A falta de sorte dos gremistas Abaixo do Mampituba

Gremista não tem sorte mesmo.

São vários os exemplos que confirmam essa frase. Caso Aranha (nunca mais se viu tanto rigor na punição para casos equivalentes); a expulsão de Rivarola por causa do telão numa final de mundial de clubes (fato que não mais se repetiu), e por aí vai.

Minha memória tem limites. Se alguém lembrar de outros episódios por favor me mande que eu acrescento. Só sei que a lista é grande.

Escrevo sobre essa rotineira falta de sorte gremista motivado pelo caso Romildo/Doriva/Vasco.

O presidente tricolor foi chamado de tudo, de ingênuo e antiético para baixo, porque entrou em contato com o treinador, então considerado grande revelação, sem falar antes com o Vasco.

Não bastasse o ataque furioso do presidente vascaíno ao Romildo – o que até é natural vindo de Eurico Miranda -, houve também críticas ácidas de jornalistas aqui da aldeia, o Texas, como apelidou o cornetadoRW.

Rebaixaram Romildo à quinta divisão dos dirigentes de futebol. Aprendiz e neófito foram os adjetivos mais delicados.

Agora, o Inter faz a mesma coisa, conversa antes com Guto Ferreira, ignorando o Bahia. 

O presidente do clube baiano não agride, não ataca, não cospe fogo, apenas diz que libera o treinador mediante pagamento da multa contratual. 

O assunto foi amplamente debatido num programa da SporTV. Deram-lhe pau no Inter, o que dificilmente será ampliado pela mídia Abaixo do Mampituba, onde há um esforço comovente de tornar a peregrinação vermelha pela segundona num paraíso.

Ah, ‘segundona’ é um adjetivo que caiu em desuso na imprensa. Era repetido à exaustão quando o Grêmio passou por esse inferno.

É mais um caso que mostra que gremista realmente não é sortudo.

Antes, a segundona era o fundo do poço, hoje uma experiência enriquecedora de vida…

Não existia esse negócio de ‘transição’ da B para a A, ou algo assim. Era ferro e ferro, pra humilhar gremista.

Agenda positiva como se vê agora, nem pensar. Era piadinha aqui, piadinha ali.

Hoje, os gremistas que sobreviveram ao tiroteio se vingam nas redes sociais. E tem gente que fica ofendida.

Durante o programa, no qual o Inter virou a Geni por não ter tratado antes com o Bahia, fizeram uma enquete que resultou amplamente desfavorável ao Inter. A pergunta: se vc fosse Guto qual time escolheria? Deu Bahia, 87%.

Esse episódio é mais um que contribui para prejudicar a imagem do Inter nacionalmente.

E tudo por causa de um treinador mediano, que talvez nem dure três ou quatro meses, a exemplo de outros.

Agora, uma coisa é certa: o presidente colorado não tem nem terá o mesmo tratamento violento e desrespeitoso que teve Romildo Bolzan.

Afinal, gremista não tem a sorte dos colorados perante a maior parte dos cronistas esportivos da aldeia.

PEÇAM AO D’ALESSANDRO

Não vejo maior problema em conversar com o treinador com contrato em vigor com outro clube.

O Euricão abriu um bocão contra Romildo. Logo ele.

O treinador tem o direito de buscar o que é melhor para si.

Quando se trata de demitir o treinador, o clube nem pensa duas vezes. O técnico é sempre o culpado da vez.

Doriva durou só mais algumas semanas no Vasco. Guto provavelmente não duraria muito no Bahia.

Vir para um clube que só precisa ficar entre os quatro primeiros de uma segundona é uma opção natural.

Está certo o Guto. Assim como está certo o presidente do Bahia em cobrar multa rescisória.

É pouco mais de 500 mil reais. Parece que o Inter não quer ou não pode pagar isso, quer parcelar.

Peçam pro D’Alessandro, ele deve ter isso no bolso neste momento.

 

 

Se gostou, compartilhe!

  • Daniel Scherer

    Ilgo, perfeito.
    Mas isso é bem feito para nós gremistas, que ouvimos, assistimos e lemos todos esses calhordas da imprensa gaúcha. Somos nós que alimentamos esses monstros, agora temos que embalar. Nós torcedores temos uma grande parcela de culpa.
    E por outro lado, os dirigentes também. Sei que há inúmeros interesses e questões que impedem um basta como o Petraglia do Atlético PR fez com a imprensa do Paraná, mas eu sonho com o dia que teremos um presidente que chegue e de um basta nos Wianeys, Denardins e Baldassos da vida.

    • Andre Peixoto – Sarandi/RS

      Daniel, comentário perfeito. Um amigo meu, professor de jornalismo, sempre me fala: a ivi só é a ivi porque a gente alimenta!
      E ele tem razão…

  • Francisco Lanferdini Serafini

    Muito bom, Ilgo. A imprensa daqui é sofrível (e qual não é?) e ser gremista realmente é complicado se formos analisar somente o que sai no jornal.

    A situação do Internacional é incrível. Não para de piorar. Ninguém os suporta mais, ninguém confia mais neles. Se o trabalho da IVI não fosse tão bom, o Inter já teria caído no ostracismo.

