A hora e a vez de Éverton

A vitória de virada sobre o Flamengo, 3 a 1 na Arena, mostra em primeiro lugar que o Grêmio não se abala facilmente. Levou o gol no início do segundo tempo, mas manteve seu ritmo, mas aumentando a pressão no campo adversário.

A impressão que dá é que o Grêmio ficaria com maior controle de bola, cercando a área do Flamengo, mas não faria gol se o técnico Renato não fizesse o que todo mundo clamava: Éverton no time.

Pois Éverton entrou e logo em sua primeira participação se meteu entre a zaga para desviar do goleiro e empatar o jogo, aproveitando bola cruzada por Beto da Silva, jogador que está evoluindo a cada jogo.

Então, o jogo ratificou, em segundo lugar, que Éverton está se credenciando a ser titular no lugar de Fernandinho. Sei, Fernandinho é importante defensivamente, tem experiência e de vez em quando faz uma jogada ofensiva com algum efeito.

Já o jovem Éverton, atacante arisco, escorregadio, atrevido e batalhador, não tem a mesma disciplina tática, por mais que se esforce. Há quem diga que lhe falta inteligência tática.

Diante disso, Renato terá de optar mais uma vez entre a efetividade ofensiva de Éverton (goleador gremista no Brasileiro mesmo com poucos jogos) e o futebol operário de Fernandinho.

Renato já deu provas suficientes de sua capacidade. Não tenho dúvidas de que fará a melhor escolha para o time. Aqui, de onde estou, bem longe do vestiário, defendo que jogue Éverton desde o início contra o Lanús. Baseio minha opção – que é da maioria dos gremistas pelo que percebo – no que os dois jogadores estão apresentando. Éverton está jogando mais. Fernandinho parece sem agilidade e arranque para o drible.

Agora, o curioso é que tanto Éverton como Fernandinho são jogadores que realmente rendem mais quando entram no decorrer do jogo, normalmente ali pela metade do segundo tempo. Os dois entram e causam um salseiro na defesa rival. Fernandinho como titular desde a saída de Pedro Rocha caiu de rendimento. Mas tem a confiança de Renato em função de sua contribuição tática.

Bem, eu ficaria com Éverton, mas sem muita convicção considerando que estaria abrindo mão de um trunfo importante para o segundo. Mas quem garante que Éverton, cada vez mais confiante e seguro, não pode começar e praticamente ajudar a decidir o jogo já no primeiro tempo?

Acredito que Renato está pensando nessa possibilidade depois do que aconteceu neste domingo na Arena.

De minha parte, repito o que venho escrevendo faz tempo: chegou a hora e a vez de Éverton.

TORCIDA

Gostei do comportamento da torcida, da maior parte dela, que aplaudiu o atacante Jael. Alguns vaiaram o jogador, mas a maioria se mostrou solidária, respeitosa. Jael não tem culpa de estar no Grêmio e ser opção para a Libertadores.

Mas já que ele está aqui, que receba incentivo para ganhar moral ou ao menos um silêncio obsequioso.

 

 

Se gostou, compartilhe!

  • Deny Camargo

    Ontem foi o jogo do “mexe bem quem escala mal”.

    O Grêmio até tomar o gol jogou um futebol burocrático. Após tomar o gol foi pra cima, mas tropeçou na falta de qualidade do ataque.

    Quando o Renato corrigiu o seu erro colocando Èverton e Beto da Silva o Grêmio voltou a ter um dos grandes segredos do sucesso dessa equipe: um atáque móvel de velocidade.

    A partir daí o Grêmio voltou a ser aquele Grêmio impetuoso dos melhores momentos do Renato (e do Roger) e fez os gols ao natural.

    Se entrar com Jael e Fernandinho contra o Lánus a gente já sabe que não vai dar certo. Espero que o Renato não seja tão teimoso a esse ponto, pois a grande diferença entre o Renato e o Roger é que as vezes demora um pouco (como na infeliz experiência de usar o Leo Moura como meia), mas o Renato sempre acaba mudando de acordo com o que o campo mostra. Diferente o Roger que ignorava o desempenho dentro de campo e tentava forçar suas ideias equivocadas esperano que magicamente dessem certo.

    Algumas verdades já estão mais que provadas: Fernandinho só rende no segundo tempo. Jael tem que ser a última opção de ataque do Grêmio. Chega a ser um crime o Beto da Silva ser preterido em nome do Jael, já deu pra ver que é muito mais jogador. E é um cheque em branco. Se tiver sequência e confirmar as virtudes que tem mostrado tem tudo para ser titular absoluto e um dos melhores atacantes em atividade no Brasil.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Deny, achei um belo treino para a Libertadores e mesmo que entramos com 8 contra 11, foi um resultado muito bom numa briga de 6 pontos contra um adversário direto pelo G4, pois o ”SE” não vai entrar contra o Lanús nas finais da Libertadores, isto é fato, amigo.

  • Marcos Lena

    Preces para que o Renato de o mesmo tempo e tenha a mesma paciência que ele tem com o Fernandinho e com o Jael para com o Everton e Beto da Silva. Renato, abandone o seu caldeirão de bruxa e pare de bruxismo. Isso vai te ferrar. Fernandinho ta numa preguiça ou ta de ruindade mesmo, pouco podemos esperar mais do que isso. Vaia ou não vai para o Jael, pouco me importa, não pode estar vestindo a mesma do Jardel, Baltazar, Andre Catimba, Alcindo.

    • Roberto Naime

      Concordo…não gosto de falar mal do grande ídolo Renato…mas tá demais…

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Geólogo, mas tu gostas do Renato ídolo ou do Renato Treinador ?????

