A vingança de Mancini

A vingança é um prato que se come frio. É o que pensei quando vi o Vágner Mancini à beira do campo saboreando os 3 a 0 sobre o Grêmio, um clube do Sul que um dia foi poderoso, impunha respeito e conquistava títulos de grande porte.

Mancini estava goleando o sujeito que o demitiu há três anos, o Paulo Pelaipe, e o técnico que o substituiu. Celso Roth.

Deve ter sido uma noitada de muito chá (e otras cositas más) na noite cearense, quem sabe com a voz de Fagner ao fundo cantando ‘as velas do Mucuripe’.

O Grêmio que levou três do Ceará (do Ceará, não do Barcelona) repetiu o que tem feito em toda essa temporada. Uma defesa vulnerável (antes diziam que o Renato Portaluppi era ofensivista e por isso o time tomava tanto gol); um meio de campo confuso, que não marca com eficiência e que tem dificuldade para armar jogadas ofensivas; e um ataque que, na verdade, não existe desde a saída de Jonas.

A goleada só não foi maior porque Victor evitou mais gols com defesas quase milagrosas. Ouvi o narrador e comentarista, gente que não é daqui, dizer que Victor foi o melhor jogador do Grêmio.

Já os colorados daqui e os gremistas desesperados culpam o Victor de todos os males. Desprezam coisas simples como o fato de o time ter criado apenas duas ou três situações claras de gol contra mais de uma dezena do adversário.

Victor não teve culpa alguma no primeiro gol, um chute lotérico e mágico. Depois, foi vítima de um zagueiro vacilão, que no meu tempo de guri em Lajeado a gente chamada de ‘moscão’.

Mas Victor é o grande culpado. Se isso os deixa felizes. Com Marcelo Grohe o time vai vencer todas e pode até ser campeão. Quando o time é ruim, quado Clementino entra pra resolver e, pior, ainda joga mais que o promissor Leandro, não tem goleiro que salve.

Time sem ataque, sem jogadores capazes de reter a bola na frente pra defesa respirar e sem capacidade para armar jogadas, é um time capenga. Vejo outros jogos, com outros times, e deparo com atacantes criativos, gols saindo com facilidade. No Grêmio, cada gol é um parto. Como é difícil o Grêmio criar jogadas e fazer gols!

O Grêmio até teve uma melhora no segundo tempo com Marquinhos e Clementino no lugar de Lúcio e Leandro.

Outra coisa: Adilson ou joga no meio ou fica no banco. Ele não tem flexibilidade para enfrentar atacante habilidoso no mano a mano na lateral. Quem jogar em cima dele acaba se sentindo um Garrincha, tamanha a facilidade com que o dribla. Fora isso, Adilson não tem qualidade técnica para atacar. Ruim na defesa, pior no apoio.

Roth terá muito trabalho para consertar o estrago feito por uma direção absolutamente incompetente para armar uma equipe com qualidade.

DAMIÃO

No Beira-Rio, o Inter penou, mas venceu. E isso é o que importa. Mais uma vez Leandro Damião. Muito tempo atrás escrevi que todos os problemas do Grêmio acabariam se tivesse um jogador com a qualidade de Damião. Admito que exagerei, porque Damião, ao contrário de André Lima, não sofre de solidão e de desamparo.

Dorival Jr estreou com vitória por 1 a sobre o Botafogo. Tem na mão um time com potencial para crescer e brigar até pelo título, algo que considero muito difícil, mas não impossível.

Já o Grêmio deve festejar se não cair pra segundona. Com Victor ou Marcelo, tanto faz. Isso não vai alterar nada. O time continuará sendo ruim.

Se gostou, compartilhe!

  • David

    Confesso que esse “e otras cositas más” me intrigou hehehe

    Fico feliz que nao tenha se entregado qto ao Victor. Somos poucos nessa luta, estamos ficando sozinhos quase.

    É duro pro Roth e Pelaipe limparem toda essa merda que o Renato, AVM e depois o Julinho fizeram. Requer paciencia e coragem pra mexer em vespeiros.

