A estrela de Renato e a redenção de Grohe

O Grêmio está classificado e segue na corrida pelo título da Copa do Brasil.

Em síntese, é o que importa.

Mas as coisas no futebol não são tão simples. Há sempre as intercorrências.

O Grêmio precisava de um empate, coisa simples. Havia vencido o Atlético PR em Curitiba por 1 a 0.

Havia a vantagem do empate. Em outros tempos eu ficaria tranquilo. Mas para esse time atual do Grêmio, instável e quase ridículo ofensivamente, até mesmo jogar pelo empate diante de sua torcida é um desafio.

Refleti sobre isso durante a tarde e em conversas com amigos. Temia por um desastre. 

Desprezei um fator relevante: a estrela coruscante de Renato Portaluppi, o estreante.

Uma estrela que pareceu apagar-se quando Marcelo Grohe, um goleiro de seleção, soltou a bola fácil como garotas de programa nos pés de André Lima, que até se mostrou constrangido ao empurrá-la para a rede.

Depois, dois ou três gols perdidos reforçaram a impressão de que a estrela de Renato já não brilhava no firmamento.

Veio o grande teste: a decisão nos pênaltis. De um lado, um time que nada tinha a perder, praticamente. De outro, um grupo de jogadores intimidados, tensos.

Nos pênaltis, os goleiros se sobressaíram. Pelo Grêmio, referências técnicas como os medalhistas olímpicos e o mestre Douglas erraram.

A estrela de Renato surgiu resplandecente quando a soberba incorporou no goleiro Weverton.

Ele fez questão de pegar a bola e bater o pênalti, que, se convertido, eliminaria o Grêmio. As glórias ficariam com ele.

Mas havia um Marcelo Grohe, humilde e determinado, no meio do caminho.

Weverton bateu firme no canto esquerdo, rasteiro. Grohe saltou, esticou o braço e afastou a bola quase milagrosamente.

Depois, o guri Guilherme mostrou para Luan e Douglas como se faz. Em seguida, Paulo André acertou a trave.

Grohe, com suas três defesas, garantiu a classificação, passando de vilão a herói. Saiu de campo chorando.

Estamos diante de um grande goleiro, de um grande gremista. Merece respeito e consideração.

No mais, ficou a certeza de que Renato vai precisar muito mais do que estrela para levar esse time ao título.

Mas quem duvida depois do que aconteceu na Arena nesta noite de 21 de setembro?

O ABRAÇO

O abraço de todos os jogadores em Grohe após os pênaltis é o tipo de coisa capaz de deixar o grupo mais unido para os desafios que o time terá pela frente.

 

 

Se gostou, compartilhe!

  • Conrado Schmiedel

    Ilgo, fiquei imaginando logo após o Weverton errar o gol, se fosse alguem com os culhões do Danrlei ou Mazzaropi no gol. Certamente, ia pegar a bola e converter a próxima cobrança, e colocar o dedo na cara do prepotente.

    • Ilgo Wink

      Nem Danrlei, nem Mazaropi chutavam bem. Igual ao Grohe.
      Eehehehe, seria um fiasco.

      Sem contar que dedo na cara poderia resultar em amarelo. O futebol mudou, não tem mais lugar para esse tipo de coisa

      • É, só que não sabiam chutar a vinte, trinta anos atrás.

  • Fabio Scheffer

    Sou gremista e comemoro a classificação. Mas não entro nessa de vangloriar o Grohe, que como sempre falha em momentos importantes, ou achar que essa classificação foi fruto da “estrela” de um Renato treinador que até agora, na sua terceira passagem, nem gauchao ganhou.
    Ainda estamos na luta, só q com essa bola e algumas escolhas do Portaluppi vai ser brabo sonhar com coisa melhor ainda esse ano.
    Quanto ao gesto do H.Almeida, tem q ser punido, mas com o deserto de atacantes que se encontra o Grêmio talvez puni-lo além disso seria exagerado, mesmo ele sendo bem meia-boca.

    • gilberto

      O Grohe apenas consertou a cacaca que tinha feito e vem fazendo sistematicamente, a primeira bola que os caras chutam entra e com a colaboração dele, então menos, o goleiro deles também pegou 3 Pênaltis, Luan perdeu pênalti, o contestado Marcelo Oliveira fez, quer dizer, Maicon outro que o pessoal critica também fez, não é por aí, ele não pode é levar os gols que tá levando, acho que os deuses do futebol estão de sacanagem com nós, o motorista de kombi tinha pego 2 penaltis na vida agora pegou 3 num jogo e ganhou crédito a sua legião de defensores para continuar enterrando o time, é só lembra do gauchao, da libertadores, hote a sorte estava com ele, a minha opinião é sempre a mesma esse cara não pode ser goleiro do Grêmio.