        • Roberto Naime

          Gosto do jogador…treinador acho que ele nem é…

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Mesmo ????? Por isso que o clube está numa fase tão ruim, ou não ?????
            Geólogo, na boa, qual seria o nome certo para ter assumido o ”nosso Grêmio” em janeiro último após o Penta e onde tu achas que nós poderíamos ter chegado, ”sem o Renato” ?????

          • Roberto Naime

            Posso estar de cabeça quente…mas não consigo entender…

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            É fácil, Roberto, de cabeça fria, exclua a primeira linha e só me responda a o 2º parágrafo, pois ninguém consegue me convencer que o Grêmio estaria melhor sem Renato que eu nem acho o supra-sumo dos Treinadores, mas entendo que ele tem estrela e dá uma grande liga no Grêmio.

            Eu queria muito (de verdade) o Carlos Bianchi, Simeone ou até El Loko Bielsa para treinar o Grêmio, mas nem a Urubulândia acha que isso é possível porque dizem que no Brasil nenhum gringo pode dar certo.

          • Roberto Naime

            Não entendo quem não vê o óbvio…

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Nem eu.

          • ATÉAPÉ

            Isso vale para 99,9% dos treinadores, meu caro. Só eles veem valor em gente q imprensa e torcida não se convencem. Dudu, Pará, Oliveira, Barcos, Bastos, Leo Gago, tudo teimosia de treinador, sendo q Barcos demorou uns 18 meses prá deslanchar e aí, foi vendido. Claro q treinador acerta em algumas apostas, mas tem outras q não dá e eles teimam. Felipão era especialista nisso, escolhendo nulidades como Brian, Dodô, e um centrovante aipim q sequer lembro o nome, em sua última passagem pelo clube.

          • Rodrigo Mello

            …………………………………………..

          • GremioSempre

            Copiao pra uns acho que temos que voltar pra trás pra se tocarem ou são guri de apartamento com espinha na cara e calo nas mãos ainda , foi pra rir desse cara kkk

          • ATÉAPÉ

            Renato evoluiu muito e, embora minta q não estuda futebol, sua performance mostra o contrário. Mostra q se transformou em treinador para vôos mais altos, inclusive ambiciona a seleção pós Tite, conforme um jornalista q li.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Nico, para uma seleção que já teve Dunga duas vezes e até Falcão e Mano, eu não duvido mais, pois Renato sempre foi e será superior a esses três, ”duela a quién duela” (kkkkk).

          • GremioSempre

            putz , colorado enrrustido na area !! bom de certo é o Roth kkk , perdoai vos !!

          • Rodrigo Mello

            parafraseando ele. ………………………………………………………..O tempo todo ironizando e tirando os outros para bobo. Pior que é um homem velho pra estar de frescura.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Marcão, Fernandinho já era e Jael será a estrela do Londrina junto com Marcelo Oliveira em 2018, escreve aí.
      Mas eu acho realmente que o Londrina merece mais que isso.

  • Daniel Scherer

    Chover no molhado. Fernandinho em todo o tempo de Grêmio jogou bem umas duas partidas e fez o gol em grenal. Fora isso é um amontoado de jogadas inúteis. Mas Fernandinho tem uma enorme paciência da comissão técnica e da direção e ainda por cima não se lesiona nunca. Eu não tenho esperança que Renato mude e coloque Éverton como titular, até porque a desculpa para isso já está pronta, Éverton a maioria das vezes que começou não foi bem, Renato citou isso na entrevista.
    O jogo ontem foi apenas mais um aviso dos deuses do futebol para o Renato parar com esse que, para mim, é o seu maior erro durante o período na casamata tricolor.

    • Marcos Lena

      Tem o Jael – uns 6 jogos, zero assistência e Zero Gol – Beto da Silva minutos em campo 1 assistência 1 gol ( sendo esse gol 3 pontos) . Fernandinho idem. Ontem o Renato falou que tem que ter paciência com o Jael pq esta voltando de lesão, soltando aos pouco. Puta que pariu, e o Beto quanto tempo teve no estaleiro ? Pq não esta soltando aos poucos, pq não fala que que tem que ter paciência. Quem tem paciência com cavalo veio tipos Jael e Fernandinho e não tem com a potrada nova, não cuida do seu plantel. PQP Renato.

      • Deny Camargo

        Até o Rafael Thyere tem mais gols que o Jael.
        Jael simboliza o passado recente fracassado do Grêmio dos 15 anos sem títulos
        Beto da Silva simboliza o presente vencedor.
        Chegou a hora do clube escolher que caminho quer seguir….

      • Daniel Scherer

        A questão do Jael e do Fernandinho tem uma explicação. Jael foi contratação pedida pelo Renato e Fernandinho o Renato pediu para manter, a direção queria emprestar. Então o pai da criança vai insistir até o fim com os dois, Jael tivemos a sorte de ter se machucado, senão…
        A questão é que cabeça de treinador é uma soberba absoluta, e não é o Renato, é qualquer um (Roger não tinha os bruxos também? E o Felipão? E o Luxa?). Então vamos ter que ganhar com Fernandinho e Jael, salvo Renato abrir os olhos.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Prezado Daniel, é evidente que eu & nação Tricolor detestamos o Jael, mas só para relembrar que o Renato pediu um atacante ”fazedor de gols” para 2017, e ainda antes de sair, o Adalberto Preiss no mês de dezembro 2016 ”tentou o Bárrios” que o Palmeiras não quis liberar.

