero que através de “eleição” com cartas marcada se perpetuam nos cargos.
    No Grêmio agora é Romildo Bolzan Jr o candidato à presidente e Fábio André Koff integrará o Conselho de Administração, mas terá uma função toda especial, caso a situação continue no poder. Será o principal negociador do Grêmio com a empreiteira OAS. Quem informa é o Luiz Zini Pires. http://wp.clicrbs.com.br/boladividida/2014/07/21/fabio-koff-continuara-no-gremio-em-2015/?topo=13,1,1,,,13
    O cara ganha uma grana preta de aposentadoria, logo vai bater as botas pela idade (83) e não quer aproveitar os últimos anos…
    Vai cuidar dos netos, viajar, pescar, plantar flores, contar pinguim na Antártida, contar scooter em Taiwan ou andar de elefante na Índia mas larga o Grêmio para outros gremistas que queiram e tenham nova mentalidade e capacidade para melhorar o Grêmio. Chega de mesmice pelamordedeus…

  • ArthurJ

    Se quem manda mesmo no futebol são os empresários, nem adianta ter dirigente X ou Y.

    Seguiremos reféns das mesmas pessoas.

  • Rafael Souza

    Rogério Ceni tem mais gols no campeonato do que o nosso centroavante…

  • ArthurJ

    Temos 8 gols no Brasileirão, no total.

    O artilheiro do campeonato tem 7 gols (sozinho).

    Só isso já diz muita coisa.

  • Rafael Souza

    Não da nada Arthur, pois o Barcos “tem o direito de errar”… é dose…

  • Roque Fernando

    Bom..hehehe, eu posso falar de carteirinha porque não quis a eleição do Koff desde o inicio, disse reiteradas vezes que em um período de transição não era a hora de trocar. Para manter a coerência digo que o Koff deveria ficar mais 2 anos como presidente. Sem essa do Romildo Bolzan e o Koff como consultor não me agrada. Aliás o conselho político do Grêmio que rejeitou a Adidas em prol da Umbro, segundo informam, por uma diferença mínima, deveriam ser fuzilados em praça pública. O alcance de uma marca como a Adidas e ficar com uma de segunda linha…só podem estar de brincadeira…Primeiro, o Conselho consultivo deveria conter umas 5 pessoas no máximo. Os dirigentes de futebol ao final do ano, deveriam entregar seus cargos, não tem DNA de vencedores: O que é DNA de vencedor? Se irritar com a derrota e participar de outra forma dentro da formatação de time. Encostar no técnico e dizer: Tchê, nem que tu passe a noite inteira fazendo chute a gol, tu tem 300 chutes para dar hoje, não sai daqui enquanto não acertar 200, pode ser ? O Koff voltou em um tempo em que se precisa ver o que deu certo no passado e olhar como as coisas funcionam no agora. O que o Cruzeiro faz que os outros não fazem? Vi uma entrevista do Tinga esclarecedora pela manhã na radio Gre-nal, muito bem explicada, pausada, nem parecia jogador. E botou o dedo na ferida: Muitas vezes pela pressão da imprensa com este ou aquele jogador, diretores se sentem pressionados e vetam uma possível joia do clube. Assim como Ricardo Goulart, Moreno, e outros que estão lá e que foram dispensados pela dupla grenal. Enfim, acredito que hoje o dirigente tem que ler os jornais e responder o que for necessário e ou ignorar quando for de economia interna. Acho que o Koff tem que terminar o trabalho. A oposição vai vir com tudo se o Koff não for como presidente. Romildo Bolzan ? não, não não, não, não não
    não, não não, não, não não, não, não não não, não não não, não não não, não não não, não não não, não não.

  • ArthurJ

    O que o Cruzeiro fez foi o tão-sonhado planejamento, que vem faltando aos nossos dirigentes nos últimos anos.

    Basicamente:

    Primeira coisa foi analisar: como é o futebol hoje em dia e como jogam os times campeões? Qual é o modelo/filosofia vencedora do futebol atual?

    Segunda coisa: nosso técnico é capaz de impor este modelo? Sua filosofia de futebol está alinhada?

    Terceira: quais jogadores estão alinhados com essa filosofia de futebol? Temos algum no elenco?

    A partir disso, monta um plano de ação e aplica.

