A catequese do juiz e a zaga 'garfo e faca'

O árbitro Luís Teixeira Rocha caiu em desgraça. Cometeu o ‘crime’ de não ter expulso nenhum jogador do Novo Hamburgo no jogo contra o Inter, em especial o Luís Henrique.

O zagueiro do NH foi afastar a bola num lance dentro da área e na sequencia elevou demais e perna, que acabou atingindo Raphinha. Havia mais jogadores na lance e o árbitro achou por bem que não era lance para expulsão.

Não consigo esquecer outros lances muito mais graves, imensamente mais graves e com consequencias dramáticas, que também não resultaram em expulsão, sequer em cartão amarelo.

Por exemplo, o Gre-Nal em que o zagueiro Jackson deu um carrinho/voadora em Mário Fernandes, então um dos destaques do time. Mário ficou mais de três meses sem jogar, prejudicando a campanha tricolor no Gauchão.

O agressor nem levou amarelo do experiente Leandro Vuaden. Se fosse o contrário, quem sabe qual seria a decisão do festejado árbitro?

Há também o lance em que Damião agrediu violentamente um jogador do Santa Cruz, nos Plátanos. A cinco metros da agressão, outro juiz bem cotado na FGF, Jean Pierre, só deu amarelo depois de sentir a reação dos jogadores do SC.

Poderia ir além nos exemplos, mas esses episódios já são suficientes para sinalizar que esse juiz que ousou não expulsar ‘agressores’ dos jogadores colorados precisa ‘melhorar’ muito para crescer no quadro de arbitragem.

De acordo com o que li na coluna do Diogo Olivier, Rocha levou um puxão de orelha da comissão de arbitragem e foi submetido a uma sessão de vídeo com lances do jogo, onde aparecem lances da zaga “garfo e faca” – gostei da expressão, muito criativa, mas um tanto exagerada.

Quer dizer, ojuiz novato começou a ser catequizado.

Espero que façam isso com todos os árbitros que forem tolerantes com lances violentos independente das cores das camisetas envolvidas.

Ah, e que os árbitros não se acanhem na hora de exibir um cartão vermelho para jogadores do Inter.

Afinal, 50 jogos do Gauchão sem expulsão de colorado já está demais.

COTAÇÃO ZH

Nota do meia-atacante Luan no jogo contra o Lajeadense: 8.

Concordo. Só não dá pra aceitar a frase ‘Cavou o pênalti”. Não, ele não cavou nenhuma falta.

Ele sofreu uma falta. O certo seria: “Sofreu o pênalti”.

Aliás, esse Luan mostrou que tem futebol, muito futebol.

Se gostou, compartilhe!

  • Gustavo Medeiros

    Ilgo e amigos,

    algumas coisas que me chamaram a atenção ontem no jogo.

    O gramado estava bom, e eu fui um dos que tinha falado mal da grama. Esperamos que continue assim.

    É muito estranho um time do Grêmio, com gremistas desde a base nunca tenham pisado no gramado da Arena. (Fora o Moisés que jogou ano passado e dois que treinaram com o time principal os outros jogadores conheceram a Arena ontem).

    Capaz dos jogadores do Lajeadense conhecerem mais a Arena que o próprio time B do Grêmio.

    Outra coisa que um amigo falou e me chamou a atenção. As placas publicitárias de um operadora de telefonia em vermelho.

    Até a logomarca da Coca no Olímpico era em azul ou preto. Como os copos de plástico.

    Não sou nenhum fanático que divide o mundo em azul ou vermelho. Mas mostra que o Grêmio não mete o dedo em nada na Arena.

    Abraços

    Gustavo Medeiros

    PS. Ilgo, faz um adiantamento da cota da TV para bancar as contas do boteco.

