A partícula quântica, os volantes e os articuladores

Frase do diretor de futebol Rui Costa, publicada no site globo.com, confunde e preocupa.

“Hoje no futebol quem articula o jogo é o volante. Quem é o articulador do Grêmio? Não é o Douglas, é o Maicon. Me diz, que time da Libertadores não queria ter um volante como o Maicon? – questionou o diretor executivo Rui Costa. Confira:

 http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/2016/01/gremio-da-passo-frente-e-avanco-de-volantes-divide-articulacao-no-meio.html

A frase preocupa porque Rui Costa é o cara remunerado pelo clube para buscar reforços, negociar jogadores, encontrar soluções para qualificar o grupo. Em princípio, um profissional assim precisa conhecer bastante futebol, mercado, etc. 

Se ele realmente pensa que ‘hoje no futebol quem articula é o volante’ é motivo para preocupação ter um sujeito assim no comando do futebol de qualquer clube.

Eu, sinceramente, acredito que a frase não é bem essa ou talvez não esteja devidamente contextualizada. A não ser que ele considere Iniesta, Lucas Lima e outros menos votados como volantes.

A gente sabe que se dependesse de alguns luminares o time de futebol ideal teria um goleiro, um centroavante aipim e nove volantes. A onda volantista cresce.

Até Roger sucumbiu sábado ao sacar Giuliano (um derivado de volante) e colocar Ramiro (um volante de movimentação). Sim, há subdivisões. Edinho, por exemplo, é o ‘volantão’, mas pode ser definido também como ‘volante-aipim’, ou, para os mais antigos, ‘centromédio’ ou ‘cabeça-de-área’.

Não podemos ignorar que temos hoje, e cada vez mais, o volante-eclético. É aquele que não se contenta apenas em carregar o piano, quer arriscar no teclado, tocar um pagode, um sertanejo universitário…

Sim, os volantes estão com tudo. Mas ninguém pode afirmar que eles é quem articulam. Não se pode ignorar a existência de inúmeros articuladores natos, não improvisados, como volantes com melhor técnica que fazem a transição defesa/ataque. Caso do Maicon e alguns outros.

No Grêmio, o articulador é Douglas, ajudado pelo Luan e pelo próprio Maicon. Mas se, segundo diz ou teria dito o diretor Rui Costa, o articulador do time não é Douglas, e sim Maicon, o que faz exatamente o Douglas no time do técnico Roger.

E aí o RC começa a confundir. Douglas, que tem carteirinha de ‘articulador’, de camisa 10, se não é o articulador do Grêmio o que ele faz no Grêmio? Qual é função tática de Douglas no esquema de Roger? Será um volante-atacante?

Um centroavante disfarçado de articulador? Uma partícula quântica?

Fiquei confuso.

Estaria sendo criada no Grêmio uma revolucionária e genial posição do ‘sem função’? 

O fato é que se Douglas não é o articulador do time está na hora de ir para o banco.

Huuumm, seria essa a mensagem subliminar deixada por Costa nessa frase tão desconcertante?

O fato é que Rui Costa tem Maicon em alta conta. É claro que não seria porque o Grêmio investiu uma pequena fortuna em sua contratação.

Por fim, fica no ar uma pergunta perturbadora: “Me diz, que time da Libertadores não queria ter um volante como o Maicon?”

Sinceramente, não sei a resposta.

Mas que eu me lembre não apareceu clube algum disputando Maicon com o Grêmio…

 

PRIMEIRA LIGA

Essa competição encontra seu maior foco de resistência no Rio e no RS.

No Rio, são partes diretamente afetadas, como a federação local e um ou outro clube.

Aqui, é o presidente da federação, que aparentemente se limita a secar o torneio, e setores da imprensa por razões já conhecidas.

Vida longa à Primeira Liga!

 

Se gostou, compartilhe!

  • Alexandre Sanz

    Alexandre, adoro um debate com conhecimentos, e não acho nada ruim quando é pró-Grêmio, mas não se pode comparar nada disso a Pelé, Diego, Robinho, Ganso e Neymar, meu amigo, pois eram diferenciados.

    RENATO: foi lançado na final do brasileirão de 1982 porque o Tarciso sentiu uma fisgada no aquecimento, e já tinha 20 anos, vinha no grupo principal desde 1981 e não saiu mais do time por muito profissional.

    EMERSON: era apenas volante e veio do Brasil de Pelotas com 18 anos e já profissionale muito responsável, e sofreu uma lesão séria no início da carreira. Bom jogador apenas.

    ANDERSON: era reserva em 2005 por ser muito garoto ainda e o time estar no fogo da segundona e acabou sendo negociado logo depois para a europa.

    Só o Renato ”resolveu”, pois foi o craque da Libertadores e do mundial 83 por ser ”diferenciado” comprovando isso depois, e o Anderson entrou no 2º tempo e fez um gol de contra-ataque quando o 0x0 classificava o Grêmio, e Émerson era apenas um bom e regular volante.

    TONTINI: uma promessa que faz 21 anos em julho e já está no grupo principal por ter ”despontado” no sub-20 do ano passado, precisa confirmar ainda.

