Acertos superam erros e Grêmio vence na Arena

Mais uma vez o Grêmio foi superior quase todo o tempo, e mais uma vez penou, e por detalhe não saiu de campo com um resultado negativo diante do Glória, que acabou de trocar de técnico por fazer má campanha no Gauchão.

É incrível a facilidade com que o time leva gols. Neste domingo, começou com uma entrega de Maicon, que jogou a bola nos pés de Éder, que respondeu com um morteiro indefensável. O segundo gol do Glória começou com uma roubada de bola (com falta!) de Lincoln, que recém havia entrado. No cruzamento para a área, Fred fez ‘golpe de vista’ e Marcelo Oliveira chegou atrasado. Foi um espectador privilegiado do gol de Vinicius.

Mais uma vez o Grêmio criou chances de gol em número suficiente para vencer com folga. Mas continua levando gols por desatenção, falha técnica, e falha coletiva.

A grande verdade é que o técnico Roger Machado não está conseguindo reestruturar o sistema defensivo, que perdeu qualidade individual, é certo, o que ajuda a explicar a peneira em que se transformou.

Não fosse o ‘frangueiro’ Marcelo Grohe, que fez duas grandes defesas quando o Glória empatou, a poucos minutos do final, talvez o time não tivesse força nem controle emocional para fazer os dois gols no ocaso do jogo.

Saindo da defesa instável e inconfiável, vamos ao sistema ofensivo, que só não vai melhor porque perde muitos gols.

O goleiro Rafael fez pelo menos cinco grandes defesas. A bola encontrou o poste em duas oportunidades.

 

O primeiro gol do Grêmio, o de empate, foi de Giuliano, que melhorou um pouco em relação a si mesmo. Ele recebeu um passe precioso de Éverton – um dos melhores do time -, dominou, driblou o goleiro e mandou para a rede com categoria.

O time foi para o intervalo com um empate constrangedor. E assustador. Afinal, era o Glória.

Logo na largada Geromel empatou, após receber uma bola desviada de cabeça por Marcelo Oliveira (vejam só!) e cruzamento de escanteio de Douglas (finalmente).

Depois, só deu Grêmio. Seus atacantes abusaram de perder gol, por preciosismo ou imperícia mesmo. Quem não faz leva, pensei com meus botões.

O que parecia impossível aconteceu. O Glória empatou e só não virou porque Grohe (repito) apareceu para salvar.

Roger, meio que no desespero, arriscou com dois centroavantes. O técnico que se consagrou nacionalmente por jogar com atacantes de movimentação apelou para Bobô e Henrique Almeida, que substituíram Éverton e Maicon. Era tudo ou nada.

Quando as coisas se encaminhavam para o ‘nada’, o empate inglório (desculpe o trocadilho infame), eis que Henrique Almeida acerta um torpedo de fora da área, semelhante ao primeiro gol do adversário (treinado pelo meu amigo Rodrigo Bandeira).

No final, como presente aos arremessadores de pipoca, Luan, de boa atuação, marcou o quarto gol.

As nuvens escuras que pairavam sobre a Arena se dissiparam instantaneamente.

Mas ainda não foi possível observar as estrelas.

Fica a esperança de que Roger acerte a mão. Estruture melhor a defesa e ajuste a pontaria dos atacantes.

Quarta-feira o jogo é decisivo. Uma vitória sobre a LDU é mais que um dever, é uma obrigação.

O TIME

Ninguém espere que Lincoln comece no lugar de Douglas. 

Douglas é cláusula pétrea. Não importa que torne o time previsível, lento e até irritante.

É titular.

Então, é por ele que iremos torcer contra a LDU.

Contra o Glória até que ele foi bem, mas era o Glória.

O time pelo jeito está escalado. É o que começou o jogo.

Não gosto de W. Oliveira, não gosto de Fred e estou preocupado com Marcelo Oliveira.

É muita gente inconfiável no mesmo time, no mesmo setor.

Mas é o que a casa oferece.

Ainda assim dá pra ganhar. Basta a torcida pegar junto e os jogadores se superarem. 

 

 

 

Se gostou, compartilhe!

  • Gustavo Medeiros

    Queria ter um pouco do teu otimismo Ilgo.

    O que eu vi, mais uma vez, foi o fracasso total do conjunto. O que salvou foi a qualidade individual dos que fizeram os gols.

    • Ilgo Wink

      Gustavo, sem um pouco de otimismo nem vale a pena a gente ficar aqui perdendo tempo.
      Se acharmos que está tudo perdido, então é melhor ficar em casa, não no boteco.
      Outra coisa, de uma avenida pra outra, temos então uma perimetral na defesa, ehehe
      Mas acho que contra a LDU vai ter muito mais foco e determinação.

      • Gustavo Medeiros

        Te entendo Ilgo, porém o Grêmio não está me passando essa confiança para acreditar.