  • Marcelo Kommers
  • Rafael M.
  • Gabriel

    Bah quando o cara começa a jogar mais ou menos bem http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2014/07/alan-ruiz-sofre-lesao-muscular-e-fica-fora-do-gremio-por-15-dias-4556621.html

    Alguns pontos interessantes na matéria: o Geromel teve 40 dias para extrair o siso e resolve fazer isso agora???

    E o Barcos preservado??? Já notaram que quando não estão jogando nada eles não se machucam??? A última lesão que teve estava metendo gols (lesão na costela, lembram ? Inicio de 2013)

  • Ilgo querem te derrubar!

    Alan Ruiz sofre lesão na coxa e vira desfalque por 15 dias no Grêmio

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2014/07/alan-ruiz-sofre-lesao-na-coxa-e-vira-desfalque-por-15-dias-no-gremio.html

  • Gabriel

    Que chegue logo 2015!!!

    Não aguento mais!!! Levei 4 num Grenal, mantiveram um treinador não sabe nada de futebol.

    Na Copa levei 7 da Alemanha e o anão zangado ressurge das trevas…

    Que ano pavoroso!!!

  • Gabriel

    Francisco já que está começando o processo político no Grêmio, não seria uma boa pergunta para os candidatos :

    – Se o senhor for eleito manterás o treinador Enderson Moreira??? Responda sim ou não!!!

    – Manterás o assessor colorado??

  • MAZEMBIANO

    Gabriel, pense pelo lado positivo da coisa, o Dunga na seleção, pelo menos não fica como opção no mercado pra nós…porque essa CBF é um circo mesmo…o Rech, por exemplo só gosta do cara, porque ele da pau na Globo…aí é dose…me admira ele, o Dunga, tão cheio da moral contra tudo e contra todos e aceitar o convite novamente…talvez assim ele não precisa mais ter contato com aquele suspeito dos ingressos Fifa,he,he,he…

    Sobre tua questão da renovação do Grêmio, me permita opinar…acho que isto é como vai o andar da carroça…se o incompetente Enderson, estiver bem, continuam com ele, se não, será demitido pela oposição…acho que não adianta só ele sair, precisa sair junto a turminha da Mônica e nisso incluo o Rui Costa porque ele ganha muito bem pra ficar com aquele discursinho sem graça após os fracassos seus até agora…e o Chitolina, bom esse nem me presto a comentar…Sei que parece muito sem paciência, mas é que a torcida do Grêmio não tem mais tempo, e nem vontade de ficar com esses quase lá treinadores, quase lá jogadores e quase lá dirigentes…um dia tem que mudar, já se deu muito tempo…

  • ilgo

    Tá faltando um pouco de sorte também: Ruiz lesionado fica fora do time por duas semanas.

  • MAZEMBIANO

    Ilgo cobra do Rech, que não falou no seu programa hoje no Cadeira Cativa nada sobre a torcida que quebrou a loja no posto ontem…acho que vai diminuir os 100 mil associados que inclui ( cachorros, papagaios e etc )…se fosse o Grêmio ele estaria até agora metendo pau…e pra lembrar que tinha um dirigente deles no programa e ficaram ensebando o Abel o tempo todo por causa dessa vitória contra o Fla do jeito que tá…engraçado que tomaram um pau do Mano essa semana passada e ninguém deles foi ao programa…

  • Francisco Coelho

    Gabriel / MAZEMBIANO; tem de mudar todos e principalmente rever todo o histórico do DM. Perder o Gabriel por erro e infecção é brincadeira e caso de demissão por incompetência e até cassação. A proposta do Koff é se manter com o discurso de comprar a ARENA. Só que na presidência entra o político de carteirinha Romildo Bolzan Jr onde todos criticavam o Odone. Não vão mudar nada e sim trocar de posições e continua tudo com dantes.
    Tem de colocar é um NOVO candidato com outro grupo e pessoas com nova mentalidade e conceitos de futebol. Os atuais então nos anos 60.
    Tanto o quadro como o PLANTEL tem de ser avaliado, enxugado e qualificado principalmente na base. Tem de fechar todas as torneiras e tornar o clube superavitário. Acabar com agente ou empresário na base e contratar os melhores treinadores de base do mercado para suprir os que não forem bem avaliados e qualificar os treinadores atuais e pessoal envolvido.
    Definir o coordenador geral de futebol e o treinador que seriam responsáveis por todo o futebol. Definir o esquema principal e as variações e aplicar do dente de leite aos profissionais padronizando todas as categorias. No 442, 433 e 451…
    Claro que o esquema deve ser montado em conformidade com o material disponível e principalmente do sub 16, 17, 18 e 19. É mais fácil e de menor custo que pegar dos profissionais para baixo. Traduzindo: temos na base + marcadores ou alas. Quais os melhores…