  • Ilgo

    Ja adiantei o que podia, acho que até 2016, ehehehe

    Esse negócio da publicidade na Arena se não me engano fica com o Grêmio. Alguma coisa tem que ficar só com o Grêmio.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; durante muitos anos um dos melhores locais em Recife para um churrasco foi a Churrascaria Laçador e teve filial em outras capitais. Posterior, abriram uma lanchonete o “Laça Burguer” para atender a turma da madrugada e que não tinha R$ ou fome para um churrasco. Terminou a hamburgueria engolindo as churrascarias e virou rede que concorre com as maiores tendo seu público cativo lado a lado com McDonald’s, Burger King e Bob’s.
    http://www.lacaburguer.com.br/
    O Grêmio lança uma hamburgueria e nela poderia ter as “marcas” 1983, Mazembier, Kidiaba e alguns refrigerantes de marca própria. Um refri tipo Minuano limão, Grapette, guaraná Cyrilla…
    É ai que faria o diferencial.

  • Gustavo Medeiros

    Ilgo, como foi o papo com o Enderson?

    Que pode contar para os frequentadores do boteco? Quais foram as tuas impressões? Como ele pretende montar o Grêmio?

    Abraços

  • RW

    Alo Botequeiros.Recomendo a leitura sobre o que aconteceu na Arena na quarta-feira
    http://www.cornetadorw.blogspot.com.br/2014/01/extraido-do-mundo-do-face-book.html

  • ilgo

    Vale a pena conferir o RW.
    Tem também a nota sobre o blog do paulinho, revelando o quanto é puro e singelo o futebol. Quando eu digo que existe juiz comprado, dirigente corrupto -de clube e de federações- e jogador gaveteiro, capaz de chutar penalti pra fora só de sacanagem, tem gente que ainda duvida.
    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2014/01/25/investigacao-do-mp-sp-pode-comprovar-que-ex-presidente-teria-vendido-a-lusa-para-unimed/

    Gustavo, aqui entre nós, gostei do Enderson. Um cara bem intencionado, sério, conhecedor, mas não vi nele personalidade pra vencer esse desafio de treinar um clube de ponta, que não conquista nada de importante há mais de uma década – por isso a pressão é muito maior –
    Pena. Mas vou torcer por ele.
    ele não falou sobre montagem de time, apenas relatou que não tem ideia pré-concebida. Só garantiu uma coisa, não gosta de jogar ‘por uma bola’ para vencer o jogo.
    Porém, vi que ele gosta de ter um volante ao estilo do Edinho. Ficou claro isso.
    Perguntei quem era o Edinho do Goiás. Ele respondeu que é o Amaral, que ele gosta muito do Amaral.
    Então já viu, Edinho titularíssimo.
    Até acho que pra Libertadores isso é muito bom.

  • Francisco Coelho

    E deu Santos na Copa SP. O Santos é uma fábrica de aprimoramento de talentos e por estar sempre disputando e valorizando os resultados a gurizada dá preferência a jogar no Peixe independente de torcer para A ou B.
    Provavelmente se perguntarem para 10 guris ou seus pais em preferência uns 8 vão falar em Santos pois veem mais oportunidade de destaque e ingressar no time independentemente da idade. Isso faz a diferença. Com o lastro de um Pelé e de um Neymar, Robinho e Diego o setor de captação deve ter trabalho para tantos guris pedindo oportunidade.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; tens de avisar quando for até algum programa de rádio ou TV. Quem mora distante não tem como ficar antenado nas chamadas locais. A Ulbra TV não está tendo seus programas na internet ou eu não consegui localizar.
    Outro dia tentei por horas mas terminei foi com vírus no computador após rodar por mais de 200 sites sem sucesso.

  • ilgo

    Francisco, acho difícil pegar a Ulbra aí, mas tenta o canal 21 que é o daqui.

    Santos campeão. Parece que está no DNA do clube essa formação de bons atacantes e meias
    Já o Grêmio não forma grandes atacantes há horas.
    Centroavante, o último foi Alcindo.

