A um mês da estreia na Libertadores

A um mês da estreia na Libertadores está claro que o time do Grêmio é insuficiente para disputar o título.

Eu sei disso, vocês quatro ou cinco que estão lendo essas linhas, os jornalistas de todos os credos. Todos nós sabemos disso.

O bom é que a direção e a comissão técnica do Grêmio sabem que sem reforços, uns dois ou três para titularidade, a chance de conquistar o sonho tri da Libertadores não irá passar de um sonho bonito de verão.

Outro aspecto positivo é que aqui, Abaixo do Mampituba, apenas a torcida do Grêmio pode sonhar com o título da Libertadores.

O presidente Romildo Bolzan, que está fazendo tudo (ou quase tudo) que eu faria em termos administrativos para tornar o clube viável financeiramente, sempre que questionado admite que o time precisa de reforços, uns dois ou três, como ouvi em uma entrevista recente.

Então, estou tranquilo, porque sei que os reforços virão.

Dificilmente serão os reforços dos sonhos porque a grana é curta, a concorrência é predatória e não tem tanta gente boa assim no mercado.

RC

Outra coisa que me preocupa é a capacidade do sr Rui Costa para avaliar jogadores. Ele tem alguns acertos, mas muitos erros de avaliação que custaram e ainda custam caro. 

Mas se o presidente do clube o mantém é porque vê nele qualidades suficientes para ser mantido depois de três anos sem conquistar um gauchãozinho sequer. Eu acredito na capacidade de avaliação do Romildo. Portanto, aceito mais um ano com o sr Rui Costa no comando do futebol, se bem que esse comando parece ter esmaecido nos últimos tempos.

Nada passa sem o aval e o olhar crítico do presidente e de seu Conselho Administrativo. Estou convencido disso.

Não se pode deixar tudo nas mãos de um funcionário, por melhor que ele possa ser.

É preciso valorizar mais os verdadeiros gremistas, os abnegados, que dedicam horas gratuitamente ao clube.

ARGENTINOS

Os jornais e as emissoras de rádio, além de setores da internet, já anunciaram o interesse de pelo menos uns quatro ou cinco argentinos para o ataque do Grêmio. Até o final do mês imagino que estarão na lista todos os atacantes da Argentina.

É impressionante o lobby em favor de argentinos. Sei que não é invenção de jornalista, e sim jogadas de empresários ansiosos para negociar jogadores e faturar um bom dinheiro.

O problema é que de tanto insistir – água fria em pedra dura tanto bate até que fura – desembarque mais um Herrera ou um Amato da vida como ‘grande reforço para a Libertadores’.

O pior é que os nomes citados nas especulações não são melhores que o Bobô e até o Braian Rodriguez. Na verdade, eu não os conheço, mas também nunca os vi cogitados para defender a combalida seleção argentina. Então, grande coisa não são.

O fato é que o Grêmio precisa um atacante (ou dois) mais experiente, mais egoísta na cara do gol, e mais frio para fazer gols. Enfim, matador impiedoso.  

Precisa de um meia titular para o lugar de Douglas. Apesar de toda a sua técnica, Douglas não tem condições de enfrentar uma competição tão árdua.

Se Wallace corresponder na lateral-direita será meio caminho andado. Caso contrário…

GURIZADA

Importante que Roger aproveite ao máximo a gurizada no Gauchão e no torneio da Primeira Liga.

Acredito que da base podem surgir uns três jogadores para a campanha da Libertadores.

NOVELETAÇOS

Nova seção no boteco, com apoio do corneta do RW:

http://cornetadorw.blogspot.com.br/2016/01/o-presidente-presente-e-frase-remanejar.html

 

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    São Paulo 3 x 1 Grêmio…

    Briga em São Paulo x Grêmio sub-15 tem 4 expulsos e guardas em campo.

    Desentendimento após falta gera confusão na Copa Brasil de Futebol Infantil em Votorantim, no interior paulista. Atlético-MG x Palmeiras termina em briga.

    Palco de futuros craques do futebol brasileiro, a Copa Brasil de Futebol Infantil teve cenas nada relacionadas ao esporte por parte de alguns jogadores de São Paulo e Grêmio na tarde deste sábado, em Votorantim, no interior paulista, sede do torneio.

    Após dividida no campo de ataque do São Paulo, vários atletas se desentenderam e trocaram agressões aos 10 minutos do segundo tempo, quando o time paulista estava vencendo por 3 a 0. A confusão precisou de intervenção da guarda civil local, que fazia segurança do jogo, para ser interrompida.

