A volta do boêmio e a crise colorada

Quando saí de Porto Alegre rumo ao paraíso baiano, o Grêmio era candidato forte ao título – a despeito de opiniões contrárias do centro do país e de muita gente da imprensa gaúcha.

Uma semana e três jogos depois, estou aqui no aeroporto de Guarulhos, numa conexão com cinco horas de espera, pagando caro para matar a saudade do teclado.

Fiquei alheio a tudo nesses últimos dias. Acompanhei o futebol gaúcho através dos emails do cornetadorw. Só fiquei sabendo da derrota para o Atlético Mineiro, ocorrida exatamente no dia em que iniciei essa viagem de férias, no final da noite de domingo.

Depois, o empate contra o Santos por 1 a 1. Soube dele só no dia seguinte ao ler um email do RW. Golaço de Elano após jogada de Vargas e uma falha de Dida, no gol de Willian José.

Sábado à noite, ontem, estava num restaurante à beira-mar, em Porto Seguro, enfrentando um filé de badejo armado de caipirinha e cerveja gelada, quando vi que estava iniciando o jogo do Grêmio.

A TV estava distante, mas deu pra ver que o time continua com extrema dificuldade para criar situações de gol.

Vi, também, que o bandeira errou ao marcar impedindo no gol do Grêmio. Foi um lance difícil para o auxiliar. Por isso, não vejo sacanagem na anulação da jogada.

Para encurtar esse papo de retomada, a conclusão é de que o técnico Renato precisa reencontrar o caminho das vitórias o mais rápido possível.

Ainda acredito no título. Lembro que o Grêmio chegou a liderar o Brasileirão com 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e acabou perdendo o título para o São Paulo.

Então, nada está perdido. Ainda.

Que fique claro que o Grêmio é o único clube gaúcho ainda com alguma chance de impedir o título do Cruzeiro.

O Inter pode, no máximo, pegar uma vaga na Libertadores. No máximo.

Já o Grêmio, a seguir nesse ritmo, se encaminha para sair do G-4 e fazer companhia ao Inter.

Nos últimos três jogos o Grêmio somou dois pontos em nove. Ridículo.

Fez apenas um gol e levou dois.

Quer dizer, a defesa segue eficiente, mas a um preço alto, porque o esquema de Renato com jogadores de meio-campo bons de marcação e ruins na criação de jogada contribui para o péssimo rendimento do ataque.

Está na hora de mexer no esquema – talvez jogar com apenas dois zagueiros – e colocar mais qualidade no time.

Agora, o objetivo imediato passa a ser superar o Corinthians pela Copa do Brasil. Este é o título que está mais ao alcance tanto do Grêmio como do Inter.

DUNGA

Acabei de chegar em casa depois de sobreviver a uma viagem com muita turbulência. Levei um cagaço, com o perdão da palavra. Borrei-me pierna abajo.

Ainda na esteira, esperando a bagagem, recebo um email do Adriano, parceiro aqui do blog.

Pelo teor, deduzi que o Inter havia empatado ou perdido o jogo contra a Portuguesa.

No caminho, o taxista, coloradaço, me disse que foi empate. Ele quer a contratação de Abel.

Eu retruquei que “Celso Roth vem aí…”. Não, ele não aceita o Roth. Quer o Abel.

O fato é que os dias de Dunga estão contados.

Ao chegar em casa, ligo o rádio: o Inter havia levado um gol no final. Perdeu por 1 a  0, em casa, para um dos candidatos ao rebaixamento. Vexame.

Por essas e outras que empatar com o Vitória não é mau resultado. Ruim mesmo é perder em casa para o Atlético Mineiro.

A rodada está repleta de resultados surpreendentes. Até o Cruzeiro desta vez não somou três pontos.

Acredito que o Cruzeiro também terá uma queda no campeonato. O Botafogo perdeu, e insisto que ele não ficará entre os quatro da ponta de cima.

Está tudo muito indefinido, embora o time mineiro seja mesmo favorito ao título, consagrando o treinador Marcelo Oliveira, que há tempos vem fazendo bons trabalhos e que sugeri ao Grêmio antes da nefasta contratação de Luxemburgo.

O que me parece inevitável é a queda de Dunga, apesar da blindagem armada por setores da mídia em torno dele.

A Copa do Brasil é o fio tênue que prende Dunga ao Inter.

Ah, o presidente Luigi garante Dunga até o fim do ano. Então tá.

ÍNDIO

Jogadores do Inter ainda não se deram conta. O Brasileirão não é igual ao Gauchão.

No Brasileirão, cotovelada é punida com expulsão.

Se gostou, compartilhe!

  • MAZEMBIANO

    Ilgo bom retorno!
    Pois é, mas poderíamos ter começado esse jogo contra o Vitória com o Vargas…Renato continua demorando pra mexer e o Barcos hein, o que esta acontecendo? Se o juíz anulou um gol, que se vá lá e faça outro poxa, é contra o Vitória e não é decisão! Agora contra o Corintians tem que jogar com o regulamento se não…

  • Gabriel

    Bom retorno Ilgo, ontem o Renato se superou, colocar um atacante de velocidade aos 35 e o Deretti aos 40 do segundo tempo, levando pressão, contra o ” super, expressivo, esquadrão” do Vitória é dose para “leão”.

