A Arena e os caranguejos rubros

A Arena desperta fortes emoções. Se os gremistas sentem acima de tudo muito orgulho, há quem não consiga conter um dos piores sentimentos do homem, aliás muito frequente: a inveja.

Todos são invejosos. Uns mais outros menos. Por exemplo, eu invejo os torcedores do Barcelona, que têm Messi e Neymar.

Aqui no Rio Grande do Sul, que muitos consideram terra dos caranguejos de tanto que se puxa para baixo, pouca coisa causou e continua causando tanta inveja como a Arena do Grêmio. Eu faço questão de salientar ‘do Grêmio’ porque sei que isso machuca certo tipo de pessoa.

Aquele tipo de que diz Arena da OAS ou algo parecido, escancarando uma inveja que corrói, machuca, dilacera, e que ele só consegue amenizar encontrando defeitos e levantando problemas nesse que já é o novo cartão postal de Porto Alegre.

Esse tipo de gente está em todos os lugares. Nos bares, nas esquinas, nos escritórios, nas redações de jornal, e, pior, em órgãos públicos, onde, aliás, eles são mais perigosos. Ali, detrás de uma escrivaninha, muitas vezes mirando o Guaíba, esse pessoal, caranguejos invejosos da espécie rubra, parece viver em função da Arena do Grêmio. Uma turma que tem pesadelos com essa obra grandiosa.

Não há nada de mais importante a fazer. Tudo em paz na segurança pública, nos hospitais, nas escolas. Invasão de espaço público por entidades privadas são por eles ignoradas, dependendo da entidade privada.

Então, lupa na Arena. E isso não é de agora. Vem de mais tempo. Se dependesse dos invejosos a Arena não teria sido erguida. Agora que ela está aí, faça-se de tudo para torná-la inviável de alguma forma. É o entorno, o acesso. Já foi a polêmica sobre ter ou não cadeiras em determinado espaço. E tantas outras questões que foram superadas e outras que permanecem.

A questão mais recente é essa inacreditável de permitir o acesso ao espaço mais barato da Arena do Grêmio unicamente a quem for vinculado a uma torcida organizada. Então, se eu quiser assistir a um jogo daquele lugar preciso ser sócio de uma organizada, mesmo que já seja sócio do Grêmio.

Uma ideia absurda, acho que até inconstitucional.

Mas tudo isso indica o quanto a Arena – enfatizo – do Grêmio continua doendo, corroendo por dentro.

Como diz aquele letreiro de caminhão: A Inveja é uma Merda.

O problema é que a inveja é destrutiva, e por isso deve ser combatida fortemente.

Se gostou, compartilhe!

  • Tá feia a coisa Ilgo.
    Comntei sobre isto também no Imortal Tricolor.

  • Ricardo de Cruzeiro

    Alguém que saiba como fazer,pelo amor ao Grêmio,remeta ao sr Presidente Koff este comentário certeiro,esclaredor para que TODOS dirigentes sob seu comando o decorem e o repitam pelos meios de comunicação.Ilgo um dia tu terás que assumir um cargo para ser , pelo menos,porta-voz Oficial do Tricolor.Abraços do teu fã número 2(para não dar ciumeira).

  • nelsongz

    Muito bom. Parabéns. MP cerceando o direito do público de escolher o local onde deseja assistir ao jogo e, pior, logo o local com ingresso mais barato.

  • adil

    O nome do promotor seabra…he..he..

  • J.J

    Enquanto o MP se preocupa com a mídia por trás do futebol, não deu ouvidos ao menino Bernardo, quando esse procurou o MP para denunciar maus tratos.

  • José

    Perfeito Ilgo. Expressaste com muita clareza o que vem acontecendo aqui no RS desde 08 de dezembro de 2012. A Arena é simplesmente o mais espetacular estádio do Brasil. Nem mesmo os novos que foram feitos para a Copa conseguem igualá-la, muito menos os reformados. Seria bom que todos os gremistas, todos, tivessem a exata noção disso. A Arena deve ser motivo de orgulho e, em alguns anos, quando o entorno receber as obras de que necessita (porque em algum momento isso vai ter que acontecer), aquela região vai se tornar uma das mais prósperas dessa cidade e a Arena vai receber empreendimentos, lojas, restaurantes, etc.

