A realidade e o mundo da fantasia

Desde que tomou assento no panteão dos clubes brasileiros campeões do mundo o Inter, em todo começo de ano, vive a fantasia de que irá repetir temporadas vitoriosas.

Por exemplo, voltará a ser campeão brasileiro. Essa tem sido uma obsessão colorada, amparada e cobrada inflamadamente por setores da imprensa, inconformados com a realidade – como se sabe a realidade muitas vezes entra em conflito com sonhos e delírios, ainda mais no futebol – cruel de ter festejado o último título do Brasileirão em 1979. É muito tempo. Lá se vão, assim como num piscar de olhos, 35 anos. 

Falcão, grande craque daquele time, virou treinador, depois comentarista, voltou a ser treinador, etc. Da cabeleira loira e esvoaçante restaram uns poucos fios, que Falcão insiste em conservar, talvez como lembrança dos velhos tempos de craque dos gramados. Ênio Andrade, o mestre, faleceu faz tempo.

Batista, outro destaque daquele time que tinha ainda Mauro Galvão, Jair, Valdomiro, Mário Sérgio e Benitez, segue por aí, azucrinando a vida dos gremistas com seus comentários com forte tom vermelho.

Neste ano, o Inter inovou. As notícias ufanistas em torno do clube, com projeções para lá de otimistas, algumas vislumbrando o time vencendo outra Libertadores – neste ano ao menos isso ficou de fora dos devaneios – e, acima de tudo, e sempre, o tetra campeonato brasileiro, foram consideradas insuficientes.

Claro, os jogadores colorados continuam sempre os mais valorizados e cobiçados. Anderson, de futebol apagado no ano passado, de uma hora pra outra, recebeu proposta de 25 milhões de reais do tuebol chinês. A proposta em si já é fantástica, mas como adjetivar a recusa?

Livra-se um salário altíssimo e ainda pega uma grana. Mas não, o Inter em sua Terra do Nunca quer mais, quer 42 milhões de reais por Anderson.

Curioso é que ninguém se aventura a pedir que o Inter mostre um documento com a proposta essa de 25 milhões para acabar com os comentários – inclusive de colorados – de que a proposta não existe de fato.

Ainda dentro dessa linha de dar um ‘up’ nas coisas do Inter, projeta-se agora que Andrigo será a grande afirmação de 2016. Ninguém arriscou-se a prognosticar um valor pelo seu passe, mas eu imagino que possa rivalizar com a ‘proposta’ de 100 milhões de reais por Rodrigo Dourado.

O mundo da fantasia criado em torno do Inter já não era suficiente. O Inter acabou mergulhando de cabeça na ilha da fantasia, com direito a desfile e tudo na terra de Mickey, Pateta, Donald e cia. 

O resultado na Florida Cup, vencida pelo Atlético Mineiro de Diego Aguirre e seu preparador físico ‘incompetente’, ficou em quinto plano.

A avaliação do clube é que ‘a internacionalização da marca ficou acima das expectativas’, mesmo considerando que a média de público nos jogos do torneio ficou em torno de mil e poucas almas, contando os pipoqueiros. Esse é um detalhe irrelevante dentro de uma pauta otimista.

Tampouco interessa o fato de que o clube teve prejuízo nessa investida. Pouco importa se ‘não houve resultados financeiros’, eufemismo utilizado para prejuízo, que, além de financeiro, pode ser técnico em função de uma pré-temporada fora dos padrões.

Quem se deu bem mesmo foi D’Alessandro. O midiático meia aproveitou o clima festivo e surreal para testar sua habilidade chutando a bola oval. Não faltou alguém para comentar que o argentino poderia arriscar uns chutes no futebol americano.

Duvida aparece uma proposta milionária na mesa mágica do presidente colorado, já com jeito de novo Rei Midas.

Se gostou, compartilhe!

  • Denigelson R Ismael

    Os vermelhos da terra do nunca tudo podem na IVI!

  • SempreGrêmio-ES

    Acompanhando sem pre o nosso GRÊMIO e este blog, tenho visto muita corneta injusta, dos que aproveitam a falta de vitórias (pois não há jogos) para destilar sua teses, muitas vezes comprometidas. Mas faz parte da grandeza de se ter uma torcida tão grande, atuante e cheia de diversidades.

