A noite em que deu saudade de Felipão

O Grêmio mereceu a classificação.

Luxemburgo não.

Confesso que senti saudade de Felipão. Nem no pior dos pesadelos Felipão entregaria o jogo no segundo tempo como fez o técnico do Grêmio.

Nem vou entrar no mérito das substituições de Gilberto Silva e Elano no intervalo. Dois dos melhores jogadores do time saindo ao mesmo tempo, tendo 45 minutos para evitar que o Coritiba marcasse dois gols.

Com Felipão à beira do campo, o Coritiba jogaria até a meia-noite e não faria os dois gols, correndo o risco de levar mais um.

Lembrei de Felipão quando vi um atacante descontado, mancando, receber a bola livre na grande área e desviar de Marcelo Grohe para fazer 2 a 1.

Inadmissível. Um time com a vantagem que o Grêmio tinha naquele momento não poderia nunca tamanha liberdade para o ataque inimigo.

Felipão teria erguido uma muralha diante da área, não esse queijo suíço armado por Luxemburgo, cheio de furos.

É evidente que o Grêmio perdeu qualidade sem Elano e Gilberto Silva, mas Luxemburgo poderia ter posicionado o time de maneira mais cautelosa, congestionando o meio de campo e explorando contra-ataques.

Depois, o terceiro gol do Coritiba. Pereirão cabeceou livre, parecia um treino recreativo. Ninguém chegou nele, encostou nele.

Com os 3 a 1, o Coritiba tinha tudo para eliminar o Grêmio.

Mas se Luxemburgo não sabe jogar mata-mata, está claro que o técnico rival, Marcelo Oliveira sabe menos ainda.

Os dois poderia frequentar a escolinha do professor Felipão, que provou na Copa do Brasil que é mestre na matéria, é doutor em mata-mata.

Aliás, dois, Luxemburgo e Marcelo Oliveira, são as vítimas mais recentes de Felipão.

Luxemburgo ao menos mostrou que é mais iluminado que o técnico do Coritiba.

No último minuto, quando tudo parecia perdido, Souza errou um rebote e a bola sobrou para Marcelo Moreno, que mostrou a importância de ter um jogador de área de qualidade.

O Grêmio garantiu a vaga e manteve a auto-estima elevada para o Gre-Nal.

Apesar de Luxemburgo.

Se gostou, compartilhe!

  • Gunther

    Não entendo como zagueiros que passam a vida treinando não sabem deixar o ataque em impedimento. O terceiro gol foi uma coisa de amador, com dois caras impedidos e dai o Pico resolveu tirar os dois da posição ilegal, mas nem ao menos tentou disputar a bola. Como foi possível que nosso ataque NUNCA conseguir dominar uma bola sem ter um zagueiro encostado mas os deles dominava, davam a volta, andavam livres por metros e ninguém encostava.

  • WALTER BORBA

    Estou meu zonzo ainda…
    Ilgo, é primeira vez que discordo de você. Não sinto falta do Felipão, e não vou sentir…
    No entanto, estou sempre com você quando defende, o Grêmio tem 4 ou 5 titulares absolutos, o time com os melhores é de razoavel para bom.
    O Luxa mexeu em duas peças (equivocadamente), e a maionese desandou…
    Portanto, temos que jogar sempre a 100%…caso contrário a vaca vai pro brejo.

  • Moretto

    ILGO, O TIME NESSE ANO SEMPRE PARECE QUE VAI E NA HR………. FOI ASSIM COM O CAXIAS NO GAUCHAO, NA COPA DO BR COM O PALMEIRAS, E OLHE BEM NO BRASILEIRO, PORTUGUESA UM TIME COMUM VEM NO OLIMPICO E GANHA.
    OUTRA COISA, VENHO A TEMPOS DIZENDO O GREMIO NAO TEM ZAGA, ESSE NALDO SÓ ENTREGA, SEMPRE ATRASADO NO LANCE, É PIOR QUE O RAFAEL MARQUES…..
    MAS SEMPRE, SEMPRE TORCENDO ATÉ O FIM COM O TRICOLOR, TALVEZ COM O BERTOGLIO MELHORE, ESPEREMOS.