      • Eder

        Bom era o dida golpe de vista.

        • gilberto

          querer comparar o mão de alface com o dida é caso de internação, o dia que o grohe tiver 10% dos títulos que o dida ganhou, a gente conversa.

          • Eder

            Ganhou na juventude, quando veio para o Grêmio já era aposentado. Querer comparar o Grohe com um aposentado também é caso de internação.

          • gilberto

            e o grohe na sua juventude ganhou o que? só pra lembrar dida foi titular da seleção, grohe era reserva e agora nem mais convocado é ,, e outra mesmo com o dida quase aposentado grohe era seu reserva, dida surgiu no vitoria, como era muito ruim foi logo para o corintians, onde ganhou tudo, como era péssimo f depois foi para o milan oneim passo o milan veio busc-a-lo e ganhou tudo, grohe jogou até hoje só no gremio e até hoje ninguém apareceu para levar essa draga, e o maior mérito que ele tem segundo seus defensores é que ele é gremista, dida mesmo aposentado quando saiu do gremio, o inter pegou ligeirinho, hoje o inter não quer o grohe nem de graça, para eles é melhor que fica para sempre no gremio, garantia de que pelo menos o gauchçao eles vão continuar ganhando sempre.

          • Eder

            O fato de ainda existir viúvas do Dida explica os 15 anos sem títulos. Boa secação ao Grohe na quarta-feira prá vocês! Eu vou torcer para o GRÊMIO.

        • Ricardo

          Não acredito que li isso. Comparar o dida com o franguinho hahahahaha

  • Dilamar Costenaro

    Não temos goleiro, e um time campeão começa por um bom goleiro, Grhoe não passa segurança pra zaga, falha nas bolas aéreas e agora nas rasteiras também, é inseguro e não sai debaixo das traves, Douglas não acertou nenhum passe ontem, pra 2017 temos que rever essas duas posições e contratar alguém que ao menos acerte um chute a gol, o BR16 se foi e na CB é questão de tempo para ser desclassificado.

  • Robert Plant

    Anestesiado. Que venham logo as 3 vitórias faltantes no BR para acabar de vez 2016.

  • Walter Luis Borba

    Tem algo de sério nesse vestiário do Grêmio ocorrendo.

    • Ilgo Wink

      Acho que é só ruindade mesmo

      • Walter Luis Borba

        Ilgo, pode ser.
        mas como alguns colegas vem pautando…um time com cinco selecionáveis não pode ser tão ruim assim.

        • Ilgo Wink

          não adianta ter cinco selecionáveis se tu tens alguns que comprometem.

  • Rozângela Hein

    Bom dia, Ilgo Wink! Bom dia a todos!
    Ouvi o jogo na Rádio do Grêmio, e a entrevista pós-jogo. Marcelo Grohe é GREMISTA, antes de ser goleiro. O choro dele não foi fingido. Quem nunca falhou uma ou mais vezes durante a vida? Todos falhamos e nos redimimos, até à hora de morrermos. Talvez ele não seja um supergoleiro, mas é um bom goleiro. Vamos dar mais chances a ele, no sentido de não o deixarmos intranquilo e abatido com vaias e críticas exacerbadas, que certamente seremos campeões da Copa do Brasil este ano. Grohe é gremista e de um caráter irreparável.

    • Ilgo Wink

      é isso mesmo.
      Grohe é um grande goleiro.
      E gremistão.
      Só que caiu em desgraça já faz tempo com boa parte da torcida. e a gente sabe como isso termina.
      Victor saiu daqui vaiado pra conquistar tudo fora.
      me parece que o problema não é exatamente o goleiro.

      • Rozângela Hein

        Também acho. É quem “cerca” o goleiro.