  • FÁBIO

    Rafael Marques é MANGOLÃO!!

  • Francisco Coelho

    Quando um time tem um bom treinador se nota a diferença no desenrolar das partidas. Assisti a Brasil x México onde com 3 alteração Ney Franco alterou a história da partida reposicionando a equipe em campo. O mesmo nas partidas entre Corinthians x Atlético Mineiro e Coritiba x Santos. Não adianta falar que havia gente no banco, pois se não há no do Grêmio a culpa não é minha ou do Ilgo e muito menos do Denigelson ou do Davi e Rafael M.
    A quantidade de passes errados foi algo descomunal onde alguns erravam passes de 3 metros. O 99 André Lima foi dominar uma bola no peito e a mesma saltou uns 12 metros a sua frente nos pés de um adversário. Um atacante que não consegue matar a bola no peito para cair nos seus pés não pode vestir a camisa do Grêmio.
    A culpa é dos treinadores que passaram e deixaram seus apadrinhados assim como as direções que contratam por DVD e dos da Base que não entregam jogadores prontos.
    Está chegando gente que sabe onde e como obter bons jogadores para a base e treinadores com títulos. Vamos ver se vai funcionar a faxina da base.
    Alguns atacantes da base do SP que tiveram grande destaque recentemente não vingaram e estão sendo emprestados. Os atuais que estão se destacando na Sub 20, Henrique e Willian e Sub 17 Lucas Piazon e Ademílson prometem.

  • Francisco Coelho

    Não me perguntaram mas Fernando novamente foi um esteio ao time.

  • Defesas milagrosas! ahhahah! O que vi foi um goleiro com medo pelo peso de 2 anos de falhas, quem vem sobrevivendo ao milagroso ano de 2008, que nem ele sabe explicar como.

    Se qualquer desses técnicos (Aprendiz Silas, Renato, Julinho e agora Roth) que passaram pelo Grêmio em 2010 e 2011 tivessem um pouco de coragem, Victor estaria sentado no banco de reservas ha muito tempo!

    Goleiro não pode falhar, pelo menos não pode falhar jogo sim e outro também, de nada vale fazer um defesa praticamente impossível e tomar um frango na sequência. Victor está tão ruim, mas tão ruim, que antes que o arbitro apite o começo do jogo, o pior jogador do time adversário sabe que vai chutar sem força, torto e despretensioso, que irá fazer gol.

    Mas a CULPA não é do Victor pelas falhas. É minha que vejo que ele falha? É de 98% de gremistas que vejam em todos os jogos que ele falha? Não, é do Grêmio. Do seu presidente. Do seu treinador e dos cronistas que formam opinião e dizem que ele tem mérito.

    Futebol não é magistério, que ganha-se gratificação por títulos. Futebol é momento. E pelo amor de DEUS o momento desse goleirinho de décima divisão é lamentável.

  • Hillary

    Acho que o Derroth deve ter encarnado no David pra fazer uma defesa tão apaixonada de um treinador que agora jã sabemos nem pode mais ser chamado de cavalo paraguaio pq nem na largada consegue ganhar.O refri nem é mais de 2 litros, agora é somente 600 ml.dura menos ainda.
    Ontem no intervalo eu falei que se ele colocasse o Clementino era caso de interdição sumária!
    E o que ele fez????
    Um treinador que tem um bom jogador que se tiver oportunidades(como por ex.o aposentado G.Silva que não saiu do time nem por decreto)como o Miralles e coloca o Clementino, só deixa uma solução para a torcida : suicidio coletivo.

    E o Atletico PR, hein???? Vai acabar na nossa frente na classificação e isto que o Renato não é treinador, apenas faz treino de rachão, adora futivolei e é um bom motivador!!!!!

  • Walter

    A defesa do Grêmio é uma peneira.
    Vitor merece um reciclagem, está mal.
    Rafael Marques não sei como é titular, tem caroço nesse angu.
    Leandro é peladeiro, é versão do paraguai do neimar.
    André Lima….sem condições.
    Oremos para não cair, no mais vale tudo…

  • David

    Deginelson, saiu a convocação da seleção, Victor nao foi convocado.

