A grande lição do 1º tempo em Caxias

O melhor do jogo ontem em Caxias foi a lição que o técnico Roger pode tirar do que aconteceu, e o que aconteceu a imensa maioria dos gremistas já antecipava: um trio de volantes para enfrentar o Brasil na abertura de um Gauchão é uma demasia.

Pra quem prepara um time para disputar a Libertadores não é apenas uma demasia, é uma perda lamentável de tempo. É também um conceito de futebol que não combina com o Roger que conhecemos após a saída de Felipão.

Esse jogo contra o Brasil, pra mim é quase um jogo-treino já que o foco, o objetivo, a obsessão de todos os gremistas que eu conheço, é vencer a Libertadores. Não disputar, vencer, pra ficar bem claro.

Era mais uma oportunidade para testar alternativas, novas possibilidades. Essa de escalar Edinho quase que como um meia é o que eu chamo de invenção. Roger deve ter seus motivos, porque se trata de um treinador capacitado. Mas é um treinador, e os treinadores costumam fazer dessas coisas. Lembro aqui o RG, o Douglas Costa, o Anderson, entre outros. 

São treinadorices que eles costumam impor a nós ‘leigos’.

O mais razoável, o mais sensato e mais útil seria começar um dos guris para compor a linha meia-atacante.

Lincoln seria o mais indicado. Talvez o Tontini, ou mesmo o Pedro Rocha, que acabou entrando no intervalo, numa correção de rumo de Roger.

O guri entrou no lugar de Edinho, que até foi bem dentro de suas limitações técnicas e táticas.

O primeiro tempo, então, provou o que a gente já sabia: o papel de Giuliano não pode ser exercido por um volante.

Espero que Roger tenha se convencido disso. Mas desconfio que não. Roger, lembrando, colocou Ramiro no lugar de Giuliano; Ramiro lesionou-se e ele colocou Moisés; e agora veio com Edinho pra cima de mim. Três volantes em sequência. Temo que ele possa insistir. Portanto, o negócio é torcer para que Giuliano esteja em plenas condições de enfrentar o Toluca.

Sem Edinho e com Pedro Rocha o Grêmio foi outro time. Até ali apenas Luan e Maicon – mesmo batendo cabeça com Edinho – jogavam realmente bem. Luan, inclusive, marcando o gol de empate após jogada com Maicon, este um volante inteligente e de boa técnica.

Luan ficou ainda melhor no segundo tempo. Aos 2 minutos, ele cruzou na medida para Everton fazer 2 a 1. Foi uma bela jogada de Luan. Grande jogada também foi a de Maicon, que encontrou Pedro Rocha livre para afundar a rede com um chute que foi uma execução do goleiro Martini.

COTAÇÃO

Grohe vacilou no gol do Brasil. Mas pior foi o sistema defensivo como um todo. O atacante fazer o gol com os pés dentro da pequena área numa cobrança de escanteio é uma várzea. Wallace ficou parado, olhando. 

Wallace Oliveira mostrou bom futebol. Leva jeito pra animador de auditório também. É um jogador com potencial pra crescer e se afirmar.

Geromel muito bem. 

Kadu bem na marcação, com direito a uma grande jogada ofensiva, que deixou Pedro Rocha em condições de ampliar.

Marcelo Oliveira, alguns grandes lances de ataque. Eficiente na marcação.

Wallace eficiente como sempre.

Maicon deu duas ótimas assistências. Ainda não está 100% fisicamente, mas ainda assim foi mais competente que Douglas na hora de colocar o atacante na cara do gol.

Douglas joga em outro ritmo. Está em outra ‘vibe’. Difícil entender por que Roger não colocou Lincoln na metade do segundo tempo. 

Éverton é um bom atacante, já mostrou isso. É boa alternativa para um titular que ainda não existe no clube.

Luan o melhor do time.

Pedro Rocha entrou bem, movimentação intensa. Boa alternativa, nada além disso.

Moisés de futebol discreto, mas aplicado. Jogador de grupo.

Ah, já ia esquecendo. Tem o Bobô que… Melhor esquecer.