    Por fim, quatro atletas foram expulsos: Lucas Fasson e David Elias pelo no São Paulo; e, no Grêmio, Luiz Vinícius e Gabriel Santos.

    Logo após o jogo recomeçar, o Grêmio descontou em gol marcado pelo Vinícius Paulista. A partida foi vencida pelo São Paulo por 3 a 1. O time do Morumbi lidera o Grupo C com seis pontos – duas vitórias em dois jogos. O Grêmio está em segundo, com três pontos.

    As equipes voltam a campo já neste domingo. Os paulistas, já classificados, enfrentam o Goiás. Os gaúchos fazem confronto direto pela vaga na próxima fase contra o Botafogo.

    • Ilgo Wink

      Realmente, lamentável.

  • juca

    Sobre a base, me assusta a tendência de que só jogadores trazidos pelo Chávare tenham oportunidade no grupo principal.

    Na minha opinião, seria escandaloso se jogadores como Tontini e Lincoln forem repassados a outros times. No entanto, creio que acontecerá, pois ambos estão no Grêmio desde antes de 2013.

    • Ilgo Wink

      Duvido que apenas jogadores do Chávare joguem. Não com esta direção

  • Eder

    O problema é que o Romildo já está falando em trazer jogadores desacreditados para o Grêmio “recuperar”. Vai é apenas inchar a folha de pagamento e se por um acaso tiver sucesso, ficará meio ano e o empresário do jogador já vai procurar quem paga mais. Se não tem condições de trazer jogador titular indiscutível, é melhor deixar como tá e ir para a Libertadores como azarão.

    • Andre Peixoto – Sarandi/RS

      Eder, concordo plenamente contigo. Se for prá trazer meia boca, que use a gurizada. Se não der certo ao menos não gastou nada…
      Torço muito para que o Tontini, Lincon e principalmente o Artur nos deem muitas alegrias esse ano. Acredito muito nesse guri (Artur). Gostei muito do que vi nos jogos que acompanhei. Belo reserva para o Maicon e até para o Giuliano.
      Enfim, espero também que o Batista nos dê os gols que tanto precisamos…
      Acordei otimista hoje…

      • Eder

        Pois é Andre, jogador para grupo temos na nossa base, se quiser acrescentar algo, procurem alguma revelação nessa copa são paulo, o que menos precisamos é de medalhão fracassado.

    • Ilgo Wink

      Eder, até onde sei o Romildo quer trazer jogadores para resolver o problema da criação e da falta de gols. Nada de contratar gente pra recuperar.

  • Francisco Coelho

    Com a bola rolando Grêmio e Joinville deram o pontapé inicial do Efipan 2016. De um lado o tricolor muito ofensivo e, do outro, o time catarinense defensivo. A primeira etapa foi de amplo domínio gremista que pressionou o JEC de todos os lados.

    O goleiro catarinense Caio fez boas defesas, mas aos 15min, o meia Wesley fez o primeiro gol do tricolor do Efipan. Desperdiçando muitas chances de ampliar o placar o time da Capital do RS chegou ao segundo gol faltando um minuto para o final do primeiro tempo. Uma troca de passes do tricolor que invadiu a área e Pedro fez 2 a 0.

    Logo aos 13min, novamente Wesley definiu o jogo com uma falha do bom goleiro do Joinville. O artilheiro fez seu segundo gol e o terceiro do tricolor que confirmou os primeiros três pontos na competição. No primeiro dia de Efipan, 565 pagantes proporcionaram uma renda de R$ 1.860. Neste domingo quatro jogos complementam a primeira rodada:

  • Arthur J

    Discordo que o time do Grêmio seja insuficiente pra ganhar a LA, ao menos não em termos técnicos. Não é preciso uma seleção, tampouco um grupo numeroso pra vencê-la. Basta olhar os 2 últimos campeões, San Lorenzo e River.

    O principal está na atitude. Há muitos jogadores bundoes (como marcelo Oliveira, Giuliano…) e pipoqueiros (Douglas). Nossa direção também se encaixa nisso, com um presidente assinador de empates, um executivo engomadinho…

    Antes de mais nada, o Grêmio precisa mudar de atitude. O próximo passo seria um jogador que não trema pro lugar do pipoqueiro camisa 10…

    • Lucio

      O Grêmio precisa de alguém que faça gols, nenhum um dos meias ou dos atacantes atuais são goleadores, o Grêmio sofre para ganhar de time ruim por não fazer gol.