          Aí, Odorico assumiu e deu uma entrevista falando na austeridade financeira e Renato disse na época que ”se fosse” esse o problema, então ele indicaria Jael, o cruel que vinha por 80 mil mensais e o Odorico foi lá e trouxe o cara do Joinville da série C.

          Como Jael estourou o joelho 35 dias depois, o Bolzan ”abriu o cofre” (foi isso que ele disse na época) e ”convenceu” o caríssimo Bárrios a vir por 350 mil dos 980 que ele ganhava entre salários e luvas no Palmeiras onde o Gabriel Jesus o colocou no banco por ter ”muito talento”, lembras disso ?????

          Bem, para resumir, eu entendo que estão ”tentando” fazer o cruel se valorizar um pouquinho e se livrar dele, só pode ser isso, mas me espanta muito mesmo que mesmo assim não somos o 13º do Brasileiro e nem caímos nas oitavas da Libertadores conforme escreveram por aqui durante este ano de 2017. Abraço.

          • Marcos Lena

            Bah – valorizar o Cruel, ??? mas de que jeito. Ele não vale nada, visto que estava no JEC serie C
            C.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Foi exatamente isso que escrevi, Marcão, ele não vale o salário baixo de 80 mil.

          • Marcos Lena

            copiado heheheh

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Valeu ….. e o teu Londrina, amigo, o que houve ????? Não gosta da ELITE ?????

          • Marcos Lena

            Eu odeio o Londrina – entregou 6 pts para eles. Alem do mais não tem torcida: 30% corintiano, 25 palmeirense, 20 São Paulino, 20 santista, 5% de torcedor do Londrina + eu e uns 3 mil gremistas

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            É brabo, e isso que tua cidade aí é dos polos financeiros do estado do PR, e poderia muito bem estar com um time com estrutura bem maior, hein !!!!! O Malucelli ainda está à frente do futebol do LEC, ou já pulou ” de la Barca” ?????

          • Marcos Lena

            continua. so pra ter uma ideia, os craques do time; Germano e Negueba – hahahahah

          • Marcos Lena

            esqueci, tem um cara aqui que é do Palmeiras – Arhur – mais baixo que o Ramiro, mas podem pedir ai para contratar, é muito bom de bola. meia atacante

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            O Romildo já disse que ele está no ”Radar” do clube. O cara é bom mesmo ?????

          • Marcos Lena

            sim, muito habilidoso, muitas assistencias.

          • ATÉAPÉ

            Mas se pertence ao Porco vai ser difícil tirar. Talvez por empréstimo.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Putz ….. Negueba ….. agora tu fez eu lembrar do Roger Guardiola Machado que pediu esse cara e Renato teve que engolir o Jael, pois ele pediu Suarez, Cavani, Lewandowsky ou Bárrios (kkkkk).

          • ATÉAPÉ

            Até o nome desvaloriza o cara… Negueba…

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Pois é, o Roger trouxe Willian Schuster, Bruno Grassi, Negueba, não chegou em nenhuma das competições que disputou, não ganhou Taça, e tem gente criticando o Renato ….. Oremos !!!!!

          • ATÉAPÉ

            Ele ganha R$ 80 mil?? Vou comer o meu diploma depois dessa.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Não esqueça que D’Alessandro ganha um milhão e joga menos que Jael (kkkkk).

          • Heraldo

            Milhão de dólares

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            O salário do fala fina é 3.3 mi dólares anuais desde 2013 e como esta forte moeda chegou a valer R$ 4.25 = R$ 14.1 milhões/ano e isso ‘/. 12 = R$ 1.18 milhões/mês pra ganhar gauchinho amestrado pelos árbitros do conselheiro Noveletto nos últimos 8 anos.

            O inferno da segunda divisão não foi por acaso e com a volta de todos os jogadores ”emprestados” agora em janeiro somados que não quiseram ficar nessa barca, e acrescente a este elenco e time podre que eles tem aí, os problemas ”nem começaram” ainda.
            Aguardemos, esta gangorra vai longe ainda, Heraldo.

          • Daniel Scherer

            Copião. Querendo ou não foi Renato que indicou, se foi uma brincadeira deveria impedir o Ico de fazer esta loucura.. É um erro dele. Isso não tira todos os outros méritos, que são muitos. Para mim o problema nem é o Jael, pois este só jogará se Barrios estiver machucado, problema mesmo e, batendo sempre na mesma tecla, o maior erro do Renato é o Fernandinho.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Sim, a indicação foi por austeridade, foi o que eu disse, por isso acho que em 2018 não teremos Fernandinho, Jael e Marcelo Oliveira no grupo, eu aposto nisso, embora tenha sérias dúvidas se Renato também fique.

          • Marcos Lena

            Oraremos e pediremos que se concretize sua professia

        • Marcos Lena

          eu penso exatamente com vc Daniel. Pela entrevista ao final do jogo, não foi pelo fato de os caras entrem e fazer os gols que ganhamos, e sim pela pressão exercida, ou seja, jogou aguua fria nos moleques, e vai continuar com a duas nabas. Vc vai ver no jogo contra o Lanus, quanto vamos sofre para fazer gol na Arena se mantiver esses caras. Pois o Fernandinho vai jogar.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Esquece, Marcão, o ataque será Bárrios e Éverton nas finais da Libertadores.

      • Heraldo

        Tem o gol do Ramiro contra o coxa

        • Marcos Lena

          Heraldo – foi mais uma trupicada do Jael do que uma assistência. Tu acha que ele queria dar a assistência mesmo ?

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Lógico que não (kkkkk).