    Concordo inteiramente com o post, Ilgo, e acrescentaria que se os tais reforços não puderem vir agora, pelas razões que apresentastes, que se espere, ou que nem venham. Pois ao contrário do post anterior, acho que podemos seguir, pelo menos na primeira fase com esse grupo.

    Nos livramos de duas nabas da defesa e tenho certeza que estaremos mais fortes nesse setor.

    Que se analise muito para contratar (um meia e um atacante), e vamos dar respaldo e muita oportunidade para os jovens.

    FORÇA GRÊMIO, SEMPRE

    • Ilgo Wink

      é isso aí. Já tivemos dirigentes que cometeram loucuras com o nosso dinheiro e o resultado a gente sabe qual foi

  • Pedro de Lara

    O que me assombra é a sobriedade do Romildo, se comparada com a embriaguês do Vitório.
    Minha esperança é que essa pauta-bolha eternamente positiva, certamente plantada, um dia venha a estourar. E junto, explicações sobre o intrigante negocio com a Andrade Gutierrez que parece não garantir um mínimo de retorno ao sócio-construtor e as rescisões milionarias, que vão e voltam, nunca definitivamente contabilizadas.
    Muito estranho.

  • Ricardo de Cruzeiro

    Mais uma daquelas crônicas imperdíveis,que mão para esgrima!Estocadas mortais nos “mortais”.Como diria o Prof Ludovico”para deixar o Pateta com alta,alta ansiedade”desfilando de carro aberto.

    • Ilgo Wink

      Valeu, caro amigo

  • Francisco Coelho

    Pois eu estou é preocupado com os resultados e a passividade do Romildo face aos péssimos resultados das desastradas contratações do RC por ordem de alguém sem critério como as 60 efetuadas nos últimos anos.

    É muito pouca aprovação e muitas despesas sem receita para bancar as tais
    satisfações aos torcedores.

    Ninguém contrata a rodo e sai incólume deste desatino.

    A cada gestação assim como na política os novos detentores da caneta querem impor sua metodologia mudando as cabeças e tipo de jogadores. Nem vou falar que há preferência sobre amigos empresários.

    Felipão impôs mudanças na base e saindo numa continuidade administrativa voltam os que foram corridos anteriormente. Vai entender o que passou e a cabeça dos mesmos…

    Todos têm teorias, mas ninguém afirma.

    Os resultados de campo obtidos pela base mostram que o Grêmio perdeu e muito no trabalho de base por falta de continuidade ou de qualidade.

    Os bons treinadores sempre encontram novos espaços, mas os que não evoluem e mostram resultados ficam por amizades e detonam os clubes.

    Desde novembro escuto a cantilena de dirigentes afirmando que haverá contratação de peso e qualificação com a contratação pontual de jogadores para serem titular.

    Até o momento só desembarcou para grupo e questionáveis. Kadu e Fred não podem ser considerados como solução e sim como aposta discutível.

    A intenção do Roger e Romildo com a recuperação de jogadores é equivalente a de certas pessoas que pretendem transformar gay em hétero.

    Cachorro comedor de ovelha só matando…

    Agora o “brilhante” da vez é o vice-presidente Antônio Dutra Júnior o homem dos indicadores construídos com a Kin Analytics na plataforma SAP HANA.

    Segundo escutei o programa foi abastecido com todos os parâmetros
    de como joga o time gremista e suas variáveis para a pesquisa pelo atacante que seja a solução gremista.

    Talvez com a incorporação de um computador como o Tianhe-2 consiga até julho encontrar o jogador programado…

  • Gustavo Medeiros

    Bah!!!

    O Ilgo voltou a ser o Ilgo.

    É essa escrita que me motivou a ser um leitor fiel do Boteco.

    Confesso que estava sentido falta.

    Entrasse muito no muito da fantasia dessa direção, que está fazendo um grande trabalho interno e um questionável trabalho na área de futebol e esquecesse de escrever livremente.

    Esse texto volta às origens desse boteco.

    Sem mais. Obrigado pelo texto.

    • Ilgo Wink

      Andei sentindo tua falta, amigo. Grato pelo elogio
      Na real, eu não gosto muito de entrar na área deles. Só entro quando a coisa tá demais.
      Minha preocupação é com o Grêmio.
      Como o presidente Romildo faz uma gestão que eu sempre defendi, pés no chão, cuidar do dinheiro do clube como se fosse seu, não tenho como criticar o que ele está fazendo. Se for para comprometer ainda mais as finanças do clube que não contrate. se for pra trazer jogador médio, que se invista na base ao máximo.