        Então prefiro ser pessimista, do que ser otimista e me decepcionar novamente com o Grêmio, fato comum dos últimos anos.

        • Rafael – Jack

          De um modo geral o pessimista tem certa vantagem sobre o otimista: decepciona-se menos e eventualmente é “surpreendido” quando as coisas dão certo.

          Com relação ao Grêmio eu sou um otimista, não tem jeito.

          Mas com Douglas no time não há otimismo que resista… Estou muito descrente. Vou ao jogo 4a quase como um exercício de auto-flagelo.

          A impressão que tenho é que Douglas só sairá do time quando o Grêmio contratar o Mano “VTNC, Douglas!!!” Menezes.

          • E tu diz ainda que é otimista. Da uma verificada no significado dessa palavra.

          • Rafael – Jack

            Farei isso, obrigado.

            Enquanto isso, sugiro que revise o significado de “mas”…

          • Alexandre Sanz

            kkkkkkk, sempre tem uma besta querendo dar uma de bambambam, ai quando leva um tapa na classe fica engraçado kkkk, boa Jack, vou agora tomar um gole de Daniels cheers!!!

          • Se é para baixar o nível vamos lá, querer dar de bambambam é tu que escreve teses e teses sobre o time do Grêmio, parece que alguém lê essas bobagens que escreves, pelo menos eu passo longe de teus comentários. E que eu me lembre nunca te chamei de besta. Tu é daqueles metido a inteligente, entendido em tudo, fica trocando “idéias com o pessoal” e teu time tomando na bunda a muitos anos e acha que o problema são as ivis, o Novelleto, as arbitragens, o jogador que tua não gosta, não importa se ele é bom ou ruim, o que importa é tua tese. Esperto, teu comentário vale tanto quanto qualquer um aqui, tu e tão inteligente quanto qualquer um aqui, tu é tão malandro como qualquer um aqui, pelo simples fato que tu é um Zé ninguém com qualquer um que escreve aqui. Há, se quiser tomar um gole de água ou comer batatas fritas não tem problema, porque ninguém ou pelo menos eu não vou me importar.

      • Rafael – Jack

        É o Sistema Binário Oliveira, rs

        Brincadeiras à parte, WO está melhorando… Participou do gol do Luan, deu uma pifada linda no primeiro tempo, está participando mais e melhor do jogo. Dá a impressão de que vai crescer.

        Já MO é aquele “ruim esforçado”, estilo Edinho. Deu mais ou menos certo por um tempo, mas está afundando pouco a pouco. Preocupante, pq tem muita moral dentro do clube, dos colegas ao presidente.

      • Rafael – Jack

        É o Sistema Binário Oliveira, rs

        Brincadeiras à parte, WO está melhorando… Participou do gol do Luan, deu uma pifada linda no primeiro tempo, está participando mais e melhor do jogo. Dá a impressão de que vai crescer.

        Já MO é aquele “ruim esforçado”, estilo Edinho. Deu mais ou menos certo por um tempo, mas está afundando pouco a pouco. Preocupante, pq tem muita moral dentro do clube, dos colegas ao presidente

        • Gustavo Medeiros

          Também acho que o WO está melhorando. O problema está na cobertura dele quando sobe. Algo normal. Um volante deve cobrir a lateral.

        • Luis Augusto Waschburger

          hahahahahaha

          Sistema Binário Oliveira foi demais!!!!

          hahahahaha

  • Humbertosm

    Vai ter que vir mais alguém para a defesa, assim não vai dar.

  • Fabio Scheffer

    Mais preocupante que o miolo de zaga, onde a dupla Geromel e Fred ainda não se firmou, as LATERAIS parece que são o grande calcanhar de aquiles gremista.

    Se W. e M. Oliveira até tem certa qualidade do meio pra frente, nas suas costas ou até no mano a mano suas condições defensivas são lamentáveis.

    Tomara que contra a LDU eles ao menos estejam em um dia com menos trabalho defensivo pq se os equatorianos forçarem por ali, é quase certo que teremos que fazer 2 gols pra vencer.

    Pra mim a grande expectativa é na estreia do Miller.

    Nem sei quem vai sair, espero que seja o Douglas, mas o Roger que não venha com a historia de deixar o grande reforço de 2016 no banco em prol do bruxismo.

    Pra começar na quarta feira é Miller, Luan e mais 9 !!!

  • Francisco Coelho

    Estou chegando da pizzaria com a minha tropa recifense. Mulher e 2 filhos. Meus filhos gremistas hoje são mais Sport como a mãe. Minhas filhas que moram em Porto Alegre são gremistas e espero que meus 4 netos de uma delas até o momento sejam gremistas.

    Ao menos tenho tentado influenciado e fardamento. Os resultados é que me são contrários e adversos.