    Acho que continuamos a terceirização do vestiário, e enquanto não tivermos um dirigente de pulso firme dentro do vestiário ou um auxiliar como o Espinosa que o Renato respeite crescemos como rabo de cavalo. Abre-se a contagem regressiva para deixarmos o G4…

    Para atualizar-lo, mais um passo de seu manual de como demitir um técnico foi dado: ao término da derrota de um certo time na Bahia, o diretor de futebol do mesmo garantiu o treinador no cargo.

  • Gabriel

    Hoje estava ouvindo o pré – jornada, e me dei conta que ninguém respeita o Grêmio, TODOS jogadores cedidos em definitivos ou emprestados pelos colorados vão com o famoso acordo de cavalheiros; são respeitados e seus atletas(ou ex) não jogam.
    Conosco jogam, marcam e saem provocando a torcida, vide Willian José , hoje no Santos, é dose…

  • Gabriel

    Mas ser respeitado como, se dentro da direção temos até colorado!

  • MAZEMBIANO

    Gabriel não considera aquele Wilian José porque foi uma “lêndia passageira”…he,he,he mas nos demais o caso é bem assim mesmo…agora esse fato do “tal” colorado sendo devidamente explicado, nunca me farão engolir e aceitar isso, porque uma coisa é amigos, familiares e colegas colorados, outra coisa é dirigir o Grêmio com colorados, nada a ver…não tem nem comparação o nível de aceitação do fato, por isso acho que essa história não é real…

  • Gabriel

    Mazembiano alguém da diretoria deveria então desmentir, pois existe nome e sobrenome do dito cujo. Quando coloca a questão do respeito, são de todas esferas: concorrentes, aliados, associados ,direção e por ai vai . Como gremista me sinto usado por treinadores, jogadores(que chegam e postam coisas relativas a imortalidade e caem na zoeira) e principalmente pela direção que demonstra estar cag… e andando para mim, que por suas atitudes escancaram o interesse apenas no meu dinheiro.
    Cara imagina só : não se pode descuidar nem de uma “lêndea passageira”, o que me diz de um atleta de qualidade?
    Fecho contigo, e complemento que se o cara fosse tão competente estaria contribuindo com seu clube de coração e vou além se fosse honesto JAMAIS aceitaria trabalhar para o Grêmio, ainda mais sendo SÓCIO DO INTER. Ai está a gravidade, O QUE ACHA DO GRÊMIO CUSTEAR A MENSALIDADE NO SPORT CLUB DE UM COLORADO ???

  • Gabriel

    Perdão na linha 2 quis dizer “coloco” e não “coloca”

  • walter borba

    1.- Ilgo, bom retorno.
    2.- Fiz um pacto comigo mesmo após o vexame da libertadores 2013. Penso somente em 2014.
    Por esta razão, não culpo Renato por qualquer teimosia, falha e/ou desconhecimento tático, como alguns integrantes do buteco.
    Renato chegou para apagar um incêndio de grandes proporções e apagou. Continuo afirmando, estamos no lucro.
    3.- Situações como esta do Wilian José se justifica pela seguinte razão:
    Nos últimos anos, nós torcedores do Grêmio, pegamos alguns jogadores para “Cristo”, e colocamos toda culpa nos caras (Wilian José, Wilian BAtoré, Fábio Santos, Douglas) pela falta de resultados. Vide: Victor, foi chamado de amarelão e o “homi” ganhou a libertadores para o atlético.
    Então, muitas vezes esses caras vem com boa intenção, porém, a torcida avacalha tanto que os caras ficam com Raiva e jogam a morrer contra o Grêmio.
    Ah, para deixar claro, concordo que esse W. José jamais deveria vestir a camisa do Grêmio.
    Mas, a culpa não é dele. E sim da direção que contratou e avalizou um pedido do Profexô, com seu “pogêto”.

    4.- Ilgo, pensando em 2014, e sabendo que você, assim como eu, é fã do Tite, será que ele tem alguma chance de pintar no tricolor em 2014?

    5.- Por fim, Ilgo, se o Tite não assumisse (o que é bem provável)o que você acha de um 2014 iniciando com um Guto Ferreira ou Gilmar Dalpozo para trabalhar com estes jogadores novos que o Grêmio possui do naipe do M. Biteco, Wendel, Ramiro, Alex Telex…., sem medalhões.
    Será que isso não dá samba?

  • Rafael M.

    O Renato está lançando vários jogadores. O Deretti, por exemplo, vem entrando no final das partidas pra ganhar confiança. Logo ele vai jogar 20, 40 minutos, 1 tempo quem sabe. Campeonato brasileiro só se acontecer algo muito grave com os de cima. Temos que permanecer no G4 e tentar a Copa do Br.

  • rw

    bom retorno Ilgo!

  • Francisco Coelho

    Olá Ilgo; bom retorno. Senti que estás mais leve e solto das tensões do dia a dia.
    O sul da Bahia é lindo só a água é que ainda é fria até Abrolhos. A corrente quente que vem do golfo do México encontra em Abrolhos com a corrente Antártica e o choque térmico acaba com o calor. As baleias aproveitam o calor para parir e retornam para o frio em busca do plâncton e do krill. Têm locais no nordeste que formam poços onde a água é quente como numa terma.

  • Francisco Coelho

    Walter Borba, o problema que vejo é o Renato falando sempre no eu. Futebol é coletivo e no coletivo quando entra o EU alguém passa a dar passe com bola quadrada. Aparenta o Renato estar refém de parte do grupo.
    O que resta é tentar a Copa do Brasil no mata a mata e se contentar com a LA. Agora, se não mudar o sistema de jogo já manjado e anulado pelos adversários babaus. Título só para 2015, pois 2014 será complicado com uma COPA no meio.