      • Fiscal da Pipoca

        Ilgo, tu é volante.
        E como o Roger mandou os volantes entrarem na área deles, tu tá obedecendo…

      • Alexandre Sanz

        Não sei se foi elogio….
        😛

        • Ilgo Wink

          Bah, agora fiquei em dúvida ehehehe

  • HENRIQUE MARTINS

    Esse mundo da fantasia tem um modelo paralelo ao do partido do governo.
    Vivem da mentira e mau-caratismo.
    Falando em sem-vergonhice:
    O terreno do estadio deles é da prefeitura e não tem habite-se.
    Remendaram o “estádio” com $$$ do povo.
    Aliás, olhem este link:
    http://www.oantagonista.com/posts/o-medo-do-planalto

    Senhora presidenta com medo da delação do presidente da AG, porque será ?
    Segundo relatos, a prefeitura andou doando terrenos para o centro de treinamentos dos vermelhos, em Guaíba.

    É só mutreta……..sem falar no caso Payssandu e o seguro de vida vencido do Librerato.

    • Querubini

      De longa data percebi que os integrantes da IVI são vermelhos em diversos níveis de atuação…

    • Ilgo Wink

      quem doou terreno pra eles foi o (des)governo Tarso

      • Fiscal da Pipoca

        Foi o Desembargador e conselheiro colorado José Aquino Flores, que por ser Presidente do TJ ocupou o cargo de Governador por 3 dias, na ausência do Governador e do vice. Foi tempo suficiente para ele doar aquele terreno da Ford para o inter.
        Não obstante, foi elogiado pela imprensa rubra por sua “discrição” nesse período de 3 dias.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo, tocasse num assunto que requer um acréscimo aí, pois a contabilidade deles na capacidade de espaços no estádio não está bem contada, e isso financeiramente pesa, e muito. É aquela velha mania de grandeza inútil.

    Vejam que o blog ”O Antagonista” vem pegando pesado e acusando a Dilma de certos medos em relação aos Gutierrez presos, pois, embaixo desse angú tem caroço grosso, e de sobremesa, calda de morangos num tal de Red Bar no entorno do estádio das estruturas temporárias para a copa.

    Vejam esta conta:

    O Pífero disse numa entrevista em abril de 2015 no ZH e confirmou no último café da manhã com pão dormido com manteiga, que os Gutierrez possuem 6.820 cadeiras ao todo e nisso aí, inclui cadeiras centrais bem localizadas, cadeiras gold, camarotes, skybox, além de todo o entorno da estádio, estacionamentos e placas de publicidade por 20 anos ou estendido a 40 anos ”caso” a conta não feche conforme ”determinado no acordo”, ou seria contrato. Pergunto: Determinado por quem? Bancos, Dilma ou pelos Gutierrez?

    O preço médio do total deste espaço de 6.820 cadeiras ”que não molham nunca”, é de R$ 125, pois disse que varia de R$ 80 à 250 cada uma.
    Considerando que o time faz 40 jogos/ano em casa, isso somado chega ao valor de R$ 852 mil x jogo x 40 jogos ano = R$ 33 milhões/anuais.

    Ah, mas não lotam este espaço em ”todos” os jogos! Sim, aí é que entra o tempo de contrato de 20 ou 40 anos, entendeu?

    Agora, multipliquem R$ 33 milhões/ano x 20 anos = R$ 660 milhões no total para um remendo em forma de circo com lonas e com goteiras.

    1) PERGUNTINHA: Mas e a soma dos outros espaços como todo o entorno, estacionamentos e placas de publicidade, quanto dá isso no final do contrato?

    2) PERGUNTINHA: Logo, R$ 33 milhões/ano ‘/. x 12 meses = R$ 2,75 milhões mensais que é um considerável aluguel, ou não é?

    3) PERGUNTINHA: Porque será que em cada jogo de impacto no Beira-Rio não entram mais de 35 mil pessoas, se dizem serem os donos de tudo e que a capacidade ”daquele circo” é de 50 mil pessoas?

