A Libertadores e suas estranhas arbitragens

Cheguei em casa após a meia-noite decidido a escrever sobre o jogo em si, colocando a arbitragem em segundo lugar. Mas quando vi o lance faltoso sobre Jael decidi mudar o foco. Deixando claro que saí da Arena uns dois minutos antes do final. No rádio, ouvi o pessoal falando sobre o lance. Todos apontando o erro grave do juiz chileno. Em casa, vi que foi um pênalti daqueles inquestionáveis, escandalosos, de alavancar a carreira de qualquer juiz dentro de uma confederação corrupta. Passa a figurar na galeria dos ‘confiáveis’, se é que me entendem.

Eu não tinha nenhuma dúvida de que o maior adversário do Grêmio nas finais contra o Lanús seriam as arbitragens. Antes do jogo – fiquei horas no entorno da Arena e na sede do Multicampeão, por onde passaram centenas de gremistas – a quem me perguntasse eu dizia que o Grêmio venceria até com facilidade, mas que tinha muito medo da arbitragem.

O Lanús já havia mostrado sua força fora das quatro linhas – uma força superior ao futebol que joga – contra o River e também contra a Chapecoense, conseguindo eliminar os catarinenses no tapetão. Dizem o presidente do Lanús é muito amigo do pessoal que comanda a impoluta Conmebol, uma entidade casta, repleta de vestais.

Bem, esse Julio Bascunan começou a aprontar assim que a bola rolou na Arena, diante de 55 mil torcedores. Foram pequenos erros, a começar pela conivência com a cera do goleiro na reposição de bola.

Aqui uma previsão: duvido que no jogo da volta o juiz permitirá que Grohe faça o mesmo. Vai levar o amarelo na segunda tentativa.

Bem, quem como eu acompanha futebol a tanto tempo percebe quando está diante de um juiz tendencioso, mas esperto, que sabe conduzir o jogo de modo a beneficiar um lado. Isso ficou claro pra mim nos primeiros minutos.

Só não esperava que ele fosse tão acintoso a favor do Lanús. Antes do pênalti em Jael, no último segundo de jogo – ele encerrou imediatamente talvez até para não dar chance de algum pedido do trio de juízes eletrônicos de revisão do lance – houve outro lance. Este no primeiro tempo, envolvendo se não me engano Ramiro. Não vi a reprise do lance, mas na hora me pareceu pênalti num entrevero no final. Ramiro reclamou muito.

Bem, o Grêmio poderia ter vencido por 2 a 0, e ainda poderia ser mais se o time estivesse mais inspirado para furar o forte bloqueio do Lanús. Além de inspiração, faltou qualidade. Fernandinho não jogou nada. Pensei com meus botões, ele deve ficar em campo no máximo até os 10 minutos do segundo tempo. Ficou 12.

O problema que Éverton não adiantou grande coisa. Não resolveu o problema. Outro que estava mal, parece que anda jogando no sacrifício, é o Barrios.

Quem acrescentou ao menos vontade foi Jael. Outro que contribuiu para deixar o time mais incisivo foi Cícero. E o gol aconteceu quando Edílson deu um bom e velho balão desde a linha do meio de campo. A bola alcançou Jael e Cícero concluiu para fazer explodir a Arena de emoção e alegria.

Foi um gol que ninguém mais esperava, nem o gremista mais otimista. Ou alguém como eu, que projetava uma vitória fácil, repetindo, com uma arbitragem absolutamente neutra. Algo praticamente impossível na Libertadores.

O Grêmio que trabalhe forte nos bastidores para que o jogo do dia 29 tenha arbitragem isenta.

Ah, o presidente do Lanús, bem ao estilo gardelon, disse que não comenta arbitragens, ao ser questionado sobre o que havia ocorrido na Arena. Sim, vai falar o que, estava satisfeito. Perdeu por apenas 1 a 0 e ainda leva de lambuja a ausência de Kannemann.

O prato para a final está pronto, o Grêmio que tome providências fora de campo. Essa arbitragem escandalosa talvez até contribua para que o que houve aqui não se repita.

Grohe

Duas defesas difíceis, uma delas espetacular, lembrando o goleiro Banks contra Pelé. No mais, foi um espectador.

O goleiro Andrada foi menos exigido ainda. Uma bela defesa num chute de Cortêz, e nada mais. Contra ele, duas entregadas de bola que o Grêmio não conseguiu aproveitar. É um goleiro faceiro.

Se gostou, compartilhe!

  • Lillian Moraes

    Juiz amorcegou enquanto pôde e roubou escandalosamente quanto precisou.

    E o Grêmio, que só tem 10 titulares desde a saída do PR, ainda me entra em campo com 09, porque o “jênio” teima em jogar com o Jaílson. E eu me arrependendo de não ter tentado ser jogador de futebol. Vendo a NULIDADE de Jaílson, Ramiro e Fernandinho, porque não tentei um pouco mais??? (Jairo, pela conta da Lillian)

    • Ilgo Wink

      O Michel ainda não está bem.
      A tua primeira frase resume tudo.

  • marcelo borba

    O presidente do lanus é o dirigente mais influente da afa apenas uma ”coincidência”.