  • Francisco Coelho

    Rafael M.; me desculpe mas lançar o Deretti…

    Grêmio 2 x 0 Esportivo 21/01/2012. Busatto, Tinga, Gérson, Werley, Carlos Alexandre, Misael, Léo Gago, Calyson, Rondinelly, Xuxa, Paulinho, Deretti, Ramiro, Lucas Coelho e o técnico foi o Mabilia.

  • Francisco Coelho

    Correção 21/01/2013.

  • Ilgo

    Grato pelo bom retorno. A viagem de volta foi assustadora. Eu poderia dizer que tenho medo de avião, mas vou ficar com a palavra da moda: tenho desconforto, ehehehe

    Deretti foi lançado há mais tempo, mas se machucou e não teve sequencia.

    Sobre Tite: é sempre meu nome mais forte.

    Agora, apostar em Guto, Gilmar, etc, aí fica complicado.
    Outra coisa, só aposta em jogadores jovens quem se sente seguro, muito seguro, e com total apoio da diretoria. caso contrário, os jovens só entram nas roubadas. Nesse aspecto, o Renato está indo muito bem, melhor do que os que o antecederam nos últimos anos.

    Francisco, realmente o água em Porto Seguro é fria, não tanto quanto a nossa, mas não tem nada de morna, como dizem por aí.

    Aliás, muitas vezes me senti em Capão da Canoa, pelo vento, o frio, o chuvisqueiro e a água fria.

    Agora, a paisagem é sensacional.

  • walter borba

    Francisco,

    O que me diz do Guto Ferreira?
    Ao meu ver, está aí um treinador a ser observado.
    O ano passado fez um bom trabalho na POnte.
    Esse ano com a Lusa, arrumou o time que estava para cair.

    Outro a ser observado é o Gilmar Dalpozo. E o técnico do Paraná, é o mesmo que treinou o MOggi Mirim esse ano.

  • Francisco Coelho

    Finalmente o Juventude sai do caldeirão da D para a C. É importante para o futebol do RS que tenhamos mais equipes na A, B e C.

  • O Ilgo.
    tu estava longe da tv mesmo. Senão terias visto que o gol anulado foi escandaloso. Kleber estava 1 metro atrás da zaga.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; tenho um amigo que também tem desconforto e só viaja de fraldão por garantia. kkkkkkkkkk

    Tens de escrever uma coluna sobre o sul da Bahia. Ali tem recantos de encantos mil e muitos só se chega pelo mar ou com caboclo. Pena é que a violência também anda presente e principalmente causada por drogas.
    Um item a ser destacado é a alimentação ser feita na hora e sem a pimenta pois a higiene nem sempre é observada.

  • Francisco Coelho

    Walter Borba, o Dado Cavalcanti (31 anos) é pernambucano de Arcoverde é um apaixonado por futebol e estudioso. Tentou ser jogador, mas não conseguiu e terminou virando assistente do Muricy quando treinador do Náutico. Gosta e entende de futebol. Com 21 anos já treinava e com 24 foi campeão de time profissional com a Ulbra-Ro e no ano seguinte bi.
    O Guto Ferreira (48 anos) já treinou o Inter. Também é um bom nome e tem potencial. Sabe trabalhar com medalhões e jovens.
    O Gilmar Dal Pozzo (44 anos) já tem bom currículo e título. Falta um grande clube e elenco para ganhar o mundo.
    Dos três eu ficaria com o Dado, mas teriam todos de ter um companheiro como o Valdir Espinosa para conselhos e troca de ideias.
    No Atlético –PR o Delegado Antônio Lopes é o gerente de futebol e o Vágner Mancini o treinador. Isso facilita a vida do treinador.

    O Victor tomou um frango danado hoje.

  • Rafael M.

    Pelo visto não me entenderam. Quando digo que ele está lançando o Deretti, quero dizer lançar em campeonato brasileiro, com camisa de peso. Um ou outro joguinho do novelettão é a mesma coisa que nada.
    Ele também vai colocando o Ramiro com frequência (ao contrário do profexô), vai tentando colocar o Wendell, etc.

  • Francisco Coelho

    Cruzeiro 50, Botafogo 42, Atlético-PR 41 e Grêmio 39. No Bota o Seedorf necessita de uma folga ou vai estourar. O Atlético está embalando e segue bem. O Grêmio chegou à ladeira e parou. O Cruzeiro segue sendo o time a ser batido e também pareceu cansado, mas o Corinthians tentou espantar a crise e jogou o que tinha.
    O Goiás com o gordinho é quem pode encostar, pois os vermelhos e a IVI estão em crise existencial. Quem nasceu primeiro o Inter ou Dunga…

    O RW vai ter matéria para a IVI x Dunga nos próximos capítulos. Eles racharam…

  • Ricardo de Cruzeiro

    Ilgo.quando estavas fora tentaram de todas as formas derrubar o Renato….agora vem com gilmar,aderval,rubeval….da-lhe bombeiro,motivador e Técnico Renato.ei,é bazinga.

  • Gabriel

    Mas se é para trazer o colorado do Guto e encostar o Espinosa deixa o Renato com o Espinosa. Francisco e colegas pensarmos em Gugus, Flávios Cavalcantes, rauls gils é novamente apequenar o nosso Grêmio com nomes menores que a nossa história merece.
    Sinceramente “ELES” ao que tudo indica já pensam no ano que vem e vão incendiar o vestiário e já procuraram o Tite. ELES VÃO DE TITE, REPITO PENSAM EM TECNICO NO NÍVEL DE ADENOR BACCI…REPITO: BOI LERDO TOMA ÁGUA SUJA.
    Aliás Ilgo será bom tema para o RW e o Demian TITE X CHICKENLITTLE/ PAULO MISTER MÚSCULOS MURALHA DA CHINA PAIXÃO 2 – A REVANCHE.