    Está provado, existe sim, um clube em Porto Alegre que paga ALUGUEL para treinar e jogar, mas não é o Grêmio.

    Outra coisa, essa conta aí prova que o Grêmio paga os 30% da parceira Arena junto aos bancos facilmente, pois nossa Arena é para 60 mil e já colocamos 48 mil no Grenal dos 4×1 de 2014 com Felipão e Alan Ruíz. Pois é.

    • Ilgo Wink

      Muito bom esse estudo sobre as contas do red. Realmente, essa conta acho que vai ainda mais longe, capaz de se estender até o ano 2.100.
      Tem muita coisa estranha nesse contrato

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Li em algum espaço que o Grêmio emprestou o Maxi DE GRAÇA!
    Como é bonzinho esse Grêmio! Antes foi o Mamute que foi de graça para um clube pobre de um país pobre. Agora o Maxi…
    É bom esse RC heinhôôô…

    • Arthur J

      Só por comparação, o Grêmio teve que PAGAR pra trazer o Braian Rodrigues por empréstimo…

    • Walter Luis Borba

      André,

      O Grêmio é tão bonzinho que nem a dívida do Atlético está cobrando.
      O Romildo fala tanto em austeridade financeira, pois bem, será que essa grana do atlético não faz falta?

      O Grêmio sequer aparenta ter habilidade para fazer um troca-troca, um negócio com o Galo.

      Pô..tem uns jogadores no Galo que serviria ao Grêmio.
      Tiago Ribeiro, o Carlos, o Giovani Augusto, ….

      • Andre Peixoto – Sarandi/RS

        Walter, alguém aqui do blog disse que o Atlético não quis colocar jogador em troca da dívida. Prefere que entrem na justiça….

        • Marcio Luiz

          Fui eu André. Pior q é vdd… Eles sabiamente não iriam reforçar um concorrente direto pela libertadores né?!!

          Walter: Tiago Ribeiro é do mesmo nível que o Braian. O Carlos é pior q o Erick. Agora o Giovani Augusto seria um ótimo reforço.

          • Arthur J

            O Grêmio podia aproveitar a “parceria” com o Chelsea e buscar o Ramires que tá insatisfeito por lá. Hehehehehe

          • Marcio Luiz

            Baita jogador. Volante q sabe sair jogando e faz seus gols. Porém há duas coisas contra: investiram alto no maicon e ele tem mto mercado na europa (pagando em Euros kkk).

          • Tiago Ribeiro igual ao Braian e Carlos pior que Erick, já vi que tu entende de futebol, deve ser parente do Rui Costa.

          • Marcio Luiz

            É Zé, explica ai pq os santistas agradeceram sua saida e é sempre contestado no Atletico mineiro????? Jogador meia boca eu dispenso.

  • Gabriel

    Texto perfeito, Ilgo. Estou de férias e com baixa conectividade, então tenho que aproveitar os lampejos de Internet, que pagamos valores de primeiro mundo por serviços de quinto, para acrescentar que já colocaram preco mínimo no Andrigo, não sai por menos de € 10 milhões.

  • Marcio Luiz

    Eu espero que nesse mar de ventos sempre favoráveis e defesas sobre qualquer assunto por parte da imprensa culmine com um rebaixamento.

  • Walter Luis Borba

    Não tem como não comentar e cornetar.
    O corintians hj fechou com Guilherme ex Galo. Pagou 1,3 milhoes de dólares.
    Pois bem, esse jogador não serviria para o Grêmio?
    No meu entender é mais jogador que o tal Zzelarayan. E custava menos.
    E mais o corintians vai pedalar o pagamento do jogador.
    Assim, uma vez mais se atesta a falta de visão e de audácia do departamento de futebol do grêmio….

    • Onager Tribalwars

      Contratando o Lucas Lima, não precisa contratar mais ninguém e terá mais uns 20 mil novos sócios, no mínimo.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Aterrise …..

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Walter, contrato de risco, jogador vem de lesões nos 2 joelhos.
      Não arriscaria nem pelo salário.

