À espera de um milagre

O futebol é assim:

a direção contrata;

os jogadores jogam;

e o torcedor torce e acredita.

É um triângulo. As três pontas devem estar no mesmo nível. Se uma delas falha, acontece o desequilíbrio.

O vértice que falhou, e tenho escrito isso há muito tempo, é o da direção.

Comecei assim o meu comentário anterior:

“A competição que interessa é a Libertadores. Infelizmente, mais uma vez, dirigentes do Grêmio não tiveram capacidade para armar um time compatível com o nível de exigência do torneio. Não percebi nenhum esforço para suprir a ausência de Jonas, goleador do clube nas duas últimas temporadas”.

Não é por nada que o alvo da ira, da revolta e da indignação da torcida nesta noite no Olímpico foi a direção.

A anterior fracassou. Venceu a atual na eleição de 2008. Depois, na hora de fazer time para a Libertadores, fracassou.

A direção atual venceu o grupo para o qual havia perdido. Mas também fracassou. E escrevo no pretérito porque a Libertadores para o Grêmio terminou.

O Grêmio não tem time para ser campeão. A direção não fez time para conquistar o tri. Por que?

Se avaliarmos com frieza, veremos que já na sua gestão anterior, com Mano Menezes de técnico, o presidente Paulo Odone armou um time pífio. Tuta era o centroavante. Éverton o seu reserva.

Olha aí, de novo a ausência de um grande centroavante.

Quando a gente torce pela volta de André Lima, e vê nele a salvação, é porque a coisa está mesmo muito feia.

Borges, cansei de escrever, é um centroavante bom para ganhar Gauchão. E olhe lá.

Hoje, Borges se superou: conseguiu ser expulso por agressão sem bola.

Eu esperava tudo de Borges, até que desencantasse, mas nunca imaginei que ele fosse capaz de tal desatino.

Um pouco antes de ser expulso, Borges fez uma bela jogada. Eram 25 minutos. Ele dribou dois como se fosse Romário, e concluiu a jogada como o Borges que é.

No tópico anterior citei Borges. E também Gilson. Disse que a torcida tinha que torcer, acreditar neles. Os dois fracassaram. Deu a lógica.

A derrota por 2 a 1 para esse time muito bom do Universidad tornou tudo ainda mais difícil.

Mas é preciso acreditar. E ninguém acredita mais que o torcedor de futebol, em especial o torcedor gremista, que está sempre à espera de um milagre.

A torcida é o ponto mais forte desse triângulo que tem uma direção inepta e um grupo de jogadores, em sua maioria, bravos e heróicos.

Por isso, é preciso continuar acreditando.

Se gostou, compartilhe!

  • Walter

    Ilgo,

    É lamentavel nós Gremistas estarmos passando por isso.
    É inacreditável, porém, acho que quem dirige o Grêmio não é Gremista.
    Ilgo, não é querer pegar no pé, mas o primeiro Gol do Universidade, saiu de uma bola perdida por Gilson, lá no campo de ataque. Depois, o 2º gol, saiu do lado esquerdo…aquele lado do Gilson….
    Sinceramente, creio que essa liberadores já era, eu joguei a toalha. Irei torcer, irei esperar o milagre.
    NO entanto, deixo a questão, até quando nós torcedores iremos ficar a merce de MILAGRES????
    abraço

  • David

    Po Ilgo, nem vou me alongar pq vc e qm le ja deve estar cansado de eu falar as mesmas coisas sempre. mas quero pegar num ponto que venho batendo forte faz tempo: o Gremio sob hipotese nenuma pode ter um time baixo, tocador de bola. O Gremio tem que ter uma bola parada forte.

    Hoje por ex tinhamos o Rafael Marques e só. em plena libertadores da america.

    o gremio nao pode ter um centroavantao só no elenco. não pode nunca. e o pior ainda são as opções pro ataque veloz: esudero, lins, viçosa, clementino. e o pior ainda é qdo o unico centroavantao se contunde por meses, e a direção nao faz nada…

    esse vicente é um imcopetente de marca maior. bunda mole, nao contrata ngm, tem um discurso fraco. e que fiquem espertos, daqui a pouco tem eleição pro conselho e o pmdb dele é varrido pra fora do conselho, assim como aconteceu com a turma do duda, cacalo.