  • Gabriel

    E antes que algum estrupício mencione NÃO O LISCA NÃO.
    DEPOIS DA LIGAÇÃO QUE ELE FEZ NO GAUCHÃO DEBOCHANDO DOS GREMISTAS QUE DIABO O CARREGUE…

  • Rafael M.

    É comovente a coluna do diogo olivier diminuindo a crise vermelha, apaziguando o ambiente.
    Lisca? Deve ser brincadeira, Gabriel.
    .
    Tirei do Twitter de alguém:
    Inter consagrando clubes: Única vitória da Portuguesa fora de casa, milésimo gol do Bahia em brasileiro e única goleada do Náutico no BR.

  • Roque Fernando

    Bom retorno Ilgo, mas vou te alfinetar um pouquinho, hehehhe. Eu não aguento mais falar em eu, dar carinho pro grupo e a falta de criatividade…O esquema do Renato perdeu o prazo de validade assim como o Grêmio no G4. Zé Roberto, Vargas e Elano tem vaga no time, os 3 zagueiros acabou. Chega de proteger o Barcos. Ele não acerta nem com o gol vazio. Perdeu e não achou mais o futebol, talvez um banquinho faça bem. Liderança se ele tem, tem que ter quando é bancário também. O discurso do Renato se tornou cansativo. Parece o discurso do Obino, falando do site enquanto o time afunda. Acho que blindar o grupo tem limite. A responsabilidade é de todos inclusive dele. Ok, apagou o incêndio do Luxa, mas a faísca voltou. O papo de que esta tudo bem, pra olhar pros outros times que estão atrás…o torcedor também não é burro, muita gente ainda entende de futebol. Que diga o Vagner Mancini que poderia ter feito este time jogar. Esse cara sempre faz bons times. Pra mim é um bom técnico sem os vícios da terrinha. Tchê, estou cansado, de mal humor e ver o Grêmio jogar com 3 volantes me irrita muito mais, e ver o Deretti, elano ou zé roberto não começar me deixam com a bilis no pescoço. Vai ser teimoso na casa do baralho. É um desabafo,

  • Roque Fernando

    Será que só eu vejo que sem meias de articulação no minimo 2 não é possível fazer um time acertar passes ? Errou 56 passes ainda quer me convencer de que esta tudo bem ? que o time esta bem escalado ? E não me venham com as 5 vitórias qualquer um sabia que quando começassem a marcar os volantes que saem pro jogo ia ficar mais difícil abastecer os atacantes…Por isso o time faz poucos gols, quando toma pelas mudanças tardias fica difícil de buscar o resultado.

  • Gabriel

    Roque é isto que eu penso e eu nem questiono os três volantes, acho que podiam até começar jogando sábado, mas estrategicamente era para terem sido sacados antes do time adversário encaixar e não aos 35 do 2º tempo.

  • Gabriel

    Outro assunto que o roque referes bem é que deixam os treinadores “soltos”, e passam a impressão que aqui no sul é terra de ninguém, que não sabemos nada de futebol que a torcida é ignorante.

    Parece o filme em que americanos ensinam beisebol em um país da américa central, todas jogadas que eles efetuavam diziam que aprenderam com o “Manuel”, que lá pelas tantas se descobriu tratar-se de um MANUAL.

    Isto ocorre porque NÃO TEMOS NINGUÉM NO VESTIÁRIO A MUITO TEMPO, os caras correm sozinhos.

    Agora há um decreto: não se pode vaiar as amebas na Arena porque atrapalha seu Renato proibe, não pode vaiar em treino porque é desrespeitoso(outro dia retiraram até faixas do treino), onde manifestar a inconformidade ?

  • Fábio Rubenich

    LANCE DIFÍCIL PARA O BANDEIRA????

  • Francisco Coelho

    Ricardo de Cruzeiro; se tiver grana para o Renato receber eu ajudo na caixinha, pois sou dos que querem ver o mesmo feliz jogando em Ipanema ou Copacabana e tomando uns chopinhos da Brahma. Como não pedi para contratarem entro com 10,00 kkkkkkkkk
    São realmente poucas as opções de bons treinadores que sejam conhecedores, estudiosos e capacitados no comando para assumir grandes equipes. Metido a entendido tem aos montes. Até o presente momento ninguém me explicou o motivo pelo qual o Valdir Espinosa é “Persona non grata”. Outro fator importante é o mal do Mampituba, pois basta falar em RS e o preço dobra. Mesmo com todas as trapalhadas da equipe do Koff ainda temos alguns bons nomes no elenco e como já venho apontando com quatro a cinco contratações ou escalações o time toma forma.
    Não sou fã do Zé nem do Elano e colocaria Jean e Matheus, Maxi e Matheus ou Guilherme e Matheus no meio campo. É uma questão de gosto, pois prefiro jogadores verticais. Já está mais do que provado na seleção a colocação do Mamute na ponta de lança pela esquerda alternando com direita para abrir a zaga. No comando do ataque com a 9 colocaria o Lucas Coelho. Na zaga o Rhodolfo e o Robertino Canavesio. Falta o volante canhoto e se o Luan estiver disponível seria o meu eleito. http://www.sports21.com.br/atleta.asp?id=753
    Grohe, Pará, Rhodolfo, Canavesio e Alex; Riveros e luan; Deretti e Matheus; Mamute e Lucas.