  • ilgo
  • Querubini

    Sobre o link que o Ilgo postou por último, faço estas observações:
    1. Se o Wianey não entende de contrato, pode muito bem entrevistar um advogado ou professor de direitos reais para que lhe explique sobre o instituto do direito de superfície e, assim, poder compreender.
    2. O Supremo Tribunal Federal já decidiu que não é obrigatório o diploma de jornalismo para atuar nesta profissão, até que venha a ser aprovada lei federal dispondo especificamente sobre tal exigência para o exercício da profissão.
    3. O argumento da IVI em desqualificar os blogues gremistas que fazem o serviço de informação por eles sonegados vem a atestar o baixo nível dos nossos jornalistas esportivos isentos, que deixam de informar para fazer sensacionalismo e anti-gremismo.
    Por fim, alguém consultou a população para saber se prefere jornalistas esportivos isentos à jornalistas identificados e sérios.
    Tem que acabar com essa estória de isenção e exigirmos identificação e respeito ao público. Para começar, tem que dar nome aos bois, dizendo quem é gremista e quais são colorados. Isenção não é sinônimo de seriedade e não pode ser associada com credibilidade.

  • Diego Mata

    Quando alguem (bem informado) tera coragem de expor o que esta por tras desta tendencia vermelha explicita da nossa imprensa? Quem ganha, como, quanto pagam, etc. O veiculo é pago, ou sao os jornalistas individualmente? Ou os dois? E assessoria de imprensa de jogador? Qual o mecanismo? Eu nao posso crer que a IVI trabalha de graca, por puro amor a camiseta (vermelha). Estamos precisando de um Blog do Paulinho aqui no RS, para escarafunchar um pouco nos podres locais. Nem sei se pauta paga caracteriza algum tipo de crime, mas falta de etica com certeza.
    Nao estou cobrando isto de ti Ilgo, apenas lancando o questionamento para discussao.

  • Diego Mata

    Outra coisa suspeita: todo ano times do interior demitem técnicos na segunda, terceira rodada. Me cheira a jogada ensaiada, com multa rescisória sendo alegremente dividida entre treinador e cartolas. Ou será que a falta de convicção é tão grande assim e se repete todos os anos?

  • ilgo

    Diego, essas demissões no início por vezes são causadas por influencia de algum empresário interessado em colocar seu treinador.
    Não digo que é o que houve no São Luiz, mas também não descarto.
    Viram a apatia do São Luiz contra o Inter? Seria normal? Pode ser. Ou não.

    Não entro nessa de imprensa paga. Se quiser debato o assunto, mas só pessoalmente.
    Não acredito nisso, sinceramente. Se acontecem algumas coisas diferentes do que manda o bom jornalismo é por paixão, fanatismo.

  • ilgo

    Querubini, jornalista quando quer vai fundo.

  • É Ilgo que o Endris não joga por uma bola eu sei, vide os 3 que levou do Santos em casa na última rodada!

    Mudando de assunto, é verdade que os credores levaram as mesas, cadeiras e até registradora? Voltamos a fazer contas de cabeça?Hehehe

  • Francisco Coelho

    Perdemos o Grenal do Efipan por 2 a 1.

  • Diego Mata

    É assunto delicado Ilgo, te entendo perfeitamente. Gosto muito do Blog do Paulinho pelo carater denunciante e investigativo, mas focado nos assuntos de SP, principalmete do Corinthians, seu time do coracao. Tem que estar disposto a lidar com muito processo….Recomendo a entrevista abaixo.

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2014/01/17/entrevista-do-blog-do-paulinho-para-a-tv-camara-em-jacarei/

  • Diego Mata

    Seria bacana um blog similar aqui, investigando o Charmosao, a FGF, a IVI, etc. No Charmosao, de cara ja temos duas atitudes suspeitas:
    – Estas demissoes prematuras de treinadores;
    – Borderos suspeitissimos, como levantou o Hiltor em sua coluna. Se eu fosse editor de jornal, mandava a equipe fotografar a arquibancada nestes jogos de interior e contar a torcida. Factivel em jogos com menos de 2000 torcedores. Ja vi bordero de jogo da Ulbra com 4 pagantes uns anos atras. É ruim de crer.

  • Francisco Coelho

    Disparado o melhor em campo foi o Marcelo Grohe. Os piores Kleber e Riveros.

  • Gustavo Medeiros

    Francisco, acho que o Kleber ainda não está encontrando seu espaço (Mesmo achando que ele deve ser banco). Mas não vi ele tão mal assim.

    Grohe foi fantástico.

    Agora meus piores seriam, de longe, os laterais. Foram nulos.