    • Ilgo Wink

      ele tá manipulando

  • HENRIQUE MARTINS

    Caro Ilgo,
    Somos virtuais TRI-campeõs da LA 2017.
    o jogo de volta vamos ter que passar por cima de tudo;}
    ´` De juiz, dos argentinos, e do resto dos Brasileiros.

  • Alexandrebg

    Jael + Cícero = Renato sabe o que faz!

  • Deny Camargo

    Sobre Grohe: estaria ele passando por uma processo de “Julio Cesarização”?
    Julio Cesar era um goleiro que como o Grohe quando jogava no Brasil tomava frangos e gols duvidosos. Até que do nada virou um paredão conseguindo destaque na Itália sabidamente a melhor escola de goleiros do mundo…

    Grohe ontem foi decisivo. Em outros tempos teria espalmado aquela bola para frente na primeira chance de gol do Lanús. Fez o certo e espalmou para o lado. Espero que realmente que ele seja o novo Julio Cesar.

    • Eder

      hahahaha, que dificuldade em aceitar Grohe como grande goleiro, todo goleiro tem uma fase ruim. Grohe é muito melhor que esse Julio Cesar, aceita que dói menos.

      • Rodrigo Mello

        Goleiro é posição maldita, se falhar em Buenos Aires, tudo se apagará……..

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Concordo, mas o Marcelo Grohe está ”hoje” na melhor forma e fase de sua carreira.

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            Concordamos, amigo Copião. E mais: ontem, o Grohe novamente fez uma defesa digna de ganhar estátua na Arena.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Que fase maravilhosa esta do Grohe, Márcio, e está acontecendo na hora certa.

          • Rodrigo Mello

            Mas repito, se falhar tudo será esquecido, voltará a ser o braço de Jacaré, vc sabe disto. Espero que ele feche o gol e que os jogadores do Grêmio treinem pra acertar na Goleira os Penaltys.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Se for para os pênaltis lá nós perdemos de 4×1, pois tradicionalmente o Grêmio sempre foi muito ruim em todos os tempos nessa disputa. ”Livrai-nos do mal, ó Deus” !!!!! Amém !!!!!

          • GremioSempre

            As vezes a concorrência no calcanhar é salutar ….

    • Ilgo Wink

      Qualquer goleiro que se preze sempre espalma para o lado. Mas as vezes não dá e ele trata de defender do jeito que dá
      Pelo jeito que tu escreve o Grohe costuma espalmar pra frente porque quer,
      peloamordedeus

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Ilgo, sempre achei o Marcelo Grohe um grande goleiro e isso está registrado aí, mas que tem algumas deficiências de repor a bola em jogo em qualquer situação …..

        ….. porém, é visível que ele vem melhorando muito nisso também, pois inegavelmente está na melhor fase de sua carreira, e ontem mais uma vez salvou o time no 1º tempo mesmo se tratando de uma final de Libertadores com grande atuação, onde não existe jogo fácil à partir das oitavas de jeito nenhum.

  • João Batista Silveira

    Ilgo, o que vi ontem foi um jogo entre dois times muito bem treinados, que sabem fazer a bola rodar e não se intimidam; o que pesou, a meu juízo, foi que o Grêmio estava nervoso pela necessidade de fazer o placar, por jogar em casa e querer levar o campeonato já decidido para a Argentina. Assim, rifou algumas bolas tentando apressar o jogo, o que não é sua característica, e, lógico, desperdiçou tempo. Só poderia haver um vencedor natural pelo brilho das individualidades, já que o tipo de jogo era igual, e foi onde sentimos.
    O Luan estava dormindo em campo, errou uma meia dúzia de passes próximos, e não chamou o jogo para si; deveria ser o fator desequilibrante, mas me pareceu ter sentido a responsabilidade e a marcação dura. Do Fernandinho é melhor nem falar, o Éverton entrou e na primeira jogada fez mais que ele nos 57min em que esteve em campo, quando levou o marcador e cavou um escanteio. Barrios também me parece descontado, espero que na Argentina jogue a morrer, pois não haverá outra oportunidade.
    Ponto alto a defesa, principalmente Grohe, e a lamentar, a ausência de Kannemann, quando ficou evidente a serviço de quem o árbitro tinha vindo apitar, pois conseguiu dar amarelo para quem foi empurrado e derrubado.
    Sobre os dois lances polêmicos, o do Jael é de concurso, mas sobre o Ramiro também foi e ele podia escolher, ou o jogador que empurrou, ou o que se jogou por baixo e o derrubou, pois, se não houvesse a falta ele sairia na frente do goleiro.
    Lá será duro, mas, como eles, o Grêmio sabe tocar a bola e fazer o tempo passar; eles precisarão se abrir para buscar o gol, e isso nos dará o desafogo do contra-ataque, que poderá ser mortal com Éverton, ou de nervos, com o Fernandinho.
    Uma semana de expectativa, um jogo duríssimo, e um tricampeonato possível. Como disse o Henrique Martins abaixo, além deles, precisaremos passar pelo resto dos brasileiros também, porque o fogo amigo vai aumentar.

