1981/2011

E lá se vão trinta anos.

Muitos do que vão ao Olímpico hoje nem eram nascidos. E isso me faz lembrar alguns ex-coleguinhas do Correio do Povo, colorados, que também não eram nascidos quando o Grêmio foi campeão do mundo, ou estavam engatinhando.

Trinta anos se passaram desde o primeiro título brasileiro. Depois veio o de 1996.

Pior, bem pior, está o Inter, que conquistou seu último Brasileiro em 1979.

Em 1981 eu era setorista da Folha da Tarde no Grêmio. Eu e o Marco Antônio Schuster, que hoje edita a revista Press, onde ganhei duas páginas meses depois de deixar o Correio do Povo, dia primeiro de abril de 2010.

Já escrevi aqui que sofri muito na década de 70. Em 81, vi a chance de ter um pouco de alegria.

Confesso que me excedi, extrapolei minha função de repórter. Usei as páginas da Folha, brilhantemente editadas pelo Alberto Blum ou pelo Nilson Souza, hoje se destacando nas páginas da Zero Hora.

Ajudei o Grêmio a ser campeão brasileiro em 1981. Comecei a elogiar os guris que estavam subindo. Não mentia, eles arrebentavam nos treinos.

O técnico Ênio Andrade, um grande estrategista, raposa velha, era conservador, como a maioria dos técnicos. Monta um grupo e morre abraçado.

Mas era tanta pressão, tanta matéria exaltando jogadores como Paulo Roberto, Newmar, Odair e Casemiro. Ocorre que eles arrebentavam nos treinos. E nós destacávamos isso. Naquele tempo, a gente tinha acesso aos treinos, sem essa de treino secreto.

É claro que eu não estava sozinho nessa empreitada. Colegas gremistas, inclusive da concorrência, entraram nessa campanha do bem. Poderia citar seus nomes, mas deixo pra outra hora.

O fato é que aos poucos foram os guris do Olímpico foram entrando no time, saindo Uchoa, Dirceu ‘Jarrão’ e outros. Entre esses outros, nosso principal alvo: Renato Sá.

Nós queríamos Vilson Tadei no meio e Odair na ponta.

Por ironia, Renato Sá entrou no jogo contra o São Paulo, no Morumbi lotado, e fez o lance que resultou no golaço do Baltazar e no título de campeão brasileiro.

O São Paulo era uma seleção, um timaço. Olha que dupla de área: Oscar e Dario Pereyra, zagueiro uruguaio. Marinho no lateral-esquerda; Renato e Éverton no meio. Na frente, Serginho e Zé Sérgio. Grandes jogadores em todas as posições. Era metade de seleção brasileira da época.

Foi uma grande conquista. Há 30 anos.

SAIDEIRA

Vou fazer uma rápida comparação do Grêmio de 81 com o atual.

Goleiro: Vitor e Leão – parelho, dois grandes goleiros.

Lateral-direito: Gabriel e Paulo Roberto – fico com o segundo, um dos jogadores que mais ganhou faixas no futebol brasileiro.

zaga: Wilson e Rodolfo x Newmar e De León – fico com a segunda, claro. 

volante: China x Adilson – parelho, eu gosto do Adilson e em 81 preferia o Bonamigo. Mas o velho Ênio estava certo.

Bem, a partir daqui a coisa complica. São esquemas diferentes.

Vou deixar como meias FR e Lúcio contra Paulo Isidoro e Vilson Tadei.

Fico em cima do muro. É difícil essa comparação.

No 4-3-3 de 1981, Odair recuava mais para compor o meio de campo. A comparação mais próxima seria com o Douglas, apesar das características muito diferentes.

Acho que Douglas é mais jogador. Tivesse a valentia e a disposição do Odair seria craque.

Na frente é barbada: a dupla de 30 anos atrás, claro. Tarciso e Baltazar contra Leandro (ainda tem muito a evoluir) e Viçosa (ou Borges e André Lima, não importa).  

O Grêmio de 1981 tinha o fundamental no futebol: um goleador, o que tem faltando ao time nesta temporada.

Baltazar não era um craque, era até questionado. Estava mal na reta final do Brasileiro. Paulo Sant’Ana dava pau nele e tudo que é jeito.

Baltazar, religioso de verdade, treinava forte e repetia:

– Deus está guardando algo melhor pra mim.

Mas isso foi há 30 anos…

Ah, quem quiser fazer comparações será bem-vindo. Inclusive com o time de 1996.

Em 1981 e 1996 havia um matador no time.

Baltazar e depois Jardel.

Quem é o matador do Grêmio hoje?

Se gostou, compartilhe!