Se gostou, compartilhe!

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Acho que o resultado foi melhor que a atuação. Grêmio só não teve mais dificuldades porque o Brasil não tem ataque. Essa história dos 3 volantes tá entalada na minha goela. Muito me admira um treinador que julgamos moderno cometer uma aberração dessas. Sem falar no pança de égua prênhe se arrastar em campo por 90 e poucos minutos sem que ao menos o técnico faça menção de tirá-lo de campo. Moises e Edinho não tem culpa alguma, pois só entraram porque alguém os escalou.
    Pedro Rocha é muito bom jogador mas peca nas conclusões. Isso é treinamento. Se não melhorar será mais um jogador comum a vagar pelos clubes.
    O lateral novo achei bem meia boca. Vou esperar até metade de março, como sempre faço, assim como o Kadu.
    Realmente Roger parece mostrar que não sabia porque ganhava no primeiro semestre do ano passado. Futebol envolvente, de velocidade e deslocamentos rápidos, enlouquecendo o sistema de marcação dos outros times.
    Por fim, novamente entra aquele que nada faz mas é o primeiro a ser lembrado: Bobô… Bruxo do presidente e, pelo jeito, do técnico.
    Me surpreendeu o Fernandinho não estar nem no banco…
    Faço essas críticas numa vitória para não parecer oportunista numa derrota…

    • Alexandre Sanz

      Perfeito, so que eu acho que o Roger, ta convicto em escalar 3 volantes no Mexico, por isso vem treinando esse sistema, essa e a sensaçao

      • Ilgo Wink

        O RW vai ficar louco: é a ideia do pontinho fora

      • Walter Luis Borba

        Alexandre,
        Não acredito que seja convicção do Roger ao escalar 3 volantes.
        Está mais para uma imposição do departamento do departamento de futebol.
        É ordem de cima!
        Roger é novo, tem conceito de futebol e tem futuro.
        Porém, tem que ver se a parceria é a certa. Com Rui Costa essa parceria pode ir para o beleleu em breve.
        Talvez se tivéssemos um Rodrigo Caetano a coisa seria diferente. Ou um juninho Paulista.
        Oremos!

        • Andre Peixoto – Sarandi/RS

          Walter, dizem que o Rodrigo Caetano também é amiguinho de empresários…

        • Alexandre Sanz

          Walter, nao acredito nessa teoria, acho que e mais a vontade da torcida e sua boa vontade com o Roger, que a realidade.
          Quando Ramiro se recuperou o Roger rapidamente o colocou de titular, ate entao perfeito pois foi no lugar do Maicon lesionado, mas agora no lugar do Giuliano e nesse jogo ele deslocou o Maicon para acomodar o terceiro volante, isso nao e direçao sao ideias dele mesmo.

    • Walter Luis Borba

      Assino embaixo André.

  • Fábio D.

    Essa história de três volantes é para matar, deixou o time lento, em um toque toque improdutivo. Praticamente não chutamos a gol no primeiro tempo. Se formos assim ao México a derrota é uma grande possibilidade . A boa notícia é que Luan arrebentou, Éverton fez mais um, mostrando que a ideia de time para libertadores é a do início do segundo tempo .

  • RFPoa

    Esse sistema de 3 volantes é invenção do celso juarez roth, é o pior esquema que existe…nao da pra conceber um time sem atacante…com posse de bola tangenciando a area sem oferecer nada de perigo. Eu penso que março a maio é o tempo que o Roger vai dizer se é moderno ou se é um roth da nova geração….é muito novo pra ficar teimando com certas escalações. Lincol ou tontini como alguns preferem…mas acredito que o menino Lincol entra e nao sai mais do time. O Grêmio tem um cara chamado RC que nunca ganhou nada desde sua entrada. Certos perfumes uma hora precisam acabar. Este é um deles. Bolzan abusa da paciencia com esse cara.

  • Alexandre Sanz

    Ilgo, se o Roger permanecer insistindo nesses erros, 3 volantes, Douglas 4ever, Bobo… tu achas que ele sera o treinador do Gremio no brasileiro?