    O Cruzeiro teve um penal não marcado e eles não estão chorando. Tem gremista reclamando de anulação de gol não impedido. Bastava marcar outro e resolver o placar desfavorável…

  • walter borba

    Assino embaixo na tua posição Roque Fernando.
    Francisco Coelho, sem dúvidas esse teu time escalado jogaria no mesmo nível que o atual.
    Creio que até erraria menos passe.

    Minha duvida seria somente com esse Caneviso e o Luan ( não os vi jogar).

    Ah, tem um Negrão Zagueiro, que jogar no River Plate, pela esquerda aquele cara parecer jogar bem, alguém sabe o nome dele?

    Na tramissão da fox, disseram que a Italia já estava de olho, inclusive o comentárias falou: ___ como é que nenhum time brasileiro ainda não observou esse jogador.

  • Francisco Coelho

    walter borba; Éder Fabián Álvarez Balanta, vulgo El Coyote. É colombiano e tem 1,81 e 20 anos. Atua de zagueiro esquerdo e lateral esquerdo. Éder Balanta está bem badalado e aparenta velocidade. http://www.youtube.com/watch?v=Qi9L9XHZwms
    http://www.cariverplate.com.ar/futbol-profesional-plantel/

  • ilgo

    Coincidência? Grêmio e Botafogo tiveram gols anulados por erros de arbitragem.

    Realmente, agora vendo melhor, o bandeira errou feio mesmo no gol do Grêmio.

    Há muito tempo venho defendendo que Elano e Zé Roberto seriam titulares assim que pudessem jogar 90 minutos. E agora acho que o Vargas também diante do que Barcos vem jogando.

    O Renato tem que tirar um zagueiro, afinal nenhum é grande coisa.

    Contra o Corinthians, eu começaria com Souza, Riveros, Ramiro e e Zé Roberto. Elano para entrar depois, conforme estiver o jogo.

    O ataque até poderia ser o atual, última chance para Barcos.

  • Francisco Coelho
  • Querubini

    Incrível e sem precedentes a blindagem de Dunga pela IVI.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; quem viu Corinthians e Cruzeiro assistiu uma partida cheia de emoções e os goleiros salvando as cores. Jefferson também fez boas defesas. Corinthians x Grêmio será um jogo para definir quem tem bala e segue. O Corinthians mostrou que não está morto e Tite conseguiu tirar o marasmo do grupo.
    Se o Grêmio jogar o que vem jogando com este esqueminha para perder de pouco fica no caminho dia 25. Não vai ter força para reverter dia 23/10.

  • Roque Fernando

    Ilgo, concordo em parte…colocar um arbitro mineiro pra um jogo do grêmio…até pode ser, mas nada supera a má escalação do Renato, e sua afeição por um esquema “titanic”, até parece que ele não tem opção, pra aproveitar um guri não precisa colocar na fogueira…tem que colocar quando o time está bem, se ele entrou como bombeiro os guris também entram…aliás não só os guris o elano, zé e o Vargas, este faltando 10 minutos…então fica claro que se os boleiros tem culpa por não assimilarem o que o técnico fala, o técnico também tem culpa por escalar mal. Ou não mexer no esquema. Vocês se lembram do 3-6-1 do Celso J Roth ? Lembre-se que ele morreu com time dizendo que os meias precisam chegar…Mas se os os meias não chegam em 3 jogos é sinal que não dá certo e precisa mudar…pra que insistir ?

  • O David Coimbra finalmente falou algo que concordo: “Demitir o Dunga seria um erro”. Concordo!!! Deixa o cara lá!!! Ele está fazendo um excelente trabalho e espero que continue assim, pelo menos até dezembro…
    Dá-lhe tricolor!

  • Vale a pena uma passada pelo blog do Demian…
    Algumas considerações a partir do blog, sobre o inter:
    O scocco, que veio por uma fortuna… já está de saída, graças ao “querido” dalessandro!!! Sondaram o Tite (no mínimo anti-ético já que o mesmo encontra-se empregado) mas esqueceram que um dos motivos (acredito que o principal) da saída dele do colorado foi justamente o camisa dez… Pretendem demitir dunga e dalessandro e contratar o Tite??? Pra que se preocupar, não é? Eles tem um presidente ilumidado…
    Gostaria muito de ouvir as respostas do dunga ao repórter que o indagasse sobre as sondagens do inter ao Tite…

  • Gabriel

    Alexandre esta pergunta nunca é feita lá, sempre que se quer ver o circo pegar fogo vão na Arena?

    Ilgo hoje mais um passo do seu manual da demissão de um treinador foi dado:
    Jogadores em entrevista coletiva garantem apoio irrestrito ao comandante, grupo fechado cmom o treinador, pela tua experiência é questão de dias ou horas?
    Eu acho que um insucesso (um empate com gols serve) e a barca anda.

  • Gabriel

    Roque, Gabriel será operado e só voltará a jogar em 2014, com as ausências de Werley e Saimon também lesionados não serão os deuses do futebol ajudando o Renato a escalar o Grêmio?

  • Rafael M.

    Gabriel, parece que o Saimon está recuperado. Além disso, o Renato chamou um tal de Rafael Thyere da sub-20 pra integrar o elenco.