    • Ricardo

      Eu dou um desconto pro Fernandinho porque acho que ele está do lado errado. Pela esquerda, é só marcar a ida pra linha de fundo que ele volta e passa a bola pros volantes ou zagueiros. Ele não tem a explosão necessária pra fazer a função de saída rápida em velocidade, além de segurar demais a bola. O Everton é bem melhor pra isso. Só que pela direita ele é um jogador perigoso, porque tem a opção de cruzar e chutar no momento que corta pro meio. Nunca entendi por que o Renato não troca ele e o Ramiro de lado…

      • Daniel Scherer

        Acho que porque vai dar no mesmo Ricardo, botar o Ramiro na esquerda ele afunda. Ai continuamos com 10 em campo. Mas eu sinceramente não vejo e nunca vi futebol no Fernandinho que justificasse ele como titular, no máximo um terceira opção no banco. Acho que Fernandinho seria peça chave no Atlético PR, no Coritiba, no Vitória, times deste padrão.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Daniel, em algum momento eu li por aqui que o Fernandinho poderia ser ”testado” na lateral esquerda pela forma como ele ajuda a recompor o lado, e lembro do Junior do Flamengo que era volante e se tornou um grande ala do lado esquerdo naquele timaço da era Zico, o que achas disso, será que daria certo ?????

          • Daniel Scherer

            Não creio. Acho que isso pode funcionar com um jovem, que está buscando espaço, não com um medalhão já com o bolso forrado e sem mais nenhuma ambição na carreira, qual a motivação do Fernandinho em querer se adaptar a uma posição diferente?

  • Roberto Naime

    O Fernandinho e o Jael não lustram a chuteira do Everton ou do Beto da Silva….só não ve quem não quer…

  • wilson santos

    Jogadores jovens precisam ralar mais pra ter as mesmas oportunidades dos cascudos.
    Everton e Beto deveriam jogar mais vezes nos lugares de Nandinho e Jael.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Entendo que a perda na disputa direta com Pedro Rocha desde 2016 fez o Éverton ”acordar” e mesmo que ele não entre bem nunca quando inicia um jogo, corre sério risco de ser ultrapassado agora pelo Beto da Silva, senão, vai perder esta parada também e aí, não será culpa do Treinador, mas o Fernandinho não deve ficar em 2018, graças à Deus.

  • Rezende

    A questão que sobrou de ontem foi:
    Quando o Renato vai parar de FORÇAR A BARRA para impor o seu PEIXE FERNANDINHO e vai colocar o Everton no lugar do Pedro Rocha ???

    Entrar com três PEIXES ao mesmo tempo contra o Flamengo foi um ato da mais pura insanidade (ou genialidade?) do Renato…

    Não tem meia-medida ou o Renato é um burro-paneleiro-teimoso ou é um-gênio-dissimulado-discípulo de Sun Tzu!

    Aquela faixa de campo onde vicejaram Marcelo Oliveira, Fernandinho pelo nosso lado e Pará e um Zé Mané rubro negro não identificado foi um verdadeiro TERROR futebolístico e onde SE DECIDIU a partida ontem…

    Cabe ressaltar que mesmo depois do 3 x 1 o Grêmio AINDA correu grandes PERIGOS no tráfego PESADO da Avenida Oliveira. Se não fosse a ESPETACULAR partida de Kannemann segundado, ONTEM, por Pedro Geromel não seria fora de possibilidade o empate ao final.

    QUE ANO, duas derrotas sobre o Flamengo no Brasileiro!
    Isso é de lavar a ALMA GREMISTA depois de alguns anos seguidos de derrotas e perdas de pontos incompreensíveis para seguidos times pífios do Flamengo (com e sem dentuço).

    E para fechar, mais uma vez, quando a coisa aperta para o Timão na Primeira Divisão…
    O “apito amigo” FGF corre em socorro do favorito da CBF-GLOBO:
    1) Primeiro gol IMPEDIDO;
    2) Terceiro Gol penalti INEXISTENTE;
    3) Gabriel INVADE o campo sem autorização e o “craque” Darronco não aplica um cartão AMARELO óbvio(segundo) e evita a expulsão de um “companheiro”;

    Futebol as vezes é muito enjoativo… Dá embrulhos no estômago…
    Curínthians é o LEGÍTIMO Campeão CBF do Apito…

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Gilberto !!!!!

      Marcelo Grohe, Edilson, Geromel, Kannemann e Cortêz.
      Michel (Jailson), Ramiro, Arthur, Luan, Bárrios e Éverton.

      Está provado que esse é nosso melhor time no momento e Renato com sua sabedoria e genialidade também sabe disso e veremos porque ele insiste tanto com Fernandinho que nem renovou contrato para 2018, pois não deve ficar no Grêmio jogando essa bolinha de sagu aí.

      Gilberto, só um gênio entra com 08 contra 11 para enfrentar o Flamengo e empata de 0x0 (1º tempo).
      Gilberto, só um gênio entra com 10 contra 11 para enfrentar o Flamengo e ganha por 3×1 (2º tempo).

      Concordo contigo, Fernandinho já era, o Renato só deve estar brincando com a Urubulândia, deve ser isso.

      • Rezende

        http://www.futebol.com/estatisticas-flamengo-x-gremio-9770-9769.html

        Não são só derrotas são alguns empates contra times pífios do Flamengo…

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Gilberto, neste mesmo Link aí, os números são à favor do Grêmio, véio. Reveja.
          Nunca esqueça que o Flamengo é um time grande, de ponta, protegido da poderosa Globo, tem um apelo popular enorme e nas estatísticas o Grêmio leva ampla vantagem.