    LINCOLN: realmente uma grande promessa que Felipão lançou aos 16 anos, mas com 17 não pode ser a solução definitiva da camisa 10 neste momento numa Libertadores, e precisa muito amadurecer para ”criar responsabilidades”, pois se deslumbrou com a chance num Grenal, recebeu um aumento salarial de R$ 2,5 para R$ 15 mil, saiu por aí tatuando, fazendo moikano, colocando piercing, andando na ponta dos pés, pagando lanchinho para as ”amiguinhas” e sua mãe passando necessidade em casa.

    Por isso, Felipão disse numa entrevista que tinha gente se achando o Pelé no grupo e que precisava dar uns puxões de orelha, e voltar pra casa, lembras?

    Pois é, eu não esqueci daquilo, amigo, e o Lincoln à partir dalí voltou para a base, teve e tem ainda um acompanhamento psicológico, várias orientações de que a família é sempre mais importante que a titularidade no time e a definitiva ”confirmação” de que é um atleta, que a família sempre será a base de tudo e que ele precisa crescer ainda.

    Confio muito e acredito no Lincoln, mas é daqui a 2 ou 3 anos, pois ele precisa de muitas orientações e Roger vem fazendo isso diariamente.

    É isso. Abraço.

    • Alexandre Sanz

      Copião, te enganas,quando dizes que o Emerson não resolveu, que o Anderson não resolveu e que o A$$i$ não resolveu, te enganas também em dizer que Renato era do grupo de 81.
      Renato sim entrou na final em 82, mas em 81 jogava as preliminares as quais acompanhei com meu falecido pai e entrou no time depois de muita pressão em cima do Seu Ênio que queria o Tonho, porém entrou durante as finais, em 83 foi posto como titular pela primeira vez e resolveu.
      A$$i$ subiu em 89 e fez o primeiro gol da final, era o Craque do time.
      Emerson quando começou no Grêmio era Meia Esquerda nr 10 e não volante, mas entrou no time de 94, que era muito fraco e cheio de garotos, ele entrou num jogo contra o Corinthians e não saiu mais sendo o melhor jogador do time na campanha, o Nildo foi o goleador mas o craque era o Emerson que depois machucou e retornou para ser campeão brasileiro em 96
      Bem e o Anderson só fez o gol na batalha dos aflitos, além disso mostrou malandragem e frieza.
      Não existe fórmula, esse é o caso, tu dizeres que um jogador não está pronto são só palavras podem ser confirmadas ou não, o que tem de ser feito é escalar o jogador independente da idade e ver o que acontece, as vezes um balão faz cair todas as teses…

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Alexandre, o assunto era o Renato, Émerson e Anderson. O Assis você só incluiu agora por tua conta, e só foi titular em 1989 (nasceu em 1971) aos 18 anos porque o Grêmio foi buscar ele no Torino da Itália que estava tentando tira-lo de graça do Grêmio em 1988 quando ainda era menor de idade.
        Aí, o Grêmio foi busca-lo, oferecendo uma casa com piscina num bairro nobre (que acabou matando seu pai afogado), a titularidade, e um baita salário. Claro que era bom jogador e fez gol na final da Copa do Brasil de 1989, mas nunca foi craque.
        Discordo do Émerson, pois ”se” ele era tudo isso que você disse com a 10, porque ele só jogou a vida inteira como volante no mundo inteiro, sendo um roubador de bola que tocava todas para os lados, e vivia com a bunda suja de barro dando carrinhos pelo mundo nas mãos de tantos técnicos diferentes?
        O Anderson fez o gol da vitória nos Aflitos, mas o empate de 0x0 nos classificava, portanto, ele não resolveu nada porque não jogávamos pela vitória e hoje, onde está ele, e qual seu conceito? Pois é.
        Mas o Renato era indiscutível desde a base, e disso todos nós sabemos.
        Tem mais um detalhe, o Tonho era um volante que saía muito para o jogo e não era ponteiro direito.
        O Ênio Andrade disse na Globo que colocou o Renato naquela final no lugar do Tarciso machucado para segurar as subidas do Júnior e o Portaluppi deu a maior canseira no lateral do Flamengo que confirmou isso num Bem Amigos, e pediu para o Presidente Duschee de Abranches do Flamengo contrata-lo, mas isso só aconteceu em 1987 quando Junior estava no Torino e foi para o Pescara.
        Mas em relação ao Lincoln, realmente não está pronto ainda e é um garoto que se trabalhar bem a cabeça dele, vai ser um craque no futuro, mas por enquanto, deve entrar aos pouquinhos e o Roger não é bobo, amigo. É isso.

