Grêmio não tem obrigação de vencer

“O Grêmio tem a obrigação de vencer.” Esta é a frase que mais tenho lido e ouvido por aí, principalmente nos meios de comunicação.

É um peso enorme jogado sobre um time irregular, desentrosado, que está sendo formado em meio a um campeonato (repetindo erros do passados).

Aqui de trás da minha mesa no boteco eu declaro:

– O Grêmio NÃO tem obrigação de ganhar. Quem tem essa obrigação é o Inter, com seu time entrosado, suas estrelas e seu goleador admirável.

A obrigação dos jogadores é basicamente uma: dar tudo de si pela vitória, e mais um pouco. Jogar com raça, bravura, altivez, dignidade. Que honrem a camisa que vestem, a tradição e a grandeza do clube.

É essa a obrigação do Grêmio no clássico: jogar a morrer, orgulhando sua torcida. Se a vitória não acontecer, faz parte. O que não é aceitável é ver um só jogador que seja mostrando desinteresse, frouxidão, medo.

Cabe ao técnico Celso Roth e a sei mais quem dirigir-se aos jogadores dessa forma. Não cobrando ou exigindo vitória, mas empenho.

Entrar em campo obrigado a vencer um time forte como o do Inter é jogar um peso que esse time no momento não tem condições psicológicas de suportar.

O que a torcida quer, e ela quer a vitória, lógico, é ver um Grêmio digno, buscando o gol com valentia, nunca se intimidando dentro de sua própria casa.

O Grêmio pode até perder, faz parte do jogo, mas não pode nunca , se encolher perante sua torcida.

Já escrevi antes: nome por nome, no papel, na biografia, os dois times se equivalem. E isso já ficou demonstrado nos clássicos deste ano.

O Inter é o favorito. A obrigação de vencer é dele. Não do Grêmio.

Afinal, qualquer que seja o resultado, ainda há um longo caminho pela frente. Além de outro Gre-Nal.

Agora, que uma vitória neste domingo vai elevar a auto-estima gremista, que anda ao nível do rodapé ou do meio-fio da calçada, não resta a menor dúvida.

Já uma derrota dentro do Olímpico vai deixar tudo como está há muito tempo aqui por essas bandas: o Inter olhando o Grêmio de cima.

CONVOCAÇÃO

O texto a seguir é de Thiago Brum, do Blogremio, que reúne dezenas de abnegados blogueiros gremistas:

IrmãosTricolores:
Faz tempoque nosso clube vem cruzando um caminho tortuoso e desafiador. Não é novidadepara ninguém que muito já sofremos nas mãos de pessoas ora despreparadas, orairresponsáveis na hora de administrar nosso tão amado Grêmio. Atualmente,estamos apenas pagando o preço por isso.
No entanto,nós do BloGrêmio estamos mobilizados para este Grenal que acontecerá no próximodomingo no Olímpico. Queremos um Grêmio forte, aguerrido e bravo enfrentandocom gana e muita vontade nosso principal adversário histórico. Não, nãoqueremos botar panos quentes sobre a atual gestão, assim como não o fizemos coma gestão passada e não faremos com a futura. Queremos, SIM, chamar a torcida doGrêmio, a VERDADEIRA MAIOR TORCIDA DORIO GRANDE DO SUL, para empurrar o time rumo a uma importante vitória.Precisamos recuperar posições no Brasileirão e isso só ocorrerá quando nossos11 representantes em campo virem que estamos mobilizados e lutando junto com eles.
Se vocêquiser, faça seu protesto! Mostre sua inconformidade! Porém, durante os 90minutos que o time estiver na cancha peleando, que todo nosso grito seja deapoio ao time. Vamos mostrar a todos que nossa inconformidade maior é com qualquerresultado que não seja a VITÓRIA.
É hora denós torcedores sermos os protagonistas da reação do Grêmio. Vamos novamentemostrar aos nossos adversários que nossa torcida tem o poder de tornar nossotime imbatível dentro do Olímpico.
Venha com agente! Vamos lotar o Monumental! Vamos ajudar nosso Grêmio a se reerguer!Esqueçam por ora os dirigentes. Eles apenas ESTÃO dirigentes. Logo passarão. NósSOMOS Gremistas. Nós temos o poderde mudar! E que esta mudança comece neste domingo.
Pra cimadeles, Grêmio!

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    Ilgo; com este grupo só se tomaram chá de UMBU.