  • Antonio

    Tudo foi mal hoje, mesmo assim fomos adiante…cheiro de título

  • Roque Fernando

    Olha, vou descordar gentilmente do amigo. O que eu vi foi um Grêmio preservando alguns jogadores mais passados. E de forma razoável. O que ocorreu foram falhas individuais na zaga. O Naldo estendeu o tapete pro Pereirão. Que na minha opinião poderia ainda jogar no Grêmio.
    Acho que o Grêmio vai entrar mordendo no Grenal.
    E quanto ao Felipão ele defendia mas não fazia também. E estou de cara com alguém que se diz gremista e vibra como ele vibrou no Olimpico. Este time pode ser chamado de irregular, mas não de omisso e sem pegada. Tem pegada isso eu tenho certeza. Tem técnico e jogadores comprometidos. Foi um jogo maduro ao estilo do Grêmio dos bons tempos. se me perguntares, eu não gosto de jogo assim, sofrido, mas gostei da vibração, e do abrigo do Luxa, rsrsrsrsrs. Se o Felipão ganhou a copa do Brasil, o Luxemburgo tem não sei quantos brasileiros. Não me sinto à vontade pra defender o Luxemburgo até porque sei que tem muita força oculta azul, lá dentro torcendo contra pq ele é carioca, é o Odone que contratou, etc….etc…desculpa pra avacalhar sempre se tem. A sorte pode sorrir pra nós também. Precisamos torcer pra quem tá do nosso lado. Quem sabe um dia eu volte a torcer pro felipão quando ele voltar, mas agora eu estou com o luxa.

  • WALTER BORBA

    Roque Fernando,

    Felipão é Palmeirense….quiça colorado..
    Felipão preteriu o Grêmio pelo palmeiras quando voltou ao brasil…

    Estou contigo nesse repudia…

    Para mim, tenho despreso de felipão é o mesmo do que o ronaldinho…

    Mais, pelo felipão, porque o ronaldinho é fantoche….e o Felipão fez toda aquela festa no olimpico e depois lá em barueri

  • Ilgo

    Felipão talvez tenha feito tanta festa qdo venceu o Grêmio porque:
    – venceu Paulo odone, que virou inimigo de Koff, amigão do Felipão
    – venceu Luxemburgo, seu grande adversário de outros tempos
    – está no direito e na obrigação dele se rasgar para que o time dele vença seja quem for.

    Senti saudade do Felipão hoje porque ele saberia armar o time pra matar o Coritiba ao natural tendo 45 minutos para resistir e não levar gol, principal qualidade de Felipão. E digo mais, não faço questão que Felipão volte. A saudade que senti foi só neste jogo, e na decisão contra o Palmeiras também.

    Agora, Luxemburgo está fazendo um trabalho muito bom no Grêmio.

  • Roque Fernando

    Pois é Ilgo, é essa impressão que tenho. Em um dos poucos momentos em 10 anos que acho o time deste ano esta homogênio. Tirando 2008, em que o Juarez Roth fez o melhor traabalho dele em clubes do Brasil: foi no Grêmio vice campeão do brasileiro. Sinceramente, estou este ano com espirito desarmado e torcendo. Fui no Olimpico adquirir uma cadeira na Arena, e só o que vejo é gente rescentida com isso ou aquilo. Gente, na boa estamos com falta de continuidade administrativa. Como no Rio Grande do Sul que trocamos de governo a cada 4 anos e vimos o PT demonizar a governadora Yeda, com ajuda do sr. psicopata Paulo Feijó “mui amigo na trincheira” , agora, estão privatizando a nível federal e fazendo ppps para administrar a massa falida estadual. É isso, tudo muda sempre e tudo fica igual. Oremos.

  • Roque Fernando

    Neste momento o palmeiras leva 3 a 1 do botafogo, só falta um gol…..

  • Marcos

    foi só voce falar do felipão que ele tomou 3 gols
    e quase se ferrou!
    hahahahaha

    o felipão “não tomaria 2 gols nunca” né? hahahaha
    tomou 3 e não tomou o 4o por pouco!!!

    o luxa errou. mas enfim, bola pra frente; passamos de fase.

  • Francisco Coelho

    Escapou por pouco o porco assim como escapou o Luxemburgo. Quem escala mal substitui pior.
    Busatto, Naldo, Edilson, Gago, Zé, Leandro e o Poste.

    Já assisti este filme em vários campeonatos. Luxemburgo e seus traques vão de mal a pior.Tudo bem que 1 jogador tenha 45 minutos mas é visível que são vários que não seguram a peteca. Tem grenal poderão falar mas a mim não enganam. Sou vacinado e tenho idade para ter passado por temporadas perdidas como agora.