        • Alexandre Sanz

          Tche, a questao de resolver, tu tens que ver a campanha, nao so o jogo final, em todos os times campreoes estavam recheados de guris, e claro que deve haver uma mescla, e que times campeoes tem de ter cascudos.
          Esse ano temos (segundo meu time ideal) Grohe, Geromel, Maicon e Giuliano que sao jogadores com experiencia, ainda temos o Luan que apesar de jovem ja disputou LA e dois brasileiros com destaque, e Wallace que disputoj o brasileiro e é titular, alem do outro Walace e Fred que sao rodados, ou seja, nao vejo porque nao escalar o Lincoln ou o Tontini no lugar do pior jogador do time, fora de forma e q nunca resolveu.
          Quanto ao Emerson no youtube tem o jogo intiro da final de 96 olha la e veras qual a posiçao dele e como jogou, ele passou a ser volante depois que se lesionou na Italia não sei se Roma ou Juve.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Eu lembro do Émerson, Alexandre, mas ele sempre foi volante em seu histórico desde quando chegou de Pelotas para o Grêmio em 1994, e jogou mais adiantado por falta de opção no grupo, aí, acabou dando certo num período apenas, mas sempre foi volante em seu histórico, pois quem anda de bicicleta, nunca esquece como se faz, e ele voltou a sua origem.
            Nós não temos um meia armador no grupo, e o Lincoln ou Tontini seriam uma aposta alí, pois eles são meia atacante desde a base, e isto, é mais uma razão para não queimar os gurís fora de sua posição de origem.
            Confiança total no Roger que tem capacidade para decidir e definir o que é melhor dentro do grupo de trabalho no dia-a-dia, sem inventar.

          • Alexandre Sanz

            Veremos, nao levo mais fe no Roger, espero estar errado, mas o Emerson foi meia atacante em 94 e em 96

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Alexandre, o Grêmio sempre estará acima de tudo. A torcida é muito poderosa e fervorosa, pois somos diferentes até por ser a maioria no RS e no sul do Brasil.
            Mas, amigo, não vejo razão nenhuma de perder a fé no Roger, o que é isso? A pré-temporada recém terminou, como podes perder a fé num trabalho que nem começou ainda, pois ele chegou no meio de maio 2015 e pegou o barco ”andando” ….. e chegou em 3º com sobras, pois a derrota para a Chapecoense em casa de 3×2 após estar vencendo de 2×0 nos tirou o vice-campeonato, e foi no detalhe, mas merecida.
            Agora inicia um trabalho do zero, merece e terá a oportunidade de provar sua capacidade, amigo.
            Véio, ninguém possui assim um apoio de 90% da torcida à toa, temos o dever de esperar e não opinar somente com a emoção, pois a razão é superior ao coração, SEMPRE.
            Respeito tua imagem do Émerson jogando na meia por algum tempo, mas a vida dele foi construída de volante com a camisa 5, é ele quem diz isso.

  • juca

    Tá aí, portanto, o presidente Rui Costa mostrando toda a sua sabedoria, todo o seu conhecimento sobre futebol. Merece até mais um aumento.

    Mudando de assunto, o que até hoje não foi explicado, foi a origem do crédito que o Grêmio teria com o Fluminense e que foi repassado ao São Paulo como parte do pagamento pelo “volante” Maicon. Não lembro das últimas vezes que o Fluminense comprou um jogador do Grêmio.

  • Marcio Luiz

    Boa Ilgo. Douglas é um peso morto, mas está no time devido ao fabuloso contrato de “produtividade” elaborado pelo “competente” Ruim Costa.

    Falam tanto de dar valor a Primeira Liga, mas dai optam por jogar com os reservas??? Preferem colocar os titulares em jogo de Gauchão em gramados sofríveis e esburacados??? Quanta incoerência!
    Perder no inicio do gauchão dá pra recuperar depois. Perder na Primeira Liga é praticamente eliminado. Não dá pra entender o planejamento do Grêmio.

    Fonte: http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/2016/01/roger-promove-treino-tecnico-e-monta-equipe-reserva-reforcada-por-grohe.html

    • Arthur J
      • Marcio Luiz

        Mto bom o link… Esperar q a Turner continue negociando com os clubes e feche acordo com a maioria.

        Mas então que colocasse os titulares nas duas competições, preservando quem não está 100%.

        • Arthur J

          A desculpa pra não colocar titulares nos 2 torneios é a questão da Libertadores, principalmente por conta da viagem pro México. O que pode ser considerado compreensível.

          Só acho uma pena o Grêmio preferir priorizar a competição da FGF (independente de pressões de x,y,z).

          Até o Inter, time do Novermelho, vai escalar titulares na 1a Liga…

          • Marcio Luiz

            Vdd Arthur… Até o inter escalará os titulares…
            A primeira partida do Grêmio da Libertadores é só dia 18 de fevereiro. Não tem como entender esse planejamento.

    • Walter Luis Borba

      Márcio,

      Só discordo de vc num ponto.
      Nossa prioridade deve ser gauchão. Está na hora de parar o Inter.
      Depois da corneteada que o Argel deu hj no grêmio dizendo que eles fazem amistoso com o bayer e nós com o sindicato….
      Meu caro, estou loco para meter mais 5 na cola daquele energumeno.

      • Marcio Luiz

        Não estou dizendo de disputar o gauchão sempre com os reservas…. hehehehe
        “Perder no início do gauchão dá pra recuperar depois. Perder na Primeira Liga é praticamente eliminado. Deveria focar inicialmente na Primeira Liga. São apenas 5 jogos, em gramados melhores e com adversários melhores.