          • Rezende

            Embora no TOTAL a vitória seja gremista, as derrotas ou empates foram em geral injustas e inoportunas…
            Mais que Gremista como nascido no RJ sou antes de TUDO um anti-urubu xiita… he he

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Bah, achei que tivesse nascido em Rio Grande, ou só moras por aí ?????

          • Rezende

            Exatamente radiquei-me por cá, estou por aqui desde 1989 quando a Marinha do Brasil me arrastou para estas bandas, larguei a vida de milico, casei com uma gaúcha e embora continue sendo TRICOLOR troquei o grená pelo azul e o verde pelo preto no manto…
            E o Renato Gaúcho é figura já conhecida da minha encarnação futebolística ANTERIOR…
            HE HE…

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Tricolor das laranjeiras e tricolor nos pampas ….. legal.

    • ATÉAPÉ

      Rezende, esqueceu de revisar, rs. São duas VITÓRIAS sobre os urubus este ano.

      • Rezende

        É verdade foi a emoção… DUAS DERROTAS DELES…

  • Heraldo

    Entrevista do geromel foi perfeita.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Também gostei, sempre bem ponderado.

      • ATÉAPÉ

        Cabeça e alma de capitão, honrando Adilson, Mauro Galvão, De Leon e outros do mesmo quilate.

    • GremioSempre

      Só com um grupo fechado se pode o capitão dar esta declaração, este é o capitão do Grêmio se é que me entendem …..

  • Rezende

    Só para INFORMAÇÃO:

    Sábado para Domingo, surpreendentemente o Wydad Casablanca devolveu, fora de casa, o 1 x 0 sofrido em casa (Marrocos) contra o Al Alhy do Egito.

    Na disputa de Pênaltis o Wydad Casablanca se sagrou campeão Africano de 2017, fora de casa, vencendo por 5 a 4.

    Dia 9 de DEZEMBRO Wydad Casablanca do Marrocos e o Pachuca do México disputarão o direito de ser o adversário do Campeão da COMENBOL no Mundial de Clubes em Abu Dabi…

    Passando o Lanús, quem será o próximo a enfrentará o tricolor???

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Muito bem, dia 12/12/2017 Grêmio x Pachuca em Al Ain, que tal ?????

      • Rezende

        Sei não, no mesmo dia 4 (Sábado) o Pachuca PERDEU em casa para o Querétaro (ex-clube do Traíra Dentuço) de (0 x 1) e está em 12° lugar no Mexicanão de 18 times…

        http://www.resultados.com/futebol/mexico/liga-mx/

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Vai ver o Treinador deles andou ”poupando” alguns titulares (kkkkk).
          Acho que no final de temporada, com possibilidade de Mundial, os caras que já não tem chance de título dão uma ”aliviada”.

    • Rezende

      Só para esclarecer o Wydad Casablanca é o COLORADO rival do Raja Casablanca (Verde) que é o “Mazembe” do Atlético-MG no Mundial de Clubes em 2013…

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Grande Ilgo !!!!!

    Marcelo Grohe, Edilson, Geromel, Kannemann e Cortêz.
    Michel (Jailson), Ramiro, Arthur, Luan, Bárrios e Éverton.

    Amigos Gremistas, está provado que esse é nosso melhor time no momento e Renato com sua sabedoria e espertalhão também sabe disso e ain da vamos ficar sabendo porque ele insiste tanto com Fernandinho que nem renovou contrato para 2018, pois não deve ficar no Grêmio jogando essa bolinha de sagu aí (espero).

    No 1º tempo zapeamos o jogo e com mais um nana nenê, entramos com 9 jogadores e não jogamos bem, porém, no intervalo o Renato mexeu com os caras e voltamos melhor onde o gol deles saiu de uma falha do Fernandinho, mas aos 22 entraram Éverton e Beto da Silva e aos 26 estávamos virando o jogo com dois gols de Cebolinha, o novo titular do ataque do Grêmio Grande do Sul (espero).

    Foi uma vitória convincente sobre o Flamengo, um adversário direto no G4, e seguimos treinando e rumo ao Tri da América em 2017, pois tudo indica que o trabalho está sendo feito para isso (espero).

    • ATÉAPÉ

      Tbém não quero Fernandinho em 2018. O custo benefício é ruim. Já a diretoria e Renato, se ele baixar a pedida na renovação, não dá prá duvidar.

      • Lucio

        Acho que a diretoria não quer renovar também, esse discurso adotado é o tipo de discurso politicamente correto, só para não esculhambar com vestiário antes da decisão, ninguém em sã consciência renovaria com um jogador improdutivo como o Fernandinho para mais um temporada, apesar de terem feito isto com o M.O ano passado, acho que este ano não caem no mesmo erro.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Lucio, concordo contigo e esse discurso vai de encontro ao que andei sabendo pelos bastidores a 30 dias, e por isso, ainda penso que em 2018 o Renato não fica no Grêmio porque existem várias sondagens de clubes grandes e de ponta, e, caso ganhe a Libertadores e Mundial, vai pedir um milhão pra ficar sabendo que isso é impossível de acontecer mesmo com o Arroz Prato Fino pagando a metade conforme já andou prometendo ”pelos corredores”, pois não podem divulgar.

          Como vai fechar dezembro 2017 com 16 meses de bons serviços prestados ao clube ”outra vez” e com saudades do futevôlei, entendo que Renato sabe que Abel ganha ”750 kg de Mignon” no Fluminense, não vai pedir menos que isso, e com o Tri da América e o Bi Mundial, o Grêmio terá a obrigação de montar um elenco bem melhor para o futuro, e ele sabe disso além de deixar as portas sempre abertas ao futuro para desespero da Urubulândia. Pense nisso.