    • Ilgo Wink

      Fico te devendo essa resposta

  • Gabriel

    Ilgo, estou preocupado com a bola aérea defensiva. Levamos pelo menos 1 gol por partida nessa jogada sem falar que cada bola alçada tem sido um pavor para torcida.

    Na Libertadores um equívoco desses pode ser irreversível.

    • Ilgo Wink

      Bola pelo alto tem sido o principal ponto fraco do time. Realmente é preocupante

  • Arthur J

    Algo me diz que o Roger vai abandonar a ideia dos 3 volantes. Ao menos momentaneamente. Ele foi bem enfático ao reconhecer que o esquema não deu certo.

    Meu medo agora se volta a direção do Grêmio. Estão especulando que o ciscador venezuelano pode ser o novo reforço, o que pode significar a ida do Everton pro banco.

    Rezo pra que seja só uma barrigada. A posição que precisa ser reforçada é a de meia, onde joga o tal de “mestre pifador”.

    • Querubini

      É brabo ter que torcer para os bruxos se machucarem para que os jovens se afirmem, mas essa é a realidade.

      • Fábio

        Foi o que eu fiz em relação ao Ramiro, e lamentavelmente pra ele deu certo.

  • Daniel Scherer

    Bom, resultado a parte, fica cada vez mais evidente e claro que o grande erro do Grêmio e do treinador Roger é a insistencia com certo jogador do meio de campo. Douglas em campo é um a menos SEMPRE. Não há analise a ser feita com esse cidadão troteando em campo e ter que ter uma bengala para ele atuar. Estamos ferrados, a pouca esperança que eu tinha na LA já foi para o espaço nestes primeiros jogos. Sei que é cedo, mas nada indica que teremos reforço para o lugar deste cidadão e muito menos de que o Roger vá tirá-lo do time, nem que seja para colocar um volante, pelo menos estaremos jogando 11 x 11.

    • Rafael – Jack

      Em um determinado momento de 2010 eu prometi a mim mesmo não ir mais a jogos do Grêmio enqto esse cidadão fosse nosso camisa 10.

      Estou prestes a repetir a promessa, infelizmente.

      Paciência tem limite.

  • Marcio Luiz

    Bela vitória e belo resumo ilgo.

    Agora coloco meus pontos:
    -3 volantes não dá, para de inventar Roger
    -Wallace gostei, meio esquentadinho no início
    -Lincoln foi mto bem contra o Avai, logo não terá mais chances.
    -Douglas entrou em campo??? E Bobô 12º jogador.
    -Maicon realmente é o armador do time,mto mais pq o jogador q deveria fazer essa função ficou em algum bar de caxias bebendo e fumando.

    Ah, acabei de lembrar q o pança de cadela recebeu uma bola livre livre, quase na pequena área, com todo o tempo do mundo para enquadrar o corpo e bater de forma bisonha. Nem no time master teria chances.

    • Luis Augusto Waschburger

      Cara, este chute do Douglas me lembrou as peladas da praia… com camisa x sem camisa… que triste…
      Parecia aqueles tiozinho jogando no pátio de casa, quando o guri lança e diz: “Faz tio!!!” e o tio dá uma rosca na bola porque não tem mais perna pra ficar em pé e cai sentado no chão…
      que deprimente… que horror.

      • Andre Peixoto – Sarandi/RS

        Sem falar que ficou rindo depois do lance ridículo. Não sei se dele mesmo ou da nossa cara…

        • Rafael – Jack

          Resultado prático será ZERO, eu sei, mas vou positivar todo e qualquer comentário que fale mal do Douglas.

          Será minha terapia, rs

          • Luis Augusto Waschburger

            hahahahahahaha

          • Marcio Luiz

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alexandre B. Galiazzi

    Buenas pessoal, quando percebi o bobô na lateral do campo, minha vontade era jogar o controle remoto e fazê-lo acertar a cabeça do Roger.
    Pensei que por um bom tempo não veria este cidadão fardando. Não pelo fato de errar o pênalti, mas pela atitude de tirar a bola da mão do único jogador que merecia bater aquela penalidade.
    Minha dúvida é: Foi ordem do banco para que o bobô batesse?