  • Francisco Coelho

    Com Pico a lateral E passou a ter opção mas só não tem é com quem jogar. Na zaga falta o zagueiro canhoto que seja bom por baixo e pelo alto. Souza perdeu a bola do segundo gol e várias outras mas quem sai é o Fernando.
    Não vai faltar quem culpe o Grohe pelas bolas que entraram. Só vi um chute de rebote e nada +.

  • Francisco Coelho

    Com Pico a lateral E passou a ter opção mas só não tem é com quem jogar. Na zaga falta o zagueiro canhoto que seja bom por baixo e pelo alto. Souza perdeu a bola do segundo gol e várias outras mas quem sai é o Fernando.
    Não vai faltar quem culpe o Grohe pelas bolas que entraram. Só vi um chute de rebote e nada +.

  • Francisco Coelho

    Com Pico a lateral E passou a ter opção mas só não tem é com quem jogar. Na zaga falta o zagueiro canhoto que seja bom por baixo e pelo alto. Souza perdeu a bola do segundo gol e várias outras mas quem sai é o Fernando.
    Não vai faltar quem culpe o Grohe pelas bolas que entraram. Só vi um chute de rebote e nada +.

  • Francisco Coelho

    Tudo bem que eu tenha tomado umas 6 doses mas a triplicata não é culpa minha.

  • Diego

    Francisco, leandro é da base, por que tanta ma vontade com esse rapaz? Esse moleque tem algum futuro rapaz ele não precisa ser um craque para servir para o Gremio o menino não é ruim e ainda é jovem tem muito a aprender.

  • Francisco Coelho

    Diego; Gilberto Silva (Naldo). Nada contra o Leandro, mas porque só sai o Fernando e não o Souza, ou o Marquinhos?

    Busatto, Naldo, Edilson, Léo Gago, Zé Roberto, Leandro e André Lima.

    Com a saída do Elano não poderia adiantar o imexível Pará e colocar o Edilson? Edilson só funciona na marcação, pois no ataque é fraco.

    Não é possível que no time que está disputando a Copa Helio Dourado não tenha opções… Se não tiver é melhor dispensar todos e diminuir os custos.

    Luxemburgo falou que não necessita de zagueiros e a zaga penou ontem. Com esta zaga o grenal será um teste para cardíacos.

  • MAZEMBIANO

    Amigos, mais uma vez o nosso técnico não sabe porque perdeu…lamentável! o time atual não tem gana e nem sangue nas veias, alguém vê alguém cobrando o outro em campo? não é time de decisão! A zaga é um fiasco só, e sem o G.Silva é um adeus, esse NALDO quem disse q ele joga bola? Não pode VESTIR A CAMISA DO GRÊMIO! E tem gente aqui do boteco que gosta dessa zaga…falta muita coisa que é o reflexo de uma direção fraca e sem postura de futebol, somente política! Só vi o Kleber e o Grohe jogando ontem, o resto estava pacífico, o que nunca foi a cara do Grêmio!

  • MAZEMBIANO

    Marquinhos 90 min? É difícil de aguentar…

  • Francisco Coelho

    Nada contra o Souza mas eu não troco o Fernando manco por ele. Depois da venda fatiada do Misael e da provável venda do Fernando estarão justificando a contratação do Souza? Fernando tem mercado e o Souza estava encostado…

    Cadê o Felipe Guedes? Cadê os guris da BASE?

    Hoje vai ter Copa BH ao vivo e em cores…

    Entrando com Gilberto e Zé é quase sinal de substituição. Werley tem se firmado mas é sócio do DM assim como a maioria dos zagueiros.

  • Francisco Coelho

    Pereira e o Escudero bateram até na sombra e até peitada o argentino deu. Os atacantes gremistas perdiam todas.

  • Francisco Coelho

    Rafinha é o jogador mais rápido e arisco do Coritiba e o Luxemburgo não coloca um canhoto para ajudar a marcação. Pico ainda está em desenvolvimento e colocar o cara na fogueira é justificativa para a volta do Pará? Eu não tenho como acompanhar treinos mas vejo o Grêmio capenga. A entrada do Leandro é uma alternativa pois se desloca em velocidade com tendencia maior pela direita. Entrando um meia de velocidade as possibilidades seriam maiores e o Felipe Nunes ou o Wangler além do Biteco deveriam ser a opção… Facundo vai jogar o grenal ou o Luxemburgo tem de ser interditado.