  • Arthur J

    O pior de tudo é o time que o Celso Juarez Roger vai mandar a campo na 1a Liga , segundo a IVI:

    Bruno Grassi; Wesley, Thyere, Bressan e Marcelo Hermes; Edinho, Moisés e Ramiro; Lincoln, Pedro Rocha e Bobô.

    3 volantes toscos, e o coitado do Lincoln isolado pra tentar armar. Isso se o Roger não me inventar o guri de ponta pra não ter que disputar posição com o Douglas (e não constrangê-lo a ter que tirar o Cachaça do time titular).

    o ano recem começou, mas tá foda.

    • Francisco Coelho

      Edinho, Moisés e Ramiro. E pensar que prometiam filé de Hereford e entregam coxão duro de jegue…

    • Marcio Luiz

      Apenas 3 jogadores para atacar, sendo q na vdd são apenas 2. Só Roth pra ser tão retranqueiro. Testa o Tontini então. 2016 promete mesmo.

    • Luis Augusto Waschburger

      Sei que as chances são pequenas, haja vista a disposição tática do time, mas vou torcer muito pro Lincon estraçalhar amanhã e a cada jogo, até que fique impossível manter o Douglas de titular…

      Pelo menos vai dar pra ver o guri jogar… vai pegar ritmo… quem sabe acontece um milagre?

      • Arthur J

        Essa escalação é quase uma sabotagem…

        Resta torcer por um milagre. Aliás, nada muito diferente do que a torcida gremista tem feito nos últimos anos.

    • Ilgo Wink

      Sim, recém começou. Vamos com calma

      • Arthur J

        Ilgo, a preocupação é com a tendência… O Romildo já vinha falando no “pontinho fora” nos jogos da LA, agora vem o Roger com o esquema-maldito dos 3 volantes. São maus sinais.

        Esquema este que já foi testado contra o NH e contra o Danúbio. E todo mundo viu a qualidade que foram estes jogos…

        A não ser que os volantes sejam Pogba, Pirlo e Toni Kroos, eu vou ser sempre contra o esquema com 3 volantes.

  • Francisco Coelho

    Seleção da Copa Santiago:

    Goleiro: Felipe (Grêmio)

    Zagueiros: Igor (São Paulo) e Alemão (Cruzeiro)

    Lateral Direito: Luquinhas (Cruzeiro)

    Lateral Esquerdo: Guedes (Grêmio)

    Volantes: Rafinha (Cruzeiro) e Igor Lizieiro (São Paulo)

    Meias: Laion (Cruzeiro) e Guilherme (São Paulo)

    Atacantes: Willian Fávero (Cruzeiro) e Santarém (Avaí)

    Melhor Técnico: Airton Fagundes (Cruzeiro)

    Melhor Preparador Físico: Alexandre Gonçalves (Cruzeiro)

    Jogador Destaque: Igor Lizieiro (São Paulo)

    Jogador Revelação: Laion Da Silveira Rodrigues (Cruzeiro)

    Melhor Ártitro: Rafael Klein

    Melhor jogador: Laion Da Silveira Rodrigues (Cruzeiro)

    Como ninguém é campeão por acaso terá o Grêmio já negociado alguns dos destaques (Laion) ou vai ficar tudo com o Inter e os de SP???
    Também falam maravilha do outro meia Silvano más não encontrei os dados.

  • Walter Luis Borba

    Só não vou largar de ser sócio porque em outubro quero ter o prazer de votar contra Romildo.
    Vou aturar Rui Costa e seus negócios nebulosos.
    Mas, em outubro… Ele vai pagar a conta.
    Já é disparado o pior diretor executivo do grêmio.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Walter, o Bolzan ganha a reeleição com um pé nas costas, fácil.
      Nunca desde 2002 houve uma administração com os pés no chão igual a esta de 2015 e com futuro promissor.
      Tens que trabalhar é para derrubar o Rui Costa, pois o Bolzan e seus outros parceiros estão muito firmes. Aguarde.

    • Ilgo Wink

      Walter assumindo o primeiro lugar no grupo dos críticos ferozes de Romildo. Quem será o segundo?

  • Francisco Coelho

    Nos antigamente não havia as facilidades de hoje e também os clubes eram muito semelhantes. Não havia a classificação e distribuição de renda da Globo criando uma casta de classes.

    Os clubes trocavam vários jogadores suprindo suas necessidades e se acompanhava futebol pelo Canal 100, rádio e jornais.

    Hoje se liga a TV e são 15 canais brigando para mostrar mais campeonatos 24 horas.

    Eu assisti a maioria dos jogos da Copa SP pela Rede Vida. Os narradores da SporTv, ESPN, Fox e EI falam e palpitam demais. kkkk

    Também pretendo assistir os do paulista pela Rede Vida e pela TV da FPF.

    O campeonato Gaúcho já foi muito disputado e a dupla apanhou muito no interior. Só dominou após a TV entrar no futebol comercial.