    Victor e Grohe; Mário, Julio Cesar e Collaço; Saimon, Vilson e Edcarlos; Gilberto Silva, Rochemback, Fernando e Willian Magrão; Douglas, Marquinhos e Escudero; André Lima, Brandão, Leandro e Diego Clementino.
    Não tem: Pessalli, Anderson Lessa, Mithyuê ou Wemerson Lima .

  • Ilgo!

    Não concordo com o título do teu post, tampouco com a imprensa, seja ela azul, vermelha, rosa, preta, etc.

    O GRÊMIO TEM A OBRIGAÇÃO DE VENCER, digo mais, o Grêmio tem a OBRIGAÇÃO DE VENCER TODOS OS JOGOS NO OLÍMPICO, não importa o adversário, não importa se é classico, não importa se é contra um time pequeno sem tradição. TEMOS E SEMPRE TEREMOS A OBRIGAÇÃO DE VENCER, JOGANDO SEJA AONDE VOR, PRINCIPALMENTE NO OLÍMPICO.

    E mais, no Estatudo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, deveria obrigatoriamente ter uma cláusula de renúncia a qualquer mandato, quando alguém eleito neste clube centenário diz as tolices que o ODONE disse. O Grêmio é grande, mesmo com jogadores medíocres (em especial o goleiro titular, gabriel, falta de zagueiros, falta de centroavantes). Grêmio é maior que todos nós, porque nós passeremos e o IMORTAL continuará, mas para continuar é preciso vergonha na cara, responsabilidade e, principalmente, GESTÃO.

    Iremos ganhar o GRENAL, seja contra Damião, seja contra Andrezinho, seja contra o trairá do TINGA, seja contra o Dorival, iremos ganhar e pronto. A direção poderia ajuddar, poderia ter reduzido os valores, poderia ter feito promoção, poderia muita coisa. Mas iremos contudo, com determinação, com hombridade.

    O campo é nossa, a esperança é nossa, mas – principalmente – A OBRIGAÇÃO PELA VITÓRIA É NOSSA. Poranto, Grêmio 2 neles. E tenho dito.

  • roberto

    sei que nao vai publicar meu comentário,mas me diz uma coisa,onde mais vai parar um gremista qndo a situação esta assim..VOLTA PRA TOCA..COMO SEMPRE FAZEM OS DERROTADOS,ARROGANTES E PREPOTENTES..ESTOU ERRADO SR.ilgo..!!

  • ilgo

    Qdo escrevo que Gremio não tem obrigação de vencer é pra tirar esse peso
    dos ombros de um time confuso, irregular.
    na real, quem sempre tem obrigação de vencer é o melhor, ou o que está melhor no momento, caso do Inter agora.
    O Grêmio precisa jogar mais leve.
    Quem mais tem a perder no jogo é o Inter, que vem de mais um título, o segundo no ano.

    Eu posso ser tudo, menos arrogante e prepotente.

    Sou também um sujeito feliz por não ver o meu clube associado a um ‘esporte’ violento
    como esse que pratica esse tal Minotauro, que ontem trucidou um adversário e só não bateu mais pq o juiz apartou. selvageria pura..E a massa enfurecida pedindo sangue.

    Belo exemplo aos jovens nesses tempos em que a violência se manifesta de todas as formas, inclusive travestida de esporte.

  • Bi-segundino

    Como escreveu o Denigelson, voces tem obrigação de vencer sim. Clubes do porte do gfpa e do Inter tem obrigação de vencer todos os jogos em casa, seja contra quem for. Voce está jogando a obrigação de vencer para o visitante, dentro do olímpico? Que droga de clube é este que se diz grande e está todo borrado dentro de casa? Já ganhei um gre-Nal do século com 1 a menos, de virada, contra um gfpa muito melhor que meu time. Já perdi para um gfpa lanterna e moribundo no brasileiro dentro do Beira-Rio com gol do Christian.
    Ah, já sei! Isto é para o caso de ganharem hoje virem com aquele papinho de “imortalidade”.
    Esta de jogar a obrigação para o adversário é mais manjada que xororô…

  • Francisco Coelho

    Ilgo; deve ter blog do saci, das pererecas, dos micos… Pq os vermelhos não vão postar lá?

    Ficam só na espreita para destilar fel aqui no teu pedaço. Que gente amarga.