    Quanto a esta última medida do MP, basta que o Grêmio, por seus representantes, defenda seus direitos na Justiça, se não concordar com o que lhe está sendo exigido. Muito simples. E parece claro que não deverá concordar. Primeiro, porque nada indica que tal medida irá resolver o problema da violência. Segundo, porque fere direitos dos torcedores eventuais, que não querem (e não podem ser obrigados) a pertencer a uma torcida organizada. Terceiro, porque há sócios que frequentam o setor, que também não podem ser alijados de seus direitos. Quarto, porque é evidente que isso provocará o esvaziamento daquele setor, que não foi concebido para as organizadas, mas para o torcedor que necessita de ingresso mais acessível.

    Uma pena que esse tipo de problema sempre surge quando o Grêmio está envolvido com alguma decisão importante. Isso acaba desviando o foco. Lembras da questão envolvendo Roth e a Polícia Federal em meio ao campeonato brasileiro de 2008, que o Grêmio liderava? Bem naquela semana perdemos para o Goiás. Depois, nunca mais se falou no assunto.

    Espero que isto seja rapidamente superado e nos preocupemos apenas com o San Lorenzo.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; vou dar uma sugestão.
    Porque os blogueiros não se reúnem e formam uma corrente. Um novo abraço só que na “ARENA É NOSSA E BEIJINHO NO OMBRO” aproveitando a publicidade da mesma (música) atualmente.
    O Corneta do RW, Seu Algoz, Demian e vários outros com seus leitores rapidamente reuniriam uma multidão de torcedores e seus pares para esta empreitada sem a direção gremista. Um abraço de gremista para gremista sem política.
    Que tal?

  • Francisco Coelho

    Lembrando que Domingo às 11:00 no Vieirão o Sub 17 enfrenta seu destino frente ao Fluminense e necessita fazer o resultado em casa.

    Como poucos vão até Floripa é torcer pelo Sub 17. Não lembro se Floripa será com portões abertos ou fechados…

  • J.J

    Ilgo e amigos do blog, acessem esse link abaixo que vcs verão que muitas coisas se esclarecem facil, facil…..

    http://blogremio.blogspot.com.br/2014/02/o-poder-publico-mais-fanatico-do-brasil_16.html

  • ilgo

    Obrigado a todos que escreveram. Quero dizer que estou cansado de apanhar dentro e fora de campo. Temos que reagir, e já.

    Recomendo a leitura do Algoz, velho parceiro.
    http://www.blogremio.blogspot.com.br/2014/04/de-ratos-e-baratas.html

    Curioso, o boteco tem link de blogs gremistas, mas os blogs gremistas não tem link para o boteco. E isso faz anos. Não é uma reclamação, mas é algo que sempre me causou estranheza.

    Ricardo, agradeço as palavras do velho e bom amigo, mas o melhor do futebol, além de vencer, é poder cornetear. Eu como dirigente seria como sou aqui, intolerante com algumas coisas e talvez me quebrasse logo.

    José, como esquecer que começamos a perder o Brasileiro de 2008 qdo a PF colocou o nome do Roth na rua. no dia seguinte, o Grêmio perdeu para o Goiás no Olímpico.
    Vamos ver o que as forças nem tão ocultas vão aprontar até o dia do jogo contra o San Lorenzo.

    Seu Algoz informa que o promotor Seabra é sócio colorado. Por que eu não me surpreendo?

    Francisco, gostei da ideia de abraçar a Arena. Mas sem beijinho no ombro, ehehe. Vou além: juntar milhares de gremistas e fazer mobilização em frente ao MP, ao comando da BN, Palácio Piratini. Porque realmente está demais.
    Ou o Grêmio reage forte ou vamos ser esmagados.