    • Ilgo Wink

      Boa análise.
      Olha, gostei que o Galvão Bueno se fardou a nosso favor. Isso pode ajudar a abortar armação em andamento

  • gremiocampeaomundial

    Não leiam os blogs dos rivais

    Eu inventei de fazer isso e agora não consigo parar de rir

    • Fernando

      A coisa lá está divertidíssima!

  • gremiocampeaomundial

    https://i.ytimg.com/vi/fNThafY-sRE/hqdefault.jpg

    Patrocinado por: Crefisa e FAM – Faculdades das Américas

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Que bela foto de um Palhaço tosco ”de tudo”, meu caro (kkkkk).

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        Desculpe a minha ignorância, mas o Pedro de Lara é uma referência a algum membro da IVI? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Não entendi a referência da postagem do nosso amigo, mas qualquer coisa nesse sentido com nome ou foto desse palhaço, para mim será sempre surreal de tão inútil (kkkkk).

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            hahahahaha

        • gremiocampeaomundial

          É um (ex-)colega nosso daqui, que a essa hora deve estar comprando a camisa do novo time dele em SP…
          ESTUDIOSO anunciado no Palmeiras…

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Meu caro, eu ”quase” nem percebi isso (kkkkk).

            Me disseram, ouvi dizer, eu li por aí, um passarinho verde me contou, que os telefones de três jogadores estão 24 horas por dia ligados. São eles: Bruno Grassi, Willian Schuster e Negueba.

            Opsssss, mas lá tem a Crefisa e acrescenta a competência do ”Estudioso” e o Palmeiras vai estar nas finais DE TUDO nos próximos dois anos seguidos, é só esperar e gelar a Champagne.

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            ahahahaha… entendi…. hahaha

          • Pedro de Lara

            Tchê. Achei que tu fosse só um cara com ideias ultrapassadas e opiniões equivocadas.

            Mas não.
            Tu é um idiota no nível de um Copião da vida.
            Um perseguidor. Intolerante e ignorante.

            Pena. Tu escreve bem.

  • GremioSempre

    Grohe fez aquelas defesas de time que vai ser campeão,fomos “garfiados” ontem,de penalti a amarelar nosso zagueiro sem motivo….mas…. me motiva para o próximo jogo na Argentina é a maneira fria que o Grêmio já jogou fora de casa também imagino um jogo menos difícil eles terão que se abrir,vamos ganhar essa Copa, Grêmio Sempre !!!

  • Luis Augusto Waschburger

    eu sou um pacifista.
    Mas pelo menos uma cusparada este filho da puta merecia ter levado.
    Que absurdo!
    Quanto à decisão: está em aberto, obviamente.
    Mas temos mais bola que eles.
    Se não nos roubarem MUITO, ganharemos o jogo lá.
    Os deuses do futebol não podem premiar o Lanus que, de novo, fez a partida fora de casa a não jogar…
    Foi muito semelhante ao primeiro jogo com o River.

    • Gustavo Medeiros

      Difícil tentar falar de futebol, hoje.

      Eu estou com aquela sensação misturada de – podíamos ter perdido (grandes defesas do Grohe no primeiro tempo ), o empate não seria ruim (pelas circunstâncias), ganhamos de 1 X 0, mas poderíamos ter feito 2 X 0.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        O jogo lá será uma enorme pedreira, mas como esse time do Renato não sai pelo Sinpof, acredito numa vitória na Argentina porque eles vão se abrir e sair pro jogo. Kannemann vai fazer muita falta, mas final de Libertadores sempre foi dureza na história.

        • Ilgo Wink

          Brabo mesmo é depender de novo do Bressan

          • Conrado Schmiedel

            Ele vai dar conta do recado. Renato deveria dar a braçadeira de capitão pra ele. Seria sensacional ver ele levantando a taça. Iria matar todos os justinos, urubulinos, secadores e seja lá o que for. Vai com fé Ilgo, vamos ganhar essa bagaça.

      • Ilgo Wink

        Minha raiva e indignação não passam

    • Rodrigo Mello

      Se alguém faz isto, já estaríamos punidos. Não esqueça que somos a Geni. Até semana que vem a ESPN arruma outra treta contra nós, imagina se alguém fere uma unha do árbitro.

      • Luis Augusto Waschburger

        Tens razão… Claro que racionalmente falando não pode ser feito.
        Mas… é duro segurar…

        • Rodrigo Mello

          A gente fica louco pra pular no pescoço do cara, mas no fim não adianta nada, só ia piorar as coisas. Estes dias estava falando para meu filho que não era nascido na época sobre como fomos prejudicados em 2002 contra o Olimpia, mas como é a gente, é sempre choro…. Como convivo com muitas pessoas de outros lugares, as vezes tenho que ouvir estas pérolas, racista e o escambau……. Ainda acredito que vamos passar por cima de tudo, mas se não fizer estou feliz que não jogamos mais pelo Simpof. Temos um time com culhões que há muito não tínhamos.

          • Luis Augusto Waschburger

            Amém! É que este espírito se mantenha na Argentina.
            Daqui a pouco vai começar o papo que o empate serve pro Grêmio, que é só não tomar gol que é campeão, etc…
            Aí acontece o que aconteceu contra o Cruzeiro!
            Que o Grêmio vá pra Argentina pra jogar bola.