    Acho que um time com o Zé no lugar do Riveros, com a possibilidade de variação, com a saída do Kleber, para mais um zagueiro, ou mais um volante, ou mesmo um meia mais ofensivo (Ruiz), nos deixa com boas possibilidades. Podemos ter um time mais equilibrado e experiente (com o Zé), um mais defensivo com 3 zagueiros (com Geromel), ou 3 volantes (Riveros), ou ainda mais ofensivo (Ruiz).

    Abraços

  • Francisco Coelho

    Gustavo Medeiros; falta o meia (MEIA) com pé direito. O cara que tenha visão e colocação para criar as jogadas. Gostei da colocação em campo dos “titulares”, pois jogo é jogo e treino é treino.
    No ataque muitos jogadores do Índio passaram fáceis pelos volantes e no drible curto onde uma falta poderia levar ao cartão magenta.
    Claro que é um início e o resultado é importante. O Grêmio criou e teve um volume de troca de passes que me agradou no Primeiro tempo.
    Definitivamente Barcos não tem cabeça. Um atacante que não sabe cabecear é complicado.

  • Roque Fernando

    Gozado, eu achei que os laterais até foram bem, o time no conjunto passou o tempo m cima. Acho que pra início foi muito bem. Ainda se vê aquelas trocas de passes com erros. Mas já se viu o dedo do técnico. Satisfatorio.

  • Gustavo Medeiros

    Roque, até concordo contigo, pela fragilidade do adversário, os laterais tiveram espaços e jogaram.

    Mas e ai? Que cruzamento perfeito fizeram? Um de cada lado? Até pode ser. Mas por terem espaço, pelo adversário ser bem mais fraco tecnicamente que o Grêmio, deveriam ter feito feito mais. MUITO mais.

    Ainda acho que nosso ponto fraco são as laterais.

    E Francisco, tu que és um conhecedor da nossa base, que meia destro poderia integrar o time principal?

    Abraços

  • Gabriel

    Vamos lá para quem disse que “não jogaria por uma bola”, jogou com O MESMO ESQUEMA DO RENATO, ou seja 4 -4-2 com 3 volantes, aliás alguém tem de dizer ao Edinho se conter em sua mediocridade e PARAR DE FAZER LANÇAMENTOS, pois esta virtude ele não tem.

    Não vamos nos enganar, infelizmente este time do aimoré é muito ruim, francop favorito ao descenso no ruralito e o Marcelo Grohe trabalhou bastante. Gostei do wendell e o Pará continua o mesmo errando todos cruzamentos e agora nem na linha de fundo chega. Discordo um pouco das críticas ao Riveros, hoje o discreto foi o Ramiro e o Edinho um gol que mascara muita coisa…

  • Gabriel

    Outra informação importante é que o Mamutelli e o Biteckembauer não convencem mais nem no meio da molecada de sua idade… Hoje não se percebeu os dois contra o México!!

  • Francisco Coelho

    Gustavo Medeiros; no momento não vejo nenhum jogador de pé direito que possa assumir o meio. Temos alguns que poderão vir a ser. Há alguns dias atrás assisti jogar um que me pareceu bem, mas na partida seguinte não foi tão bem. Falo do Jeferson. No sub 17 temos algumas boas promessas, mas ainda verdes. Há uma legião de canhotos bons de bola com toques rápidos e dribles curtos, mas destro anda difícil. Um dos que falam bem, mas está escondido é o Gabriel Biteco.
    Dos que estão no momento o mais perto que temos seria o Matheus Biteco. Já mostrou que bem trabalhado tem potencial. Certamente se o treinador fosse o Ney Franco ele teria boas chances.

    Para alguns os bons são os do vermelho da beira d’água. São os que torcem para tudo dar errado ou para pessoas e não para o Grêmio.

    Eu continuo vendo bons jogadores no Grêmio mas temos de contratar nesta posição. O que está faltando são treinador e treinamento.
    A partida contra o Aimoré já foi um alento, pois não se viu treinador tendo faniquitos na lateral do campo e com pouco tempo um novo posicionamento da equipe com as mesmas figuras em campo e toques de prima. Não creio que tenha sido lavagem cerebral e sim trabalho. Vamos ver depois de umas 5 partidas.