  • David

    Enqto isso o traíra foi. Mais um motivo pra eu torcer contra essa seleção mediocre, com um técnico tão mediocre qto ela.

    È impressionante o cartaz que esse safado tem. Nunca jogou porcaria nenhuma na seleçao, nem qto estava no auge, e agora surge como o salvador. Ele e essa seleção se merecem mesmo. Faz bem nao ter ngm do Gremio envolvido nela.

  • Estamos encurralados, pois o Mano não nos salvou do Victor. Assim, é esperar por um milagre!

    RG na seleção, hahahha! Tomara que a Gana meta uns 3 neles.

  • Rafael M.

    É por pensamentos como esse, Denigelson, de que futebol é momento e ponto final, que a gurizada da base ganha poucas chances e jogadores como o borges saem de graça. Muita gente estava feliz com a saída do borges e agora chora as pitangas. Não sei por onde andaste em 2009 e 2010.

  • David

    E ve como sao as consequencias, Deginelson. Com essa “desconvocação”, vai mto provavelmente perder os dois jogos contra a Argentina, que ele seria o titular natural, e seria uma baita vitrine. Uma pena.

  • Rafael M.

    Eu não perco meu tempo com a seleção. É nítido que tem coisa podre. Um reserva, sabe-se lá onde joga, fernandinho, ir pra seleção? um volante que ninguém nunca tinha ouvido falar? elias? ralf? quem empresaria esses jogadores?
    Voltando ao Grêmio, só falta quererem alguns jogadores da base, tipo Pessali, Mithyuê, Gerson, Spessato, ótimos jogadores NA TEORIA e que ninguém sabe se jogam alguma coisa. Ah, mas nunca jogam né? Por que será?

  • Walter

    Ilgo,

    Através de suas fontes, você saberia me dizer como o Paulo Odone está se sentido com a demissão equivocada do Renato, e o bom trabalho que ele vem fazendo no Atlético Paranaense????
    Será que há arrependimento?
    No mais, continuamos a sina de perder para os TIMES DO VAGNER MANCINE, impressionante. Pelas minhas contas, ele como treinador de outros times nunca perdeu para o grêmio, além do que, sempre ganha de goleada.
    Como você escreveu no blog…esse prato de vingança ele vem comendo frio faz tempo…
    Um abraço. E sigo Orando…. e muito…

  • Francisco Coelho

    Rochemback, Gabriel, Edcarlos e Júlio César; a salvação da lavoura?
    Pelo que vi em campo ontem, somente Collaço e Gilberto ficaram agarrados em uma tábua, pois os demais afundaram.
    Mas o furo é mais embaixo. Com a chegada do Paulo Paixão a carga de trabalho deve ter aumentado e ai ficaram travados. Isso não justifica errar passes de 3 a 5 m. Esta certo Ilgo?
    Sempre a pressa é inimiga de boas contratações, pois a CORRETA avaliação do plantel não é efetuada e compram para apagar incêndio frente à torcida.