  • marcelo weimann

    COMEÇO MINHA REVOLTA COM O TIME E A DIREÇÃO COM 1 PERGUNTA A TDS OS GREMISTAS VCS ACHAM QUE RAFAEL MARQUES É ZAGUEIRO PRA JOGAR NO GREMIO, POR FAVOR O LOCO É LENTO, NAO GANHA 1 DE CABEÇA DO ADVERSÁRIO E ACHAM ELE O MELHOR DOS QUE ESTAO LA, AI É QUE ESTA O PROBLEMA. SE ELE É O MELHOR IMAGINA OS PIORES, PIOR QUE ELE NÃO É O CULPADO SOZINHO. AI ENTRA A DIREÇÃO ELES VEEM O GREMIO TOMANDO 3 DO PETROLERO E ACHAM LINDO, SIM PQ NAO FAZER ND NAO CONTRATAR NINGUEM É PQ ACHA NORMAL PERDER DAQUELE JEITO.
    ODONE E AVM ESTÃO SENDO INCOMPETENTES E PREJUDICANDO O GREMIO, O GURI DE AP DO DUDA E O MONGO DO MEIRA PELO MENOS TENTAVAM, OU SOMENTE PARA LEMBRAR OS ESQUECIDOS OS MELHORES JOGADORES DESTE TIME FOI A DIRETORIA ANTERIOR QUE CONTRATOU, DOUGLAS, LUCIO, F.ROCHEMBACK, CLARO Q HOUVERAM ERROS COMO HUGO LEANDRO, MAS NA LIBERTADORES TROUXERAM O MAXI LOPES, TENTARAM, E O ODONE O QUE FEZ, NADA!
    E COM TD O RESPEITO DO MUNDO ACHAR QUE 1 TIME DO TAMANHO DO GREMIO FOSSE SER CAMPEÃO DA LIBERTADORES DA AMÉRICA COM LINS, GILSON, R MARQUES, CLEMENTINO, VIÇOSA, ETC……A PESSOA QUE PENSAVA ASSIM NO MINIMO NAO ENTENDE DE FUTEBOL, PRA NAO DIZER COISA PIOR.
    DO ANO PASSADO PRA ESSE SAIRAM O JONAS, O SOUZA E O FABIO SANTOS, MAS CLARO QUE ELES NAO FAZEM FALTA POIS VIERAM O LINS O GILSON E O CARLOS ALBERTO(NUNCA JOGOU ND).
    TRISTE, FINAL DO TRICOLOR, TER QUE SE CONTENTAR COM O GAUCHÃO,,,,,,,,,,,,,,,,,

  • Francisco Coelho

    Derramou o leite. A meu ver a culpa é do Renato que indicou os jogadores e depois, da diretoria que aceitou contratar só as indicações do mesmo. Ninguém me falou ou escreveu, pois eu ouvi do Renato que não há no mercado jogador que sirva ao seu esquema de jogo disponível para contratação. Assim sendo creio que as escolhas efetuadas não deram certo.
    Até o momento ninguém conseguiu explicar o motivo pelo qual o Mithyuê e o Pessalli não jogam nesta panelinha do Renato. Mithyuê é mais jogador que o Carlos Alberto atual e Pessalli alem de ser um exímio cobrador de faltas joga pela esquerda sendo destro. A implicância com o Mário Doril é visível e pelo que vem jogando o Gabriel, Mário deveria ser o titular. Como assisti à partida de sangue doce e com dores na coluna observei que não mais que 10% das divididas foram ganhas pelo Grêmio. Adilson a meu ver o melhor da equipe seguido do Rochemback e Leandro. Leandro parecia um cão recém solto da corrente correndo para todos os lados. Pelo que vi de equipe creio que todos se conheceram nos vestiários tal o desentrosamento em campo.

  • Francisco Coelho

    O Renato deveria ir amanhã até Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, para assistir aos juvenis em jogo válido pela terceira rodada da Copa FGF. Depois de golear o GEPOL por 9 a 0 e o Aimoré por 4 a 0, o Grêmio quer manter o aproveitamento e a invencibilidade dentro da competição. A partida, que estava anteriormente marcada para as 15h30, foi antecipada para as 13h30.
    Depois estica até Ivoti para ver os juniores enfrentar o Sport Club Ivoti pela segunda rodada do segundo turno da primeira fase do Estadual. O Tricolor está invicto na competição com cinco jogos, sendo quatro vitórias e um empate. No confronto entre as duas equipes no primeiro turno, no CT de Eldorado do Sul, vitória gremista por 4 a 0.
    O jogo será realizado no Estádio dos Eucaliptos, às 20h30.
    Quem sabe não encontra ali os jogadores que procura. Só vendo poderá saber.

  • David

    ai tu tá pedindo demais francisco. o renato claramente n se esforça pra conhecer o mercado de jogadores profissionais, qto mais o da base. basta ver as indicações dele, se não são só jogadores que ele trabalhou, e q nunca ganharam nada na vida.

    alias, tem gente louca pro vilson vvoltar, mas esse é outro que foi só na onda do time no ano passado. e deve ter piorado ainda mais voltando de lesão.

    mas somos imortais desde a batalha dos aflitos, por isso colecionamos titulos só com a nossa imortalidade.