  • Rodrigo-Uruguaiana

    É óbvio que o Cruzeiro não vai reclamar de arbitragem, já é o Campeão Brasileiro, nada vai abalar. O rico também não reclama de falta de dinheiro, só o pobre que é o caso do Grêmio, mas ainda vão nos roubarem umas duas rodadas para compensarem o gritaredo que foi feito.
    O Fabiano Coloradasso já colocou que o Tite já se entendeu com o dono do Inter, Ops Dalebiba.E também já se acertou como o super Paulo traíra Paixão, este é o repórter mais Colorado disparado, e qdo um Gremista o achacou ele se mordeu todinho.
    É claro que o Ze Roberto é um jogador de outro mundo, mas convenhamos com ele regredimos e então neste ponto o Renato não foi tão incoerente. O jogador do banco sempre é a salvação, mas qdo entra, como é o caso do Vargas, é mais grito do que lã. O problema é que nem Jesus Cristo presta como treinador, os caras vem pra cá e desaprendem a jogar (Barcos, Vargas, Kleber), saem daqui viram craques e voltam sempre fazendo Gol na gente. O bom treinador vem pra cá e desaprende a treinar, a nossa fase é tão ruim que se o Pelé voltasse, viraria perna de pau e se o Grêmio comprasse um Circo o anão crescia, eu larguei de mão, se pudesse ia para Marte

  • ilgo

    Gabriel, Dunga cai se o time não for bem no primeiro jogo contra o Atl. Pr.
    Uma derrota, e deu.

    Renato tem só os 3 zagueiros, e agora buscou um junior, o Thiery.
    Nenhum dos 3 é zagueiro de alto nível, nem o Rodolpho.
    Realmente, é hora de mudar o esquema.
    Jogar com 3 zagueiros mais ou menos é complicado.
    Eu colocaria o Souza de líbero, centralizado entre dois zagueiros.

  • Claudio

    Tb acho que a saida eh colocar o Souza de libero. Mais dois volantes. Na frente elano. Dois atacantes.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; durma com um barulho deste. Dunga na corda BAMBA. Lembrem que o DUNGA era o preferido do KOFF.
    Renato já está na corda BAMBA também.
    O paraibano Rafael Thyere pode surpreender muita gente. Um zagueiro de imposição física com 1,90 e boa mobilidade pode tirar o lugar de alguém. Outro que merece ser observado é o Lucas Gonçalves Reis Santos (Lucas REX) parceiro do Doria no Botafogo. Ambos são bons com a 3.

  • MAZEMBIANO

    Amigos, acho que o treinador ideal pro Grêmio ano que vem deveria ser o”Vinicius Sinoti” ….
    O cara entende muito do Grêmio! Hoje no programa só deu pau e quando fala, tem um tom de raiva de provocação, diferente quando o assunto é com o co irmão, porque será?
    O que mais me inrrita é que, quando tem gente do Grêmio lá não dão respostas a alturas, ficam tudo babando ovo dele e dos demais, e o Rech fica pegando leve…não sei porque, é a hora de meter o pau neles e mostrar que estão escancarando as escolhas clubísticas do Sul…
    É óbvio que neste segundo turno não estamos bem, mas precisa meter o pau em tudo e a todos do Grêmio? E “neles” ficar ensebando e pegando leve? Sinceramente, até é bom que fique assim com o “pagador de cestas básicas” pra nós está bom!!! Ninguém falou que o “Daleboneca” disse ontem em uma entrevista que os jogadores não vão mais dar entrevistas após o desembarque no aeroporto…estranho, pois não sabia que ele mandava tanto assim no clube…mas, é problema deles…Porque o Rech não canta a musica? Porque, alguém sabe?

  • MAZEMBIANO

    Francisco Coelho essa história do Dunga ser o nome do Koff é a maior “mentira dos últimos tempos”…pois se basearam no que isso? O que é triste é o Grêmio deixar que inventem essas coisas sem ninguém questioná-los…

  • Roque Fernando

    Gabriel,Francisco eu preferia o 4-4-2, Ilgo o Renato também esta a perigo se perder pro Corinthians ?

  • Gabriel

    O Sinotti hoje viu lance normal no gol anulado do Thiago Ribeiro, o curioso é que somente ele e o Rech viram isto, nem os santistas reclamaram. Outra pérola foi quando ele teimava em mentir que o Zé Roberto, na final do brasileiro de 96, jogou de lateral e desmentiram ele ao vivo quando na escalação pronunciaram o Carlos Roberto na posição.

  • Gabriel

    Olha Roque testaria o 4-4-2 com Vargas e Kléber, 3 vol e Zé roberto(com Elano no 2º), mas acho que vai com Barcos para não queimar todos os cartuchos de uma vez. E qto a demissão se cair desde de que com luta cai para o campeão do mundo então acho que o dólar continua igual.

  • Gabriel

    ops * desde que

  • Francisco Coelho
  • ArthurJ

    É praticamente certo que o Renato vai de 3 zagueiros (2 deles muito inseguros) e 3 volantes.

    E que as alterações pra buscar a vitória (ou empate) só ocorrerão a partir dos 30min do segundo tempo.