          Mas o discurso do politicamente neste momento é necessário e bem oportuno para que não atrapalhe a concentração e o rumo das finais da Libertadores.

          • Heraldo

            Times de ponta? Curintia ou lanus.

          • gremiocampeaomundial

            Fluminense não paga isso nem a pau. Eu diria que, hoje, o Fluminense é disparado o clube com situação mais periclitante entre os 13.

            Mas que o Renato valorizou, é fato. Por isso falo que não adianta querer relativizar a competência do olho clínico no ato de lapidar. A verdade é que dinheiro não cai do céu e poderíamos renovar por uma fábula e fracassar.

            O futebol é a alma do Grêmio. Se não tiver alguém para pensar isso lá dentro, com excelência, vamos virar outro Palmeiras/Flamengo, com zilhões de investimento e sem ganhar nada. Com o agravante de nem podermos gastar o que eles gastam, pra começar.

            Acho que substituir o Renato caso não se chegue a um acordo será a prova de fogo pro Odorico Román. É nessas horas que separamos o feijão-com-arroz do caviar em busca do próximo Fábio Koff.

            Eu ainda tentaria desaposentar o Bianchi, que dificilmente faria uma pedida muito surreal. Felipão quer treinar seleção ou clube europeu, e pediria mais que o Renato, mas o Bianchi tem a idade dele.

            Se quiser uma alternativa bem óbvia, simples, imediata e sem rejeição, inclusive com bastante apoio da torcida, recontrata o Espinosa.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Amigo, sobre o Abel a informação foi da Fox Sports e Esporte Interativo e lembre-se que existe no Flamengo uma corrente contra Rueda e à favor de Renato que está valorizado, o Palmeiras e Santos estão sem treinador, se o Corinthians perder este Brasileiro o Carille não fica, e muitas sondagens já aconteceram mais de uma vez, acho isso normal.

            É evidente que ”em caso” do Tri da América e do Bi Mundial os valores vão se elevar mais ainda em todos os lados das negociações de quem fica e de quem chega.

            O Bianchi é uma vontade que tenho a 10 anos, mas ”quase” impossível, porém, esta tua ”óbvia” alternativa aí do Espinosa seria drástica, pois com todo o respeito a ele pelo ano de 1983, nunca foi treinador de futebol porque não existe histórico na carreira, e 1989 no Botafogo foi um ano de bruxismo onde até o Garrincha ”via túmulo” em Pau Grande-RJ ganharia aquele título.

            Amigo, o percurso do Espinosa de 34 anos é tremendamente sofrível por onde quer que tenha passado, é só pesquisar, muito folclore, teoria, discurso e palestra, mas na prática, é zero.

  • wilson santos

    Vejo muitos torcedores justificando que Everton não vai bem quando é titular.
    Sobre isso, temos que avaliar o seguinte:

    Entre os titulares, ele geralmente foi aproveitado enfiado no meio da zaga, no lugar de Barrios, isso prejudicou seu desempenho. Após a chegada de Jael ele não jogou mais ali.

    Quando iniciou jogando de atacante pelos lados, onde rende mais, foi no time reserva, isso também pesa em seu desfavor. Jogar nos titulares ao lado de Arthur, Luan e Barrios é bem diferente de jogar ao lado de Kaio, Jael e Fernandinho.

    • Ricardo

      Isso. E o Fernandinho virou titular da esquerda pelas boas atuações na direita, enquanto o Everton sofria pelo meio.

  • Heraldo

    Lendo os comentários fui rever o resultado do jogo de ontem e não é que o GRÊMIO ganhou! Vocês querendo me enganar. Li num blog que os urubulinos e maria Maricota estão na espreita de uma derrota,hummmm!! Será?

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Mas isso aí é o óbvio, Heraldo (kkkkk) ….. e tu esperava o que vindo ”do lado de lá” ?????
      Cara, daqui a pouco entra um Urubu aqui e te chama de Fake do Copião do Tudo, pois na cabecinha deles existem mais de 20 só aqui no Blog do Ilgo porque pensam mesma coisa ….. Oremos ….. !!!!!

    • Rodrigo Mello

      Não tenha dúvida disso. Se perdermos a final (bate na mesa), tem que sumir para o Congo, porque eles virão sedentos por vingança.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Tenente, eles só aparecem nas derrotas ou desclassificações para defender suas ”teses”, pois dizem aí que tem até um endereço próprio para isso nas redes sociais.
        Eu prefiro saudar o bom trabalho e ótima gestão atual do Presidente e Diretoria do clube desde que o gorduxo Romildo Bolzan chegou, pois 15 anos para mim, foi demais.
        Siga la pelota ….. Oremos ….. !!!!!

  • HENRIQUE MARTINS

    De acordo.
    Everton precisa sair jogando.
    Ramiro está deixando a desejar há muitos jogos já.
    Renato precisa escalar quem está em melhor momento.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    O CONTRATO DO LUAN

    O vice de futebol do Grêmio Odorico Roman ao ser perguntado sobre a renovação de contratos dos jogadores, disse na entrevista coletiva após o jogo com vitória de virada de 3×1 sobre o Flamengo que soube que tinha gente em seu prédio torcendo para Luan não renovar com o Grêmio.