    Más vamos peleando e sempre na esperança cada dia mais distante. Depois da pipoca e muitas divulgações a mesmice dominou a Arena onde o Grêmio como uma Hiena pariu com muitas dores e dificuldades uma amarga “Vitória de Pirro”.
    O Glória jamais poderia sair em vantagem frente ao poderio econômico e tecnológico do Grêmio.

    Um elenco com mais de 50 jogadores e os mais avançados equipamentos em todas as áreas não pode sofrer pressão e principalmente gols de uma equipe cujo custo é menos de 10% do seu.
    Eu sou chato e crítico das minhas coisas e não seria o mesmo relevando as gremistas.

    Grohe, assim como muitos pedem uma reciclagem. Não é provocação ao Ilgo e sim constatação. Tudo bem que o goleiro do Glória não possui todos os meios e respaldo más mostrou elasticidade e comandos à zaga.

    Grohe parou no tempo e não conversa nem comanda a defesa. Virou funcionário
    público que se acomodou esperando aposentadoria.

    Não volancia o jovem Kaio superou cascudos sem rodagem. Sinal de qualidade.

    Daquele que alguns esperavam saiu foi reclamação à quem o paga que é o torcedor. Maicon.

    No meio vi um Douglas tentando justificar sua manutenção sem convencer até o ceguinho grudado no radinho.

    Giuliano depois de várias falhas marcou um gol de liga dos campeões. Têm de ficar numa média mais alta pelo que ganha e futebol que aparenta ter quando se empolga. Foi um gol de rara beleza.

    Everton e Luan pressionados sentiram. Lincoln quando chamado cumpriu muito mais que o esperado. Henrique numa de suas características sentou a bota marcando um dos mais belos petardos da Arena.

    O Bobô entrou sem importância.

    Lincoln foi a melhor coisa da partida. A consolação daqueles que assistem o futebol espetáculo com aqueles que são o espetáculo.

    Alguns clubes entenderam e procuram fazer “espetáculo”…
    .

  • Arthur J

    Achei que o Grêmio jogou bem, mas os erros individuais e os gols perdidos transformaram uma vitória fácil num jogo dramático.

    O fred esse até que jogou razoavelmente bem. Pelo menos não é afobado igual ao Kadu.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Achei que o time hoje além de não jogar muito bem, teve mais oportunidades de gols do que em todos os outros jogos do ano e um placar bem elástico de 6 ou 8 gols teria sido normal para o Grêmio pelo tanto que criou.

    Além da fase de instabilidade da defesa com Grohe, os 2 laterais e o Fred estarem deixando até o Geromel inseguro em alguns lances, o ponto fraco do time é Douglas e o Marcelo Oliveira que estão jogando Nota 3 em todos os jogos do ano.

    O Roger precisa tomar uma atitude com esses 2 jogadores e tira-los do time o mais rápido possível para não comprometer o ano do Grêmio, pois estão jogando a muito tempo bem abaixo de qualquer expectativa.

    Mesmo assim, acho que o Fred vem evoluindo e o Luan, Lincoln, Kaio e Everton em alguns momentos jogaram muito bem, tendo o bom e sério Geromel sendo sobrecarregado pelas falhas das laterais.

    • Gabriel

      Concordo, realmente o Fred desde a última partida tem sido outro jogador. Quero observar o Wallace Oliveira melhor, acho que quando encaixar a marcação pode melhorar inclusive ofensivamente. Ontem em alguns lances ficava inseguro no avanço. Por fim o segundo gol exemplifica bem o ano do Marcelo Oliveira, nunca chega a tempo nas jogadas. Quem sabe o Júnior não desse uma resposta melhor, porque ataca bem e marca mal. Já o titular não ataca nem marca.

  • Alexandre Sanz

    Alma lavada, o time foi muito bem, do meio para frente, novamente erros individuais quase comprometem, meu sentimento é que aquele gol do Henrique foi um “xô zica”, estávamos com muito azar também, além das cagadas do Roger, mas como falei anteriormente, não sou “chapa branca” e não subo no muro, vou fazer meu papel de torcedor e criticar o que eu ACHO errado, ao mesmo tempo sugerir soluções, as laterais são um problema, crônicos por sinal, não há solução com os quatro disponíveis, já havia sugerido 4 zagueiros, como alguns times da Europa jogam e a Argentina jogou na última copa, mas ontem um amigo deu outra sugestão que me convenceu, jogar num 3-5-2, Líbero Thyere/Geromel/Werlei – Stopper Direito Geromel/Werlei – Stopper Esquerdo Fred/ Bressan – Ala Direito Giuliano – Ala Esquerdo Lincoln/Pedro Rocha – Centro Wallace/Kaio – Meias Bolaños – Lincoln/Pedro Rocha – Atacantes Luan e Everton.
    Argumento: como nossos laterais são insuficientes no apoio e horríveis na marcação, então, que se garanta a parte defensiva, duvido que os zagueiros não sejam melhores na marcação, com a saída do Douglas (percebi que ao voltar no 2° tempo ele deve ter tomado um ultimato do Roger, nunca jogou daquele jeito nos segundo tempos anteriores) o time jogará com 11 então poderá fazer uma movimentação defensiva e ofensiva com mais “intensidade”, como vemos temos muitas soluções, para nossos problemas, além das “mágicas” de escalar um centroavante aipim ou não ou de escalar um Cabeça de Área/Centromédio/Center Half para cobrir as laterais, que é o que se fala antiquadamente aqui no Texas, hoje o futebol moderno e de sucesso os 11 jogadores tem de fazer 3 ou 4 funções dentro do campo, não há lugar para o pifador ou para o centromédio que cobre as laterais ou para o matador (em que o time inteiro joga para ele) até mesmo os melhores goleiros atuam como líberos as vezes, bem para aqueles que acham que sou um simplista ou um Profeta do caos, tá ai minha colaboração, sou gremista, não escalo o time e não conheço ninguém lá dentro, não sou responsável por bons ou maus resultados, minha única forma de contribuir para o BEM do time é criticar e sugerir, além é claro de ficar na TV ou na arquibancada torcendo de forma até doentia.