  • Roque Fernando

    Francisco, mesmo com o trabalho do Dunga vazando como o do Renato, acredito que o Dunga tem mais o perfil de técnico do Grêmio do que com os vermelhos…não pela situação dos 3 filhos gremistas, mas é uma herança estilo felipão que ele tem e que provavelmente o Koff deve ter identificado, eu iria junto com koff naquele período atrás. E não é por que ele deixou o inter assim, com 10 empates, acho ele um cara meio aglutinador. Todo mundo sabe que no Inter existem alguns feudos…ele brigou com algumas pessoas, mas é do jogo. O vestiário do Inter é que é podre. Esta com bolor e mofo. O inter só sabe recontratar ex-jogador, alex, sóbis, newmar…quantas vezes estes caras já estiveram no inter…vivem de pensamento mágico, só que agora estes caras envelheceram e não podem mais dar a resposta que davam antes. O Inter é o clássico caso de fadiga dos metais. Eles terão que entrar em um período sabático, que é o de renovar o plantel e ficar sem títulos por algum tempo, algo que está ocorrendo com o Grêmio em razão de não repetir os seus presidentes e idéias de futebol e de economia. Sempre a gestão que sai é achincalhada pela gestão que assume. Se o Grêmio tivesse continuidade de politica de futebol e só acrescentasse boas idéias ao que esta estruturado, nao teria parado de ganhar titulos, mas a briga de caciques pavões domina o futebol. No meu caso, a gestão atual se o koff, e somente ele, concorrer novamente, tem meu voto, caso contrário irei ver os outros candidatos. Não seria coerente comigo mesmo falando de continuidade e se o Koff concorresse eu votasse em outro. Fui contra a candidatura dele pois ainda acho que o Grêmio por estar vivendo um período de transição de troca do Olímpico para Arena. Muitas declarações denegrindo a imagem do negócio foi dada e as mudanças que se apregoam não foram tantas em termos de contrato, o que se tinha antes é que pelo compromisso que se tinha com a gestão anterior, é uma visão empresarial do negócio. Não estou comprando verdades é só uma intuição. Muitos dos que estão agora levariam algum tempo para conhecer a integra do negócio. Inclusive o Koff. Por isso sempre defendi a permanência do Odone, não foi pelo olhos azuis dele. Imagina se o Koff entra no Grêmio com a situação pavimentada e fluindo acho que ele poderia fazer muito mais. É a minha idéia.

  • ilgo

    Mazembiano, o Vinicius seca o Grêmio porque ele odeia o Renato.
    Tive alguns embates com ele na Guaíba antes de o Renato voltar, e antes de ele vir pela
    primeira vez. Ele dizia que Renato ‘não é treinador de futebol’.
    Aí eu saltava no pescoço dele e exigia respeito ao profissional. Ele pode achar que Renato é mau treinador, tudo bem, mas NUNCA dizer que sequer é treinador.
    Então, ele torce pela tese dele, a de que Renato não é treinador. Se Renato for campeão ou ficar no G-4, será ruim pra tese dele.
    Jornalista acima de tudo torce pela sua tese, que as vezes até vai contra o seu clube de coração.
    Jornalista de um modo geral é arrogante e orgulhoso, não tem humildade.
    No mais, o problema de ir ao programa Ganhando o Jogo é a questão do estacionamento e o tempo
    que o sujeito fica envolvido.
    abs

  • Jocelito

    Eu também ouvi o S(c)inotti após o jogo do GRÊMIO contra o Vitória!
    Na verdade consegui ouvir 5 minutos.
    Me deu nojo.Como pode uma pessoa que se diz formadora de opinião,ser tão ranzinza,tão azeda!
    Insistiu que o gol do Santos(onde o atacante fez falta no nosso zagueiro) foi legal,e,que o GRÊMIO não tinha razão de reclamar da anulação do seu gol contra o Vitória porque havia jogado mal.
    Parece que ele odeia tudo que vem do GRÊMIO!

  • Roque Fernando, muito bom seu comentário!

  • Roque Fernando

    Obrigado Alexandre, é sempre um prazer discutir idéias no boteco, não sei quem começou primeiro os blogs, mas vou dizer que se não fosse o boteco ficaria com as minhas angustias de grêmio só pra mim…depois que vi o boteco passei a discutir mais as teses sobre o Grêmio…que bom que o botequeiro fundador abriu o espaço.

  • Jocelito

    Tem razão Roque!
    Aqui é o nosso recanto,pós vitória,ou,pós derrota!
    Sempre “lambendo feridas”,ou,estampando nosso orgulho tricolor!

  • Rafael M.

    E não é que um dos membros da IVI, o tal hiltor mombacha, especula o Zé Roberto no inter? Eles são invencíveis.

  • walter borba

    Roque Fernando, concordo com sua opinião.
    Já disse aqui sou fã do Dunga. Tem o perfil do Grêmio.
    Também já disse aqui em outra ocasião, que o ano do Grêmio terminou, após o Dr. Koff ter dito que a Arena não era Nossa. Isto brochou a torcida, brochou time, treinador enfim.

    Sinceramente, bem ou mal, o fim de 2012 para nós era razoável. Estávamos todos pilhados com a Inauguração da Arena….e 2013 era promissor. Quer queira ou quer não, Odone, Pelaipe e Luxa estava dando certo.

    Veio a política e a vaca foi para o brejo.
    Luxa não era preferido do Koff.
    Koff largou que a Arena não era nossa.
    Depois disso, veio toda a discussão do contrato oneroso ao Grêmio…

    É evidente que nosso problema é a Política, independente de quem está no comando.
    E isso, que nos prejudica ano a ano, a política.

