A interminável disputa interna no Grêmio

Quem nos brinda com um texto mais do que oportuno é o Walter Luís de Borba, advogado, pai de um guri de 4 meses, de olhos azuis como a camisa do Grêmio.

Walter enviou este comentário antes da publicação de uma reportagem, da ZH,  que estampa documentos internos do clube e que comprometem a gestão anterior, em mais um capítulo dessa infindável guerrilha que corrói as entranhas do primeiro clube gaúcho campeão do mundo.

Confiram:

Nos últimos anos, especialmente no fim do ano, temos nos deparados com teses, e mais teses do que está certo ou errado na Instituição Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Há uma incansável tentativa de buscar um culpado pelos mais de 12 anos de insucessos. Ora culpa-se o A, outra ora culpa-se B, e assim, em marcha e contramarchas segue sendo traçado destino do nosso imortal tricolor.

No meu sentir, credito boa parte desses insucessos a falta de união na instituição Grêmio.

Aquele ditado popular clichê diz: “A UNIÃO FAZ FORÇA”.

Pois bem:

Hoje existe divisão da torcida do Grêmio. Não se fala na torcida do Grêmio de maneira una, se fala na Geral do Grêmio, ou na Social Grêmio. Hoje no clube e na torcida, existe os “Koffistas”, os “Odonistas” e aqueles indefinidos, vg. X 9.

Existem as viúvas eternas do Felipão, que no sinal de uma crise, anunciam aos quatros ventos: se Felipão estivesse no comando, isso não aconteceria. Existem os adoradores de Renato, sendo este elevado a “status” de Santo, e por conta disso, não pode ter seu nome falado em vão.

Existem aqueles que preterem a BASE; pelo investimento em jogadores consagrados e medalhões, sem qualquer conhecimento da história do clube.

Existem aqueles que abominam o maior craque de futebol surgido no Rio Grande do Sul. Assim como, existem aqueles que elevam a ídolo jogadores de segundo nível como Maxi Lopes, Herrera, Loco Abreu, Amato, Miralles, entre outros.

Há dúvida se ARENA é nossa. Há dúvida se Olímpico será demolido.

Já houve até a previsão da falência do Grêmio.

Ora, é obvio que existem divergências quando o assunto é o Grêmio. Ninguém está 100% certo quando afirma algo, assim como, ninguém está 100% errado ao fazer um contraponto.

Creio eu, que essas arestas divergentes podem ser aparadas. Aparadas as arestas, não tenho dúvidas que retomaremos o caminho das glórias passadas. Para isso, é necessária a União. O trabalho em conjunto. A troca de ideias e de princípios.

Koff e Odone, já formaram uma dupla vencedora.

Nas nossas maiores conquistas, não existia distinção da torcida geral ou da torcida social do Grêmio. O Olímpico pulsava pelo som da TORCIDA DO GRÊMIO. Seja dos torcedores que estavam sentados no cimento, sejam aqueles que estavam nas cadeiras.

O que eu espero de 2014, é a retomada de uma união em prol do clube buscando um único ideal.  Vencer, Vencer e Vencer. Chega de picuinhas prejudiciais ao clube.

Afinal, todos somos gremistas, e todos queremos ver o grêmio vencedor.

Por fim, finalizo com uma estrofe da canção do Lulu Santos, Tudo Azul, a qual, nos 90 era toada a cada campeonato conquistado pelo tricolor:

“Nós somos muitos

Não somos fracos

Somos sozinhos nessa multidão

Nós somos só um coração

Sangrando pelo sonho de viver”

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    Walter Luís de Borba; parabéns. Pena que a desunião que atualmente vemos enfraquece e continuaremos sangrando…

    O JC Baldi pergunta quem teria vazado e que eu saiba só um diretor financeiro, presidente ou contador tem acesso a documentos contábeis de uma Empresa. Um documento oficial vazar assim para a imprensa é para punição. O correto seria numa reunião de conselheiros ou “acionistas”. Eu vejo assim.