    Ah, esqueci no texto de citar que a Arena Empreendimentos apoia a ideia do MP e da BM, É dose.

    Vejam a dica do JJ, muito interessante.

  • RW

    Pessoal:
    Cansei
    ” arena foi construída em cima do lixão”
    “A Arena tem cheiro de esgoto”
    ” plataforma do Trensurb não suporta(?) mais de 400 torcedores”
    “Tem muito assalto”
    “Não tem luz”
    não tem meio-fio”
    “É dificil de chegar”
    ” Não tem pipoca”
    “O cafézinho é ruiz”
    “não tem segurança”
    “A Arena não lota”.
    Cruzes.
    A Arena é o estádio com maior média de publico no BrasilE o bombardeio continua.
    Só tem nuvens anunciando tempestade para a Arena.
    Seja da IVI ou MP.Sem falar em outras instituições.
    Estou cansado.
    É dificil ser gremista no RS

  • Jorge Medina

    Parabéns Ilgo, grande texto, e concordo com a sugestão do Ricardo de Cruzeiro que tal texto fosse divulgado aos dirigentes e CA gremista, para que tenham a noção de que Clube representa. Sendo que tais fatos também poderiam ser expostos aos jogadores. Hoje o Demian nos mostra uma reportagem feita down Chuí, como ele diz a respeito do negócio do Tricolor com as fornecedoras de material esportivo, o link é esse : http://www.pasionlibertadores.com/noticias/Cuatro-marcas-de-primer-nivel-quieren-vestir-al-Gremio–20140416-0046.html
    Enquanto isso na Zero hora o Zini nos informa que A Adidas não quis mais negócio com o Grêmio, é mole?

  • Rafael M.

    Francisco, como é ruim aquele Julio dos Santos. Está explicado porque ele não jogava aqui.
    O cerro me pareceu ser um time fraco, mas organizado. Não sei se segura lá.
    Gostei do goleiro do cerro. Aliás, eu tinha visto ele em um sub-20 muito tempo atrás e tinha gostado. O resto não chama a atenção.

  • Claudio

    Mais uma bomba: o advogado da arena porto-alegrense é colorado.

  • Ricardo

    Rafael, o goleiro do cerro é o filho do “Gato” Fernandez

  • Gabriel

    Ilgo antes de comentar sobre a Arena gostaria de abrir um parênteses para o Cerro. O time é arrumadinho, tem um treinador que sabe do riscado. O Arce assim que viu entrar o Mayke, trocou o GÜIZA de lado e bloqueou os mineiros. DEUS OUÇA O TEU FILHO, É SÓ ISTO QUE TE PEÇO, ALGUÉM COM VISÃO QUE ENXERGUE O JOGO.

    Passado o momento de oração, os irmãos Romero, em especial o Angel, jogaram muito, a exemplo do filho do gato Fernández (que pega muito). É um time médio que conseguiu arrastar o jogo conforme o seu interesse.

    Sobre o MP e a Arena, espero que afastem TODOS baderneiros dos estádios, inclusive AQUELES que brigaram na rerererererererererereinauguração frente ao Penharol. Ainda espero que o MP se pronuncie a respeito!!!

  • Gabriel

    Ah Claudio, se o assessor da presidência do clube é SÓCIO COLORADO, o auxiliar é ex camisa 10 e o treinador demitido do TIME B por incompetência, porque a arena porto-alegrense não ter um???

    Comenta-se inclusive (não sei se é verdade) que o presidente Koff era conselheiro do assador na montagem do time campeão da LA 2006, abrindo – lhe as portas da Conmebol, pois eram DESCONHECIDOS pela entidade.