  • Zé Esquilo

    já vcs REALMENTE não deixa passar tanto tempo sem repetir a dose de CAIR pra segundona, hehehe
    1991, 2004.
    ALiás, p quem gosta de achar q só vale ser primeiro, 81 teve o primeiro campeão com mais derrotas, teve SETE.
    P Santana fez um carnaval no espaço da SEMPRE PARCIAL RBS, pro burro do Asmuz levar tie completo do Inter pra Recife, SEM NECESSIDADE, p escapar do Gre-Nal, e conseguiram.
    O Batista acabo uquebrando a perna e nós pegando só dureza enquanto vcs pegavam a boinha de Vitórias e Operários e Pontes.
    Mas o De Leon, esse tu ne flaria snele se aquela bola no ÂNGULO do Leão, UMA ROSCA, entrasse, contra a Ponte q ganhou de 1X 0 mas não levou pq o Carlos entregou a partida de Campinas.
    as acessa no youtube, O PESSOAL NÃO ESQUECEU, 20 ANOS DO REBAIXAMENTO, HEHE E isso q o De Leon deu uma maozinnha fazendo um pênalti tolo e desnecessário, e o Portaluppi nao quis jogar. NEM ASSIM, heheeh

  • Felipe Machado

    Ilgo, o Grêmio não está a 30 anos sem ganhar o Campeonato Brasileiro, pois venceu em 1996.

    Abraço!

  • Antonio

    Quanto ao Roni do Criciuma, o Inter tá fora da briga porque o Criciuma não vende pelo fato do Inter estar devendo ainda da época que comprou o centroavante Librelato que veio a falecer num acidente e o Inter não havia feito o seguro. Está devendo até hoje e estão brigando na justiça

  • ilgo

    Felipe, tu tens toda a razao.
    ando mal de memoria. acho que o campeonato
    de 1981 me marcou demais.
    sei lá.
    afinal, o Inter vinha de 3 titulos nacional.
    e o primeiro título sempre é especial.
    é como ser o primeiro clube gaúcho campeão do mundo.
    nada pode ser maior.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; Saimon na zaga e Escudero na meia. Aparentemente Renato botou o dedo na tomada. Maylson vindo para o Sport. Falta “UM 05” incontestável. Não contratando colocaria Fernando ou Mário, pois o 5 têm de ter além da habilidade de desarme e antecipação imposição física.

    Os vermelhos vão contratando por atacado e pagando valores além do mercado. Neste ritmo vão ter plantel de 60 jogadores e inflacionar o mercado.

    Isso me lembra certo treinador que gosta de uma equipe para cada adversário. KKKKK

    Os Juniores continuam mandando ver e Everaldo marcou 3 na vitória sobre o Guarani de Venâncio Aires pelo placar de 5 a 0. Mateus, aos 28 e Everton Júnior aos 42 do segundo tempo fecharam o placar.
    Émerson nesta não marcou. Provavelmente no próximo sábado, às 15h, o Tricolor enfrenta o Lajeadense, no estádio Florestal, em Lajeado, na última rodada do primeiro turno ele marque.

  • Ilgo!

    Goleiro: Victor e Leão – parelho se o futebol de Victor, fosse aquele de 2008, quando defendia até fantasma, hoje Victor seria reserva eterno do Leão.

    Lateral-direito: Gabriel e Paulo Roberto – Concordo contigo, Gabriel é bom, mas Paulo Roberto é muito superior.

    Zaga: Wilson e Rodolfo x Newmar e De León – Se tivéssemos zagueiros poderíamos fazer uma comparação. Portanto, fico com a segunda, claro.

    volante: China x Adilson – parelho, eu também gosto do Adilson, tem entrega e tudo, mas ainda falta técnica e arremates, mas como o China foi campeão, fico com ele.

    FR está jogando muito, portanto seria o escolhido contra Paulo Isidoro, já Lúcio perde para o Vilson Tadei.

    Odair x Douglas, gosto do nosso camisa 10, mas fico indignado quando ele apaga do jogo.
    Na frente é barbada, pois não temos atacantes: Tarciso e Baltazar.

    Domingo começa o Brasileiro para nós, minha opinião é que somente teremos uma chance de fazer uma boa campanha, se o Renato colocar os guris da base na zaga, Gerson, Saimon e Neuton (apesar que esse rendereia mais pela lateral esquerda) e fixar o Escudero ao lado de Douglas, pois o argentino tem garra e ajudaria na marcação, assim como tem tudo para fazer uma ótima dupla no meio e chuta bem.

    Da direção não espero nada! Já deu para ver que não estão nem aí!

  • ilgo

    Denigelson, realmente não é fácil fazer essa comparação. mas pensamos quase igual.