          • Rodrigo Mello

            Só em pensar no Cruzeiro me dá calafrios, espero que faça como fez nas finais da CB do ano passado, onde jogamos pra ganhar fora sempre.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Tenente, naquele jogo contra o Cruzeiro eu vi que nós perdemos um gol aos 4 minutos quando Bárrios chegou livre e chutou a bola em cima do goleiro Fábio e este lance fez o Cruzeiro mudar de postura no jogo partindo pra cima empurrado pela torcida e nos encurralando lá atrás sem dar espaços, e o Lanús sai pro jogo sempre em bloco como fez contra o Ríver e foi salvo naquele jogo pelo árbitro de vídeo, lembras disso ????? Por isso acredito numa vitória na Argentina.

          • Rodrigo Mello

            Eu espero que o Barrios volte a fazer um golzinho, tá mais que na hora do Centroavante decidir. A falta do Pedro Rocha ainda não foi sanada. Nosso time marca poucos gols.Reflexo da saída do PR.Mas oremos…

          • Ilgo Wink

            Aliás, Barrios tá pior que o Jael

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Nunca pensei que iria dizer isso: concordo.
            O Bárrios tem uma lesão crônica que parece dificultar alguns movimentos e por isso não deve ficar no ano que vem, mas o Jael é muito pouco para um camisa 9 do Grêmio mesmo com estes raros lampejos que ele tem quando entra no 2º tempo. Wellington Nem vem aí.

          • Ilgo Wink

            O Grêmio não precisa jogar bola. Até porque não vai conseguir.
            Tem que se fechar e rezar para que o juiz seja honesto

          • Conrado Schmiedel

            O Grêmio tem que jogar bola. Até porque, o Lanus terá que jogar bola, terá que vir pra cima. Vamos jogar como gostamos. Confie Ilgo, vamos vencer o jogo lá e vai ser mais fácil que aqui.

          • Ilgo Wink

            Eu estou jogando pelo ‘pontinho fora’, bem retrancado e com Éverton no ataque

  • GremioSempre

    Copião,você disse que iriamos passar por cima deles!! e agora ??!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Pois é, final de Libertadores sempre foi e será dureza absoluta e mesmo sem os dois pênaltis sonegados à nós, imaginei que seria mais fácil e ainda assim mantenho grande esperança de ganhar lá porque eles vão se abrir por necessidade e o Renato não sai pelo Sinpof. A arbitragem foi ”tendenciosa”, e isso preocupa muito.

      • GremioSempre

        foi dureza mesmo mas vamos esperançar ….Grêmio Sempre !!!

  • GremioSempre

    E o que dizer do nosso tecnico Renato Portaluppi ?! coloca Jael e Cicero um da o passe para o outro e é Gol do Grêmio !! esse Renato….teve gente da UTI(urubus tricolor isentos) que engoliu a seco ontem kkk

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Cheguei a ler aqui em alguns momentos ”um sábio” escrever que o Grêmio ”até” poderia ser Campeão da Libertadores em 2017 ”apesar” de Renato. Haja Bardahl B12, é dose, deve ser um ”Gremista infeliz” (kkkkk).

      • GremioSempre

        Tem torcedor Copiao que dorme de calça jeans toda noite ai fica azedo até com a sombra kkk

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Boazinha essa aí da calça jeans.
          Amigo, o cara quando não sabe phoder, até ”usbágus” atrapalham.

          • GremioSempre

            Isso aí kkk

  • Gustavo Medeiros

    Ilgo,

    tu, como bom repórter, não iria atrás dos árbitros de vídeo, venezuelanos, e perguntaria a opinião deles, sobre o lance do Jael?

    Não vi ninguém da imprensa se mexer.

    Falando em imprensa.

    Estou esperando o especial da ESPN sobre a arbitragem sulamericana na Libertadores.

    • Luis Augusto Waschburger

      O Douglas Cauduro postou no Twitter:

      “Relato do funcionário da @CONMEBOL: “juiz ia marcar o pênalti em Jael, árbitro de vídeo interferiu dizendo que não houve irregularidade”.

      • Gustavo Medeiros

        O árbitro de vídeo acho que nem teve tempo de ver o replay. O juiz apitou o fim de jogo após o lance.

      • Walter Luis Borba

        Luis,

        Ouvi também na Grenal que no vestiário o arbitro teria assistido o vídeo e reconhecido o erro.
        Mas, isso teria sido em off.
        Não adiante, o negócio é engolir mais essa. E ir para dentro deles lá em Lanús.

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          O pessoal da arbitragem de vídeo, por volta da 1:00 da matina, foi no camarote da Globo perguntar sobre o “absurdo” que estavam comentando sobre uma penalidade que ninguém viu. Isso, no mínimo, é muito suspeito.
          De qualquer forma, o Grêmio, nos bastidores, tomará as medidas cabíveis. No campo, vamos jogar com atitude, sem deixar que nos intimidem.

        • Ilgo Wink

          ele viu na hora que foi penalti, tanto que levou o apito à boca para marcar

      • Ilgo Wink

        Não deu tempo de isso acontecer. Ele terminou o jogo no momento em que houve o pênalti pra não dar chance de solicitação de vídeo.
        Imagine, assistir o vídeo após o apito final…

      • Marcos Lena

        Conversa – não deu tempo para rever o lance.