  • Gabriel

    Sobre desunião, Ricardo Vontobel assina contrato da Coca Cola com o Beira – Lago. Mais um gremista que investe do lado de lá… Novamente a história da ‘metade’ vermelha divide o $$$.

    Não seria ele um dos grandes empresários gaúchos que endossaram o contrato com a OAS??

  • Gabriel

    Walter, quem é o “maior craque de futebol surgido no Rio Grande do Sul”???

  • Henrique

    Caímos no grupo da morte !
    Reclamar ?
    Nem tanto…….ultimamente não temos tido muita sorte.
    Em 2009, só pegamos baba, até sermos eliminados pelo Cruzeiro na semi-final, se tem um time onde eu gostaria de uma vingança, este é o Cruzeiro.
    Somente um time com jogadores com qualidade e uma mudança radical de esquema de jogo, proporcionára competitividade, caso contrário, seremos eliminados já na 1ª fase.
    Que contratem 1 zagueiro experiente, um camisa 10 e um atancte velocista.
    Dá-lhe TRICOLOR, único gaucho na disputa.

  • Francisco Coelho

    Gabriel; RG é claro. A empresa do Ricardo tem de vender e é parceira da CBF. Eu sempre tomo Pepsi que considero mais saborosa para meu paladar. Quem venceu o desafio do Cartola foi um colorado e ganhou a premiação. O Koff não tem o principal assessor sendo colorado e não fala diariamente com o Fernando Carvalho? Não podemos entrar em paranoia e todos temos amigos ou parentes colorados. Futebol é esporte e não devemos misturar as estações.
    Gostei do grupo do Grêmio pois se analisarmos contra times grandes sempre jogamos melhor e entregamos para os pequenos.
    Cuidado gente que hoje é sexta feira 13. Dia de encruzilhada e redemoinho tem o coisa ruim no meio. Kkkk
    Certamente as noticias do dia não serão agradáveis…

  • pedro de lara

    O bom de cair no grupo da morte assim de cara, é que veremos a partir de hoje se a atual diretoria está disposta a montar um grupo com reais chances ou se iremos participar como coadjuvantes mais uma vez. Não vai ter aquela velha historia de ficar atento as oportunidades de mercado durante o torneio e, na medida do necessario, ir contratando. É agora ou nunca.

    Sobre a desunião: não vejo luz do fim do tunel. Há anos o Gremio serve a interesses pessoais seja na esfera politica seja na esfera empresarial. Então, lamentavelmente, sou obrigado a torcer para que aquele que chegue lá só se mantenha no poder através de verdadeiras conquistas e não por fazer o melhor site e o museu do ano, por trazer de volta velhos ídolos ou por construir um projeto de clube, que nunca é levado até o fim exatamente pela falta de conquistas.

    Oremos.

  • Ótimo texto Walter, parabéns!
    Estaremos sempre unidos ao Grêmio!!!!
    Agora, por favor, CELSO ROTH NÃO!

  • walter borba

    Pedro e Francisco, concordo com vocês, já temos que entrar 100%.
    Sem essa de pegar Huachipato, Santa Fé, Boyaco Chico….
    Pegando um grupo forte já dá para saber onde chegar.

    Em 1995, o grupo também era o da “Morte”:

    Palmeiras – Era um Cano, ataque do 100 gols. Rivaldo, Djalminha, Luizão, Cafu, Roberto Carlos…(seleção brasileira???)