    Caxias e Pelotas tinham times e torcidas como a dupla.

    Em algumas cidades 3 a 4 bancavam o time e não havia cabeça de bagre. Partidas de estádios lotados.

    Hoje tem mais gente torcendo por Chelsea, Manchester United, Real ou Barcelona que por time brasileiro. Logo vai ser de clubes americanos e da China. Eu rodo muito pelo nordeste e o que mais vejo é camisa de time europeu. Hoje rodei na região do Estádio do Santa e vi 2 camisas do Grêmio e mais de 100 de times da Europa. Varias da seleção Argentina com o nome do Messi.

    Na Paraíba (João Pessoa) tem mais Flamenguista que torcedores do Botafogo local.

    O principal motivo de alguns times não utilizarem tanto a base é a negociata e preguiça dos treinadores que preferem jogadores “prontos” para não terem trabalho ou mostrar a incompetência e desconhecimento.

    Recentemente escutei o treinador do Cruzeiro MG ( Deivid de Souza) falando que quer 70% de jogadores da base no grupo principal.

    A tal estrutura treinada para abastecer o programa equatoriano para o Hana SAP não deve ter recebido VT dos jogos da Copa SP, Copa Santiago e EFIPAN Alegrete. Vídeos do Torino e da seleção do Maduro devem ter diversos para a escolha do Josef Martínez…

    O Inter contratou um dos melhores atacante da copinha e o SAP deve estar rodando lentamente VT de São Salvador, Cuba ou Honduras…

  • Leonardo M.

    Não é para defender o diretor remunerado, mas volantes articulam, sim.
    Vamos ver: Modric no Real, Kroos no Real, Rakitic no Barcelona, Koke no Atlético, Schweinsteiger no Bayern, Gündoğan no Borussia, Paul Scholes na época de Manchester, Gerrard na época de Liverpool, Lampard na época de Chealse, Fabregas hoje no Chealse, Xabi Alonso. E para completar os dois maiores da suas épocas e times/seleção: Xavi do Barcelona e, o maior de todos para mim, Andrea Pirlo

    • Marcio Luiz

      Esqueceu do Iniesta kkkk

      Não existe nenhum volante articulador no Grêmio, exceto talvez o Maicon, q sabe sair jogando, mas ruiu quando colocaram ele na função de armador no SP.

      • Ilgo Wink

        Ele como meia terá que jogar de costas. Aí ele se quebra.

    • Ilgo Wink

      Todos são, de certa forma , articuladores. Alguns com mais qualidade e criatividade que os outros.
      RC disse que hoje quem articula são os volantes.
      São TAMBÉM os volantes, mas aqueles mais capacitados

  • Gabriel

    Ilgo, não basta pedirmos a Primeira Liga e rompimento para o presidente Romildo Bolsan, temos de comparecer na Arena e lota-la. Sugiro que os bloqueiros gremistas incentivem aquele torcedor em dúvida sobre qual competição assistir, escolha a Primeira Liga.

    Se o presidente da FGF seca a Liga vamos “secar ” o Gauchão!!!

    • Alexandre Sanz

      Pois é mas ai o Grêmio vai enviar um time todo descaracterizado e com uma escalação ridícula, ai não tem quem aguente…

      • Ilgo Wink

        Eu quero ver a gurizada. Os ‘véio’ já conheço

        • Gabriel

          Mas aí abdica do título.

        • Alexandre Sanz

          Eu quero ver a gurizada dentro do sistema dl time titular, quero ver o Tontini e o Lincoln junto com Luan e Everton, nao com o Bobo e o Ramiro.

    • Marcio Luiz

      O Incentivo à liga deveria partir primeiramente da direção, colocando o máximo de titulares possíveis. Mas parece q querem o contrário.

      • Ilgo Wink

        Marcio, acho boa a ideia de colocar um time B. Só assim poderemos ver Tontini e outros

        • Marcio Luiz

          Infelizmente só veremos os mesmos jogadores de empresários na quinta… de novidade só o Lincoln e Wesley.

          Além dos 3 volantes alá roth e renato. kkk

      • Gabriel

        Acho que seria muito legal sermos os primeiros campeões na cara da FGF. Mas com um time B não passaremos da primeira fase.

    • Ilgo Wink

      Tens razão. Todo apoio à Primeira Liga

    • Dilamar Costenaro

      Só que o exemplo deveria começar pelo clube, colocando os titulares na Liga e os reservas no ruralito, não acham?

      • Gabriel

        Concordo plenamente!!!

  • Fábio D.

    No futebol atual todos tem que participar dos movimentos defensivos e ofensivos, óbvio que o grau de envolvimento vai variar conforme a posição do jogador. Não se exige de um zagueiro o mesmo que se exige de um atacante. O Douglas deveria ser o maior envolvido na armação das jogadas, não o único, caso contrário seria muito fácil acabar com a articulação de meio-campo do Grêmio. Sei lá o que o Rui Costa quis dizer… Quanto ao Maicon, é bom jogador sim. Essa coisa de falar mal de tudo e de todos deve ser contagiosa hehehehehe. Querem o Pogba? Basta pagar a rescisória e trazer… aproveitem que tragam o Suarez junto, ou o Neymar, daí acabou o nosso problema no ataque.