    Francisco, sabe me dizer qual foi o último camisa 9, goleador, matador, que o Grêmio revelou na base?
    Resposta: Alcindo, na década de 60.
    depois apareceu o Gilson cabeção e talvez mais um ou outro. não me lembro.
    Por que não surge centroavante na base gremista?
    volante e meia atacante tem bastante aparecendo.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; é fácil ver os motivos. Treinadores toscos medrosos e olheiros sem visão. Preferem empatar sem gols a ariscar ganhar. Centroavante que queira partir para o confronto com a zaga leva puxão de orelha. Observe que o Paraná tem formado alguns dos melhores atacantes dos campeonatos, pois são clubes que não tem características defensivas como os do RS. Até SC tem tido bons atacantes, mas os do RS são normalmente fortes e toscos. Somos bons em formar goleiros, laterais, zagueiros, volantes e meias marcadores. Todos sempre voltados à defesa. Pode ver que atacantes leves e rápidos com pouca estatura não vingam e terminam sendo moldados para meia. Querem centroavante troncudo e com 1,90 para trombar e tramar as pernas. Um Neymar passaria 2 anos em tratamento para ganhar massa e perder a mobilidade.
    Está em andamento o campeonato sub 20 de SP. Provavelmente não tem olheiro gremista lá. É uma questão de quantidade de clubes e recursos onde se vê bons valores.
    A fonte do furacão, vovô e gralha são: Iraty Sport Clube, Cascavel Clube Recreativo, Atlético Clube Paranavaí, Arapongas Esporte Clube, Operário Ferroviário Esporte Clube que, são clubes que deveriam ser acompanhados principalmente na sub 17 e 18.
    Quem foi melhor? Paulo Isidoro jogava muito mais e principalmente marcava gols. Vilson Tadei hoje treinador do Bugre jogava infinitamente mais. Seria meu treinador preferido para a base gremista, pois sabia tratar à redonda e cadenciava o jogo. Vejo alguma semelhança no toque de bola do Pessalli. Odair disparado, pois Douglas é parado. Atacante é covardia…

  • walter

    Que os fluídos do ano 81 recaiam sobre o time do grêmio…e assim, em dezembro de 2011 possamos comemorar o tri.
    Ilgo, o marquinhos, o que vc acha?

  • Zé Esquilo

    Ser rebaixado pela PRIMEIRA e pela SEGUNDA vez, “nada pode ser MENOR”, huá, huá, huá.

    O chico coelho RINDO dos “vermelhos”, huá, huá ,huá, devia se chamar chico hiena, depois da LAMBADA de domingo ainda querer rir de algo.
    Nenhum comentário sobre o “JAGUARES”? Pombas, o Jaguares havia eliminado o poderoso Junior Barranquilha.
    CHORAM E CHORAM esse gremistas, diziam q os adversários do Inter eram ruins e os do Grêmio, BONS. Aí está, Jaguares eliminou Juniors e Penarol eliminou Universidade Católica. HEHE
    P.S. NADA SOBRE RACISMO no blog, também pudera, o chico coelho nãso dá a mínima p isso, não é mesmo?

  • Rafael M.

    Chega a ser cômico, um rebaixado por calote rir de outro que foi rebaixado no campo.
    O penarol fede de ruim, só ganhou do católica porque o goleiro chileno entregou. Na linha, foi inferior.
    O junior barranquilha entrou em crise, pouco antes de terminar a primeira fase. Quem não acompanha acha que é pior que o jaguares. Esse jaguares não existe.
    Falando em libertadores, que barbada hein? Só tem santux e velez de times bons. É uma vergonha cair para times como once caldas, penarol e catolica. Lamentável o futebol brasileiro.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; segundo a ZH (Zini) o Marquinhos já teria acertado. É bom jogador, mas com 29 anos. Também segundo o mesmo Alejandro Martinuccio estaria nos plano. Este eu já acho fraco.

    Tem idiota que se julga esperto e engraçado. Deveria tomar um simancol. Quem nasceu lagartixa nunca será jacaré e bicho é. MICO

  • Francisco Coelho

    Dados sobre Marquinhos: 1999 – Avaí = 25 jogos 7 gols; 2000 Avai – 2 jogos 2 gols; 2002 – Flamengo 10 jogos 0 gol; 2003 – Paraná 41 jogos 16 gols; 2005 Coritiba – 14 jogos 3 gols; 2006 Avai – 31 jogos 3 ols; 2007 Atletico MG – 11 jogos 1 gol; 2008 – Avai 51 jogos 12 gols; 2010 – Santos 36 jogos 9 gols; 2011 – Avai 21 jogos 5 gols. Entre 2000 e 2002 andou pelo Bayer Leverkusen

  • CALOTE??

    CALOTE? HUÁ, HUÁ, HÁ, QUEM SÃO OS GREMISTAS p falarem em calote? HAHAHAH
    E que SONHO de vcs o Inter na segundona, hein? HUÁ HUÁ HUÁ
    Quantas partidas “cada um” disputou na segundona? HUÁ HUÁ HUÁ
    PS. Sempre desconfiei dessa fotinho do “EGENILSON NOME COMPLETO E TAL. Sempre achei q era tu chico, usando a foto dos “teus sonhos”. Agora não tenho mais dúvidas. Ou esse cara seria o DORIAN GRAY ?? HUÁ HUÁ HUÁ
    SE TRAIU BONITO ao comaprar os times do ínicio sdo século passado, praticamente, com esse.
    Ou isso o uo cara sera a JUSSARA GAUTO, um acanidata a deputada pelo PMDB nos anos 1980, que usava uma foto dos anos 1920. HEHEH

  • Thanks again for the article.Really looking forward to read more. Cool.

  • Hello my family member! I wish to say that this post is awesome, nice written and include almost all important infos. I’d like to peer more posts like this.