  • Francisco Coelho

    No funil da Copa SP o Corinthians sobra. Como times Corinthians e SP são disparados os melhores. Sport e Ituano apresentaram alguns valores más falta conjunto. Gostei dos treinadores que não fecharam as equipes e tentaram virar o placar adverso.
    O treinador do Sport é de além mar já tendo trabalhos em Portugal. O do Ituano com um grupo inferior fisicamente más com alguns bons jogadores caiu em pé levando perigo aos manos e sempre chegando com 4 a 5 na área adversária.
    O que ficou evidente é o cuidado dos europeus nas observações tendo diversos agentes nas partidas. Na briga de torcedores do SP com a guarda Municipal um olheiro do Chelsea de origem holandesa passou mal. Segundo o mesmo fazem 10 anos que acompanha a competição.

    Provavelmente ninguém do Grêmio abriu mão das praias e férias já que nenhum dirigente acompanhou a equipe. Também nenhum olheiro foi buscar alguns valores.

    Será que até está tarefa foi confiada ao programa Hana SAP?

    • Alexandre Sanz

      Francisco, em poucas palavras falaste tudo, é inadmissível, quer dizer, um absurdo dantesco que um clube como o Grêmio não tenha uma equipe especializada (treinadores, olheiros e dirigentes) presentes no estado de São Paulo durante a Copinha, o que dirá nem um olheiro (é inominável), uma coisa é ter de atravessar um oceano ou manter olheiros em outro continente, mas dentro do próprio país deveria ter uma equipe de especialistas observando, fazendo análises e estatísticas e negociando, com diversos valores em potencial que estão disputando o mais importante torneio do país nas categorias de base, são 132 times que começam esse torneio, arrisco a dizer que esse sim é o futuro do futebol brasileiro, 90% dos jogadores que desfilarão em nossos gramados estão nesse período em São Paulo, se quisessem aliumentar o tal HANA SAP a forma mais rápida e barata é enviando uma equipe para lá nesse periodo.

      • Francisco Coelho

        Alexandre Sanz; são 2.640 jogadores que participam da Copa SP.
        Cruzeiro, Bahia, Corinthians e São Paulo definem quem segue.

        Realmente seria um belo cadastro. É que cabeça foi feita para pensar e tu pensaste.

        Dentro de 1 a 2 anos veremos nos principais clubes muitos destes jogadores e diversos jogando no exterior.

        Agora o FATO de não ter ninguém do Grêmio na Copa é sinal claro de incompetência soberba ou confirmação da preferência ou dependência de DVD…

        Em Alegrete no EFIPAN 2016 tem mais de 30 olheiros de todos os cantos do planeta e na Copa Votorantim sub 15 também.

    • juca

      Pra que olheiros se o Grêmio tem o banco de dados mais incrível da galáxia, elaborado pelo Chávare, além do tal software alemão?

      Pra que olheiros se o Grêmio é um time de conchavos, sendo capazes de contratar algum amigo de alguém da direção, que sabe coisa alguma de futebol, para a função?

  • Francisco Coelho

    O alinhamento da ferj com Globo cbf e rbs / fgf é óbvia como bem relata RW no seu Corneta. Eles querem continuar mamando e conduzindo o futebol no seu jeito de administração dando migalhas e ameaças de punição a quem ousa questionar ou reivindicar algo.

    Quem se acostumou a faturar sobretudo dos mais fracos e a navegar no sucesso dos mais destacados não aceita perder a boquinha. Quem patrocina programas quer além de resultados financeiros apoio nas horas difíceis.
    O pior é que têm dirigente que se assusta na pressão e abre as pernas. Normalmente são os de péssima administração ou que tenham outros interesses além do clube que lhe deu projeção.

  • Fabio Scheffer

    Realidade ou fantasia tão especulando que o Real Madrid vai abrir a carteira, com mais de 1bi para contratar ainda nessa janela, pq foi punido e não poderá faze-lo a partir de julho.

    Vão me chamar de louco mas daí eu imagino pq o Grêmio não manda um empresario oferecer o “seleção do brasileirão” e “promessa olimpica” Luan por uns 30, 35 milhões de euros exigindo apenas que ele fique até o final da Libertadores (se for caso o Real podia registrar ele agora e empresta-lo na sequencia).

    Será que os merengues não topariam esse negócio ??!?!
    Eles que pagam 40, 50, 60 milhões de euros por cada naba.

    Para o Grêmio seria fantástico botar 70% de 120 milhões de reais no bolso, manter o jogador no semestre, quitar débitos e contratar.

    Bem vindos ao meu mundo da fantasia !!! hehehe