      • gilberto

        é vai ver que é a zaga só que o gremio já teve trocentos zagueiros e o problema da bola aérea não se resolve e todo mundo concorda que o grohe é fraco na bola aérea, acho que mais claro que isso impossível, Vitor era quinhentas vezes melhor que o Grohe, não dá pra comparar, Grohe saindo do Grêmio terá o mesmo destino do Gallato, outro goleiro fraco que foi endeusado por causa de um jogo, vivia falhando mas pegou um pênalti naquele jogo e daí virou um herói, isso explica e muito por que o Gremio não ganha mais nada., outra coisa esse papo de que o cara é gremista já cansou, ele é um jogador profissional, aliás é um dos goleiros mais bem pagos no futebol brasileiro e não corresponde dentro de campo, deu.

      • Dilamar Costenaro

        Concordo que o problema não seja somente o goleiro, mas começa por ele, gostaria que me citasse um clube que tenha ganhado título sem um bom goleiro, temos problemas e carências em todos os setores do time, principalmente no ataque, mas que esse goleiro não passa segurança nenhuma, é uma grande verdade.

  • Daniel Scherer

    Não sou cego e tampouco injusto. Há que se dar o reconhecimento ao Grohe. Falhou, tem falhado, não é o sonho de consumo da maioria, diria que ele mesmo está vendo que seu ciclo no clube está chegando ao fim, só ouvir a entrevista dele. mas ontem ele foi o responsável direto pela classificação. E se o Grêmio tivesse sido eliminado, a culpa seria só dele, uma injustiça pois o H. Almeida seria tão responsável quanto. Mas infelizmente a gente crucifica e não tem volta. Ele já está crucificado.
    E antes de qualquer coisa, eu também acho que o ciclo dele se encerrou, que temos que ter outro goleiro, ele não passa segurança, é apático e tem reposição e saída de gol muito falhas. Mas vejo suas qualidades também. E ele tem, não vou perder tempo colocando elas aqui.
    Dizem que existem uns 15 melhor que ele no Brasil. Eu acho que tem uns 5 no máximo. Vanderlei, Weverton, Cavalieri, Prass, Victor e olhe lá. Os demais são todos do mesmo saco, algumas qualidades/defeitos a mais aqui e ali. Não me venham com Sidão, Jailson e outras coisinhas deste naipe. Pode ser o Léo o nosso futuro??? Não sei, do jeito que a coisa vai no Grêmio, o bom é sempre aquele que não está jogando, quando colocar o cara, na primeira partida vão pedir o Grohe de volta. A torcida do Grêmio está completamente sem paciência, e com razão.
    Falando do jogo, o Atlético nada fez para merecer a classificação e o Grêmio tudo fez para ser eliminado. Nas incompetências de cada um, o Grêmio foi mais competente e se classificou. Mas creio que é a crônica da morte anunciada.
    Só espero que se eles se classificarem a gente não se cruze, pois do jeito que está, é a chance deles eliminarem a gente e eles ganharem o folego que precisam para se escaparem da 2ª. Ou alguém acredita que a gente em mata-mata com esse espírito e psicológico de ontem temos como eliminar alguém em clássico????
    O grupo do Grêmio está completamente RACHADO. Renato vai ter que tirar água de pedra para terminar o ano.

  • Luis Augusto Waschburger

    Eu só queria entender por qual razão que o Luan não joga mais como “falso 9”, se foi assim o seu melhor momento no Grêmio?

    • Querubini

      Queria saber por que Ramiro e Marcelo Oliveira seguem titulares. Também queria saber por que o Éverton se lesiona, Bolaños é quebrado e com Ramiro e MO não acontece nada…

  • Rezende

    O Grohe é um grande cara e um GREMISTA de 4 costados, mas ele é um goleiro médio para bom. É baixo, sai mal do gol e em bolas cruzadas. Tem uma mania HORRÍVEL de exagerar na cera inclusive em momentos INDEVIDOS para o seu time.
    E principalmente tem uma PÉSSIMA reposição de bola.
    Costumo dizer que só com a troca de Grohe por um goleiro que tivesse uma média superior a 50% nas reposições de bola a posse de bola do Grêmio daria um salto de pelo menos 15%, tal a frequência que ele devolve a bola para o adversário diretamente ou a mandando pela linha lateral.
    Mas no momento até prova em contrário ele é o nosso titular pois nenhum reserva demonstrou qualidade para substituí-lo com vantagem.