    • Gustavo Medeiros

      Interessante. “Só” precisaria treinar bem. E seria uma solução com o que a casa oferece.

    • Andre Peixoto – Sarandi/RS

      Interessante esse teu ponto de vista, Alexandre. Eu só mudaria algumas peças nesse teu sistema. Prá mim os 3 zagueiros seriam Thyere, Geromel e Fred. Jogaria com o Walace Oliveira na ala direita. Ele já jogou de meia, portanto conseguiria fechar o meio do lado direito. Na ala esquerda seria o grande problema. Acho interessante do P.Rocha, pois fecha bem aquele lado mas não tem o pé esquerdo. Os 3 meias seriam Walace, Giuliano e Lincon. Ataque Bolanhos e Luan.
      Mas acho que Roger jamais teria essa coragem…

    • Fabio Scheffer

      Eu toparia esse esquema e acho que o Roger (que foi campeão num baita 3-5-2 do Tite) pode acabar optando por ele se a defesa continuar uma peneira.

      Meu 3-5-2, com variações táticas, hoje seria:

      Grohe
      Bressan – Geromel (libero) – Fred
      W.Oliveira – Giuliano ou Maicon – Walace – Miller – M.Oliveira
      Luan – Everton

      Com Lincoln e H.Almeida como principais opções de banco.

      • Ilgo Wink

        sou contra o 3-5-2. A não ser que se tenha zagueiros com melhor qualidade. Nós temos um zagueiro. O resto é aspirante a zagueiro. Colocar um meio zagueiro a mais é diminuir ainda mais a qualidade do time

  • thuareguy

    Bom dia Ilgo,
    Ontem depois do jogo do Gremio,ouvi na radio IVI guaiba um comentarista sugerindo que os salários dos jogadores estariam atrasados, segundo ele,se baseando no fato de que estariam atrasados os salários dos funcionários.
    Saberia informar se procede a informação ou se é um “supositório” do reporter chutador?
    Abs!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Amigo, não dá para acreditar em nada que venha da IVI de qualquer lado, pois eles erram até os nossos acertos. Não acredito nisso com Romildo Bolzan.

    • Ilgo Wink

      quando não se encontra explicação, se inventa, se imagina isso ou aquilo. Realmente, há atraso de salário, mas que eu saiba não atingiu os jogadores. Talvez algum contrato de imagem, mas a irregularidade do time não é por causa disso.

      • Dilamar Costenaro

        Se realmente há atraso de salários, e você Ilgo está confirmando, então estamos mortos, não consigo entender um clube como o Grêmio, diminuíram em quase 50% a folha de pagamento e mesmo assim não conseguem pagar, é o fim da picada, isso que dizem os entendidos que o Bolzan é mestre em finanças, imagina se não fosse. E queiram ou não isso afeta sim o rendimento do time, e muito.

  • Walter Luis Borba

    Ilgo e colegas de boteco.

    1. Da capitania: Maicon deve ser destituído desse encargo. É algo providencial.
    Geromel tem que assumir essa posição urgentemente.

    2. Dos Próximos Jogos: Desses 3 jogos na Arena, vamos ganhar 1, perder 1 e empatar outro!.
    Há horas que o Grêmio não ganha 3 jogos seguidos na Arena.
    O ano passado tivemos um exemplo disso – acho que foi contra o Coxa.
    Então amigos, é esperar para ver.

    3. Não creio em superação porque o Grêmio. Contra times do mesmo nível, o Grêmio não consegue virar jogos. Sendo assim, o Grêmio só ganhará quarta se de fato o time jogar bem, e SAIR GANHANDO.
    Só que, não adiante jogar um jogo 200% e o jogo a seguinte a 10%.