  • Alexandre Sanz

    Ilgo, independente das ironias e gafes, o Douglas é ex jogador, só poderia atuar em nível de grupo e entrando, de vez em quando, nos finais de jogos para cadenciar ou acelerar dependendo da necessidade momentânea, assim ele jogaria os 15 minutos que ele aguenta e pegaria o adversário já desgastado, o Grande Xavi Hernandéz do Barça aceitou essa condição, Álvaro Recoba quando retornou ao Nacional também aceitou essa condição, ora se são jogadores com muito mais currículo e títulos além de serem importantíssimos em seu países porque com o Douglas não pode ser o mesmo? É um jogador que não significa nada para o Brasil e teve pouquíssimos bons momentos no Grêmio.

  • Alexandre Sanz

    Começou a síndrome da cagonice, nem começou o ano e eles estão já resguardando os jogadores, pôxa não era para aproveitar o jogo contra o avaí e testar opções no time titular ou até pegar mais ritmo e entrosamento, porquê não escalam o time titular e deixem o Douglas descansar?

  • Alexandre Sanz

    Minha paciência com o Roger começou a se esgotar, isso que recém começou o ano, em breve passarei a cornetear incessantemente.

    • Ilgo Wink

      Calma, Alexandre…

  • Alexandre Sanz

    O Inter vai escalar os titulares hoje, e o Grêmio vai de mistão desaforado com 3 volantes, isso é uma PALHAÇADA com a torcida do Grêmio, e querem que estejamos fechados com a tal liga.

    • Eder

      O Roger tá com medo de expor o pança ao ridículo, vai tentar colocar ele um pouco mais em forma (se é que isso é possível) até o gauchão.

    • Marcio Luiz

      Falou tudo Alexandre… Eu como torcedor estou decepcionado com o planejamento do Grêmio.

  • Rogerio

    Gurizada,
    A meu ver, a formatação do time do Grêmio do meio pra frente é muito semelhante a do Internacional de 2006. O grande mérito da equipe é a constante movimentação dos jogadores de troca de posições. Discordo de quem acha que falta para o Gremio um articulador, pois temos muitos articuladores, a coisa que mais tem no time do Gremio é preparação de jogadas, também discordo que falta um jogador de referencia, isso atrapalharia a dinamica do time, o que precisamos é de um jogador para o lugar do Douglas que infiltrasse nos espaços abertos pelo Luan, pelo Everton e pelo Giuliano, da mesma forma como o Fernandão fazia no Inter, quando Iarley e Sobis faziam a frente. Perfil de jogador capaz de fazer este papel (Diego Souza, Rafael Marques, Guilherme, Ricardo Goulart, Julio Batista, Raí, Roberto Dinamite. Estou falando de características técnicas, jogadores que tivessem qualidade pra trocar passes e mudar de posição com os outros 3 jogadores de ataque.Não precisamos de mais um tocador de bola, isso já tem bastante. No grupo do Gremio, quem tem este perfil são: Felipe Tontini, Nicholas Careca e Lucas Coelho (estou falando de perfil).
    Na minha opinião , futebol não é apenas colocar fulano e tirar beltrano, mas sim, encaixar peças dentro das características dos atletas.
    Abraço a todos e vida longa ao debate de idéias!

    • Alexandre Sanz

      Matou Rogério, é bem isso mesmo, como nenhum desses bicudos que citaste virá então que se escale o Tontini.

      • Dilamar Costenaro

        Esquece o Tinttini pelo amor de Deus, O EMPRESÁRIO DELE NÃO É DA TURMA DO RUI, entendeu ou quer que eu desenhe, Ramiro joga no lugar dele sempre, esquece maninho.

      • Ilgo Wink

        Vamos ver o Tontini contra o Avaí. Pode ser a salvação da lavoura. Ou não.

        • Marcio Luiz

          Tontini começa no banco.

          “Com coletes verdes, a equipe que deverá atuar na quinta teve: Marcelo Grohe; Wesley, Thyere, Bressan e Marcelo Hermes; Edinho, Moisés, Ramiro, Lincoln e Pedro Rocha; Bobô.”

    • Gustavo Medeiros

      Não tenho esse conhecimento sobre o inter 2006.

      Mas quem prepara jogadas para o Grêmio? Para mim, o Giuliano e o Luan TENTAM criar. Um na base do esforço físico, outro na base do talento. Quem mais?

      Não temos apoio dos laterais, não temos um meia criativo e principalmente, não temos alguém bom de finalização.

      • Ilgo Wink

        Saudade de Marcelinho Paraíba…

    • Ilgo Wink

      Vida longa!
      Esse encaixe é que é complicado.

  • Gustavo Medeiros

    Não quero dizer nada. Mas acho que Roger vai virar a abóbora do conto.

    Manter o Douglas. 3 volantes.

    Sei não.

    Estou na verdade ansioso para saber se o bruxo do Ilgo vai acertar essa de 2015 ou 2016 um grande título conquistará o Grêmio.