    Por fim sei que o ILGO e muitos aqui adoram o Renato mas tenho que destacar que até a dupla de treinadores foi mal e me provou que nada sabe sobre o elenco gremista.
    Primeiro mais uma vez foram na informação FURADA do James Freitas que INSISTE em fazer lobby para o Guilherme entrar primeiro antes de Batista.
    Para mim Batista é mais jogador, mais inteligente e menos FOMINHA que Guilherme,

    Além de comer na mão do ASPONE TÉCNICO a dupla de gênios RENATO/ESPINOZA contra o Atlético-PR no jogo fez uma AUTÊNTICA substituição ESTILO LUXEMBURGO.

    ERROU ao tirar Henrique Almeida ANTES de Pedro Rocha que pelo desempenho de campo DEVERIA ter saído primeiro.

    ERROU, mais ainda, quando tirou o centro avante por um atacante de lado como Guilherme.

    Se fosse para fazer esta jaboticaba de substituição era para tirar o Pedro Rocha e colocar o Batista PRIMEIRO.

    Era muito melhor ficar algum tempo com dois centro avantes, pois estavamos PERDENDO por um a zero em casa, do que ficar com Pedro Rocha e Guiherme enroscados em campo e sem centro-avante pois Luan estava claramente num dia NÃO.

    ESPERO que a dupla dinâmica da casamata SE ABSTENHA de fazer mais substituições IDIOTAS à la Luxemburgo nos próximos jogos….

    • Ilgo Wink

      Eu não adoro o Renato. Só o defendo daqueles que não reconhecem mérito algum nele.
      Se por acaso ele for campeão da CB, seria um milagre, ainda haverá gente dizendo que foi ‘apesar dele’

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Ilgo Wink, meu ídolo e querido Blogueiro, Renato Portaluppi era para ser a opção ”antes” de Roger Machado, porém, o Romildo acertou mais uma vez na escolha naquela época, pois o Roger mudou o jeito do Grêmio jogar, e Renato será o cara que vai mudar o vestiário, pense nisso pelo histórico dele tão bom e convincente no percurso.
        Amigo, o cara em 2010 com um time ofensivo chegou em 3º e fomos para a Libertadores, aí, com muitas críticas BURRAS, foi com 3 volantes e apenas ”uma bola” para a vice-Liderança do Brasil em 2013 e para a Libertadores 2014 por causa das limitações do elenco e do time.
        Porra, o cara tem muitos méritos além de ser nosso eterno ídolo, e o bom Roger Machado vai voltar no futuro para sua merecida consagração.
        Vejo por aqui muitos pessimistas em relação ao nosso Grêmio, mas tu és da minha geração e nós, ”das antiga”, conhecemos os bastidores de nosso clube a mais de 4 décadas, e por isso, merecemos respeito nas opiniões contrárias a mulecada que aqui só pensa e enxerga títulos porque escutam e leiam demais a mídia burra gaúcha desde 2006 criticando nossos 15 anos sem títulos, mas eu mantenho a convicção firme de que futebol é ”P L A N E J A M E N T O”, pois eu estive em Tókio em 1983 com a delegação e conselheiros e senti de perto o que é o Grêmio de verdade, pois aquilo foi inesquecível para mim em todos os sentidos porque aquilo começou com Hélio Dourado, visionário, em 1976 e seguiu até 1981 quando Dr. Fábio Koff assumiu para O SUCESSO.
        Serei um eterno ”otimista” como você mesmo me batizou aqui a uns 45 dias atrás, mas eu conheço o Grêmio igual à você, que mesmo nosso time passando por duas dolorosas vezes na 2ª divisão, me mostrou que sua torcida só cresce após isso, e é sempre o TOP OF MIND na lembrança da marca e poder da torcida a mais de 25 anos no RS. Como não acreditar, véio.
        Meus respeitos. Grande abraço, Grêmio SEMPRE.

  • Renato Souza Aguiar

    Renato teve dois dias para tentar algo e a corneta já está pegando pesado. Repito: Renato não era meu treinador de preferência, mas é o que tem para o momento. Se trouxessem o Guardiola ele ia fazer o que? Trocar todo o time?
    15 anos é muito pouco para alguns torcedores. Os caras estão sempre contra tudo.
    Vendo algumas mensagens por aí, vi os caras sugerirem o Micale. Isso só pode ser piada, e de muito mal gosto. É mais uma daquelas teses que se joga por aí por que se sabe que ela nunca vai ser comprovada, então fica fácil dar uma de sabichão e vanguardista. Vista o chapéu quem quiser, não estou citando ninguém.
    Em relação ao Grohe, tem gente que acha que ele não teve mérito algum. Ou seja, uma injustiça sem par. Grohe não é um goleiro extra classe, tem mais defeitos que virtudes, mas não reconhecer o mérito dele na decisão é no mínimo rancor, para não dizer outra coisa.
    Realmente não adianta, a turma do contra tudo e contra todos, a academia do certo é o que eu digo e o que eu faria (mas nunca vai fazer nada, é só tese) vai continuar destilando seu ódio pelos blogues da vida.