      • Rezende

        Só um detalhe o árbitro de vídeo é VENEZUELANO…
        É por causa disto que o lance TEM de ser REvisto pelo árbitro de campo… SEMPRE…

    • Fábio Rübenich

      ESPN, a emissora idônea, disfarçou-se de equipe de limpeza em 2010 para filmar treino secreto da Seleção do Dunga.

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        Em resumo, amigo Fábio, o Grêmio usa drones e o Lanús usa LA-drones. Cada um com seus artifícios. Vamos para cima deles. hahahaha

    • Deny Camargo

      Falando em imprensa tá circulando no twitter um vídeo postado pela própria Rádio Grenal com o Reche com cara de velório enquanto o Haroldo de Souza narrava o gol do Grêmio. Não que me surpreenda, mas pelo menos poderia ter a decência de tentar disfarçar.

      Lembro que quando o inter ganhou a Libertadores aparecia o Reche ao fundo eufórico numa reportagem do Globo Esporte. Pena que removeram esse vídeo do Youtube…

    • Ilgo Wink

      Espere sentado.
      sobre entrevistar os caras, é lógico que é preciso ouvi-los
      mas acho que eles não podem dar entrevista assim como os árbitros comuns
      Cara, é tudo ratazana criada. O Cacalo tem razão: o título está encomendado para o Lanús.
      A Libertadores virou um torneio que tem preço, é o que parece

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Sobre a tua última frase, está explicado o título de 2006, pois foi visível demais após os jogos com o Nacional do Uruguay e ”nos dois” jogos da final.

  • wilson santos

    Parece que está encomendado pro Lanus levar essa LA.
    Contra o River tambem teve um penal escandaloso sonegado.
    Esses arbitros de videos sao iguais os da linha de fundo, não veem nada.

    Sobre o jogo, o Gremio entrou nervoso, igual contra o Botafogo.
    As jogadas não fluiram, apenas Arthur se mostrava calmo e sereno, jogou muito.

    No primeiro tempo o time esteve meio apatico, deixava o Lanus tocar como queria.
    No segundo tempo tivemos mais atitude, fizemos meia linha e sufocamos o Lanus, até que veio o gol salvador.

    Grohe cresceu na hora certa, voltou a ser o milagreiro de sempre, ele e Arthur foram os melhores.

    Nossos melhores jogos foram fora da Arena, vamos ganhar lá dentro, o caneco será nosso.

    • Fábio Rübenich

      Vamôô

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Também confio numa vitória lá na Argentina, pois jogamos bem quando o adversário deixa os espaços ao se abrir saindo pro jogo. O que me preocupa muito é a ausência do Kannemann que levou cartão injusto.

      • Conrado Schmiedel

        Fica tranquilo. Bressan dará conta do recado.
        Se eu fosse o Renato, daria a braçadeira de capitão pra ele.
        Só pra ver a cara dos Urubulinos, Justinos e outros inos quando ele levantar a TAÇA.

        • Rezende

          Porque não sugere o Marcelo Oliveira com a faixa de capitão figura ???
          Irritaria ainda mais os INOS…
          É cada uma… Haja reza azul para segurar o AZAR deste cidadão.
          Vai ser CONSAGRAÇÃO ou EXECRAÇÃO, sem meia medida…

          • Conrado Schmiedel

            Calma pessoal, é só pra descontrair. Claro que não tiraria a braçadeira do Geromel. Falei só porque tenho certeza que o Bressan não vai entregar a rapadura e venceremos o jogo lá.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            ”Acho” que ele percebeu que tu foi irônico.

          • Rezende

            SEMPRE os mesmos que falam barbaridades e DEPOIS dizem que estavam sendo irônicos…
            Expediente ridículo, no texto escrito o que se lê é o que se interpreta.
            Se não tiver o conhecido IRONIC MODE ON/OFF, o que tu escreve é o que o que pensas.
            Ironia tu percebe no TOM que tu falas algo. Texto escrito não tem TOM…

        • Deny Camargo

          Tirar a braçadeira do Geromel é provocar os deuses do futebol. Falando sério…

  • Walter Luis Borba

    Apesar de tudo.
    Temos uma vantagem.
    Já saímos de outras situações sem vantagem, e voltamos campeão.
    Copa BR 1997
    Copa BR 2001
    Sendo assim, dos males o menor…
    Segue o baile.

  • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

    Meus caros, todos os pontos levantados (arbitragem, jogo fraco no 1º tempo, cartão para o Kannemann, etc) fazem todo o sentido. No entanto, vejo muitos torcedores tomados por um clima de derrota, como se o Grêmio tivesse perdido o jogo de ontem.
    Meus amigos tricolores, o GRÊMIO VENCEU O JOGO!!! Não nos deixemos tomar pelo derrotismo ou pela sensação de “terra arrasada” passados pela imprensa, quando, na verdade, estamos com uma vantagem interessante.
    Vamos para a Argentina. Vamos para o enfrentamento de uma equipe que joga fora das quatro linhas… nos bastidores. E com equipes assim, que “jogam” de forma desleal fora do campo, é preciso ter raça, gana e vontade. Não podemos nos deixar intimidar e jogar de cabeça erguida contra o Lanús.
    Estamos na vantagem meus amigos. O Lanús terá outra postura de jogo e aí pode estar nosso trunfo.
    Não nos deixemos contaminar por esta situação. Com os pés no chão, sem “oba oba”, jogaremos com seriedade e com atitude de campeões. Mostraremos porque estamos na final.