  • Francisco Coelho

    Tem uma piada legal no clicrbs. Um dos que mais erra passes e entrega bolas aos adversários…
    O diagnóstico que o meia Douglas faz da atual fase do Grêmio no Brasileirão não está na falta de dedicação por parte dos jogadores. O time ocupa atualmente a 16ª posição, com 18 pontos. Para o armador gremista, a falha está em outro quesito:

    — Não está faltando entrega, está faltando atenção. E estamos deixando pontos pelo caminho — disse o meia após o treino de sábado.

  • Francisco Coelho

    Vassoura nova varre bem falava minha querida mãe.

    Na estréia do técnico Alexandre Sebben, a equipe juvenil do Grêmio goleou o São José de Porto Alegre por 5 a 1. A partida válida pela abertura do Campeonato Estadual da categoria foi na tarde deste sábado, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Os gols da vitória gremista foram marcados por Antônio, Danilo (2x), Jonathan e Willian.
    Também no CT Hélio Dourado, mas pela manhã, o time infantil do Grêmio aplicou 7 a 2 no Parobé, no estadual do categoria. Com o resultado o tricolor segue com 100% de aproveitamento na competição.

  • ilgo

    Francisco, o Douglas falando em falta de atenção é dose.

    Ah, soube que o Grêmio ta,bém patrocina um lutador
    imitação pura e de mau gosto.

  • Francisco Coelho

    É o modismo atual da TV com lutas Ilgo. Eu é que não perco 1 minuto com estas. Já bastam as violencias do dia a dia. Certamente alguém está faturando e muito.

  • Francisco Coelho

    Fui dar uma olhada no site do Valencia para ver como anda o desempenho do Jonas. Os demais atacantes também não tem bom desempenho quando comparados com os daqui. Não tenho assistido jogos ou olhado resultado mas creio que não devem andar bem pelos gol dos atacantes.
    http://www.valenciacf.com/contenidos/ElEquipo/Jugadores/Valencia/Jonas.html?__locale=es
    Até o momento em 9 partidas ou 420 minutos só marcou 1.
    Na série B do brasileiirão:
    12 GOLS
    Ponte Preta – Ricardo de Jesus
    11 GOLS
    Náutico – Kieza
    9 GOLS
    Portuguesa – Edno

  • Alex Silva

    Francisco Coelho,
    Alexandre Sebem não tem currículo de treinador suficiente p/ treinar no gremio, é só pesquisar currículo dele, sempre exerceu função de cordenação ou avaliação, treinou por pouco tempo seleção de base na era Dunga porque tem um empresario chegado ao Dunga que empregou ele lá, mas isso é QI(quem indica), devido ao currículo seleção conseguiu se empregar no Bahia e depois assumiu no Paraná na função de treinador e coordenador da bade do Paraná que era terceirizada por empresario de futebol, isso quer dizer que seu salario era pago por empresário, só isso por si só já uma contraindicação p/ assumir esse cargo de treinador num time do tamanho do gremio. Eu acho engraçado as pessoas contratar esse profissional, ou é por falta de conhecimento que nesse caso mostra incompetencia ou se sabem disso são no
    mínimo omissos.
    Sebem trabalhou tambem no inter numa função de avaliação ou coordenação, mas na verdade ficou tão pouco tempo que ninguem descobriu função dele no inter, tambem foi empregado devido a relação com mesmo empresario que tem relação com Dunga e inter.

  • Bi-segundino

    Voce é contra “esportes” violentos, mas insinua que o ideal seria o Damião sair lesionado logo no começo do jogo. Ou seja, o ideal é quebrarem o centro-avante na primeira bola.
    Quanta contradição…

  • Enjoyed every bit of your blog.Really looking forward to read more. Fantastic.

  • Muchos Gracias for your article post.Really thank you! Really Great.

  • Wow, superb blog format! How long have you ever been blogging for? you made running a blog glance easy. The entire glance of your site is fantastic, let alone the content!

  • I loved your article post.Really looking forward to read more. Want more.

  • Very neat blog post.Really looking forward to read more. Really Cool.

  • Im thankful for the blog post.Much thanks again. Cool.

  • Muchos Gracias for your blog post. Want more.

  • Very informative blog.Much thanks again. Awesome.

  • A round of applause for your blog.Really thank you! Fantastic.

  • Thanks a lot for the blog article.Really thank you! Want more.

  • Thank you for your post.Much thanks again. Great.