  • Quem viu o Tricolor pelo premier deve ter ouvido a “isenta opinião” do Batista quanto ao penalty no Gladiador. Ele primeiro falou que foi falta mas fora da área, depois disse que não foi penalty pois foi em cima da linha (opa, mas a linha não faz parte da área Arnaldo???) e depois, disse que não ficaria em cima do muro e que, para ele, tinha sido fora da área! No lance do penalty marcado ele tentou não admitir, mas a imagem era forte e o narrador já tinha cravado: PENALTY!!!
    Esse Batista…

  • Gabriel

    Discordo das opiniões, o time jogou no MESMO sistema do treinador anterior e a tão comentada nas rádios bola no chão, desde do Luxemburgo que não se dá balão. Outro fator não questionado foi a fragilidade do índio capilé…

    História do bêbado, bateu? bateu num bêbado; apanhou? Apanhou de um bêbado.

    Francisco e o Nathan não serve para ser o pé direito? Porque não será que não jogou com o Mabília?

  • Roque Fernando

    Pô Gustavo tu quer exigir apresentação de gala no recem no início e com time não definido ? Faltando Souza, Alan Ruiz e Zé Roberto ? O time fez o que tinha que fazer, não da pra exigir muita coisa. O ideal era eles jogarem com o time titular em pelotas que vai ser fumaceira. Mas a diretoria pelo que vejo está preservando o grupo e o técnico, não basta a IVI ainda tem a corneta de gremista. Vamos com calma eu vi uma certa fragilidade defensiva em função do grêmio estar atacando e muito mas com o tempo se acerta. Mas mesmo com 3 volantes o time, eu definiria como ensaio de esquema, não parou de atacar. É um mérito e um início de temporada.

  • Good post. I definitely appreciate this website. Thanks!

  • I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog and was curious what all is required to
    get setup? I’m assuming having a blog like yours would cost
    a pretty penny? I’m not very web smart so I’m not 100% positive.
    Any suggestions or advice would be greatly appreciated.

    Appreciate it

  • My partner and I stumbled over here different website and thought I should check things out.
    I like what I see so i am just following you. Look forward to looking over your web
    page again.

  • Thank you for the good writeup. It in reality was once a entertainment account it.
    Glance advanced to far added agreeable from you! By the way, how can we be
    in contact?

  • Sbo

    illegal dosesvaccine rennie characterize supervise fins mentalities charity lurking wallace mixing

  • Hey There. I found your blog using msn. This is a really well written article. I’ll make sure to bookmark it and return to read more of your useful information. Thanks for the post. I’ll definitely comeback.

  • It is really a great and useful piece of info. I’m satisfied that you shared this helpful info with us.
    Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

  • Have you ever considered about including a little bit more than just
    your articles? I mean, what you say is valuable and all.
    Nevertheless just imagine if you added some great photos or video clips to give
    your posts more, “pop”! Your content is excellent
    but with images and video clips, this blog could
    certainly be one of the best in its niche.
    Wonderful blog!

  • My family members always say that I am wasting
    my time here at web, except I know I am getting knowledge everyday
    by reading such good content.

  • These are just some of the reasons why Unix website hosting will benefit your site.
    This means you’ll need more RAM, more bandwidth, and more disk space, likely, which can cost you significantly more money than if you were to go with a UNIX server.
    51 and above, ME, 9x) and the affected HP-UX hard
    drive should be connected as slave.

  • Today, I went to the beachfront with my children. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said
    “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell
    to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!

  • a

    Thank you for some other informative site. Where else could I am getting that type of information written in such an ideal method?
    I have a venture that I am simply now working on, and I’ve been on the look out for such information.

  • Appreciate this post. Let me try it out.

  • Good blog you have got here.. It’s difficult to find
    excellent writing like yours these days. I really appreciate people like
    you! Take care!!

  • a

    Thanks in support of sharing such a fastidious opinion, piece of writing is nice, thats why i have read it fully

  • Do you have a spam issue on this blog; I also am
    a blogger, and I was wanting to know your situation; many of us have developed
    some nice practices and we are looking to exchange methods with others, please shoot
    me an email if interested.