    Como um certo babaca e boboca Papoula & Pipoca Olivier disse recentemente que à respeito desse assunto sentia um certo ”cheiro de Ronaldinho no ar” e tinha até alguns urubus críticos desta gestão administrativa do Grêmio que entraram nessa onda por aqui, eu acho que o Odorico mora no ”prédio” da IVI da RBS da Ypiranga.

    Mas a urubulândia que dizia que o jogador iria sair ”de graça” porque esta gestão ”está dormindo” não se manifestou mais sobre esse assunto desde o dia do jogo de volta com o barcelona na Arena do Grêmio …..

    ….. que pena, acho que isso daria um ótimo debate neste momento de montagem da base para 2018 onde já temos bons jogadores como goleiros, lateral direito e esquerdo, zagueiro central, quarto zagueiro, volantes e meias, os atacantes Éverton e Beto da Silva além das voltas de Maicon e Douglas(?) mais as boas promessas como Jean Pyerre, Patrick, Dionathan, as voltas de Lima do Ceará e Guilherme do Botafogo e outras contratações prometidas para o elenco e time em 2018.

    Pois é, depois de Fernando, Alex Telles, Wendel, Wallace, Pedro Rocha que já se foram, mais dois cheques em branco como Luan e Arthur além dos três citados mais acima, ainda assim existe uma falácia por aqui que o Grêmio não se preocupa com a base.

    Haja Bardahl B12 aqui no Texas, é dose, e a urubulândia ”de tocaia” ….. Oremos !!!!!

    • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

      Sábias palavras, meu amigo Copião. O Grêmio está trilhando um caminho primoroso para a consolidação de um projeto bem fundamentado, de longo prazo. Veja os clubes que iniciaram esse tipo de trabalho. Muitos deles tiveram um hiato de alguns anos para se estruturar e apostar nos jovens. Depois de algum tempo, vieram os frutos: grandes títulos, convocações para a seleção e vendas lucrativas para o clube e para o jogador.

      Por isso, no ano passado, eu defendia que tivéssemos muita paciência com nossos garotos. Não eram poucos os que iam na Arena e vaiavam o Pedro Rocha e o Wallace a cada erro em campo. Nas jornadas esportivas, muitas eram as manifestações de torcedores impacientes pedindo a saída desses dois jogadores.
      No entanto, muitos esquecem que a construção de um time depende de treino e continuidade (como em qualquer outra profissão). Note que o próprio Barcelona, que apostou nesta estratégia, levou em torno de seis anos para se tornar a força que vimos nos últimos anos.

      Meu ponto, em particular, sempre foi a esfera comportamental. Acredito que este ponto compromete o rendimento da equipe, mesmo que seja vindo de um único jogador. Na minha humilde opinião, o Luan estava precisando de melhor aconselhamento, naquele momento. Veja o exemplo do próprio Wallace. Após deixar o Grêmio, acabou esquecido em um clube que brigava para não cair. E isso que o Tite o havia aconselhado sobre este assunto. Nas palavras do treinador da seleção: “você quer ser convocado? Então joga pelo seu clube”. Daí para diante, sabemos a história.

      Acredito no projeto do Grêmio, independentemente de ganharmos títulos ou não. Uma base forte se monta com tempo. É preciso que haja apoio e espaço para que um trabalho bem feito possa ser efetivado. Caso contrário, voltaremos ao final dos anos 1990, quando cada ano era um time diferente e não ganhamos nada.

      Vamos dando “um passo de cada vez”. Sabemos que muitos gremistas e a IVI não apoiam o que a direção está fazendo, pois vivem na política do imediatismo, do curto prazo. Todavia, precisamos ter foco em um horizonte maior. Caso contrário, começaremos a achar que ganhar a Copa do Brasil é um inferno e estar na série B é o verdadeiro privilégio, já que esta é uma competição “charmosa”, fácil de ser campeão com “15 pontos de distância do 2º colocado”.

      É difícil ser gremista no Texas.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Márcio, sou taxado aqui de chapa branca, oficialista e ”otras cozitas” e nem sei porque esses caras se irritam tanto comigo, pois não sou e nem apoio nenhuma ala politica dentro do clube, mas lembro das promessas do Presidente Romildo Bolzan ainda na campanha da 1ª gestão que ele iniciou em dezembro de 2014 e vem cumprindo rigorosamente o falava e prometia.

        Ele disse que estava assumindo o clube para eliminar os cascudos caros, renegociar as dívidas, aumentar a credibilidade da marca Grêmio, quitar as pendengas antigas desde Rodrigo mendes/2001, montar uma estrutura e isso leva um tempo, valorizar a base, dar oportunidades aos garotos, aumentar os ativos, baixar a folha de 13,1 para 5,5 milhões, montar um time dentro dessa perspectiva, quitar os atrasados de imagens de 60 dias de 6 ou 8 medalhões (Barcos, Zé Roberto, Elano, Moreno e mais outros 4 abriram mão das imagens para não atrasar salários de funcionários e outros atletas) dia 21/01/2015 e fez isso com antecedência dia 09/01 conquistando a confiança de quem ficou, rever contratos e renegociar bons patrocínios e cotas de TV, e ”se possível”, conquistar um grande título ainda em 2016 dentro de 2 anos mesmo que o projeto disso era para à partir de 2017 e tudo isso aconteceu além de que internamente ele trabalha incessantemente para ”re-união” das alas politicas do clube.

        Porra, meu prezado amigo, como não apoiar e acreditar numa gestão dessa analisando ”tudo” o que o clube vinha passando desde a saída da ISL em 1999 e 2000 que culminou com mais um triste rebaixamento em 2004, perda de vários ativos e aumento de um grande rombo que hoje é muito menor, onde temos muito mais credibilidade, visibilidade e capacidade de reação com receitas que estão aumentando cada vez mais e o time respondendo com boas e ótimas campanhas no percurso.