  • Fábio Viana

    A meu ver, o Grêmio tem um problema crônico na “volância”.
    Jogamos com 2 volantes de 1ª função. Tanto Walace quanto Maico, são jogadores pesados e com características de saída de bola. Não tem velocidade para fazer a 2ª função, tanto no ataque sendo homem surpresa, quanto na defesa dando o combate ainda no campo de ataque. Faltam a eles a triangulação rápida e a ultrapassagem servindo de opção aos companheiros.
    Isso se evidencia em jogos como de quarta, em que o adversário joga postado no campo de defesa e muitas vezes os jogadores de criação ficam sem opção. Nesses momentos, um dos dois deveria aparecer mais a frente servindo de opção, porém a característica dos dois não é de entrar na área, ajudando a confundir a marcação. O máximo que realizam e ficarem na intermediária adversária, contribuindo para o “roda-roda” na frente da área adversária.

    Quero ver como ficará a mecânica de jogo no domingo, quando Jaílson, com características de 2º volante, ocupará a vaga do Maico.

  • Lucio

    COPA DO BRASIL

    Tem muita gente reclamando que o Grêmio não deu sorte no sorteio de novo, isto é chororo dos brabo, na verdade com o futebol que o Grêmio vem jogando não faz a mínima diferença jogar contra o Palmeiras ou contra o Juventude, porque o maior problema do Grêmio esta dentro do vestiário, quando o Edilson que chegou no Grêmio jogando bem e depois sucumbiu da entrevista dizendo que o Roger fazia milagre com o time que tinha em mãos e depois o “Cap” Maicon endossa essa teoria de plantel fraco, e até o Geromel volta da seleção falando essas m_rdas é pq dentro do vestiário esse papo de time perdedor já esta bombando há tempos, isto sem falar no Luan e no Walace, principalmente o Luan que jogou muita bola com a seleção e depois que chegou não jogou mais b_sta nenhuma, parece que tá só pelas férias, ao contrário dele o G. Jesus tá comento a bola no Palmeiras, o que indigna é esse discurso de plantel limitado, quer dizer que o plantel do Coritiba, da Ponte, do Vitória e do Bota são melhores que o do Grêmio???
    Tem alguma maça podre nesse vestiário, tomara que o Renato consiga identificar isto logo porque senão periga lutar com o colorado para não ser rebaixado, com o futebol que vem jogando não ganha nem da chape, quanto mais do palmeiras.

  • RICARDO LUIZ WORTMANN

    A decisão em São Paulo.
    Não estou louco.
    Não me internem.
    Quero decidir em são Paulo.É a única chance do Grêmio.
    Jogar a primeira fora significa apostar no Sinpof.No “voltar vivo”.
    Sempre dá merda.
    O Grêmio tem que vencer na Arena.Não interessa o placar.Tem que vencer.
    Que seja por uma diferença minguada.
    Mas que vença!
    A decisão é em São Paulo.
    Se vencer por qualquer diferença de 1 gol vai ter que PROPOR O JOGO.
    1X0
    2X1
    3×2
    Qualquer vitória do Grêmio na Arena tem que fazer o Grêmio buscar o gol em São Paulo.
    Fazer gol em São Paulo é decisivo.
    A vitória aqui é importantíssima..Mas não servirá para nada se o Grêmio não buscar o gol no em São Paulo.
    A última coisa que o Grêmio (se vencer o Palmeiras) é jogar pelo empate em São Paulo.
    Se viajar com este pensamento é melhor não assistir o jogo.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Olá, Ricardo Wortmann !!!!!

      Pô, véio, tenho entrado no teu Blog a 3 anos ”diariamente” e percebo que as facilidades de comentários por lá são muito reduzidas.

      Você precisa facilitar o acesso via Facebook para a galera igual faz o Demian Diniz, pois sem esta opção, fica sofrível.