  • walter borba

    Pessoal….

    O importante foi a classificação, vamos lá…
    Continuar naquela corrente positiva do Ilgo..vai dar, vai dar certo, vai dar certo…
    Sou da opinião da Oberdã Pires, da Rádio Grenal:
    _ O Coxa fez uma copa do mundo ontem, entrou a 200 km. Equanto o Grêmio, 4º colocado no BR – 12, entrou a 80 km.
    Rumo ao título da sul américana.

  • MAZEMBIANO

    O Grêmio precisa de um xarifão pro ano q vem, alguém q bote respeito e q cobre desse grupo, e seu Luxa, tem que observar melhor os jogos decisivos porque até agora só se perdeu…contra um ataque mais competente e veloz não temos qualidade e competência pra parar o adversário

  • Francisco Coelho

    Minha equipe e banco para o grenal:

    Grohe, Edilson, Werley, Gilberto e Pico; Fernando e Elano; Facundo e Zé; Kleber e Moreno.
    Busatto, Pará, ?Grolli?, Souza, Wangle ou Poste, Gago, Leandro

  • ilgo

    Marcos e demais corneteiros do Felipão que depois falam que só os colorados detonam seus vencedores, seus ídolos:
    o Palmeiras jogou descaracterizado, já o Grêmio jogou com força máxima e só escapou da degola por muita sorte (ainda bem que a sorte as vezes sorri pra nós.
    Mas uma coisa é fato: é só eu falar que dá o contrário, ou quase.
    Por isso, afirmou: o Inter vai vencer o clássico
    ehehehe

  • MAZEMBIANO

    Ilgo concordo contigo…outra coisa o Sr.Chico Garcia da BAND disse que não foi penalti no Kleber!Vocês se surprenderam com a opinião desse cidadão e dessa emissora gaúcha? Eu não…

  • Fábio

    Sugestão para o Mazembiano: Não escute — tampouco prestigie — mais a rádio cujo departamento de esportes pertence a uma das mais tradicionais famílias coloradas do Estado. É pedir pra se irritar.

  • Fábio

    Não vi o Felipão comemorando no Olímpico, ainda bem.

    Mas, não se esqueçam que em 2010 ele chegou a escrever uma cartinha para a direção colorada recusando o convite para assumir o comando da equipe nas semifinais da Libertadores, alegando que sua forte ligação com o Grêmio não permitia fazê-lo.

  • MAZEMBIANO

    Fabio concordo contigo, eu não escuto, mas no meu almoço no restaurante estava com a tv nesse canal, então não pude evitar…mas é lamentável, a INTERPARCIALIDADE DESSES…

  • Fábio

    É verdade, às vezes não tem como fugir.
    É tipo a TV ligada no Jornal do Almoço, da Cristina Falcão, dentro do ônibus. Extremamente deprimente.

  • ilgo

    Eu ouvi o Chico Garcia dizer que não foi penalti.
    Talvez por isso não tenha ficado na Gaúcha.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; depende do IDOLO. Tem gente que tem o LULA como idalo. Felipão certamente não é o meu ídolo e muito menos o Rotho. Aliás, como treinador não tenho ídolo nem ídolos. Dos vencedores prefiro o Tite e o Espinosa.
    Dos jogadores que passaram pelo Grêmio tenho carinho por Airton Pavilhão, Oberdan, Adilson, Catimba, João Antônio…

  • Francisco Coelho

    Ninguém vai comentar da VITÓRIA tricolor sobre o Vasco em Manhuaçu? Independente da informação sobre o comando do Machado a gurizada jogou legal em um campo cheio de buracos e irregularidades. Para quem se criou vendo jogos pelo interior do estado foi de voltar ao tempo em que o Grêmio era o peleador. Vi nesta partida o Grêmio que não se entrega e jogador cobrando de colega entrega e seriedade.

  • walter borba

    Francisco,

    Eu vou comentar:
    Os jogadores que me agradaram:

    Misael: Joga muito, porque ele não tá no time de cima?
    Biteco: Joga muito + tá mascaradinho, fazendo firulinha de mais – tem que podar ele.
    Kalisson: Rápido + marrento, tem que ser lapidado.
    Fabian: Entrou no segundo tempo, me agradou bastante tem futuro – bom passe.
    Leo (lateral esquerdo): tenho que ver ele num outro jogo, ontem no primeiro tempo me agradou.