    • Gabriel

      Pela lógica o time deve ganhar pelo menos 1 fora e empatar outra, pois foi o que faziam.

  • gilberto

    Achei bastante preocupante a vitória de ontem, o Grêmio cria várias chances e não consegue ser efetivo e acaba levando gol no primeiro chute do adversário ´não foi a primeira ve que isso aconteceu, cadê o goleiro de seleção o cara bateu forte mas foi de longe e o Grohe,pula atrasado tanto que a bola ainda bate em sua mão, o goleiro do adversário havia defendido uma bola antes que o Douglas chutou quase da mesma distância, aí o time vai lá vira e acaba levando um gol de uma bobeira, então nosso técnico bagunça o meio de campo, ele que não escala nenhum nove acaba colocando 2 noves abrindo todo meio de campo, não fica ninguém com capacidade de segurar a bola e a armação acaba recaindo nossantes atacantes – everton e luan – o que se vê então é que o adversário cresce e vai pra cima e ontem o Glória teve 3 chances claras de ganhar o jogo, uma o Grohe defende parcialmente e se não fosse a cobertura do zagueiro babaus, a outra num chute de longe Grohe faz uma ótima defesa e a outra num outro vacilo a zaga tira , um gol naquele momento seria quase impossível reverter, mas a sorte finalmente sorriu para nós, felizmente e que ela tenha voltado para ficar, mas convenhamos tá demais, o time não passa confiança, o treinador tá meio perdido, a esperança é que agora o time embale caso contrário acho brabo. Quanto ao Grohe toda vez que ele faz uma defesa é aquele oba oba do ILgo e da mídia vermelha, o goleiro do Glória já havia feito inúmeras defesas até eles chutarem a primeira bola em gol que acabou entrando, então em primeiro lugar goleiro tá lá pra defender não para levar gol, ainda mais se tratando do Grohe tão badalado por algun que chegou até a seleção, mas parece que lá ãndou e lá não tem blindagem, lá o cara dança mesmo, então ele que trate de melhorar pois quando a defesa está bem ele quase não toma gols, mas quando tá mal ele parece uma peneira, o Grêmio já levou 9 gols em 6 jogos, é um horror, por que afinal de contas é ele que é o bom ou é a defesa que salva a pele dele.

    • Ilgo Wink

      Caro Gilberto, defendo o Grohe como defendia o Victor, torpedeado por vcs, os exterminadores de goleiros. Nenhum goleiro serve.
      Victor saiu daqui e foi campeão do mundo.
      Isso com uma multidão de gremistas secando ele em cada jogo, eheheh

      • gilberto

        Peraí eu nunca critiquei o Victor, para mim o melhor goleiro do Grêmio, a frente até do Danrlei, o Victor foi muito secado pela imprensa vermelha que queria que ele fosse embora para que assumisse o queridinho deles, adivinha quem era, Grohe, tanto é que que quando o Grêmio trouxe o Dida o Saraiva vociferava que o Dida não poderia se escalar no carteiraço, sempre torci para que o Marcelo fosse tudo que vocês enxergam nele, eu seria mais um fã dele, infelizmente ele não corresponde as espectativas minhas e de muitos outros gremistas, o único cara da imprensa que criticou ele foi o Santana, o resto todos se ajoelham perante o Grohe, como sabemos que a mídia esportiva de nosso estado é dominada pelos vermelhos, para mim isso significa que ele é o goleiro preferido dos vermelhos, por que, bom isso eu deixo pra ti responder.

        • Ricardo

          A IVI não contestar o Grohe diz bastante. Não acho que ele tenha falhado ontem, embora concorde que o primeiro gol era uma bola defensável (para um goleiro de seleção). Mas também para salvador não serve, ele fez DUAS DEFESAS. Quantos goleiros fazem duas defesas em um jogo? Todos? Parece que todo chute que não entra é um “gol salvado”, como se defender uma bola fosse um megaevento…

          • gilberto

            `´E isso mesmo Ricardo, pega a avaliação do clicrbs do jogo de ontem “não teve culpa nos gols e ainda salvou outros dois” já a do Alisson é “fez uma grande defesa” quer dizer eles forçam muito a barra e acaba dando na vista, agora a IVI só não contesta como blinda ele, toda vez que o Grohe falha a primeira coisa que eles dizem é que ele tem muito crédito, E outra se não fosse o nosso zagueiro naquela segunda defesa babaus por que a bola estava sobrando para o atacante deles, então ele não salvou coisa nehuma, ele defendeu numa defesa importante mas deu o rebote e teve o companheiro para livrar o couro dele, ou alguém duvida que não seria outra falha dele caso o Grêmio perdesse o jogo naquele lance.

    • Fábio D.