  • Xixo Tnt

    Ano passado davam o titulo pro Porto Alegre, mesmo nas primeiras fases da L.A. com akele time ridiculo, que vinha passando de fase nas maos grandes dos juizes, um time ridículo que tomou uma pilha de goleadas e derrotas humilhantes, viradas, principais jogadores sem fazer um gol se quer, e sonhavam com o titulo, a direção sonhava, a torcida sonhava, os jogadores sonhavam, a IVI sonhava, deram o titulo a eles com antecedendia. Inclusive eu comecei a acreditar que aquilo era sorte de campeão. Se aquele time horrivel, tremendamente sofrivel, que teve de se dopar “industrialmente” pra alcançar um misero meio da tabela, pq esse Grêmio não pode sonhar?Que é ao menos umas 5 vezes melhor que o Porto Alegre?

    • Lucio

      Por que não tem ninguém nesse time do grêmio que saiba fazer gol, só por isso.

      • Xixo Tnt

        Espero q isso esteja sendo resolvido, e não adianta um matador… precisamos de um meia reserva e que saiba marcar gols tbm, pra poder ter equipe!

  • Walter Luis Borba

    O grêmio tem muito santinho. É muito dedinho pro céu.
    Falta um mario Sérgio, um Paulo César caju e um renato portaluppi.
    Sendo este o time da libertadores. Nosso limite é as quartas de finais, no máximo.

    O que me aflige no romildo é a falta de ambição.
    Me parece que ele quer justificar eventual insucesso nas competições sob argumento da austeridade financeira.
    Com todo respeito, falta de dinheiro não impede de fazer um time com brio e competitivo.

    Quanto a Rui costa… Apenas questiono, se ele fosse empregado no setor privado e tivesse esse desempenho que tem no grêmio, será que ele ainda estaria empregado?

  • Francisco Coelho

    Botafogo vence Grêmio, se classifica e elimina gaúchos da Copa Brasil Infantil.

    Cariocas fazem 2 a 1 sobre Tricolor, ultrapassam na tabela e ficam com vaga nas quartas para enfrentar o Coritiba.

    O Botafogo venceu o Grêmio por 2 a 1, na manhã deste domingo, no estádio Domênico Paolo Metidieri, em Votorantim, sede da Copa Brasil de Futebol Infantil. O resultado dá a vaga ao time carioca nas quartas de final para enfrentar o Coritiba. O Tricolor está eliminado.

  • Eder

    Fim do jogo treino contra os sindicato dos atletas, gostei muito da atuação do Moacir, que deixou o povinho da rbs ensopado, heheh.

    Batista, apesar de ser reserva do reserva do reserva, foi o único do ataque a marcar gol. Tontini e Lincoln tiveram boa participação também.

  • Marcio Luiz

    17 de janeiro e nadinha de reforços para os setores mais criticados de 2015. Acreditar em título é ser mtooooo sonhador.

    Se não vier ninguém, melhor ir com tudo na Primeira Liga já que são apenas 5 partidas

    • Ilgo Wink

      Marcio, se tu não tem dinheiro e quer comprar um carro. Tu vai pesquisar um monte, vai pechinchar, enfim, será preciso paciência.
      Na pressa a gente comprando um Chevette (antes que algum cheveteiro me xingue eu digo que já tive dois).

      • Marcio Luiz

        hahahaha
        O seu ponto de vista é interessante, mas vou citar um outro ponto.

        Digamos que tem um leilao de atletas (tipo esse de carros semi-novos), que acontece de início de dezembro a final de janeiro. Se vc deixar pra comprar na última semana, quais as chances de encontrar um ótimo carro numa boa oferta??? heheheh

        Mesmo encontrando um bom carro, se vc comprar de última hora não vai dar tempo de se acostumar (entrosar) e nem tempo pra fazer uma revisão completa, e por isso provavelmente não vai dar pra viajar tranquilo.