    Mamute: Queria saber quem disse que o cara joga bola! É Horrivis (que nem diria o Mussum).

  • MAZEMBIANO

    Ilgo, hoje na guaíba teu amigo e torcedor do LVermelha, é claro o RECH, e mais o professor do cursinho ficaram indignados com a combinação que a dupla grenal fez sobre os ingressos…Aí te pergunto, agora foi um mal negócio? Antes, quando não convidaram o Grêmio e decidiram as coisas sozinhos tava tudo certo, agora que o troco é da mesma moeda, não vale? Onde esta a coerência desses profissionais?É muito frustrante porque não se pode mais ouvir rádio nem tv…aí ficamos na mão…acho que o Grêmio deveria ter a RADIO E TV GRÊMIO, com profissionais do ramo e identificados, mas que pelo menos seria justos e verdadeiros…O que o M Jung faz no programa? Ele não rebate essas opiniões sacanas!! É uma pena que nesses dias tu não estas lá! Antes eu gostava de ouvir a guaíba, agora não dá mais, é só colorado e ISENTOS…nós gremistas estamos sem pai,sem mãe na imprensa, o que nos salva é o totonho…

  • Diego

    E o lateral direito Tinga como jogou?

  • walter borba

    Diego…

    Ao meu ver o Tinga não chega aos profissionais. Limitado demais.
    Ele lembra um lateral da Portuguesa que o Grêmio contratou no fim dos anos 90, salvo engano, chama-se Walmir.
    No entanto, quem sou eu para falar de lateral direito. Nosso “melhor” lateral nem relacionado está mais sendo para os jogos (gabriel).
    Estamos desde do inicio do ano jogando com LATERAIS LIMITADOS, muitos mais experientes do que o Tinga.
    O Tinga é novo, de repente, sendo lapidado jogue mais do que estes que atualmente estão no plantel profissional.

  • Francisco Coelho

    Walter; Ygor; foi bem e saiu bem em algumas bolas jogando longe da área. É jovem e tem futuro.
    Tinga; muito forte errou passes, mas o campo não ajudava. Correu e tem fôlego. Necessita de mais trabalho nos fundamentos e principalmente cruzamentos. Necessita algumas partidas em tapete para analise. Fez um gol com mérito.
    Gérson; o capitão de sempre tranquilo em campo.
    Felipe Afonso Zang; novato foi bem até o penal em minha opinião. Promete.
    Léo Campos; já disputou partidas nos profissionais do Avaí. Promete.
    Luan; melhorou na marcação. Tem potencial.
    Misael; jogador realidade. Pronto para ocupar a 8 dos profissionais.Marca cria e arremata.
    Everton; necessita mais jogos em campo melhor para analise.
    Calyson; mesmo jogando com 2 canhotos o Grêmio não pecou por nenhum lado. Jogador oportunista rápido e bom finalizador. Bem trabalhado é meia atacante nato e titular.
    Biteco; jogador pronto para novos desafios. É só trabalhar o emocional e passes. Cobra falta como poucos e com liberdade pode ser a melhor revelação gremista, pois tem faro de gol e sabe jogar como poucos. No Santos seria um novo Neymar canhoto.
    Yuri; não repetiu o mesmo desempenho da partida anterior. Necessita menos trabalho físico (musculação) e maior elasticidade. É muito forte e um trabalho com arremates podem transformar o mesmo em um incansável goleador que bate com as duas. Tem de ter mais calma e ajuste na finalização. É muito novo e seu físico engana, pois tem 17 anos 1995-05-07.
    Prusch; bom jogador e já mostrou potencial.
    Xuxa; bom jogador, mas necessita de trabalho visando melhorar a finalização.
    Fabian; poderia ser o Kaká gremista. Tem potencial, mas costuma sumir um pouco nas partidas. Jogador frio e de bons passes. Se mais participativo e vibrante pode ser um baita camisa 10.

  • Getulio

    O Rech ta enterrando a velha Guaíba. A radio que ate 1999 tinha 35% de participação na audiência esportiva, hj em dia não chega a 10%, e perde na audiência geral no FM até pra Bandnews FM. O cara faz radio pra menor torcida do estado, tem que se ralar mesmo. Felipão é amigo do odone,nao esqueçam quem o contratou a tecnico do Grêmio a primeira vez em 1987.