  • Gabriel

    Walter e Roque treinador mal educado, que não sabe se portar, teimoso, obrigado já sofri demais com o Celso juares. O anão é igualzinho quando está por cima chama até o torcedor para o pau, agora que está por baixo é uma mãe com a imprensa, acha bom chamarem ele de burro, pois é um animal trabalhador e digo mais TATICAMENTE É LIMITADÍSSIMO. É daqueles que não promove nenhuma novidade tática e quando lhe é proposto não sabe se desvencilhar. Igual a ele tem aos montes por aí…

  • Roque Fernando

    Calma Gabriel, hehehhe, eu só disse perfil, como buscar garra, e jogadores identificados, acho isso, legal, agora, é claro que ele precisa se reestilizar. Walter, a política, estrangula o Grêmio. Pô o Koff e o Odone tem coisas positivas. Estes tempos o pessoal da situação fez uma critica ao Pelaipe. E o advogado Carlos Josias fez um excelente texto reconhecendo a importância do Pelaipe, mesmo sendo ele hoje anti Odone…reconheceu, pô acho isso uma grande coisa. Que pena que atuais e antigos presidentes não tenham civilidade. Tem gente hoje que critica o Rui Costa, eu acho que ele fez um bom trabalho, vou deixar de reconhecer ? Vamos saudar os abnegados que se dedicam ao Grêmio,

  • Francisco Coelho

    Já passa de uma década a falta de títulos e sempre há desculpa disso ou daquilo pelas perdas. Neste embalo será uma geração sem título.
    Temos visto a dança das cadeiras dos treinadores e poucas tem sido as novidades. Já teve clube que contratou 3 a 4 vezes o mesmo treinador. Erram e continuam errando.
    Bem ou mal no aproveitamento o Grêmio vinha com a BASE ganhando títulos importantes como Brasileiros e Copa BH. Nossos jogadores vêm se destacando no exterior e a BASE passou a ser referência. Claro que o “Não vendemos craques” foi um péssimo episódio, mas muitas contratações erradas de jogadores e treinadores também foram.
    Ficou um buraco nas contas que até hoje penamos e os dirigentes vão passando e a conta empurrando. O CASO Luxemburgo foi mais um a dar um rombo.
    Não há almoço de graça no mundo dos negócios e futebol é negócio.
    A cada ano mais grupos surgem querendo um pedaço do botim. Todos querem visibilidade para outros voos.
    O que vemos hoje no Grêmio é um elenco caro com muitos estrangeiros e pouca qualidade individual com peças envelhecidas e enfraquecidas. As peças com potencial não são usadas por receio e falta de nome salvo entradas tipo vai lá e resolve em 5 minutos.
    Os reflexos já são visíveis na falta de publico na arena e descontentamento geral da torcida com vaias.
    Como já falei 2014 será um ano complicado. Tem de parar e pensar qual serão as ações a serem incrementadas para salvar o ano e preparar para o próximo que está chegando.
    As ultimas más noticias de falta de dinheiro não saíram da IVI e sim de “gremistas” na direção.

  • Francisco Coelho

    Roque Fernando; Vamos saudar os abnegados que se dedicam ao Grêmio.
    Me desculpe, mas o Rui é remunerado (assalariado) e muito bem… Tem muitas formas de remuneração indireta que são utilizadas em clubes. Não há inocentes no meio e sim muito LOBO vestidos com lã.
    As maçãs se estragam rápido no cesto…

  • Francisco Coelho

    O Departamento de Formação do Grêmio anunciou nesta terça-feira a contratação do técnico André Jardine, ex-Inter, para o comando da equipe sub-17. O profissional assume o posto após o desligamento do técnico Carlos Gavião. Com um extenso currículo de títulos em 10 anos como técnico do principal rival, Jardine terá como primeiro desafio a disputa do segundo turno do Estadual Juvenil.

    http://wp.clicrbs.com.br/pratasdadupla/?topo=13,1,1,,10,77

  • Gabriel

    Roque em essência concordo, mas não na nominata, não sei se fui claro? hehehe Partilho de uma linha de pensamento muito semelhante a tua e também a do Francisco, pois bem, certa feita conheci um diretor da base, posso afiançar que era um cidadão idôneo gremista, trabalhador afastado pela maldita política, que me garantiu que os resultados práticos REAIS são de médio a longo prazos e quando estávamos dominando e o trabalho gerando frutos, mudou o presidente e trocou TUDO.

  • MAZEMBIANO

    Ilgo realmente você é o único que quando vai lá no programa questiona e defende o Grêmio como o torcedor quer, o resto é como disse tudo “ensebando”, e não sei porque, deve ser troca de favores…
    Realmente não suporto esse cidadão Sinoti, e espero nunca encontrar com ele em uma roda de futebol…até com a filha do Renato ele quiz avacalhar, é dose! Ele lembra todos os lances a favor do Grêmio que prejudicaram outros times, coisa que nem nós lembramos…é muita cretinice desse cidadão, que eu não sei da onde tiraram, o cara até professor é…porque não vira técnico se sabe muito então? Gente assim ta cheio nesse meio jornalístico…
    Francisco Coelho, mesmo tendo lembrado essa história lançada aqui no boteco sobre o escolhido do Koff, não acredito que aquilo era desejo…minha opinião…
    Engraçado quando o Inter ganhou o gauchão com mérito é verdade, o Dunga já estreava com título, e a imprensa elogiava o como um novo campeão…o que aconteceu então? A mim, ele nunca enganou, é fraco com treinador, se preocupa mais com a hora de entrevistas para poder xingar tudo e a todos, é muito fraco taticamente ( concordo com Gabriel ) e é bom pra destruir grupo, além de mal educado, e pouco profissional…minha opinião apenas…