    • Luis Augusto Waschburger

      Também pensei que este cidadão iria tomar uma geladeira.
      Pelo jeito tem respaldo…

  • Francisco Coelho

    Se um vento de 110 Km/h conseguiu fazer tamanho estrago imaginem um de 200.

    Eu já passei sufoco com ventos e chuvas e a tendência é piorar e muito.

    Aconselho quem tenha árvores grandes e galhadas próxima da casa que faça uma boa poda na altura da casa ou substitua a mesma por uma frutífera de menor porte. Quem tiver torre tipo catavento que aprofunde bem a base e reforce as junções (emendas) colocando 1,5 X de distancia da casa ou construção. É melhor prevenir que remediar.

  • Francisco Coelho

    Contra o Aimoré poderemos ver se a lição serviu ou a convicção ou teimosia vai predominar.

    Já passaram alguns dos mais conhecidos e premiados treinadores sem conseguir sanar a bola aérea e a velocidade na área gremista. Não é só uma questão de posicionamento e atenção. É mais de qualificação e treinamento.

    No meu entendimento não adianta trazer atacante e meia para cobertura em escanteio e falta e sim treinar a zaga e volancia. Meias e atacantes tem de ser bem posicionados para contratacar segurando a defesa adversária no seu campo. Povoar a área aumenta a margem de erros e tira a visão do goleiro que deve sair na grande maioria das vezes.

    A saída de bola é uma arma se bem treinada. Ontem novamente o Grohe jogou a bola para a lateral após um recuo. Eu não peço que o goleiro tente driblar o atacante adversário, mas que saiba dominar e passar uma bola com os pés já que não pode usar as mãos.

    • Marcio Luiz

      Vdd Francisco. Cada bola aérea é um perigo. Mas que bom q isso está acontecendo já agora. Dá tempo pra melhorar até a Libertadores.

  • Eder

    Como será a programação, titulares contra o Aimoré e reservas no primeiro jogo do ano na Arena?

    • Marcio Luiz

      Espero que seja o contrário.

    • Francisco Coelho

      Certamente manter a mesma escalação.

      • Eder

        Assim esperamos.

  • Francisco Coelho
    • Walter Luis Borba

      Francisco,

      A novidade do césar Pacheco será o Fred, o qual terá o contrato publicado no BID.
      Kkk

    • juca

      Virão os medalhões de times do eixo, que estão encostados. Tipo o Cristian, do Curintia.

  • Eder

    Gre-nal na final da copa EFIPAN em Alegrete:
    http://efipansub13.blogspot.com.br/

  • Walter Luis Borba

    Outro dia falei em Giovanni Augusto do ATL.MG, que o grêmio deveria cobrar a dívida ou exigir uma troca.
    Pois bem, o corintians foi lá e contratou.
    Não vi nenhum comentário na mídia de que o galo reforça um rival.

    Já no grêmio, quando se falou no André Balada, veio um dos integrantes do diligente departamento de futebol do grêmio dizer que o galo não negócia com os clubes rivais da libertadores….
    Santa paciência…

    Finalizando, o grêmio é um dos clubes com um maior contingente de advogados e ex juízes e desembargadores… Que já vi.
    Contudo, parece que ninguém move uma pedra para bloquear a venda do Gemerson e cobrar os mais de um milhão de euros que o galo deve.

    Já faz dois meses que não pago mensalidade. Tô loco para que me liguem cobrando. Vou mandar eles para o raio que o parta.
    E só vou pagar quando o Romildo responder os emails que mandei para ouvidora.

    • Ilgo Wink

      não entendo essa política do Grêmio em relação ao Atlético e essa dívida

  • Marcio Luiz
    • Daniel Scherer

      Isso seria um belo reforço.

    • Ilgo Wink

      vou comprar foguetes

  • Eder

    Grêmio sub-14 detona o inter nos pênaltis na copa EFIPAN, destaque para nosso goleiro Gabriel de 1,91 que deixou a torcida colorada caladinha no atrás do gol. Pelo menos um título para a base. Sarará e Léo Fenga são também duas promessas.