    Emelec – 1995 – olha o time dos caras: Espinoza, Coronel, Máximo Tenório, Ivan Hurtado e Capurro; Fajardo, Vasquez, Jorginho (Angel Fernandez) e Verduga (Ivo Ron); Vidal Gonzalez e Eduardo Hurtado.

    ejam a seleção do equador, em 1995, tinha 3 jogadores do Emelec Titular:

    Morales
    Guaman
    Ivan Hurtado
    Byron Tenorio
    Capurro
    Quiñones
    Carabali
    Aguinagua
    Mora (Ascencio, 77′)
    Eduardo Hurtado
    Diaz (Patricio Hurtado, 62′)

    Por fim, o El Nacional – 1995 – Chiriboga, Ruiz, Ayoz, Anangono e Arroyo; Constante, Valencia (Sanchez), Castañeda, Carrera (De La Cruz), Vernaza, Delgado.
    O El nacional já ganhou diversos campeonatos, inclusive sendo tri campeão: ampeonato Nacional 1967, 1973, 1976, 1977, 1978, 1982, 1983, 1984, 1986, 1992, 1996, 2005 (Clausura), 2006

    Concluindo, não é a primeira vez que o Grêmio cai num grupo encardido em Libertadores…
    Ainda, vamos comparar com o grupo dos vermelhos para 2014: VERANÓPOLIS, AYMORÉ, SÃO JOSÉ, NOVO HAMBURGO….kkkkkk
    Dá-lhe Grêmio….

    Ps: Gabriel, precisa eu te responder quem é o melhor jogador surgido, criado e forjado no Olimpico?
    Vou de dar uma dica, ele vai enfrentar nada mais, nada menos que o Bayer, o Bayer do Schwastaiger, do Lahn, do Muller, do Ribery….
    Mais uma dica, ele só ganhou duas vezes o título de melhor do mundo….

  • Rafael Souza

    Gabriel, Walter, bom mesmo era o Itaqui, que colocou esse guri ai no banco…

    e adivinha que fez este crime contra o futebol? ele, o “treinador-trabalhador”… sim, este mesmo que chamou Douglas Costa de m… em um treino e perdeu para o mazembe…

  • Rafael Souza

    ah, além de chamar o D. Costa de m… ainda botava na reserva do Makelele…

  • walter borba

    Rafael Souza,

    Essa “estória” da impresa vermelha é bisonha.
    Eles brincam com os torcedores do grêmio, é uma vergonha.
    Como já foi levantado aqui no boteco, deveríamos boicotar essas rádios e jornais.
    É palhaçada.

  • Rafael M.

    “Damião troca Inter pelo Santos de olho em trampolim e ‘efeito Neymar’
    Trampolim hahahaha
    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/12/13/damiao-troca-inter-pelo-santos-de-olho-em-trampolim-e-efeito-neymar.htm
    .
    Por falar em damiã, me lembrei de duas coisas. Primeiro, o santos vendeu o neymar por um valor e apareceu outro no balanço. Segundo, me lembro da venda do oscar, onde o inter anunciou um valor mas no balanço de final de ano apareceu outro, bem menor. Eu não acredito nos tais R$ 40 mi.

  • Francisco Coelho

    O Ilgo anda quieto. Deve estar com pulgas nas orelhas com tanta coisa negativa. É bom usar arruda hoje…

    O Grêmio sub 20 joga nesta sexta-feira diante do Atlético-PR e no site neca de informações. Os gremistas nada sabem mas os olheiros de grandes clubes sabem até a cor dos olhos e o comprimento da unha de cada jogador, Vai entender…

  • Renata

    Ilgo, um amigo viu o Roth (arghhh) num restaurante com dirigentrs do grêmio, almoçando….medo…

  • walter borba

    Ilgo,

    Se você sabe “algo” diga para nós?!
    Será que o Grêmio não vai contratar um treinador “flanelinha”: Ex. Cristovão Borges, Gilmar dalpozzo ou enderson moreira, para fazer o seguinte:
    Eles classificam o Grêmio para oitavas.
    Depois, vem a parada da Copa….
    Dai, assumi o Big Phil com sua trupe: paixão, murtosa….
    Será que não é essa a jogada do Dr. Koff.

  • Good blogging going on here. I have bookmarked your site and will be back next time.

  • I really enjoy the blog post.Really looking forward to read more. Really Cool.