        Conseguiste entender o meu ponto de vista agora??? heheheheheh

        Abração

  • William Marcus

    O time do primeiro tempo do jogo treino contra a Seleção do Passe Livre(Sind.Atletas Prof. – também conhecida como time do “Deus me livre!) a gente já conhece. Não ganha Gauchão. Foi a vaca em cima do poste no Brasileiro. Agora…o time do segundo tempo não é time. É a verdadeira imagem da dor; da ruindade e do desperdício do dinheiro do clube insistindo com quem nunca passará de um reforço para time do interior( e olhe lá…a maioria é capaz de pegar banco). Já foi duro terminar 2015 vendo Bressan e Ramiro de titulares. Talvez calejados por aguentar por longos tres anos Pará de titular; a sofrida torcida gremista já nem sente dor depois das inúmeras tentativas com Pedro Rocha; Everton; Bobo; Braian; Vitinho. E ficam! E vamos ter que engoli-los. Já fomos filial do Juventude( Moises; Bressan; Alex Telles; Paulinho; Ramiro…credo!). Pois agora é o poderoso Novo Hamburgo a nossa referencia. Trouxemos os selecionáveis William Schuster e Fred. Parem de falar em reforços. Lembrem da Lei de Murphy: pode ficar pior.

    • Ilgo Wink

      William pegando pesado. Acho que é uma demasia querer o time jogando bem num amistoso/treino em início de temporada.
      No mais, concordo com algumas coisas ditas por ti

  • Ilgo Wink
  • Francisco Coelho

    Não consegui assistir bem ao jogo (pelada) contra o time do sindicato. A imagem mesmo na tela de 15 do not. não permitia ver detalhes e o posicionamento das câmeras no CT também não ajudou muito.

    Serviu só para movimentar os jogadores e rever posicionamentos. O que mais ficou evidente é que os contestados e a novidade foram os que marcaram. Walace que de meia camisa 10 virou volante no “box-to-box” acertou um belo chute. O Lucas Coelho marcou enquanto Bobô e Braian ficaram na seca. O novato Batista sempre oportunista marcou também o seu gol dando números finais ao placar.

    Agora é esperar que o time uruguaio consiga oferecer alguma dificuldade e que os posicionamentos das câmeras na Arena ajudem na transmissão.

    Quem esteve no CT pode comentar melhor.

  • Marcio Luiz

    Só no Grêmio q ele não tem chances… pq será??? Tinga, lat direito

    http://www.90min.com/pt-BR/posts/2882154-santos-mira-em-contratacao-gratuita-de-lateral-do-gremio?a_aid=35080

    • Francisco Coelho

      Algum dirigente deve falar qual o problema…

    • Walter Luis Borba

      Márcio,

      Acho que foi no início do ano passado o Darci Filho disse que o Tinga não tem chance porque o empresário dele é o Baidek (se eu não me engano).
      Segundo ele, jogadores do Baidek seria preteridos no clube. Teria acontecido contratempos entre o Baidek e Depto de Futebol do Grêmio.
      Ainda, segundo o Darci essa prática valeu para os Bitecos e o Gerson. Que não tiveram chances.

      Vale referir que nenhum dirigente do Grêmio desmentiu o Darci Filho.

      A partir disso, só me faz pensar que realmente Rui Costa só contrata jogador de empresário A e B.

      • Ilgo Wink

        Walter, nenhum desses citados por ti é grande coisa. Ora, se o Tinga fosse mesmo bom teria se destacado minimamente.
        Não dá pra entrar em conversa de empresário

        • Walter Luis Borba

          Ilgo,
          Concordo em parte com vc.
          Eles podem até não ser grande coisa. Contudo, nenhum deles teve a mesma oportunidade do que Braian Rodrigues, Matias Rodrigues, Pará, Bruxuster, Fernandinho….

          Mateus Biteco foi o único que recebeu chances, quem lhe deu a chance foi Renato Portaluppi. Na época o Mateus surgiu muito bem.
          Creio essas vendas de passe antecipadamente que o grêmio costuma fazer mexeu com o garoto.

        • Arthur J

          Ok, mas então qual o motivo de não aproveitar o tinga mas trazer o Lucas Ramon do londrina?

          Pra um clube sem dinheiro, não faria mais sentido manter alguém que já é do clube (da base) ao invés de tentar apostar num LD desconhecido de 21 anos?

          Não que o tinga fosse necessariamente desbancar o Gajardo, mas não daria pra deixá-lo no banco?

  • Pedro de Lara

    Ô, Ilgo. O nível dos comentarios do blog anda muito baixo. Tem gente que critica porque ouviu que o amigo do primo do vizinho da irmã do Alencar falou. Prefere acreditar mais nos boateiros do que nas versões oficiais, lembrando que as versões oficiais, se pecam pela superficialidade, têm a virtude de tentar proteger os interesse do clube.
    Não conhecem o modus operandis da imprensa, dos empresarios, dos plantadores e dos ‘inimigos???