  • Nelson Pedra

    A 36ª edição do Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano, o Efipan, encerrou nesta segunda-feira com um clássico Gre-Nal na decisão, disputada no Estádio Municipal Farroupilha, em Alegrete. E após empate em 0 a 0 ao término do tempo normal, a final foi para os pênaltis. E quem levou a melhor foi o Grêmio, que derrotou o rival por 4 a 2 e ficou com o título.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo, com todo o respeito aos cachaceiros do teu Boteco, mas que pessimismo costumeiro desta clientela, véio, não consigo entender, e é sempre os mesmos com críticas o tempo todo, até nas vitórias.
    Não gostei do início de jogo, tomamos um gol com falha absurda do nosso bom goleiro Grohe, pois ”TODA” bola na pequena área é sempre do goleiro, mas o Roger corrigiu certo o seu erro de volantes, tivemos um pênalti à favor não marcado e um 2º tempo diferente, e bem melhor, na casa do adversário onde até o Kadu jogou melhor no 2º tempo.
    Além do pênalti, viramos o jogo para 1 x 3, perdemos mais 2 gols feitos, tivemos 68% de posse da bola, levamos 6 cartões amarelos à mando do patrão Noveletto quando acho que 3 já seriam demais pelo jogo.
    É o 2º jogo oficial do time após a pré-temporada, na casa do adversário, com um empate com time reserva e uma vitória dos titulares onde o Brasil bateu bem mais, fez 26 faltas contra 12 do Grêmio, e teus clientes aqui são todos só mi mi mi, véio !!!!!
    Aceito e entendo críticas, mas fazer isso dia 31/01, é dose pra mamute, pois entendo que esse grau de avaliação deveria ser feito dia 31/03 após 60 dias de trabalho e jogos mais frequentes do time.
    Vamos aguardar mais um pouco, não se pode colocar garotos em penca, isso pode queima-los, e Lincoln merece chances sim, mas tem que ser aos poucos, assim como o Tontini, Tilica, Batista, etc & etc …..
    Amigos, menos ….. é muito cedo ainda e tem gente aí inacreditavelmente crucificando o Roger no 2º jogo oficial do ano, enquanto a IVI está endeusando, PASME, o Argel Fucks que é um REI soberano, mas do acesso a série A e do escape da série B.
    Tens certeza que nessa clientela aí são todos Gremistas de verdade, pois é impossível admitir que ninguém vê nada de positivo neste time do Grêmio com base de 2015 onde chegou 7 posições à frente de seu planejamento. É ISSO.

    • Gustavo Medeiros

      José, frequento o Boteco há alguns anos, outros colegas tem bem mais tempo do que eu aqui.

      O que vejo, e me motiva a escrever aqui é que o pessoal é mais velho, mais maduro, já passou por muita coisa, e não se deixa levar pelo entusiamo ou uma expectativa baseada em nada, só no desejo de vitória (e não estou dizendo que você é assim, talvez seja só mais otimista que o pessoal daqui). Além do nível do debate ser, na sua maioria, de alto nível, com respeito a opiniões contrárias. O que eu sempre procuro fazer aqui.

      Agora, respondendo tua pergunta, se voltar aos posts do ano passado do Boteco, verá que os comentários são exatamente os mesmos desse ano.

      – Falta de capacidade da gerência de futebol (Rui Costa e Pacheco)
      – Insistir no Douglas
      – Problema crônico de bola aéra
      – Não existe cobrador de bola parada
      – Laterais deficitários
      – Excesso de volância
      – Jogar para empatar fora de casa
      – Falta de um criador de jogadas e um finalizador
      – Preferir medalhões do que garotos com potencial

      Aaa, dominar o Brasil de Pelotas pelo ruralito, para mim não diz nada. Até porque esse time do Brasil é ruim demais, o ataque chega a ser ridículo. Cada finalização que chega a dar vontade de emprestar o Douglas para eles.