    • Fábio Rübenich

      Vamôôôô!!!!

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Márcio, vamos ser Tri Campeão da América apesar da arbitragem amestrada pela Conmebol, eu acredito que podemos passar por cima de tudo isso, mas será uma pedreira esse jogo pelas circunstâncias e por ser uma final de Libertadores na Argentina. Normal esse clima.

      O que me anima e muito, é que esse Grêmio do Treinador Renato não sai de Porto Alegre pelo Sinpof ou jogada de uma bola para um golinho de cabeça, pois quando tem espaços pela iniciativa tomada pelo adversário, nós jogamos sempre mais.

      É só relembrar os 4 jogos com vitória contra o Flunimed desse ano lá e aqui, o 3×3 com Cruzeiro em MG, o 3×6 na Chapecoense lá no Oeste de SC, os jogos épicos da semi-final e final da Copa do Brasil do ano passado onde fomos coroados com o Penta. Vamos com raça, vamos com força e muita fé, pois eu acredito e mantenho o palpite de duas vitórias nessas finais com suor e sangue.

      Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe TRIcolor ….. !!!!!

  • Deny Camargo

    Aquele penalti não marcado nos deu o tri. Se o Grêmio tivesse perdido o penalti iria para a Argentina com o emocional destruído. Se tivesse convertido com os 2 x 0 poderia ter a mesma postura que teve contra o Cruzeiro em Minas e sofrer a virada.

    Com o roubo da arbitragem brotou indignação do roupeiro ao presidente do clube. Os jogadores e a comissão técnica tão com sangue nos olhos. O Grêmio será valente na Argentina.

    Penso que pra esse jogo da volta o Grêmio deve se preocupar em ter a posse de bola, e não em dar a bola pro Lanús como fez contra o Cruzeiro. Isso seria suicídio já que o Lanus tem um toque de bola envolvente e nos poucos minutos que usou esse expediente no 1º tempo quase fez 2 gols.

    Desde que o Pedro Rocha saiu o Grêmio tem dificuldades em fazer gols. Então a solução é valorizar a posse de bola, irritando os argentinos e cavando faltas perto da área para o Edilson cobrar. A hora de jogar bonito já passou. Agora é momento de ser inteligente e pragmático para colocar a outra mão na taça.

    Meu palpite: 0 x 0 mais sofrido da história do Grêmio com pancadaria no final.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Deny, nós vamos ganhar o jogo lá na Argentina, acredite.

    • Conrado Schmiedel

      Fecho contigo, aquele assalto no final do jogo de ontem, vai nos dar o TRI CAMPEONATO DA AMÉRICA.
      Ontem falei pra uns amigos, que venceríamos os 2 jogos, mas o primeiro, seria muito duro, e lá seria mais fácil. Eles tem que vir pra cima. Gostamos de jogar assim.
      Confiem, nósvamoacabarcomoplaneta.

      • Ilgo Wink

        O ‘ERRO ‘ FOI TÃO ABSURDO QUE PODE PREJUDICAR O ESQUEMA PARA DAR O TÍTULO AO LANUS. ChaMOU a atenção do mundo

    • Ilgo Wink

      Fecho agora pelo empate com qualquer resultado, ehehe

    • Marcos Lena

      gostei do pancadaria no final, estilo La Plata 1983. hahahahah

    • Falcão

      Já que tocou no assunto, quem seria o batedor do pênalti naquela altura do jogo? estou tentado pensar aqui e não sei quem que teria confiança para tal. Em fim, concordo contigo, a não marcação do pênalti serviu para motivar ainda mais o time!

      • Deny Camargo

        Luan provavelmente.

  • Fabiano Adamy

    Ilgo,
    Estou me sentindo a Regina Duarte, com medo, muito medo da arbitragem paraguaia, do auxiliar argentino e da influência do Lanús na CSF.
    Dentro de campo temos condições de trazer o título, desde que o time não jogue pelo empate. Caso o SINPOF seja definitivamente arquivado e o time jogue para ganhar, a Goethe será pequena para a multidão que a tomará.

    • Ilgo Wink

      Desculpa, voltei ao Sinpof: quero jogar por um pontinho

      • Fabiano Adamy

        Tenho como dogma que quem joga para empatar, perde. Eles em cima o tempo todo e nós, com Bressan na zaga, dando bico para todos os lados, não me fascina. Prefiro que o time vá para cima, com cautela, mas faça gols, de preferência saindo na frente.
        Com a vantagem assegurada, depois da metade do segundo tempo podemos pensar em se fechar para garantir o resultado.
        Além disso, não sei se meu coração aguenta pressão o tempo inteiro…

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Não existe Sinpof no Grêmio desde a chegada do Renato, Ilgo, vamos ganhar o jogo da volta.