      Fora Grohe ! Volta Dida ! kkkkk Não levem a mal, estou brincando! kkk

      Quando o Victor foi vendido, muito contestado pela torcida sim senhor (muitos diziam que ele tremia para o Dalessandro, que era só chutar no canto rasteiro que ele aceitava), e detonado pela imitador do Paula Santana (David Coimbra), quem assumiu a titularidade foi o Dida!

      Grohe não é um goleiro excepcional, um fora de série, mas é um bom goleiro. Diria até muito bom. Mas é uma posição ingrata onde, querendo, pode-se observar apenas defeitos. Eu achava que o Thiago tinha muito futuro, mas ele, infelizmente, foi fritado. Não foi nem um, nem dois, gremistas que ouvi chamando ele de caçador de borboletas. Thiago, bem trabalhado, tem grande futuro.

      Porém, o Grêmio possui muito mais carências para se preocupar. Isso eu penso, pode ser que eu esteja errado.

      • gilberto

        Concordo contigo Grohe não é nada disso que muitos endeusam, um bom goleiro, mas para ser campeão será que isso basta, tem aquela velha máxima, um grande time começa por um grande goleiro, enfim oremos.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    UAHAHAUHAUHAHAHAHAUHAHAHAUH
    Parece piada…

  • Roque fernando

    Não estou achando maicon tão inprescindivel como ano passado…as individualidades cairam, que acredito ser em razão desse sistema do Roger que já venho dizendo que já deu pra bola.
    Substituições no Grêmio vem tardiamente sempre. Dois centroavantes porque ele errou em tirar alguém de velocidade para deixar junto com o centroavante.
    Minha preocupação é o comandante do .banco de reservas. Acho que fomos com muita sede ao pote. Achando que alguém identificado e que deu mostras de ser um técnico de futuro, mas não agora. Tenho sentido uma certa indecisão e ultimamente substituições repetitivas e sem serem capazes de aumentar o poder de fogo do ataque porque o próprio sistema engessou. Ficamos refem de uma ideia e um toque de bola não muito caracteristico pra esses jogadres que deveriam jogar como o atletico mineiro joga…no mínimo. vertical, rapido e objetivo ao gol. Não temos nada disso, e sim um futebol burocrático, com gente errando gol pelo ladrão. Não sei quanto aos botequeiros, mas eu, especificamente acho complicado a nossa situação no que tange a classificação na libertadores. É muito pouco o futebol apresentado. Mesmo sendo uma única partida. Se uma partida contra Glória era para dar confiança, deixou com muito mais pulga atrás da orelha. Eu acho que esse time não é ruim, mas essa conta é do Roger.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Acredito no Roger, Roque ….. imagine ontem entrando 3 bolas daquelas 8 que não entraram ….. seria 7 x 2, e o que estaríamos aqui dizendo?
      Eu acho que estamos passando por uma intranquilidade defensiva e esta onda vai passar, pois o lateral direito WO já está evoluindo, o Fred está tendo uma regularidade e mais segurança, mas o lateral esquerdo MO precisa de um banco com urgência, além de tirar o Douglas do time.
      Acho que Bolaños no lugar do Douglas e Lincoln com Luan na frente fazendo a recomposição seria o ideal para o time.

      • RFPoa

        Não acho que a instabilidade é somente defensiva José…a questão é falta de compactação do time, não estou dizendo que sei mais do que o Roger, entretanto, é notório e aconteceu em vários jogos, que todo mundo sobe e tem liberdade pra chutar inclusive os volantes. Evidente, que todos deveriam cercar mas deixamos a zaga desguarnecida, sem cobertura pelos volantes estarem fora de posição. Todo mundo baba no Barcelona, mas poucos times como Atletico de Madrid, endurecem o jogo com o Barça…enfim, e o argentino que os treina é simples, sem firulas. Nosso caso, tomamos contra-ataque e gol. Esse é um problema. O outro é tomar gol de escanteio. Ambas são falhas de posicionamento e treinamento. Nós manés que jogamos futebol de várzea sabemos que posicionamento é tudo nesse esporte. Não adianta pedir para um jogador cumprir funções táticas, a maioria não sabe cumprir. Poucos tem essa inteligência cultura, por isso estão no Brasil.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Bah, amigo, tocasse num assunto que eu acho essencial aqui no Brasil, funções e culturas táticas da boleirada, pois só 30% deles tem alguma capacidade para entender esse assunto ”na prática”.
          Sempre achei o jogador brasileiro limitado culturalmente, e isso atrapalha o seu entendimento e cumprimento tático, mas o salário ….. bem ….. isso é outro impacto na vida deles.
          É só observar a insegurança que a maioria tem ao dar entrevista, na forma de falar, se expressar, e considerando que a imensa maioria não completa o 2º grau ”por culpa” da bola, tudo isso fica muito difícil para todos eles (ex: Argel Fucks jogador e treinador(?)).
          Aí, vem alguém falar que futebol não precisa desta linguagem tática, de entendimento e das dimensões que isso pode gerar nos resultados e eu não concordo, pois alguém que mal sabe falar, como que vai interpretar as soluções dos ”polêmas” ou ”pobremas” que o ”pofessô falô” na palestra e no intervalo do jogo? Pois é, taí o impasse.
          Antigamente, o nº da camisa definia as funções táticas de cada jogador, e hoje é necessário muita inteligência para tanta tecnologia e informações.
          Jogador não sabe ”conviver” com tanta pressão da comissão técnica, diretoria, imprensa e torcida, aí, haja oração ao entrar em campo, após marcar os gols e ao término das partidas.
          O cara entra, faz um gol, e já vira ídolo e um mito para a imprensa à partir da 1ª entrevista que o cara dá após este jogo onde fez um gol (ex: Brenner do Juventude, cadê?).
          Mas ….. os salários ….. ah, os salários ….. são divididos por 4 ou 5 pessoas para orienta-los todos os meses, pois tem uns pangarés aí que não sabem nem o valor real do dinheiro, com certeza, pois muitos terminam as carreiras literalmente na ”werda” e perdidos na vida, e isso, nenhum dos bruxos conseguem ensina-los a ”preservar”. Que sina. Abraço.