    E, parece que no Boteco, se repete o fenomeno das redes sociais: a busca por um “ouvido”, por um curtida.
    Gente imatura essa.

    Vamu, vamu, tricolor. Apesar do fogo amigo.

  • Fábio D.

    Esse mesmo time do Grêmio, exceto por Geromel e Maicon, não passou pelo Fluminense na Copa do Brasil. Não sei se passaria se estivesse completo, mas o fato é que não passou. É uma amostragem muito pequena, porém, se somada aos últimos fracassos do Grêmio em mata-mata deixa claro que precisamos de um ou dois jogadores com capacidade para decidir uma partida. Esses jogadores são raros e caros. Não os encontrando ou não tendo meios para contratá-los melhor apostar na base e insistir no Pedro Rocha e no Everton. Eles oscilaram muito ano passado, o que é normal para jovens. Pode ser que esse seja o ano da afirmação de um deles. Mais da metade do nosso problema estaria resolvido.

  • Fábio D.

    Eu conheço nada de como funciona um departamento de futebol profissional. Não sei quantos aqui já trabalharam em um ou já viveram o dia-a-dia dentro do clube, portanto, acho meio simplista colocar tudo na conta do Rui Costa. Eu reconheço a importância da crítica, principalmente em um clube de futebol, a oposição e a crítica construtiva são fundamentais para que quem está no poder não se perca no caminho. Mas quer dizer que se a gente trocar de executivo a gente vai voltar a ser campeão? É só isso que precisa? Quais são as medidas que precisam ser tomadas para o Grêmio cresça como clube de futebol de forma sustentável e não apenas para uma temporada?

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Amigos!

    Continuo achando a maioria aqui querendo título amanhã de tarde, e as coisas não são bem assim, vamos devagar, o trabalho está sendo bem feito.

    O nome, é: GUSTAVO ZANCHI, C.E.O do Grêmio que segue o planejamento estratégico, busca a saúde financeira, tem compromisso com a transparência, com as melhores e mais modernas práticas de governança corporativa, tecnológica, indicadores de gestão, busca investir em políticas de marketing que proporcione cada vez mais receitas, e que eleve ainda mais o valor da forte marca Grêmio.

    Desde janeiro 2015, o Grêmio está sendo muito bem dirigido, pois Bolzan & Cia assumiram eliminando encrencas antigas, dispensando os altos salários, fazendo acordos, pagando contas, promovendo jogadores, valorizando ativos do clube, diminuindo a folha de 10,2 para 3,8 milhões, aplicando o melhor doping ao elenco e time que é pagando salários, imagens, prêmios e luvas rigorosamente EM DIA, está ajustando corretamente e acertando o quadro financeiro, politico, social, patrimonial e técnico.

    Trouxe Roger Machado que pegou o elenco do jeito que estava, fez um time para chegar em 10º, chegou em 3º, estamos na Libertadores, e faziam 20 ou 30 anos que o clube não virava o ano com 8 titulares entrosados, com um treinador elogiado no Brasil inteiro e com contrato de 2 anos pela frente.

    Para levantar taça, nós tínhamos que iniciar um trabalho sólido de mudanças, com coragem, pulso firme e muita determinação, capacidade, coragem e austeridade. Isso já foi iniciado, agora precisamos dar um passo de cada vez e é evidente que títulos é uma questão de tempo, mas para isso não podemos estar aqui exigindo imediatismo todos os dias, vamos com calma e pés no chão, senão, teremos outro ano daqueles de 2013, Luxemburgo, cascudos inúteis, folha altíssima, vestiário dividido e contas altas à pagar, pensem nisso.

    Todas estas mudanças foram iniciadas no final da gestão do Fábio Koff ainda em 2014, e não esqueçam, mas o nome a ser gravado na memória da torcida chama-se Gustavo Zanchi, o C.E.O do clube que chegou em janeiro 2015, montou todas as diretrizes, tecnologia, estratégias seguindo normas modernas e eficientes de gestão, pois ele veio do Grupo Tigre de tubos e conexões onde esteve à frente desta mesma gestão por 22 anos de muito sucesso.

    A hora exata de muita paciência e apoio é à partir de agora, pois é impossível um trabalho tão bom não surtir efeitos e resultados, por isso, estamos no caminho certo a mais de um ano, e o futuro é realmente promissor. É ISSO.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Nenhum clube brasileiro (nenhum mesmo), está conseguindo fazer contratações de impacto e neste momento de ataque chinês no Brasil, precisamos lutar para manter o que temos, pois ainda assim, será difícil.