    • Marcio Luiz

      Td estou curioso… do jeito q as coisas andam acho q só 2016 com nova diretoria.

    • Ilgo Wink

      Me agarro nessa previsão, porque a realidade mesmo tá difícil

  • Eder

    Se confirmar essa escalação do Grêmio, atribuo a dois fatores: o medo da cbf e o medo do Roger de colocar seu time titular e este decepcionar. Agora está tudo nas mãos dos reservas, se eles corresponderem a torcida ficará feliz, senão vai chover corneta por o time participar da liga sem almejar o título.

    O gaúcho a gente sabe que o anão da fala fina vai fazer os nossos merdalhões tremerem na base, a não ser que apareça um Lincoln da base surpreendendo e mandando o anão se calar.

  • Francisco Coelho

    Sempre que falamos em jogadores da base logo aparecem os contrários dizendo que não tem experiência e amadurecimento para enfrentar uma LA.

    Outros já falam que somente alguns conseguiram superar a idade e são extra série.

    Se o treinador não bota o Pelé numa copa do mundo o mesmo não teria visto gênio da bola…

    Tantos pernas de pau jogam quase um ano e são mantidos apanhando da bola e os guris ficam amadurecendo no banco e servindo de sparing nos treinos…

    Que algum guri vai errar é mais do que certo só que também pode corrigir os erros e ser a grande solução.

    Como o grande Kadu errou logo foram citar que o Geromel também errou. Eu quero e até torço para que o Kadu mostre serviço.

    São muitos erros acumulados já no inicio do ano. Se o Giuliano que é peça importante no esquema e já apresentava problema tinha de ser preservado e tratado. Jogou estourando a fascite plantar e teve de parar. Ai entrou o coitado do Ramiro fora de posição para ser malhado.

    A pseudo proteção dos guris é uma faca de 2 gumes e atrasa o crescimento dos mais evoluídos.

    A dor ensina a gemer e é caindo que aprendemos a levantar e seguir tentando.

    Na várzea os guris jogam com barbados e bombados…

    • Roberto

      Na atual situação, concordo contigo, Francisco.
      Em vez dessa “procura” por um meia e centroavante, coloca o Lincoln ou o Tontini no meio para jogar e na frente o Batista. E dá chances pra eles. Muito melhor do que investir em qualquer outro jogador duvidoso por aí e é um investimento no local correto, na base, que é um lugar onde se deve investir. Se, como falam, a fase não permite grandes gastos, porque continuar insistindo com Douglas e Vitinhos da vida? É quase certo que não darão correto, futebolisticamente falando. Já se alguém está ganhando pra isso, é outra questão…

  • Fabio Scheffer

    O que eu tô achando perigoso é esse mantra que a direção e o Roger não cansam de repetir de que “o grupo é bom e tem qualidade”.

    Pra discurso externo até tudo bem pq dá moral para quem já está aí, mas se eles acreditarem afinco nisso aí…

    “Houston nós temos um problema”.

    Esse time que foi 3º lugar no Brasileiro e foi eliminado pelo Flu na CdB, sem se derrotado, tem qualidade.

    Mas essa qualidade já se mostrou insuficiente pra ir além do que foi e a prova disso foi a visível queda de rendimento desse time na reta final da temporada.

    Então é quase certo que praticamente esse mesmo time, SEM OS REFORÇOS DE QUALIDADE NECESSÁRIOS, vai no máximo conseguir os mesmos resultados alcançados pelo time do ano passado.

    Algo que pela grandeza e necessidade gremista é muito pouco !!!

    Ah, e estreia na 1ª liga com reservas é pra matar né…

    Competição curta que em 6/7 jogos o clube já tem a chance de erguer uma taça deveria ser a prioridade secundaria no 1º semestre acima do gauchão.

    • Marcio Luiz

      Concordo. São apenas 5 jogos na 1ª liga. Querem q a torcida valorize a liga mas escalam os reservas??? Ah é mta cara de pau

  • Marcio Luiz

    A minha paciência já terminou.

    A primeira partida do Grêmio na Libertadores é só dia 18 de fevereiro. Pq não escalar o time titular amanhã??? Não tem como entender esse planejamento.

    Douglas de titular;
    Sem qualquer reforço pro meio ou ataque e ainda emprestam as poucas peças de reposição q havia, como Maxi, Mamute, etc

    Vamos fazer figuração na Libertadores e na Primeira Liga. Ai depois é foco no gauchão onde perderá na semifinal para Juventude ou Brasil. Irão dar a desculpa da austeridade e da arbitragem.

    Está sendo assim ano após ano….

    • Ilgo Wink

      Tu vê, eu já entendo que é bom entrar com time reserva contra o Avaí.

      • Marcio Luiz

        Hehehehhe… Pq seria bom o time reserva?

  • Walter Luis Borba

    Por conta da incompetência do Rui Costa.
    Por conta da renovação e titularidade do Douglas.
    Por conta da espera do empresário do Vitinho em renovar o contrato desse craque.
    Por conta da volta dos 3 volantes e o Ramiro de titular.
    Por conta da austeridade financeira do Romildo….