      Fale mais do Binter, pois corre a boca pequena muito quente nos bastidores a 60 dias que o Binter está ”armando” uma queda para a 2ª divisão para dar um baita calote em seus inúmeros credores, e assim, montar um ”Condomínio” imitando o Grêmio após 2003 e 2004, porém, o Grêmio já está saindo deste condomínio com Romildo Bolzan e isso, causa arrepios enormes no Beira Rio.

      São dívidas de atrasos (diziam que pagavam ”em dia”) com ex-jogadores nacionais, mais uma penca de gringos em dólares ao preço ”do dia”, tem as estruturas temporárias da Copa que o MP vem pressionando demais, o Profut com dívidas federais, o rombo da B.Rio desde junho 2014, vários bancos, mais as novas investidas atuais.

      Tem o Sonda desde 2012 que vem pressionando muito, tem o Daledando que volta em janeiro para receber atrasados e dizer ”se fica”, o nº de sócios caindo, cotas de TV já adiantadas até 2018, o time NA ZONA, patrocínios de imagens sendo revistos devido a crise, Dopings, e a situação gera pânico total.

      Nada como um dia após o outro, e o inútil Vitório Cinco a Zero Pífero continua bravateando com suas soberbas, falácias e costumeira empáfia, mas está caminhando para o maior desastre da história do clube à passos Largos.

      Não foi por falta de aviso do Copião de Tudo desde 2011, após o Mazembaço que respinga até hoje nos bastidores colorado que Noveletto tanto ajudou a esconder com os engana bôbos, mas que os integrantes da I.V.I da RBS, do morro e do centro estão em pânico, isto é visível dimoaaaaaiiiiisssss. Pois é.

      Ricardo, tens o meu voto ”todos” os dias para o Jornalista de Web do Ano no Prêmio Press, mas facilite os acessos para nós Gremistas nos comentários de teu excepcional Blog. Te admiro de montão, estamos juntos, SEMPRE. Abraço.

    • Ilgo Wink

      Fecho contigo. Vencer aqui e buscar gol lá fora.

  • Ricardo Luiz Wortmann

    Caro Jose Silva e demais amigos do Boteco.
    não tenho nenhuma condição de facilitar os comentários nas redes sociais.
    Não é má vontade.Não é implicância.
    É por total falta de tempo.
    Leio 25% do material que é enviado para o cornetadorw.
    O blog recebe entre 9.000 e 10.000 emails por mês.
    não tenho nenhuma condição de filtrar comentário no espaço do corneta.
    É por total falta de tempo.
    É a história do cobertor curto.
    O blog optou pelas postagens.
    a demanda enviada pelos corneteiros é excelente.Um pena que é impossível de ler tudo.
    O blog tem demanda para um profissional.
    Para atender tudo que me enviam necessitaria de 4 a 5 horas por dia.(leitura de emails,twiter,face book e elaboração de posts.)
    Não tenho tempo..É uma pena.Gostaria de incrementar o blog.Mas isto é muito dificil.Muita gente não entende que para bombar o blog tem “que ralar muito”.
    Nada cai do céu.
    Mas o blog está dando uma grande combate para IVI.
    Poderia ser melhor?
    Sim.Poderia ser muito melhor!
    A idéia era ter 20 mil acessos por dia.Mas estamos satisfeitos com a média de 7 mil por dia.
    Faz 5 meses que blog tem 200 mil acessos por mês.
    Vamos ficar neste patamar.
    Crescer ..exige profissionalização!.Profissionalização exige receita!
    Isto gera muito stress no RS.
    Quanto aos comentário prefiro ler no Boteco do Ilgo.Sempre dou uma espiada diária.Belo espaço para a torcida do Grêmio.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Valeu, Ricardo, estarei contigo nesse combate a IVI, pois o que os caras das mídias fazem ”contra” os Gremistas e o Grêmio, é algo a ser muito estudado, pois isso não é profissionalismo, é perseguição.
      Acho que a OPERAÇÃO ZELOTES está minando e acabando com a RBS, pois aquilo lá virou um antro de dinossauros e a imensa defesa que eles fazem ao ”Binter” nesse momento de queda, nunca fizeram conosco, pelo contrário, nos tripudiavam diariamente e tenho certeza que tem muita gente da mídia na folha de pagamento do ”Binter” a muito tempo, e o Dunga até denunciou isso ao sair escorraçado em 2013 numa entrevista AO VIVO na gaúcha para o Luiz Henrique Benfica, e isso está gravado e arquivado lá na Rádio da RBS.
      Valeu, abraço e boa semana.