        Ah, mas tudo isso é obrigação de um gestor: concordo, então, eu sou um chapa-branca que apoia esta gestão atual, pois desde José Alberto Guerreiro em 1999 não havia um planejamento que desse à torcida uma confiança no rumo & percurso à ser seguido até 2013 quando tudo ”recomeçou” e hoje estamos na final da Libertadores da América que por acidente ”até” pode não vir, mas é o foco. Abraço.

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          Meu amigo Copião, para alguns, bom mesmo é passar credibilidade falsificando PDFs, evitando jogar usando a muleta da “tragédia particular” e vivendo imersos na bolha onde “o problema são os outros”.
          Reforço: é difícil ser gremista no Texas. Oremos…

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Tens razão, eu fico imaginando essa gangorra com esse histórico atual se fosse ”ao contrário”, pois lembro que em 2015 a IVI bradava, postava, falava e alardeava todos os dias que o BBinter estava numa grande fase, numa Libertadores de ”gigantes” e caiu, PASME, diante do Tigres do México numa semi-final cuja vitória no jogo de ida foi pelo apito amigo …..

            ….. mas eles se esquecem que temos memória e tudo começou em abril daquele ano com os dois dedinhos que o Fabrício mandou à torcida e fugiu de campo numa noite de ”acobertado & maquiado” racismo no Circo remendado e terminou em agosto com a SURRA DE CINCO na Arena do Grêmio e se confirmou em novembro com aqueles 4 casos de DOPING do Nilton, Wellington Martins e do goleiro Jackson que fizeram o D’Alessandro fugir rapidamente, e pular de ”La Barca” para ir ”respirar” na Argentina jogando no time do coração onde passou um ano na reserva.

            Pois é ….. essa minha memória ….. que fase ….. que gangorra ….. que ano ….. Oremos ….. !!!!!

          • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

            Meu amigo Copião, a IVI sofre de amnésia crônica. Alias, essa é uma marca de todos os vermelhos que rapidamente esquecem que, até bem pouco tempo, tudo que vinha da FIFA era lindo, era sacramentado. Agora (que engraçado), a tal entidade máxima do futebol é malvada, corrupta e, portanto, não vale um centavo da moeda da Lapônia.

            Até pouco tempo, o tal do Gordiola era o maior técnico do Brasil. Acho muito estranho que isso tenha sido esquecido e, de uns dias para cá, a IVI o esteja demitindo.

            Falando nisso, a IVI vive da ostentação do “1º lugar na B”, mas esquecem que o Binter “descolou” 12 pontos de forma irregular, sendo três ajudados pelo apito amigo e um ajudado pelo Brasil de Pelotas naquele jogo que nunca acabará (parafraseando nosso amigo RW).
            O que seria o tal “campeão de tudo” sem estes 12 pontos? Sem seis pontos a crise já estaria instalada e seria o apocalipse no Texas.

            Por conta dessas e outras coisas que podemos afirmar, categoricamente, que os vermelhos sofrem de falta de memória aguda – o que, pelo visto, não tem cura.

            Oremos amigo, oremos… hahahahahah

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            O pior disso é que afeta até alguns Gremistas, mas eles teimam que isso é ”ajuda” ao clube.

    • Deny Camargo

      O grande problema do Grêmio nesses 15 anos fracassados era que todo ano praticamente formava um time novo. O grande acerto do Romildo foi justamente manter uma base de time, apostar nos jovens, e manter uma política financeira austera independente dos resultados.

      Eu sempre defendi que entre apostar num veterano duvidoso e num guri que se aposte num guri, porque além de custar menos mesmo que não dê certo tu ainda consegue vender e fazer dinheiro como no caso do “Leandro CNH”. Se dá certo tu tem um cheque em branco.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Deny, imagine quando o Grêmio assumir a gestão da Arena, pois já se passaram 5 dos 20 anos de contrato e este assunto ainda pode ser resolvido à qualquer momento.

        Sinceramente, acho que é isso somado a força e capacidade de nossa grande e apaixonada torcida que faz a IVI lutar bravamente todos os dias ”negativando” todos os assuntos do Grêmio e no lado vermelho é tudo ”positivo”, perfeito, lindo, maravilhoso, sem crises e sempre TUDO muito ”protegido”.

        Sempre entendi que a marca Grêmio é realmente muito forte e parece que todas as mídias no Brasil sabem disso e não dão o verdadeiro valor que essa força possa representar num futuro próximo. Sigo sempre confiante no futuro desde 1981 quando me associei mediante uma promessa por um título do Brasileirão.

  • gremiocampeaomundial

    https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/com-moral-gremio-e-alvo-de-perguntas-de-messi-e-suarez-no-barca-revela-paulinho.ghtml

    Ô louco…

    Em 2010 o Pelé elogiou o trabalho recente dos morangos antes da final da LA “até porque o Grêmio sempre foi mais conhecido”…

    Agora o Suárez e o Messi perguntando de nós… talvez interessados em quem possa melar a festa dos Merengues…

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Bah, vai ter urubu agonizando por aí, véio, pois falar na Europa, no Barcelona que o Grêmio faz um ótimo trabalho no Brasil é para aumentar mais ainda a ojeriza que sentem contra tudo e contra todos aqui no clube.

    • Ricardo Gomes

      Nós vamo ser campeão do mundo, nós vamo acabá com o planeta, nós vamos m…kkkkkkk