      • Ancião Imortal

        Sinpof como foi contra a raposa no jogo de volta da Copa do Brasil?
        Prefiro perder tentando ganhar, a ser eliminado daquela forma, tendo criado quase nada durante o jogo todo. Se o Grêmio não atacar co certa insistência, vai sofrer uma pressão absurda e “um dia” a defesa pode falhar, o Grohe pode não estar num dia de milaGrohe.
        Atacar muito é preciso, ninguém vence uma guerra somente se defendendo. Atacar de forma ordenada, com recomposição rápida ao perder a bola. Vamos fazer gols lá!

    • Ilgo Wink

      Fabiano, o regulamento diz que o coordenador da arbitragem, tipo um observador, não pode ser do mesmo país de um dos postulantes, no caso argentino.
      A Conmebol terá de substituir esse observador
      Não que vá adiantar alguma coisa, nossa cama por enquanto está armada

  • gilberto

    Acho que o time perde muito com a não escalação do Michael (não sei se ele não está sendo escalado por problema de recuperação,ou se o Renato está preferindo escalar o Jailson) ontem o meio de campo estava amarrado e transição estava muito lenta, o que se via er os jogadores dando volta e mais voltas para conseguir fazef a bola chegar nos laterais e isso atrasava muito o time, Michael me parece um jogdor mais verticcal, ele passa a bola na diagonal para o atacante pela esquerda, já o Jailson dificilmente faz isso, a bola primeiro passa pelo latera.

  • Daniel Scherer

    A primeira coisa que quero registrar é o seguinte: independente do que aconteça em Lanus, OBRIGADO GROHE. Graças a ele estamos na final e graças a ele estamos comemorando, ainda que timidamente, o resultado de vitória no jogo de ontem. Muito obrigado Marcelo Grohe e desculpe as vezes que coloquei em dúvida a tua capacidade, mesmo que eu estivesse com a razão. Todos nós falhamos invariavelmente em algum momento, seja na vida pessoal ou profissional, mas isso não nos tira a competência. E mesmo que nós sejamos derrotados com uma falha sua, estás absolvido porque foi graças a ti que estamos vivos na decisão e podemos ainda sonhar com o tri.
    Dito isso, o jogo de ontem foi dividido em três partes: 1º tempo, 2º tempo e arbitragem.
    1º tempo onde o Grêmio foi completamente apático, animicamente parecia estar jogando contra o Novo Hamburgo na semi final do Gauchão, toque toque pro lado e pro outro completamente improdutivo, Luan fora do jogo, recuando demais para buscar a bola e deixando Barrios isolado contra toda a defesa e volância do Lanus, os volantes do Grêmio não estavam se movimentando entre as linhas de quatro do Lanus, coisa que é mais do que óbvia, se o meia recua para buscar um dos volantes tem que infiltrar para dar opção ofensiva, senão fica aquela troca de passes que não leva perigo algum e mata o centroavante. Soma-se a isso, o time do Lanus que é muito bem organizado taticamente e como todo time argentino, não sente a pressão, até porque o Grêmio não exerceu pressão, e o Lanus por pouco não sai já no primeiro tempo com a mão na taça.
    2º tempo o Grêmio voltou diminuindo o campo, para isso adiantou a zaga e amarrou a saída de bola do Lanus. Com isso o Grêmio conseguiu manter o Lanus longe da meta do Grohe e o time argentino começou a errar na saída de bola, não estando mais tão confortável como na etapa inicial. Começamos a pressionar mas novamente sem entrar na área, Barrios permaneceu isolado e o único jogador que ia pra cima da marcação e tentava a jogada terminal era o Ediílson, que mesmo sendo a jogada lateral era por ali que o Grêmio tinha vantagem e levava certo perigo. Quando o jogo já se encaminhava para o final, com as alterações feitas pelo iluminado Portaluppi, Jael (será nosso Gabiru????) deu a assistência, que muitos vão dizer que ele cabeceou para o gol, e Cicero mandou para o fundo das redes. E foi isso, fora o chute do Cortêz o Grêmio não criou chances reais de gol. Muito se deve ao Lanus, não é galinha morta e lembrando que futebol sempre tem o adversário e este certamente tem méritos.
    Arbitragem: uma afronta a quem assiste futebol. Juiz fraco e além de fraco mal intecionado. Cartão para o Kannemann premeditado e o penalti no Jael um absurdo. Penalti no Ramiro eu não achei tão claro, assim como teve um lance do Arthur no Acosta ainda no primeiro tempo que o juiz poderia dar. Fora isso, completa falta de critério na aplicação de cartões, fraco na parte disciplinar, um horror.
    Conclusão de tudo isso: acho que ficou muito, mas muito complicado do Grêmio ganhar. Parece que a coisa já está armada para o Lanus, vamos ter que repetir a Batalha dos Aflitos, será épico se ganharmos, sinceramente eu broxei com qo que vi por parte da arbitragem e sabedor de que a Conmebol é tão ou mais corrupta que CBF, então ficou bem complicado. Sim sou paranóico e também realista. Se alguém acha que os caras lá não vão fazer o diabo e que a arbitragem em geral vai ser conivente, parabéns pelo otimismo.
    Para finalizar, Bressan vai jogar. Nem sei o que dizer. Lembro que meses atrás aqui mesmo falei que iria mandar fazer uma camiseta escrito “Bressan eu te amo” caso ele fizesse o gol do tri. Estou torcendo para que isso aconteça. A primeira parte já foi, ele vai jogar. Reclamar agora é tarde, é com ele que vamos é com ele que eu estou.