    • Ilgo Wink

      Se vencer a LDU muda o astral, dá confiança. Vamos ver.

    • Fábio Viana

      Tem que trocar o Maicon de função, para trabalhar como 1º volante. O futebol dele é idêntico ao do Rafael Carioca do Atl.-MG. Pra iniciar as jogadas, acho que ele cumpre muito bem, mas para 2º volante não dá. Não tem velocidade, não faz ultrapassagem para servir de opção, não “pisa na área” e não faz o box-to-box.
      O problema:
      Que será o 2º volante?
      Giuliano, Kaio. Não faço ideia.

  • Moretto

    Ilgo e amigos de boteco, faz tempo que não opino aqui no boteco sobre o Grêmio, mas sempre acompanho as opiniões de tds aqui do boteco. O que eu vejo no time do tricolor nesse ano é que a zaga e as laterais estão falha do muito. Nem sempre o grohe vai salvar, ou seja, temos que melhorar na defesa se queremos ganhar algo esse ano. A falta que faz o Wallace no meio campo é algo que poucos falam. Ele acerta em frente a defesa, óbvio que se a defesa não melhorar só o Wallace não vai resolver sozinho. O que o Roger tem que ajustar é o meio campo e o Lincoln e o Miller tem que entrar nesse time de qqr jeito. A torcida tem que apoiar nessa quarta contra a LDU e depois no grenal e matar o San lorenzo na outra quarta.

    • Ilgo Wink

      Estava sentindo tua falta aqui, parceiro.
      Confio que dá pra seguir na Libertadores, mas não sei se muito longe.

  • Gabriel

    Ilgo e colegas, acho que o Roger poderia tentar jogar num 3-4-3, pois não temos laterais confiáveis. Desse modo eu escalaria: Grohe; Edinho, Geromel, Fred; Maicon, Wallace, Giuliano e Lincoln; Bolanos, Luan e Éverton.

    Que acham???

    • Luis Augusto Waschburger

      Eu gosto.
      Mas tem que ser bastante treinado, já que muda a dinâmica de saída de bola pelos lados e a cobertura dos zagueiros.
      Mas sou sempre a favor de jogarem os melhores e, hoje, estes 11 são os melhores.

  • Eder

    “Além de ter sua inscrição registrada no BID da CBF, Miller Bolaños mostrou boa movimentação na atividade da manhã desta segunda-feira, no CT Luiz Carvalho, e indicou que deve ficar no banco de reservas.

    O meia-atacante, que atuou na equipe de colete amarelo com a função de servir Henrique Almeida e Bobô, marcou um gol de cabeça.”
    http://esportes.terra.com.br/lance/treino-do-gremio-tem-miller-bolanos-como-destaque-e-volta-de-ramiro,59ef1f56a5bf03aa3cc50e50cfa1ccfeezr1nwtt.html

    O treineiro pensou em colocar o Miller no lugar do Éverton, porém ficou com medo da pressão da torcida. Então ele deixa o cara no banco e aposta tudo no seu bruxo Douglas, se terminar o primeiro tempo com vitória, tudo bem, mas em caso de estar perdendo, aí sim, vai se desfazer do seu bruxo e apostar que o Miller fará milagres e vai virar o jogo.

    Bem fácil de compreender a psicologia do treineiro, vamos torcer para que o Luan esteja inspirado e consiga suprir a lentidão do meio-campo. Se perdermos o jogo porque o teimoso do Roger não quis escalar o Miller, é caso para DEMISSÃO.

  • Walter Luis Borba

    Ilgo e colegas de blog.

    Dando um pitaco nessa questão de esquema tático, não seria mais prudente fazer os simples. Quem sabe um 4-4-2 – “clássico”?