    Felizmente, hoje, existe as redes sociais que ao menos permitem aos torcedores buscarem fontes diferentes sobre informações e dados dos clubes.

    E, Ilgo, tu como jornalista que foi, não saberia dizer uma meia dúzia de palavras para acabar com a força da IVI, para como o Grêmio deve se portar diante a imprensa? Se quiser compartilhar, seria bacana.

    • Ilgo Wink

      Francisco, uma vez jornalista sempre jornalista, eheheh
      Eu só não sou mais profissional de redação.
      Agora, sobre tua sugestão, a melhor resposta é dentro de campo.
      A imprensa tem alguma força, mas não ganha jogo.

      • Rezende

        Juntando as “forçinhas” da IVI+FGF+Brigada Sangrenta Militar+Ministério Público Vermelho do RS- Prefeitura Carmin de POA+Governo do Estado Escarlate do RS ajudando ao Deus-SaCI a pagar as contas (via Banrisul) e assumindo a conta do Legado temporário da Copa, esbulhar terrenos públicos e invadir Avenida com seu estádio reformado e etc…
        Temos de fazer uma força danada para ser campeão aqui no Texas…

  • Francisco Coelho

    Vou discordar. A IVI é competente e os jornalistas atuantes do lado azul são fracos.

    Não se vê um gremista bem informado e com transito livre no Grêmio que traga noticias relevante além de press release. A realidade é esta.

    É complicado mas necessário separar as coisas e ser gremista não pode encobrir os acertos e erros. Eu penso assim.

    Os gremistas são tímidos e muito comedidos nas colocações. Preferem ficar no muro e ai dão espaço para a IVI. O Francisco Paulo falava e não teve sucessor.

    Tem gremista que só fala bem de direção e treinador como se tudo fosse um mar de rosas azuis…

    • Robert Plant

      Infelizmente Francisco, após o Santana ter se aposentado, só restou um cover.

    • Rezende

      Só ilustrando mesmo na NOSSA IAI Imprensa Azul Isenta (de gremista para Gremista na Grêmio Rádio Umbro) os caras pegam LEVE DEMAIS com os vermelhos ainda precisam achar um OGRO AZUL para baixar o tacape no crânio vermelho. Tá faltando este personagem lá…

  • Luis Augusto Waschburger

    O jornalismo esportivo no RS é muito pobre.
    Não entendem nada de futebol, é só palpite e opinião vale mais que fato.
    Nada muito diferente da realidade que vivemos em toda a sociedade, onde todo mundo tem opinião sobre tudo, mas ninguém se importa com a verdade.
    É só manchete caça clique…
    Salvam-se, neste oceano de mediocridade, Carlos Guimarães, Alex Bagé (com ressalvas) e acho que paramos por aí.
    Triste de ver.
    Não nego, nem desconheço a força da IVI, que muito se deve a patrocínio do que propriamente à coloração clubística do jornalista, mas o “furo” é mais embaixo.
    Mais do que ser IVI, são incompetentes mesmo.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    O PODER DO MARKETING

    Ilgo, um dia, a Direção do Grêmio se reuniu e decidiu criar a Grêmio TV e a Grêmio Rádio Umbro para divulgar nossas notícias, informações, promoções, todas as rotinas, entrevistas, imagens internas de treinamentos, o pré-jogo, o pós jogo, vestiários, e notícias diárias do clube em todas as dimensões.

    Com esta decisão, paramos de investir em todas as mídias de propagandas e passamos a utilizar os nossos canais entre os Gremistas que são maioria no estado e no sul do Brasil divulgando as nossas coisas.

    Enquanto isso, nosso co-irmão continuava com o marketing midiático com muito investimento financeiro criando slogans de campeão de tudo, time grande não cai, melhor administração das américas, maior e melhor estádio, maior nº de sócios do Brasil, patati & patatá que foi amplamente absorvido por todas as ”plataformas midiáticas” de POA.

    Aí, veio um tal de Mazembaço onde tudo começou a derrocar enquanto usavam o engana bobo para ”maquiar” conquistas pagando salários de um milhão para sua estrela & Líder empurrando garganta abaixo dos sócios, e mesmo assim, ainda precisando de arbitragem amestrada para conquistar umas taças.

    Resultado = SEGUNDA DIVISÃO, e nós sabemos que uma queda desta natureza não acontece em um ano, uma partida, uma gestão, pois é a somatória de várias KH..das somadas em sequência, e isso feriu demais o ego colorado que tentou virar a mesa de qualquer jeito indo até a FIFA.

    Em 2012, inauguramos nossa magnífica Arena do Grêmio e entre algumas propostas escolhemos a Sportv da Globosat para divulgar o evento e isso foi contra as pretensões dos Gremistas Sirotskys da RBS que queria sozinha absorver este histórico momento passando tudo ao vivo para o RS por tratar-se de um ”assunto nosso”, da terrinha, porém, a Sportv pagava mais e divulgou todo o evento por duas horas e meia à 88 países do mundo dando uma audiência muito acima do esperado, e …..