  • Francisco Coelho

    Rafael M.; os da base não jogam, pois aparecendo vão ocupar o lugar dos INDICADOS. Como eu assisto alguns jogos da BASE e recebo informações de jogos e treinos em Eldorado sei quem tem futebol.
    Goleiros: Grohe, Matheus, Busatto, Tiago, Jota e Victor são bons goleiros.
    Lateral direita: Tinga, Spessato, Gabriel e Mário dão conta.
    Lateral esquerda: Collaço, Julio, Lúcio, Dener. Lúcio já passou e deve procurar novos ares.
    Zaga direita: Mário, Gérson, Rodrigo Sabiá, Rodolfo, Vilson, Edcarlos e Patrick podem resolver. Gérson é o de melhor personalidade e acostumado com imposição e garra que está faltando. Em minha opinião.
    Zaga esquerda: Saimon, Rafael Thierry, René, Pascoal e Rafael Marques podem resolver. Saimon com Gérson jogaria com harmonia assim como Thierry.
    Volancia: Gilberto, Fernando, Rochemback, Misael, Krolow e Adilson resolvem. Fernando mostrou capacidade e visão de jogo assim como Krolow (foguinho) vontade e determinação. Assim como Fernando é o esteio da Sub 20 o Misael foi da sub 17.
    Meio campo: Émerson, Biteco, Pessalli, Mithyuê, Wemerson deveriam ser testados, pois Escudero, Douglas e Marquinhos nada resolvem. Marquinhos em um jogo encardido pode entrar para bater faltas. Quem sabe um meio com Leandro e Biteco correndo e abrindo espaços para Brandão e Miralles.
    Ataque: Leandro, Everaldo, Marco Antônio, Brandão e Miralles. Os demais em nada ajudam, pois Wesley é eterna promessa sem jogar e Clementino e André não resolvem. No momento creio que Brandão e Miralles pode funcionar. Brandão é canhoto e Miralles ambidestro.

  • Francisco Coelho

    Tem um jogador gaúcho canhoto de 28 anos encostado em um clube mineiro. Poderá Paixão colocar o mesmo em forma e correndo feito guri?
    O mesmo pelo que levantei briga com a balança. É o Daniel da Silva Carvalho. Se Douglas não resolve assim como Escudero…

    Outro que está treinando separado no Galo é o Alessandro Faiolhe Amantino (Mancini 31 anos).
    Um meia esquerda canhoto e um meia direita destro. Quem sabe uma troca?

  • Rafael M.

    Eu não me escondo e nunca me escondi nas posições de pensamento que eu adoto.

    Borges tinha que ir embora, pelo simples fato que a torcida não o suportava, bem como se ele estivesse no Grêmio não estaria fazendo gol, pelo simples motivo, que o Grêmio é um time limitadíssimo, que não tem meio e nem ataque. Ou seja, Borges não receberia uma única bola para poder marcar um golzinho!

    Quem acha que futebol é permanência e continuidade de jogadores, direção, técnico e mais o que bem entender, pois bem, que fique com esse pensamento mágico de ajeitar as coisas. Mas para mim não é assim, e ponto final.

    Renato Portaluppi tinha suas invenções, como escalar o LINS de titular num jogo e sobrar do banco no outro e por aí vai.

    Fui a favor da sua demissão e não volto atrás. Até porque quando técnico começa a inventar muito, tem que ser demitido mesmo.

    Quanto a gurizada da base, sou muito a favor da gurizada ser colocada em campo, basta procurar outros comentários que verá que sempre coloco e defendo a gurizada no time. Ademais, em muitas oportunidades já defendi que um time como o Grêmio, obrigatoriamente, tem que ter uns 6 jogadores com certa experiência e renome e os demais 5 tem que ser da base, até para futuramente fazer caixa!

  • Rafael M.

    Francisco, em geral gostei da tua avalização sobre o grupo. Só não concordo com os zagueiros (por ex, Rodolfo não seria esquerdo? Rafael Marques também joga melhor na esquerda) e com relação ao Douglas, daniel carvalho e mancini. Pra mim o mancini já deu o que tinha que dar, e o daniel carvalho descobriu os ‘prazeres da vida’. Douglas ainda é a minha primeira opção.
    Denigelson, respeito a tua opinião, mas discordo da maioria dos teus argumentos. Pra mim, pensamento mágico não é permanência e continuidade de jogadores, direção, técnico e etc, pra mim pensamento mágico é achar que o pessoal da base vai resolver. Outra coisa, se os atacantes não recebem assistências (concordo contigo nessa), não seria estranho criticarem o André Lima? (é só uma pergunta para os botequeiros, não é minha opinião e nem sei o que tu pensa a respeito).

  • Muchos Gracias for your article.Really thank you! Will read on…

  • Thanks For This Blog, was added to my bookmarks.