    • Ilgo Wink

      Muito boa tua análise.
      Tem gente que casa com Bressan se acontecer o Tri
      Eu acho que esse escândalo todo pode abortar o processo de roubalheira

      • Daniel Scherer

        Tomara que sim Ilgo, mas independente de surtir efeito ou não, o Grêmio tem que gritar e espernear sim, ir na Conmebol e na CBF, botar a boca no trombone.. Outro absurdo que está se comentando é que um dos integrantes da comissão de arbitragem no jogo lá em Lanus será um argentino. Aí a vergonha na cara foi deixada de lado de vez.
        Outra coisa que deve ser vista com muito cuidado é a segurança da torcida para o jogo lá.
        Argentino vem aqui se fazem de bons moços, muy tranquilo, pueblo muy amable, mas lá vão fazer uma guerra desde a entrada na Argentina, não esperem tranquilidade porque vai ser um inferno, o que eles puderem fazer vão fazer se o Grêmio não tomar todas as precauções para garantir a segurança de seus atletas, comissão técnica, dirigentes e principalmente de seus torcedores.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Daniel, tudo isso está acontecendo à partir de hoje de manhã e, PASME, com o apoio da Globo.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Imagine o jogo com 1×0 pro Lanús e Bressan empatando de cabeça aos 49 minutos do 2º tempo com um cruzamento do Jael ….. eu quebro meu telão na Churrasqueira ….. de alegria, é claro.

      • Mauro

        Ilgo, penso que, se for para nos roubar, vão nos operar lá Argentina com todo mundo vendo, não terão a menor “verguenza” ou constrangimento de fazer isso. Estamos num continente cucaracha, corrupto até a raiz e, no meio dessa baixaria toda, somos o único país que fala português. Mas é oportuno lembrar que nossos melhores jogos foram fora da Arena. Só temos que cuidar para não entrarmos já derrotados em campo e demasiadamente preocupados com os erros de arbitragem que VÃO ocorrer contra nós. Vamos jogar nosso bom futebol, sem medo, impondo respeito, que o TRI virá.

  • Marcos Lena

    no jogo lá tem que ser assim: Michel, Arthur, Ramiro e Cícero – Luan e Everton na correria na frente – 4 .4.1 – com dois meias pelos lados.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Grande Renato Portaluppi, UM MITO

    No 1º tempo: Marcelo MilaGrohe salvou o time em duas bolas difíceis do Lanús no jogo todo, QUE FASE.
    No 2º tempo: Jael & Cícero, que estrela tem o nosso Treinador além de muita competência e capacidade.

    Lanús: Um time ”também” muito bem treinado e com uma obediência tática incrível do começo ao fim do jogo que mostra bem o quanto os hermanos são bravos e guerreiros mundo à fora no futebol e a catimba sempre fez parte da Libertadores da América onde devemos passar por cima de tudo principalmente dessa evidente e tão tendenciosa arbitragem no jogo de ontem que mostra as dificuldades enormes que teremos na final em La Fortaleza.

    Como disse aqui antes do 1’º jogo, meus palpites seriam de duas vitórias nossas e mantenho esta convicção por ter a certeza que este time está preparado para o título, e ”caso” isso não aconteça, o ano foi realmente positivo em todos os sentidos, pois em todos os jogos havia um ”adversário” do outro lado, e alguns esquecem disso, porém, o trabalho foi mesmo muito bem feito por ter deixado muita esperança para o futuro do clube e do time desde setembro/2016.

    Avante tricolor, Soy Loko Por Tri América ….. !!!!!

  • Luis Augusto Waschburger

    O Grêmio está agindo politicamente.
    Como o Ilgo previu, talvez este erro escandaloso de arbitragem tenha saído pela culatra.
    É notório que, infelizmente, uma competição não se ganha exclusivamente dentro de campo.
    O Presidente, em nome da instituição, está fazendo a sua parte!
    Tenhamos fé!
    Estamos em vantagem!
    O Grêmio vai sair campeããããããooooo!

  • Ricardo Gomes

    O planeta não sei, mas ontem eu tava acabado. Recuperando-se lentamente para a próxima batalha, desta vez assistindo pela TV. O planeta quase acabou nos arredores da Arena na quarta. Que festa!

    • Luis Augusto Waschburger

      Somos dois, Ricardo!
      Um tanto pela caminhada, outro tanto pelos 6 andares de acesso até a Superior Norte, mas, sobretudo pela tensão do jogo.
      Quinta-feira que vem será feriado…

      • Ricardo Gomes

        Pô Luís, hora dessas (agora só ano que vem) quem sabe nos pechamos lá? Minha cadeira é superior norte! Abraço e seremos Tri!

        • Luis Augusto Waschburger

          Vamos combinar!
          Quem sabe o Ilgo nos convida pra tomar uma cerveja antes de um jogo…