    Ando delirando. …

    Por conta dessa delírio…seria algum devaneio “sondar” o Chelsea com relação ao FALCÃO GARCIA – que não vem jogando.

    Para contrata-lo propor o seguinte:

    Falcão viria para libertadores com objetivo de se recuperar. O Grêmio pagaria parte do salário.

  • Walter Luis Borba

    E nosso “glorioso” presidente Romildo Bolzan “Austeridade Financeira” Jr.
    Ontem franqueando Café para os Integrantes da IVI.
    Tem que levar choque mesmo. Os caras defenestram o Grêmio.
    E o presidente dando cafézinho da manhã.

    Se eu fosse presidente fazia uma mesa com Bardahl e ácido de bateria.

    • Ilgo Wink

      Walter, tu se superou. Corneta até no cafezinho… ehehehe

      • Walter Luis Borba

        kkkkkkkk
        Ilgo, a amargura é tanta…que fui obrigado a cornetear.

    • Pedro de Lara

      Quá-quá-quá.
      Que idade tu tens, Walter???
      12??

    • Fabio Scheffer

      Palhaçada mesmo…

      O Bolzan na real só devia voltar a se manifestar depois de reforçar o TIME DO GRÊMIO !!!

      Fica pra lá e pra cá falando de 1ª liga e outros assuntos e até agora não qualificou em nada o elenco do clube do qual é o presidente e vai disputar uma competição sul-americana.

      Pior, agora além de continuar dizendo que tem jogadores “bem encaminhados”, que nunca chegam, tb veio com um papo de que pode inscrever na 2ª fase da Libertadores e blá, blá, blá.

      Se continuar assim, e o Roger não ajudar entrando num processo de “Rothirização”, vai ser março e nós só vamos ter o gauchão em disputa !!!

  • Arthur J

    Ilgo, o que achas do suposto time pra pegar o Avaí, com o trio parada dura no meio campo (Edinho, Moisés e Ramiro)?

    Será que o Roger virou discípulo de Celso Roth?

  • Walter Luis Borba

    Considerando que é possível que o Grêmio apenas faça uma graça na libertadores. E seja eliminado já na segunda fase, vou sugerir:

    Se é para fazer graça que contratem o Ronaldinho Gaúcho. Ele não tá jogando só jogo de exibição???
    Cairia com uma luva nesse meio campo – gordo por gordo – Sou mais Ronaldinho do que o Douglas….kkkkkkkk

    Proposta para ter Ronaldinho:

    – Se retratar perante aos gremistas.
    – Jogar por um salário mínimo na CTPS (como fez Juninho Pernambucano).
    – Definir meta – se jogar a primeira fase da Libertadores toda – Ganha R$ 200.000. E mais R$ 10.000,00 por gol marcado.
    – Demite sumariamente o Assis.

    • Roberto

      Brincadeiras à parte, e que ninguém me ouça, tipo o Rui Costa, mas o Ronaldinho com 100kg e uma hérnia é melhor do que o Douglas

      • Arthur J

        Prefiro então que tirem o Renato Portaluppi da aposentadoria e o coloquem no time, hehehe.

    • Francisco Coelho

      Kkk kkkkk

    • Marcio Luiz

      hahahahahhahaahahhahahahahhahahahahah

    • Gabriel

      Bebeu, amigo??? Hehehe

  • Fabio Scheffer

    Opa…tão noticiando que juiz concedeu RJ a OAS e com isso o plano de recuperação realizado pelos credores foi homologado.

    Isso significaria que foi aceita as condições para compra da operacionalização da Arena e que só falta agora as condições serem aprovadas tb pelo conselho para o negócio ser finalizado.

    A partir daí a Arena e todas suas receitas já poderão ser 100% do Grêmio o que com certeza daria um baita upgrade nas nossas finanças.

    Torcendo muito pra isso tudo dar certo a tempo do Bolzan conseguir fôlego pra investir no TIME DE FUTEBOL ainda nessa Libertadores !!!

    • Alexandre Sanz

      Onde está esta noticia?

      • Fabio Scheffer

        No skyscrapercity arena do Gremio os caras colocaram a sentença do juiz de SP… Acessa lá!

  • Marcio Luiz

    Por que só o Grêmio vai jogar com os reservas??? Todos os times q jogaram hoje entraram com os titulares. Planejamento zero do Grêmio.

  • Francisco Coelho

    Na primeira rodada da Primeira Liga tudo certo. Ganhou quem jogou melhor. Vamos ver amanhã.
    Fred e o anão de fala fina sempre se envolvendo em confusão. Um agride e outro tenta dirigir a partida gritando com juiz e adversários.
    Eu quero ver o banco gremista e as trocas do Roger.

    O Galo vendeu um ótimo zagueiro e Inter vendeu mais um guri.

    O Grêmio não comprou ninguém más deu pedaços de guris. Com as surras que a base têm levado já perderam muitas oportunidades.
    Poderiam ter emprestado alguns como Tilica que têm vários na posição ai sim para ganhar experiência.

  • Eder