  • Francisco Coelho

    Ilgo; o teu grupo vai apoiar alguém ou apresentar candidato. Devo estar em Poa dia 6 ou 7.
    Te ligo para marcar uma janta ou tomar umas loiras. kkkk
    No Grenal do dia 10 eu é que não vou, mas poderíamos marcar um local para assistir Grêmio x Cruzeiro que será no Mineirão com os escribas dia 20/08, uma quarta mas não sei o horário. Eu não tenho problema, pois tenha a chave de casa. Kkkkk
    No http://www.bardobeto.com.br/venancio.html vi TV mas não sei se passa.

  • HA BOATOS POR AI , QUE 1 GRUPO DE EMPRESARIOS classe A . ESTARIAM SE ( REUNINDO ) PARA ENTRAR NA POLITICA gremista , PARA GANHAR NAS ELEICOES EM OUTUBRO e ai EM 2015 ” ERGUER O GREMIOOOOOOOOOOOOOOO DE VEZ ” SEM bla bla blaaaaaa . VOLTAR AOS VELHOS TEMPOS de papa TACAS ok !!!!!!!!!!!!!!!!!

  • SEM odones E koffs OK !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! APENAS 1 GRUPO DE EMPRESARIOS GREMISTAS !!!!!!!!!!!!

  • ArthurJ

    Acho engraçado ler na imprensa que o “sistema defensivo do Grêmio tem apresentado melhoras” e atribuírem isso ao sr. Enderson Moreira.

    Só esquecem que na verdade ele corrigiu um erro que ele mesmo cometeu, que foi ter deixado o Werley como titular por 6 meses…

  • Rafael Souza

    Resolvido. A culpa foi do André Santos.

  • ilgo

    Francisco, vamos marcar um encontro dos botequeiros com a tua presença. Pode ser no Box 21, que é do gremistão Fernando Brandão. Ali dá pra ver o jogo com mais tranquilidade.
    O Bar do Beto é mais tumultuado.
    Até lá a gente define.
    Sobre o nosso grupo, a tendência é pela situação, mas vamos ver.

  • Hillary

    Neste encontro de botequeiros,precisa convite???

  • Moretto

    Ilgo e Francisco, vamos tentar marcar o encontro mesmo, eu se puder irei. Quanto ao time acho que o Fernandinho pode ocupar o lugar do barcos e formar o ataque com o luan. O Alan Ruiz esse precisa de continuidade e pena ter se machucado, mas ele volta. Agora a volta do Dunga só prova que CBF é terra de ngm, tanta gente boa no mercado acho que a vez é do Tite, mas tudo é politicagem ou seja, tira lugar de muita gente preparada como o Tite.
    Pitada de politica, que barbeiragem essa do Governo em baixar cota de 300 dolares pra 150, tudo por imposto, arrecadar, e isso que tem eleicao, quem sabe até la nao mudem de ideia…

  • It as not that I want to duplicate your website, but I really like the design and style. Could you tell me which theme are you using? Or was it custom made?

  • You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be actually something which I think I would never understand. It seems too complicated and extremely broad for me. I am looking forward for your next post, I’ll try to get the hang of it!

  • Thanks for sharing, this is a fantastic blog post.Thanks Again. Cool.

  • Major thanks for the article.Much thanks again. Will read on…

  • Great, thanks for sharing this blog post. Keep writing.

  • Very neat blog article.Really looking forward to read more. Want more.

  • Awesome blog article.Really thank you! Fantastic.

  • Really informative article.Thanks Again. Cool.

  • I really like and appreciate your blog post.

  • This is one awesome blog post.Much thanks again. Awesome.

  • Thanks-a-mundo for the article.Really looking forward to read more. Fantastic.

  • Say, you got a nice blog.Really looking forward to read more. Awesome.

  • Thank you for your blog post.Thanks Again. Cool.

  • Thanks again for the article post.Really looking forward to read more. Awesome.

  • I really enjoy the blog post.Really thank you! Want more.

  • Muchos Gracias for your blog.Really thank you! Awesome.

  • I really enjoy the article post.Really looking forward to read more. Great.

  • Really appreciate you sharing this article post.Really thank you! Keep writing.