    ….. BINGO, viramos ”o alvo” da principal rede do sul que fez as outras mídias ”nanicas” entrar no embalo da carona, e naquele momento, o excelente Blogueiro Ricardo Wortmann do Corneta do RW achou um jeito de perceber que isso daria assunto de ”resistência” porque nós seríamos atacados e assim, hoje, somos negativados até nas vitórias nas capas das mídias com críticas que as vezes contagia até parte da torcida que entra nessa onda e segue a cartilha.

    Para completar, após vários zuns zuns e comentários ferozes, o Dunga que era treinador do Inter não gostou de uma certa pressão numa entrevista, e fez uma denúncia em julho de 2013 numa coletiva, acusando jornalistas de receber ”pre$entinho$” do nosso co-irmão para maquiar algumas kh..das do clube, escalar alguns jogadores e de esconder problemas com noitadas de jogadores, ”protegendo” alguns a ferro & fogo de tudo o que seria possível fazendo o Justo Guerra quase se apaixonar por D’Alessandro, por exemplo.

    Hoje, só os problemas do Grêmio é que vem à tona como atraso de salário, com qualquer coisa que acontece na noite, causas trabalhistas, imbróglio da Arena, Grêmio & OAS e até uma briga nas imediações da Arena gera uma foto com nosso estádio ao fundo da foto e somos notícias nas capas de todas as plataformas da mídia.

    Por isso, ”Ilgo Wink”, e muito mais, abaixo do Mampituba está muito difícil ser Gremista por absoluta ”falta de $orte”. Bah.

    • Eduardo

      Perfeito! Renato ‘Pentaluppi’ merece ler este teu texto! Parabéns e gracias! Abraço!

    • Ancião Imortal

      Voltei ao Boteco só para ler o Copião. Passei umas semanas fora para me desintoxicar da amargura adquirida lendo todos os comentários do Boteco. Agora só leio o Ilgo e os comentarias menos amargurados.

      Esta análise deveria ser estampada na primeira página do “Jornal do Grêmio”. Se não existe este jornal, vamos criá-lo.

  • Robert Plant

    Tragam um mito para essa postagem do Ilgo, rsrsrsrsrsrs. Essa pérola “transição da A para a B” cunhada por Leandro “manteiga” Behs fez dele um gênio da linguística: Deu uma cavadinha na semântica ao transformar um “rebaixamento” em “transição”!

    • Ilgo Wink

      sempre a tentativa de amenizar a dor. acabam pagando vale

  • Nilton Oliveira

    O caso da expulsão do Rivarola foi o primeiro uso (desastrado) da tecnologia no futebol. A fifa precisa reconhecer isso.

    • Ilgo Wink

      só com o Gremio acontece esse tipo de coisa. Seríamos bi mundial com certeza

  • Ilgo Wink

    1 a 1

  • Rezende

    Podem SOAR as Cornetas do RW e todas outras azuis, o time da Beira Lago está “momentaneamente” na página 2 da tabela da SEGUNDONA…
    Boa e Brasil ganharam seus jogos e são mais duas equipes à frente dos mazembados…

    12 º colocado até sábado quando enfrentam a touca verde do Juventude ainda sem o precavido contratado pipoca Pepe Gordiolla…

    SE o goleiro Matheus (ex-Novo Hamburgo) não deixar passar gol neste jogo de sábado e fizer o mesmo na 23 ª rodada dia 9/9 tirando 6 ou 4 pontos dos abobados de vermelho deveria ser contratado no dia seguinte pagando o Grêmio sua rescisão contratual só de ZOAÇÃO…

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    1 X 2 (os dois gols do Barrios)

  • Eduardo

    Excelente, perfeito!

  • Eduardo

    2 x 2 Marcelo Grohe não digo mais nada. Classificamos.

  • Pedro Cunha

    Sobre nossos azares:
    Alguém lembra de juiz mandando voltar pênalti defendido pelo goleiro do time da casa em decisão por pênalti? Eduardo Martini, contra o Olímpia, nas semifinais da Libertadores de 2003. Íamos para uma final contra o São Caetano…

    Alguém lembra de outro caso de goleiro de fato expulso por cera? Só o Grohe contra o Atlético Paranaense mesmo…

    • Ricardo

      Foi em 2002 a semi com o Olimpia, e foi pior: o jogo só foi pros penais porque o bandeira anulou um gol do Zinho que ele estava 5,5 metros em condição. Ele estava na marca do pênalti e o defensor na linha da pequena área na hora do passe.

  • Francisco Coelho
  • Francisco Coelho

    Já que uma vez jornalista sempre jornalista urge a colocação de um no site para colocar matérias para os torcedores e um na rádio comentando. https://uploads.disquscdn.com/images/d13dc7cc631f3cf44b12c2d2d0152cc7b74e1a17e90e088424168ac9bb6498ad.jpg

    Minha sugestão é o Ilgo Wink.

  • Andre Dagneze

    Volta Ilgo
    Precisamos de ti na midia, imprensa, no jornalismo Gaucho.
    Gênio Tricolor!