  • Gabriel

    Ouvi a pouco a entrevista coletiva do Enderson Moreira e não quero assustar ninguém, mas ele não entendeu o por quê levou uma sacola ‘deles’. Continua achando normal. LAMENTÁVEL. Outra situação que me incomoda, é que todo técnico que passa por aqui diz não ter culpa pelos anos sem um título de grande expressão, ora como se diz no interior:”Dono da porca, dono dos toinhos”. Treinam um time campeão do Mundo, Bi da LA e do Brasileirão, 4 copas BR, ele também não tem ‘culpa’ sobre isso e se assumem o clube estão escrevendo parte desta historia maldita também, que aliás o Endris já colaborou com o MAIOR VEXAME protagonizado nos últimos 50 quicá 60 anos de grenal.

  • Francisco Coelho
  • Henrique Freitas

    Caro Francisco,

    Agora estou com todas as informações da Copa do Brasil sub-17, graças a tua gentileza em fornecer-me tudo que foi possível, inclusive (e principalmente) os links para chegar no site da CBF.
    Domingo (11 h ) estarei a postos na TV para assistir. Muito agradecido!!!

  • Francisco Coelho

    Henrique Freitas; sempre que tenha os dados será um prazer fornecer.

  • Schilling

    Gabirel, explica essa do assessor da presidência que é sócio mazembado.
    Se isso está confirmado, então eu me entrego por bem.

  • Rodrigo

    Francisco este time do Flu é bom e pode ser pedra no sapato: mas acho que ganhamos.

  • Francisco Coelho

    Rodrigo; se o Grêmio jogar bem como contra o Botafogo passamos. O Grêmio contra o Corinthians não jogou bem, mas ganhou. Espero que o campo esteja melhor e permita que a bola role redonda. O Grêmio tem de fazer um bom placar no RS. No RJ o Flu vai atacar e poderá facilitar o contra ataque. Como o lado esquerdo é mais forte eu colocaria o Lincoln se estiver bem no banco. Lincoln 88 é tido como craque e camisa 10 canhoto assim como o Nikolas 87. Só esta faltando o 8 indiscutível. Pode ser que domingo surja.

  • Querubini

    Incrível. Hoje escutei um pouco a Gaucha (foi o suficiente para desligar o rádio) e acreditem o Pedro Legado Denardim defendendo que está na hora de o Inter ganhar o brasileiro depois de 35 anos. Por que não pode o Grêmio e sempre o Inter quem deve ser o campeão. Ah, mas são isentos. É difícil ser gremista no RS.

  • Rodrigo

    Francisco, eu sempre tenho medo de jogos com Cariocas, neste caso o Flu, pq a arbitragem as vezes da uma ajudinha, mas se ganharmos bem na primeira podemos usar o regulamento, torço muito para um título de expressão como estes na base, pois assim talvez ganhem moral para serem aproveitados no principal.

  • Roberto

    De inveja tu entende bem, Ilgo Winck?

  • Rodrigo

    Blog errado Roberto, vai comemorar e para de encher o saco.

  • Hillary

    Só para não passar batido : como sempre acontece, quando o Gremio vai jogar uma partida muito importante como esta de 4ª feira, qual a manchete garrafal da IVI: interesse do clube do aterro em algum jogador deste time!! E agora pra não fugir a regra, já ouvi no rádio “Inter desmente interesse no goleiro do Cerro!” Quer dizer, já estão se entregando antes de saberem se realmente vamos jogar com o Cerro!!

  • Nice blog here! Also your web site loads up very fast! What host are you using?
    Can I get your affiliate link to your host? I wish my web site loaded up as fast as yours
    lol

  • Hey! Do you know if they make any plugins to safeguard against
    hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any
    recommendations?

  • Thanks for the new stuff you have disclosed in your blog post. One thing I’d like to discuss is that FSBO relationships are built as time passes. By introducing yourself to the owners the first saturday and sunday their FSBO can be announced, before the masses start off calling on Wednesday, you generate a good connection. By giving them resources, educational materials, free reports, and forms, you become an ally. By subtracting a personal curiosity about them plus their scenario, you make a solid interconnection that, in many cases, pays off in the event the owners decide to go with a realtor they know as well as trust preferably you actually.

  • Appreciate you sharing, great article post.Thanks Again.