      Abraços

      • Andre Peixoto – Sarandi/RS

        Gustavo, assino embaixo…
        Tenho 40 anos e quero bem mais do que isso que estão mostrando. O Grêmio dos anos 80 e 90 me deixou exigente. Não sou torcedorzinho da geral…

      • Walter Luis Borba

        De acordo Gustavo.
        Foste certeiro na resposta aos colegas que não aceitam ser contrariados.

      • Ilgo Wink

        Gustavo, muito bom esse teu levantamento. Nossa pauta tem sido basicamente essa aí
        dá pra acrescentar também os gastos exagerados, as péssimas contratações, e por aí vai

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Olá, Gustavo! Eu concordo com Roger Machado que vive dentro do clube todos os dias, e é o melhor treinador do momento no RS, disparado.

        Os trabalhos estão só iniciando, e minha satisfação é o que ele conseguiu fazer de maio a dezembro com o que ele tinha nas mãos em 2015.

        É um profissional que prioriza muito a coerência, equilíbrio, união e trabalho sério, por isso, possui um crédito enorme com 88% da torcida.

        Eu acho bem mais inteligente aguardar e analisar os resultados por etapas e períodos, pois é prematuro qualquer crítica agora por ser muito cedo por tratar-se de início de temporada e trabalhos.

        Entendo que qualquer opinião ou palpite antes de 60 dias e 10 ou 12 partidas, é prematuro demais. É isso. Abraço.

    • Ilgo Wink

      Mais de 15 anos de frustrações dá nisso, muita irritação por qualquer coisa

    • Alexandre Sanz

      Porquê o Roger botou o Bobô?
      Para não queimar o Lincoln?
      Porquê deixou o Douglas?
      Porquê o Tontini nunca fardou?
      As críticas são merecidas, quando o Grêmio jogou e empatou contra o Goiás no primeiro turno o time foi elogiado pois jogou bem, o Roger nos apresentou um situação em que podíamos esperar por coisas boas, mas nesse início de ano, assim como no final do ano passado ele vem apresentando outro tipo de perfil.
      Se ele parar com esse contra senso de escalar 3 volantes, tirar o Douglas do time e enterrar o Bobô, prometo quer nunca mais critico ele, enquanto isso…

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Amigo Alexandre Sanz, enquanto isso eu repito o que já disse à você duas ou três vezes que antes de 31/03 é prematuro e pouco inteligente se fazer uma análise verdadeira.
        Escute a entrevista completa do Geromel, melhor zagueiro do Brasil hoje após o treino, ok !!!!! Abraço.

  • Andre Peixoto – Sarandi/RS

    Tchê, parece história. Tava vendo as estatisticas do tal de Josef Martinez, atacante venezuelano. Peguei no wikipedia inclusive jogos pela seleção.
    JOGOS: 135
    GOLS: 28
    MÉDIA: 0,2
    Acho que o Braian tem média melhor.
    Por favor, o que que é isso…

    • Arthur J

      Tomara que seja só um despiste…

      Se bem que esse é do perfil do Rui Costa: caro, ciscador, balaqueiro e que não faz gol. Estilo Dudu, Vargas, Fernandinho…

    • Ilgo Wink

      Deve ser um novo Messi…
      que só o Grêmio vê.

  • Dilamar Costenaro

    Não é queimar o Pedro Rocha gente, mas se ele treinasse chutes com a parte frontal do pé, e parasse de chutar com os tornozelos melhoraria e muito seu futebol.

  • Bruno Vilanova

    primeiro tempo reincarnou o espirito de porco do prof.celso roth e foi aquela porcaria, já no segundo tempo quando Roger foi Roger tive esperança que podemos ganhar algo importante, mas AÍ QUE ESTA O DILEMA ATÉ QUANDO O ROGER CONTINUARA RASGANDO A SUA OBRA PARA JOGAR CONFORME QUER O SINPOF E OS ISENTOS DA IVI? SE ROGER FOR ROGER IREMOS LONGE, AGORA SE O FANTASMA DE ROTH PERMANECER O TECO-TECO LOGO LOGO IRA CAIR.