  • David

    vou fazer uma previsão, aquelas no meio de posts/comentários q ngm ve, mas vai se concretizar: tite como novo técnico do gremio daqui uma semana

  • Caramba

    Campanha:
    Renato, coloca o Rafael Marques de centroavante no jogo da volta !!!!!

  • douglas

    Com todo respeito as opiniões dos colegas, Rafa Marquez não pode jogar, na zaga, no ataque no meio, nem no banco pode ficar. é muito, muito fraco. O Borges vive daquele jogo contra o Santos que fez alguns gols e do gol no gre-nal. Só isso, ridículo. tem que pagar a rescisão e mandar embora. Goleiro poderia tersaido do gol nos dois lances, lateral esquerdo é fraco, o Magrão não toco na bola. Gostei da bravura do Neuton e do Douglas. Mas mesmo com a derrota, a arbitragem e o horário, valeu a pena ter ido ao jogo ontem. ROCKA! O gordo. Como joga bola essa criança. Ele tem a bola do Mauro Galvão e a bravura do Dinho. Dificilmente ele não sai de campo como o melhor do time. E do trio falado, time direção e torcida, nenhum vai bem. Só pode ter colorado infiltrado. Por que não ficam em casa? Quem vai ao estádio e vaia ou é corno ou é brocha. Torcedor, tem que apoiar, torcer. Tinha cara vaiando o Leandro ontem. Acho que nem o Carlos Alberto pode ser vaiado, porque twita bem, é nervosinho, mas joga com alma. Tenta. Como todos. Exceto pelo ridículo camisa 9, todos lutam pela camisa, só falta futebol. Não adiante trazer outro treinador se não tem lateral, centroavante…Zagueiro tem dois, Mário e Vilson (falando no Vilson esqueci de mencionar o DM do Grêmio, que não recupera nem jogador com caspa.)

  • Vinicius

    Fala ai “Reserva de Comentarista” !!
    Por acaso tu é chegado em Vinho Chileno?? tem ótimas opções, ainda mais quando o acompanhamento é um “Pratto”, kkkkkkkkkkkkkkkk….
    Quando vão sair do mundo paralelo da imortalidade e cair na real???
    A volta no Chile vai ser mais doída… quem viver verá.

  • Carbonero

    Pior mesmo serão os reforços do nosso incompetente presidente para o Brasileiro. Quando lembro das contratações feitas pelo Odone em sua última gestão… Bom, é melhor nem pensar. Oremos. Muito!

  • ilgo

    Caramba,
    também pensei em Rafael Marques de centroavante. É um cabeceador no ataque
    e mais tranquilidade na defesa.

    Vinicius, o primeiro milho é dos pintos.

  • Francisco Coelho

    É bom ficar de olho: Guilherme Bitencourt tem 05 gols dos 16 gols pró e 1 contra da turma juvenil. Santiago e Yuri completaram a vitória de hj de 3 a 1.
    Ederson; Santiago, Matheus, Willian Veiga (Eduardo) e Jonathan (Marciel); Willian Prusch (Juninho), Mizael, Rodrigo (Lucini) e Guilherme; Antônio (Yuri) e Kelvy.
    Com o absurdo custo do futebol atual as equipes estão a cada dia usando mais jogadores de 18, 17 e 16 anos. Provavelmente entrariam sem fazer feio na equipe atual o goleiro Tiago Machowski, o zagueiro Mateus Barbosa Teixeira, o volante Mizael Bueno, o meia Guilherme Bitencourt e os atacantes Yuri e Kelvy.

  • Francisco Coelho

    Também é bom ficar de olho: zagueiros Gérson, Pascoal e Jailton, lateral e zagueiro Gabriel Spessato que se recupera, o meia Guilherme Seefeldt Krolow (foguinho) e o atacante Jean Corte da Rosa.

  • David

    francisco coelho, eu penso q o gremio so tem a ganhar sendo eliminado ou permanecendo.

    se permanece, ressurge dnv e ai a história muda na libertadores. se é eliminado, vai ter saida de renato, avm, alguns balaqueiros e vamos com tudo pro brasileiro, contratando um tecnico estilo do gremio, apostando na base e em jogadores com força e não um bando de anoes cai-cai.

    de um jeito ou de outro sairemos ganhando.

  • Vini

    o primeiro milho é dos pintos? então foi por isso q vcs ganharam em 1983?

  • Vini

    Celso Roto deve estar se perguntando pq será q quando era ele técnico a culpa não era só de jogadores e direção. hehe

  • I actually have enjoyed the publish, but your site is pretty broken in Google Chrome. What theme are you using?