    Sei lá, atualmente é muita variação de esquemas. Jogador Brasileiro é burro. Não sabe jogar variando esquema. Assim, qualquer novidade amarra os pés dessa bolerada marrenta.

    O Roger devia fazer o simples – o A, B, C…

    Lembram do time de 1996 – Felipão já usava o Paulo Nunes como falso 9.
    E pelo que eu me lembre, era um 4-4-2, eis o time:

    Grêmio: Danrlei; Marco Antônio, Adílson, Rivarola e Roger; Dinho (Mauro Galvão), Goiano, Émerson (João Antônio) e Carlos Miguel (Aílton); Paulo Nunes e Zé Alcino. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

    Eu jogaria assim na 4ª, do meio para frente:

    Kaio e Maicon –
    Giuliano a frente deles.
    Bolãnhos e um pouco a frente – como enganche.
    Luan e Everton.

    Guardadas a todos proporções, o Giuliano poderia ser o Emerson, e o Bolanos o Carlos Miguel.

    • Luis Augusto Waschburger

      Este é o meu time.
      O problema, como falou o Eder, é tirar o Douglas.
      Acho que isto vai determinar a evolução do time e o resto da temporada: quanto mais tempo o Douglas ficar no time, mais vai demorar a engrenar.
      Pena que geralmente os treinadores demoram demais pra fazer o óbvio.

    • Ari

      Não concordo.

    • Eder

      Simples assim. Se for esse o time vitória encaminhada.

  • Marcio Luiz

    Buenas tchê!

    A solução é simples: Marcelo Oliveira não pode passar do meio campo e Douglas dar lugar para o Lincoln ou Bolaños, além de um volante ficar sempre na cobertura do Wallace Oliveira.

    Mas como Douglas tem contrato de “produtividade” e é muito amigo de Rui Costa e Roger, não sairá do time antes da metade do segundo tempo. E só se o resultado estiver ruim.

    • Rafael – Jack

      Pois é, Marcio, a solução é tão simples que até nós (que não somos profissionais do futebol) a conhecemos.

      É uma pena que quem deveria ver isso ainda não viu. Espero que consiga ver a tempo!

      • Marcio Luiz

        Dificil Jack. São coisas q só mudam depois q nao tem mais chances. Oremos.

    • Fábio D.

      Olha… sobre essa polêmica de quem cobre os laterais entendo o seguinte: No Grêmio essa função é dos extremos, Giuliano de um lado e Éverton do outro (ano passado era o Pedro Rocha quem fazia isso). Os zagueiros fazem uma segunda linha e os volantes fecham por dentro. A questão, ou dificuldade, é acertar a mecânica e a velocidade dessa volta.

      A posição do Bolanhos veremos em campo. Os próximos três jogos vão nos dizer muito sobre o time.

      • Marcio Luiz

        Não não… heheheh Eu estava falando de cobrir as subidas dos nossos laterais, não do adversário hehehehe….

        Quanto a Bolaños, acho q deveria entrar na vaga do Douglas, pois o Everton está bem (na minha visão vem correspondendo mais que o cachaça). Muitos times já jogam sem um 10 clássico. Então pq o Grêmio tem q insistir num pseudo armador q parou no tempo, que não tem mais físico e nem técnica para a função crucial de um time???

    • Fábio Viana

      Acho que esse programa do SAP, que o Grêmio comprou, nem devem estar usando. Não devem ter comprado algum módulo, ou faltando algum equipamento, ou não contrataram algum serviço.
      Se estivesse mesmo gerando dados para análise de desempenho, iriam pegar o scout do Douglas e tirar o cara do time na mesma hora, não há como dar respaldo à titularidade dele.
      Comparando com o Lincoln e pegando só o Gauchão, ele tem 100 min a mais de jogo, e só 3 assistências a mais(13×10). O cara que era para ser o “metedor” oficial, tem quase a mesma quantidade que o reserva.
      Ou seja, pouca produção.

      Pior é que notícias que chegam do front, dão conta que o 1º da lista para dar lugar ao Miller, é o Éverton.
      Muito dos 15 anos de fila do nosso tricolor, passa por esse tipo de decisão.

      • Marcio Luiz

        Bahhh Agora vc falou tudo! Esse SAP não deve tá 100%. Douglas tem números ridículos. Ele permanece no time pq tem as costas quente, só pode.

  • Francisco Coelho

    Cuidado ao usarem o celular conectado à um carregador veicular.

    Ontem fui usar o celular para complementar uma postagem e a bateria estourou. Além de perder o celular queimou um fusível que só mecânico especializado resolveu. A sorte que tinham um no grupo

    Agora estou na escolinha para aprender à operar um novo. Kkkkkkk

    • Ilgo Wink

      alerta importante. vou prestar atenção e me cuidar

  • Francisco Coelho